You are on page 1of 16

A INTRODUO DO MTODO LANCASTER NO BRASIL: HISTRIA E HISTORIOGRAFIA

Andr Paulo Castanha - UNIOESTE

Resumo: A problemtica do mtodo Lancaster ou ensino mtuo tem sido considerada por grande parte dos historiadores da educao, seja de forma superficial, geralmente depreciativa, ou de forma mais profunda, como resultado de investigao histrica. De modo geral, os resultados da utilizao do ensino mtuo no Brasil ficaram muito aqum do esperado. E isso se deu por vrios fatores, como falta de professores habilitados, de materiais didticos apropriados, de edifcios adequados, de recursos financeiros. Frente relevncia do tema, o presente texto tem como propsito fomentar o debate entre os historiadores da educao. Para tanto, so tecidas algumas crticas sobre a forma como tem sido analisada tal experincia. Para alm da crtica, o texto traz novas fontes e indica novas perspectivas de anlise. Palavras-Chaves: Mtodo Lancaster; Escola Primria; Educao no Imprio, Historiografia Educacional.

Introduo

O presente texto tem como propsito fomentar o debate entre os historiadores da educao sobre a experincia do ensino mtuo ou mtodo Lancaster, no Brasil da primeira metade do sculo XIX. O objetivo central tecer algumas crticas sobre a forma como tem sido analisada tal experincia, bem como trazer novas fontes e indicar novas perspectivas de anlise sobre o tema. A opo pelo ensino mtuo ou mtodo lancasteriano foi tratada pelos historiadores de forma diferenciada. Autores como Almeida (1989), Chaia (1965) defenderam sua adoo pelas autoridades imperiais. Outros, como Azevedo (1996), Werebe (1985), Xavier, Ribeiro e Noronha (1994), consideram a opo pelo mtodo uma medida simplista, que expressou um completo descaso com a educao do povo. Nos ltimos anos vrios historiadores tm desenvolvidos investigaes sobre o ensino mtuo de forma mais coesa e com a utilizao de farta documentao da poca, tais como: Bastos (1999), procurou mostrar as vrias fases que marcaram a trajetria do mtodo entre 1808 at 1827. Villela (1999) se ocupou em analisar os motivos que levaram a adoo do mtodo para formar professores na Escola Normal, instituda na Provncia do Rio de Janeiro

em 1835. Faria Filho e Rosa (1999), perseguiram a trajetria do ensino mtuo na Provncia de Minas Gerais. Por sua vez, Neves (2003), analisou a experincia do mtodo na Provncia de So Paulo, tendo como foco principal compreender os mecanismos de disciplinarizao do povo. Alves (2005), buscou compreender os mecanismos de funcionamento do mtodo e suas contribuies para a configurao do trabalho didtico na escola moderna. Castanha (2007, 2011) estabeleceu relaes entre o mtodo Lancaster e o currculo da escola primria e enfatizou as razes histricas para a sua adoo, enquanto poltica de educao do Estado brasileiro recm independente. Os dados histricos e as anlises formuladas a seguir esto respaldados nas fontes do sculo XIX, tais como: decretos, leis, decises, avisos, debates parlamentares etc. e na historiografia educacional. O texto est organizado em dois tpicos. No primeiro busca-se reconstruir a trajetria do ensino mtuo no Brasil. J no segundo so apresentadas diferentes posies da historiografia sobre o tema formulando alguns questionamentos e tecendo algumas consideraes sobre a forma de explicar a experincia do ensino mtuo no Brasil. Por fim, nas consideraes finais esto explicitadas concluses e provocaes, cujo objetivo estimular o debate entre os pares.

Das Proposies Iniciais Legislao: trajetrias do ensino mtuo no Brasil

O sistema monitorial ou mtodo Lancaster, como ficou mais conhecido no Brasil, foi desenvolvido na Inglaterra, no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, momento em que a Inglaterra passava por uma fase de intensa urbanizao, devido ao processo acelerado de industrializao. Seus criadores foram Andrew Bell e Joseph Lancaster. De acordo com a proposta, o professor ensinava a lio a um grupo de meninos mais amadurecidos e inteligentes. Os alunos eram divididos em pequenos grupos, os quais recebiam a lio atravs daqueles a quem o mestre havia ensinado. Assim um professor poderia instruir muitas centenas de crianas (EBY, 1978, p. 325). Segundo Manacorda, no sistema lancasteriano cada grupo de alunos formava uma classe ou crculo, onde cada um tinha um lugar definido pelo nvel do seu saber. medida que o aluno ia progredindo, mudava seu posicionamento na classe ou crculo. O sistema era rgido, controlado por uma disciplina severa. (2004, p. 256-261). Manacorda salientou que o mtodo criado por Bell e Lancaster tinha por objetivo diminuir as despesas da instruo, a abreviar o trabalho do mestre e a acelerar os progressos do aluno, ou seja, a proposta visava popularizao da instruo entre as classes pobres. O

