You are on page 1of 3

As origens do termo A Pscoa uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais.

. A origem desta comemorao remonta muitos sculos atrs. O termo Pscoa tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grcia Antiga, este termo tambm encontrado como Paska. Porm sua origem mais remota entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado passagem. Entre as civilizaes antigas Historiadores encontraram informaes que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus h milhares de anos atrs. Principalmente na regio do Mediterrneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o ms de maro. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da poca das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o comeo da primavera era de extrema importncia, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivncia em funo do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produo de alimentos. A Pscoa Judaica Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o xodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faras durantes vrios anos. Esta histria encontra-se no Velho Testamento da Bblia, no livro xodo. A Pscoa Judaica tambm est relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matz (po sem fermento) para lembrar a rpida fuga do Egito, quando no sobrou tempo para fermentar o po. A Pscoa entre os cristos Entre os primeiros cristos, esta data celebrava a ressurreio de Jesus Cristo (quando, aps a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equincio da Primavera (21 de maro). Entre os cristos, a semana anterior Pscoa considerada como Semana Santa. Esta semana tem incio no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalm.

A Histria do coelhinho da Pscoa e os ovos A figura do coelho est simbolicamente relacionada esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinnimo de preservao da espcie e melhores condies de vida, numa poca onde o ndice de mortalidade era altssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperana de novas vidas. Mas o que a reproduo tem a ver com os significados religiosos da Pscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristo, esta data relaciona-se com a esperana de uma vida nova. J os ovos de Pscoa (de chocolate, enfeites, jias), tambm esto neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Pscoa foi trazido para a Amrica pelos imigrantes alemes, entre o final do sculo XVII e incio do XVIII.

Smbolos da Pscoa:
O Cordeiro - Na Pscoa crist, Jesus ofereceu seu corpo e sangue assumindo metaforicamente o duplo sentido da Pscoa judaica: sentido de libertao e de aliana. No Novo Testamento, Cristo o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvao de toda a humanidade. a nova Aliana de Deus realizada por seu filho, agora no s com um povo, mas com todos os povos. O Sino - Seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus no domingo de Pscoa. Crio pascal - uma vela acesa que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina os caminhos. No crio Pascal aparecem os smbolos alfa e mega, significando Deus como prncipio meio e fim de tudo. O Girassol - simboliza que a humanidade deve seguir o caminho da luz de Deus, assim como a flor segue em direo a luz. O Po e o Vinho - em referncia a Santa Ceia, onde Jesus sabedor de sua morte, convida os apostlos para a Santa Ceia e oferece seus dscipulo o po e o vinho, significando o corpo e sangue de cristo em busca da vida eterna. A Colomba Pascal - o po no formato de uma pomba, criada por uma confeiteiro italiano, representa a vinda do Esprito Santo sobre o povo Cristo, alm de simbolizar a Paz de Cristo. O Peixe - a relao com a Pscoa se acha no fato de as aparies de Jesus, aps a Ressurreio estarem ligadas presena do Peixe. Ovo de Chocolate - Alguns historiadores acreditam que os ovos de chocolate , ovos coloridos e o coelhinho da Pscoa, so resqucios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre (celebrao pag) que, depois foram assimilados s celebraes crists. O hbito de trocar ovos de chocolate surgiu na Frana, antes era usados ovos de galinha para celebrar a data. O ovo um smbolo de vida nova, de vida que est para nascer; um smbolo de comeo. Lava Ps - Mas foi tambm durante a ltima ceia que Cristo lavou os ps de seus discpulos.

Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou gua numa bacia, comeou a lavar os ps de cada um dos apstolos e enxugou-os com a toalha. Jesus fez isso para dar uma lio de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e servio aos irmos, que nada mais do que a grande lio pascal. O lava-ps , pois, um smbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim faam tambm vocs. A Cruz - Mistifica todo o significado da Pscoa, na ressurreio e tambm no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como smbolo oficial do cristianismo. Ento no somente um smbolo da Pscoa, mas o smbolo primordial da f catlica. Vestes Brancas e o Aleluia - As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da viglia Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitria sobre a morte. As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adotada pelos primeiros cristos como smbolo da alegria, da vitria e da pureza de Deus. O Cntico do Aleluia um dos smbolos mais expressivos das aclamaes de louvor e de alegria. uma expresso hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor. Coelho da Pscoa - No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigidade o consideravam o smbolo da Lua. possvel que ele se tenha tornado smbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Pscoa. Mas o certo mesmo que a origem da imagem do coelho na Pscoa est na fertililidade que os coelhos possuem.

You might also like