You are on page 1of 120

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

AULA 4
1. Fundamentos de projetos de obras civis: de fundaes inclusive anlise de sondagens. Tcnicas construtivas para a execuo de fundaes.

Ol pessoal! Chegamos nossa aula 4. A aula de hoje trata essencialmente de fundaes, tanto dos aspectos relacionados sua concepo e projeto, quanto das tcnicas construtivas. Importante! A norma ABNT para projeto e execuo de fundaes, NBR 6122, foi alterada recentemente. A verso em vigor a publicada em 20/09/2010. Esta verso substitui a norma de mesmo nmero, de 1996, e fixa as condies bsicas a serem observadas no projeto e execuo de fundaes de edifcios, pontes e demais estruturas. A nova norma aborda itens como definies, investigaes de fundaes, segurana das fundaes, projetos para fundaes rasas e projeto para fundaes profundas. Alm disso, o documento possui vrios anexos normativos para cada tipo de soluo. Uma das principais mudanas em relao norma de 1996 a separao entre projeto e execuo, que antes estavam juntos. O novo texto ainda modificou o conceito do projeto, que hoje tem caractersticas e valores diferentes, acrescentou o item desempenho de fundao, que tornam obrigatrios as provas de cargas e o monitoramento de edifcios muito altos ou especiais, e adicionou novos tipos de fundaes, inexistentes em 1996. Uma das novidades que a reviso apresenta a maior obrigao de controle para as fundaes, sendo obrigatria a execuo de provas de carga em quaisquer obras com mais de 100 estacas, ou at menos dependendo do tipo de estaca adotado. O desempenho das fundaes verificado atravs de pelo menos o monitoramento dos recalques medidos na estrutura, sendo obrigatrio nos seguintes casos:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

a) estruturas nas quais a carga varivel significativa em relao carga total, tais como silos e reservatrios;

b) estruturas com mais de 60 m de altura em relao ao trreo; c) relao altura/largura (menor dimenso) superior a 4; d) fundaes ou estruturas no convencionais. Pode tambm ser necessrio o monitoramento de outras grandezas tais como: deslocamentos horizontais, desaprumos, tenses como emprego de clulas de carga. O resultado das medies deve ser comparado com as previses de projeto. O projeto de fundaes deve estabelecer o programa de monitoramento, incluindo: referncia de nvel (indeslocvel) a ser utilizada, caractersticas dos aparelhos de medida, freqncia e perodo em que as leituras sero realizadas. Vislumbra-se que, assim como qualquer controle aplicado engenharia, inicialmente tais medidas podem representar um acrscimo de custo. Contudo, em mdio prazo, o maior conhecimento do comportamento das fundaes permitir dimensionamentos mais enxutos, reduzindo assim o custo das fundaes mesmo considerando o custo das provas de carga e controle de recalques. Aproveito para lembrar que estou disposio dos alunos no Frum de Dvidas. Ainda, relembro que no fim da aula os exerccios nela comentados esto apresentados numa lista, para que o aluno, a seu critrio, os resolva antes de ver o gabarito e ler os comentrios correspondentes. Ento, vamos aula! Marcelo Ribeiro.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Considerando a figura acima, que apresenta o resultado de sondagem para investigao de um terreno, julgue os itens a seguir. 1. (CESPE/TCU/AUFC/2009 Cargo 1: AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS) A figura mostra os resultados tpicos de uma sondagem rotativa. EXECUO DE SONDAGENS A execuo de sondagens consiste, de um modo geral, na abertura de um furo no solo, furo este normalmente revestido por tubos metlicos. A perfurao, como veremos adiante, feita por meio de ferramentas ou de mquinas que vo provocando a desagregao parcial, ou total, do terreno, permitindo, desse modo, a extrao de amostras representativas das diferentes camadas atravessadas. medida que a sondagem progride e as amostras so coletadas, registram-se as diferentes cotas em que aparecem camadas distintas, assim como os diversos nveis dgua e todas as outras observaes pertinentes que possam esclarecer o engenheiro durante a fase de projeto da obra.
3

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Ao se executar uma sondagem, deve-se atentar para a altura que a gua ascende no tubo de revestimento, num certo tempo, aps atingido o lenol dgua. Isto permite verificar se o lenol dgua se encontra, ou no, sob presso. TIPOS DE SONDAGEM Os mtodos diretos de sondagens consistem em qualquer conjunto de operaes destinadas a observar diretamente o solo ou obter amostras ao longo de uma perfurao. Dividem-se em: a) Manuais - Poos; - Trincheiras; - Trados. b) Mecnicos - Sondagens percusso com circulao de gua; - Sondagens rotativas; - Sondagens mistas; - Sondagens especiais com extrao de amostras indeformadas. Observao: Em provas, quando o assunto a anlise dos relatrios de sondagem, somente os mtodos mecnicos costumam ser cobrados, de forma que abordaremos somente estes mtodos neste curso.

Mtodos Diretos Mecnicos Sondagem percusso com circulao de gua Antes de estudarmos a sondagem percusso com circulao de gua, devemos saber o que vem a ser uma sondagem percusso e o que o ensaio SPT: SONDAGEM PERCUSSO Inicia-se com o uso do trado manual de 4 (cerca de 10 cm) de dimetro, avanando at quando se percebe que as paredes do furo esto desmoronando, impedindo o avano pretendido. Geralmente, a sondagem a trado s possvel
4

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

enquanto no se atinge o nvel do lenol fretico, sendo necessrio, da para a frente, o revestimento do furo, por meio de tubos de 1 m de comprimento. O revestimento feito introduzindo-se tantos tubos de 1 m de comprimento quanto necessrio para atingir a profundidade escavada pelo trado. Da para frente, as medidas de profundidade sero feitas pela contagem de tubos cravados, subtraindo a extenso do ltimo tubo da srie, cuja medida da parte no escavada pode ser feita com trena ou metro de pedreiro. O equipamento de sondagem percusso consiste, basicamente, em introduzir um tubo no terreno, mediante golpes de uma massa, com peso e altura de queda constantes, registrando a penetrao e o nmero de golpes. Esse procedimento tem a dupla funo de: 1. colher amostras das camadas que compem o subsolo; 2. medir a resistncia penetrao do solo. Com esses dados, possvel completar as informaes sobre as diferentes camadas atravessadas. O mtodo, portanto, econmico, rpido e aplicvel maioria dos solos, exceto pedregulhos. STANDARD PENETRATION TEST - SPT Standard penetration test (SPT), o ensaio percusso mais utilizado no Brasil Sondagem SPT, tambm conhecido como sondagem percusso ou sondagem de simples reconhecimento, um processo de explorao e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsdios que iro definir o tipo e o dimensionamento das fundaes que serviro de base para uma edificao. As principais informaes obtidas com esse tipo de ensaio so: A identificao das diferentes camadas de solo que compem o subsolo; A classificao dos solos de cada camada; O nvel do Lenol fretico; e A capacidade de carga do solo em vrias profundidades. O ensaio consiste na cravao vertical no solo, de um cilindro amostrador padro, atravs de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg,
5

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

solto em queda livre de uma altura de 75 cm. So anotados os nmeros de golpes necessrios cravao do amostrador em trs trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistncia penetrao (NSPT) consiste no nmero de golpes aplicados na cravao dos 30 cm finais, anotando-se separadamente cada 15 cm. Aps a realizao de cada ensaio, o amostrador retirado do furo e a amostra coletada, para posterior classificao, que geralmente feita pelo mtodo ttil-visual. No standard penetration test (SPT), o barrilete amostrador (Ilustrao 5), com 2 e 1 3/8 de dimetros externo e interno, respectivamente, se abre longitudinalmente (para retirada da amostra), sendo fixado na extremidade das hastes de cravao e cravado 45 cm no solo, por dentro do tubo de sondagem.

ENSAIO PERCUSSO COM CIRCULAO DE GUA

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Nas sondagens de percusso, as camadas de areia oferecem dificuldades de perfurao e de coleta de amostra, devido ao preenchimento da cavidade do furo com o material desmoronado. O prosseguimento da sondagem feito injetando-se, atravs de uma canalizao interna aos tubos de revestimento do furo, gua sob presso, fazendo com que, ao subir pelo espao entre a canalizao interna e os tubos de revestimento, a gua provoque a lavagem do furo e o consequente transporte de areia (Ilustrao 7).

O ensaio executado conforme as seguintes etapas: Perfurao do solo; Amostragem; Ensaio de penetrao; Observao do nvel d'gua;
7

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Identificao e classificao das amostras; Apresentao formal dos resultados e interpretao. Perfurao do solo: O processo iniciado de maneira idntica sondagem percusso, com o uso do trado cavadeira at 1 m, com colocao do tubo de revestimento. Segue-se ento com trado espiral, at que o mesmo se torne inoperante, ou seja, encontrado o NA (ver figura a seguir). Passa-se ao processo de perfurao por circulao de gua, onde o conjunto formado pelas hastes, trpano e sistema de circulao dgua erguido at uma altura de 30 cm e solto, imprimindo-se movimento de rotao na coluna de hastes. Durante as operaes de perfurao, caso a parede do furo se mostre instvel, procede-se descida do tubo de revestimento at onde se fizer necessrio, alternadamente com a operao de perfurao. A remoo do material escavado faz-se inicialmente pelos trados e posteriormente pela gua. Em sondagens profundas pode ser utilizada lama de estabilizao (lama bentontica) para estabilizao das paredes do furo. So anotadas as profundidades das transies de camadas (exame ttil-visual e mudana de colorao do material retirado). Este o primeiro ponto de importncia para a anlise dos relatrios de sondagem, j que essas profundidades iro aparecer nos relatrios que sero vistos mais adiante.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

ANLISE DOS RELATRIOS DE SONDAGEM PERCUSSO COM CIRCULAO DE GUA Apresentao formal dos resultados e interpretao: Prepara-se, para cada sondagem e baseado no boletim de campo preenchido durante a execuo, desenho contendo o perfil individual de sondagem. Pode-se fornecer ainda, caso haja sequncia de sondagens, corte geolgico onde figuram as sequencias provveis das camadas do subsolo, constando ainda cotas, posies onde foram recolhidas amostras, os nveis d'gua subterrneos, alm das resistncias penetrao, nas cotas em que foram observadas, e expressas em golpes/cm. A seguir, reproduz-se um Boletim de campo de sondagem SPT:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Identificao e classificao das amostras: Para tal, utiliza-se como parmetro o ndice de Resistncia Penetrao (SPT ou N), dado pela soma do nmero de golpes necessrios penetrao no solo, dos 30 cm finais do amostrador. Despreza-se, portanto, o nmero de golpes correspondentes cravao dos 15 cm iniciais do amostrador. Os valores de N obtidos do uma indicao da consistncia (solos argilosos) e compacidade (solos arenosos) das camadas investigadas. O critrio de classificao quanto consistncia ou compacidade dado pela NBR 7250, conforme tabela a seguir:

10

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

As resistncias penetrao podem apresentar resultados variveis, pois os fatores que influem sobre seus valores so muitos, podendo estar ligados ao equipamento ou execuo da sondagem. A partir do boletim anterior, o seguinte relatrio de sondagem foi reproduzido:

11

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Analisando o relatrio acima, podemos fazer algumas observaes importantes: 1. o nvel dgua encontra-se na cota -0,80 m; 2. a linha tracejada do grfico se refere ao nmero de golpes da 1 e 2 penetraes e a linha contnua, ao nmero de golpes da 2 e 3 penetraes. Observem que o relatrio est errado, j que afirma o contrrio. 3. o ndice de Resistncia Penetrao (SPT ou N) dado pela soma do nmero de golpes necessrios penetrao no solo, dos 30 cm finais do amostrador. Por exemplo, para a 2 camada (areia fina, siltosa, com fragmentos de conchas, cinza, medianamente compacta), vejam que a classificao ocorre em funo da coluna 2 e 3 penetraes. O critrio de classificao quanto consistncia ou compacidade, conforme tabela anterior, especifica para areia e silte arenoso medianamente compacto o valor de SPT entre 9 e 18.
12

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

4. observem, na parte superior direita do relatrio, que o peso de 65 kg e a altura de queda de 75 cm, elementos que caracterizam o ensaio SPT. SONDAGEM ROTATIVA Passamos sondagem rotativa quando uma sondagem percusso alcana camada de solo de alta resistncia, blocos ou mataces e h necessidade de continuao das investigaes, normalmente com os seguintes objetivos: 1. obteno de testemunhos (amostras cilndricas de rochas que permitem a identificao das descontinuidades do macio rochoso); 2. realizao de ensaios in situ no interior da perfurao: ensaio de perda dgua (permeabilidade da rocha ou localizao de fendas e falhas).

O processo executado da seguinte maneira: 1. Instala-se a sonda sobre uma plataforma devidamente ancorada no terreno a fim de se manter constante a presso sobre a ferramenta de corte; 2. A seguir a composio (haste, barrilete, alargador e coroa) acoplada sonda e antes desta ser acionada, pe- se em funcionamento a bomba que injeta o fluido de circulao; 3. A execuo da sondagem rotativa consiste basicamente na realizao de manobras consecutivas, isto , a sonda imprime s hastes os movimentos rotativos e de avano na direo do furo e estas os transferem ao barrilete provido da coroa. O comprimento mximo de cada manobra determinado pelo comprimento do barrilete, que em geral de 1,5 a 3,0 m; 4. Terminada a manobra, o barrilete alado do furo e os testemunhos so cuidadosamente retirados e colocados em caixas especiais com separao e obedecendo ordem de avano da perfurao; No boletim de campo da sondagem, so anotadas as profundidades do inicio e trmino das manobras e o comprimento de testemunhos recuperados medidos, na caixa, aps a arrumao cuidadosa. Constam ainda as seguintes informaes: tipo de sonda, os dimetros de revestimento usados nos diferentes comprimentos da perfurao, o nmero de fragmentos em cada manobra, natureza do terreno
13

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

atravessado (litologia, fraturas, zonas alteradas etc.), nvel d'gua no incio e final da sondagem.

Como resultados so obtidos diversos ndices, sendo o mais comumente usado o RQD: - ndice de Recuperao (IR) - (DNER-PAD 111/97) - relao, em cada manobra, entre a metragem de testemunho de rocha trazida pelo barrilete e a metragem perfurada; - ndice de Fendilhamento (IF) - (DNER-PAD 111/97) - d uma ideia do estado de fendilhamento natural da rocha. Para cada manobra contado o nmero de fendas naturais existentes nos testemunhos de colocados na caixa;

14

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

- ndice de Fracionamento (IFr) - (DNER-PAD 111/97) - como no fendilhamento, determinado contando-se o nmero de pedaos artificiais de testemunhos (armazenados na caixa) existentes em cada manobra;

- Grau de Alterao DNER-PRO 102/97 Alterao o resultado do enfraquecimento da rocha devido aos processos fsico-qumicos sobre os macios rochosos. Os graus de alterao so definidos para cada tipo litolgico ou grupo de rochas de comportamento semelhante e fixados a partir de propriedades: cor e brilho, formao de minerais de alterao (argilas, limonitas, caolins), estruturas neoformadas (fissuras, crostas) e aumento da porosidade.

- RQD (Rock Quality Designation) DNER-PRO 102/97 - semelhante ao IR, contando-se na metragem de testemunho de rocha trazida pelo barrilete apenas os pedaos maiores que 10 cm.

15

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

- Grau de Fraturamento DNER-PRO 102/97 - ndice de Fracionamento DNER-PAD 111/97;

- Grau de Coerncia DNER-PRO 102/97.

SONDAGEM MISTA
16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Prepara-se, para cada sondagem, seu perfil individual, continuando normalmente o perfil obtido na sondagem percusso antecedente. Essa juno das duas sondagens chamada de SONDAGEM MISTA. A seguir, reproduz-se um relatrio de uma sondagem mista:

Analisando o relatrio acima, podemos fazer algumas observaes importantes: 1. o nvel dgua encontra-se na cota -1,05 m; 2. a linha contnua do grfico se refere ao nmero de golpes da 1 e 2 penetraes e a linha tracejada, ao nmero de golpes da 2 e 3 penetraes. 3. at a cota -6,00 m, o ensaio foi feito percusso, fornecendo o ndice de Resistncia Penetrao (SPT ou N) para as camadas de silte (poderiam ser de areia tambm).
17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

4. observem, na parte superior direita do relatrio, que o peso de 65 kg e a altura de queda de 75 cm, elementos que caracterizam o ensaio SPT (at a cota -6,00 m). 5. a partir da cota -6,00 m, foram encontradas camadas de sendo necessria a realizao de sondagem rotativa. Informaes que nos permitem caracterizar a rocha: RQD (Rock Quality Designation) e Grau de Fraturamento, este ltimo representado pelo nmero localizado no canto da rea hachurada no grfico. Por exemplo, na camada de Gnaisse migmattico, medianamente fraturado, pouco alterado a so, o RQD 75% e o grau de fraturamento vale 6. 6. como no relatrio foram conjugadas informaes a respeito da sondagem percusso e da sondagem rotativa, o relatrio refere-se sondagem mista. Finalmente, vamos analisar o item: A figura mostra os resultados tpicos de uma sondagem rotativa. Conforme vimos, no isso! No h camadas de rochas, somente de argila e areia. O relatrio apresentado caracteriza o ensaio percusso. Gabarito: Item ERRADO. 2. (CESPE/TCU/AUFC/2009 Cargo 1: AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS) As caractersticas descritas para a camada de silte argiloso no so coerentes com outros resultados apresentados na figura. Vamos rever o relatrio apresentado na questo:

18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Observem que, de acordo com os critrios de classificao das areias e siltes arenosos quanto consistncia ou compacidade, temos o seguinte:

Portanto, no caso das camadas apresentadas, teramos as seguintes faixas de valores para o SPT:
19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Argila muito mole a mole: de 0 a 5. Silte argiloso rijo: 11 a 19 Areia siltosa medianamente compacta a compacta: 9 a 40. Pela figura, temos a seguinte caracterizao do perfil apresentado: Argila muito mole a mole: de 0 a 2. Silte argiloso rijo: 2 a 4. Areia siltosa medianamente compacta a compacta: 10 a 45. Notem que a faixa de valores de SPT da camada de silte argiloso rijo est completamente discrepante em relao aos valores da norma. Graficamente, argilas e siltes argilosos rijos apresentam faixas de valores (11 a 19) parecidos com areias e siltes arenosos medianamente compactos (9 a 18). Portanto para que houvesse uma coerncia, o grfico deveria ter sido apresentado da seguinte forma (ver a linha vermelha):

20

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Desse modo, as caractersticas descritas para a camada de silte argiloso no so coerentes com outros resultados apresentados na figura. Item correto. Gabarito: Item CERTO.

