You are on page 1of 11

APOSTILA DE NEUROANATOMIA

SIMONE ALINE

CRTEX CEREBRAL O crtex cerebral corresponde camada mais externa do crebro, sendo rico em neurnios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. a sede do entendimento, da razo, se no houvesse crtex no haveria: linguagem, percepo, emoo, cognio, memria. No Homem, o desenvolvimento do crtex permitiu o desenvolver da cultura que, por sua vez, foi servindo de estimulo ao desenvolvimento cortical. O telencfalo compreende os dois hemisfrios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na poro anterior do III ventrculo. Os dois hemisfrios cerebrais so incompletamente separados pela fissura longitudinal do crebro, cujo assoalho formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de unio entre os dois hemisfrios. Os hemisfrios possuem cavidades, os ventrculos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrculo pelos forames interventriculares. Cada hemisfrio possui trs plos: frontal, occipital e temporal; e trs faces: spero-lateral (convexa); medial (plana); e inferior ou base do crebro (irregular), repousando anteriormente nos andares anterior e mdio da base do crnio e posteriormente na tenda do cerebelo. Sulcos e Giros Durante o desenvolvimento embrionrio, quando o tamanho do encfalo aumenta rapidamente, a substncia cinzenta do crtex aumenta com maior rapidez que a substncia branca subjacente. Como resultado, a regio cortical se enrola e se dobra sobre si mesma. Portanto, a superfcie do crebro do homem e de vrios animais apresenta depresses denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvolues cerebrais. A existncia dos sulcos permite considervel aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois teros da rea ocupada pelo crtex cerebral esto escondidos nos sulcos. Em qualquer hemisfrio, os dois sulcos mais importantes so o sulco lateral e o sulco central. Sulco Lateral: o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele subdividido em ascendente, anterior e posterior.

Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pr-central, e outro posterior, giro ps-central. As reas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrs deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE. Outro sulco importante situado no telencfalo, na face medial, o sulco parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital.

Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localizao em relao aos ossos do crnio. Portanto, temos cinco lobos: frontal, temporal, parietal, occipital e o lobo da nsula, que o nico que no se relaciona com nenhum osso do crnio, pois est situado profundamente no sulco lateral. A diviso dos lobos no corresponde muito a uma diviso funcional, exceto pelo lobo occipital que parece estar relacionado somente com a viso.

Lobo da nsula

Lobo Frontal: Sulco Pr-central: mais ou menos paralelo ao sulco central. Sulco Frontal Superior: inicia-se na poro superior do sulco pr-central e dirigi-se anteriormente no lobo frontal. perpendicular a ele. Sulco Frontal Inferior: partindo da poro inferior do sulco pr-central, dirige-se para frente e para baixo.

Giro Pr-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pr-central. Neste giro se localiza a rea motora principal do crebro (crtex motor). Giro Frontal Superior: localiza-se acima do sulco frontal superior. Giro Frontal Mdio: localiza-se entre o sulco frontal superior e inferior. Giro Frontal Inferior: localiza-se abaixo do sulco frontal inferior. O giro frontal inferior do hemisfrio esquerdo o centro cortical da palavra falada.

Lobo Temporal: Sulco Temporal Superior: inicia-se prximo ao plo temporal e dirige-se para trs paralelamente ao ramo posterior do sulco lateral, terminando no lobo parietal. Sulco Temporal Inferior: paralelo ao sulco temporal superior geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas.

Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior. Giro Temporal Mdio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior. Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occpito-temporal. Afastando-se os lbios do sulco lateral, aparece o seu assoalho, que parte do giro temporal superior. A poro superior deste assoalho atravessada por pequenos giros transversais, os giros temporais transversos, dos quais o mais evidente o giro temporal transverso anterior. Esse importante, pois se localiza o centro cortical da audio.
4

Lobo Parietal: Sulco Ps-central: localiza-se posteriormente ao giro pscentral. paralelo ao sulco central. Sulco Intraparietal: geralmente localiza-se perpendicular ao sulco ps-central (com o qual pode estar unido) e estende-se para trs para terminar no lobo occipital. Diferentemente dos outros lobos, o lobo parietal apresenta um giro e dois lbulos: Giro Ps-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco ps-central. no giro ps-central que se localiza uma das mais importantes reas sensitivas do crtex, a rea somestsica. Lbulo Parietal Superior: localiza-se superiormente ao sulco intra-parietal. Lbulo Parietal Inferior: localiza-se inferiormente ao sulco intraparietal. Neste, descrevem-se dois giros: o giro supramarginal, curvando em torno da extremidade do ramo posterior do sulco lateral, e o giro angular, curvando em torno da poro terminal e ascendente do sulco temporal superior. Lobo Occipital: O lobo occipital ocupa uma poro relativamente pequena da face spero-lateral do crebro, onde apresenta pequenos sulcos e giros irregulares e inconstantes. Os principais sulcos e giros desse lobo so visualizados na face medial do crebro. Lobo da nsula: O lobo da nsula visualizado afastando-se os lbios do sulco lateral. A nsula tem forma cnica e seu pice, voltado para baixo e para frente, denominado de lmen da nsula. Sulco Central da nsula: parte do sulco circular, na poro superior da nsula, e dirige-se no sentido antero-inferior. Divide a nsula em duas partes: giros longos e giros curtos. Sulco Circular da nsula: circunda a nsula na sua borda superior. Giros Longos da nsula: esto localizados posteriormente ao sulco central da nsula. Giros Curtos da nsula: esto localizados anteriormente ao sulco central da nsula.

