You are on page 1of 14

RESOLUO CFC N. 1.

219/09

Aprova a NBC TA 505 Confirmaes Externas.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO o processo de convergncia das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padres internacionais; CONSIDERANDO que o Conselho Federal de Contabilidade membro associado da IFAC Federao Internacional de Contadores; CONSIDERANDO a Poltica de Traduo e Reproduo de Normas, emitida pela IFAC em dezembro de 2008; CONSIDERANDO que a IFAC, como parte do servio ao interesse pblico, recomenda que seus membros e associados realizem a traduo das suas normas internacionais e demais publicaes; CONSIDERANDO que mediante acordo firmado entre as partes, a IFAC autorizou, no Brasil, como tradutores das suas normas e publicaes, o Conselho Federal de Contabilidade e o IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; CONSIDERANDO que a IFAC, conforme cesso de direitos firmado, outorgou aos rgos tradutores os direitos de realizar a traduo, publicao e distribuio das normas internacionais impressas e em formato eletrnico, RESOLVE: Art. 1. Aprovar a NBC TA 505 Confirmaes Externas, elaborada de acordo com a sua equivalente internacional ISA 505. Art. 2. Esta Resoluo entra em vigor nos exerccios iniciados em ou aps 1. de janeiro de 2010.

Art. 3. Observado o disposto no art. 3 da Resoluo CFC n 1.203/09, ficam revogadas a partir de 1. de janeiro de 2010 as disposies em contrrio nos termos do art. 4 da mesma resoluo. Braslia, 27 de novembro de 2009.

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente

Ata CFC n. 931

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TA 505 CONFIRMAES EXTERNAS ndice INTRODUO Alcance Procedimentos de confirmao externa para obteno de evidncia de auditoria Data de vigncia OBJETIVO DEFINIES REQUISITOS Procedimentos de confirmao externa Recusa da administrao em permitir que o auditor envie solicitaes de confirmao Resultado dos procedimentos de confirmao externa Confirmao negativa Avaliao da evidncia obtida APLICAO E OUTROS MATERIAIS EXPLICATIVOS Procedimentos de confirmao externa Recusa da administrao em permitir que o auditor envie solicitaes de confirmao Resultado dos procedimentos de confirmao externa Confirmao negativa Avaliao da evidncia obtida A1 A7 A8 A10 A11 A22 A23 A24 A25 7 89 10 14 15 16 1 23 4 5 6 Item

Esta Norma deve ser lida juntamente com a NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.

Introduo
Alcance 1. Esta Norma trata do uso de procedimentos de confirmao externa pelo auditor de acordo com os requisitos da NBC TA 330 Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados e da NBC TA 500 Evidncia de Auditoria. Ela no aborda indagaes relativas a litgio e reclamaes que so tratadas na NBC TA 501 Evidncia de Auditoria Consideraes Especficas para Itens Selecionados.

Procedimentos de confirmao externa para obteno de evidncia de auditoria 2. A NBC TA 500, item A5, indica que a confiabilidade da evidncia de auditoria influenciada pela fonte e por sua natureza e depende das circunstncias individuais em que obtida. Esta Norma inclui, tambm, as seguintes generalizaes aplicveis evidncia de auditoria: a evidncia de auditoria mais confivel quando obtida de fontes independentes externas entidade; a evidncia de auditoria obtida diretamente pelo auditor mais confivel que a evidncia de auditoria obtida indiretamente ou por inferncia; a evidncia de auditoria mais confivel quando est na forma de documento, seja em papel, no formato eletrnico ou outro meio. Consequentemente, dependendo das circunstncias da auditoria, a evidncia de auditoria na forma de confirmaes externas recebidas diretamente pelo auditor das partes que confirmam pode ser mais confivel que a evidncia gerada internamente pela entidade. Esta Norma tem a finalidade de ajudar o auditor a definir e executar procedimentos de confirmao externa para obteno de evidncia de auditoria relevante e confivel. 3. Outras normas de auditoria reconhecem a importncia das confirmaes externas como evidncia de auditoria, por exemplo: A NBC TA 330 trata da responsabilidade do auditor em elaborar e enderear respostas gerais aos riscos de distores relevantes avaliados no nvel de demonstraes contbeis, e de definir e executar procedimentos adicionais de auditoria, cuja natureza, poca e extenso baseiam-se nos riscos de distores relevantes avaliados no nvel de afirmaes e respondem a eles (NBC TA 330, itens 5 e 6). Alm disso, a NBC TA 330 requer que, independentemente dos riscos de distores relevantes avaliados, o auditor defina e execute procedimentos substantivos para cada classe de transaes, saldos contbeis e

