You are on page 1of 10

HISTRIA DE VIDA DA PROFESSORA ANA ESMERALDO DE MELO CALLOU

Tain Feitosa de Matos (Graduanda do curso de Pedagogia da URCA, lindinha.taina@gmail.com). Sylmara Maria Araujo de Souza (Graduanda do curso de pedagogia da URCA, sylmara.maria@gmail.com). Juliano Cordeiro do Nascimento, (Graduando do curso de pedagogia da URCA, julianocordeiro88@hotmail.com). Zuleide Fernandes Queiroz (Professora da URCA, zuleide.queiroz@urca.br)

Introduo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetria de vida da professora, atualmente aposentada, Ana Esmeraldo de Melo Callou, residente em Crato, no estado do Cear. O mesmo tenta despertar em ns jovens estudantes universitrios o interesse pela pesquisa acerca da histria local e histria dos professores. Alm de possibilitar o estudo das questes que envolvem o cotidiano e os direitos dos docentes: educao, a questo salarial, visto o contexto o qual nos encontramos, de desvalorizao e enfrentando dificuldades para superar esse quadro. Escolhemos o tema Histria de Vida de Professor, visto estarmos nos primeiros passos da vida acadmica para podermos assim, beber da experincia profissional da mesma que contribuiu muito para a educao na poca de sua atuao. Neste sentido o intuito do artigo analisar a trajetria de vida de uma professora, ressaltando os momentos mais importantes da pratica pedaggica tentando fazer uma ligao entre os professores de ontem e hoje. Destacamos a professora Ana Esmeraldo de Melo Callou, tambm chamada por ntimos de Aninha. Colocando a

prtica educacional da mesma como norte para ns jovens universitrios e seu desempenho como Pedagoga na rea da Educao, visando melhoria profissional e pessoal, que por muitas vezes se depara com dificuldades para exercer sua profisso. A pesquisa de base qualitativa se apresenta como referncia metodolgica baseando se, segundo Minayo:
[...] a metodologia de pesquisa o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de tcnicas a ser adotada para construir uma realidade. A pesquisa assim, a atividade bsica da cincia na sua construo da realidade. A pesquisa qualitativa, no entanto, trata-se de uma atividade da cincia, que visa a construo da realidade, mas que se preocupa com as cincias sociais em um nvel de realidade que no pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenas, valores, significados e outros construto profundos das relaes que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis. (MINAYO, 2003, p. 16-18).

Os instrumentos utilizados foram a Entrevista com roteiro semi-entruturado. Que segundo Rego:
[...] o principal instrumento para a coleta de dados empricos foi a realizao de entrevistas com sujeitos com alto grau de escolaridade. [...] a inteno de estimular as pessoas estudadas a expressarem sua viso sobre o tipo de escolarizao vivenciada, caractersticas da famlia de origem, e o impacto da formao escolar em sua vida. (REGO, 2003, p.75)

O referente trabalho foi realizado durante o primeiro semestre do ano de 2013, durante a Disciplina Histria da Educao Brasileira sob a orientao da Professora Zuleide Fernandes de Queiroz, no II Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri URCA, situada no Crato, no estado do Cear.

Histria do Cear

Segundo o autor Antnio Martins Filho (s/d), em ss estudos, a capitania cearense era formada pelo patente capito-mor, aventureiro que encaminhou - se junto a uma escolta de ndios trazendo, juntos, o objetivo de explorar o rio Jaguaribe. Buscando impedir o comercio realizado pelos traficantes franceses, que promoviam a escravido dos selvagens do territrio. Naquele momento o capito trouxe consigo os selvagens

