You are on page 1of 7

RESUMO LINGUSTICA: o estudo cientfico que da linguagem verbal humana cujo objeto de estudo a lngua.

a. LINGUAGEM: o uso da lngua como forma de expresso e comunicao entre as pessoas. o meio pelo qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja atravs da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. A linguagem uma semente que posta em outro ser humano e precisa de contato (atravs da linguagem) para ser germinada. Os animais no possui linguagem por no falar. O animal transmite signos, mas no os articula em falas. Da se dizer que a linguagem o trao definidor entre o mundo dos homens e o mundo dos animais. Com o uso da fala, o homem pode expressar coisas abstratas e isso tpico do ser humano. Hipteses histricas: 1) O homem chegou a linguagem pela imitao de gestos; 2) A linguagem teria nascido em funo das necessidades de sobrevivncia (fome , sede, necessidade de abrigo, etc.); 3) A linguagem seria fruto das emoes Grito (medo, surpresa, alegrias). Para que serve: 1) Para comunicar; 2) Para nos constituir sujeitos: elogiar, xingar, agradecer. A linguagem cumpre 2 funes bsicas: a) Funo simblica (ou representativa): estrutura a cincia humana da realidade em contedos significativos de conscincia./ simblica porque no o mundo real, e sim uma forma socialmente aceita de interpret-lo. b) Funo comunicativa ( ou interpessoal): torna esse contedos significveis atravs do discurso.

SEMIOLOGIA: uma cincia que estuda todos os sistemas de signos na vida social. (Smbolos, cones e ndices)

A) Linguagem no-verbal: todos os outros recursos de comunicao como imagens, desenhos, smbolos, msicas, gestos, tom de voz, etc. B) Linguagem verbal: Utiliza smbolos lingusticos (natureza simblica) Integra a fala e a escrita (dilogo, informaes no rdio, televiso ou imprensa, etc.). a) Linguagem Oral e Escrita

b) Lngua: Sistemas articulado de unidades chamadas de signos lingusticos IMOTIVADOS e ARBITRRIOS. SIGNOS LINGUSTICOS: 1. Sinais que o homem produz enquanto fala ou escreve; 2. Consiste na relao entre compostos: significante imagem acstica/complexos sonoros e significado conceito/ o que os complexos sonoros significam); 3. Conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo. Imotivados (sem relao motivada entre som e sentido) Arbitrrio (1.conveno realizada entre os homens e que passa de gerao para gerao/ 2. Inexistncia de associao natural entre os sons vocais e os conceitos por eles expressos) O que so signos motivados? Quando certas palavras imitam as ideias ou fenmenos que representam. Ex: palavras onomatopaicas. ICONICIDADE: Propriedade que tem o signo icnico de representar por semelhana o mundo objetivo ou de ser a imagem de um objeto real..Ex: placa de trnsito mostrando sinuosidade na pista. Cdigo (conjunto de convenes adotadas por um grupo social) Conveno (algo combinado entre os homens e que passa de gerao para gerao).

O que d aos estudos lingusticos o status de cincia? A definio da lngua como objeto de estudo e a utilizao de metodologia cientfica: a observao dos fatos anterior ao estabelecimento de uma hiptese, fatos observados so examinados sistematicamente mediante experimentao e estabelecimento de uma teoria adequada. O trabalho cientifico observa e descreve os fatos a partir de determinados pressupostos tericos formulados pela lingustica. Antigamente, a lingustica no era autnoma, submetia-se s exigncias de outros estudos: lgica, filosofia, retrica, e histria. A partir dos estudos cientficos iniciados por Saussure que a lingustica torna-se cincia.

SC XVII / GRAMTICAS GERAIS OU RACIONAIS 1. 2. 3. 4. Consideram que a gramtica regida por princpios gerais RACIONAIS; Uso de ideias claras e distintas a fim de se expressar de forma precisa. Objetivo: Atingir a lngua-ideal, ou seja, uma lngua universal, lgica, sem equvocos. Contribuio: Estabelecimento de princpios de pensar na linguagem em sua generalidade (no somente descrever a lngua).

SC XIX / GRAMTICAS COMPARADAS - LINGUSTICA HISTRICA Contexto histrico: 1. No sc. XIX, comea a se conhecer novas lnguas e novas famlias de lnguas; 2. As lnguas passam a ser comparadas

3. Surge o estudo comparativo das lnguas (GRAMTICAS COMPARADAS - LINGUSTICA HISTRICA); 4. Franz Bopp: Publica em 1816, uma obra que compara o snscrito, latim, persa e o germnico. 5. Chega-se ao indo-europeu.

1. 2. 3. 4.

