You are on page 1of 3

RESUMO CONTEDOS DE ANATOMIA 1- Estudem a posio anatmica 2- Planos anatmicos: a. Mediano divide o corpo em lados direito e esquerdo. b.

. Sagital paralelo ao plano mediano. c. Frontal ou coronal dividem o corpo em anterior e posterior. d. Transversos dividem o corpo em parte superior e inferior. 3- Articulaes a. Quanto ao material que a compe: Fibrosa sindesmose, sutura, gonfose dento-alveolar pouco movimento; Cartilagnea sincondroses, snfeses e discos intervertebrais; Sinovial formada por cpsula articular, membrana sinovial e lquido sinovial. b. SUB-TIPOS DE ARTICULAO SINOVIAL: I. Plana movimento de deslizamento. Ex: acromioclavicular; II. Gnglimo s flexo e extenso cotovelo, entre as falanges; III. Trocidea rdio-ulnar; s faz rotao. IV. Elipsidea ou condilar entre o metacarpo e a falange; V. Selar entre o trapzio e o primeiro metacarpo; VI. Esferidea todos os movimentos; ex: glenoumeral. 4- Fratura da clavcula: lugar mais comum na juno do tero mdio com o lateral. 5- Membrana interssea transmite as foras do radio para a ulna. 6- Fratura do mero: a. No colo cirrgico lesa nervo axilar. b. Na parte distal lesa nervo mediano. c. No epicndilo medial lesa nervo ulnar. 7- Fenmeno de necrose do semilunar doena de KIMBO, semilunar aparece branco no Raio x. 8- Fratura do osso escafide demora pra consolidar porque o fragmento proximal tem pouca vascularizao PODE PERDER A RELAO ESCAFIDE (TODOS OS DEDOS APONTAM PARA O ESCAFIDE). 9- Veia ceflica e Baslica; A ceflica se origina na rede venosa dorsal, na parte lateral, ascende at o sulco deltopeitoral, fura o trgono clavi delto peitoral e entra na veia axilar, na sua parte terminal. A baslica se origina na parte medial e vai formar a veia axilar ao se unir com as veias braquiais. 10- Serrtil anterior - msculo do soco. Leso no nervo torcico longo escpula alada. 11- Latssimo do dorso msculo da escalada. 12- Manguito rotador fixa a cabea do mero na cavidade glenoidal. SIRS ( supra e infra espinal, redondo menor e sub escapular). 13- Leso do nervo axilar atrofia do deltide. LIMITES DA AXILA: 1234PICE canal cervicoaxilar (clavcula, primeira costela e margem superior da escpula). BASE - fscia da axila, pele e tecido subcutneo. PAREDE ANTERIOR msculos peitorais. PAREDE POSTERIOS latssimo do dorso, redondo maior, msculo subescapular e escpula. 5- PAREDE LATERAL sulco intertubercular do mero. 6- PAREDE MEDIAL serratil anterior, parede torcica e msculo intercostais.

ARTRIA AXILAR diviso em relao ao msculo peitoral menor. Primeira parte torrica superior. Segunda parte torcica lateral e toracoacromial (deltidea, acromial, peitoral e clavicular). Terceira: subescapular (toracodorsal e circunflexa da escpula), circunflexa anterior e posterior do mero. O nervo msculocutaneo perfura o msculo coracobraquial.

ESPAO QUADRANGULAR passa artria circunflexa posterior do mero e nervo axilar. Limite superior: redondo menor Inferior: redondo maior. Lateral mero. Medial cabea longa do msculo trceps braquial.

SULCO DO NERVO RADIAL NO MERO: passa nervo radial e artria braquial profunda. Leso do nervo radial mo em gota, cada. Leso do nervo axilar atrofia do msculo deltide. Leso do nervo ulnar mo em garra. Leso do nervo mediano Mao em benzedura. Leso do tronco superior do plexo mo da gorjeta do garom. A anestesia do tnel do carpo no da perda de sensibilidade porque o ramo cutneo palmar do nervo mediano passa por cima do tnel. TNEL DO CARPO nervo mediano, tendes dos flexores profundo e superficial dos dedos e do flexor longo do polegar. CANAL DE GUYON - entre o psiforme o hmulo do osso hamato passagem da artria e do nervo ulnar. O NERVO RADIAL, PROXIMO DA FOSSE CUBITAL SE DIVIDE EM NERVO RADIAL PROFUNDO E NERVO RADIAL SUPERFICIAL. O NERVO RADIAL PROFUNDO FURA O MUSCULO SUPINADOR E PASSA A SE CHAMAR NERVO INTERSSEO POSTERIOR. O NERVO MEDIANO TEM UM RAMO CHAMADO NERVO INTERSSEO ANTERIOR. TABAQUEIRA ANATMICA LIMITES: tendo do abdutor longo do polegar, flexor curto do polegar e flexor longo do polegar. ASSOALHO: escafide, trapzio e primeiro metacarpo. Contedo arterial radial. Depois que a artria radial passa pela tabaqueira anatmica ela fura o primeiro msculo intersseo dorsal e vai pra palma da mo formar o arco palmar profundo.

O arco palmar superficial formado pela artria ulnar. Quiasma de kamper: o tendo do flexor superficial dos dedos se abra para a passagem do flexor profundo dos dedos. Fenomedo de Raynaud: pessoas muito sensveis ao frio que sofrem isquemia dos dedos por causa disso. LIGAMENTO FIBRO CARTILAGINOSO TRIANGULAR DO CARPO - prende a ulna ao rdio e a separa dos carpos. MARCO CITOU ELE NA AULA COMO SENDO IMPORTANTE. LIMITES DA FOSSA CUBITAL: SUPERIOR linha imaginria entre os epicndilos do mero; Lateral : msculo braquioradial. Medial: msculo pronador redondo. Assoalho: msculo braquial e supinador. Teto: fascia do antebrao e aponeurose do msculo bceps braquial. Contedos: artria braquial se dividindo em ulnar e radial; tendo do msculo bceps braquial; nervo radial profundamente; nervo mediano. Trigono da ausculta: limitado lateralmente pela margem medial da escpula, medialmente pelo msculo trapzio e inferiormente pelo latssimo do dorso. MSCULOS INTERSSEOS PAD palmares aduzem. DAB dorsais abduzem. Msculos lumbricais e intersseos fazem movimento em Z = fletem metacarpofalangianas e estendem as interfalangianas.

You might also like