mesmo autor destacou que Bell e Lancaster travaram uma disputa pelo controle e direo da proposta. Lancaster propunha uma educao de base religiosa aconfecional, enquanto Bell queria uma educao religiosa no esprito da igreja oficial, que, naturalmente, acabou prevalecendo (Idem. p. 257-8). Enfraquecido dentro da Inglaterra, Lancaster tratou de divulgar seu mtodo para outros pases. Provavelmente, os criadores do mtodo no imaginavam que a proposta faria tento sucesso, pois, como demonstraram Fernandes (1999) e Bastos (1999), o mtodo logo se difundiu para alm da Inglaterra, chegando Frana, Portugal, Sua, regies que mais tarde formaram Alemanha, Itlia, aos Estados Unidos, Brasil etc. Fernandes (1999) assinalou que a introduo do mtodo Lancaster se deu em Portugal, a partir de 1815. Devemos lembrar que, a poca, a sede do governo portugus estava no Brasil. Provavelmente, o primeiro a difundir o mtodo, de forma mais sistemtica no Brasil, tenha sido Hiplito Jos da Costa de Mendona, que, em 1816 publicou, em Londres, sete artigos no Jornal Correio Braziliense, do qual era o principal editor, difundindo as vantagens do mtodo para instruir a populao. Segundo ele o sistema de educao elementar, que se tem seguido em Portugal, desde a extino dos Jesutas, tem sido mui dispendioso, e mui limitado. Por isso, recomendava a adoo do sistema criado em Londres, cujo exemplo tem sido imitado, na Ingraterra e fora dela; e os progressos destes sistemas e planos tem obtido rpida extenso (1816, n. 95, p. 346).1 Ao defender a adoo do sistema, Mendona assim se expressou:
por isso que intentamos prop-los como exemplo digno de imitar-se em Portugal, e no Brasil, aonde a necessidade da educao elementar to manifesta, que julgamos no carecer de demonstrao. [...]. Esperamos, que algum lance os olhos a estas linhas; e se mova a por em prtica na sua terra, o que tem j produzido tanto benefcio neste pas; e se houverem pessoas, que tenham essas coragem e perseverana, para afrontar a oposio, que suas vistas benficas necessariamente ho de encontrar, a posteridade abenoar a sua memria, quando refletir nos bens que so devidos a seus trabalhos (Idem. p. 348).

Quando da fala de abertura dos trabalhos da Assembleia Geral Constituinte, em 3 de


1

Os artigos publicados por Hiplito Jos da Costa Mendona, no caderno Miscelnea, do Jornal Correio Braziliense, sobre o tema da educao elementar foram os seguintes: Introduo, na edio de abril de 1816, n. 95, p. 346-350; Origens do Novo sistema em Inglaterra, na edio de maio de 1816, n. 96, p. 460 -467; Princpios em que se funda este Sistema, na edio de junho de 1816, n. 97, p. 591 -598; Emprego das diferentes Classes de meninos na Escola. Primeira Classe, na edio de julho de 18 16, n. 98, p. 58-63; Emprego dos meninos nas diferentes classes. Terceira classe e seguintes, na edio de agosto de 1816, n. 99, p. 205-209; Disciplinas das escolas. Prmios, na edio de setembro de 1816, n. 100, p. 317 -321; Disciplina nas Escolas. Castigos, na edio de outubro de 1816, n. 101, p. 468 -472. Nas citaes optei pela atualizao da grafia, respeitando os sinais de pontuao e destaques no texto.

maio de 1823, o Imperador manifestou preocupao com a difuso de escolas, especialmente pelo mtodo lancasteriano ao afirmar:
Tenho promovido os estudos pblicos, quanto possvel, porm necessita-se para isto de uma legislao particular. [...] aumentou-se o nmero das Escolas, e algum tanto o ordenado de seus mestres, permitindo-se alm disto haver um cem nmero delas particulares; Conhecendo a vantagem do Ensino mtuo tambm Fiz abrir uma Escola pelo mtodo Lancasteriano (BRASIL. Dirio da Assembleia Geral Constituinte. Vol. I, 2003, p. 17).

Antes de 1823, o governo j havia tomado algumas iniciativas para difundir o mtodo Lancaster no Brasil. Uma das primeiras foi o decreto de 3 de julho de 1820, pelo qual concedeu ao professor Joo Batista de Queiroz uma penso anual, para ir Inglaterra aprender o sistema Lancasteriano (BRASIL. Decreto de 3 de julho de 1820, p. 6). Acreditase que, oficialmente, a primeira escola pblica de ensino mtuo, tenha sido criada em 1 de maro de 1823, a qual se constituiu numa espcie de escola normal, voltada para preparar professores, especialmente militares. O imperador justificou a criao da escola nos seguintes termos:
Hei por bem mandar criar nesta Corte uma Escola de primeiras letras, na qual se ensinar pelo mtodo do ensino mtuo, sendo em beneficio, no somente dos militares do Exrcito, mas de todos as classes dos meus sditos que queiram aproveitar-se de to vantajoso estabelecimento (BRASIL. Decreto de 1 de maro de 1823).