3. (CESPE/TCU/AUFC/2009 Cargo 1: AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS) Os resultados apresentados na figura sugerem que pavimentos rgidos, de concreto armado, podem ser construdos diretamente sobre a superfcie do terreno. A camada superficial do terreno composta por solo muito mole. A soluo com pavimento de concreto no recomendvel para este tipo de situao, devido provvel ocorrncia de recalques diferenciais. Para solucionar esse problema de recalques excessivos, recomenda-se a remoo total da camada de solo mole superficial. Somente assim poder-se-ia cogitar a execuo de pavimento rgido, assentando-se as placas de concreto armado sobre uma sub-base, executada com material e espessura definidos no projeto. Portanto, no se poderia construir um pavimento rgido diretamente sobre a superfcie do terreno. Item errado. Gabarito: Item ERRADO.

(CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil)

21

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A tabela acima apresenta os resultados de uma campanha de sondagens percusso do tipo SPT (standard penetration test), realizada com o objetivo de se obter parmetros geotcnicos para o dimensionamento de fundaes, e executada segundo norma tcnica pertinente. Na tabela, em que N o ndice de resistncia penetrao do amostrador padro do mtodo (NSPT-1 a NSPT-4), encontram-se os resultados do teste para cada um dos 4 furos e para as 8 profundidades amostradas. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens. 4. (CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil) profundidade -7 m, o solo do furo 4 apresenta menor resistncia penetrao que o solo do furo 2. Conforme j foi visto, no ensaio SPT, so anotados os nmeros de golpes necessrios cravao do amostrador em trs trechos consecutivos de 15 cm, sendo que o valor da resistncia penetrao (NSPT) consiste no nmero de golpes aplicados na cravao dos 30 cm finais, anotando-se separadamente cada 15 cm. Portanto, o nmero N utilizado para estimar, indiretamente, a capacidade de carga do solo em vrias profundidades Quanto maior o nmero N, maior a resistncia penetrao e, consequentemente, maior a capacidade do solo naquela camada. No caso da assertiva, consultando a tabela apresentada no enunciado, constata-se que, profundidade -7 m, o solo do furo 4 apresenta NSPT de 7. J o solo do furo 2 apresenta N igual a 14. Logo, a resistncia penetrao (e a capacidade de carga) do solo do furo 4 menor do que o solo do furo 2. Item correto. Gabarito: Item CERTO.

5. (CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil) No ensaio referente profundidade -5 m no furo 3, tanto pode ter ocorrido a penetrao de 15 cm a cada 6 golpes, quanto a sequncia de 5, 8 e 4 ou de 3, 4 e 8 golpes a cada 15 cm. O ndice de Resistncia Penetrao (SPT ou N) dado pela soma do nmero de golpes necessrios penetrao no solo dos 30 cm finais do amostrador. Despreza-se, portanto, o nmero de golpes correspondentes cravao dos 15 cm iniciais do amostrador.
22

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

No caso hipottico apresentado, basta somar o valor do nmero de golpes na penetrao dos 30 cm finais, e verificar se o ndice igual a 12 (valor do ndice profundidade -5 m no furo 3, conforme tabela fornecida no enunciado da questo). Para facilitar a visualizao, segue uma tabela considerando os 3 casos hipotticos apresentados:
Nmero de Golpes 15 15 15 cm cm cm 6 6 6 5 8 4 3 4 8

Hipteses A B C

NSPT 12 12 12

Onde: A: penetrao de 15 cm a cada 6 golpes (sequncia de 6, 6 e 6 golpes a cada 15 cm); B: sequncia de 5, 8 e 4 golpes a cada 15 cm; C: sequncia de 3, 4 e 8 golpes a cada 15 cm. Observa-se que, em qualquer um dos 3 casos, o resultado obtido seria NSPT igual a 12. Logo, tanto pode ter ocorrido a penetrao de 15 cm a cada 6 golpes, quanto a sequncia de 5, 8 e 4 ou de 3, 4 e 8 golpes a cada 15 cm. Item correto. Gabarito: Item CERTO.

6. (CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil) Para o amostrador padro no furo 2 penetrar da profundidade -6 m at a profundidade -7 m, foram necessrios 59 golpes sucessivos. Pessoal, o nmero N no mede o nmero de golpes necessrios para o amostrador penetrar de uma profundidade "X" para outra "Y". O objetivo do teste que seja feita, naquele ponto (profundidade -6 m, por exemplo), a estimativa da resistncia e a coleta do material. Pouco importa quantos golpes foram necessrios para escavar o solo da camada de profundidade -6 m para a de -7 m.

23

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A contagem dos golpes feita exatamente na profundidade - 6 m (NSPT = 10) e na camada -7 m (NSPT = 14). O que isso significa, ento? Que, na profundidade - 6 m, foram necessrios 10 golpes para que ocorresse a penetrao dos 30 cm finais do amostrador no solo. Com base nesse resultado, utilizando a tabela a seguir, supondo que estivssemos analisando uma argila, o solo seria classificado em Argila com consistncia RIJA, e teria sua resistncia estimada entre 1 e 2 kg/cm2. essa a utilidade do parmetro SPT, e isso que deve ficar claro para voc. Na camada -7 m (NSPT = 14), a classificao e a tenso estimada seriam as mesmas.

No caso, da assertiva, o que o CESPE queria era que o aluno acumulasse o nmero de golpes da tabela fornecida para o NSPT-2 desde a profundidade -1 m at a -7 m (2 + 2 + 10 +13 + 8 + 10+ 14 = 59) e achasse que esse seria o valor de golpes para penetrao do amostrador at a camada - 7 m. Mas isso no verdade. Esse tipo de registro no feito no teste. No se conta a quantidade de golpes necessrios para o amostrador passar de uma profundidade para a outra, O registro de golpes feita apenas na camada correspondente a cada metro de profundidade investigado. Portanto, no ensaio SPT, apesar de os golpes servirem indiretamente para escavar o solo entre uma profundidade e outra, a contagem do nmero deles (N) feita em uma profundidade determinada e apenas para a penetrao do amostrador naquele ponto, o que servir para a estimativa da capacidade de carga do solo. A partir dos dados apresentados, no se pode afirmar que, para o amostrador padro no furo 2 penetrar da profundidade -6 m at a profundidade -7 m, foram necessrios 59 golpes sucessivos. Item errado. Gabarito: Item ERRADO.
24

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

DVIDA
- Professor, e se na questo tivesse dito que para o amostrador padro no furo 2 penetrar da profundidade 0 at a - 7 m foram necessrios 59 golpes sucessivos, o item estaria correto? Resposta: Pessoal, ainda assim o item estaria errado. Em primeiro lugar, porque, conforme dito, no so anotados os nmeros de golpes entre uma camada e outra. Essa informao no tem relevncia para o ensaio SPT. Alm disso, ainda que fossem anotados esses valores, lembrem-se de que o nmero de golpes para a penetrao dos 15 cm iniciais do amostrador desprezado. Portanto, ainda que o nmero apresentado significasse a quantidade de golpes para "atravessar" de uma camada para a outra (o que, repito, no verdade), a afirmao estaria equivocada, pois no haveria como afirmar que aquela teria sido a quantidade de golpes necessria, pois haveria sempre uma quantidade X de golpes que no teriam sido registradas (15 cm iniciais).

7. (CESPE/IPOJUCA/2009 Cargo 25: Engenheiro Civil) Os relatrios dos servios de sondagem devem incluir, entre outras, a planta de situao dos furos de sondagem; a planta de locao das fundaes profundas; o perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras; e os nveis do terreno e dos lenis de gua encontrados na rea investigada. Os resultados de uma sondagem percusso devero ser apresentados em forma de relatrio e anexos. O relatrio fornecer dados gerais sobre o local e o tipo de obra, descrio sumria sobre equipamentos e outras julgadas pertinentes. Uma planta de localizao dos furos e da referncia de nvel (RN) adotada, bem como os perfis individuais de cada furo sero apresentados em anexo. Em cada perfil devero constar seguintes informaes: Nmero do furo de sondagem; Cota da boca do furo; Data de Incio e trmino da sondagem;
25

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Posio das amostras colhidas e das no recuperadas; Profundidade das diversas transies entre camadas e do fim do furo; Os ndices de resistncia penetrao (SPT); Identificao classificao e a conveno grfica das amostras segundo a NBR 6502/60; Posio do N.A. e data de observao; Processos de perfurao empregados e profundidades atingidas: TH para trado helicoidal, CA para circulao de gua. Cota da boca do tubo de revestimento. Os valores dos ndices de resistncia penetrao podero ser alterados por fatores ligados ao equipamento usado, a tcnica operacional, ao tipo de solo ensaiado e at a erros acidentais. Os fatores ligados ao equipamento so: Amostrador: deve ter, rigorosamente, as dimenses indicadas na Norma, pois que, quanto maior a seo ou mais espessa sua parede, maiores sero os ndices de resistncia, conservadas as demais variveis. Haste de perfurao: hastes com massa maior levam a ndices maiores, por absorverem uma maior quantidade da energia aplicada; por isto, foram normalizadas para terem massa variando entre 3,2 e 4,3 kg/m. Desse modo, os relatrios dos servios de sondagem no devem incluir a planta de locao das fundaes profundas. At mesmo porque o fato de realizar sondagens no terreno no significa que sero construdas fundaes profundas no local. Item errado. Gabarito: Item ERRADO.

DVIDA
- Professor, Referncia de Nvel (RN) a cota em relao ao nvel do mar?

26

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Resposta: RN um ponto de posio bem definida, altitude conhecida e inaltervel com o tempo, que serve de base para determinao das altitudes de outros pontos. No caso, seria um ponto de controle vertical estabelecido num objeto (marco) de carter permanente, natural ou artificial, cuja altitude foi determinada acima ou abaixo de um datum (superfcie de nvel qual se referem as altitudes). Portanto, no seria a cota em relao ao nvel do mar, mas a um outro ponto cuja cota seja conhecida. 8. (ESAF/CGU/2008 AFC/ rea Auditoria e Fiscalizao/Obras Pblicas) Em pavimentao, os estudos de solos devem abranger trs etapas: levantamento dos materiais do subleito, levantamento das jazidas para utilizao nas camadas do pavimento e sondagens para fundaes de obras de arte. Baseado no relatrio de sondagem da figura, qual a profundidade do nvel dgua e da camada NSPT superior a 20 golpes, respectivamente? a) 4m e 8m b) 5,5m e 7m c) 5,5m e 8m d) 5m e 8m e) 5,5m e 9,5m

27

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A profundidade do nvel dgua 5,50 metros. Basta olhar no grfico que o NA est nessa profundidade. Cabe observar que na parte inferior direita do relatrio foram apresentados alguns dados: Limite de sondagem percusso: 9,45 metros; N.A. inicial = 5,50 metros; N.A. 24 horas = 6,05 metros. interessante comentarmos que o nvel d'gua final da sondagem determinado no trmino do furo, aps esgotamento do mesmo e a retirada do tubo de revestimento, ou seja, no momento de sua constatao. Nova medio feita
28

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

aps decorridas 24 horas, para que se permita sua estabilizao. Entretanto, o valor que constar no perfil do relatrio o primeiro, o da primeira medida. O valor aps as 24 horas normalmente consta em uma observao ao final do relatrio, como por exemplo: o nvel dgua subiu 0,30 m no perodo de 24 horas. No caso do perfil apresentado, vejam que a ESAF poderia ter complicado um pouco a questo, colocando o valor de 6,05 m em algumas das alternativas apresentadas. Mas ela at facilitou a vida do candidato, j que no fez isso. Sabendo que o NA estava na profundidade de 5,50 metros, j era possvel que o candidato eliminasse as alternativas A e D. Quanto profundidade da camada NSPT superior a 20 golpes, bastava olhar o grfico de resistncia penetrao, lembrando que a coluna que interessava era a 2, dos 30 cm finais do amostrador (2 e 3 penetraes). Vejam que a partir da profundidade 7 metros que essa coluna ultrapassa o NSPT de 20 golpes (23 golpes), sendo essa, portanto, a profundidade procurada. A alternativa correta aquela que fornece os seguintes valores para as profundidades: Nvel dgua: 5,50 metros Camada NSPT superior a 20 golpes: 7 metros Gabarito: Letra B.

Entre os diversos ensaios de campo de reconhecimento do solo, o Standart Penetration Test (SPT) o mais executado no Brasil e na maioria dos pases do mundo. A figura abaixo mostra o resultado de um ensaio SPT hipottico.

29

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. 9. (CESPE/SECONT/ES/2009 - Cargo 5: Auditor do Estado Especialidade: Engenharia Civil) Os resultados mostram que o solo, na profundidade de 5 m e de 8 m, pode ser considerado como compressvel e pouco resistente. A partir do resultado apresentado, observamos que, nas profundidades 5 e 8 metros, o nmero de golpes do ensaio SPT foi de aproximadamente 3, o que demonstra que o solo pouco resistente. Na profundidade 5 metros, o solo areia argilosa e na de 8 m, argilo silto arenosa cinza. Considerando que os solos compressveis so geralmente argilas moles (argilas saturadas ou argilas siltosas saturadas), com elevado teor de umidade e baixa permeabilidade, e que o nvel de gua est situado na profundidade 3,65 metros, podemos inferir que o solo nas camadas em questo seja compressvel. Cabe comentar, ainda, que as areias fofas tambm podem ser consideradas compressveis. Item correto. Gabarito: Item CERTO.

30

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

DVIDA
- Professor, o que so solos compressveis?

Resposta: Pessoal, SOLO COMPRESSVEL aquele que tem a caracterstica de se deformar facilmente por compresso. NO confundir com o SOLO COLAPSVEL, que um solo instvel quando sujeito saturao (presena de gua).

10. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008) Em construes trreas ou com cargas relativamente baixas, para se transmitirem as cargas distribudas ao terreno, recomenda-se a utilizao de sapata do tipo isolada simples, ou armada. Importante! Pessoal, primeiramente vejamos alguns conceitos relacionados s estruturas de fundaes e seus projetos. A estrutura de uma obra constituda pelo esqueleto (figura abaixo) formado pelos elementos estruturais, tais como: lajes (cinza), vigas (vermelho), pilares (verde) e fundaes (azul), etc. Fundaes so os elementos estruturais cuja funo transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apia (AZEREDO, 1988). Existem vrios tipos de fundaes e a escolha do tipo mais adequado funo das cargas da edificao e da profundidade da camada resistente do solo. Com base na combinao destas duas anlises optar-se- pelo tipo que tiver o menor custo e o menor prazo de execuo.

31

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

As cargas da edificao so obtidas por meio das plantas de arquitetura e estrutura, onde so considerados os pesos prprios dos elementos constituintes e a sobrecarga ou carga til a ser considerada nas lajes que so normalizadas em funo de sua finalidade. Eventualmente, em funo da altura da edificao dever tambm ser considerada a ao do vento sobre a edificao. A determinao da tenso admissvel, resistncia ou capacidade de carga do solo consiste no limite de carga que o solo pode suportar sem se romper ou sofrer deformao exagerada. Ateno! No stio www.comprasnet.gov.br est disponvel o Manual de Obras Pblicas Edificaes Projeto - da Secretaria de Estado da Administrao e do Patrimnio, que estabelece as diretrizes gerais para a elaborao de projetos de construo, complementao, reforma ou ampliao de uma edificao ou conjunto de edificaes. Alm do manual de projetos h os manuais de construo e manuteno, ambos muito importantes para nosso estudo de edificaes. Segundo o Manual de Projetos da SEAP, o projeto de fundaes divide-se nas seguintes etapas: Estudo Preliminar Consiste na concepo das fundaes, comparando as diversas solues alternativas. Os parmetros e critrios de comparao devem ter por objetivo selecionar a melhor soluo para o contratante, considerando os aspectos de
32

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

economia, facilidades de execuo, recursos disponveis, segurana e outros fatores especficos. Nesta etapa sero delineadas todos os servios necessrios execuo das fundaes, em atendimento s normas e ao caderno de encargos. Devero ser apresentados os seguintes produtos grficos: Planta, e4m escala adequada, apresentando a soluo a ser adotada, com indicao das caractersticas principais das fundaes; Relatrio justificativo, onde dever ser apresentado o estudo comparativo das opes estruturais, incluindo o eventual programa de investigaes geotcnicas adicionais. O Estudo Preliminar dever estar harmonizado com os projetos de estrutura, arquitetura, terraplenagem e demais projetos. Projeto Bsico Consiste no dimensionamento da soluo aprovada no estudo preliminar, baseada nos estudos e pesquisas programadas na etapa anterior, de forma a permitir a previso dos custos de execuo com o grau de preciso acordado com o contratante. O projeto bsico conter os itens descritos da Lei de Licitaes e Contratos, com especial ateno para o fornecimento do oramento detalhado da execuo da fundao, fundamentado em quantitativos de servios e fornecimentos perfeitamente especificados, e as indicaes necessrias fixao dos prazos de execuo. Devero ser apresentados os seguintes produtos grficos: Plantas de locao e formas das fundaes; Especificaes tcnicas de materiais e servios; Oramento detalhado das fundaes, baseado em quantitativos de materiais e fornecimentos; Relatrio tcnico, onde devero ser apresentados: descrio das solues, justificativas tcnicas dos dimensionamentos, tenses e cargas admissveis, clculo estimativo dos recalques totais, diferenciais e distores angulares e comparao com os valores admissveis, consideraes sobre o comportamento das fundaes ao longo do tempo e eventuais riscos de danos em edificaes vizinhas, metodologia executiva
33

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

sucinta, caractersticas e disponibilidade dos equipamentos a serem utilizados. Os desenhos do projeto de fundaes usualmente so apresentados pelo autor do projeto estrutural. O projeto bsico dever estar harmonizado com os projetos de estrutura, arquitetura, terraplenagem e demais projetos. Projeto Executivo Consiste no detalhamento completo das fundaes, concebida e dimensionada nas etapas anteriores. Dever conter de forma clara e precisa todos os detalhes construtivos necessrios perfeita execuo das fundaes. Devero ser apresentados os seguintes produtos grficos: Plantas de locao dos pilares e respectivas cargas; Planta de locao das estacas, tubules ou sapatas, com os detalhes construtivos e armaes especficas; Formas das fundaes, em escala adequada; Formas e armao, em escala adequada, das vigas de fundao, travamento, rigidez; Formas e armao, em escala adequada, dos blocos ou sapatas; Relatrio tcnico, onde devero ser apresentados: descrio detalhada das solues, caractersticas das solues e critrios de orientao do projeto estrutural, e detalhamento das definies do Projeto Bsico. Com exceo de casos complexos, os desenhos do projeto de fundaes normalmente so apresentados pelo autor do projeto estrutural. Todos os detalhes que interfiram com outros sistemas devero ser elaborados em conjunto, de forma a estarem perfeitamente harmonizados entre si. Tipos de fundaes Ateno! Para fins didticos, as fundaes so classificadas em diferentes tipos. Contudo, h diferena entre as classificaes utilizadas por diferentes autores de livros e, ainda, divergncias entre os autores e a NBR 6122. Dessa forma, para concursos pblicos, temos que tomar muito cuidado com os termos empregados. Privilegiarei as nomenclaturas e classificaes constantes da NBR 6122 por ser um documento tcnico oficial recente e, ao longo dos comentrios
34

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

das questes, procurarei chamar a ateno para eventuais divergncias.

