You are on page 1of 25

Como Implantar e Conduzir uma Horta de Pequeno Porte

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa Pantanal Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Como Implantar e Conduzir uma Horta de Pequeno Porte

Maral Henrique Amici Jorge1 Waldirene Faria Jard2 Ana Paula Artimonte Vaz3

Embrapa Braslia, DF 2012


Dr., Pesquisador Embrapa Pantanal, Corumb, MS (marcal.jorge@embrapa.br) Monitora do projeto Mais Educao, Escola Municipal Angela Maria Prez, Corumb, MS (waljar@)hotmail.com) 3 Dr, Pesquisadora Embrapa Transferncia de Tecnologia, Campinas, SP (ana@campinas.snt.embrapa.br)
2 1

Embrapa Pantanal Rua 21 de Setembro, 1880, CEP 79320-900 Corumb, MS Caixa Postal 109 Fone: (67) 3234-5800 Fax: (67) 3234-5815 Home page: www.cpap.embrapa.br E-mail: sac@cpap.embrapa.br Unidade responsvel pelo contedo e edio Embrapa Pantanal Comit Local de Publicaes da Embrapa Pantanal Presidente: Suzana Maria Salis Secretria: Eliane Mary P. Arruda Membros: Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis, Ana Helena B.M. Fernandes, Sandra Mara Arajo Crispim, Dayanna Shiavi N. Batista Supervisora editorial: Suzana Maria Salis Normalizao bibliogrfica: Elizabeth Roskamp Cmara Tratamento de ilustraes: Eliane Mary P. de Arruda Fotos da capa: Maral Henrique Amici Jorge Editorao eletrnica: Eliane Mary P. Arruda Diagramao: Guilherme Caetano Disponibilizao na pgina: Marilisi Jorge Cunha5 1 edio 1 impresso (2012): 200 exemplares 2 edio (2012): Verso eletrnica
Todos os direitos reservados. A reproduo no-autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n 9.610). Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Embrapa Pantanal

Jorge, Maral Henrique Amici. Como implantar e conduzir uma horta de pequeno porte / Maral Henrique Amici Jorge, Waldirene Faria Jard, Ana Paula Artimonte Vaz. Braslia, DF : Embrapa, 2012. 24 p. : il. color. Verso eletrnica do original impresso. ISBN 978-85-7035-117-3 1. Horta. 2. Hortalia Produo vegetal. I. Jard, Waldirene Faria. II. Vaz, Ana Paula Artimonte. III. Embrapa Pantanal. IV. Ttulo. CDD 635.04
Embrapa 2012

Agradecimentos

Esta obra rene tambm os conhecimentos prticos dos assistentes de pesquisa Ernande Ravaglia, Roberto dos Santos Rondon, Messias Moreira Moraes, Sebastio de Jesus e Sidnei Jos Bencio, adquiridos nas suas rotinas de trabalho na Embrapa Pantanal. Assim, demonstramos nossa gratido a estes colegas que gentilmente nos repassaram estas informaes para aprimorar esta publicao.

Apresentao

Esta publicao mostra passo a passo, de maneira simples, didtica e prtica, como produzir de forma sustentvel hortalias com a finalidade de subsistncia em reas de at 500 metros quadrados. Todas as recomendaes so baseadas em trabalhos tcnico-cientficos e em casos de sucesso obtidos na regio de Corumb e Ladrio, MS.

