You are on page 1of 23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Redes Sociais na Internet: Consideraes Iniciais 1


Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Catlica de Pelotas raquelrecuero@terra.com.br

Raquel da Cunha Recuero 2

Resumo: O presente artigo discute a insuficincia dos modelos de redes igualitrias, pequenos mundos e redes sem escalas para dar conta do problema das redes sociais estabelecidas atravs da comunicao mediada por computador Abstract: The present article discusses the insufficience of egalitarian networks model, small world model and scalefree model to explain social networks established through computer mediated-communication. Resum: L'article suivant discute la l'insuffisance des modles de rseaux galitaire, petits mondes et scale-free pour expliquer les rseaux sociaux tablis par la communication mediatise par ordinateur. Resumen: El presente artculo discute los problemas del modelo igualitario de las redes, del modelo de mundos pequeos y del modelo scale-free para explicar las redes sociales establecidas con la comunicacin por la computadora.
Palavras-Chaves: redes sociais, orkut, weblogs. Key-words: social networks, orkut, weblogs. Mots-Cls: rseaux sociaux, orkut, weblogs. Palabras-claves: redes sociales, orkut, weblogs.

Trabalho apresentado no Ncleo de Pesquisa (NP-08) de Tecnologias da Comunicao e Informao do do IV Encontro dos Ncleos de Pesquisa da XXVII INTERCOM, em setembro de 2004, em Porto Alegre/RS.
1

Doutoranda em Comunicao e Informao pelo PPGCOM/UFRGS, mestre em Comunicao e Informao pelo PPGCOM/UFRGS, professora da Escola de Comunicao da Universidade Catlica de Pelotas (ECOS/UCPEL), pesquisadora vinculada a ncleos de pesquisa em comunicao da UFRGS e da UCPel.
2

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Introduo O interesse no estudo de redes complexas3 permeia todo o sculo XX. Iniciado pelas cincias exatas, notadamente matemticos e fsicos trouxeram as maiores constribuies para o estudo das redes, que depois foram absorvidas pela sociologia, na perspectiva da anlise estrutural das redes sociais. O presente artigo busca trazer ao debate os modelos de estudo das redes complexas e sua aplicabilidade para as redes sociais na Internet Trabalhando a partir da perspectiva da anlise estrutural das redes sociais e dos modelos de Barabsi e Albert, Watts e Strogatz e Erds e Rnyi, o artigo busca discutir as implicaes de suas aplicaes na comunicao mediada por computador, bem como um possvel dilogo entre a perspectiva sociolgica e a perspectiva matemtica desses autores. Resultado de um estudo exploratrio que trabalha com a observao emprica de possveis redes sociais na internet no Orkut, nos weblogs e nos fotologs, o artigo trabalha com exemplos teoria. 1. O Paradigma da Anlise Estrutural das Redes Sociais Os primeiros passos da teoria das redes encontram-se principalmente nos trabalhos do matemtico uler4 que criou o primeiro teorema da teoria dos grafos. Um grafo uma representao de um conjunto de ns conectados por arestas que, em conjunto, formam uma rede. Em cima dessa nova idia,
De acordo com Scharnhorst (2003), as redes complexas podem ser descritas de acordo com Leydesdorff (1994) como "auto-organizaes que podem ser distintas em termos de estgios de desenvolvimento de redes cada vez mais complexas." Traduo da autora: "selforganization can be distinguished in terms of developmental stages of increasingly complex networks." (Leydesdorff, 1994).
3

buscando

clarificar o debate e demonstrando pontos fortes e fracos nessa aplicao da

uler trabalho na soluo de seu enigma das pontes para acesso da cidade prussiana de Knigsberg por volta do seculo XVIII. O problema consistia em atravessas todas as sete pontes que conectavam a cidade sem passar duas vezes pela mesma ponte. Ele demonstrou que isso no poderia ser feito atravs de um teorema em que tratava as pontes como arestas e os lugares que deveriam ser conectados como ns.
4

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 2/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

vrios estudiosos dedicaram-se ao trabalho de compreender quais eram as propriedades dos vrios tipos de grafos e como se dava o processo de sua construo, ou seja, como seus ns se agrupavam .([Buchanan, 2002], [Barabsi, 2003] e [Watts, 2003, 1999]) Essa forma de percepo das coisas como redes seria crucial para a compreenso das relaes complexas do mundo ao nosso redor. Na sociologia, a teoria dos grafos uma das bases do estudo das redes sociais, ancorado na chamada Anlise Estrutural (Degenne e Fors, 1999), proveniente das dcadas de 60 e 705, que dedica especial ateno anlise das estruturas sociais. A importncia dessa abordagem est, fundamentalmente, na sua origem sistmica (Wellman, 1999 e Scharnhorst, 2003), bero da maioria das teorias que procuram descartar o cartesianismo da anlise da parte, buscando a anlise do todo, afirmando que este possui propriedades que vo alm da mera soma de suas partes6. Como essa viso possui uma caracterstica intrinsicamente interdisciplinar, muitos passos importantes na descoberta de propriedades e leis dos fenmenos foram dados em outras cincias, como a biologia e a fsica (Scharnhorst, 2003). A anlise das redes sociais parte de duas grandes vises do objeto de estudo: as redes inteiras (whole networks) e as redes personalizadas (ego-