Nos termos da NBR 6122 as fundaes se classificam em superficiais ou profundas, de acordo com a profundidade da camada de solo onde elas se apiam. Fundao superficial (rasa ou direta): Elemento de fundao em que a carga transmitida ao terreno pelas tenses distribudas sob a base da fundao, e a profundidade de assentamento em relao ao terreno adjacente fundao inferior a duas vezes a menor dimenso da fundao. Tipos de fundao superficial (rasa ou direta) Sapata: Elemento de fundao superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tenses de trao nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim. Bloco: Elemento de fundao superficial de concreto, dimensionado de modo que as tenses de trao nele resultantes sejam resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Radier: Elemento de fundao superficial que abrange parte ou todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos. Sapata associada: Sapata comum a mais de um pilar. Sapata corrida: Sapata sujeita ao de uma carga distribuda linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento. Fundao profunda: Elemento de fundao que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistncia de ponta) ou por sua superfcie lateral (resistncia de fuste) ou por uma combinao das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimenso em planta, e no mnimo 3,0 m. Neste tipo de fundao incluem-se as estacas e os tubules. Tipos de fundao profunda Estaca: Elemento de fundao profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que em qualquer fase de sua execuo, haja
35

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

descida de pessoas. Os materiais empregados podem ser: madeira, ao, concreto pr-moldado, concreto moldado in loco ou pela combinao dos anteriores. Tubulo: Elemento de fundao profunda, escavado no terreno em que, pelo menos na sua etapa final, h descida de pessoas, que se faz necessria para executar o alargamento de base ou pelo menos a limpeza do fundo da escavao, uma vez que neste tipo de fundao as cargas so transmitidas preponderantemente pela ponta. Segundo os autores mais consagrados, as fundaes se classificam em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferncia de cargas da estrutura para o solo onde ela se apia. Fundaes diretas so aquelas que transferem as cargas para camadas de solo capazes de suport-las (FABIANI, s.d.), sem deformar-se exageradamente. Esta transmisso feita atravs da base do elemento estrutural da fundao, considerando apenas o apoio da pea sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de transferncia de cargas (BRITO). As fundaes diretas podem ser subdivididas em rasas e profundas, em funo de suas dimenses. Fundaes indiretas so aquelas que transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta (FABIANI, s.d.). As fundaes indiretas so sempre profundas, em funo da forma de transmisso de carga para o solo (atrito lateral) que exige grandes dimenses dos elementos de fundao. Assim, a maior divergncia entre os autores e a NBR 6122 que segundo esta as fundaes diretas so sinnimo de superficiais (ou rasas) e segundo aqueles, as fundaes diretas podem ser profundas (caso dos tubules). A NBR 6122 no traz o conceito e nem classifica uma fundao como indireta, apenas conceituando as fundaes diretas. A razo da divergncia que os autores e a NBR 6122 utilizam critrios diferentes mas utilizam palavras iguais. Os autores classificam as fundaes exclusivamente em funo da forma de transferncia de cargas ao solo e a NBR 6122 o faz em funo da profundidade da camada de solo onde elas se apiam e da forma de transferncia de cargas. O que caracteriza, principalmente, uma fundao superficial o fato da distribuio de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundao, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no pilar, transformada em carga distribuda, num valor tal, que o solo seja capaz de
36

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

suport-la. Outra caracterstica da fundao superficial a necessidade da abertura da cava de fundao para a construo do elemento de fundao no fundo da cava. A fundao profunda, a qual possui grande comprimento em relao a sua base, apresenta pouca capacidade de suporte pela base no caso das estacas, porm grande capacidade de carga devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundao com o solo. A fundao profunda, normalmente, dispensa abertura da cava de fundao, constituindo-se, por exemplo, em um elemento cravado por meio de um bate-estaca. No caso de tubules, h a escavao do terreno para permitir a execuo do elemento de fundao. O enunciado da questo est errado porque para uma obra trrea e de cargas baixas h outras solues de menor custo, como os blocos, alicerces e brocas. Gabarito: Item ERRADO.

11. (ESAF/CGU/AFC/Auditoria de Obras/2008) No preparo da cabea e ligao com o bloco de coroamento de estacas pr-moldadas de concreto, incorreto afirmar que: a) deve-se demolir uma parte da estaca at que a armadura fique exposta para o traspasse. Ateno! Uma interessante novidade do texto da reviso da NBR 6122 a previso de fck mximo para o dimensionamento de diferentes tipos de fundaes. Tal previso pode confundir o candidato na hora da prova porque a situao comum a especificao de resistncias mnimas e no mximas. Nos termos da norma temos: Estacas pr-moldadas de concreto Nas estacas de concreto pr-moldado o dimensionamento estrutural deve ser feito utilizando-se as normas ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 9062, limitando o fck a 40,0 MPa. Estaca de reao (mega ou prensada) Nas estacas de concreto pr-moldado o dimensionamento estrutural deve ser feito utilizando-se as normas ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 9062, limitando o fck a 25,0 MPa.
37

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Como comentamos no incio, h determinao de maior controle das fundaes no texto da nova NBR 6122. Os tpicos mais relevantes so os seguintes: Desempenho das fundaes Requisitos O desempenho das fundaes verificado atravs de pelo menos o monitoramento dos recalques medidos na estrutura, sendo obrigatrio nos seguintes casos: a) estruturas nas quais a carga varivel significativa em relao carga total, tais como silos e reservatrios; b) estruturas com mais de 45 m de altura em relao ao trreo; c) relao altura/largura (menor dimenso) superior a 4; d) fundaes ou estruturas no convencionais. Pode tambm ser necessrio o monitoramento de outras grandezas tais como: deslocamentos horizontais, desaprumos, tenses com o emprego de clulas de carga. O resultado das medies deve ser comparado com as previses de projeto. O projeto de fundaes deve estabelecer o programa de monitoramento, incluindo: referncia de nvel (indeslocvel) a ser utilizada, preciso dos aparelhos de medida, freqncia e perodo em que as leituras sero realizadas. Desempenho dos elementos de fundao Fundaes em sapatas ou tubules O solo de apoio de sapatas e tubules deve ser aprovado por engenheiro antes da concretagem. Em caso de dvida, devem ser programadas provas de carga em placas (ou nos tubules) que simulem o comportamento destes elementos, desde que se considere o efeito de escala.

38

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Nos termos da NBR 6122, temos que: Preparo de cabea e ligao com o bloco de coroamento: No caso de estacas com concreto danificado abaixo da cota de arrasamento deve-se fazer a demolio do trecho comprometido e recomp-lo at esta cota. Estacas cujo topo resulte abaixo da cota de arrasamento prevista devem ser emendadas fazendo-se o transpasse da armadura. O material a ser utilizado na recomposio deve apresentar resistncia no inferior do concreto da estaca. O topo da estaca, acima da cota de arrasamento, deve ser demolido. A seo resultante dever ser plana e perpendicular ao eixo da estaca e a operao de demolio deve ser executada de modo a no causar danos. Na prtica diria de execuo de fundao com estacas de concreto, muitas vezes, a cota do topo da estaca aps a cravao acaba ficando abaixo da cota de arrasamento onde ser assentado o bloco de coroamento. Nesses casos faz-se necessrio efetuar a complementao da estaca at a cota de arrasamento. A seguir ser descrita uma sugesto para a execuo de tal complementao. Escavao: Dever ser efetuada a escavao ao redor da estaca, at aproximadamente 1 (um) metro abaixo da cota do topo da mesma. Demolio da cabea: Depois de concluda a escavao, dever ser efetuada a demolio da cabea da estaca em um trecho no inferior a 50 cm, removendo-se o concreto da estaca e preservando-se a armadura. Tal trecho demolido dever ser utilizado para execuo do transpasse das armaduras da estaca e da suplementao propriamente dita. Colocao da armadura: Depois de concluda a demolio da cabea da estaca, dever ser colocada a armadura do trecho a ser complementado. recomendvel que tal armadura seja amarrada armadura longitudinal da estaca, que foi preservada no trecho demolido. Colocao da forma: Aps o posicionamento da armadura no trecho a ser complementado, procede-se a limpeza do concreto e coloca-se a forma para posteriormente efetuar-se a nova
39

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

concretagem. Tal forma poder ser de madeira compensada (madeirite), papelo ou PVC, conforme as dimenses e geometria da estaca. Concretagem: Aps a colocao da forma, procede-se concretagem do trecho a ser recomposto. Tal concretagem dever ser efetuada at a cota de arrasamento desejada. Dimensionamento Estrutural: necessrio que o trecho a ser recomposto apresente capacidade de resistncia compresso compatvel com a carga que ser imposta estaca. Assim, faz-se necessrio arm-lo adequadamente de forma a permitir a transferncia adequada de esforos estaca. Ilustrao de uma emenda de estaca de concreto:

A questo est correta porque para permitir o traspasse, deve-se demolir uma parte da estaca at que a armadura fique exposta.
40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item CERTO.

b) na demolio do topo das estacas, devem ser utilizados ponteiros com grandes inclinaes em relao horizontal. Nos termos da NBR 6122, temos: Na demolio devem ser utilizados ponteiros trabalhando com pequena inclinao, para cima, em relao horizontal para estacas cuja rea seja inferior a 380 cm2. O uso de marteletes leves (Potncia <1000 Watts) permitido para sees de 380 cm2 a 900 cm2. O uso de marteletes maiores fica limitado a estacas cuja rea seja superior a 900 cm2. O acerto final do topo das estacas demolidas dever ser sempre efetuado com o uso de ponteiros ou ferramenta de corte apropriada. Ilustrao das possveis posies de utilizao de ponteiro:

A questo est errada porque na demolio do topo das estacas, devem ser utilizados ponteiros com pequena inclinao, para cima, em relao horizontal. Gabarito: Item ERRADO.

c) deve-se deixar um comprimento de estaca suficiente para a penetrao no bloco a fim de transmitir os esforos. Os esforos devem ser transmitidos do bloco de coroamento para as estacas. Para isso, o dimensionamento deve prever os detalhes da ligao entre o bloco e as estacas, sendo que as estacas devem penetrar no bloco. A NBR 6122 dispe sobre o tema, sendo importantes os seguintes conceitos:
41

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Cota de arrasamento: Nvel em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulo, de modo a possibilitar que o elemento de fundao e a sua armadura penetrem no bloco de coroamento. Preparo da cabea de estacas Para cada tipo de estaca devem ser atendidos os seguintes critrios: a) Deve-se garantir a integridade da cabea da estaca, conforme especificado para cada tipo de estaca; b) a recomposio das estacas at a cota de arrasamento deve garantir a sua continuidade estrutural; c) A seo resultante do preparo da cabea da estaca deve ser plana e perpendicular ao seu eixo; d) A ligao estaca-bloco de coroamento deve ser especificada em projeto de modo a assegurar a transferncia dos esforos; e) obrigatrio o uso de lastro de concreto magro com espessura no inferior a 5 cm para execuo do bloco de coroamento. A estaca deve ficar pelo menos 5 cm acima do lastro. Gabarito: Item CERTO.

d) deve-se demolir o topo da estaca danificado durante a cravao ou acima da cota de arrasamento. Conforme visto na letra a da questo, no caso de estacas com concreto danificado abaixo da cota de arrasamento (pela cravao, por acidente ou por qualquer outro motivo) deve-se fazer a demolio do trecho comprometido e recomp-lo at esta cota. Estacas cujo topo resulte abaixo da cota de arrasamento prevista devem ser emendadas fazendo-se o transpasse da armadura. O topo da estaca, acima da cota de arrasamento, deve ser demolido. A seo resultante dever ser plana e perpendicular ao eixo da estaca e a operao de demolio deve ser executada de modo a no causar danos. Dessa forma, a questo est correta. Gabarito: Item CERTO.

42

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

e) as armaduras devem penetrar no bloco de coroamento, mesmo quando estas no tm funo resistente. Ateno! Essa questo chama a ateno para as estacas que possuem armaduras que no tm funo resistente aps a cravao. Tais armaduras so necessrias devido aos esforos a que as estacas esto sujeitas durante seu transporte, manuseio e cravao. Ainda, a questo polmica porque a NBR 6122 no prev esta hiptese, mas em teoria no h razo para que armaduras sem funo resistente penetrem no bloco de coroamento. Isto no significa que necessariamente deva ser cortada a armadura das estacas que penetram no bloco, acabando que na prtica se deixa a armadura. Caso a armadura possua funo resistente, ela deve penetrar suficientemente no bloco, a fim de prover a ancoragem adequada para transmitir a solicitao correspondente (especial cuidado deve ser dado s estacas sujeitas a esforos de trao). O detalhe da ligao da estaca com o bloco de coroamento elaborado pelo engenheiro responsvel pelo dimensionamento estrutural das peas de fundao. Nos termos da NBR 6122, segundo o conceito de cota de arrasamento, o elemento de fundao e a sua armadura devem penetrar no bloco de coroamento, sem distino entre armadura resistente ou no resistente. Dessa forma, a questo est correta. Gabarito: Item CERTO.

Considerando as diretrizes, condies e equipamentos relativos execuo de uma parede diafragma, julgue os prximos itens. 12. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008) Se, na etapa de escavao do tubulo, ocorrer presena de gua sem desbarrancamento, a escavao deve ser selada com lama bentontica. Pessoal, o conceito de lama bentontica frequentemente cobrado em provas de concurso

43

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

O emprego das lamas bentonticas, de uso difundido na tecnologia das perfuraes petrolferas, no setor das estacas, passou a ser no s aceito sem qualquer restrio, como , em alguns casos, insubstituvel. A lama bentontica constituda fundamentalmente de gua e bentonita. A bentonita rocha vulcnica, constituda de "montmorilonita". Trata-se de material tixotrpico: em disperso muda seu estado fsico por efeito de agitao, ou seja, em repouso gelatinosa com ao antiinfiltrante e, quando agitada, fluidifica. O efeito estabilizante destas lamas eficaz quando se realizam as seguintes condies: a) que a presso hidrosttica da lama no interior da escavao seja superior exercida externamente pelo lenol fretico; b) que a granulometria do terreno seja tal que possa impedir a disperso da lama. De fato, no respeitadas estas condies, a gua do lenol entrando na escavao arrastaria consigo as partculas slidas, determinando o desmoronamento das paredes. A lama bentontica, se aplicada corretamente, oferece a vantagem de reduzir ao mnimo as alteraes do terreno vizinho ao furo no curso da perfurao em decorrncia da continuidade da ao estabilizante. A coluna de lama exerce, portanto, sobre as paredes do furo, atravs da pelcula (cake), uma presso que impede o desmoronamento, tornando possvel assim, com o emprego da bentonita, a execuo de perfuraes, sem aplicao de revestimento. Tubules Os tubules so elementos estruturais de fundao profunda, geralmente dotados de uma base alargada, construdos concretando-se um poo revestido ou no, aberto no terreno com um tubo de ao de dimetro mnimo de 70 cm de modo a permitir a entrada e o trabalho de um homem, pelo menos na sua etapa final, para completar a geometria da escavao e fazer a limpeza do solo. Divide-se em dois tipos bsicos: os tubules a cu aberto, normalmente sem revestimento, e os a ar comprimido ou pneumtico. Os tubules podem possuir o fuste armado ou no, sendo que a base nunca armada. No caso do tubulo receber somente cargas verticais, no h armadura. Contudo, ainda que o tubulo
44

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

no seja armado, ele deve possuir ferragem de topo para fazer a emenda com a concretagem do arranque do pilar. Os tubules a ar comprimido so sempre revestidos, podendo esse revestimento ser constitudo de uma camisa de concreto armado ou por uma camisa metlica. Neste caso a camisa metlica pode ser recuperada ou no. So utilizados em solos onde haja a presena de gua e que no seja possvel esgot-la. O fuste do tubulo , em regra, cilndrico enquanto a base poder ser circular ou em forma de falsa elipse. Deve-se evitar trabalho simultneo em bases alargadas de tubules, cuja distncia entre centros seja inferior a duas vezes o dimetro ou dimenso da maior base, especialmente quando se tratar de tubules a ar comprimido, por causa do risco de colapso do terreno. Ilustrao de um tubulo:

Quando comparados a outros tipos de fundaes, os tubules apresentam as seguintes vantagens: Os custos de mobilizao e de desmobilizao so menores que os de bate-estacas e outros equipamentos; As vibraes e rudos provenientes do processo construtivo so de muito baixa intensidade; Pode-se observar e classificar o solo retirado durante a escavao e compar-lo s condies do subsolo previstas no projeto; O dimetro e o comprimento do tubulo podem ser modificados durante a escavao para compensar condies do subsolo diferentes das previstas; As escavaes podem atravessar solos com pedras e mataces, sendo possvel penetrar em vrios tipos de rocha;
45

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

possvel apoiar cada pilar em um nico fuste, em lugar de diversas estacas, eliminando a necessidade de bloco de coroamento. Em um tubulo a ar comprimido (figura abaixo), seja de camisa de ao ou de camisa de concreto, a presso mxima de ar comprimido empregada de 3,4 atm (340 kPa), razo pela qual esses tubules tm sua profundidade limitada a 34 m abaixo do nvel do mar. Em qualquer etapa da execuo deve-se observar que o equipamento deve permitir que se atenda, rigorosamente, os tempos de compresso e descompresso previstos pela boa tcnica e pela legislao em vigor, s se admitindo trabalhos sob presses superiores a 150 kPa quando as seguintes providncias forem tomadas: Estar disposio da obra equipe permanente de socorro mdico; Estar disponvel na obra cmara de descompresso equipada; Estarem disponveis na obra compressores e reservatrios de ar comprimido de reserva; Que seja garantida a renovao do ar, sendo o ar injetado em condies satisfatrias para o trabalho humano.

46

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Quanto ao modo de execuo, os tubules podem ser escavados manual ou mecanicamente usando eventualmente lamas bentonticas. Se, na etapa de escavao mecanizada do tubulo (utilizando perfuratriz), ocorrer presena de gua, a escavao pode ser selada com lama bentontica. Se a escavao for manual e ocorrer presena de gua, pode-se esgotar a gua por bombeamento, rebaixar o lenol fretico por drenagem da rea ou alterar o tipo de escavao para utilizao de ar-comprimido.
47

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Diante do exposto, vemos que no obrigatria a utilizao de lama bentontica na escavao de tubules quando ocorre presena de gua, de forma que a questo est errada. Gabarito: Item ERRADO.