Em 29 de abril seguinte, o Ministrio da Guerra baixou outro decreto reforando o objetivo da formao, onde determinava que as corporaes militares das provncias deveriam enviar, Corte um ou dois indivduos tirados da Tropa de Linha, [...], que tenham a necessria e conveniente aptido, para aprenderem o mencionado mtodo . Ao retornarem a respectiva Provncia dariam lies no s aos sues Irmos de Armas, mas ainda s outras classes de cidados (BRASIL. Decreto n. 69 do Ministrio da Guerra de 1823). Estes decretos evidenciam que havia por parte da Coroa uma preocupao com a difuso do ensino mtuo, ou mtodo Lancaster. Isso ficou ainda mais explcito, quando em junho de 1824, o mesmo Imperador determinou que os alunos que estavam frequentando a referida escola, assim que estivessem suficientemente habilitados para se empregarem como Professores de um to profcuo mtodo, se faa constar na secretaria de Estado dos Negcios da Guerra, para que sejam reenviados s suas respectivas Provncias para iniciar o trabalho de ensino (BRASIL. Deciso n. 138 do Ministrio da Guerra de 1824). A Constituio outorgada em 25 de maro de 1824 estabeleceu, no seu artigo 179,

inciso XXXII, que a instruo primria seria gratuita a todos os cidados. Da a necessidade de encontrar alternativas que pudessem levar a instruo elementar ao maior nmero de cidados. Assim em 22 de agosto de 1825, o governo enviou um aviso ministerial endereado aos presidentes de provncias insistindo na necessidade de propagar escolas pelo mtodo lancasteriano. Conforme o texto:
O Imperador, reconhecendo a grande utilidade que resulta aos seus fiis sditos do estabelecimento de Escolas pblicas de primeiras letras pelo Mtodo Lancasteriano, que achando-se geralmente admitidas em todas as naes civilizadas, tem a experincia mostrado serem muito prprias para imprimir na mocidade os primeiros conhecimentos (BRASIL. Aviso n. 182 do Ministrio do Imprio de 1825).

Aps tal aviso, as escolas de ensino mtuo se difundiram de forma mais intensa, pois h documentos que comprovam a instalao de escolas de primeiras letras pelo mtodo Lancaster nas provncias de So Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, ainda em 1825. Depois de um ambicioso projeto para a instruo pblica apresentado no parlamento, no ano de 1826, os deputados e senadores elaboraram, debateram e aprovaram uma lei geral para a educao primria, sendo sancionada pelo Imperador em 15 de outubro de 1827, constituindo-se na primeira legislao, minimamente completa sobre a instruo pblica brasileira. A Lei era composta de 17 artigos que se ocuparam da criao de escolas, do salrio dos mestres, do mtodo de ensino, do currculo, do concurso pblico, das gratificaes, das escolas femininas, dos castigos e da fiscalizao das escolas. Quanto ao mtodo de ensino, o artigo 4 estabeleceu que as escolas seriam de ensino mtuo nas capitais das provncias e tambm nas cidades, vilas e lugares populosos delas, em que for possvel estabelecer -se (BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827, p. 71). A opo pelo mtodo lancasteriano, ou monitorial mtuo, na legislao de 1827, na verdade, veio legalizar uma prtica que j era adotada nos anos anteriores. O artigo 5 da Lei determinava que os Professores que no tiverem a necessria instruo deste ensino, iro instruir-se em curto prazo e custa dos seus ordenados nas escolas das capitais (Idem). A Lei responsabilizou cada professor pela sua formao, assim, quem necessitasse se habilitar no mtodo mtuo poderia frequentar uma daquelas escolas e acompanhar as atividades dos professores e alunos. Na poca, havia uma grande carncia de professores e, segundo informaes, os poucos que haviam no estavam trabalhando adequadamente, pois no havia um sistema adequado de fiscalizao. Para controlar melhor o trabalho dos professores e, assim obter

melhores resultados, o Estado passou a exigir que as cmaras municipais cumprissem o que previa a lei de 1828, pela qual cabia a elas a tarefa de fiscalizar as escolas pblicas e particulares. Em 1831, o ministro Jos Lino Coutinho cobrou a ao das cmaras nos seguintes termos:
Havendo chegado ao conhecimento da Regncia o mau estado em que quase geralmente se acham logo em seu comeo as escolas elementares de ensino mtuo, que o Estado com sacrifcio no pequeno tem procurado estabelecer e espalhar, a fim de meter na massa geral dos cidados a primeira e mais essencial instruo, de ler e escrever, sem o que se no pode dar melhoria de indstria, e nem de moralidade, e isto talvez pelo pouco cuidado da parte das municipalidades, a quem cumpre prestar uma escrupulosa ateno em negcio de tanta transcendncia (BRASIL. Deciso n. 275 do Ministrio do Imprio de 1831).

Por sua vez, o ministro Nicolau Vergueiro, no seu relatrio apresentado em 1833, afirmou que o mtodo do ensino mtuo no tem apresentado aqui as vantagens obtidas em outros pases e, por isso, recomendava no multiplicar as escolas, onde se ensine por esse mtodo, enquanto as existentes se no aperfeioem (BRASIL. Relatrio do Ministro Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, de 1833, p. 13). Esse no era o mesmo entendimento da Assembleia Geral Legislativa, que poucos meses depois aprovou uma resoluo, sancionada pela regncia, em nome do Imperador estabelecendo providncia sobre o provimento das cadeiras de primeiras letras pelo mtodo Lancasteriano nas Provncias, onde este no se acha em prtica. Segundo o artigo 1 da resoluo:
Os Professores, que se destinarem ao ensino das primeiras letras pelo mtodo Lancasteriano nas provncias, em que se no acha ainda em prtica, podero ser examinados no mesmo mtodo perante o Presidente em conselho de qualquer Provncia, em que j se ache estabelecido o referido mtodo, ou na Corte perante o Ministro do Imprio (BRASIL. Decreto n. 18, de 5 de agosto de 1833, p. 22-3).