Emiko Kawakami de Resende Chefe-Geral da Embrapa Pantanal

Sumrio
Introduo .................................................................................. 7 Qual a importncia de uma horta? ................................... 7 De que depende o sucesso de uma horta? ............................. 7 Da mo-de-obra .................................................................. 7 Da rea escolhida ............................................................... 8 Da gua............................................................................... 8 Onde e como produzir de mudas? ........................................... 9 Em recipiente ...................................................................... 9 Em sementeira .................................................................... 9 Aquisio de material propagativo (sementes e mudas) ..... 9 Recipiente ......................................................................... 10 Substrato........................................................................... 10 Quais so os tipos de canteiros? ........................................... 11 Sementeira........................................................................ 11 Definitivo sem conteno (do tipo leira)............................. 11 Definitivo com conteno .................................................. 11 Cova.................................................................................. 12 Como adubar? ......................................................................... 12 Como regar? ............................................................................ 13 Quando plantar? ...................................................................... 14 Como transplantar as mudas? ............................................... 15 O que so tratos culturais? .................................................... 16 Quando colher? ....................................................................... 17 Quais ferramentas, equipamentos e utenslios utilizar? ...... 17 Como controlar a temperatura? ............................................. 18 Como controlar o mato? ......................................................... 18 Como controlar pragas e doenas? ....................................... 19 Porque escalonar a produo? .............................................. 20 Gerenciamento......................................................................... 21 Ficha de acompanhamento de cultivo ........................... 22 Literatura recomendada .......................................................... 24

Introduo
O que uma horta? Horta um local onde so concentradas todas as atividades referentes produo de hortalias.

Qual a importncia de uma horta?


Em uma horta so produzidas hortalias de qualidade para suprir a demanda diria de uma alimentao balanceada e rica.
Foto: Maral H. A. Jorge

De que depende o sucesso de uma horta?


Da mo-de-obra
Considera-se como mo-de-obra todas as pessoas envolvidas no cultivo das hortalias, disponveis tanto para a realizao das prticas culturais como para a vigilncia da rea.

Da rea escolhida
A rea onde so cultivadas as hortalias deve preencher alguns requisitos como: 1) Estar prxima moradia da famlia ou da comunidade. Isso facilita a presena constante das pessoas que conduziro os trabalhos na horta; 2) Ser de acesso fcil para facilitar o trnsito de pessoas que trabalham na horta; 3) Deve ser composta por rea produtiva (canteiros, sementeira, composteira e minhocrio) e rea no produtiva (depsito, caminhos, caixa dgua, pia de lavagem); 4) Recomenda-se que a rea seja cercada para evitar a entrada de animais e a depredao; 5) Em reas com declive acentuado, recomenda-se a construo dos canteiros em nvel. Se necessrio, construir curvas de nvel e/ou valas para a conteno da eroso; 6) Ser instalada em local totalmente ensolarado, com o comprimento dos canteiros voltados para o sentido norte-sul e, se possvel, com a vegetao mais prxima a mais ou menos 10 metros de distncia; 7) Estar protegida de rajadas de vento pela utilizao de quebraventos, como plantas com folhagem perene e crescimento rpido, copa bem formada, razes profundas e ramos flexveis; 8) O tamanho da rea da horta, com relao a capacidade produtiva, vai depender do nmero de espcies e da quantidade sendo cultivadas, do comprimento dos canteiros e sementeiras, quantidade de covas e das reas no produtivas.

Da gua
A gua deve ser de boa qualidade (livre de impurezas e sem cheiro) e estar disponvel em abundncia para a irrigao dos canteiros e covas. Recomenda-se instalar caixas dgua para armazen-la e facilitar a rega dos canteiros, que geralmente feita com regadores.
Fotos: Maral H. A. Jorge

Onde e como produzir mudas?


Em recipiente
A produo de mudas de hortalias em recipientes uma prtica vantajosa, uma vez que as condies de produo podem ser controladas de forma a proporcionar mudas mais vigorosas. Nesse tipo de produo, as mudas so produzidas de forma individual, ou seja, no h o entrelaamento das razes de plantas vizinhas no momento do transplante para o canteiro definitivo, evitando-se perda excessiva de torro nessa fase. Em geral, estas mudas so produzidas em locais protegidos, proporcionando, principalmente, proteo contra o excesso de chuvas e exposio direta ao sol direto nas horas mais quentes do dia. Assim, garante-se uma maior uniformidade da produo e melhor controle das pragas e doenas.