13. (CESPE/TRT-17 Regio/Analista Judicirio/2009) A lama bentontica utilizada para estabilizar as paredes de furos em terrenos no-coesivos para a execuo de estacas escavadas. Como vimos no comentrio da questo anterior, exatamente essa a utilidade da lama bentontica. O conceito e a aplicao da lama bentontica so frequentemente cobrados em prova pelo CESPE. Gabarito: Item CERTO.

14. (CESPE/TRE-GO/Engenharia Civil/2008) Ao contrrio das fundaes de superfcie, em que a carga transmitida ao terreno predominantemente pela presso distribuda sob a base da fundao, nas fundaes profundas, o elemento de fundao, assentado em profundidade, transmite a carga ao terreno ou pela base ou por sua superfcie lateral ou, ainda, por uma combinao dessas duas. Em relao fundao em profundidade, assinale a opo correta. a) As estacas de madeira, quando forem utilizadas como estaca flutuante, devem ser cravadas com o dimetro maior para baixo. Pessoal, o CESPE cobra muito em prova o conhecimento dos diversos tipos de estaca, em especial as limitaes e indicaes de aplicao de cada tipo. Estacas: As estacas so peas estruturais alongadas, de formato cilndrico ou prismtico, que so cravadas (pr-fabricadas) ou confeccionadas no canteiro (in loco), com as seguintes finalidades: a) transmisso de cargas a camadas profundas do terreno; b) conteno dos empuxos de terras ou de gua (estaca prancha); c) compactao de terrenos. As estacas recebem, da obra que suportam, esforos axiais de compresso.
48

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A estes esforos elas resistem, seja pela atrito das paredes laterais da estaca contra o solo, seja pelas reaes exercidas pelo solo resistente sobre a ponta da pea. Conforme a estaca resista apenas pelo atrito lateral ou pela ponta, ela se denomina, respectivamente, estaca flutuante ou estaca carregada de ponta. As estacas de madeiras devem ser de madeira dura, resistente, em peas retas, rolias e descascadas. O dimetro da seo pode variar de 18 a 35 cm e o comprimento de 5 a 8 metros, geralmente limitado a 12 metros com emendas. No caso da necessidade de comprimentos maiores as emendas devero ser providenciadas com talas de chapas metlicas e parafusos, devidamente dimensionados. Durante a cravao, as cabeas das estacas devem ser protegidas por um anel cilndrico de ao, destinado a evitar seu rompimento sob os golpes do pilo, assim como recomendvel o emprego de uma ponteira metlica, a fim de facilitar a penetrao e proteger a madeira. A vida til de uma estaca de madeira praticamente ilimitada, quando mantida permanentemente sob lenol fretico (gua). Caso esteja sujeita a variao de umidade apodrecer rapidamente. De qualquer maneira a estaca deve receber tratamento de preservao para evitar o apodrecimento precoce e contra ataques de insetos xilfagos. As madeiras mais utilizadas so: eucaliptos, peroba do campo, maaranduba, aroeira etc. As estacas de madeira foram usadas desde os primrdios da construo civil. No entanto, atualmente o seu uso bastante reduzido no Brasil. ALONSO (1996) aponta como possveis causas desse fato a dificuldade em se encontrar madeira de boa qualidade, o incremento das cargas nas estruturas, e a vulnerabilidade da madeira quando submetida variao do nvel da gua. As estacas de madeira apresentam muitas vantagens, tais como: leveza, flexibilidade, possui boa resistncia a choques, possui conicidade natural que facilita o desenvolvimento do atrito lateral, e matria-prima natural e renovvel. Curiosidade! As estacas de madeira apresentam durabilidade quase que ilimitada quando trabalham completamente abaixo do lenol fretico. TSCHEBOTARIOFF (1978) cita um caso histrico ocorrido quando foi feita a reconstruo do campanrio da Igreja de So Marcos em Veneza, em 1902. Verificou-se que as estacas de madeira, aps mil anos de servio, estavam em to boas condies que foram mantidas no local para a fundao da nova torre.
49

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Com relao ao enunciado da questo, as estacas de madeira possuem conicidade natural, sendo que sua cravao, seja ela uma estava flutuante ou no, deve ser feita com o maior dimetro para cima e no para baixo. Gabarito: Item ERRADO.

b) aconselhada, em terrenos com ocorrncia de lenol d`gua, a utilizao de estacas do tipo Strauss, em vez das estacas do tipo Franki. Aproveitaremos a questo para ver os conceitos das estacas Strauss e Franki. Estaca Strauss Estas estacas abrangem a faixa de carga compreendida entre 200 e 800 kN, com dimetro variando entre 25 e 40 cm. Uma estaca do tipo Strauss com dimetro de 25 cm pode suportar at 20 toneladas, de 32 cm at 30 t e de 38 cm chega a suportar 40 t. A execuo requer um equipamento constitudo de um trip de madeira ou de ao, um guincho acoplado a um motor (combusto ou eltrico), uma sonda de percusso munida de vlvula em sua extremidade inferior, para a retirada de terra, um soquete com aproximadamente 300 kg, tubulao de ao com elementos de 2 a 3 metros de comprimento, rosqueveis entre si, um guincho manual para retirada da tubulao, alm de roldanas, cabos de ao e ferramentas. A estaca Strauss apresenta vantagem de leveza e simplicidade do equipamento que emprega, o que possibilita a sua utilizao em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construes existentes, com o p direito reduzido. Outra vantagem operacional de o processo no causa vibraes que poderiam provocar danos nas edificaes vizinhas ou instalaes que se encontrem em situao relativamente precria. Como caracterstica principal, o sistema de execuo usa revestimento metlico recupervel, de ponta aberta, para permitir a escavao do solo, executando-se estacas em concreto simples ou armado. Uma desvantagem operacional da estava do tipo Strauss que, em geral, possui uma capacidade de carga menor que as estacas Franki e pr-moldadas de concreto e possui limitao devido ao nvel do lenol fretico. Ilustrao de uma estaca Strauss:

50

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Estaca Franki Estas estacas abrangem a faixa de carga de 500 a 1700 kN e seu processo executivo consiste na cravao de um tubo com ponta fechada e execuo de base alargada, causando muita vibrao, podendo provocar danos nas construes vizinhas. Na execuo, crava-se o tubo no solo, logo a seguir se derrama uma quantidade de concreto quase seco, apiloado por meio de um pesado mao, de modo a formar um tampo, para impedir a entrada d'gua e solo no interior do tubo, que arrastado e obrigado a penetrar no terreno. Alcanado a profundidade desejada, imobiliza-se o tubo e com percusses energticas destaca-se o tampo, o qual junto com uma carga de concreto apiloado no terreno para a formao do bulbo. Logo aps lanam-se novas quantidades de concreto que se apiloam ao mesmo tempo em que se efetua a retirada parcial do tubo, elevando de 20 a 30 cm de cada vez.

51

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Ao contrrio das estacas pr-moldadas, estas estacas so recomendadas para o caso de a camada resistente encontra-se a profundidade variveis. Tambm no caso de terrenos com pedregulhos ou pequenos mataces relativamente dispersos, pode-se utilizar esse tipo de estacas. A forma rugosa do fuste garante boa aderncia ao solo (resistncia por atrito). Havendo a ocorrncia de camada de argila rija poder haver deslocamento da estaca j concretada por compresso lateral. Nesse caso a soluo atravessar a camada de argila usando trado para evitar impactos. As estacas do tipo Franki apresentam grande capacidade de carga e podem ser executadas a grandes profundidades, no sendo limitadas pelo nvel do lenol fretico. Ilustrao de estaca Franki:

Gabarito: Item ERRADO.


52

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

c) As estacas de ao, se aplicadas, podem ser constitudas por perfis laminados retilneos ou com raio de curvatura superior a 400 m. A questo possui uma redao que busca confundir o candidato fazendo aluso existncia de uma estaca de ao no retilnea, que no caso seria uma com rio de curvatura superior a 400 m. No esse o conceito. Na realidade, as estacas so sempre retilneas, e consideram-se retilneas as que possuem raio de curvatura superior a 400 metros. As estacas metlicas so constitudas por perfis laminados ou soldados, simples ou mltiplos, tubos de chapa dobrada (seo circular, quadrada ou retangular), tubo sem costura e trilhos. As estacas de ao devem ser retilneas. Para isto, o raio de curvatura, em qualquer ponto do eixo deve ser maior que 400m ou apresentar flecha mxima de 0,3% do comprimento do perfil. As estacas de ao devem resistir corroso pela prpria natureza do ao ou por tratamento adequado. Quando inteiramente enterradas em terreno natural, independentemente de situao do lenol d'gua, as estacas de ao dispensam tratamento especial. Havendo, porm, trecho desenterrado ou imerso em aterro com materiais capazes de atacar o ao, obrigatria a proteo deste trecho com um encamisamento de concreto ou outro recurso adequado (por exemplo: pintura, proteo catdica, etc.) Em obras especiais (por exemplo: martimas, subestaes, Metr, etc.), cuidados especiais para sua proteo podem ser necessrios. Quando a cravao for executada com martelo de queda livre devem ser observadas as seguintes condies: a) peso do martelo no inferior a 10 kN; b) peso do martelo no inferior a 30 kN para estacas com carga de trabalho entre 0,7 MN e 1,3 MN; c) para estacas cuja carga de trabalho seja superior a 1,3 MN, a escolha do sistema de cravao deve ser previamente analisado. No uso de martelos automticos ou vibratrios, deve-se seguir as recomendaes dos fabricantes. Se durante a cravao for necessrio utilizar prolonga ou suplemento, desligado da estaca propriamente dita, seu comprimento no deve ser superior a 2,5 m, a

53

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

menos que dispositivos especiais sejam usados de modo a garantir o posicionamento da estaca e a eficincia de cravao. As estacas de ao podem ser emendadas, desde que as emendas resistam a todas as solicitaes que possam ocorrer durante o manuseio, a cravao e o trabalho da estaca, conquanto que seu eixo respeite a condio citada anteriormente. Na emenda por solda de estacas de ao, o eletrodo a ser utilizado deve ser compatvel com a composio qumica do material da estaca. O uso de talas parafusadas ou soldadas obrigatrio nas emendas, devendo ser dimensionadas conforme a NBR 8800. Quando as estacas funcionam permanentemente no interior do solo, para obter a carga mxima que pode ser aplicada, considerando o material constituinte, multiplica-se, simplesmente, a seo til do perfil pela tenso admissvel do ao. A determinao da rea til dos perfis, para levar em conta o efeito da corroso, feita descontando da sua rea total uma espessura de 1,5mm ao longo do permetro do perfil. No caso de utilizao de perfis usados, o desconto de 1,5 mm deve ser feito a partir da seo real mnima. A experincia tem mostrado que em estacas metlicas imersas no solo a primeira camada de ferrugem combina com o cido slico do solo, criando, assim, uma crosta resistente que dificulta o acesso do oxignio da gua superfcie do perfil no atacada, tornando a sua durabilidade praticamente ilimitada. Os carbonatos, tambm, contribuem para formar crostas impermeveis e servem para a proteo das estacas metlicas. De qualquer modo, a menos que se tenha experincia especfica do local, sempre conveniente verificar a agressividade do solo ao ao, pois, em alguns casos, o metal pode ser atacado mais do que normalmente se admite como corroso, a menos que se utilizem ligas especiais ou proteo adequada. Os tipos de proteo mais utilizados tm sido atravs de tratamentos com pinturas ou por proteo catdica. Quando as estacas metlicas funcionam parcialmente enterradas ou imersas em aterro com materiais capazes de atacar o ao, obrigatria a proteo desse trecho com um encamisamento de concreto ou outro recurso equivalente. Gabarito: Item CERTO.

54

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

d) A utilizao de tubules somente economicamente recomendada para cargas inferiores a 100 toneladas. Como vimos, os tubules so indicados onde so necessrias fundaes com alta capacidade de cargas (superiores a 500 kN) podendo ser executados acima do nvel do lenol fretico (escavao a cu aberto) ou at abaixo do nvel de gua (escavao com ar comprimido). Dessa forma, a questo est errada porque os tubules so recomendados para cargas acima de 50 toneladas, sendo uma opo economicamente vivel para cargas de mais de 100 toneladas. Gabarito: Item ERRADO.

A fundao a pea estrutural para a qual so transmitidas todas as cargas da edificao, e as lajes so peas estruturais responsveis pelo suporte de todas as cargas, antes de sua transmisso s vigas. Com relao s caractersticas dos diversos tipos de lajes e fundaes, julgue os seguintes itens. 15. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008) Para transmitir as cargas concentradas dos pilares de uma construo assentada em terreno que possua alta resistncia ou que no tenha gua (lenol fretico) muito prxima de sua superfcie, recomendada a utilizao de estacas. Para uma construo assentada em terreno de alta resistncia, a soluo uma fundao superficial ou um tubulo. Como o enunciado no diz a intensidade das cargas, entende-se que pode ser qualquer tipo de fundao superficial, desde blocos e alicerces, at a fundao profunda tipo tubulo. Como o lenol fretico no est prximo da superfcie, a nica soluo que dependeria deste fator seria o tubulo, que a depender do nvel do lenol seria do tipo a cu aberto ou do tipo a ar comprimido. Gabarito: Item ERRADO.

16. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008) Se, durante a escavao do tubulo, ocorrer desbarrancamento do fuste, deve-se revestir a regio que desbarranca com cambota de madeira ou concreto. Um grande problema na execuo de tubules o desbarrancamento do fuste.
55

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A maior preocupao com a segurana dos operrios que trabalham na escavao, dentro do tubulo, que podem ser soterrados. No caso de terreno instvel, com umidade excessiva, ou que apresente indcios de desbarrancamento, deve-se revestir a regio instvel com cambotas, que so anis de madeira ou concreto, para segurar a parede do tubulo e evitar o desbarrancamento. Gabarito: Item CERTO.

17. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008) Se ocorrer falta de concreto no fuste durante a concretagem, seja por erro de cubicagem ou por interrupo do fornecimento por parte da usina, recomenda-se deixar a superfcie plana e implantar armao de arranque para costurar a junta. Essa questo aborda um assunto importante, que a emenda de estruturas de fundao. As emendas ocorrem naturalmente nas estacas, em especial nas estacas pr-moldadas de concreto e metlicas, devido s grandes profundidades atingidas, essas peas so rotineiramente constitudas de partes emendadas. Contudo, pode ocorrer tambm o caso da questo, quando acaba o concreto na obra e o tubulo encontra-se com o fuste abaixo da cota de arrasamento. Neste caso, deve-se deixar a superfcie plana porque a fundao sofre esforo de compresso e o plano da emenda deve ser perpendicular ao sentido do carregamento. Ainda, para garantir a eficincia da emenda, deve-se utilizar a mesma ferragem prevista para o arranque do pilar (mesma quantidade e comprimento) para fazer a emenda de concretagem e garantir a solidarizao das etapas concretadas. Pessoal, o assunto mais abordado em provas de concursos com relao concretagem de fundaes a concretagem de tubules. Assim, o caso de falarmos um pouco sobre esse servio. Concretagem de tubules A concretagem da base alargada do tubulo s poder ser iniciada aps autorizao da fiscalizao, e ser conduzida de maneira a obter-se um macio compacto e estanque. Logo aps a liberao definitiva da base, dever a contratada ter condies de executar essa concretagem, evitando-se que o terreno fique exposto e sujeito a eventuais desmoronamentos ou chuvas.
56

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Antes da concretagem da base sero conferidas, rigorosamente, as suas dimenses. Em seguida, ser procedida a limpeza do fundo da escavao, com a remoo de todo o material solto e da camada eventualmente amolecida pela exposio ao tempo ou por guas de infiltrao. A concretagem do tubulo dever ser feita imediatamente aps a concluso de sua escavao. Em casos excepcionais, nos quais a concretagem no tenha sido feita imediatamente aps o trmino do alargamento e sua inspeo, nova inspeo deve ser feita, removendo-se material solto ou eventual camada amolecida pela exposio ao tempo ou por guas de infiltrao. A concretagem feita com o concreto simplesmente lanado da superfcie, atravs de funil com comprimento mnimo de 1.5m. No necessrio o uso de vibrador. Por esta razo o concreto deve ter plasticidade suficiente para assegurar a ocupao de todo o volume da base.Dever ser garantida a rigidez da armadura do tubulo, de modo que a mesma no se deforme durante a concretagem. A introduo do concreto em tubulo com gua ou lama ser por intermdio de tubo de concretagem tipo tremonha, de comprimento adequado para evitar que o concreto bata nas paredes da escavao do fuste. Um comprimento de tubo tremonha de cinco vezes o dimetro do fuste normalmente suficiente. Em todos os casos de concretagem de tubules, dever ser observado o disposto nas normas vigentes da ABNT. Para evitar segregao, o concreto no poder ser lanado de altura superior a 2 (dois) metros. Sero removidos os topos dos tubules que apresentarem concreto no satisfatrio, at que se atinja material em bom estado, mesmo que abaixo da cota de arrasamento prevista. A seguir, o trecho eventualmente cortado abaixo dessa cota ser reconcretado. Outro assunto que frequentemente cobrado em concursos a utilizao de pedra marroada. Pedra Marroada
57

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Tambm denominada pedra de mo ou racho. Material com granulometria varivel, com tamanho de 10 a 40 cm de comprimento. Com peso mdio superior a 5 kg por exemplar. Usado na construo civil para calamento, gabies de conteno, muros de conteno, bases, drenagens, macadames, enrocamento e concreto ciclpico. Concreto Ciclpico O concreto ciclpico ou fundo de pedra argamassada, como conhecido em algumas aplicaes, nada mais do que a incorporao de pedras denominadas pedras de mo ou racho ao concreto pronto. Estas pedras no fazem parte da dosagem do concreto e, por diversos motivos, no devem ser colocadas dentro do caminho betoneira, mas diretamente no local onde o concreto foi aplicado. Em fundaes, costuma-se utilizar pedra marroada na concretagem das bases dos tubules, no sendo utilizada nos fustes, e nos blocos e sapatas de grandes dimenses. Gabarito: Item CERTO.

18. (CESPE/TCE-RN/Inspetor de Controle Externo/ Engenharia Civil/2009) A ocorrncia de lenol de gua elimina a hiptese do emprego de estacas do tipo Franki. Como vimos anteriormente, as estacas do tipo Franki no so limitadas pelo nvel do lenol fretico. Essa questo ilustra como cobrado com muita freqncia o conceito das estacas Franki. Gabarito: Item ERRADO.