Os parlamentares desconsideraram a crise das escolas regidas pelo mtodo mtuo ao criar facilidades para difundir e introduzir o mtodo nas provncias que ainda no contavam com a experincia, permitindo que os candidatos pudessem fazer o exame exigido, na provncia mais prxima, na qual j existisse uma escola de ensino mtuo. Aps o Ato Adicional de 1834, a instruo primria e secundria ficou a cargo de cada provncia. Segundo Villela (1999), em 1835, a Provncia do Rio de Janeiro criou uma Escola Normal, adotando o mtodo mtuo ou lancasteriano para formar os professores primrios. No mesmo ano, segundo Faria Filho e Rosa, a Provncia de Minas Gerais tambm aprovou a lei n. 13, que previa, no seu artigo 6 a adoo do mtodo mais expedito e ultimamente

descoberto, e praticado nos pases civilizados (1999, p. 188). Conforme Castanha, a Provncia de Mato Grosso, no seu regulamento de 1837, no artigo 5 indicou a criao de uma escola normal, que habilitaria os professores pelo mtodo mais expedito e que melhor possa corresponder a seus fins. Como a Provncia mandou um aluno para estudar na Escola Normal de Niteri, tambm deduz-se, que houve opo pelo mtodo mtuo (2007, p. 421). Em 1838, Bernardo Pereira de Vasconcellos, ento ministro dos Negcios do Imprio destacou que o sistema Lancasteriano no estava correspondendo expectao pblica, quer no tempo, quer na perfeio. E tal fato no se dava somente no Brasil, pois, na Europa, onde h abundncia de professores muito habilitados, e facilidade de se encontrar todos os requisitos rigorosa execuo deste sistema. Vasconcellos enfatizou que o mtodo j estava sendo substitudo por outros em vrios pases. Sendo assim afirmou aos deputados que o governo est disposto a no estabelecer escola alguma de ensino mtuo, enquanto no tiver edifcio com todas as propores necessrias para ela se montar rigorosamente no plano do sistema, fechando desta arte a porta s desculpas, com que os entusiastas dele se defendem contra as arguies dos seus antagonistas. E, como alternativa sugeriu, que os deputados concedessem uma penso para qualquer dos nossos melhores professores, ou outra alguma pessoa bem habilitada, viajar pela Europa a instruir-se nos melhores mtodos da instruo primria ali usados (BRASIL. Relatrio do Ministro do Imprio, Bernardo Pereira de Vasconcelos, de 1838, p. 18-9). A proposio do ministro no foi acolhida pelos deputados. O ensino mtuo ainda apareceu na legislao da Corte, do final do ano de 1845, quando foi expedido o Decreto n. 440, de 10 de dezembro, que regulou o modo de realizao dos concursos s Cadeiras Pblicas de Primeiras Letras pertencentes ao Municpio da Corte. Conforme determinava o artigo 8: Far-se- por ltimo o exame da prtica do Ensino Mtuo, do qual o Examinador explicar um s processo, fazendo-o executar pelos Meninos (BRASIL. Decreto n. 440 de 10 de dezembro de 1845, p. 135-38). Conforme indicou Castanha, diante dos baixos resultados do mtodo Lancaster os regulamentos de meados do sculo passaram a sugerir o uso do mtodo simultneo, como alternativa de ensino. O primeiro regulamentos a sugerir o mtodo simultneo foi o da Provncia do Rio de Janeiro, de 1847, o qual no chegou a vigorar plenamente, sendo revogado pela Assembleia provincial. Em 1849, um novo regulamento foi organizado pelo ento presidente da Provncia Coutto Ferraz. O artigo 11 do referido regulamento determinava que o mtodo do ensino das escolas pblicas ser em geral o simultneo. Poder, porm, o presidente da provncia, quando o julgar conveniente, mandar que se adote outro em algumas localidades, conforme seus recursos e necessidades (2007, p. 423). H vrios indcios de que

o mtodo mtuo continuou sendo praticado durante o Imprio, mas no mais estimulado de forma oficial.