Em sementeira
Nesse tipo de produo, as sementes so semeadas em linha ou lano em canteiros preparados para esta finalidade, para posterior transplante das mudas produzidas. A produo de mudas em sementeiras, em comparao produo em recipientes, uma opo mais arriscada. Isso pelo fato das mudas, principalmente na fase de plntula, estarem mais expostas ao mau tempo e ao ataque mais frequente de pragas, como formigas cortadeiras e pssaros*, e doenas, como fungos causadores de tombamento e apodrecimento dos talos das mudas. Adicionalmente, existe o entrelaamento das razes de plantas vizinhas, o que exige maior cuidado e ateno na fase de transplante dessas mudas para o canteiro definitivo.

Aquisio de material propagativo (sementes e mudas)


A aquisio de material propagativo deve ser feita de empresas idneas de produo de sementes ou de fornecedores confiveis. Assim, pode-se confiar na identificao e na recomendao correta das espcies, na sanidade e na porcentagem de germinao.
*

Para evitar o ataque dos pssaros uma alternativa seria cobrir o canteiro com tela de galinheiro.

10

Evitar comprar embalagens com muitas sementes quando a quantidade a ser cultivada for pequena. O armazenamento no adequado das sobras de sementes pode comprometer o vigor desse lote a ponto de influir na porcentagem de germinao nos prximos plantios.

Recipiente
Os recipientes mais utilizados na produo de mudas so as bandejas de isopor e os copos plsticos. importante que, seja qual for o recipiente utilizado, este tenha furos (orifcios) na parte inferior para funcionar como dreno e poda natural das razes (evitase tambm o enovelamento das mesmas na parte inferior do recipiente). Nesses recipientes, as mudas so produzidas de forma individualizada, favorecendo a obteno de mudas com razes mais vigorosas. Recomenda-se colocar os recipientes em cima de telas de arame ou estrados para que os orifcios inferiores no sejam obstrudos.

Substrato
Na produo de mudas em recipientes, o substrato utilizado deve proporcionar boas condies de crescimento e desenvolvimento das mudas, tais como boa aerao, boa drenagem e disponibilidade de nutrientes. O substrato pode ser adquirido pronto ou ser produzido na prpria horta. A escolha vai depender de custos e dos ingredientes para formular um substrato, que contenham as caractersticas citadas acima. Geralmente, utilizam-se como ingredientes: composto orgnico, areia, casca de arroz carbonizada, terra rica em matria orgnica, casca de pinus, hmus, fibra de coco, entre outros.
Fotos: Maral H. A. Jorge

11

Quais so os tipos de canteiro?


Sementeira
Nesse tipo de canteiro so produzidas coletivamente as mudas das hortalias que sero transplantadas para os canteiros definitivos e/ou covas. So canteiros construdos no cho, em leira ou com conteno. As dimenses devem ser de acordo com a demanda de mudas das espcies. Em geral, um canteiro com 5 m de comprimento, 1 m de largura (para facilitar os tratos culturais no meio dos canteiros) e 20 a 30 cm de altura suficiente para atender toda a horta. A preparao da terra muito importante. Deve-se misturar bem o composto e o hmus, quebrar os torres e eliminar todo tipo de sujeira, como pedras e gravetos, para no injuriar as razes das mudas. Recomenda-se nivelar muito bem a superfcie antes da semeadura ao final dessa preparao. O tempo de permanncia das mudas nesse canteiro vai depender de cada espcie a ser cultivada (ver Tabela 1).

Definitivo sem conteno (do tipo leira)


So canteiros preparados da mesma forma que as sementeiras. Servem para o plantio definitivo das hortalias produzidas. No devem ultrapassar 8 m de comprimento por 1 m de largura, e ter em mdia 10 a 20 cm de altura. Esse tipo de canteiro possibilita um menor investimento na horta. Porm, so canteiros que necessitam frequentemente de manuteno (reforma das leiras), principalmente aps as chuvas, que causam a eroso de boa parte da terra.