19. (CESPE/ME/Engenheiro/2008) A nega estabelecida no projeto de fundaes facilmente obtida para fundaes do tipo baldrame em solos arenosos. Nos termos da NBR 6122, temos o seguinte conceito: Nega: Medida da penetrao permanente de uma estaca, causada pela aplicao de um golpe de martelo ou pilo, sempre relacionada com a energia de cravao. Dada a sua pequena grandeza, em geral medida para uma srie de dez golpes.
58

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Assim, constatamos que o conceito de nega refere-se s estacas. Nega a penetrao permanente (no retorna devido elasticidade) de uma estaca, causada pela aplicao de um golpe do pilo. Ao ser fixada ou fornecida no projeto, deve indicar o peso do pilo necessrio e a altura de queda ou da energia de cravao (martelos automticos). Aplicam-se os golpes e mede-se a nega, ou seja, o quanto a estaca penetrou. A nega uma medida dinmica (pancadas) e indireta (por meio da medida da penetrao da estaca no solo) da capacidade de carga da estaca. Em campo, tira-se a nega da estaca mediante a mdia de comprimentos cravados nos ltimos 10 golpes do martelo. O objetivo de verificao da nega para as diferentes estacas a uniformidade de comportamento das mesmas (LICHTENSTEIN,N.B.;GLAZER,N.,s.d.). Gabarito: Item ERRADO.

As fundaes so responsveis pela transmisso das cargas de edificaes para o terreno. Por essa razo, devem ser dimensionadas e executadas de forma cuidadosa e criteriosa. Com relao a esse tema, julgue os prximos itens. 20. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006) A estaca do tipo broca executada com trado manual ou mecnico, sem uso de revestimento. Brocas so estacas executadas in loco sem molde, por perfurao no terreno com o auxlio de um trado (dimetro de 15 a 30 cm), sendo o furo posteriormente preenchido com o concreto apiloado. (FABIANI, s.d.) O trado utilizado composto de 04 facas, formando um recipiente acoplado a tubos de ao galvanizado. Os tubos so divididos em partes de 1,20 m de comprimento e medida que se prossegue a escavao eles vo sendo sucessivamente emendados. A perfurao feita por rotao/compresso do tubo, seguindo-se da retirada da terra que se armazena dentro deste. Porm, vrias restries podem ser feitas a este tipo de estaca: baixa capacidade de carga, geralmente entre 4 e 5 tf; h perigo de introduo de solo no concreto, quando do enchimento; h perigo, tambm, de estrangulamento do fuste;
59

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

no existe garantia da verticalidade; s pode ser executada acima do lenol fretico; comprimento mximo de aproximadamente 6,0 m (normalmente entre 3,0 e 4,0 m); trabalha apenas compresso, sendo que s vezes utilizada uma armadura apenas para fazer a ligao com os outros elementos da construo. Assim, a broca, vista de suas caractersticas, usada somente para casos limitados e sua execuo feita normalmente pelo pessoal da prpria obra. Assim, a questo est correta, sendo a estaca do tipo broca executada com trado manual ou mecnico, sem uso de revestimento. Ilustrao de uma estaca broca executada com trado manual:

Gabarito: Item CERTO.

21. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006) As estacas pr-moldadas de concreto no podem ser emendadas.


60

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

As estacas pr-moldadas de concreto podem ser de concreto armado ou protendido e, como decorrncia do problema de transporte e equipamento, tm limitaes de comprimento, sendo fabricadas em segmentos, sendo emendadas no canteiro, o que leva em geral necessidade de grandes estoques e requerem armaduras especiais para iamento e transporte. Ilustrao de uma estaca pr-moldada de concreto e do sistema de emenda:

Estas estacas costumam ser pr-fabricadas por firmas especializadas, com suas responsabilidades bem definidas, ou no prprio canteiro, sempre num processo sob controle rigoroso (BRITO). O comprimento de cravao real s vezes difere do previsto pela sondagem, levando a duas situaes: a necessidade de emendas ou de corte. No caso de emendas, geralmente constitui-se num ponto crtico, dependendo do tipo de emenda: luvas de simples encaixe, luvas soldadas, ou emenda com cola epxi atravs de cinta metlica e pinos para encaixe, este ltimo tipo mais eficiente.
61

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Quando o comprimento torna-se muito grande, h um limite para o qual no h comprometimento da linearidade da estaca, o que exige certo controle. Por outro lado, quando h sobra, o corte ou arrasamento deve ser feito de maneira adequada no sentido de evitar danos estaca. Estas estacas apresentam-se em vrias sees (grande versatilidade): quadradas, circulares, circulares centrifugadas (SCAC), duplo T, etc. As vazadas podem permitir inspeo aps a cravao. O processo de cravao mais utilizado o de cravao dinmica, onde o bate-estacas utilizado o de gravidade. Este tipo de cravao promove um elevado nvel de vibrao, que pode causar problemas a edificaes prximas do local. O processo prossegue at que a estaca que esteja sendo cravada penetre no terreno, sob a ao de certo nmero de golpes, um comprimento pr-fixado em projeto: a nega, uma medida dinmica e indireta da capacidade de carga da estaca. Pessoal, j abordamos o conceito de nega anteriormente. Em campo, tira-se a nega da estaca atravs da mdia de comprimentos cravados nos ltimos 10 golpes do martelo. O objetivo de verificao da nega para as diferentes estacas a uniformidade de comportamento das mesmas (LICHTENSTEIN,N.B.;GLAZER,N., s.d.). Deve-se ter cuidado com a altura de queda do martelo: a altura ideal est entre 1,5 a 2,0 m, para no causar danos cabea da estaca e fissurao da mesma, no se esquecendo de usar tambm o coxim de madeira e o capacete metlico para proteger a cabea da estaca contra o impacto do martelo, mesmo assim, estas estacas apresentam ndice de quebra s vezes alto. Se a altura for inferior ideal, poder dar uma falsa nega. Estas estacas no resistem a esforos de trao e de flexo e no atravessam camadas resistentes. Outra vantagem destas estacas que podem ser cravadas abaixo do nvel dgua. Sua aplicao de rotina em obras de pequeno a mdio porte. Gabarito: Item ERRADO.

22. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006) As estacas do tipo Franki so construdas enchendo-se de concreto perfuraes previamente executadas no terreno por meio da cravao de tubo de ponta fechada, que recuperado aps a execuo da estaca. Pessoal, conforme j vimos nesta aula, exatamente isso!
62

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

O processo executivo das estacas Franki consiste na cravao de um tubo com ponta fechada e execuo de base alargada, causando muita vibrao, podendo provocar danos nas construes vizinhas. Na execuo, crava-se o tubo no solo, logo a seguir se derrama uma quantidade de concreto quase seco, apiloado por meio de um pesado mao, de modo a formar um tampo, para impedir a entrada d'gua e solo no interior do tubo, que arrastado e obrigado a penetrar no terreno. Alcanado a profundidade desejada, imobiliza-se o tubo e com percusses energticas destaca-se o tampo, o qual junto com uma carga de concreto apiloado no terreno para a formao do bulbo. Logo aps lanam-se novas quantidades de concreto que se apiloam ao mesmo tempo em que se efetua a retirada parcial do tubo, elevando de 20 a 30 cm de cada vez. Como visto, o enunciado da questo est correto, sendo tubo cravado previamente e depois retirado concomitantemente concretagem da estaca. Gabarito: Item CERTO.

23. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006) As estacas do tipo raiz so cravadas e constitudas de perfis metlicos soldados. Ateno! Em provas, so cobrados principalmente dois aspectos da estaca raiz: 1. O equipamento tem pequeno porte e permite a execuo da estaca em ambientes de difcil acesso. 2. possvel executar estacas inclinadas. A estaca Raiz uma estaca de pequeno dimetro concretada in loco, cuja perfurao realizada por rotao ou rotopercusso, em direo vertical ou inclinada. Essa perfurao se processa com um tubo de revestimento e o material escavado eliminado continuamente, por uma corrente fluida (gua, lama bentontica ou ar) que introduzida atravs do tubo reflu pelo espao entre o tubo e o terreno. Completada a perfurao, coloca-se a armadura ao longo da estaca, concretandose medida que o tubo de perfurao retirado. A argamassa constituda de

63

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

areia peneirada e cimento, acrescida de aditivos fluidificantes adequados para cada caso (BRITO). Ilustrao da execuo de uma estaca Raiz:

A concretagem feita atravs de um tubo introduzido at o fundo da estaca, por onde injetada a argamassa, dosada com 500 a 600 kg de cimento por metro cbico de areia peneirada, com relao gua/cimento de 0,4 a 0,6.

64

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Durante o processo de concretagem o furo permanece revestido. Quando o tubo de perfurao est preenchido montado um tampo em sua extremidade superior e se extrai a coluna de perfurao aplicando-se ao mesmo tempo ar comprimido (BRITO). Assim, a composio e a consistncia do aglomerado que utilizado na fabricao da argamassa, a armao longitudinal, o processo de perfurao e o emprego de ar comprimido na concretagem, em conjunto, concorrem para conferir estaca uma adequada resistncia estrutural e tima aderncia ao terreno, o que garante uma elevada capacidade de carga (NACIONAL, s.d.). A estaca raiz pode ser utilizada nos seguintes casos: em reas de dimenses reduzidas; em locais de difcil acesso; em solos com presena de mataces, rocha ou concreto; em solos onde existem cavernas ou vazios; em reforos de fundaes; para conteno lateral de escavaes; em locais onde haja necessidade de ausncia de rudos ou de vibraes; quando so expressivos os esforos horizontais transmitidos pela estrutura s estacas de fundao (muros de arrimo, pontes, carga de vento, etc.); quando existe esforo de trao a solicitar o topo das estacas (ancoragem de lajes de subpresso, pontes rolantes, torres de linha de transmisso, etc). De acordo com o conceito de estacas Raiz, a questo est totalmente errada porque descreve as estacas pr-moldadas metlicas. Gabarito: Item ERRADO.

24. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) Para a execuo da fundao direta no necessria a utilizao de equipamentos e mo de obra especializada, por ser suficiente uma equipe composta por serventes, carpinteiros e armadores.
65

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Pessoal, para executar as fundaes diretas (conceito da NBR 6122), realmente no necessria a utilizao de equipamentos ou mo de obra especializada, por ser suficiente uma equipe composta por serventes, carpinteiros e armadores. Gabarito: Item CERTO.

25. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) Para a execuo dos tubules, necessria a utilizao de mo de obra especializada, composta por poceiros ou por operador de perfuratriz rotativa. Pessoal, nesta questo retomamos exatamente o comentrio da questo anterior. Quanto ao modo de execuo, os tubules podem ser escavados manual ou mecanicamente usando eventualmente lamas bentonticas. Quando a escavao for manual, o dimetro necessrio para possibilitar segurana ao operador deve ter no mnimo 70 cm. A escavao manual realizada por mo-de-obra especializada, os chamados poceiros. Para quem no teve a oportunidade de acompanhar uma escavao manual de tubulo, pode parecer que no seja um trabalho muito difcil, afinal de contas, no fundo, trata-se de cavar um buraco. Pessoal, isso no verdade de forma alguma. A escavao tem que manter a verticalidade do fuste, respeitar seu dimetro (principalmente fazer o fuste redondo), e ainda abrir corretamente a base, sendo um trabalho que exige uma boa prtica do profissional e muito preparo fsico. Caso a escavao do tubulo seja feita mecanicamente, os ltimos 0,50m devem ser escavados e abertos manualmente, inclusive o alargamento da base (quando necessrio) a fim de evitar a destruio da estrutura do terreno. O equipamento utilizado para a escavao mecnica a perfuratriz rotativa, cuja ilustrao segue abaixo, estando a questo correta.

66

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item CERTO.

26. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) As emendas das estacas pr-moldadas devem ser executadas pela unio soldada de dois anis previamente fundidos nas extremidades das estacas, no se utilizando luvas de ao em hiptese alguma. A questo no especifica se as estacas pr-moldadas a que se refere so metlicas ou de concreto. Contudo, o tipo de emenda abordado, anis fundidos nas extremidades e luvas de ao, se referem s estacas pr-moldadas de concreto. As estacas pr-moldadas de concreto maiores que 10,00 m devem ser emendadas. O mercado no fabrica estacas maiores porque isto inviabilizaria seu transporte. As estacas podem ser emendadas com uma luva de ao, ou soldando os anis prfixados em suas pontas no ato da concretagem. Essa segunda opo a mais vivel, pois traz mais segurana.
67

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Dessa forma, a questo est errada porque embora seja prefervel a execuo das emendas de estacas pr-moldadas de concreto pela unio soldada de dois anis previamente fundidos nas extremidades das estacas, pode-se utilizar de luvas de ao para realizar este servio. Ilustrao de emenda pela unio soldada de dois anis:

Foto de uma luva de emenda e de um anel de emenda:

Gabarito: Item ERRADO.

27. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) As estacas tipo hlice contnua so executadas com mquinas perfuratrizes equipadas com trado contnuo com comprimento variando entre 18 m e 24 m.

68

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A estaca hlice contnua uma estaca de concreto moldada "in loco", executada por meio de trado contnuo e injeo de concreto atravs da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. O emprego de estacas executadas com trado contnuo (CFA: continuous flight auger) iniciou-se nos Estados Unidos na dcada de 50 (Penna et al., 1999). Uma mesa rotativa era adaptada a um guindaste com torre acoplada e as estacas eram executadas com dimetros de 27.5, 30 e 40 cm. No incio da dcada de 70 a idia foi introduzida na Europa e posteriormente no Japo. No Brasil as primeiras obras que utilizaram esse tipo de estaca foram realizadas em 1987. Em 1993, provavelmente devido s facilidades de importao promovidas pelo governo brasileiro, algumas empresas nacionais adquiriram equipamentos que possibilitaram a execuo de estacas de at 1,0 m de dimetro e comprimentos de at 25 metros (Albuquerque et al., 2001). Os estudos realizados por Van Impe na Europa, concluram sobre a tendncia na diminuio da utilizao de estacas escavadas com utilizao de fluido de conteno do fuste com aumento da utilizao das estacas hlice contnua (Hartikainen & Gambini, 1991). A execuo das estacas hlice contnua pode ser dividida em trs etapas: perfurao, concretagem simultnea a extrao da hlice do terreno, e colocao da armadura. Perfurao: A perfurao executada por cravao da hlice no terreno por rotao, com um torque apropriado para que a hlice vena a resistncia do solo, alcanando a profundidade determinada em projeto. A perfurao executada sem que em nenhum momento a hlice seja retirada do furo. O torque aplicado por meio de uma mesa rotativa situada no topo da hlice. A haste de perfurao constituda da hlice espiral, responsvel pela retirada de solo, e um tubo central solidarizado a esta hlice. A hlice dotada de dentes em sua extremidade inferior que auxiliam a sua penetrao no solo. Em terrenos mais resistentes, esses dentes podem ser substitudos por pontas de vdia. Para que no haja, durante a fase de perfurao, entrada de solo ou gua na haste tubular, existe na face inferior da hlice uma tampa metlica provisria que expulsa na concretagem. Esta tampa geralmente recupervel. Concretagem: Atingida a profundidade desejada, inicia-se a concretagem da estaca, por bombeamento do concreto pelo interior da haste tubular. Devido presso do concreto, a tampa provisria expulsa. A hlice passa a ser extrada pelo equipamento, sem girar ou, no caso de terrenos arenosos, girando muito
69

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

lentamente no sentido da perfurao. O concreto injetado sob presso positiva. A presso positiva visa garantir a continuidade e a integridade do fuste da estaca, e, para isto, necessrio que se observe dois aspectos executivos. O primeiro garantir que a ponta do trado, durante a perfurao, tenha atingido um solo que permita a formao da bucha, para que o concreto injetado se mantenha abaixo da ponta da estaca, evitando que o mesmo suba pela interface solo-trado. O segundo aspecto o controle da velocidade de retirada do trado, de forma que sempre haja um sobreconsumo de concreto. O concreto normalmente utilizado apresenta resistncia caracterstica (fck) de 20 MPa, bombevel, e composto de areia e pedrisco. O consumo de cimento elevado, entre 400 a 450 Kg/m3. O uso de aditivos plastificantes tem sido muito usado. O fator gua-cimento geralmente em torno de 0,53 a 0,56. O abatimento (slump) do concreto situa-se entre 200 e 240 mm. Assim como a perfurao, a concretagem deve ocorrer de forma contnua e ininterrupta, mantendo as paredes onde se formar a estaca, sempre suportadas (acima da ponta do trado, pelo solo encontrado entre as ps da hlice, e abaixo, pelo concreto que injetado). Durante a extrao da hlice, a limpeza do solo contido entre as ps, feita manualmente ou com um limpador de acionamento hidrulico ou mecnico acoplado ao equipamento, que remove este material, sendo este, removido para fora da regio do estaqueamento com o uso de p carregadeira de pequeno porte. Colocao da armadura: As estacas hlice contnua tm suas armaduras instaladas somente aps a concretagem, isto pode ser um fator limitante do comprimento da armadura e, tambm, pode impossibilitar o uso destas estacas quando sujeitas a esforos de trao ou quando utilizadas como elemento de conteno. As armaduras podem ser instaladas por gravidade, por compresso de um pilo ou por vibrao sendo esta ltima a recomendada na literatura internacional. No Brasil, entretanto, a colocao da armadura por golpes de um pilo tem sido a mais utilizada na prtica. A utilizao de pilo permitiu executar estacas com armadura de 19 metros de comprimento, na garagem subterrnea do Hospital das Clnicas em So Paulo. Pessoal, o aspecto importante para ter mente na prova que as estacas do tipo hlice contnua primeiro so preenchidas de concreto para depois ter inserida a armadura. Assim, o enunciado da questo descreve corretamente alguns aspectos construtivos das estacas do tipo hlice contnua.
70

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item CERTO.