A Historiografia e a Crtica Historiogrfica: os desafios da crtica contextualizada

A opo pelo ensino mtuo na Lei de 15 de outubro de 1827 foi, e vem sendo, objeto de anlises e crticas pela historiografia educacional. Nesse debate temos autores que fazem a defesa do mtodo, outros tecem crticas veladas tendo como base estudos fundamentados em fontes da poca, enquanto outros fazem uma crtica exacerbada pela sua escolha Vejamos alguns exemplos: Almeida ao refletir sobre as condies da instruo pblica no incio Imprio defendeu a opo pelo mtodo mtuo e rebateu crticas, reproduzindo ideias defendidas por Chateaubriand. Segundo ele, compreende-se muito bem esta preferncia da lei pelo mtodo de ensino mtuo, quando se sabe que, por este sistema, duzentas, trezentas crianas ou mais podem receber a instruo primria suficiente, sem que haja necessidade de mais que dois ou trs professores. E, ao buscar compreender os baixos resultados do mtodo no Brasil, afirmou o seguinte: s causas do insucesso do mtodo de ensino mtuo entre ns, inerentes situao social do Brasil neste tempo, tais como a falta de pessoal, a incria dos pais etc., preciso ajuntar aquela, j assinalada, de no se ter um edifcio conveniente para a aplicao do sistema (1989, p. 59-60). Chaia, ancorada em Poul Monroe, defendeu a opo pelo mtodo nos seguintes termos:
No defendemos o sistema Lancasteriano, embora tenhamos que considerar que, transportado para a poca da adoo, onde os mtodos e as tcnicas educacionais eram mnimas, o sistema tenha contribudo para acostumar o povo s escolas para as suas massas, a contribuir para a manuteno delas individualmente e gradativamente, educar o povo para considerar a educao como funo do Estado. Alm disso, introduziu um melhor sistema de graduao, pois todas as escolas lancasterianas eram rigorosamente graduadas base do trabalho de aritmtica e tambm de ortografia e de leitura (1965, p. 25).

Recentemente, Alves, ao estudar a constituio do trabalho didtico na escola moderna dedicou um captulo para tratar do sistema lancasteriano, cuja a inteno a de contribuir para a restaurao da importncia de que se revestiu o ensino mtuo no Brasil, ao longo do sculo XIX (2005, p. 115).

Dentre o os exemplos de estudiosos que se dedicaram a estudar a experincia do ensino mtuo no Brasil destacam-se: Bastos (1999), Villela (1999), Faria Filho e Rosa (1999) Neves (2003), Castanha (2007, 2011). Esses autores debruaram-se sobre as fontes de poca, cada uma a sua maneira e com objetos especficos, produzindo reflexes histricas coesas, fazendo crticas historiogrficas e apontado possibilidades e limites execuo do mtodo de ensino mtuo, no Brasil do sculo XIX. Dentre o conjunto dos autores que fizeram uma crtica exacerbada aos homens do sculo XIX, que optaram pela adoo do mtodo mtuo no Brasil destacam-se os seguintes: Azevedo, na obra A Cultura Brasileira, tratou do tema desta forma:
A introduo do mtodo Lancaster ou ensino mtuo e as esperanas que suscitou constituem um dos episdios mais curiosos e significativos dessa facilidade, que nos caracterstica, em admitir solues simplistas e primrias para problemas extremamente complexos (1996, p. 588).

Werebe, ao escrever sobre a educao na coleo de Histria Geral da Civilizao Brasileira, fez a seguinte afirmao. S mesmo o descaso com que o ensino primrio era tratado e a falta de viso na busca de solues para problemas educacionais permitem entender a adoo, por tanto tempo, do mtodo lancasteriano, nas escolas primrias brasileiras. E depois de descrever o mtodo e falar de seu abandono por parte dos europeus, acrescentou:
Insistia-se, aqui, em acreditar na possibilidade de se resolver, com ele, de maneira fcil e econmica, um grave problema educacional. A persistncia no erro denota o desinteresse e a incompetncia com que os responsveis pela educao, no Imprio, cuidavam da educao popular (1985, p. 36970).

Por sua vez Xavier, Ribeiro e Noronha ao analisar a introduo do ensino mtuo, concluram:
Aqui, ao contrrio, a sua adoo expressa exatamente a desmotivao do Estado agroexportador e escravocrata em garantir as condies mnimas para o funcionamento da escola pblica, ou seja, a formao e a remunerao adequada de professores. Dessa forma, acabou se transformando num fator a mais para a fragilizao, em termos de qualidade, do ensino pblico elementar implantado no perodo (1994, p. 65).

Estes so alguns exemplos de como os historiadores vm se posicionando sobre as experincias do ensino mtuo no Brasil. De modo geral, as questes enfatizadas pela historiografia so as seguintes: a opo pelo mtodo evidencia um descompromisso com a instruo popular; o mtodo foi preferido

10

pelos baixos custos de implantao; no havia edifcios e utenslio adequados para a prtica do mtodo; falta de professores qualificados. Quanto a estas problemticas gostaria de fazer alguns questionamentos e consideraes, cujo objetivo estimular o debate e pesquisas sobre o tema. Quando os legisladores de 1827 debateram e aprovaram medidas para difundir a educao no Brasil e optaram pelo mtodo Lancaster, expressaram a desmotivao do Estado, ou o descompromisso com a educao popular? Certamente no. Aqueles homens apenas acompanharam a dinmica da histria e acreditaram que as experincias bem sucedidas nos outros pases, tambm poderiam acontecer aqui. Em outras palavras, eram homens que viveram num determinado contexto e buscaram as inovaes pedaggicas possveis naquele tempo, como alternativa para solucionar os problemas educacionais do Brasil. O mtodo Lancaster era o que havia de mais moderno em termos educacionais na poca, tanto que a sua adoo na legislao foi defendida, quase que de forma unnime entre os deputados e senadores, como se pode evidenciar na anlise dos Anais da Cmara dos Deputados e do Senado Brasileiro de 1827. Possivelmente, a questo da viabilidade econmica, seja um dos pontos de maior consenso entre os historiadores, contribuindo decisivamente na escolha do mtodo Lancaster. Ao buscar compreender a histria do ensino mtuo no Brasil, Heloisa Villela afirmou o seguinte:
Nas fontes pesquisadas, em nenhum momento aparecem elogios quanto parte propriamente pedaggica do mtodo, isto , ao seu potencial de instruir bem. Pelo contrrio, no o seu aspecto qualitativo, mas, sim, o quantitativo que sempre enaltecido, ou seja, a possibilidade de instruir muitas pessoas ao mesmo tempo e a um baixo custo. (1999, p. 55-6).