Definitivo com conteno


So canteiros preparados da mesma forma que as sementeiras e os definitivos sem conteno. Servem para o plantio definitivo das hortalias produzidas. No devem ultrapassar 8 m de comprimento por 1 m de largura. Podem ter em mdia 30 cm de altura. Esse tipo de canteiro exige uma frequncia menor de manuteno, mas pode onerar um pouco o investimento na horta pela utilizao de materiais para delimitao dos canteiros. O tipo de material a ser utilizado na conteno dos canteiros vai depender de uma srie de fatores como: investimento inicial, disponibilidade do material, praticidade e vida til do material.

12

Cova
o local onde algumas hortalias so plantadas individualmente. Em geral, so preparadas com comprimento, largura e profundidade que podem variar de 30 a 50 cm x 30 a 50 cm x 30 a 50 cm, respectivamente, e espaamentos pr-determinados para cada espcie (ver Tabela 1), recebendo o mesmo tipo de adubao dos canteiros.
Fotos: Maral H. A. Jorge

Como adubar?
A adubao dos canteiros deve ser feita preferencialmente com composto orgnico produzido na composteira da prpria horta a partir de restos vegetais (evitar ramos lenhosos) e esterco animal (bovino, avirio, suno, caprino, coelho, equino e/ou ovinos). Recomenda-se tambm a utilizao de hmus de minhoca*, que tambm pode ser produzido na horta. A adubao pode ser feita na preparao dos canteiros e covas - adubao de plantio, ou durante o desenvolvimento das plantas - adubao de cobertura. A quantidade a ser incorporada nos canteiros vai depender da fertilidade da terra, que, via de regra, determinada a partir de uma anlise de solo. A adubao dos canteiros com composto orgnico pode variar de 3 a 7 kg por metro quadrado e de 0,5 a 3 kg para o hmus. Para as covas, pode variar entre 2 a 4 kg para o composto orgnico e 0,5 a 2 kg para o hmus.
Fotos: Maral H. A. Jorge

O hmus (dejeto expelido pela minhoca) produzido a partir da criao de minhocas em recipientes (minhocrio) contendo restos vegetais e esterco.

13

Como regar?
A rega feita com gua de boa qualidade, conforme descrito anteriormente. Devem ser realizadas nas horas menos quentes do dia, ou seja, ao amanhecer e no final da tarde. A gua da rega deve ser bem distribuda por todo o canteiro e a quantidade de gua deve ser monitorada para manter uma umidade tima da terra dentro do canteiro ou da cova. A anlise pode ser feita de modo visual ou manualmente verificando-se a textura e umidade da terra.
Foto: Maral H. A. Jorge

14

Quando plantar?
Deve-se respeitar a poca de plantio das espcies cultivadas que, em geral, est entre os meses de fevereiro e setembro (ver Tabela 1). Este perodo pode ser estendido com o uso de sombrite preto 50% ou 75%, para limitar a penetrao de luz e, consequentemente, criar um microclima mais adequado.

Foto: Maral H. A. Jorge

15

Como transplantar as mudas?


Ao atingirem o tamanho desejado (varivel entre as espcies, em mdia quando as plantinhas apresentam de 5 a 6 pares de folhas), as mudas produzidas, em sementeiras ou em recipientes, podem ser transplantadas para os canteiros definitivos, em espaamentos determinados para cada espcie (ver Tabela 1). Geralmente, isso realizado no final da tarde, pois as temperaturas so mais baixas durante a noite e proporcionam menores taxas de murchamento. Essa uma operao muito importante dentro da horta, pois o sucesso dessa fase garantir o pegamento e o vigor das plantas. Deve-se ter muito cuidado para no machucar as razes, o que significa perder o mnimo possvel de torro e acomod-las da melhor forma possvel no canteiro definitivo.

