You are on page 1of 5

Clssicos da Sociologia

A sociologia surgiu em meio a grandes transformaes socias (Revoluo Industrial e Revoluo Francesa) com o objetivo de explicar que sociedade era essa que surgia. KARL MARX Karl Heinrich Marx (Trveris, 5 de maio de 1818 Londres, 14 de maro de 1883) foi um intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. EMILE DURKHEIM mile Durkheim (pinal, 15 de abril de 1858 Paris, 15 de novembro de 1917) considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. amplamente reconhecido como um dos melhores tericos do conceito da coeso social. MAX WEBER Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemo, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmo foi o tambm famoso socilogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, bigrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alem e integrava grupos feministas de seu tempo. PARA MARX SOCIEDADE : Para Karl Marx, a sociedade sendo heterognea, constituda por classes sociais que se mantm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produo, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acmulo de bens materiais valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo secundrio SOCIEDADE IDEAL (MARX) Para Marx, a sociedade no harmnica e nem equilibrada, antes demarcada pelo constante conflito de foras opostas que provocam mudanas constantes. PARA DURKHEIM SOCIEDADE : Para mile Durkheim, o homem coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que so regras exteriores e anteriores ao indivduo e que controlam sua ao perante aos outros membros da sociedade. Fato social a coero do indivduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe so impostas desde seu nascimento e que no tem poder para modificar.

Em outras palavras, a sociedade que controla as aes individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe so exteriores (no foram criadas por ele), apesar de ser autnomo em suas escolhas; porm essas escolhas esto dentro dos limites que a sociedade impe, pois caso o indivduo ultrapasse as fronteiras impostas ser punido socialmente SOCIEDADE IDEAL (DURKHEIM) Durkheim tem como sociedade ideal ou sadia aquela em que os indivduos fossem incapazes de efetuar mudanas e se adequassem ao sistema estvel, organizado e imposto pela Educao e por outras formas de coero social. PARA WEBER SOCIEDADE : Max Weber no tem uma teoria geral da sociedade concebida, sendo que est mais preocupado com o estudo das situaes sociais concretas quanto suas singularidades. Alm da ao social, que a expresso do comportamento externo do indivduo, trabalha tambm o conceito de poder. A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os nveis da sociedade, desde as relaes de classe a governados e governantes, como nas relaes cotidianas na famlia ou na empresa. O poder no decorre somente da riqueza e do prestgio, mas tambm de outras fontes, tais como: a tradio, o carisma ou o conhecimento tcnico-racional. SOCIEDADE IDEAL (WEBER) Como o encontro entre os homens e os valores aos quais eles se vinculam e os quais articulam de modos distintos no plano subjetivo. As cincias sociais, que Weber chama de cincias da cultura, so vistas como a possibilidade de captao da interao entre homens e valores no seio da vida cultural (captao da ao social) Para Weber, como a realidade infinita, apenas um fragmento de cada vez pode ser objeto do conhecimento. O todo (a sociedade) que supostamente pesaria sobre as partes (os indivduos) incompreensvel se for tratado como um todo, como uma coisa. Este todo reside na interao entre as partes e no possvel conhecer todas elas ao mesmo tempo, porque so muitas e porque se renovam a cada dia. A sociedade, em Weber, no um bloco, mas uma teia. SNTESE: Para Durkheim a educao o mecanismo pelo qual o indivduo torna-se membro da sociedade. Para Marx a sociedade um mecanismo que, conforme o contedo de classe, pode ser utilizado para oprimir ou para emancipar o homem.

A sociologia de Max Weber aponta para outra compreenso: A sociedade no apenas uma coisa exterior e coercitiva que determina o comportamento dos indivduos, mas o resultado de inmeras interaes interindividuais. A sociedade no aquilo que pesa sobre os indivduos, mas aquilo que se veicula entre eles.

Clssicos da Sociologia A sociologia surgiu em meio a grandes transformaes socias (Revoluo Industrial e Revoluo Francesa) com o objetivo de explicar que sociedade era essa que surgia. KARL MARX Karl Heinrich Marx (Trveris, 5 de maio de 1818 Londres, 14 de maro de 1883) foi um intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. EMILE DURKHEIM mile Durkheim (pinal, 15 de abril de 1858 Paris, 15 de novembro de 1917) considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. amplamente reconhecido como um dos melhores tericos do conceito da coeso social. MAX WEBER Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemo, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmo foi o tambm famoso socilogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, bigrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alem e integrava grupos feministas de seu tempo. PARA MARX SOCIEDADE : Para Karl Marx, a sociedade sendo heterognea, constituda por classes sociais que se mantm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produo, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acmulo de bens materiais valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo secundrio SOCIEDADE IDEAL (MARX) Para Marx, a sociedade no harmnica e nem equilibrada, antes demarcada pelo constante conflito de foras opostas que provocam mudanas constantes.

PARA DURKHEIM SOCIEDADE : Para mile Durkheim, o homem coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que so regras exteriores e anteriores ao indivduo e que controlam sua ao perante aos outros membros da sociedade. Fato social a coero do indivduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe so impostas desde seu nascimento e que no tem poder para modificar. Em outras palavras, a sociedade que controla as aes individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhe so exteriores (no foram criadas por ele), apesar de ser autnomo em suas escolhas; porm essas escolhas esto dentro dos limites que a sociedade impe, pois caso o indivduo ultrapasse as fronteiras impostas ser punido socialmente SOCIEDADE IDEAL (DURKHEIM) Durkheim tem como sociedade ideal ou sadia aquela em que os indivduos fossem incapazes de efetuar mudanas e se adequassem ao sistema estvel, organizado e imposto pela Educao e por outras formas de coero social. PARA WEBER SOCIEDADE : Max Weber no tem uma teoria geral da sociedade concebida, sendo que est mais preocupado com o estudo das situaes sociais concretas quanto suas singularidades. Alm da ao social, que a expresso do comportamento externo do indivduo, trabalha tambm o conceito de poder. A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os nveis da sociedade, desde as relaes de classe a governados e governantes, como nas relaes cotidianas na famlia ou na empresa. O poder no decorre somente da riqueza e do prestgio, mas tambm de outras fontes, tais como: a tradio, o carisma ou o conhecimento tcnico-racional. SOCIEDADE IDEAL (WEBER) Como o encontro entre os homens e os valores aos quais eles se vinculam e os quais articulam de modos distintos no plano subjetivo. As cincias sociais, que Weber chama de cincias da cultura, so vistas como a possibilidade de captao da interao entre homens e valores no seio da vida cultural (captao da ao social) Para Weber, como a realidade infinita, apenas um fragmento de cada vez pode ser objeto do conhecimento. O todo (a sociedade) que supostamente pesaria sobre as partes (os indivduos) incompreensvel se for tratado como um todo, como uma coisa. Este todo reside na interao entre as partes e no possvel conhecer todas elas ao mesmo tempo, porque so muitas e porque se renovam a cada dia. A sociedade, em Weber, no um bloco, mas uma teia.

SNTESE: Para Durkheim a educao o mecanismo pelo qual o indivduo torna-se membro da sociedade. Para Marx a sociedade um mecanismo que, conforme o contedo de classe, pode ser utilizado para oprimir ou para emancipar o homem. A sociologia de Max Weber aponta para outra compreenso: A sociedade no apenas uma coisa exterior e coercitiva que determina o comportamento dos indivduos, mas o resultado de inmeras interaes interindividuais. A sociedade no aquilo que pesa sobre os indivduos, mas aquilo que se veicula entre eles.

You might also like