O artigo 5 da Lei de 15 de outubro de 1827 tratava dos custos das escolas de ensino mtuo estabelecendo o seguinte:
Para as escolas do ensino mtuo se aplicaro os edifcios, que couberem com a suficincia nos lugares delas, arranjando-se com os utenslios necessrios custa da Fazenda Pblica e os Professores que no tiverem a necessria instruo deste ensino, iro instruir-se em curto prazo e custa dos seus ordenados nas escolas das capitais (BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827, p. 71).

Est evidente que o referido artigo estabelecia as condies ideais para a prtica do mtodo lancasteriano, ou seja, edifcios adequados equipado com os utenslios necessrios prtica pedaggica, alm, claro, da necessidade de formao dos mestres.

11

Sobre este consenso da historiografia fao as seguintes observaes: a) Boa parte dos estudos no esto fundamentados em fontes da poca ou utilizaram-se de fontes produzidas, provavelmente, em perodos posteriores a introduo do mtodo no Brasil. b) Ao estudar os debates parlamentares que resultaram na aprovao da lei de 1827, possvel perceber uma ampla defesa do mtodo pela possibilidade de um ensino rpido e pelo controle disciplinar dos alunos. c) Nos debates parlamentares no houve deputados e senadores que defendessem a escolha do mtodo Lancaster por ser econmico. Pelo contrrio, vrios parlamentares alegaram que no se poderia criar escolas de ensino mtuo em todos os lugares devido falta de recursos pblicos. Por exemplo, o senador Pedro Jos da Costa Barros - Cear, ao debater o artigo 4 do projeto assim argumentou: Como vejo que este o melhor mtodo, no acho dificuldade alguma em estabelecer em todos os lugares, salvo o estado das finanas das provncias. Por sua vez, o senador Marqus de Santo Amaro (Jos Egdio Alves de Almeida - Rio de Janeiro) contestou, alegando que o motivo de o projeto no prever a existncia de escolas pelo mtodo mtuo, em todos os lugares, no era por falta de recursos, mas, sim, de mestres. Ao retomar a palavra, Costa Barros, sustentou que era por falta de recursos porque se sabe que as no pode haver em todos os lugares pelo mtodo de Lancaster, em razo do estado da Fazenda Pblica (Anais do Senado Federal, sesso de 14 de agosto de 1827, vol. 2, p. 186). d) O artigo deixa claro que as escolas deveriam funcionar em edifcios adequados, com os utenslios necessrios, tudo bancado s custas da fazenda pblica. Como, o Estado no dispunha de edifcios, tinha que alug-los a altos custos. e) Os professores habilitados no mtodo mtuo se enquadravam na faixa mxima de salrio prevista na lei, ou seja, 500$000. Portanto, ao analisarmos o conjunto da lei, fica claro que o texto final aprovado tornou as escolas regidas pelo mtodo mtuo bem mais caras do que quelas regidas pelo mtodo individual. Assim, a tese do baixo custo no se sustenta se tomarmos como fontes os debates que resultaram na escolha do mtodo e os documentos produzidos logo depois. Tal tese foi construda por estudiosos que fizeram suas anlises distanciadas do contexto ou utilizaram-se de fontes que visavam difundir o mtodo ou do perodo de crtica a utilizao do mesmo. Ao consultarmos os relatrios dos ministros e presidentes de provncia produzidos na dcada de 1830, percebemos sim uma crtica aos resultados do mtodo lancasteriano, porm geralmente atribuda s precrias condies fsicas dos edifcios escolares, falta dos utenslios adequados e desqualificao dos professores, mas no ao carter pedaggico do mtodo.

12

Quanto formao dos mestres, os debates e o texto aprovado evidenciam que os parlamentares no se preocuparam, de fato, com o problema. Apesar de vrios deles defenderem que os professores deveriam ser bem remunerados, no criaram os mecanismos adequados para a qualificao, responsabilizando cada professor pela sua formao. A alternativa encontrada foi a formao na prtica, que aconteceria na escola de ensino mtuo da capital, a qual acreditava-se que seria regida por um professor qualificado. Como determinava o artigo 15 da lei de 1827, os castigos escolares seriam os praticados pelo mtodo Lancaster. O senador Marqus de Caravelas (Jos Joaquim Carneiro de Campos - Bahia) definiu sinteticamente os princpios do mtodo:
Estes castigos reduzem-se a fazer passar o discpulo que erra, do lugar em que est, para outro inferior, quando o seu erro emendado por outro que estava neste lugar; lembrana mui plausvel, porque deste modo se criam na mocidade sentimentos de brio. A palmatria, as disciplinas, s servem para lhes fazer perder a vergonha, e torn-los destemidos (Anais do Senado Federal, sesso de 29 de agosto de 1827, vol. 2, p. 265).