Segundo Wellman (1999 20-22), a Anlise Estrutural foi construda atravs de trs grandes tradies: primeira, de origem britnica, deve-se o desenvolvimento antropolgico do conceito de rede social. Nela, os tericos britnicos realizaram, atravs de uma perspectiva estrutural-funcionalista, descries da estrutura social, com um foco na maneira atravs da qual a cultura prescreve o comportamento considerado vlido em grupos muito fechados. A segunda, mais centrada nos Estados Unidos, trabalha fundamentalmente na anlise quantitativa e de escopo substantivo (sociometria, por exemplo). Wellman explica que o fundamento principal na teoria dos grafos vem dessa tradio, que buscou na matemtica uma forma de analisar as redes sociais. A terceira foca na busca de explicaes estruturais para os processos polticos. Os tericos desta tradio esto centrados no estudo de processos polticos como resultado de laos de troca e dependncia entre naes e grupos de interesses (pg. 29). Temos, portanto, uma corrente de vis etnogrfico (a primeira), uma de vis quantitativo (a segunda) e uma terceira de vis poltico. A partir delas, desenvolvem-se as abordagens que hoje so utilizadas no estudo das redes sociais.
5

As teorias sistmicas tm sua origem no trabalho do bilogo Luwig Bertalanffy, na dcada de 30, que estabeleceu seus primados como forma de estudar organismos vivos. Posteriormente, ela tem relaes com as teorias da complexidade, da ciberntica e da prpria comunicao.
6

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 3/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

centered networks) ([Watts, 2003], [Degenne e Fors, 1999], [Wellman, 1999, 2001 e 2003] e [Garton et. al, 1997]) O primeiro aspecto focado na relao estrutural da rede com o grupo social. "As redes, de acordo com esta viso, so assinaturas de identidade social - o padro de relaes entre os indivduos est mapeando as preferncias e caractersticas dos prprios envolvidos na rede." (Watts, 2003: 48) O segundo foco estaria no papel social de um indivduo poderia ser compreendido no apenas atravs dos grupos (redes) a que ele pertence, mas igualmente, atravs das posies que ele tem dentro dessas redes. A diferena entre os dois focus est no corpus da anlise escolhida pelo pesquisador. Garton et al. (1997, online) explica que a anlise de redes sociais foca principalmente nos padres de relaes entre as pessoas. O estudo de redes sociais "reflete uma mudana do individualismo comum nas cincias sociais em busca de uma anlise estrutural"7. Para ir alm dos atributos individuais e considerar as relaes entre os atores sociais, a anlise das redes sociais busca focar-se em novas "unidades de anlise", tais como: relaes (caracterizadas por contedo, direo e fora), laos sociais (que conectam pares de atores atravs de uma ou mais relaes), multiplexidade (quanto mais relaes um lao social possui, maior a sua multiplexidade) e composio do lao social (derivada dos atributos individuais dos atores envolvidos). O estudo de redes sociais procura tambm levar para a sociedade os elementos principais estudados em uma rede, tais como densidade da rede, clusterizao8 e etc. Inicialmente, os socilogos acreditavam que as unidades bsicas dessas redes sociais eram as dades, ou seja, as relaes entre duas pessoas seriam a menor estrutura relacional da sociedade. E com isso, as relaes entre indivduos que formaria um grupo se dariam de modo mais ou menos
Traduo da autora: "reflects a shift from the individualism commum in the social sciences towards a structural analysis".
7

Clusters so grupos de ns muito conectados. Em termos de redes sociais, os clusters so considerados grupos sociais coesos. Eles so unidos a outros grupos atravs de laos individuais de seus membros.
8

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 4/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

aleatrio (Wellman, 1999:31). Um segundo foco de anlise para as redes sociais seriam as trades, de formato triangular9. Nesse modelo, temos duas pessoas com um amigo em comum. Essas duas pessoas tm, deste modo, mais possibilidade de conhecerem-se entre si e de fazerem parte de um mesmo grupo. Ora, partindo dessa perspectiva, a anlise estrutural das redes sociais procura focar na interao como primado fundamental do estabelecimento das relaes sociais entre os agentes humanos, que originaro as redes sociais, tanto no mundo concreto, quanto no mundo virtual. Isso porque em uma rede social, as pessoas so os ns e as arestas so constitudas pelos laos sociais gerados atravs da interao social10. Quando se trata de analisar a interao atravs da mediao do computador, portanto, necessrio que exista um locus onde essa interao possa e efetivamente acontea, para que possamos falar em redes geradas por essas ferramentas.11 2. Os Novos Estudos : Modelo de Redes Aleatrias, Modelo de Mundos Pequenos e Modelo de Redes Sem Escalas Nos ltimos anos, toda uma ateno renovada tem sido dadas s redes complexas atravs de estudos das reas da fsica aplicados s redes, sejam sociais ([Watts , 1999 e 2003,] [Newman, 2004], Adamic e Adar [2004]) e s redes como um todo (Barabsi, 2003). Nessas novas perspectivas, foram

A viso da trade como elemento estrutural bsico de uma organizao social remonta aos estudos de Simmel. Entretanto, de acordo com Watts (2003, 36-38), foi o matemtico Anatol Rappoport, entretanto, o primeiro a observar tal fenmeno pelo ponto de vista da dinmica de estruturao de um grupo: Uma tride tem mais possibilidade de vir a se conhecer no tempo, mostrando como se formariam grupos sociais.
9

Uma rede social constituda de ns (indivduos) conectados por laos sociais (Watts, 2003:75).
10

Wellman (2001:2) mostra que as redes de computadores so redes sociais porque conectam pessoas."Quando as redes de comunicao mediada por computador conectam pessoas, instituies e conhecimento, elas so redes de suporte social por computador. ". (Traduo da autora: "When computer-mediated communication networks link people, institutions or knowledge, they are computer-supported social networks.")
11