capturados na luta, para habitar as margens do rio Cear. Neste momento o autor considera que o episdio caracteriza a fundao da povoao, conhecida por nova Lisboa. O capito deixa o Fortim de So Tiago e passa a restabelecer sobre o rio Jaguaribe, atravs da conquista do territrio cearense, que se deu com o ajuda dos jesutas Francisco Pinto e Luiz Figueira. Chegando as terras os missionrios encontraram a serra quase deserta deixada pela expedio de Pro Coelho, onde aconteceram os primeiros trabalhos de catequese em duas aldeias de selvagens existente naquela regio. A educao no Cear se deu atravs da tentativa dos jesutas para aldear os ndios e educ-los. Com o proposito e a pedagogia dos filhos de Santo Incio. Porm a educao regular comeou a fracassar porque Francisco Pinto foi capturado e massacrado, onde causou o fim daquela gloriosa misso dos soldados de Cristo. Entretanto, com o passar dos tempos a vida colonial exigia conhecimentos, deixando a cargo da escola primaria a obrigao do ensino de ler, escrever e contar. O autor lembra que a escola poca, um ambiente desagradvel, e que metia medo nas crianas, onde a crueldade estava associada a ideia de ensino.

Histria do Cariri

A regio do Cariri, conhecida pela sua fertilidade de solo e outras riquezas naturais, abrange toda a zona que circunda a serra do Araripe. Neste lugar importantes misses ali foram fundadas, destacando os padres da Companhia de Jesus, localizada no Sitio Cachoeira, passando a ser denominada por misso dos cariris-novos, e o Miranda, atual cidade do Crato. No Crato essa misso foi muito importante pelos relevantes servios prestados a causa da f e da civilizao. Entretanto, o surgimento do povoamento da regio se deu atravs das riquezas naturais, fertilidade dos solos, fontes e rios perenes, exuberncia do vale e a abundncia dos frutos silvestres. Foram importantes fatores de ordem econmica que provocaram a influencia e a expanso da populao, transformando a regio em uma das mais disputadas do Cear.

Histria da cidade do Crato

A origem desse nome Miranda no esta bem esclarecida. Antnio Bezerra (PINHEIRO e FIGUEIREDO FILHO, s/d) confessa que fez muito esforo para saber quem fora Miranda, e por dedues concluiu que era ele o chefe cariri. Essa deduo se deve ao fato do mesmo ser lembrado pelos seus feitos de valentia e por sua fidelidade aos primeiros moradores da terra. A denominao atual foi dada a vila, certamente, em homenagem ao vilarejo portugus de Alantejo, cabea da comarca do gro-priorato, desse nome e do qual o infante D. Miguel, depois o rei D. Miguel I, foi o primeiro gro-prior. Esse vilarejo esta construdo sobre as runas de uma povoao remotssima que era chamado o Ucrate ou OCrato, j nos primeiros tempos da monarquia portuguesa. Todavia, voz corrente na regio do cariri, que o nome Crato uma corrutela da palavra Curato, pois, inicialmente, a cidade teria chamado Curato de So Fidlis, e por fim, simplesmente curato e da Crato. Tal Curato parece nunca ter existido. O Seminrio de So Jos, fundado h 78 anos, serviu para instruir a elite de inteligncia e esprito, e teve papel importante na transformao do homem da poca do cangaceirismo e do coronelismo, no cidado pacato e mais ou menos instrudo dos presentes tempos.
O velho educandrio que o tempo em vez de destruir foi robustec-lo, serviu como ponto de partida para a criao das modernas casas de ensino cratenses, que poderiam encher de orgulho a qualquer cidade culta do Brasil. (PINHEIRO, 2010, p. 60).

Em 1923, segundo os autores Pinheiro e Figueiredo Filho (s/d) o educandrio de moas foi entregue sbia orientao das Filhas de Santa Teresa de Jesus, Congregao criada por Dom Quintino, no mesmo ano. A Escola na poca dispunha de cursos primrio, ginasial, normal e dactilogrfico. Tanto a ordem religiosa como o estabelecimento educacional feminino foram iniciativas do verdadeiro renovador da instruo e da educao na zona caririense o primeiro e saudoso Bispo de Crato D. Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva.

Crato deve diocese muito de seu desenvolvimento. Mesmo parte de seu progresso material. Foi seu primeiro bispo e animador incansvel da instruo no meio cratense. Depois essa luz se irradiou pela Diocese em pso e espraiou-se at em localidades dos vizinhos Estados. Foi tambm obra de clarividncia de D. Quintino a criao de Congregao Religiosa tendo por finalidade principal a educao da juventude feminina. E assim surgiu modestamente a Congregao das Filhas de Santa Teresa, tendo como primeira superiora a saudosa Madre Ana Couto. (PINHEIRO, 2010, p. 73).