Os castigos corporais foram amplamente criticados pelos deputados, todavia eles no foram eliminados com a adoo do sistema de Lancaster. A anlise da documentao produzida nos anos subsequente aprovao da Lei de 1827 revela que poucas as escolas de ensino mtuo puderam ser criadas aps a sua promulgao. Assim que a lei foi sancionada, os presidentes, em conselhos, passaram a encaminhar Assembleia Geral solicitaes para a criao de escolas nas suas respectivas provncias. Todavia, para que uma escola de ensino mtuo fosse criada era necessrio que o professor fosse aprovado em todas as matrias estabelecidas pelo artigo 6 da lei. A grande maioria dos candidatos no dominava o conjunto de conhecimentos que a lei exigia, principalmente as noes mais gerais de geometria prtica. Esse fator impediu a contratao de forma vitalcia dos professores e, consequentemente, a criao de escolas de ensino mtuo. A falta de professores habilitados levou a assembleia Geral Legislativa a permitir a contrao de professores sem as devidas habilitaes, mas, somente de forma interina e com um salrio mais baixo, inclusive, abaixo do previsto na lei de 1827.

Consideraes Finais

A opo pelo mtodo lancasteriano na Lei de 15 de outubro de 1827, no significou um descaso por parte do Estado para com a instruo pblica, nem mesmo representou um

13

barateamento dos custos difuso de escolas. O mtodo Lancaster representava o que havia de mais moderno na prtica pedaggica da poca. De modo geral, os resultados da utilizao do ensino mtuo no Brasil ficaram muito aqum do esperado. E isso se deu por vrios fatores, tais como: falta de professores habilitados, de materiais didticos apropriados, de edifcios adequados, de recursos financeiros. Alm destes, plenamente aceitos pelos historiadores, h outro fator que no tem sido considerado pelos estudiosos do mtodo, no Brasil. Trata-se do baixo nmero de alunos que frequentavam as escolas pblicas. O mtodo foi elaborado para atender a um grande nmero de alunos na mesma escola, mas esta no era a realidade da maioria das escolas. A mdia de alunos por escolas no sculo XIX girava entre 50 e 60, desta forma, os grupos ficavam reduzidos, fazendo com que os professores pouco se utilizassem de monitores trabalhando, em muitos casos, de maneira individualizada. Tal condio, com o tempo descaracterizou todo o sistema lancasteriano. A prpria modalidade de formao de professores, pelo mtodo Lancaster, em essncia, estava comprometida, pois, numa escola com 20, no mximo 30 alunos, a lgica do processo no seria apreendida. Na Inglaterra prindustrial e em outras cidades da Europa, o sistema teve sucesso porque havia muitas crianas, a vida urbana era dinmica e intensa, completamente diferente da situao do Brasil da primeira metade do sculo XIX. Afirmaes e/ou concluses da historiografia que condenam os homens do passado pelas escolhas que fizeram porque a histria demonstrou que no foram bem sucedidas caracterizam-se como anacrnicas, pois esto fundadas em contextos posteriores, muitas vezes, os vivenciados pelos prprios autores. As crticas aos homens do passado podem e devem ser feitas, desde que consideradas as condies histricas vivenciadas por aquela sociedade.

Bibliografia

ALMEIDA, J. R. P. de. Histria da instruo pblica no Brasil (1500-1889): histria e legislao. So Paulo: EDUC; Braslia: INEP, 1989. ALVES, G. L. O trabalho didtico na escola moderna: formas histricas. Campinas: Autores Associados, 2005. AZEVEDO, F. de. A Cultura Brasileira. 6 ed. Braslia: UnB; Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

14

BASTOS, M. H. C. O ensino mtuo no Brasil (1008-1827). In: ______ e FARIA FILHO, L. M. (orgs). A Escola elementar no sculo XIX: o mtodo monitorial/mtuo. Passo FundoRS: Ediupf, 1999, p. 95-118. BRASIL. Anais da Cmara dos Deputados, de 18 de julho de 1827. Disponvel em: http://imagem.camara.gov.br/dc_20b.asp?selCodColecaoCsv=A&Datain=18/7/1827 Acessado em 11 de maro de 2012. ______. Anais do Senado Federal, de 14 de agosto de 1827, vol. 2. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/publicacoes/anais/asp/PQ_Resultado.asp Acessado em 11 de maro de 2012.
______.

Anais do Senado Federal, de 29 de agosto de 1827, vol. 2. Disponvel em:

http://www.senado.gov.br/publicacoes/anais/asp/PQ_Resultado.asp Acessado em 11 de maro de 2012. ______. Assembleia Geral Constituinte e Legislativa (1823). Dirio da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio do Brasil 1823. Vol. I. Braslia: Senado Federal, 2003. ______. Aviso n. 182 do Ministrio dos Negcios do Imprio de 22 de agosto de 1825. Manda promover nas Provncias a introduo e o estabelecimento de Escolas pblicas de primeiras letras pelo Mtodo Lancasteriano. Coleo das Decises do Governo do Imprio do Brasil de 1825. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1885.
______.