Foto: Maral H. A. Jorge

16

O que so tratos culturais?


Tratos culturais so todas as operaes realizadas na horta com a finalidade de facilitar o crescimento e desenvolvimento satisfatrio das hortalias em todas as fases de cultivo. Devem ser realizados nas horas menos quentes do dia, ou seja, pela manh ou perto do final da tarde. Basicamente, estas operaes so: incorporao de composto orgnico e hmus nos canteiros e covas, eliminao do mato dentro e fora dos canteiros e covas, afofamento dos canteiros e covas, rega, controle de pragas e doenas e limpezas frequentes da rea.
Foto: Maral H. A. Jorge

17

Quando colher?
A colheita deve ser feita no final do ciclo de cultivo de cada uma das espcies na horta, ou seja, quando a hortalia est pronta para ir mesa para ser consumida. Assim, as partes colhidas devem estar bem formadas, livres de pragas e doenas, e com boa aparncia. Cada espcie de hortalia cultivada possui particularidades com relao a sua poca de colheita (ver Tabela 1).
Fotos: Maral H. A. Jorge

Quais ferramentas, utilizar?

equipamentos

utenslios

As principais ferramentas, equipamentos e utenslios utilizados numa horta so relacionados abaixo: Ferramentas: p, enxada, enxado, foice, faco, tesoura de poda, podo, ancinho, sacho, regadores, serrote, martelo, alicate, torqus ou troques, jogo de chaves, chave de cano, lima, peneiras e trena. Equipamentos: carrinho de mo e pulverizador costal Utenslios: sombrite, plstico, balde, mangueira, tela de galinheiro, insumos, grampos, pregos, arame galvanizado, arame recozido, barbante, marcador, saquinhos, etiquetas de identificao, lpis preto, marcador permanente, estacas de madeira, barbante e caixas plsticas vazadas.
Foto: Maral H. A. Jorge

Foto: Maral H. A. Jorge

18

Como controlar a temperatura?


As altas temperaturas podem comprometer a produo das hortalias pelo estresse que causam s plantas durante os meses mais quentes e com maior luminosidade. Esse estresse pode ser minimizado pela utilizao do sombrite preto, com penetrao de luz de 50% ou 75%, a uma altura de mais ou menos 1,80 metros da superfcie dos canteiros e covas.
Foto: Maral H. A. Jorge

Como controlar o mato?


A erradicao de espcies indesejveis (mato) dentro da rea da horta, principalmente dentro dos canteiros e das covas, pode ser feita por meio de catao (arranquio) manual e/ou de capina.
Foto: Maral H. A. Jorge

19

Como controlar pragas e doenas?


Deve-se controlar pragas e doenas que possam comprometer a qualidade da produo das hortalias em todas as fases. Isso pode ser feito por meio da catao manual ou utilizao de produtos * naturais . As principais pragas so: pulges, cochonilhas, formigas cortadeiras, lesmas, caracis, gafanhotos e lagartas. As principais doenas so: tombamento, podrido das razes, manchas escuras e/ou amarelas. Algumas medidas podem ser adotadas para diminuir a incidncia das pragas e das doenas. Recomenda-se evitar: 1) cultivo em pocas com temperatura e umidade elevadas (caso no sejam adotadas medidas para minimizar o efeito destes fatores); 2) alta densidade de plantas/mudas por metro quadrado de canteiro/sementeira; 3) uso de ferramentas sujas (contaminadas); 4) no reutilizar substrato para produo de mudas. A eliminao de partes vegetativas com sintomas de doenas (material infectado) e a utilizao de sementes e propgulos com boa sanidade so medidas necessrias e que podem contribuir muito para um controle mais efetivo de pragas e doenas. Tcnicas como, rotao de canteiros, podem ser adotadas para prevenir ou remediar um possvel problema dessa natureza, levando-se em considerao, principalmente, a sucesso das espcies plantadas em cada um dos canteiros.
Foto: Frederico O. Lisita

Extrato de fumo e lcool (ingredientes: fumo de rolo, lcool e gua); calda sulfoclcica (ingredientes: cal virgem em pedra, enxofre em p e gua); calda bordaleza (ingredientes: sulfato de cobre, cal viva e gua) e pasta bordaleza (ingredientes: sulfato de zinco, cal virgem e gua).