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 5/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

criados modelos, numa tentativa de explicar caractersticas e propriedades das redes. Watts (2003:28) afirma que a diferena entre os novos estudos de redes e os antigos que "no passado, as redes foram vistas como objetos de pura estrutura, cujas propriedades estavam fixadas no tempo. Nenhuma dessas assertivas poderia estar mais distante da verdade."12 Para Watts, preciso levar em conta que nas redes, os elementos esto sempre em ao, "fazendo algo", e que elas so dinmicas, esto evoluindo e mudando com o tempo. Portanto, a questo crucial para a compreenso dessas redes sociais passava tambm pela sua dinmica de sua construo e manuteno. Portanto, a novidade das novas abordagens sobre redes e sua possvel constribuio para o estudo das redes sociais est no fato de perceber a estrutura no como determinada e determinante, mas como mutante no tempo e no espao. 2.1. Modelo de Redes Aleatrias Um dos primeiros estudos sobre grafos e suas propriedades o do matemtico Paul Erds, em conjunto com Alfred Rnyi, tambm matemtico ([Watts, 2003, 1999], Barabsi [2003], Buchanan[2002]). Eles escreveram vrios trabalhos sobre a teoria dos grafos, dentre os quais se destaca sua teorizao sobre "grafos randmicos" (random graphs). Pensando sobre como se formariam as redes sociais13, eles demonstraram que bastava uma conexo entre cada um dos convidados de uma festa, para que todos estivessem conectados ao final dela. Erds e Rnyi ainda atentaram para outro fato: Quanto mais links eram adicionados, maior a probabilidade de serem gerados clusters, ou seja, grupos de ns mais conectados. Uma festa, portanto, poderia ser um conjunto de clusters (grupos de pessoas) que de tempos em tempos
Traduo da autora, No original: "(...)in the past, networks have been viewed as objects of pure structure whose proprierties are fixed in time. Neither os these assumptions could be further from the truth." (grifos do autor)
12

O trabalho de Erds e Rnyi considerado fundamentalmente importante porque foi o primeiro a relacionar grafos com redes sociais e tentar aplicar suas propriedades e caractersticas para grupos humanos.(Barabsi, 2003:19)
13

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 6/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

estabeleciam relaes com outros grupos (rede). Entretanto, como esses ns se conectariam? Eles acreditavam que o processo de formao dos grafos era randmico, no sentido de que esses ns se agregavam aleatoriamente. Dessa premissa, Erds e Rnyi concluram que todos os ns, em uma determinada rede, deveriam ter mais ou menos a mesma quantidade de conexes, ou igualdade nas chances de receber novos links, constituindo-se, assim, como redes igualitrias (Barabsi, 2003: 9-24). Para os autores, quanto mais complexa era a rede analisada, maiores as chances dela ser randmica. 2.2. Modelo de Mundos Pequenos Observando as redes sociais como interdependentes umas das outras, palusvel perceber que todas as pessoas estariam interligadas umas s outras em algum nvel. O socilogo Stanley Milgram, na dcada de 60, foi o primeiro a realizar um experimento para observar os graus de separao entre as pessoas. ([Dgene e Fors, 1999], [Buchanan, 2002]; [Barabasi, 2003] e [Watts, 2003]). Ele enviou uma determinada quantidade de cartas a vrios indivduos, de forma aleatria, solicitando que tentassem enviar a um alvo especfico. Caso no conhecessem o alvo, as pessoas eram solicitadas ento, a enviar as cartas para algum que acreditassem estar mais perto dessa pessoa. Milgram descobriu que, das cartas que chegaram a seu destinatrio final, a maioria havia passado apenas por um pequeno nmero de pessoas. Isso indicaria que as pessoas estariam efetivamente, a poucos graus de separao umas das outras Isso indiciaria que estaramos, efetivamente, vivendo em um "mundo pequeno". Outra importante contribuio para o o problema da estruturao das redes sociais foi dada pelo socilogo Mark Granovetter (1973). Em seus estudos, ele descobriu que chamou de laos fracos (weak ties) seriam muito mais importantes, na manuteno da rede social do que os laos fortes (strong ties), para os quais habitualmente os socilogos davam mais importncia. Granovetter mostrou tambm que pessoas que compartilhavam laos fortes

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 7/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

(de amigos prximos, por exemplo) em geral participavam de um mesmo crculo social (de um mesmo grupo que seria altamente clusterizado). J aquelas pessoas com quem se tinha um lao mais fraco, ou seja, conhecidos ou amigos distantes, eram justamente importantes porque conectariam vrios grupos sociais. Sem elas, os vrios clusters existiriam como ilhas isoladas e no como rede. O trabalho de Granovetter traz novamente tona a importncia das trades nas redes sociais. Ora, dois desconhecidos que tm em comum um amigo possuem muito mais chances de virem a se conhecer no tempo do que um padeiro da Argentina e um agricultor chins. As redes sociais, portanto, no so simplesmente randmicas. Existe algum tipo de ordem nelas. A partir do experimento de Milgram e das teorias de Granovetter, Ducan Watts e seu orientador, Steven Strogatz (Watts, 1999 e 2003), descobriram que as redes sociais apresentavam padres altamente conectados, tendendo a formar pequenas quantidades de conexes entre cada indivduo. Eles criaram um modelo semelhante ao de Erds e Rnyi, onde os laos eram estabelecidos entre as pessoas mais prximas e alguns laos estabelecidos de modo aleatrio entre alguns ns transformavam a rede num mundo pequeno (Watts, 2003, 1999). Esse modelo demonstraria que a distncia mdia entre quaisquer duas pessoas no planeta no ultrapassaria um nmero pequeno de outras pessoas, bastando que alguns laos aleatrios entre grupos existissem14.. (Buchanan, 2002) O modelo de Watts e Strogatz especialmente aplicado para as redes sociais e mostram uma rede mais prxima da realidade das redes sociais: Cada um de ns tem amigos e conhecidos em vrios lugares do mundo, que por sua vez, tm outros amigos e conhecidos. Em larga escala, essas conexes mostram a existncia de poucos graus de separao entre as pessoas no planeta. Alm disso, eles mostraram que bastavam poucos links entre vrios

Segundo Adamic e Adar (2004:2), justamente a existncia de atalhos entre os indivduos em uma rede que caracteriza a existncia desses mundos pequenos.
14