divulgaes relevantes. O auditor deve, tambm, considerar se os procedimentos de confirmao externa devem ser executados como procedimentos substantivos de auditoria (NBC TA 330, itens 18 e 19). A NBC TA 330 (item 7(b)) requer que o auditor obtenha evidncia de auditoria mais persuasiva quanto mais alto o risco avaliado pelo auditor. Para isso, o auditor pode aumentar a quantidade de evidncia ou obter evidncias que sejam mais relevantes ou confiveis, ou os dois. Por exemplo, o auditor pode dar mais nfase na obteno de evidncias diretamente de terceiros ou na obteno de evidncias que corroborem diversas fontes independentes. A NBC TA 330, item 53, indica, tambm, que os procedimentos de confirmao externa podem ajudar o auditor a obter evidncia de auditoria com alto nvel de confiabilidade que o auditor precisa para responder a riscos significativos de distoro relevante, devidos a fraude ou erro. A NBC TA 240 Responsabilidade do Auditor em Relao a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstraes Contbeis, item A37, indica que o auditor pode solicitar confirmao para obter informaes adicionais corroborativas como resposta para enderear os riscos avaliados de distoro relevante devido fraude no nvel de afirmaes. A NBC TA 500, item A8, indica que as informaes obtidas de fonte independente da entidade, como confirmaes externas, podem aumentar a segurana que o auditor obtm de evidncias existentes nos registros contbeis ou de representaes feitas pela administrao. Data de vigncia 4. Esta Norma aplicvel a auditoria de demonstraes contbeis para perodos iniciados em ou aps 1. de janeiro de 2010.

Objetivo
5. O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmao externa, planejar e executar tais procedimentos para obter evidncia de auditoria relevante e confivel.

Definies
6. Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os significados a eles atribudos:

Confirmao externa a evidncia de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrnico ou outro meio. Solicitao de confirmao positiva a solicitao de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informaes na solicitao, ou fornea as informaes solicitadas. Solicitao de confirmao negativa a solicitao de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor somente se discorda das informaes fornecidas na solicitao. Resposta no recebida quando a parte que confirma no responde ou no responde de maneira completa, a uma solicitao de confirmao positiva, ou a devoluo de uma solicitao de confirmao no entregue (devoluo pelo correio, por exemplo, para um destinatrio no localizado). Exceo a resposta que indica uma diferena entre as informaes para as quais se solicitou confirmao ou diferena entre os registros da entidade e as informaes fornecidas pela parte que confirma.

Requisitos
Procedimentos de confirmao externa 7. Ao usar procedimentos de confirmao externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitaes de confirmao externa, incluindo: (a) determinao das informaes a serem confirmadas ou solicitadas (ver item A1); (b) seleo da parte que confirma apropriada para confirmao (ver item A2); (c) definio das solicitaes de confirmao, assegurando-se que as solicitaes esto devidamente endereadas e que contenham as informaes para retorno das respostas diretamente ao auditor (ver itens A3 a A6); e (d) envio das solicitaes, incluindo 2 pedido, quando aplicvel, para a parte que confirma (ver item A7). Recusa da administrao em permitir que o auditor envie solicitaes de confirmao 8. No caso da administrao se recusar a permitir que o auditor envie solicitaes de confirmao, o auditor deve:

(a) indagar sobre as razes da recusa da administrao e procurar evidncia de auditoria sobre sua validade e razoabilidade (ver item A8); (b) avaliar as implicaes da recusa da administrao na avaliao do auditor dos riscos significativos de distoro relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, poca e extenso de outros procedimentos de auditoria (ver item A9); e (c) executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidncia de auditoria relevante e confivel (ver item A10). 9. Se o auditor concluir que a recusa em permitir o envio de solicitaes de confirmao no razovel, ou no conseguir obter evidncia de auditoria relevante e confivel por meio de procedimentos alternativos de auditoria, o auditor deve comunicar aos responsveis pela governana de acordo com a NBC TA 260 Comunicao com os Responsveis pela Governana, item 16. O auditor deve, tambm, determinar as implicaes para a auditoria e para a opinio do auditor de acordo com a NBC TA 705 Modificaes na Opinio do Auditor Independente.

Resultado dos procedimentos de confirmao externa Confiabilidade das respostas s solicitaes de confirmao 10. Se o auditor identificar fatores que do origem a dvidas sobre a confiabilidade da resposta a uma solicitao de confirmao, o auditor deve obter evidncia adicional de auditoria para resolver essas dvidas (ver itens A11 a A16). Se o auditor determinar que uma resposta a uma solicitao de confirmao no confivel, o auditor deve avaliar as implicaes na avaliao dos riscos significativos de distoro relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, poca e extenso relacionada a outros procedimentos de auditoria (ver item A17).

11.

Resposta no recebida 12. No caso de resposta no recebida, o auditor deve executar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidncia de auditoria relevante e confivel (ver itens A18 e A19).

Quando uma resposta a uma solicitao de confirmao positiva necessria para obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente 13. Se o auditor determinou que uma resposta a uma solicitao de confirmao positiva necessria para obter evidncia de auditoria, procedimentos alternativos de auditoria no fornecero a evidncia de auditoria que o auditor precisa. Se o auditor no obtiver

essa confirmao, o auditor deve determinar as implicaes para a auditoria e para a sua opinio de acordo com a NBC TA 705 (ver item A20). Excees 14. O auditor deve investigar as excees para determinar se elas so indicativas ou no de distoro (ver itens A21 e A22).

Confirmao negativa 15. As confirmaes negativas fornecem evidncia de auditoria menos persuasiva que as confirmaes positivas. Consequentemente, o auditor no deve usar solicitaes de confirmao negativa como o nico procedimento substantivo de auditoria para tratar o risco de distoro relevante avaliado no nvel de afirmaes, a menos que estejam presentes todos os itens a seguir (ver item A23): (a) o auditor avaliou o risco de distoro relevante como baixo e obteve evidncia de auditoria apropriada e suficiente em relao efetividade operacional dos controles relevantes para a afirmao; (b) a populao de itens sujeitos a procedimentos de confirmao negativa compreende um grande nmero de saldos contbeis, transaes ou condies, homogneas de pequena magnitude; (c) espera-se uma taxa de exceo muito pequena; e (d) o auditor no tem conhecimento das circunstncias ou condies que fariam com que as pessoas que recebem solicitaes de confirmao negativa ignorassem essas solicitaes. Avaliao da evidncia obtida 16. O auditor deve avaliar se os resultados dos procedimentos de confirmao externa fornecem evidncia de auditoria relevante e confivel, ou se so necessrias outras evidncias de auditoria (ver itens A24 e A25).

Aplicao e outros materiais explicativos


Procedimentos de confirmao externa Determinar as informaes a serem confirmadas ou solicitadas (ver item 7(a)) A1. Os procedimentos de confirmao externa so frequentemente usados para confirmar ou solicitar informaes relativas a saldos contbeis e seus elementos. Podem ser usados, tambm, para confirmar os termos de acordos, contratos ou transaes entre a