Corpo Caloso: localizada na fissura longitudinal que conecta os hemisfrios cerebrais direito e esquerdo. a maior estrutura de substncia branca no crebro, consistindo de 200-250 milhes de projees axnicas contralaterais. Muito da comunicao inter-hemisfrica do crebro, entre o 3 e 4 ventrculos, conduzida atravs do corpo caloso. Sua funo permitir a transferncia de informaes entre um hemisfrio e outro fazendo com que eles atuem harmonicamente. Frnix: um feixe de fibras (axnios) constitudo por duas metades laterais e simtricas no centro do crebro, podendo ser considerado parte do diencfalo. Est inferior ao corpo caloso e entre os ventrculos laterais. As duas metades afastam-se nas extremidades e unem-se na parte inferior do corpo caloso. Septo Pelcido: entre o corpo caloso e o frnix estende-se o septo pelcido, constitudo por duas delgadas lminas de tecido nervoso que delimitam uma cavidade muito estreita, a cavidade do septo pelcido. O septo pelcido separa os dois ventrculos laterais.

Crtex cerebral e suas funes Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para frente) - Responsvel pela elaborao do pensamento, planejamento, programao de necessidades individuais e emoo. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trs ) - Responsvel pela sensao de dor, tato, gustao, temperatura, presso. Estimulao de certas regies deste lobo em pacientes conscientes produzem sensaes gustativas. Tambm est relacionado com a lgica matemtica. Lobo temporal (abaixo da fissura lateral) - relacionado primariamente com o sentido de audio, possibilitando o reconhecimento de tons especficos e intensidade do som. Tumor ou acidente afetando esta regio provoca deficincia de audio ou surdez. Esta rea tambm exibe um papel no processamento da memria e emoo. Lobo Occipital (se forma na linha imaginria do final do lobo temporal e parietal) Responsvel pelo processamento da informao visual. Danos nesta rea promove cegueira total ou parcial. Lobo nsula (ao redor da juno do hemisfrio cerebral e tronco enceflico) - Est envolvido com aspectos do comportamento emocional e sexual e com o processamento da memria.

rea Cortical
Cortex Motor Primrio (giro pr-central) (em vermelho) Crtex Somatosensorial Primrio (em azul escuro) Crtex Prefrontal (em pink) Crtex de Associao Motor (rea prmotora) (em verde) Centro da Fala (rea de Broca) (em preto) Crtex Aditivo (em marrom) rea de Associao Auditiva (em azul claro) rea de Associao Somestsica (em amarelo) rea de Associao Visual (em laranja) Crtex Visual (em verde musgo) rea de Wernicke (em verde limo)

Funo
Iniciao do comportamento motor Recebe informao ttil do corpo (tato, vibrao, temperatura, dor) Planejamento, emoo, julgamento Coordenao do movimento complexo Produo da fala e articulao Deteco da intensidade do som Processamento complexo da informao auditiva e memria Processamento de informao multisensorial Processamento complexo da informao visual, percepo do movimento Deteco de estmulo visual simples Compreensso da linguagem

NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL A neuroplasticidade refere-se capacidade do sistema nervoso de alterar algumas das propriedades morfolgicas e funcionais em resposta a alteraes do ambiente, a adaptao e reorganizao da dinmica do sistema nervoso frente s alteraes. A plasticidade nervosa no ocorre apenas em processos patolgicos, mas assume tambm funes extremamente importantes no funcionamento normal do indivduo. Graas a esta capacidade que, crianas que sofreram acidentes, s vezes gravssimos, com perda de massa enceflica, dficits motores, visuais, de fala e audio, vo se recuperando gradativamente e podem chegar idade dulta sem sequelas. Formas de plasticidade: - Regenerativa: consiste no recrescimento dos axnios lesados. mais comum no sistema nervoso perifrico. - Axnica: ou plasticidade ontogentica,ocorre de zero a 2 anos de idade, a fase crtica,fundamental para desenvolvimento do SN. - Sinptica: Capacidade de alterar a sinapse entre as clulas nervosas. - Dendrtica: Alteraes no nmero, no comprimento, na disposio espacial e na densidade das espinhas dendrticas, ocorrem principalmente nas fases iniciais do desenvolvimento do indivduo. - Somtica: Capacidade de regular a proliferao ou morte de clulas nervosas. Somente o sistema nervoso embrionrio dotado dessa capacidade. Plasticidade e Desenvolvimento O grau de plasticidade neural varia com a idade do individuo. Durante o desenvolvimento o sistema nervoso mais plstico, principalmente as fases denominadas de perodos crticos que mais susceptvel a transformaes.