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 8/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

clusters para formar um mundo pequeno numa grande rede, transformando a prpria rede num grande cluster (Buchanan, 2002). 2.3. O Modelo das Redes Sem Escalas O primeiro problema da teoria dos mundos pequenos de Watts foi explicado por Barabsi (2003: 55-64) pouco tempo aps a publicao do trabalho. Watts tratava as suas redes sociais como redes aleatrias, ou seja, redes em que as conexes entre os ns (indivduos) eram estabelecidas de modo aleatrio, exatamente como Erds e Rnyi anos antes. Entretanto, Barabsi (2003) demonstrou que as redes no eram formadas de modo aleatrio. Ele acreditava que, como os estudos de Watts e Strogatz, bem como de Granovetter tinham apontado, existia uma ordem na dinmica de estruturao das redes, algumas leis bem especficas. Essa lei, ou padro de estruturao, foi chamada por Barabsi de "rich get richer"- ricos ficam mais ricos. Ou seja, quanto mais conexes um n possui, maiores as chances de ele ter mais novas conexes. Ele chamou essa caracterstica de preferential attachment ou conexo preferencial: Um novo n tende a se conectar com um n pr-existente, mas mais conectado. Essa assertiva implica em outra premissa fundamental: As redes no seriam constitudas de ns igualitrios, ou seja, com a possibilidade de ter, mais ou menos, o mesmo nmero de conexes. Ao contrrio, tais redes possuriam ns que seriam altamente conectados (hubs ou conectores) e uma grande maioria de ns com poucas conexes. Os hubs seriam os "ricos", que tenderiam a receber sempre mais conexes. As redes com essas caractersticas foram denominadas por ele "sem escalas"15 (scale free).

O nome "sem escalas" advm de caractersticas da representao matemtica da rede, que segue uma curva denominada "power law". Matematicamente, as redes sem escala apresentam uma distribuio muito particular, denominada "power law" (uma curva logaritmica que descresce abruptamente a nveis prximos de um mnimo e mantm-se assim, construindo uma longa "cauda". "A distribuio power law implica que uma abundncia de ns possui apenas alguns links e uma minoria pequena, mas significativa, tem a grande maioria de links (Barabsi, 2001, traduo da autora: "...the power law distribution implies
15

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 9/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Scharnhorst (2003, online) discute a existncia de uma relao entre os modelos de redes sem escala e de mundos pequenos. De acordo com ela, "algumas vezes, as duas caractersticas podem ser atribudas s redes. Outras vezes, a diferena radical desses dois tipos de rede destacada"16. O modelo de Barabsi e Albert, por exemplo, tem um grau de conectividade muito baixo, j que apenas alguns ns esto altamente conectados, a maioria tem poucos links. Alm disso, uma rede sem escalas no , necessariamente, um mundo pequeno. J o modelo de Watts e Strogatz tem um grau de conectividade parecido com o de um grfo aleatrio (Erds e Rnyi), mas tem um alto grau de conexo entre os ns. Scharnhorst (2003, online) explica ainda que preciso que se atente para o fato de que os modelos foram criados sob a forma terica, em testes realizados em computadores. No mundo real, as redes costumam exibir um grau de distribuio (conectividade) variado, que no necessariamente funcionam num modelo ou outro. "Dependendo da definio terica escolhida, as propriedades dos dois tipos de rede podem ser encontradas nas redes no mundo real"17, explica. Entretanto, e quanto s redes sociais? Esses modelos seriam suficientes para dar conta do estudo das redes sociais constitudas via comunicao mediada por computador? Os estudos de Barabsi no trabalham especificamente com redes sociais, embora ele explicite que seu modelo aplicvel a todos os tipos de rede. O de Watts e Strogatz direcionado para redes sociais. Ser que os modelos do conta do fenmeno das redes sociais na Internet?

that there is an abundance of nodes with only few links, and a small-but significant-minority that have a very large number of links.") Traduo da autora:" Sometimes, both characteristics are attributed to networks. Sometimes, the radically different character of these two types of networks is highlighted."
16

Traduo da autora: " Depending upon which theoretical definition is chosen, the properties of both network types in real world networks can be found."
17

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 10/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

4. Redes Sociais na Internet Para discutir a validade dos modelos apresentados, trouxemos alguns exemplos de sistemas que poderiam auxiliar a observao das redes sociais na Internet. Esses sistemas funcionam com o primado fundamental da interao social, ou seja, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicao e, portanto, podem ser utilizados para forjar laos sociais. A partir do exemplo deles, procuraremos observar como a aplicao dos modelos pode ser revelar suficiente ou insuficiente e discutir estes aspectos. 4.1. Orkut Inicialmente, um software denominado Orkut18 oferece as primeiras pistas para o desenvolvimento de nossa anlise. Criado por Orkut Buyukokkten, ex-aluno da Universidade de Stantford e lanado pelo Google em janeiro de 2004, o software uma espcie de conjunto de perfis de pessoas e suas comunidades. Desenvolvido com base na idia de "software social"19, ali possvel cadastrar-se e colocar fotos e preferncias pessoais, listar amigos e formar comunidades. O Orkut parece oferecer um prato cheio para uma viso das teorias das redes sociais. Mostrando os indivduos enquanto perfis, possvel perceber suas conexes diretas (amigos) e indiretas (amigos dos amigos), bem como as organizaes sob a forma de comunidades20. Alm disso, existem ferramentas de interao variadas, tais como sistemas de fruns para comunidades, envio de mensagens para cada perfil, envio de mensagens para comunidades, amigos e amigos de amigos (normalmente utilizadas para spam).
18 19

http://www.orkut.com

Sistemas que visam proporcionar conexes entre as pessoas, gerando novos grupos e comunidades, simulando uma organizao social. No Orkut, cada novo membro, ao ser convidado, pode fazer seu perfil, colocando suas informaes pessoais e adicionando amigos (que podem ser classificados em "amigos", "conhecidos", "melhores amigos", ou "desconhecidos", mas esta classificao no disponibilizada para outras pessoas, onde todos aparecem simplesmente como "amigos") e juntando-se a comunidades das mais variadas (interesses, cidade, escolas etc.).
20