No conhecido bairro chamado Recreio, existia outro Seminrio dirigido pela Congregao dos Padres da Sagrada Famlia. O estudo era destinado a preparar jovens para o Seminrio Maior que a Ordem possuiam no Rio Grande do Sul.
Seus orientadores so alemes, mas todos integrados na vida e na comunho brasileira. Funciona em prdio que obedece a um dos mais belos estilos arquitetnicos do interior cearense e localiza-se num dos mais belos e aprazveis recantos de Crato. (PINHEIRO, 2010, p. 62).

No perodo o Crato possua dois grupos escolares estaduais, sendo que um possui cooperao com o municpio. Suas instalaes so inadequadas, mas em breve, possura prdios prprios e bem equipados construdos pelo Estado, sendo um terreno doado pelo municpio. Ambos eram lotados de estudantes, que funcionavam nos trs perodos dirios. A Delegacia Regional do Ensino estava a cargo do Professor Joaquim Pinheiro Teles.
A cidade do Crato, bero de tradies gloriosas, progressista e airosa tem um qu que atrai logo as simpatias do forasteiro. Com 100 anos de cidade e quase 200 de municpio, mais jovem e faceira do que muitas localidades que nasceram ontem. (PINHEIRO, 2010, p. 64).

A cidade considerada uma das mais movimentadas do interior. Sendo ponto de tendncia de transportes de diversos lugares do Cear e Estados prximos. E o que mais chama a ateno o movimento de pedestres. Crato esbanja alegria e animao. Principia a ser centro de turismo pelos seus retiros pitorescos e por possuir pessoas acolhedoras e cativantes.

Ana Esmeraldo de Melo Callou exemplo de amor profisso

Ana Esmeraldo de Mello Callou nasceu em 27 de janeiro de 1946. Tambm conhecida como Aninha. Foi criada por pais adotivos, sendo estes de suma importncia na sua formao profissional, destacando ela, que seu Paizinho o qual, carinhosamente, assim o chamava desejava que ela seguisse a carreira de Medicina, assim como ele. Sua me exercia a profisso de Professora, e foi quem a educou e ensinou tudo, com um jeito manso, doce de ensinar as coisas certas, e como ela mesma disse: Esse jeito especial dela, teve muito haver com minha vocao. Ela relembra a fala da me conversando com o seu pai, sobre seu desejo visvel pela educao: Eu acho que ela no vai ser mdica, eu acho que ela vai ser professora. Olha o jeito dessa menina trabalhando com essas crianas, na faixa de sete aos oito anos de idade. Segundo Ana Esmeraldo, ela possua um grande amor pelo ensino e relata como esse sentimento nasceu no seu corao e o que a motivou a ser professora:
s vezes eu brincava com as bonecas, ensinando s coisas as bonecas. E eu fui despertando no meu corao aquela vontade de passar para os outros aquilo que eu sabia. Ento foi isso ai, o centro desse desejo de ensinar, de ser professora, foi passar para os outros aquilo que eu sabia, desta minha infncia que foi assim.

A educao para ela , e foi de grande valia para sua vida. Ressalta que foi muito bem educada por sua me, que na poca, professora em Minas Gerais.
[...] a minha me era professora, e ela me ensinava. Ela tinha um jeito todo especial de me orientar, de me educar. Eu nunca precisei apanhar, eu nunca precisei levar castigo, porque ela apenas olhava e j compreendia. Ela j tinha uma maneira Pedaggica bem prpria de educar [...] ela tinha muito zelo comigo, acompanhava minhas tarefas na escola.