20

Porque escalonar a produo?


Para garantir a colheita diria de hortalias, recomenda-se escalonar a produo, ou seja, semanalmente produzir mudas das espcies mais consumidas. Assim, a medida que os canteiros vo sendo colhidos, os mesmos so imediatamente preparados para receber estas mudas (transplante). importante determinar a demanda de cada uma delas para no haver falta ou produo em excesso. Com relao s hortalias menos consumidas, ou aquelas em que as plantas no so colhidas por inteiro, como couve, cebolinha, salsa, por exemplo, essa produo escalonada deve funcionar apenas como reposio de plantas ou formao de novos canteiros.

Foto: Maral H.A. Jorge

21

Gerenciamento
A produo de hortalias requer investimentos corretos e, principalmente, o envolvimento da comunidade. Requer tambm planejamento da produo visando cobrir todas as fases do processo, estoque de insumos e demais materiais e acompanhamento peridico de todas as fases da produo das hortalias. Esse acompanhamento do cultivo, que pode ser feito por meio de uma ficha, serve para registrar todas as informaes referentes cultura visando assegurar o armazenamento e a organizao de dados tcnicos, garantindo uma produo satisfatria e trazendo melhorias nos cultivos futuros. Pode ser usada quantas vezes for necessria durante o cultivo de cada uma das espcies, caso haja ocorrncia que necessite de registro pontual. A seguir, apresenta-se um modelo de ficha de acompanhamento de cultivo simplificada (em pgina separada para facilitar ser copiada) com o objetivo de torn-la uma ferramenta de uso frequente.

22

Ficha de acompanhamento de cultivo Data da implantao: ____/____/____ Por sementes ( ) Por mudas ( ) Nome comum da espcie: _______________ Variedade: ______________ Aquisio (origem) do material propagativo (semente ou muda): _________ Nome da espcie anteriormente cultivada nesse canteiro: ______________ Periodicidade do acompanhamento: Semanal ( ) Quinzenal ( ) Mensal ( ) Bimestral ( ) Semestral ( ) Nmero de plantas e espaamento: Canteiro ( ) Covas ( ) Fase de desenvolvimento das plantas: Vegetativa ( ) Florao ( ) Frutificao ( ) Maturao ( ) Sintomas de deficincia nutricional: _______________________________ Data e resultados da ltima anlise de solo: ____/____/____ ____________________________________________________________ Tipo de adubo utilizado: ________________________________________ Quantidade de adubo utilizado: ___________________________________ Aplicao de corretivos de pH: ___________________________________ Tipo de irrigao: ______________________________________________ Frequncia e turno da irrigao: __________________________________ Origem da gua: ______________________________________________ Ocorrncia de pragas: __________________________________________ Parte das plantas atacadas: _____________________________________ Mtodo de controle: __________________ Preventivo ( ) Curativo ( ) Sintomas de doenas: __________________________________________ Parte das plantas com o sintoma: _________________________________ Mtodo de controle: __________________ Preventivo ( ) Curativo ( ) Aspecto geral das plantas: timo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Presena de plantas indesejveis (mato): ___________________________ Tipo de controle: Manual ( ) Capina ( ) Outro ( ) Qual? __________ Colheita ou coleta: _____________________________________________ Parte colhida ou coletada: Razes ( ) Ramos ( ) Folhas ( ) Flores ( ) Frutos ( ) Sementes ( ) Quantidade colhida (bruto): ______________________________________ Peso fresco (lquido):___________ Peso seco (do lquido): _____________ Anotaes gerais: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

23

Tabela 1. Espcies de plantas com informaes sobre seu cultivo.