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 11/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Em princpio, o Orkut parece demonstrar a existncia de redes sociais amplas, altamente conectadas, com um grau de separao muito pequeno, exatamente como o previsto no modelo de Watts e Strogatz. possvel, inclusive visualisar os "atralhos" ao visualizar perfis de desconhecidos. Entretanto, com uma observao um pouco mais detalhada, percebe-se que a maioria das "distncias" entre os membros do sistema reduzida pela presena de alguns indivduos, que so "amigos de todo mundo". Esses seriam os hubs, ou seja, pessoas altamente conectadas, com um imenso nmero de amigos, que contribuem significativamente para a queda da distncia entre os indivduos no sistema. fcil perceb-los. Enquanto a maioria dos perfis no Orkut no mximo 100 (os menos populares) ou 200 (os mais populares) amigos, algumas pessoas, como o brasileiro Roger Jones21 ou o americano Adam Rifkin22, acalcanam algo em torno de mil amigos. Exatamente como o modelo de Barabsi prope: Uma anlise mais apurada ainda, observar, no entanto, que a aplicao do modelo de Barabsi apresenta alguns problemas. Inicialmente, constata-se que todos os perfis, no Orkut, podem ser avaliados pelos amigos, onde o perfil recebe qualificaes de sensualidade, confiana e interesse. Quanto mais amigos, mais qualificaes se recebe. Existe, assim, um interesse muito grande na popularidade, conseguida atravs de um nmero de amigos cada vez maior. Mas nem todos esses amigos so realmente "amigos"23. Isso porque possvel acrescentar quem se deseja como amigo sem que exista qualquer tipo de interao social entre os envolvidos. Basta fazer o pedido e a outra parte aceitar, em uma relao puramente aditiva. A maioria dessas conexes falsa no sentido de que no apresenta nenhum tipo de interao social e, portanto, no representativa no sentido
21http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10411913000258962067 22 23

http://www.orkut.com/FriendsList.aspx?uid=10589459868564697084

Apesar de ser possvel fazer uma classificao entre os "amigos" (como "desconhecido", "conhecido", "amigo", "grande amigo" e "melhor amigo"), essa classificao no pblica. Portanto, algum classificado como "desconhecido" aparece, para o pblico, como "amigo". www.compos.com.br/e-compos Abril de 2005 - 12/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

de demonstrar a existncia de uma rede social. Trata-se simplesmente de uma "coleo" de perfis, como podemos perceber a partir do exemplo de Adam Rifkin explicando como se tornar to popular quando ele: "True top-of-thepop instafrienders randomly invite new people to be friends all the time."24. H, tambm, comunidades para auxiliar os que desejam ficar famosos a qualquer custo25. E o exemplo do brasileiro Roger Jones, que participa de mais de cinco mil comunidades tambm demonstra isso: H comunidades de pessoas discutindo se ele uma pessoa real, pois jamais interagiu em nenhuma das comunidades em que participa. Se no existe interao social como pressuposto para o estabelecimento dessas conexes no sistema, ser que ele pode ser considerado uma rede social? As conexes no Orkut representam conexes sociais? Ainda que seja possvel discutir at que ponto um hub no Orkut representa um verdadeiro hub em um grupo social, a verdade que, para o sistema, essas pessoas so conectores. Elas representam grandes ns que conectam membros de vrios grupos isolados, e que, atravs delas, tm um grau de separao menor entre si. Mas essas redes no poderiam ser consideradas a priori redes sociais, porque em sua formao (ato de adicionar amigos), elas dispensam a interao social, j que esta no pressuposto para o estabelecimento da conexo. Portanto, eles s funcionam como hubs no sistema do Orkut. A mesma crtica salientada por Watts (2003:111-113): no modelo da rede sem escalas, os laos sociais seriam tratados como independente de custo e, portanto, passveis de ser acumulados pelos hubs. justamente isso que se observa no Orkut. A juno de novos supostos links - laos sociais- se d sem custo algum, na medida em que basta adicionar algum. No existe envolvimento de troca de capital social, nenhum tipo de envolvimento entre os indivduos na diade. Do mesmo modo, a excluso de amigos indolor e passa praticamente despercebida: Basta deletar da lista.
24 25

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19319&tid=11&pmx=3&pno=2 http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40472 Abril de 2005 - 13/23

www.compos.com.br/e-compos

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Ainda assim, poderamos discutir que a interao social estaria nas comunidades. E que elas as tambm podem ser hubs, como a comunidade brasileira "Como ou No Como"26, criada no incio de abril deste ano, e atualmente27 com quase trs mil membros. Conhecida como CoNC, a comunidade tinha por objetivo apresentar perfis de usurios do Orkut que receberiam assim, o julgamento de "como" ou "no como" dos participantes da comunidade. Talvez justamente pela sua proposta, a CoNC imediatamente tornou-se uma das comunidades mais ativas e de crescimento mais rpido do sistema. Essas comunidades tambm poderiam ser consideradas conectores, porque abrangem um grande nmero de participantes, conectando entre si, tambm, outras comunidades28. Entretanto, est a a interao entre as pessoas? No parece ser o caso. A comunidade "Como ou No Como" raramente tem mais do que 50 comentrios por tpico, com um pico mximo de 620 comentrios. Levando-se em conta que a comunidade tem cerca de trs mil membros, no parece haver muita interao. Poder-se-ia argumentar que a interao est dispersa entre os vrios tpicos. No entanto, no parece ser o caso. No CoNC, a maioria expressiva de tpicos apenas um link para o perfil de algum. Ao que parece, tudo se reduz a um quadro de avisos, em que alguem coloca alguma coisa e quem quiser, se desejar, responde. Existem poucos momentos de dilogo e troca entre os membros das comunidades. Ou seja, a quantidade de interao no parece proporcional ao tamanho da comunidade. Mesmo assim, a comunidade continua crescendo muito a cada dia. O que se percebe no Orkut, portanto, que ele possui hubs que parecem estabelecer-se a partir da ordem de "ricos ficarem mais ricos", na
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=34969 Em final de maio de 2004, quando este artigo estava em processo de produo.