28. (CESPE/TCE-TO/Assistente de Controle Externo/Tcnico em Edificaes/2008) Assinale a opo correta no que diz respeito s fundaes. a) A estaca de tipo Franki escavada mecanicamente com o emprego de camisa metlica recupervel durante a concretagem. J vimos em diversas questes que a estaca de tipo Franki executada cravandose no solo um tubo de ao, cuja ponta obturada por uma bucha de concreto seco, areia e brita, estanque e fortemente comprimida sobre as paredes do tubo. Ao se bater com o pilo na bucha, o mesmo arrasta o tubo, impedindo a entrada de solo ou gua. Uma vez executada a base e colocada a armadura, inicia-se a concretagem do fuste, extraindo-se o tubo medida que se procede a concretagem. Assim, a questo est errada porque na execuo das estacas Franki no h escavao, quer seja manual ou mecnica. Gabarito: Item ERRADO. b) A estaca do tipo Strauss no sofre com limitao de profundidade devido presena de gua, pelo fato de ser moldada com tubo de revestimento de ponta fechada. Como vimos anteriormente, na estaca do tipo Strauss, o sistema de execuo usa revestimento metlico recupervel, de ponta aberta, para permitir a escavao do solo, executando-se estacas em concreto simples ou armado. Uma desvantagem operacional da estava do tipo Strauss que, em geral, possui uma capacidade de carga menor que as estacas Franki e pr-moldadas de concreto, e possui limitao devido ao nvel do lenol fretico. Dessa forma, a questo est errada. Gabarito: Item ERRADO.

c) O estrangulamento do fuste pode ocorrer durante a moldagem in loco de fundaes em solo mole. No entanto, tal efeito no prejudica a execuo da
71

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

fundao, visto que o concreto, ao ser aplicado, capaz de expulsar o material invasor. Pessoal, esse assunto muito importante! Um dos principais problemas na execuo in loco de estacas em camadas de solo mole o estrangulamento do fuste. Esse fenmeno compromete o comportamento da estaca, podendo resultar na condenao da estaca. O estrangulamento mais freqente nas estacas Franki e mega do que nas estacas escavadas (Strauss, hlice contnua, Raiz e Broca). No caso de existir uma camada espessa de solo mole, a concretagem do fuste pode ser feita de duas maneiras: Crava-se o tubo at terreno firme, enche-se o mesmo com areia, arranca-se o tubo e torna-se a crav-lo no mesmo lugar. Deste modo, forma-se uma camada de areia que aumentar a resistncia da argila mole e proteger o concreto fresco contra o efeito de estrangulamento; Aps a cravao do tubo, execuo da base e colocao da armao, enche-se inteiramente o mesmo com concreto plstico (slump de 8 a 12 cm) e em seguida o mesmo retirado de uma s vez com auxlio de um equipamento vibrador acoplado ao tubo. A este processo executivo d-se o nome de estaca Franki com fuste vibrado (ALONSO). Assim, vimos que o efeito do estrangulamento do fuste prejudica, e muito, a execuo da fundao, o que torna errada a questo. Gabarito: Item ERRADO.

d) A capacidade de carga de estacas isoladas, submetidas a carregamento vertical, dada em parte pela resistncia do fuste e pela resistncia de ponta. Essa questo j est batida no pessoal? As estacas, as quais possuem grande comprimento em relao a sua base, apresentam pouca capacidade de suporte pela base, porm grande capacidade de carga devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundao com o solo. Dessa forma, a questo est correta. Gabarito: Item CERTO.

72

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

e) Estaca Omega a estaca de concreto moldada in loco, executada por meio de um equipamento que possui trado helicoidal contnuo que retira o solo conforme se realiza a escavao e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. Pessoal, um assunto que, por ser mais recente, tem grande potencial para ser cobrado na nossa prova a Estaca mega. Este tipo de estaca uma evoluo da estaca hlice contnua. A estaca mega uma estaca moldada "in loco", desenvolvida como uma evoluo da estaca hlice contnua (CFA), com deslocamento lateral do terreno, sem o transporte de solo superfcie, resultando numa melhora do atrito lateral. Desenvolvida na Blgica a partir de 1993, onde j existem milhares de metros executados com sucesso, difundiu-se inicialmente para os pases vizinhos da Europa como Frana, Luxemburgo, Holanda, Sucia, depois o Reino Unido, Austrlia e agora no Brasil, atravs de um acordo de licena com a Fundesp para uso com exclusividade em toda a Amrica do Sul. O princpio desse sistema baseado no "design" do trado, com dimetro do eixo e passo da hlice, aumentados progressivamente, de forma a utilizar o mnimo de energia possvel durante a perfurao, otimizando o aproveitamento do torque. Em geral, necessrio um torque mnimo de 160 KNm para uma rotao do trado de 8 a 10 rpm. Os dimetros de hlice mega disponveis iniciam com 270 mm e vo de 320 mm a 620 mm, com incrementos no dimetro de 50 mm. Os equipamento devem possuir torque de 160 KNm. No h nenhuma limitao terica para os dimetros da hlice mega, contanto que, haja quantidade de energia disponvel (torque) para cravar o trado no terreno. No que se refere profundidade, possvel executar estacas de at 28 m de profundidade, dependendo do equipamento, torque e dimetros a serem utilizados. O processo de execuo da estaca hlice mega basicamente o seguinte: Perfurao: O trado mega cravado no terreno por rotao, atravs de uma mesa rotativa hidrulica, com deslocamento lateral do solo e sem o transporte do material escavado superfcie. Esse sistema permite o uso do pull-down que auxilia no atravessamento ou penetrao de camadas resistentes. Uma tampa mvel na extremidade do trado impede a entrada de terra no seu interior.
73

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Concretagem: Alcanada a profundidade desejada, o concreto bombeado alta presso pelo interior do eixo do trado que retirado do terreno girando-se no sentido da perfurao. A parte superior do trado construda de forma a empurrar de volta o solo que possa cair sobre o trado. Colocao da Armadura: A armadura, em forma de gaiola ou feixe, pode ser introduzida no tubo central do trado antes da concretagem, ou como mais comum, ao fim da concretagem, pela equipe ou com ajuda de um pilo ou vibrador. Todo o processo executivo monitorado atravs de sensores ligados a um computador colocado na cabine do operador, para visualizao e registro dos dados de execuo. Ilustrao da sequncia executiva da estaca mega:

A questo est errada porque descreve as estacas do tipo hlice contnua e no as estacas mega, que so uma evoluo do tipo hlice contnua. Gabarito: Item ERRADO.

29. (CESPE/ANTAQ/Especialista/2009) As estacas prensadas, do tipo Mega, no podem ser utilizadas em obras de reforo de fundaes existentes.

74

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Esta questo aborda as estacas Mega, um tipo de estaca muito cobrado em provas e utilizado intensamente em obras de reforo de fundaes. As estacas Mega foram utilizadas para corrigir a inclinao dos prdios da orla da cidade de So Paulo. Nesta cidade, a inclinao dos prdios resultado de fundaes pouco profundas realizadas nas dcadas de 40, 50 e 60. Elas eram apoiadas em camadas de areia, com mdia de 7 metros de profundidade, sendo que a camada de argila resistente encontra-se de 30 a 40 metros. O caso mais crtico foi o do edifcio Nncio Malzoni, no bairro Boqueiro, com aproximadamente 2,3 graus de desvio. Neste caso, foram utilizadas estacas de 60 metros de profundidade para corrigir a inclinao do edifcio. Estaca Mega ou prensada Este tipo de estacas indicado para recuperao de estruturas que sofreram algum tipo de recalque ou dano, ou para reforo de embasamento nos casos em que se deseje aumentar a carga sobre a fundao existente. Na sua execuo usado pessoal e equipamento especializados e utilizam mdulos de estacas prmoldados, sendo sua cravao conseguida por reao da estrutura existente. Os elementos constituem de uma ponta que pode ser em ao ou, mais freqente, de concreto pr-moldado e por mdulos extensores em formato de tubo, ou seja oco por dentro, com encaixes, de modo que fiquem bem travados. A solidarizao conseguida, aps atingir a nega (por reao), colocando-se a armadura e concretando-se na parte oca da estaca, deixando esperas. Por fim conveniente executar um bloco de coroamento logo acima de um travesseiro, para solidarizar a estrutura a ser reforada com a estaca prensada colocada. Ilustrao de estaca Mega:

75

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item ERRADO.

30. (CESPE/ANTAQ/Especialista/2009) A solicitao atuante em uma estaca conhecida como efeito Tschebotarioff origina-se de deslocamento vertical relativo entre estaca e solo vizinho, provocado por aumento de atrito negativo resultante do adensamento de solos finos saturados. Pessoal, importante que saibamos do que se trata o efeito Tschebotarioff. um assunto bem simples e lgico, e que se cai na prova sem que tenhamos lido a respeito, certamente ser um problema.

Com o aumento do carregamento do solo (cargas verticais aplicadas no solo), tambm ocorrem tenses horizontais, que podem atingir estacas prximas (ao longo dos fustes). Esse empuxo lateral (o solo empurrando a estaca horizontalmente) conhecido como Efeito Tschebotarioff. Quanto maior for a plasticidade do solo submetido a um carregamento, maior ser a relao entre as tenses horizontais e verticais.

Dessa forma, a questo est errada porque o fenmeno decorrente de tenses horizontais, e no de deslocamento vertical resultante de atrito negativo.

76

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Abaixo esto imagens do colapso de um edifcio por ruptura de estacas de fundao devido ocorrncia de grandes tenses horizontais, motivadas pela execuo de aterro sobre camadas de solos moles, que atuaram ao longo dos fustes das estacas pr-moldadas rompendo-as (Efeito Tschebotarioff).

Gabarito: Item ERRADO.

31. (CESPE/TCU/ACE/2005) A fundao do tipo caixo, por utilizar uma estaca de grandes dimenses, cravada por percusso, no recomendada quando os prdios vizinhos construo so sensveis a vibraes do terreno. A fundao do tipo Caixo, como o prprio nome sugere, um grande caixo impermevel gua, de seo transversal quadrada ou retangular que tem as paredes laterais pr-moldadas. Este tipo de fundao profunda destinado a escorar as paredes da escavao e impedir a entrada de gua enquanto vai sendo cravado no solo. Terminada a operao o caixo passa a fazer parte da infra-estrutura. So utilizados, por exemplo, como fundao de um pilar de ponte em que a substituio de dois ou mais tubules por um caixo que os envolva seja mais econmica. Assim, a questo est errada porque a fundao do tipo caixo no utiliza uma estaca cravada por percusso. O enunciado mistura o conceito de fundao do tipo caixo com caractersticas das estacas Franki. Gabarito: Item ERRADO.

77

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

32. (CESPE/ME/Engenheiro/2008) A viga de equilbrio um elemento estrutural que recebe a carga de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e deve ser dimensionada de modo a transmiti-las centradas s fundaes. Importante! As vigas de equilbrio caem muito em provas de concursos. Viga de Equilbrio ou Viga Alavanca: Viga de fundao, cuja funo principal absorver os esforos provenientes de excentricidade da carga do pilar em relao ao bloco ou sapata. Preferencialmente, a carga do pilar deve ser centrada com a sapata. Quando isso no ocorre, forma-se uma excentricidade (fora do centro), o que leva formao de um momento fletor aplicado sobre a fundao. Para evitar essa excentricidade, no caso de divisas, por exemplo, onde o pilar no pode ficar no centro da sapata, podemos fazer uma viga alavanca (ou de equilbrio). A figura abaixo mostra uma planta de locao de sapatas na qual existem sapatas associadas e vigas de equilbrio.

78

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A viga alavanca uma alternativa ao usa da sapata excntrica, por exemplo. Ela evita que sejam transmitidos para a sapata os esforos decorrentes das excentricidades. Gabarito: Item CERTO.

33. (CESPE/MPOG/Analista de Infraestrutura/Recursos Hdricos/2008) Viga de equilbrio (ou alavanca) aquela que recebe as cargas das lajes e as descarrega nos pilares. Pessoal, como vimos na questo anterior, as vigas de equilbrio tm a funo de combater o momento fletor resultante de excentricidades de carregamento em sapatas.
79

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

O enunciado da questo traz, erroneamente, o conceito de viga estrutural como se fosse de viga alavanca. Uma viga um elemento estrutural das edificaes. A viga geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforos verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Dessa forma, a questo est errada. Gabarito: Item ERRADO.

34. (CESPE/SECONT-ES/Auditor do Estado/Engenharia Civil/2009) Na execuo de estacas do tipo mega cravadas reao, podem-se utilizar as estruturas existentes como dispositivo de reao para cravao com macaco hidrulico. Pessoal, exatamente isso. As situaes recomendadas para uso das estacas Mega so os casos de reforos de fundaes existentes. Para tanto, utilizam-se as estruturas existentes como dispositivo de reao para cravao com macaco hidrulico, conforme a ilustrao abaixo (reparem na bomba hidrulica ligada ao macaco hidrulico).

Gabarito: Item CERTO.

35. (CESPE/SECONT-ES/Auditor do Estado/Engenharia Civil/2009) Nas fundaes profundas com estacas pr-fabricadas de concreto, o processo de cravao com bate-estacas no permite o emprego de estacas executadas em concreto protendido.
80

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A questo est errada porque as estacas pr-moldadas de concreto podem ser de concreto armado ou protendido. Um aspecto interessante sobre as estacas pr-moldadas a influncia da forma da seo na capacidade de carga das estacas. Ao contrrio do que se supe na prtica, a forma da seo transversal de uma estaca de deslocamento (cravada ou prensada), interfere na parcela correspondente resistncia lateral. "No caso de solos argilosos tipicamente sedimentares, o valor do atrito lateral unitrio para estacas circulares maior que para estacas retangulares ou quadradas (Robert D. Chellis - 1971)" "Ensaios efetuados em argilas resultaram na concluso que o coeficiente de reduo lateral a ser adotado para estacas quadradas em relao s circulares de 0,75 (Jaime et al. - 1992)". "Em areias, pesquisas mostraram que o atrito lateral sempre maior para estacas circulares, aumentando essa diferena de 17% at 78 %, com o aumento da compacidade (Vesic - 1963)". Assim sendo e, tendo por base os estudos efetuados pelos autores descritos, conclui-se que a forma da seo transversal de uma estaca interfere na parcela de carga correspondente ao atrito lateral. A ttulo de ilustrao, a tabela abaixo apresenta os coeficientes mdios de minorao de resistncia lateral a serem adotados em conformidade com o tipo de seo transversal.
FORMA DA SEO COEFICIENTE DE REDUO

Circular Octogonal Hexagonal Retangular Quadrada Triangular

1,000 0,930 0,830 0,775 0,750 0,670

81

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Fotos de estacas cilndricas pr-moldadas de concreto protendido, macias e vazadas.

Gabarito: Item ERRADO. Importante! No edital da prova do TCU de 2009 no havia o tpico contenes. Contudo, nos editais e provas do CESPE, comum que se cobrem conhecimentos de estruturas de contenes juntamente com as fundaes. Dessa forma, penso que prefervel pecarmos pelo excesso escassez. Logo, colocarei algumas questes de provas anteriores sobre contenes.

36. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) Na escavao efetuada nas proximidades de prdios ou vias pblicas, devem ser empregados mtodos de trabalho que evitem ocorrncias de ruptura e descompresso do terreno das fundaes. Pessoal, primeiramente deve-se distinguir entre escavao mecanizada e escavao manual: Escavao manual Trata-se da abertura de valas ou cavas, executada manualmente. O material procedente da escavao do terreno natural, geralmente, constitudo por solo, alterao de rocha ou associao destes tipos.

82

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Material de 1 categoria: compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou no, com dimetro mximo inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor da umidade apresentado. Material de 2 categoria: compreende os solos de resistncia ao desmonte mecnico inferior rocha no alterada, cuja extrao se processe por combinao de mtodos que obriguem a utilizao de equipamento de escarificao de grande porte. A extrao, eventualmente, poder envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Includos nesta classificao os blocos de de volume inferior a 2 m e os mataces ou pedras de dimetro mdio entre 0,15 m e 1,00 m. Material de 3 categoria: compreende os solos de resistncia ao desmonte mecnico equivalente rocha no alterada e blocos de com dimetro mdio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m, cuja extrao e reduo, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contnuo de explosivos ou de rompedor. Terminologia Cava: escavao executada em solo ou com dimenses conforme projeto. Vala: escavao longitudinal, executada em solo ou com profundidade, largura e declividade definidas em projeto, com finalidade de receber e conduzir guas ou para a instalao de rede enterrada de gua, esgoto ou drenagem. Escavao: a adoo da escavao manual depender da natureza do solo, das caractersticas do local (topografia, espao livre, interferncias) e do volume a ser escavado. Devero ser seguidos os projetos e as especificaes no que se refere locao, profundidade e declividade da escavao. Entretanto, em alguns casos, as escavaes podero ser levadas at uma profundidade superior projetada, at que se encontrem as condies necessrias de suporte para apoio das estruturas, a critrio da fiscalizao. Quando necessrio, os locais escavados devero ser isolados, escorados e esgotados por processo que assegure proteo adequada. As escavaes com mais de 1,25 m de profundidade devero dispor de escadas ou rampas, colocadas prximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergncia, a sada rpida dos trabalhadores, independentemente da adoo de escoramento. As reas sujeitas a escavaes em carter permanente devero ser estabilizadas de maneira a no permitir movimento das camadas adjacentes. Em caso de valas, devero ser observadas as imposies do local do trabalho, principalmente as
83

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

concernentes segurana dos transeuntes e de animais (no caso de reas de campo aberto). Escavao mecnica Devero ser seguidos os projetos e as especificaes no que se refere locao, profundidade e declividade da escavao. Entretanto, em alguns casos, as escavaes podero ser levadas at a uma profundidade superior projetada, at que se encontrem as condies necessrias de suporte para apoio das estruturas, a critrio da fiscalizao. Nas escavaes executadas prximas a prdios ou edifcios, vias pblicas ou servides, devero ser empregados mtodos de trabalho que evitem as ocorrncias de qualquer perturbao oriundas dos fenmenos de deslocamento, tais como: Escoamento ou ruptura das fundaes; Descompresso do terreno da fundao; Descompresso do terreno pela gua. Como visto acima, a questo est correta. Gabarito: Item CERTO.

Julgue os itens a seguir com relao aos escoramentos utilizados nas construes dos edifcios. 37. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) No caso de se utilizar um escoramento em balano com ficha engastada no solo, a rotao da conteno que ocorre devido atuao dos empuxos passivos combatida pelos empuxos ativos que atuam no engastamento da cortina no solo. Pessoal, vamos primeiro dar uma olhada abaixo na ilustrao do funcionamento estrutural simplificado de uma conteno em balano:

84

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Nesse tipo de conteno o peso do terreno age horizontalmente sobre os pranches, que por sua vez transferem a carga para os perfis, que acabam funcionando como vigas em balano engastadas no solo, como ilustrado acima. Da a importncia dos perfis terem um comprimento maior do que a profundidade da escavao, sendo esse comprimento adicional chamado de Ficha. Observando a ilustrao acima, conclumos que a fora resultante do peso do terreno tem que ser equilibrada pela fora resultante da reao do solo na parte enterrada do perfil. A questo est errada porque trocou os conceitos de empuxo ativo e passivo. A rotao da conteno que ocorre devido atuao dos empuxos ativos combatida pelos empuxos passivos que atuam no engastamento da cortina no solo, conforme a ilustrao do muro de arrimo abaixo:

85

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Legenda: Ea = empuxo ativo; Ep = empuxo passivo; S = esforo cisalhante na base do muro; W = somatrio das foras verticais; B = largura da base do muro. As foras que o solo exerce sobre as estruturas so de natureza ativa. O solo empurra a estrutura, que reage, tendendo a afastar-se do macio. O oposto ocorre quando a estrutura que empurrada contra o solo. A fora exercida pela estrutura sobre o solo de natureza passiva. Gabarito: Item ERRADO.

38. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009) Quando se utiliza escoramento com duas ou mais linhas de travamento, a estabilidade da estrutura est intimamente ligada ao desempenho dos escoramentos, no havendo mecanismo de ruptura da conteno por translao, e sim por rotao. Pessoal, exatamente o oposto, como falamos na questo anterior. A ruptura se d por rotao caso no tenhamos linhas de travamento. No caso em que h linhas de travamento, a ruptura se dar por translao. Na ilustrao abaixo esto representados os tipos de movimento.

86

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A estrutura de reteno tem a tendncia de mover-se, afastando-se da superfcie do terreno por causa das foras horizontais que resultam do empuxo do solo e outras foras. Geralmente, a parede resiste a deslizar pela resistncia do atrito desenvolvido entre a sua fundao e o solo. Um fator mnimo de uma segurana desejvel e da ordem de 1,5, supondo que a resistncia passiva frente da parede ignorada. Esta uma suposio comum e evita de confiar na presena do solo frente da parede para a resistncia adicional. A estrutura de conteno tem tambm uma tendncia de girar para fora em torno do p. O momento que resulta do empuxo da terra (como tambm das outras foras laterais) deve ser resistido pelos momentos resultantes das foras verticais produzidas pela parede incluindo todo o componente vertical do empuxo da terra. Um assunto que cai na nossa prova o escoramento de escavaes. Assim, vamos falar um pouco sobre seus tipos mais comuns. Escoramentos A execuo de contenes (escoramentos) em escavaes um servio bastante comum em obras civis, principalmente quando estas se localizam em reas limitadas, como nas obras urbanas de um modo geral. Isso est ilustrado na figura abaixo, onde em (a) observamos uma escavao contida de uma vala e em (b) uma escavao sem conteno, onde a estabilidade garantida pela execuo de uma superfcie inclinada nos seus limites.

A alternativa (b) quase sempre mais barata, mas exige maior rea escavada devido ao talude, o que algumas vezes a torna uma soluo invivel, principalmente em reas urbanas. Ainda, dever ser utilizado escoramento sempre que as paredes laterais do corte forem constitudas de solo passvel de desmoronamento, independente da profundidade da escavao. A transitoriedade da conteno um aspecto fundamental a ser considerado na escolha do seu mtodo executivo. Por exemplo, na abertura de uma vala para o
87

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

assentamento de uma tubulao qualquer, que ser depois reaterrada, devemos utilizar uma conteno provisria e, de preferncia, total ou parcialmente reutilizvel. J na escavao de um subsolo, podemos pensar numa conteno definitiva, que cumprir dupla funo: a de conter o terreno escavado e a de servir como vedao vertical da parte enterrada. Principais elementos construtivos de um escoramento provisrio:

Os escoramentos provisrios podero ser dos tipos: Pontaleteamento Utilizado em solos coesivos, geralmente em cota superior ao do lenol fretico e em profundidades menores. Neste caso, a superfcie lateral da vala ou cava contida por tbuas verticais de madeira de lei de 1 x 10" (at 2,00 m de profundidade) ou por pranchas de madeira de lei de 6 x 16 cm (acima de 2,00 m de profundidade), espaadas de 1,35 m e travadas na transversal por estroncas com dimetro de 20 cm, distanciadas verticalmente de 1,00 m. Podero, tambm, ser utilizadas pranchas metlicas, espaadas de 1,35 m e travadas na transversal por estroncas com dimetro de 20 cm, distanciadas verticalmente de 1,00 m. A cravao dos perfis metlicos poder ser feita por bate-estacas (queda livre), martelo vibratrio ou pr-furo. Foto de um escoramento do tipo pontaleteamento:

88

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Escoramento Descontnuo Utilizado nas escavaes em solos coesivos, geralmente em cota superior ao nvel do lenol fretico. Neste tipo de escoramento, a superfcie lateral da vala ou cava contida por tbuas verticais de madeira de lei de 1 x 10" (at 2,00 m de profundidade) ou por pranchas de madeira de lei de 6 x 16 cm (acima de 2,00 m de profundidade), espaadas de 0,30 m e travadas longitudinalmente por longarinas de madeira de lei de 6 x 16 cm (at 2,00 m de profundidade) ou de 8 x 18 cm (acima de 2,00 m de profundidade), em toda a sua extenso. Travando as longarinas, em sentido transversal, so utilizadas estroncas de madeira (geralmente, eucalipto) com dimetro de 0,20 m, espaadas de 1,35 m, exceto em suas extremidades, das quais as estroncas ficam afastadas 0,40 m. As longarinas so espaadas verticalmente de 1,00 m. Podem tambm ser utilizados, em combinaes variadas, perfis metlicos verticais, longarinas metlicas e pontaletes metlicos, em substituio s peas de madeira, mantendo-se, porm, os mesmos espaamentos. A cravao dos perfis metlicos pode ser feita por bate-estacas (queda livre), martelo vibratrio ou pr-furo. Ilustrao de um escoramento descontnuo:

89

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Foto de um escoramento descontnuo:

Foto da cravao de perfis metlicos:

90

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Pessoal, percebam que a grande diferena visual entre o escoramento do tipo pontaleteamento e do tipo descontnuo a ausncia da longarina no primeiro. Escoramento Contnuo Utilizado em escavaes de solos arenosos, sem coeso, ou quando alguma circunstncia exigir uma condio estanque das paredes da escavao. A superfcie lateral da vala ou cava contida por tbuas verticais de madeira de lei de 1 x 10" (at 2,00 m de profundidade) ou pranchas de madeira de lei de 6 x 16 cm (acima de 2,00 m de profundidade), encostadas umas s outras e travadas longitudinalmente por longarinas de madeira de lei de 6 x 16 cm (at 2,00 m de profundidade) ou de 8 x 18 cm (acima de 2,00 m de profundidade) em toda a sua extenso. Travando as longarinas, em sentido transversal, so utilizadas estroncas de madeira (geralmente, eucalipto) de dimetro 20 cm, espaadas de 1,35 m, exceto em suas extremidades, das quais as estroncas ficam afastadas 0,40 m. As longarinas devero estar espaadas entre si de 1,00 m na vertical. Podem tambm ser utilizados, em combinaes variadas, perfis metlicos verticais, longarinas metlicas e pontaletes metlicos, em substituio s peas de madeira, mantendose, porm, os mesmos espaamentos. A cravao dos perfis metlicos pode ser feita por bate-estacas (queda livre), martelo vibratrio ou pr-furo. Pessoal, a questo do custo sempre um fator a ser levado em considerao na escolha do mtodo a ser utilizado. Assim, saibam que, apesar do seu custo mais elevado, a possibilidade de um maior reaproveitamento 10 vezes, contra 3 da
91

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

madeira -, em regra, bem como seu melhor desempenho tcnico, tornam as estacas-pranchas metlicas bastante competitivas em muitas situaes. Ilustrao de um escoramento contnuo:

Pessoal, percebam que a grande diferena entre o escoramento do tipo descontnuo e do tipo contnuo o fechamento lateral completo do segundo. Foto de um escoramento do tipo contnuo:

92

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item ERRADO.

O desenho acima apresenta um escoramento rgido de uma escavao em terreno macio seco, homogneo e isotrpico. O trecho escorado est submetido a um carregamento no nulo uniformemente distribudo infinitamente ao longo da horizontal, com intensidade q. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes. 39. (CESPE/ANTAQ/Especialista/Engenharia Civil/2009) Pela teoria de empuxos de terra de Rankine, as direes das tenses normais principais atuantes no elemento de solo indicado pela letra A coincidem com as direes horizontal e vertical. Muros de conteno ou de arrimo so estruturas que suportam empuxos ativos e permitem uma mudana de nvel. Por exemplo, uma parede pode ser usada para reforar um talude ou para suportar um corte. Esses muros podem ser de gravidade, semigravidade, cantilever e com contrafortes. Eles podem ser construdos com materiais tais como rochas, concreto simples, concreto armado, gabies, solo reforado, ao e madeira. Cada um destes muros deve ser projetado para resistir s foras externas aplicadas sobre ele, desde o empuxo de terra e de gua at sobrecargas eventuais, terremotos, etc. Geralmente o empuxo ativo da terra atrs dos muros de conteno o que produz a maior fora desestabilizadora. Embora o empuxo passivo possa fornecer resistncia ao longo da base do muro, geralmente ele ignorado. Ilustrao de um muro de arrimo com a terminologia principal:
93

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Ao calcular a fora lateral da presso da terra existem dois mtodos que so usados extensamente: o mtodo de Rankine e o mtodo de Coulomb. O mtodo de Rankine supe que: Tenses vertical e horizontal so principais (tenso de corte nula na faceta correspondente); No h nenhuma adeso ou atrito entre o muro e o solo; Empuxos laterais so limitados s paredes verticais; O empuxo lateral varia linearmente com profundidade e a presso resultante encontrada a um tero da altura (h) acima da base da parede; A fora resultante do empuxo paralela superfcie do terreno. O mtodo do Coulomb similar ao de Rankine, exceto que: Considera o atrito entre a parede e o solo; Empuxos laterais no so limitados a paredes verticais; A fora resultante do empuxo no necessariamente paralela superfcie do terreno por causa do ngulo de atrito solo-parede. O mtodo de Rankine apresenta a limitao de desprezar a componente tangencial que tende a empurrar a estrutura para baixo (considerada por Coulomb). Neste caso, a utilizao da teoria de Rankine faz com que o empuxo ativo seja sobreestimado e o empuxo passivo, subestimado, (MACHADO 1997). Logo, as estruturas calculadas por Rankine so sobredimensionadas.
94

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Assim, como vimos, o enunciado da questo descreve corretamente as consideraes de tenso do Mtodo de Rankine. Gabarito: Item CERTO.

40. (CESPE/ANTAQ/Especialista/Engenharia Civil/2009) Pela teoria de empuxos de terra de Rankine, o acrscimo de tenso horizontal atuante sobre o escoramento devido ao carregamento uniformemente distribudo independe da profundidade. Esta questo merece uma ateno maior porque o questionamento unicamente em funo do carregamento uniformemente distribudo acima do terrapleno. A questo no est se referindo ao acrscimo de tenso horizontal atuante sobre o escoramento devido ao macio. Segundo Machado (1997), solos no coesivos (condio para Rankine) apresentam a variao das tenses horizontais linearmente com a profundidade e o empuxo consiste na integrao das tenses laterais ao longo da altura, possuindo um diagrama resultante triangular. Normalmente, no dimensionamento de muros de arrimo, usual considerar-se o efeito de uma sobrecarga na superfcie do terreno, que o mesmo que dizer que temos uma presso uniformemente distribuda. Esta sobrecarga aconselhvel considerar-se, pois nada impede de termos, muito prximo da escavao efetuada, mquinas, materiais usados na obra, entre outros, e que para efeitos de clculo ser significativa a sua considerao. No diagrama das presses aparentes, dever-se- considerar o efeito da sobrecarga na superfcie do terreno. Essa considerao consegue-se colocando um diagrama retangular ao longo de toda a profundidade de escavao, definido por uma presso de valor Kq, em que q a grandeza da sobrecarga e K um coeficiente de empuxo. Assim, o enunciado da questo est correto porque a tenso horizontal atuante sobre o escoramento devido ao carregamento uniformemente distribudo apresenta um diagrama retangular ao longo de toda a profundidade de escavao, logo, independe da profundidade. Gabarito: Item CERTO.

95

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

O desenho acima apresenta uma alternativa de escoramento temporrio para uma massa de areia limpa que ser estocada em um canteiro de obras. Considerando que a parede seja impermevel e se estenda por um comprimento muito grande, normal ao plano do desenho, julgue os itens a seguir. 41. (CESPE/ME/Engenheiro/2008) O ensaio de cisalhamento direto poder ser utilizado para a determinao do ngulo de atrito da areia a ser estocada com vistas ao projeto da parede de escoramento. A resistncia ao cisalhamento dos solos um importante aspecto em muitos problemas de engenharia: Capacidade de carga em fundaes diretas e indiretas; Estabilidade de taludes em barragens e aterros; Presso lateral de terra em muros de conteno, etc. Ilustrao de exemplos:

96

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

O ensaio de cisalhamento direto tem por objetivo determinar a resistncia do solo quando cisalhado em um plano pr-definido. O ensaio executado em um corpo de prova prismtico, no qual so aplicadas, no plano horizontal, tenses cisalhantes e tenses normais. As principais vantagens do ensaio de cisalhamento direto so seu baixo custo, rapidez e simplicidade, especialmente para solos granulares. Ainda, possvel observar-se realmente os planos de cisalhamento e as zonas de ruptura na amostra. Para solos finos h problemas com o controle da drenagem, sendo nestes casos indicado o ensaio de cisalhamento triaxial. A questo est correta porque a determinao do ngulo de atrito interno geralmente feita atravs dos ensaios de cisalhamento direto ou triaxial, sendo mais utilizado o tipo direto para os solos granulares (areia). Gabarito: Item CERTO.

42. (CESPE/ME/Engenheiro/2008) As condies de estabilidade do escoramento pioram caso ocorra um perodo chuvoso prolongado, com consequente percolao de gua pelas areias. A questo est correta porque a infiltrao decorrente da precipitao de chuva pode alterar as condies hidrolgicas do talude, reduzindo as suces e/ou aumentando a magnitude das poropresses. Em ambos os casos, estas mudanas
97

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

acarretam uma reduo na tenso efetiva e, consequentemente, uma diminuio da resistncia ao cisalhamento do material, tendendo a causar instabilidade. Essa questo importante porque trata de um assunto muito relevante relacionado aos muros de arrimo: a drenagem. Como vimos, os muros de arrimo so estruturas corridas de conteno de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundao rasa ou profunda. Podem ser construdos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais. Alm dos diversos materiais possveis de serem utilizados, os muros de arrimo podem ser de vrios tipos: gravidade, semigravidade, cantilever, contrafortes, ainda, podem ser com ou sem tirantes. O sistema de drenagem varia em funo do material utilizado na construo do muro. Por exemplo, no caso de muro de pedras arrumadas manualmente, a resistncia do muro resulta unicamente do embricamento dos blocos de pedras. Este muro apresenta como vantagens a simplicidade de construo e a dispensa de dispositivos de drenagem, pois o material do muro drenante. Os muros de gabio tambm dispensam os dispositivos de drenagem. Muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a conteno de taludes com alturas de at 2m. A base do muro deve ter largura mnima de 0,5 a 1,0m e deve ser apoiada em uma cota inferior da superfcie do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato murofundao. Quanto a taludes de maior altura (cerca de uns 3m), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras. Neste caso, podem ser utilizados blocos de dimenses variadas. A argamassa provoca uma maior rigidez no muro, porm elimina a sua capacidade drenante. necessrio ento implementar os dispositivos usuais de drenagem de muros impermeveis, tais como dreno de areia ou geossinttico no tardoz e tubos barbaas para alvio de poropresses na estrutura de conteno. Lembrando que os muros de concreto so impermeveis. Grande parte dos acidentes envolvendo muros de arrimo est relacionada ao acmulo de gua no macio. A existncia de uma linha fretica no macio altamente desfavorvel, aumentando substancialmente o empuxo total. O acmulo de gua, por deficincia de drenagem, pode duplicar o empuxo atuante. O efeito da gua pode ser direto, resultante do acmulo de gua junto ao tardoz
98

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

interno do muro, ou indireto, produzindo uma reduo da resistncia ao cisalhamento do macio em decorrncia do acrscimo das presses intersticiais.

O efeito direto o de maior intensidade, podendo ser eliminado ou bastante atenuado por um sistema de drenagem eficaz. Todo cuidado deve ser dispensado ao projeto do sistema de drenagem para dar vazo a precipitaes excepcionais e para que a escolha do material drenante seja feita de modo a impedir qualquer possibilidade de colmatao ou entupimento futuro. Os sistemas de drenagem podem ser superficiais ou subsuperficiais. Drenagem superficial: captam e conduzem as guas que incidem na superfcie do talude (canaletas transversais, canaletas longitudinais de descida escadas, caixas coletoras, etc). Drenagem subsuperficial: controlam as magnitudes de presses de gua e/ou captam fluxos que ocorrem no interior dos taludes (filtros verticais, filtros horizontais, barbacs, geodrenos). Ilustrao das redes de fluxo em muros de arrimo:

99

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Quando no h inconveniente em drenar as guas para a frente do muro, podem ser introduzidos furos drenantes ou barbacs, como nas ilustraes abaixo.

100

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item CERTO.

Considerando as diretrizes, condies e equipamentos relativos execuo de uma parede diafragma, julgue os prximos itens. 43. (CESPE/TCU/AUFC/Auditoria de Obras Pblicas/2009) As paredesguias construdas em alvenaria facilitam a definio do alinhamento da obra. A execuo de contenes atravs de paredes diafragmas obtida pela escavao e execuo sucessivas de estacas de concreto armado, de forma retangular, com comprimento variando de 1,0 a 6,0 m e largura de 40 cm a 60 cm. Na parede diafragma todo o buraco escavado fica preenchido com lama bentontica enquanto no for vertido o concreto. Tal lama, obtida atravs da mistura de uma argila montimorilonitica especial, que refinada, com gua, tem a propriedade de equilibrar a presso exercida pelo
101

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

solo e pela gua nele presente, de forma a evitar que o buraco escavado desmorone. A lama bentontica atua dessa maneira por formar na superfcie escavada uma camada de gel que penetra nos seus poros, ligando os seus gros entre si, formando um filtro que evita a sua instabilizao. Alm do gel, o contato da lama com o solo leva ao aparecimento de um fenmeno eltrico que contribui para essa estabilizao. A ilustrao abaixo mostra a seqncia de execuo de uma parede diafragma. Em (a) mostrada a escavao junto ao segmento vizinho j concretado, sendo o buraco preenchido com a lama (soluo de 3 a 10% de bentonita seca em gua) para sua estabilizao; terminada a escavao, colocamos na sua extremidade um tubo de ao que permite, por hora da concretagem, a criao de um engate entre o painel em execuo e o seguinte (b); em (c) colocada a armao de ao da parede; em (d) um concreto bastante plstico vertido atravs de funis, preenchendo o buraco de baixo para cima, expulsando a lama, que recolhida para posterior reaproveitamento; aps o concreto adquirir certa resistncia, o tubo de ao sacado e o processo se reinicia.