Percebem que a transformao das lnguas no decorrer do tempo; Uso do mtodo histrico-comparado para estabelecer correspondncias entre as lnguas; Objetivo: Alcanar a lngua-me. Contribuio: Evidenciar que as mudanas lingusticas so regulares. Tm uma direo (no so caticas, como se pensava anteriormente).

So consideradas a BASE PARA A FORMAO DO PENSAMENTO LINGUSTICO CONTEMPORNEO devido aos princpios metodolgicos elaborados nessa poca (preconizavam a anlise dos dados observados). Evidenciou-se a transformao das lnguas no decorrer do tempo independentemente da vontade dos homens, seguindo uma necessidade prpria da lngua e manifestada de forma regular.

SAUSURE Linguista suo Obra: O Curso de Lingustica Geral (1916): resultado de anotaes de aulas reunidas e publicadas por dois de seus alunos. No deixou obras escritas. Escreveu cadernos sobre anagramas onde procurava mostrar como h um texto sob o texto potico (atravs da utilizao de seus anagramas).

LEGADO: 1. Dar a lingustica um carter cientifico (ANTES: lingustica no era autnoma e dependia de outras cincias para fundamentao: histria, retrica, filosofia, histria e da crtica literria). 2. Observao dos fatos da linguagem; 3. Busca pela descrio dos fatos da linguagem; 4. Pressupostos tericos. Como seus estudos se relacionam com o surgimento da lingustica? Porque a partir de suas ideias, surgem os debates acerca do tema. dessa forma, o seu trabalho teve que ser discutido, rebatido e esclarecido pelas geraes seguintes. TPICOS: 1. H uma lingustica descritiva ao lado de uma lingustica histrica e a explicao da mutao nada tem a ver com os fatos sincrnicos dela resultantes; 2. Ambos os estudos devem ser focalizados como um padro, abstrato, subjacente aos atos do discurso; 3. As formas lingusticas que constituem esse padro nada mais so do que a relao entre o significante e significado; 4. Essa relao arbitrria; 5. A lingustica uma cincia. Pertencente a Semasiologia.

DIFERENA ENTRE LNGUA E FALA: Lngua (segundo Saussure): 1. um produto social (conjunto de convenes necessrias adotadas pelo corpo social para permitir o exerccio da faculdade da linguagem nos indivduos); 2. um sistema de signos (conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo); 3. exterior ao individuo, ou seja, no pode ser modificada unicamente pelo falante (o que interior o uso que o individuo faz da lngua). Fala ou Discurso: 1. um ato individual a partir de combinaes feitas pelo falante. 2. Utiliza o cdigo da lngua. DIFERENA ENTRE SICRONIA E DIACRONIA: Diacronia: 1. a histria de uma lngua e estuda uma lngua atravs do tempo; 2. Sucesso dos estados da lngua. Sincronia: 1. o estado da lngua;

2. Os membros de uma comunidade lingustica entendem-se e comunicam-se porque participam do mesmo estado da lngua. Saussure divide a sincronia em dois eixos: a) Sintagmticos: Relaes lineares de combinao dos morfemas, das palavras e das frases. b) Paradigmticos: Palavras ou expresses que ocupam o mesmo lugar na frase. c) Interdependncia entre o eixo sintagmtico (combinao dos morfemas e palavras na fala) e o paradigmtico (escolhas de unidades em diferentes paradigmas).

HISTRIA DO ESTUDO DA LINGUSTICA Pr-lingustica: 1. Etapa do desenvolvimento da lingustica em que no h o estabelecimento de uma cincia no sentido prprio do termo, uma vez que no apresenta o verdadeiro significado dos contrastes que descobre e no desenvolve um mtodo cientifico de focalizar sua matria. 2. Predominam: o Estudo do Certo e do Errado, o Estudo da Lngua Estrangeira e o Estudo Filolgico da linguagem. Para lingustica: 1. O estudo da linguagem no entra no estudo da linguagem propriamente dita; 2. Predominam: o Estudo biolgico e o Estudo filosfico da linguagem.

PROCESSO DE COMUNICAO/ FUNES DA LINGUAGEM Seis Fatores do Roman Jakobson:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Informao (contato/canal) Cdigo (sistema de sinais usados) Mensagem (aquilo que manifestamos) Emissor (remente/codificador) Destinatrio (decodificador) Situao (contexto/referente)

Funes da linguagem: Em regra quando falamos, todos esses fatores entram em ao, mas um deles vai ser preponderante. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Funo ftica: quando a nfase ocorrer sobre a informao; Funo metalingustica: quando a nfase ocorrer no cdigo; Funo potica: quando a nfase ocorrer na mensagem; Funo expressiva: quando a nfase ocorrer no emissor; Funo conativa: quando a nfase ocorrer no destinatrio; Funo referencial: quando a nfase ocorrer na situao.