26 27 28

As comunidades tambm possuem um espao de "comunidades relacionadas", onde outras comunidades so linkadas. www.compos.com.br/e-compos Abril de 2005 - 14/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

medida em que as pessoas e comunidades mais populares parecem realmente continuar populares atravs do tempo e constituir redes sem escalas. No entanto, preciso notar que existe uma atitude voluntria desses conectores no sentido de aumentar sua popularidade, adicionando novos perfis aleatoriamente sua lista de amigos. Do mesmo modo, existe tambm um esforo voluntrio das comunidades no sentido de aumentar sua lista de membros, o que se reflete, necessariamente, na sua popularidade. Ser que se fosse necessrio algum tipo de interao social para a adio dos perfis esses hubs realmente existiriam? Ser que, retirados esses hubs, no se observaria uma quantidade mdia semelhante de amigos entre todos os membros do sistema, o que caracterizaria um modelo de rede igualitria ou de mundo pequeno? O modelo de Barabsi e Albert, portanto funciona no Orkut, mas apenas no nvel do software. No nvel efetivamente social, ele apresenta problemas. O primeiro deles que a existncia de hubs sociais toma como pressuposto uma relao social que no tenha custos para as partes. Uma relao social, portanto, na qual as partes envolvidas no precisam dispender tempo, capital social e envolvimento para aprofundar ou manter a conexo entre elas. Isso porque seria impossvel para os hubs sociais que conseguissem manter algum tipo de interao com um nmero to imenso de conexes. Um lao social pressupe algum tipo de manuteno, seja ele fraco ou forte. A nica diferena entre esses laos a quantidade de manuteno exigida. Aqui, parece-nos, est outro problema da aplicao do modelo de Barabsi para as redes sociais na Internet: ele no pressupe interao social para o estabelecimento das conexes A dinmica do estabelecimento dos laos sociais como a de "ricos que ficam mais ricos" de difcil anlise neste software. Isso porque as pessoas populares atuam voluntariamente no estabelecimento de conexes, no sendo possvel falar em "conexo preferencial", na medida em que no so os novos ns que se conectam aos hubs, mas estes que se conectam aos novos ns com
www.compos.com.br/e-compos Abril de 2005 - 15/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

o objetivo de aumentar a popularidade. O que observamos que existe algum tipo de "conexo preferencial" unicamente com relao a atitude dos novos ns de procurarem "conhecidos" e tentar adicion-los como amigos, na tentativa de reproduzir redes sociais do mundo offline. O modelo de Watts e Strogatz um pouco mais claro no Orkut. Alm de ser possvel visualizar os clusters sob a forma de grupos e comunidades, percebe-se como essas so unidas entre si atravs dos seus membros, que participam tambm de outros grupos. O Orkut efetivamente um mundo pequeno. No entanto, os mesmos problemas do modelo de Barabsi so visveis aqui. No possvel dizer at que ponto essas distncias sociais entre os indivduos so realmente vlidas porque a maior parte das conexes no pressupe, novamente, interao social. O modelo de Erds e Rnyi parece fazer mais sentido neste sistema. Ora, as conexes no Orkut so estabelecidas de modo aleatrio pelos hubs. Logo, faz sentido entender que todos os ns tm a mesma chance de receber essas conexes. Seria uma rede mais igualitria. Mas essa assertiva no inteiramente verdadeira. Embora muitas conexes seja realizadas de modo aleatrio, no so todas as conexes que so realizadas assim. Muitos procuram conectar-se a seus amigos no mundo offline. Outros, procuram conectar-se apenas a mulheres bonitas. Outros tantos, a pessoas que admirem profissionalmente. A realidade que nem todas as conexes so aleatrias, embora muitas delas o sejam. 4.2. Blogs e Fotologs Blogs e Fotologs tambm apresentam um campo interessante de estudo das redes sociais, na medida em que tambm possuem uma lista de "amigos" ou "blogs/fotologs" favoritos, bem como mecanismos de interao, tais como ferramenta de comentrios, trackbacks e emails. Eles possuem mecanismos semelhantes de funcionamento: As pessoas personalizam a pgina como desejarem (cores, figuras, fontes e etc.) e colocam posts (blocos de texto ou

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 16/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

imagens) com uma certa periodicidade. No caso dos fotologs, embora seja possvel colocar imagens e texto, o privilgio para as imagens. Nos blogs, ao contrrio, o privilgio para os textos. Weblogs e fotologs, portanto, podem representar redes sociais, na medida em que cada weblog ou fotolog representa um indivduo (ou um grupo) e a exposio de sua individualidade (Recuero, 2003). Entretanto, esses sistemas seriam passveis de ser compreendidos pelos modelos que explicitamos? Novamente, aqui ser preciso fazer uma pequena dissociao entre os blogs/fotologs enquanto redes sociais e enquanto redes de websites. Um blog ou fotolog pode representar um hub na medida em que possui uma quantidade enorme de incomming links (links que apontam para si) (Barabsi, 2003:55-58). Entretanto, neste caso, no poderiam ser considerados hubs de uma rede social, a menos que tais links, de alguma forma, representem algum tipo de conexo entre os blogueiros/fotologueiros. Para tanto seria necessrio estudar essas redes a partir do nico espao de interao que o sistema proporcion: os comentrios e trackbacks (Primo e Recuero, 2003) Um weblog poderia ser considerado um hub social na medida em que muitas pessoas relacionam-se com o blogueiro atravs dos comentrios. Do mesmo modo, um fotolog pode ser um hub na medida em que possui muitas conexes sociais entre as pessoas que ali interagem. Nesses sistemas mais fcil observar a interao, na medida em que ela se d de maneira repetida: As pessoas efetivamente "conversam" atravs de comentrios29. Portanto, cada novo comentrio poderia representar uma nova