Ao nascimento os rgos do sistema nervoso j esto praticamente formados anatomicamente, embora as sinapses no estejam estabelecidas. Da a importncia da maturao nervosa para a aprendizagem: aprender significa ativar sinapses normalmente no utilizadas. Mecanismo de recuperao funcional aps leses cerebrais A leso promove no SNC vrios eventos simultneos: Num primeiro momento, as clulas traumatizadas liberam seus aminocidos e neurotransmissores, os quais, em alta concentrao, tornam os neurnios mais excitados e mais vulnerveis leso. Neurnios muito excitados podem liberar o neurotransmissor glutamato, o qual alterar o equilbrio do on clcio e induzira seu influxo para o interior das clulas nervosas, ativando varias enzimas que so txicas e leva os neurnios morte, o que chamado de excitotoxicidade. Aps o evento lesivo, ocorre tambm a ruptura de vasos sanguneos e/ou isquemia cerebral, diminuindo os nveis de oxignio e glicose, que so essenciais para a sobrevivncia de todas as clulas. A falta de glicose gera insuficincia da clula nervosa em manter seu gradiente transmembrnico, permitindo a entrada de mais clcio para dentro da clula, ocorrendo um efeito cascata. A leso promove trs situaes distintas: uma em que o corpo celular do neurnio foi atingido e ocorre a morte do neurnio, sendo, neste caso, o processo irreversvel; o corpo celular esta integro e seu axnio esta lesado ou o neurnio se encontra em um estagio de excitao diminudo. Mecanismo de recuperao funcional aps leses cerebrais As variveis que afetam a recuperao funcional so: localizao de leso; extenso e severidade do comprometimento neuropsicolgico, etiologia e curso de progresso do processo patolgico, idade de inicio, tempo transcorrido desde o inicio do quadro, variaes na organizao cerebral das funes, condies ambientais, estilo de vida, fatores agravantes internos ou externos. Atividades motoras sobre a neuroplasticidade A reorganizao neural um objetivo preliminar da recuperao neural para facilitar a recuperao da funo e pode ser influenciado pela experincia, comportamento, prtica de tarefas em resposta as leses cerebrais. Um consenso na literatura sobre a plasticidade cerebral que o aprendizado de determinada atividade ou a somente prtica da mesma, desde que no seja simples repetio de movimentos, induza mudanas plsticas e dinmicas no sistema nervoso central (SNC).
10

Plasticidade Cerebral O SNC altamente plstico essa caracterstica permanece durante toda a vida, em condies normais ou patolgicas. O crtex motor pode reorganizar-se em resposta ao treinamento de tarefas motoras especializadas depois de uma leso isqumica localizada. Acredita-se que regies corticais no lesadas assumam a funo perdida da rea danificada. O fisioterapeuta ir atuar treinando as funes motoras para prevenir futuras perdas de tecido de reas corticais adjacentes lesada, e direcionar o tecido intacto a assumir a funo do tecido danificado. Os exerccios estimulam a sinaptognese e promover crescimento de espinhos dendrticos no crtex. O exerccio pode ento aumentar a neurognese, a plasticidade sinptica e o aprendizado. Quando iniciar a fisioterapia Nas primeiras horas aps leso to logo o paciente esteja estvel. Deve-se iniciar com exerccios fsicos passivos e ativo-assistido e ativo de intensidade leve e moderada a fim de reduzir eventos vasculares tromboemblicos, pneumonias, escaras, etc. Repetio da Atividade O aprendizado motor utiliza memria no - declarativa (adquirida em virtude de treinamento). Assim para aprender um ato motor necessrio treinar inmeras vezes e de diversas maneiras determinada ao para que esta se fixe. Fenmeno do no-uso aprendido Com a perda da funo de uma rea do crebro atingida pelo AVC, o paciente no consegue mover o membro mais afetado, compensa usando o outro. Aps certo tempo, quando os efeitos da leso no esto mais presentes e ocorreram readaptaes no crebro, os movimentos poderiam ser recuperados, no entanto, o paciente j aprendeu que aquele membro no mais funcional. Concluso O crebro humano est constantemente sofrendo alteraes e este um dos motivos que dificulta o entendimento de seus mecanismos, como a regulao da neuroplasticidade aps a leso. Por isso mais pesquisas, precisam ser realizadas para uma melhor compreenso das mudanas plsticas durante a recuperao das funes nervosas.

11

You might also like