entidade e outras partes, ou para confirmar a ausncia de certas condies como um acordo paralelo (side letter). Selecionar a parte apropriada para confirmar (ver item 7(b)) A2. As respostas s solicitaes de confirmao fornecem evidncia de auditoria mais relevante e confivel quando so enviadas a um terceiro (parte que confirma), que no entendimento do auditor tem conhecimento sobre as informaes a serem confirmadas. Por exemplo, um alto-funcionrio de uma instituio financeira que tem conhecimento sobre as transaes ou acordos para os quais solicitada a confirmao pode ser a pessoa mais apropriada na instituio financeira para quem solicitar a confirmao. Planejamento de solicitaes de confirmao (ver item 7(c)) A3. A forma como uma solicitao de confirmao planejada pode afetar diretamente a taxa de resposta de confirmao, a confiabilidade e a natureza da evidncia de auditoria obtida das respostas. A4. Os fatores a serem considerados na elaborao de solicitaes de confirmao incluem: afirmaes que esto sendo abordadas como procedimento; riscos especficos de distoro relevante, que foram identificados, incluindo riscos de fraude; forma e a apresentao da solicitao de confirmao; experincia anterior na auditoria ou trabalhos semelhantes; mtodo de comunicao (por exemplo, em papel, em formato eletrnico ou outro meio); autorizao ou incentivo da administrao para as partes que confirmam para responderem ao auditor. As partes que confirmam podem querer responder somente a uma solicitao de confirmao que contm autorizao da administrao; capacidade de determinada parte que confirma em fornecer ou confirmar as informaes solicitadas (por exemplo, valor de nota fiscal individual versus saldo total). A5. A solicitao de confirmao externa positiva pede que a parte que confirma, em todos os casos, responda ao auditor seja pela indicao de sua concordncia com as informaes enviadas ou pelo fornecimento de informaes. Normalmente se espera que a resposta a uma solicitao de confirmao positiva fornea evidncia de auditoria confivel. Entretanto, existe o risco de que a parte que confirma possa

responder solicitao de confirmao sem verificar se as informaes esto corretas. O auditor pode reduzir esse risco usando solicitaes de confirmao positiva que no determinam o valor (ou outra informao) na solicitao de confirmao, e pedem parte que confirma preencher o valor ou fornecer outra informao. Por outro lado, usar esse tipo de solicitao de confirmao em branco pode resultar em porcentagens de respostas mais baixas em decorrncia do esforo adicional exigido das partes que confirmam. A6. Determinar que as solicitaes estejam devidamente endereadas inclui testar a validade de alguns ou todos os endereos nas solicitaes de confirmao antes de serem enviadas. Acompanhamento de solicitaes de confirmao (ver item 7(d)) A7. O auditor pode enviar uma solicitao de confirmao adicional quando no receber uma resposta a uma solicitao anterior dentro de prazo razovel. Por exemplo, o auditor pode, depois de verificar novamente a preciso do endereo original, enviar uma solicitao adicional ou 2. pedido. Recusa da administrao em permitir que o auditor envie solicitaes de confirmao Razoabilidade da recusa da administrao (ver item 8(a)) A8. A recusa da administrao em permitir que o auditor envie solicitaes de confirmao constitui uma limitao sobre a evidncia de auditoria que o auditor deseja obter. O auditor deve, portanto, indagar sobre as razes para a limitao. Uma razo comum apresentada a existncia de uma disputa legal ou negociao em andamento com a pretensa parte que confirma, cuja soluo pode ser afetada por uma solicitao de confirmao inoportuna. O auditor deve procurar evidncia de auditoria sobre a validade e razoabilidade das razes em decorrncia do risco de que a administrao pode estar tentando negar ao auditor o acesso a evidncia de auditoria que pode revelar fraude ou erro. Implicaes para a avaliao de risco de distoro relevante (ver item 8(b)) A9. O auditor pode concluir pela avaliao no item 8(b) que seria apropriado revisar a avaliao dos riscos de distoro relevante no nvel de afirmaes e modificar os procedimentos de auditoria planejados de acordo com o item 31 da NBC TA 315. Por exemplo, se a solicitao da administrao de no confirmar no for razovel, isso pode indicar um fator de risco de fraude que requer uma avaliao de acordo com a NBC TA 240, item 24.