Iniciou seus estudos aos cinco anos de idade, sendo alfabetizada em casa. Passou pelos o Instituto Cristus, e lembra que a educao era muito boa, os professores eram dinmicos, didticos e possua uma tima forma pedaggica com as crianas. As Dorotias, colgio de freiras. No qual suas mestras tinham uma grande dedicao, ensinavam e passavam tudo com muito amor para os alunos, e tudo isso foi despertando o desejo pela educao. E destaca que esse foi um dos principais motivos que a motivaram a descobrir sua vocao. E o Colgio Nossa Senhora das Graas, o qual tambm sentiu por parte dos professores um carinho e dedicao pela a Educao, e a fez despertar, o desejo de tambm exercer o Magistrio. Cursou da 5 srie ao

Pedaggico, no Colgio Nossa Senhora das Graas. Lembrou a professora que desde ento j se via como uma Professora em sala de aula. Iniciou sua carreira de professora aos 16 anos de idade, a convite de uma amiga, teve seu 1 contato informal com a Educao. No tinha concludo o Pedaggico, na poca chamado de Curso Normal. E acrescenta: Fui pra testa mesmo minha vocao, e na realidade era o que eu queria mesmo para minha vida. Sendo administradora de uma Escolinha residencial, s aos 20 anos de idade, formalmente ela leciona em uma sala de 2 srie, com 43 alunos, no Colgio Nossa Senhora das Graas (1967-1971). Na sua viso, a educao um processo continuo e integral. Que os educadores tem que trabalhar o ser humano e transmitir conhecimentos, no s apenas isso, ir mais alm, ou seja, trabalhar tambm outros aspectos que definem o ser humano, como o aspecto psicolgico; social; educativo; instrutivo e afetivo. Por esse motivo a educao um processo continuo e integral, pois aborda todos os fatores que esto relacionados com o ser humano como um todo. Para ela a educao sempre um ato de amor e dedicao, o que ela chama de Amor exigente:
Amor exigente. O amor exigente dentro da educao exatamente isso: voc dar as coisas, corrigir na hora certa, oferecendo limites, mais sem machucar, sem ferir a dignidade do outro, ou do jovem; ou da criana ou do adulto. Ento, mostrar as coisas erradas que a gente s vezes cometi, mais sem agredir. Com amor

Tendo como base do seu ensino o amor, ela ressalta: Se voc realmente um vocacionado a rea da educao. Eu acredito que, se voc no tem vacao para o magistrio, no deve assumir uma sala de aula. Ela coloca a questo salarial como o ultimo motivo para escolhermos o magistrio, pelo motivo de ser uma profisso muito desvalorizada e no serem remunerados como deveriam ser. Mas, se tivermos o desejo de estudar, crescer, fazer cursos complementares e no parar apenas no curso acadmico atual que tambm muito importante, iremos adquirir mais conhecimentos para futuramente sermos timos educadores e no apenas instrutores. Segundo Ana Esmeraldo:

O centro, o foco, o principal, dentro do processo educativo o amor. Se voc no tiver amor, no adianta. Voc pode at ser um grande mdico, um instrutor [...] mas educar voc tem que instruir amando. Eu acho que educao isso: instruir amando.

Sabemos que nos dias atuais existem vrios mtodos para se utilizar em sala de aula, para assim a aula ficar mais dinmica e construtiva. Temos a tecnologia (Datashow, notebook, retroprojetor, DVD, Caixas de Som etc.) que nos auxilia muito e que avana a cada dia, ou seja, h vrios artifcios para o professor usufruir, e assim melhorar cada vez mais sua atuao na sala de aula. Estamos no sculo em que giz e quadro negro so poucos utilizados pelos profissionais na rea da Educao em relao h tempos atrs. Perguntamos quais mtodos utilizava com os alunos na sua poca de sua atuao, ela falou nos disse:
Comigo aconteceu assim: Eu sempre utilizava, a gente que trabalha com criana, a gente tem que utilizar, claro, materiais atrativos e tudo mais. Aquele relacionamento com as crianas e o que faz a criana aprender, ter gosto por aquilo que o professor ta ensinando

E ainda acrescenta:
No entanto eu continuo falando para voc: Se o professor domina no conhecimento, sabe o que esta ensinando, como esta ensinando, se comunica bem, tem uma boa dico e tem essa interao com o aluno, ele no precisa de muito artifcio no, para dar uma boa aula no. As outras coisas so acessrios. [...] o essencial exatamente esse contedo que ele tem domnio e a relao afetiva que ele tem com o aluno