Um exemplo retirado do fotolog "CornFlake"< http://www.fotolog.net/cornflake/?pid=7878405> mostra dois usurios "conversando" nos comentrios e referindo-se a inteaes sociais anteriores, em outro fotolog. obscure_angel @ 2004-05-23 10:15 said: Desenho lindoooo!!! Adorei seu estilo! E sim sim, os desenhos do meu flog so feitos em programinhas de imagem tipo photoshop, direto com o mouse. :) Kisses. cornflake @ 2004-05-23 10:15 said:
29

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 17/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

conexo. Entretanto, no isso que se observa. Apesar de muitos comentrios efetivamente gerarem novas conexes e relaes sociais, existem tambm comentrios negativos, no sentido de ocasionar uma retrao do indivduo e, muitas vezes um exlio da comunidade (Recuero, 2004 e Recuero, 2003). Portanto, nem todo o comentrio representa uma nova conexo, uma relao aditiva de links. Muitos representam uma relao subtrativa, de dissociao entre ns. Parece-nos, aqui, que h um novo problema no modelo de Barabsi. Reducionista, o modelo da rede sem escalas trata todas as conexes de modo igual, sem diferenciar a qualidade desses links e suas conseqncias para a estrutura da rede social. O modelo de Watts tambm parece no deixar espao para que se analise a qualidade as interaes, bem com o o de Erds e Rnyi. Preocupados com a dinmica e as propriedades estruturais das redes, todos parecem ter se esquecido que essas propriedades so intrinsicamente determinadas pelas interaes em si, que geram ou destrem conexes. Como Watts (2003) afirmou, no h redes "paradas" no tempo e no espao. Redes so dinmicas e esto sempre em transformao. Nos blogs e fotologs possvel observar a dinmica de crescimento das redes atravs dos links. Com os comentrios e a interao social decorrente, alguns blogs e fotologs so acrescentados numa lista de links como "blogs amigos" ou "fotologs amigos". Percebe-se que existe uma dinmica entre as interaes atravs dos comentrios at que a pessoa seja considerada "amiga" e acrescida lista. Muitos tentam barganhar links, numa espcie de troca (Primo e Recuero, 2004). A existncia de "spam" nos comentrios de blogs e fotologs famosos indica a possibilidade de que o link dele seja muito valorizado por constituirse em um hub. Esses blogs e fotlogs podem constituir-se como hubs sociais?

thanx =D mas no existem fotos nessa figura. desenho "puro", pra variar. ;) [fiz um esquema de comentrios, se acabar o espao aqui. linque a do lado] www.compos.com.br/e-compos Abril de 2005 - 18/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

A comunicao mediada por computador pode ser muito eficiente no estabelecimento de laos sociais porque facilita sua manuteno. Basta um comentrio em um blog ou fotolog, um e-mail ou uma breve conversa no ICQ e j se mantm um lao social existente. Portanto, parece-nos que a CMC pode facilitar a constituio de laos fracos e fortes. Como Granovetter demonstrou, os laos importantes para a manuteno da rede so, justamente, os fracos. Deste modo, a CMC atravs dos blogs e fotologs pode estar constribuindo para reduzir a distncia entre as pessoas, aumentando a clusterizao entre os grupos, indo de acordo com o modelo de Watts e Strogatz. Em outras palavras, blogs e fotologs podem estar deixando o mundo ainda menor, seguindo o modelo dos mundos pequenos. Entretanto, como salientamos, esse modelo no proporciona que se observe com rigor o teor dos laos sociais estabelecidos, o teor das interaes. Todas so iguais e possuem o mesmo peso para os autores. O modelo de Barabsi, se aplicado a blogs e fotologs, traz alguns pontos importantes para a discusso: Existem algumas evidncias de que os novos blogs e fotologs procurem contar-se a blogs e fotologs "famosos" (hubs), no sentido de aumentar suas chances de receber comentrios e interagir socialmente. Isso tem uma relao intrnseca com a necessidade de visibilidade (Primo e Recuero, 2004) na Web. As conexes no so feitas de modo aleatrio (contrariando, portanto, o modelo de Erds e Rnyi e o de Watts e Strogats): Elas so feitas de modo intencional. As pessoas escolhem a quem desejam se conectar, levando em conta valores especficos (tais como o capital social de um determinado grupo ou mesmo indivduo). Portanto, os ns no tm a mesma chance de receber comentrios e links: no se trata de uma rede igualitria. Poder-se-ia argumentar que trata-se de uma rede sem escalas. Mas o modelo aqui, novamente, torna-se reducionista. Tratando-se de relaes intencionalmente estabelecidas, o que elas envolvem? Que caractersticas trazem para a rede? Nem todas as interaes tm o mesmo peso e a mesma direo. Muitas sequer so construtivas. Nenhum dos
www.compos.com.br/e-compos Abril de 2005 - 19/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