Procedimento alternativo de auditoria (ver item 8(c)) A10. Os procedimentos alternativos de auditoria executados podem ser semelhantes queles considerados apropriados para o caso de respostas no recebidas conforme especificado nos itens A18 e A19 desta Norma. Esses procedimentos tambm levam em considerao os resultados da avaliao do auditor no item 8(b) desta Norma. Resultado dos procedimentos de confirmao externa Confiabilidade da resposta a solicitaes de confirmao (ver item 10) A11. A NBC TA 500, item A31, indica que, mesmo quando a evidncia de auditoria obtida de fontes externas entidade, pode haver circunstncias que afetam sua confiabilidade. Todas as respostas envolvem algum risco de interceptao, alterao ou fraude. Esse risco existe independentemente da resposta ser obtida na forma de papel, em formato eletrnico ou outro meio. Os fatores que podem indicar dvidas sobre a confiabilidade de resposta incluem o fato da resposta: ter sido recebida pelo auditor indiretamente; ou aparentemente no ter sido recebida originalmente da parte que confirmou. A12. As respostas recebidas eletronicamente, por exemplo, por fax ou correio eletrnico, envolvem riscos relacionados confiabilidade podendo ser difcil estabelecer a prova de origem e autoridade da parte que confirma e a identificao de alteraes. Um processo usado pelo auditor e a parte que confirma, que institua um ambiente seguro para as respostas recebidas eletronicamente, pode reduzir esses riscos. Se o auditor est satisfeito que esse processo seguro e adequadamente controlado, aumenta a confiabilidade das respectivas respostas. Um processo de confirmao eletrnica pode incorporar diversas tcnicas para validao da identidade do remetente de informaes no formato eletrnico, por exemplo, por meio do uso de criptografia, assinaturas digitais eletrnicas e procedimentos para verificao de autenticidade de site. A13. Se a parte que confirma usa um terceiro para coordenar e fornecer respostas a solicitaes de confirmao, o auditor pode executar procedimentos para tratar os riscos de que: (a) a resposta pode no ser da fonte apropriada; (b) uma parte que confirma pode no ser autorizada a responder; e (c) a integridade da transmisso pode ter sido comprometida.

A14. A NBC TA 500, item 11, requer que o auditor determine se deve modificar ou adicionar procedimentos para resolver dvidas sobre a confiabilidade de informaes a serem usadas como evidncia de auditoria. O auditor pode optar por verificar a fonte e o contedo da resposta a uma solicitao de confirmao entrando em contato com a parte que confirma. Por exemplo, quando a parte que confirma responde por correio eletrnico, o auditor pode telefonar para verificar se ela, de fato, enviou a resposta. Quando uma resposta foi enviada ao auditor indiretamente (por exemplo, porque a parte que confirma endereou a resposta incorretamente para a entidade ao invs de encaminhar para o auditor), o auditor pode solicitar a essa parte que envie uma nova resposta por escrito diretamente a ele. A15. Uma resposta verbal a uma solicitao de confirmao, por si s, no se enquadra na definio de confirmao externa porque no uma resposta por escrito direta para o auditor. Entretanto, aps obter uma resposta verbal a uma solicitao de confirmao, o auditor pode, dependendo das circunstncias, solicitar parte que confirma uma resposta por escrito diretamente para ele. No caso dessa resposta no ser recebida, de acordo com o item 12, o auditor procura outra evidncia de auditoria para suportar as informaes da resposta verbal. A16. Uma resposta a uma solicitao de confirmao pode conter linguagem restritiva sobre sua utilizao. Essas restries no invalidam necessariamente a confiabilidade da resposta como evidncia de auditoria. A17. Quando o auditor conclui que uma resposta no confivel, ele pode necessitar revisar a avaliao dos riscos de distoro relevante no nvel de afirmaes e modificar os procedimentos de auditoria planejados, de acordo com a NBC TA 315, item 31. Por exemplo, uma resposta no confivel pode indicar um fator de risco de fraude que requer uma avaliao de acordo com a NBC TA 240, item 24. Resposta no recebida (ver item 12) A18. Os exemplos de procedimentos alternativos de auditoria que o auditor pode executar incluem: para saldos de contas a receber, examinar recebimentos subsequentes especficos, documentao de embarque e vendas prximas ao final do perodo; para saldos de contas a pagar, examinar pagamentos subsequentes, correspondncia de terceiros e outros registros, como notas de entrada (documentos internos que evidenciem o recebimento de produtos que geraram esses passivos).

