You are on page 1of 1

7 - Obra de um rob. O rob Aaron, desenvolvido pelo artista Harold Cohen pinta quadros incrveis...

mas na verdade Aaron um programa de computador capaz de gerar obras de arte com significados inusitados. Existe obra protegida nesse caso, se positiva a resposta, quem o autor? Justifique.

Tendo em vista a inexistncia de conduta humana nas obras criadas pelo rob Aaron, acredito que no esto protegidas pelo direito autora. Ademais, cheguei a referida concluso aps a leitura do art. 11 da Lei de Direito Autoral, o qual dispe que autor a pessoa fsica, dessa forma, inadmissvel creditar os direitos autorais ao rob Aaron. No entanto, entendo plausvel admitir-se a proteo por parte do direito autoral do software criado pelo Harold Cohen, software este responsvel pela criao das obras de arte. Corrobora a afirmao de que a obra de arte tem que ser resultado de uma expresso humana o autor Fbio Ulhoa Coelho1, o qual afirma que [...] no existe obra protegida quando a expresso no humana, no provm de um ato de criao intelectual de um homem ou mulher.
3 - O caso de Santo ngelo. Um pintor foi contratado para pintar ndios na Igreja de Santo ngelo. Sabe-se que desenvolveu o projeto, que restou aprovado. Mais tarde, com a troca de um Bispo, a Igreja resolveu no querer mais as pinturas. Ocorreu um conflito e as notcias do conta que a Igreja chegou a ser fechada pela Justia, por um bom tempo. Depois, reabriu com uma cortina que tapava as imagens. Pergunta-se: pode a Igreja, proprietria do imvel, pintar vestes que desejar nas imagens? Pode o pintor se opor a isso? Pode a Igreja destruir a obra? Se a Igreja pintasse as roupas nos ndios, e o pintor entrasse com uma ao pedindo indenizao, como Juiz(a), o que voc resolveria? Justifique p. 113 a 115 Nos termos do art. 24, IV da Lei 9.610/98 percebe-se que a igreja, embora proprietria do imvel no pode destruir a obra, nem mesmo increment-la com a pintura de vestes que desejar, pois segundo a autora ngela Kretschmann previsto na Lei Autoral como direito do autor de opor-se a quaisquer modificaes, mutilaes, ainda que autorizada a utilizao da obra. No entanto, sendo Juiz resolveria que a Igreja poderia tapar as obras com uma cortina, pois dessas forma estaria exercendo o seu direito de proprietria de determinar o que deve ou no aparecer, porm no poderia modificar ou mutilar as imagens pois dessa forma estaria afrontando a legislao autoral e consequentemente deveria indenizar o pintor. Ademais, acho que a questo poderia ser resolvida em perdas e danos para o caso de a igreja optar por remover as pinturas, deveria indenizar o pintor e consequentemente poderia remover as imagens, mas no modifica-las ou increment-las.

Fbio Ulhoa Coelho pg 218

You might also like