Voltando o olhar para a educao nos tempos atrs e fazendo uma comparao com a educao atualmente, podemos perceber a grande mudana que ocorreu durante todo esse tempo. Os livros, material didtico, a estrutura nas salas de aula, e ate o prprio mtodo pedaggico foi se modificando, visando uma melhoria na Educao Ao longo dos anos tudo foi se evoluindo, melhorando e se modificando. At o acesso as Universidades esta muito mais acessvel, e comenta: De primeiro, s estudava, so entrava numa Universidade quem podia pagar uma Universidade Hoje temos Universidades Pblicas, Estatuais e Federais que promovem o acesso dos alunos ao conhecimento. A mesma foi professora no Curso de Pedagogia no na Fundao Padre Ibipiana, sendo ela uma das militantes pela a elevao da mesma, para a

Universidade, hoje Universidade Regional do Cariri - URCA. Sendo perceptvel essa mudana, e como j esta aposentada, Ana Esmeraldo de Melo Callou, conhecida como Aninha expressa sua opinio sob essa atualidade:
A gente sabe que ao longo dos anos, tudo vai se evoluindo, tudo vai melhorando [...] mais eu continuo batendo na mesma tecla: Se voc realmente vocacionado na rea da educao, eu acredito que se a pessoa no tem vocao para o magistrio no pode assumir uma sala de aula. Mais se voc tiver essa vontade de estudar, de crescer, de progredir, de fazer cursos [...] no para s na sua formao acadmica atual, mais procurar uma Psgraduao, mestrado. Isso muito importante. Porque voc vai procurando cada vez mais se aprofundar naquela rea que voc escolheu e ampliando os horizontes do conhecimento.

Destaca ela que seu Amor e zelo pela a Educao cresciam a cada passo. Que ensinava com amor e dedicao, sempre visando o melhor para o aluno e seu aprendizado continuo. Que a base para se trabalhar com as pessoas a dedicao, respeito e, sobretudo trata-la com amor. Ela deixa seu incentivo, para nos jovens iniciantes da vida acadmica, para no deixar de estudar e sempre buscar o melhor para a nossa formao profissional. No parar nas dificuldades financeiras que encontrarmos no caminho, e ainda ressalta:
Se vocs realmente querem se inserir no campo da educao, estudem, se promovam cada vez mais com a questo do contedo, mais principalmente amem o trabalho que vocs esto realizando, que ai vocs vo longe. Essa a minha mensagem.

Consideraes finais O presente trabalho nos possibilitou fazer um comparativo, entre os Educadores de ontem e os de hoje. Percebemos na fala da professora Ana Callou, que necessrio termos Vocao, amor a profisso, como destaca a mesma, no dando importncia principal ao carter eminentemente financeiro, pois se assim procedermos, no damos um passo se quer em termos de Educao. A professora Ana Esmeraldo Callou um exemplo vivo de amor, dedicao por sua vocao, perseverana e honra pela profisso que lhe foi confiada.

A profisso de Pedagogo no fcil, as dificuldades sero muitas e o desanimo por parte da sociedade com a educao estar presente. Mais nos, como exemplos de futuros Pedagogos temos esse grande desafio, o de mudar a educao brasileira e assim contribuirmos como educadores, para um futuro melhor para as crianas que esto vindo. A viso critica da professora, nos incentiva a no baixar a cabea para as dificuldades e quedas do caminho. Que temos que ter amor pela nossa profisso e dedicao pelos alunos. Passar tudo que aprendemos no decorrer da nossa vida para eles e nunca deixar de incentiva-los a busca um futuro melhor, onde a Educao deve ser o primeiro passo para nos tornarmos cidados.

Referncias GIRO, Raimundo; Filho, Antnio Martins. O Cear. Fortaleza: Editora Instituto do Cear, 1966. LSSIO, Moacyr Gondim. Iniciao da histria do cariri. Crato: Produo editorial Prefeitura Municipal do Crato, Secretaria de Educao e Cultura. Departamento de Cultura. Crato, 1986. PINHEIRO, Irineu e FIGUEIREDO FILHO, Jos. Crato importante Centro do

Nordeste Brasileiro. Edies UFC, Coedio SECULT/ Edies URCA, 2010. MINAYO, M.C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. Entrevista Ana Esmeraldo de Melo Callou. Crato, maio de 2013.

You might also like