A19. A natureza e extenso dos procedimentos alternativos de auditoria so afetadas pela conta e pela afirmao em questo. Uma resposta no recebida a uma solicitao de confirmao pode indicar um risco de distoro relevante no identificado anteriormente. Nessas situaes, o auditor pode necessitar revisar o risco de distoro relevante, avaliado no nvel de afirmaes, e modificar os procedimentos de auditoria planejados, de acordo com a NBC TA 315, item 31. Por exemplo, menos respostas do que o previsto ou um nmero maior de respostas do que o previsto pode indicar um fator de risco de fraude no identificado anteriormente que requer uma avaliao de acordo com a NBC TA 240, item 24. Quando uma resposta a uma solicitao de confirmao positiva necessria para obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente (ver item 13) A20. Em certas circunstncias, o auditor pode identificar um risco de distoro relevante avaliado no nvel de afirmaes para o qual necessria uma resposta a uma solicitao de confirmao positiva para obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente. Essas circunstncias podem incluir o que segue: as informaes disponveis para corroborar a(s) administrao s esto disponveis fora da entidade; afirmao(es) da

fatores especficos de risco de fraude, como o risco de a administrao burlar os controles, ou o risco de conluio que pode envolver empregado(s) e/ou a administrao, impedem que o auditor confie em evidncias obtidas na prpria entidade. Excees (ver item 14) A21. As excees observadas em respostas a solicitaes de confirmao podem indicar distores ou possveis distores nas demonstraes contbeis. Quando uma distoro identificada, a NBC TA 240, item 35, requer que o auditor avalie se essa distoro indicativa de fraude. As excees podem fornecer um guia para a qualidade das respostas de partes que confirmam similares ou para contas similares. As excees podem indicar, tambm, uma deficincia, ou deficincias, no controle interno da entidade sobre o processo de encerramento e elaborao de demonstraes contbeis. A22. Algumas excees no representam distores. Por exemplo, o auditor pode concluir que diferenas nas respostas a solicitao de confirmao so decorrentes de poca, mensurao ou erros de transcrio nos procedimentos de confirmao externa.

Confirmao negativa (ver item 15) A23. No receber uma resposta a uma solicitao de confirmao negativa no indica de maneira explcita que a solicitao foi recebida pela parte que devia confirmar ou a verificao da preciso das informaes contidas na solicitao. Consequentemente, o fato da parte consultada no responder a uma solicitao de confirmao negativa fornece evidncia de auditoria significativamente menos persuasiva que uma resposta a uma solicitao de confirmao positiva. mais provvel que as partes que confirmam, tambm respondam indicando seu desacordo com uma solicitao de confirmao quando as informaes na solicitao no estiverem a seu favor e menos provvel que respondam de outra forma. Por exemplo, correntistas de contas bancrias tm mais probabilidade de responder se acreditarem que o saldo de sua conta est subavaliado na solicitao de confirmao, e menos probabilidade de responder quando acreditam que o saldo est superavaliado. Portanto, o envio de solicitaes de confirmao negativa a correntistas de contas bancrias pode ser um procedimento til para verificar se esses saldos esto subavaliados, mas improvvel que seja eficaz se o auditor est procurando evidncias relativas superavaliao. Avaliao da evidncia obtida (ver item 16) A24. Ao avaliar os resultados de confirmaes externas individuais, o auditor pode classificar esses resultados como segue: (a) respostas apropriadas da parte que confirma, indicando concordncia com as informaes fornecidas na solicitao de confirmao ou fornecendo as informaes solicitadas sem exceo; (b) respostas consideradas como no confivel; (c) resposta no recebida; ou (d) resposta indicando exceo. A25. A avaliao do auditor, quando levada em considerao juntamente com outros procedimentos de auditoria possivelmente aplicados pelo auditor, pode ajud-lo a concluir se foi obtida evidncia de auditoria apropriada e suficiente ou se necessrio executar procedimentos adicionais de auditoria, conforme requerido pela NBC TA 330, itens 28 e 29.

You might also like