modelos permite que se analisa, por exemplo, o capital social envolvido em uma relao com uma pessoa muito conectada. Concluses e Apontamentos para Discusso Como procuramos demonstrar, os modelos de anlise das redes propostos por Erds e Rnyi, Watts e Strogatz e Barabsi so insuficientes no sentido de perceber as complexidades de uma rede social na Internet. Isso porque esses modelos, apesar de afirmarem sua aplicabilidade para as redes sociais, falham em levar em conta as premissas mais bsicas da anlise social. O modelo de Erds e Rnyi, que apresenta uma rede aleatria, tem mritos de ter sido o primeiro a olhar para as redes sociais e sua dinmica no tempo. Entretanto, as relaes entre os indivduos na comunicao mediada por computador no so aleatrias. As pessoas levam em conta diversos fatores ao escolher conectar-se ou no a algum. Os laos sociais, portanto, so estabelecidos sob prismas muito especficos de interesses comuns de cada n. O modelo de Watts e Strogatz, apesar de apresentar uma construo importante, atentando para a clusterizao e o valor das pequenas conexes entre grupos para gerar mundos pequenos no observa pontos fundamentais, tais como: a motivao dessas conexes, que nem sempre so feitas de modo aleatrio, o teor das interaes e laos sociais estabelecidos entre os ns e sua influncia na rede. O modelo de Barabsi, o mais mecanicista, traz um importante insight no sentido de prever o mecanismo de construo das redes, o de "ricos mais ricos" e a presena de conectores. Entretanto, o modelo falha em pontos cruciais para o estudo das redes sociais geradas via comunicao mediada por computador. Ele no leva em conta, por exemplo, o custo de manuteno dos laos sociais. Hubs simplesmente acumulam laos, como se a relao entre as pessoas pudesse ser meramente reduzia uma adio de amigos, sem qualquer custo envolvido. Conseqentemente, no leva em conta tambm o

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 20/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

contexto social e o capital social envolvido em cada interao. Alm disso, o mecanismo de "ricos mais ricos" falha na formao de grupos sociais na Internet, pois as pessoas procuram conectar-se a outras por motivos especficos e no simplesmente porque possuem mais conexes. Algumas vezes, o mecanismo parece funcionar no sentido de "fama" de alguns weblogs e fotologs, mas no necessariamente de nmero de conexes. Todos os modelos, portanto, apresentam falhas na aplicao s redes sociais na Internet, em grande parte, devido sua natureza matemtica e pouco investigativa do teor das conexes e da no presuno de interao para a constituio do lao social. Referncias Bibliogrficas 1. ADAMIC, Lada; ADAR, Eitan. How to Search a Social Network. Disponvel em <http://www.hpl.hp.com/research/idl> Acesso em 23/03/2004. 2. BARABSI, Albert-Lszl. Linked. How Everything is Connected to Everything else and What it means for Business, Science and Everydai Life. Cambridge: Plume, 2003. 3. BUCHANAN, Mark. Nexus: Small Worlds and the Groundbreaking Theory of Networks. New York: W.W. Norton e Company, 2002. 4. DEGENNE, Alain e FORS, Michel. Introducing Social Networks. London: Sage, 1999. 5. GARTON, Laura; HARTHORNTHWAITE, Caroline; WELLMAN, Barry. Studying Online Social Networks. Journal of Communication, 12/04/2004. 6. GRANOVETTER, Mark. The Strenght of Weak Ties. American Journal of Sociology, 78,1360-1380 (1973) 7. NEWMAN, M. E. J. Small Worlds. The Structure os Social Networks. Disponvel em <http://citeseer.ist.psu.edu/514903.html> (Acesso em 2004) V 3, issue 1 (1997). Computer Mediated Disponvel Acesso em em

<http://www.ascusc.org/jcmc/vol3/issue1/garton.html>.

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 21/23

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

8. PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel. Hipertexto Cooperativo: Uma Anlise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipdia. Trabalho apresentado no VII Seminrio Internacional de Comunicao. Porto Alegre: PUC/RS, 2003. 9. ___________________________. Co-Links: Proposta de uma nova tecnologia para a escrita coletiva de links multidirecionais. Trabalho apresentado no GT de Tecnologias da Informao e da Comunicao da COMPS. So Bernardo do Campo: 2004. 10. SCHARNOHORST, Andrea. Complex Networks and the Web: Insights From Nonlinear Physics. Journal od Computer Mediated Communication, V. 8, issue 4. 2003 Disponvel Acesso em em <http://www.ascusc.org/jcmc/vol8/issue4/scharhorst.html>. 23/03/2004. 11. TINDALL, D. B; WELLMAN, Barry. Canada as Social Structure: Social Network Analysis and Canadian Sociology. Journal of Canadian Sociology, 2001. Disponvel em <http://www.chass.utoronto.ca/~wellman/publications/cansocstr/Can_NetFinal-30Ap01.htm>. Acesso em 22/03/2004. 12. WATTS, Duncan J. Six Degrees. The Science of a Connected Age. New York: W. W. Norton &Company, 2003. 13. ______________. Small Worlds. The dynamics of Networks between Order and Randomness. New Jersey: Princetown University Press, 1999. 14. WELLMAN, Barry et. al. The Social Affordances of Internet for Networked Individualism. In: Journal of computer Mediated Communication, V. 8 Issue 3, 23/03/2004. 15. WELLMAN, Barry. Physical Place and CyberPlace: The Rise of Personalized a1.htm>
www.compos.com.br/e-compos Abril de 2005 - 22/23

(2003).

Disponvel Acesso

em em

<http://www.ascusc.org/jcmc/vol8/issue3/wellman.html>.

Networking.

Fevereiro

de

2001.

Disponvel

em:

<http://www.chass.utoronto.ca/~wellman/publications/individualism/ijurr3

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

16. ________________. Structural Analysis: from method and metaphor to theory and substance. In : WELLMAN B. e BERKOWITZ, S. D. (editores). Social Structures: A Network Approach. Cambridge: Cambridge Press, 1998

www.compos.com.br/e-compos

Abril de 2005 - 23/23

You might also like