Nome comum Abbora Abobrinha Alface Alho Almeiro Berinjela Beterraba Brcolis Cebolinha Cenoura Coentro Couve-folha Pepino Pimento Quiabo Rabanete Repolho Rcula Salsa Taro poca de cultivo* ano todo maro a setembro maro a setembro abril a setembro maro a setembro ano todo abril a agosto maro a agosto ano todo ano todo fevereiro a setembro maro a setembro maro a setembro ano todo ano todo maro a setembro maro a setembro maro a setembro ano todo ano todo Tipo de canteiro** cova cova definitivo definitivo definitivo cova definitivo cova definitivo definitivo definitivo cova cova cova cova definitivo cova definitivo definitivo cova Espaamento (linha x planta) 2,5 a 5 x 2 a 4 m 1 a 1,2 x 0,6 a 0,7m 0,25 x 0,25 m 0,25 x 0,1 m 0,25 x 0,15 m 1,2 a 1,5 x 0,8 m 0,3 x 0,1 a 0,15 m 1,2 x 0,5 m 0,2 x 0,2 m 0,25 x 0,07 m 0,25 x 0,1 m 1 x 0,5 m 1 a 1,2 x 0,4m 1 x 0,4 a 0,5m 1 x 0,4m 0,3 x 0,1m 0,6 x 0,4m 0,25 x 0,15m 0,25 x 0,1 m 1 x 0,3 a 0,4m Tipo de propagao semente semente semente bulbilho semente semente semente semente perfilho semente semente semente semente semente semente semente semente semente semente rizoma Colheita (aps transplante) 60 a 90 dias 45 a 60 dias 35 a 45 dias 120 a 140 dias 35 a 45 dias 90 a 110 dias 60 a 80 dias 60 a 80 dias cortes frequentes 90 a 110 dias cortes frequentes cortes frequentes 60 a 80 dias 60 a 80 dias 60 a 80 dias 70 a 90 dias 120 a 130 dias cortes frequentes cortes frequentes mais de 120 dias

* a poca de cultivo pode ser estendida com o uso de sombrite preto 50% ou 75%; ** recomenda-se a formao das mudas em sementeiras ou em recipientes individuais ou coletivos para todas as espcies cultivadas em canteiros definitivos, com exceo da cenoura, do coentro, da rcula, da salsa, e do almeiro. As sementes destas devem ser semeadas diretamente no canteiro definitivo com desbaste posterior de acordo com o espaamento recomendado.

24

Literatura recomendada
BEVERLEY, D. Practical gardening. Bath: Parragon, 2002. 96 p. il. FERREIRA, A. G.; BORGHETTI, F. Germinao do bsico ao aplicado. Porto Alegre, Artmed, 2004. 323 p. HILL, L. Segredos da propagao de plantas. So Paulo: Nobel, 1996. 245 p. il. SOUZA, J. L.; RESENDE, P. Manual de horticultura orgnica. Viosa, MG: Aprenda Fcil, 2011. 843 p. il. LAVELLE, C.; LAVELLE, M. The organic garden: a practical guide to natural gardens, from planning and planting to harvesting and maintenance. London: Anness, 2003. 256 p. il. MINAMI, K. Produo de mudas de alta qualidade em horticultura. So Paulo: T. A. Queiroz, 1995. 36 p. il. PENTEADO, S. R. Introduo agricultura orgnica. Viosa, MG: Aprenda Fcil, 2003. 235 p. il. SEYMOUR, J. The new self-sufficient gardener. New York: DK Pub., 2008. 256 p. il. TOOGOOD, A. Plant propagation. New York: DK Pub., 1999. 320 p. il.

Realizao

Apoio

E. M. ngela Maria Prez

You might also like