Plano Estruturadores da linguagem: 1. Plano de Expresso: formam a face sensvel da linguagem. (SIGNIFICANTE) a. Sons (sensveis pelo ouvido); b. Letras (sensveis pelo olho). 2. Plano do Contedo: formam a face mental ou psquica da linguagem. (SIGNIFICADO) a. Significados. 3. Esses dois planos (expresso e contedo) se associam devido relao necessria entre o significante e significado constituindo o signo lingustico. Definies: 1. Slaba: Parte desprovida de significado. 2. Morfema: Menor unidade significativa de uma palavra. Fonemas formam slabas, morfemas formam palavras e palavras formam frases. 3. Alomorfe: variante do mesmo morfema. Ex: sufixos de bondade e realidade. 4. Alofone: variante fontica de um mesmo fonema. Ex: terra. 5. Lngua padro: uma norma cujo prestigio social e ampla utilidade justificam ser ela o padro ensinado na escola. 6. Variedades lingusticas: so diferentes formas de falar e escrever que podem ser caractersticas do uso: de uma regio, de diferentes classes econmicas, de usos familiares, de certas profisses de certas faixas etrias, etc. 7. Sistema: estrutura abstrata da lngua ou uma espcie de denominador comum de todos os seus usos. 8. Uso: Ato concreto de falar/ouvir ou falar/escrever a lngua. 9. Norma: Soma de usos histrica e socialmente consagrados em uma comunidade e adotados como padro que se repete.

Aps a inveno da escrita, os homens perceberem a existncia de formas lingusticas e comeara, a reduzir os sons da linguagem para a forma escrita. Isso gera uma impacto atravs de fatores sociais e culturais como a DIFERENCIAO DE CLASSES, ou seja, o domnio da forma culta de linguagem passa a ser marca de status social. As classes superiores percebem o status da linguagem, passam a preservar esse domnio da linguagem (linguagem culta e correta) e transmiti-los de gerao a gerao.

Histria da Lingustica Os estudos da linguagem nasce de diversos fatores, ou seja, um fator gera como consequncia um determinado tipo de estudo da linguagem. 1) O estudo do certo e errado: a) Fator: diferenciao de classes (proveniente do domnio da linguagem pela classe dominante e sua ignorncia pelos demais classes sociais); b) Tambm conhecido como gramtica normativa (combina-se tambm, com o estudo lgico da linguagem, sendo abrangente a uma pequena parcela da sociedade que queria manter seu status social atravs da linguagem); c) Contribuio: Estimular o estudo sistemtico dos traos da linguagem.

2) O estudo da lngua estrangeira: a) Fator: Contato entre sociedades de diferentes tipos de lnguas. b) Pretenso de dominar outro idioma para que as necessidades comunicativas sejam estabelecidas; c) Contribuio: Comparao sistemtica dos diversos tipos de lnguas.

3) O estudo filolgico da linguagem: a) Fator: Necessidade de compreenso dos textos antigos com linguagem obsoleta. b) H a necessidade de comparar textos antigos e contemporneos para o estudo; c) Contribuio: Comparao entre a FALA ATUAL PASSADO. e as FORMAS LINGUSTICAS DO

4) O Estudo Lgico da Linguagem: a) Fator: Desenvolvimento da cincia em seu sentido mais amplo e de pensamentos filosficos.

b) Surge um estudo hbrido filosfico e lingustico resultante da necessidade de tornar a linguagem um instrumento eficiente para o pensamento filosfico. c) Contribuio: Deu um "colorido cientfico" s expresses lingusticas.

d) Nessa fase, O Estudo Lgico da Linguagem e O estudo do certo e errado se combinaram para dar um "colorido cientfico" s expresses lingusticas das classes dominantes.

5) O estudo biolgico da linguagem: a) Fator: Desenvolvimento das teorias botnicas e evolutivas (Darwin); b) Fez-se uma anlise das caractersticas biolgicas que permitiam a comunicao humana (ou o uso da linguagem pelos homens); c) Contribuio: tentativa de elevar o estudo da linguagem ao status de cincia atravs de suas leis de desenvolvimento.

6) O estudo histrico da linguagem:

a) Surgimento de uma nova ptica do trao social: o conceito de sociedade humana como fenmeno histrico; b) Estuda-se a linguagem como um acontecimento histrico. c) Objeto de estudo: A linguagem como manifestao cultural da sociedade. d) Contribuio:

7) O Estudo Descritivo da Linguagem: a) Focaliza sua funo na comunicao social e analisa os meios pelos quais ele preenche aquela funo.
b) Contribuio: Constituir o mago da cincia moderna.

You might also like