Deciso n. 138 do Ministrio da Guerra de 11 de junho de 1824. Sobre os Militares

vindos das Provncias para se instrurem no mtodo do Ensino Mtuo. Coleo das Decises do Governo do Imprio do Brasil de 1824. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1886.
______.

Deciso n. 275 do Ministrio dos Negcios do Imprio, de 2 de setembro de 1831. D

providncias a bem do ensino primrio nas escolas pblicas. Coleo das Decises do Governo do Imprio do Brasil de 1831. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1876. ______. Decreto de 3 de julho de 1820. Concede a Joo Batista de Queiroz uma penso anual, para ir Inglaterra aprender o sistema Lancasteriano. Coleo das Leis do Brasil de 1820. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889.
______.

Decreto de 1 de maro de 1823. Cria uma Escola de primeiras letras, pelo mtodo do

Ensino Mtuo para instruo das corporaes militares. Coleo das Decises do Governo do Imprio do Brasil de 1823. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1887.

15

______. Decreto n. 69 do Ministrio da Guerra de 29 de abril de 1823. Manda tirar dos corpos de linha das provncias um ou dois indivduos para frequentarem nesta Corte as escolas do ensino mtuo pelo mtodo de Lancaster. Coleo das Decises do Governo do Imprio do Brasil de 1823. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1887. ______. Decreto n. 18, de 5 de agosto de 1833 sancionando Ato do Poder Legislativo. Providencia sobre o provimento das cadeiras de primeiras letras pelo mtodo Lancasteriano nas Provncias, onde este no se acha em prtica. Coleo das Leis do Imprio do Brasil de 1833 - Parte Segunda. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1873. ______. Decreto n. 440 de 10 de dezembro de 1845. Regula o modo dos concursos s Cadeiras Pblicas de Primeiras Letras pertencentes ao Municpio da Corte. Coleo das Leis do Imprio do Brasil de 1845 Tomo VIII Parte II. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1846. ______. Lei de 15 de outubro de 1827, sancionando Ato do Poder Legislativo. Manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Imprio. Coleo das Leis do Imprio do Brasil de 1827 Primeira parte. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional 1878. ______. Relatrio do Ministro dos Negcios, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. Apresentado Assembleia Geral Legislativa em 1833. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1833. ______. Relatrio do Ministro dos Negcios do Imprio, Bernardo Pereira de Vasconcelos. Apresentado Assembleia Geral Legislativa, em maio de 1838. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1838. CASTANHA, A. P. O Ato Adicional e a instruo elementar no Imprio: descentralizao ou centralizao? So Carlos-SP: UFSCar, 2007. (Tese de Doutorado). ______. Edio crtica da legislao educacional primria do Brasil imperial: a legislao geral e complementar referente Corte entre 1827 e 1889. Campinas: Faculdade de Educao, 2011 (Relatrio de Estgio de Ps-doutorado). CHAIA, J. Financiamento escolar no segundo Imprio. Marlia-SP: Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, 1965. EBY, F. Histria da educao moderna: sc. XVI/sc.XX. 5 ed. Porto Alegre: Globo, 1978.

16

FARIA FILHO, L. M. e ROSA, W. M. O ensino mtuo em Minas Gerais (1823-1840). In: BASTOS, M. H. e FARIA FILHO, L. M. (orgs). A Escola elementar no sculo XIX: o mtodo monitorial/mtuo. Passo Fundo-RS: Ediupf, 1999, p. 177-196. FERNANDES, R. A difuso do ensino mtuo em Portugal no comeo do sculo XIX. In: BASTOS, M. H. e FARIA FILHO, L. M. (orgs). A Escola elementar no sculo XIX: o mtodo monitorial/mtuo. Passo Fundo-RS: Ediupf, 1999, p. 25-44. MANACORDA, M.. Histria da Educao: da antiguidade aos nossos dias. 11 ed. So Paulo: Cortez, 2004. MENDONA, H. J. da C. Educao elementar. In: Correio Braziliense. Londres, 1816, nmeros 95, 96, 97, 98, 99, 100 e 101, Caderno Miscelnea. Disponvel em: http://www.brasiliana.usp.br/ Acessado em fevereiro de 2012. NEVES, F. M.. O mtodo lancasteriano e a formao disciplinar do povo (So Paulo, 18081889). Assis-SP: UNESP, 2003. (Tese de doutorado). VILLELA, H. O ensino mtuo na origem da primeira escola normal do Brasil. In: BASTOS, M. H. e FARIA FILHO, L. M. (orgs). A Escola elementar no sculo XIX: o mtodo monitorial/mtuo. Passo Fundo-RS: Ediupf, 1999, p. 145-176. WEREBE, M. J. G.. Educao. In: HOLANDA, S. B. e CAMPOS, S. B. Histria Geral da Civilizao Brasileira. 4 ed. So Paulo: Difel, 1985. Tomo II vol. 4. XAVIER, M. E.; RIBEIRO, M. L.; NORONHA, O. M. Histria da educao: a escola no Brasil. So Paulo: FTD, 1994.

You might also like