102

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A escavao dos buracos pode ser feita com diversos equipamentos, os quais no tem apenas que escavar o solo em si, mas tambm permitir a separao entre o material e a lama. A escolha entre eles depende de diferentes fatores, sobretudo da sua disponibilidade, do tipo de solo e da profundidade da escavao. Uma possibilidade utilizarmos retroescavadeiras e ps de arrasto que, no entanto, apresentam limitaes na profundidade de escavao, respectivamente da ordem de 10 m e 20 m. Assim, a soluo mais usual utilizarmos uma concha ou clamshell com dimenses apropriadas, com acionamento por cabos ou hidrulico, que posicionada e operada junto com um guindaste. A concha pode-se ligar ao guindaste simplesmente por cabos que a movimentam verticalmente dentro do buraco sendo escavado, ou por um elemento rgido, que ao se deslocar permite sua movimentao. Conchas ligadas a cabos permitem escavaes mais profundas, acima inclusive de 60 m, enquanto que as ligadas a elementos rgidos limitam-se ao comprimento mximo destes, da ordem de 40 m. Pessoal, no precisa saber em detalhes os valores relacionados s profundidades, mas bom ter uma ordem de grandeza caso o CESPE aborde esse assunto em um caso prtico. A questo est errada porque as paredes-guia (muretas guia) consistem em duas paredes paralelas moldadas no solo, em concreto armado e no em alvenaria, construdas ao longo do permetro da parede diafragma para manter estvel o topo da vala e servir de guia ao clamshell durante a abertura das lamelas. Foto de um clamshell:

103

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

As paredes guia devem ser totalmente enterradas, com profundidade mnima de 100 cm e espessura de 10 cm, guardando um afastamento entre si igual espessura de projeto da parede diafragma acrescida de uma folga de 3 a 5 cm. Gabarito: Item ERRADO.

44. (CESPE/TCU/AUFC/Auditoria de Obras Pblicas/2009) A central de lama tem a finalidade principal de receber a combinao de silte e argila da escavao, para posterior encaminhamento para disposio em aterro controlado. Pessoal, no nada disso! A lama bentontica utilizada no processo de escavao. A lama preparada numa instalao especial denominada central de lama. A mistura feita no misturador de alta turbulncia. A bentonita apresenta um inchamento muito acentuado quando na presena de gua, por isto antes da utilizao da lama na escavao necessrio um perodo de pelo menos 12 horas para que seja atingido o total inchamento da bentonita. Este tempo chamado maturao. Durante a maturao da lama, esta, deve ser mantida em agitao. A lama deve ir at o local da escavao usando-se tubulaes metlicas com engate rpido ou mangueiras de plstico rgido. Gabarito: Item ERRADO.
104

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

45. (ESAF/CGU/AFC/Auditoria de Obras/2008) Na execuo de estruturas de contenes e fundaes, necessrio conhecer os mtodos de execuo e as principais recomendaes para cada um dos servios que as compem, recomendaes estas j consagradas na engenharia de fundaes. incorreto afirmar que: a) a execuo da estaca franki realizada pela cravao dinmica de um tubo com bucha composta de areia e pedra. Nos termos da NBR 6122, as estacas Franki so executadas atravs da cravao de um tubo por meio de sucessivos golpes de um pilo em uma bucha seca de pedra e areia aderida ao tubo. Atingida a cota de apoio, procede-se expulso da bucha, execuo de base alargada, instalao da armadura e execuo do fuste de concreto apiloado com a simultnea retirada do revestimento. A execuo da estaca pode apresentar alternativas executivas em relao aos procedimentos da estaca padro como, por exemplo: perfurao interna (denominado cravao trao), fuste pr-moldado; fuste encamisado com tubo metlico perdido; fuste executado com concreto plstico vibrado ou sem execuo de base alargada. Assim, a questo apresenta a definio da NBR 6122 literalmente, estando correta. Gabarito: Item CERTO.

b) na execuo de parede diafragma com estaca secante, deve-se utilizar perfuratriz de hlice contnua e lama bentontica. Alm da parede diafragma, so comuns as paredes de estacas justapostas e paredes de estacas secantes. Paredes de estacas justapostas Quando uma parede diafragma deve ser construda muito prxima sapata de fundao de uma construo vizinha, para dentro do painel em escavao. Nesse caso, para se evitar problemas com a construo vizinha, deve-se diminuir o

105

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

comprimento dos painis, ou executar a parede atravs de estacas justapostas de concreto. A escavao das estacas pode ser executada por equipamentos rotativos, utilizando-se lama ou camisa metlica para evitar desmoronamento. A camisa metlica recuperada logo aps a concretagem da estaca. Aps o endurecimento do concreto escavada outra estaca, adjacente primeira, e assim repete-se o processo at a concluso da parede. A seguir, medida que a escavao vai sendo realizada, pode-se melhorar o contato entre as estacas, atravs de um argamassamento entre as estacas, precedidas da colocao de uma tela metlica. Ilustrao da sequncia de execuo de uma parede de estacas justapostas:

Paredes de estacas secantes O processo de execuo semelhante ao das estacas justapostas. Antes que se d o endurecimento do concreto de uma estaca, a sua vizinha escavada, cortandose parte da seo de concreto j executado, garantindo-se assim melhor contato entre as estacas. Ilustrao do corte horizontal de uma parede de estacas secantes:

O erro da questo est em afirmar que se deve utilizar lama bentontica, sendo que h a possibilidade de utilizar em seu lugar uma camisa metlica. Gabarito: Item ERRADO.

c) no caso do uso da estaca do tipo hlice contnua, deve-se ficar atento ao slump do concreto, j que este influencia na introduo da armao.
106

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Conforme comentamos, nas estacas do tipo hlice contnua primeiramente se preenche a escavao com concreto e depois se introduz a armao. Dessa forma, o concreto deve possuir uma consistncia mais fluida (slump alto) para permitir a introduo da armao. Ainda, nos termos da NBR 6122, a colocao da armadura deve ser feita imediatamente aps a concretagem. Sua descida pode ser auxiliada por peso ou vibrador. A armadura deve ser enrijecida para facilitar a sua colocao. Gabarito: Item CERTO.

d) as estacas pr-moldadas de ao so introduzidas no solo por meio de cravao dinmica de um martelo de queda livre, exploso ou hidrulico. A questo est correta. Contudo, h outros tipos de martelo. O processo executivo de cravao emprega como equipamentos um dos trs tipos de bateestacas (martelos): bate-estacas por gravidade: consta, basicamente, de um peso que levantado atravs de um guincho e que cai orientado por guias laterais. A freqncia das pancadas da ordem de 10 por minuto e o peso do martelo varia entre 1,0 a 3,5 ton. Normalmente utiliza um circuito hidrulico (macaco) para levantar o peso. bate-estacas a vapor: o levantamento do peso feito atravs da presso de vapor obtido por uma caldeira e a queda por gravidade. So muito mais rpidos que os de gravidade, com cerca de 40 pancadas por minuto e o peso do martelo de 4,0 ton. Como variante deste tipo, temos o chamado bate-estacas de duplo efeito, onde a presso do vapor acelera a descida do macaco, aumentando assim o nmero de pancadas para cerca de 250 por minuto. bate-estacas a exploso: o levantamento do peso feito atravs da exploso de gases (tipo diesel). Foto de um bate-estacas cravando uma estaca de ao:

107

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

Gabarito: Item CERTO.

Colegas, chegamos ao final de nossa aula 4. Aguardo vocs para nosso prximo encontro. Bons estudos! Marcelo Ribeiro

108

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA

1. (CESPE/TCU/AUFC/2009 Cargo 1: AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS Item 110) A figura mostra os resultados tpicos de uma sondagem rotativa. 2. (CESPE/TCU/AUFC/2009 Cargo 1: AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS Item 111) As caractersticas descritas para a camada de silte argiloso no so coerentes com outros resultados apresentados na figura. 3. (CESPE/TCU/AUFC/2009 Cargo 1: AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS Item 112) Os resultados apresentados na figura sugerem que pavimentos rgidos, de concreto armado, podem ser construdos diretamente sobre a superfcie do terreno.

109

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

A tabela acima apresenta os resultados de uma campanha de sondagens percusso do tipo SPT (standard penetration test), realizada com o objetivo de se obter parmetros geotcnicos para o dimensionamento de fundaes, e executada segundo norma tcnica pertinente. Na tabela, em que N o ndice de resistncia penetrao do amostrador padro do mtodo (NSPT-1 a NSPT-4), encontram-se os resultados do teste para cada um dos 4 furos e para as 8 profundidades amostradas. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens. 4. (CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil - Item 98) profundidade -7 m, o solo do furo 4 apresenta menor resistncia penetrao que o solo do furo 2. 5. (CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil - Item 99) No ensaio referente profundidade -5 m no furo 3, tanto pode ter ocorrido a penetrao de 15 cm a cada 6 golpes, quanto a sequncia de 5, 8 e 4 ou de 3, 4 e 8 golpes a cada 15 cm. 6. (CESPE/ABIN 2010 - Cargo 12: Oficial Tcnico de Inteligncia rea de Engenharia Civil - Item 100) Para o amostrador padro no furo 2 penetrar da profundidade -6 m at a profundidade -7 m, foram necessrios 59 golpes sucessivos. 7. (CESPE/IPOJUCA/2009 Cargo 25: Engenheiro Civil Prova C Item 54) Os relatrios dos servios de sondagem devem incluir, entre outras, a planta de situao dos furos de sondagem; a planta de locao das fundaes profundas; o perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras; e os nveis do terreno e dos lenis de gua encontrados na rea investigada. 8. (ESAF/CGU/2008 AFC/ rea Auditoria e Fiscalizao/Obras Pblicas Questo 31) Em pavimentao, os estudos de solos devem abranger trs etapas: levantamento dos materiais do subleito, levantamento das jazidas para utilizao
110

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

nas camadas do pavimento e sondagens para fundaes de obras de arte. Baseado no relatrio de sondagem da figura, qual a profundidade do nvel dgua e da camada NSPT superior a 20 golpes, respectivamente? a) 4m e 8m b) 5,5m e 7m c) 5,5m e 8m d) 5m e 8m e) 5,5m e 9,5m Entre os diversos ensaios de campo de reconhecimento do solo, o Standart Penetration Test (SPT) o mais executado no Brasil e na maioria dos pases do mundo. A figura abaixo mostra o resultado de um ensaio SPT hipottico.

Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. 9. (CESPE/SECONT/ES/2009 - Cargo 5: Auditor do Estado Especialidade: Engenharia Civil Item 80) Os resultados mostram que o solo, na profundidade de 5 m e de 8 m, pode ser considerado como compressvel e pouco resistente.
111

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

10. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008 - Item 83) Em construes trreas ou com cargas relativamente baixas, para se transmitirem as cargas distribudas ao terreno, recomenda-se a utilizao de sapata do tipo isolada simples, ou armada. 11. (ESAF/CGU/AFC/Auditoria de Obras/2008 Item 22) No preparo da cabea e ligao com o bloco de coroamento de estacas pr-moldadas de concreto, incorreto afirmar que: a) deve-se demolir uma parte da estaca at que a armadura fique exposta para o traspasse. b) na demolio do topo das estacas, devem ser utilizados ponteiros com grandes inclinaes em relao a horizontal. c) deve-se deixar um comprimento de estaca suficiente para a penetrao no bloco a fim de transmitir os esforos. d) deve-se demolir o topo da estaca danificado durante a cravao ou acima da cota de arrasamento. e) as armaduras devem penetrar no bloco de coroamento, mesmo quando estas no tm funo resistente. Considerando as diretrizes, condies e equipamentos relativos execuo de uma parede diafragma, julgue os prximos itens. 12. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008 Item 113) Se, na etapa de escavao do tubulo, ocorrer presena de gua sem desbarrancamento, a escavao deve ser selada com lama bentontica. 13. (CESPE/TRT-17 Regio/Analista Judicirio/2009 - Item 104) A lama bentontica utilizada para estabilizar as paredes de furos em terrenos nocoesivos para a execuo de estacas escavadas. 14. (CESPE/TRE-GO/Engenharia Civil/2008 Item 31) Ao contrrio das fundaes de superfcie, em que a carga transmitida ao terreno predominantemente pela presso distribuda sob a base da fundao, nas fundaes profundas, o elemento de fundao, assentado em profundidade, transmite a carga ao terreno ou pela base ou por sua superfcie lateral ou, ainda, por uma combinao dessas duas. Em relao fundao em profundidade, assinale a opo correta.

112

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

a) As estacas de madeira, quando forem utilizadas como estaca flutuante, devem ser cravadas com o dimetro maior para baixo. b) aconselhada, em terrenos com ocorrncia de lenol d`gua, a utilizao de estacas do tipo Strauss, em vez das estacas do tipo Franki. c) As estacas de ao, se aplicadas, podem ser constitudas por perfis laminados retilneos ou com raio de curvatura superior a 400 m. d) A utilizao de tubules somente economicamente recomendada para cargas inferiores a 100 toneladas. A fundao a pea estrutural para a qual so transmitidas todas as cargas da edificao, e as lajes so peas estruturais responsveis pelo suporte de todas as cargas, antes de sua transmisso s vigas. Com relao s caractersticas dos diversos tipos de lajes e fundaes, julgue os seguintes itens. 15. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008 - Item 84) Para transmitir as cargas concentradas dos pilares de uma construo assentada em terreno que possua alta resistncia ou que no tenha gua (lenol fretico) muito prxima de sua superfcie, recomendada a utilizao de estacas. 16. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008 - Item 112) Se, durante a escavao do tubulo, ocorrer desbarrancamento do fuste, deve-se revestir a regio que desbarranca com cambota de madeira ou concreto. 17. (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008 - Item 114) Se ocorrer falta de concreto no fuste durante a concretagem, seja por erro de cubicagem ou por interrupo do fornecimento por parte da usina, recomenda-se deixar a superfcie plana e implantar armao de arranque para costurar a junta. 18. (CESPE/TCE-RN/Inspetor de Controle Externo/ Engenharia Civil/2009 Item 69) A ocorrncia de lenol de gua elimina a hiptese do emprego de estacas do tipo Franki. 19. (CESPE/ME/Engenheiro/2008 Item 108) A nega estabelecida no projeto de fundaes facilmente obtida para fundaes do tipo baldrame em solos arenosos. As fundaes so responsveis pela transmisso das cargas de edificaes para o terreno. Por essa razo, devem ser dimensionadas e executadas de forma cuidadosa e criteriosa. Com relao a esse tema, julgue os prximos itens.

113

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

20. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006 - Item 82) A estaca do tipo broca executada com trado manual ou mecnico, sem uso de revestimento. 21. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006 - Item 83) As estacas prmoldadas de concreto no podem ser emendadas. 22. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006 - Item 84) As estacas do tipo Franki so construdas enchendo-se de concreto perfuraes previamente executadas no terreno por meio da cravao de tubo de ponta fechada, que recuperado aps a execuo da estaca. 23. (CESPE/ANA/Analista/Engenharia Civil/2006 - Item 85) As estacas do tipo raiz so cravadas e constitudas de perfis metlicos soldados. 24. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 57) Para a execuo da fundao direta no necessria a utilizao de equipamentos e mo de obra especializada, por ser suficiente uma equipe composta por serventes, carpinteiros e armadores. 25. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 58) Para a execuo dos tubules, necessria a utilizao de mo de obra especializada, composta por poceiros ou por operador de perfuratriz rotativa. 26. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 59) As emendas das estacas pr-moldadas devem ser executadas pela unio soldada de dois anis previamente fundidos nas extremidades das estacas, no se utilizando luvas de ao em hiptese alguma. 27. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 60) As estacas tipo hlice contnua so executadas com mquinas perfuratrizes equipadas com trado contnuo com comprimento variando entre 18 m e 24 m. 28. (CESPE/TCE-TO/Assistente de Controle Externo/Tcnico em Edificaes/2008 - Item 68) Assinale a opo correta no que diz respeito s fundaes. a) A estaca de tipo Franki escavada mecanicamente com o emprego de camisa metlica recupervel durante a concretagem. b) A estaca do tipo Strauss no sofre com limitao de profundidade devido presena de gua, pelo fato de ser moldada com tubo de revestimento de ponta fechada.

114

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

c) O estrangulamento do fuste pode ocorrer durante a moldagem in loco de fundaes em solo mole. No entanto, tal efeito no prejudica a execuo da fundao, visto que o concreto, ao ser aplicado, capaz de expulsar o material invasor. d) A capacidade de carga de estacas isoladas, submetidas a carregamento vertical, dada em parte pela resistncia do fuste e pela resistncia de ponta. e) Estaca Omega a estaca de concreto moldada in loco, executada por meio de um equipamento que possui trado helicoidal contnuo que retira o solo conforme se realiza a escavao e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. 29. (CESPE/ANTAQ/Especialista/2009 - Item 106) As estacas prensadas, do tipo Mega, no podem ser utilizadas em obras de reforo de fundaes existentes. 30. (CESPE/ANTAQ/Especialista/2009 - Item 107) A solicitao atuante em uma estaca conhecida como efeito Tschebotarioff origina-se de deslocamento vertical relativo entre estaca e solo vizinho, provocado por aumento de atrito negativo resultante do adensamento de solos finos saturados. 31. (CESPE/TCU/ACE/2005 - Item 141) A fundao do tipo caixo, por utilizar uma estaca de grandes dimenses, cravada por percusso, no recomendada quando os prdios vizinhos construo so sensveis a vibraes do terreno. 32. (CESPE/ME/Engenheiro/2008 Item 109) A viga de equilbrio um elemento estrutural que recebe a carga de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e deve ser dimensionada de modo a transmiti-las centradas s fundaes. 33. (CESPE/MPOG/Analista de Infraestrutura/Recursos Hdricos/2008 - Item 108) Viga de equilbrio (ou alavanca) aquela que recebe as cargas das lajes e as descarrega nos pilares. 34. (CESPE/SECONT-ES/Auditor do Estado/Engenharia Civil/2009 - Item 113) Na execuo de estacas do tipo mega cravadas reao, podem-se utilizar as estruturas existentes como dispositivo de reao para cravao com macaco hidrulico. 35. (CESPE/SECONT-ES/Auditor do Estado/Engenharia Civil/2009 - Item 114) Nas fundaes profundas com estacas pr-fabricadas de concreto, o processo de cravao com bate-estacas no permite o emprego de estacas executadas em concreto protendido.
115

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

36. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 76) Na escavao efetuada nas proximidades de prdios ou vias pblicas, devem ser empregados mtodos de trabalho que evitem ocorrncias de ruptura e descompresso do terreno das fundaes. Julgue os itens a seguir com relao aos escoramentos utilizados nas construes dos edifcios. 37. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 51) No caso de se utilizar um escoramento em balano com ficha engastada no solo, a rotao da conteno que ocorre devido atuao dos empuxos passivos combatida pelos empuxos ativos que atuam no engastamento da cortina no solo. 38. (CESPE/CETURB-ES/Tcnico em Manuteno Civil/2009 - Item 52) Quando se utiliza escoramento com duas ou mais linhas de travamento, a estabilidade da estrutura est intimamente ligada ao desempenho dos escoramentos, no havendo mecanismo de ruptura da conteno por translao, e sim por rotao.

O desenho acima apresenta um escoramento rgido de uma escavao em terreno macio seco, homogneo e isotrpico. O trecho escorado est submetido a um carregamento no nulo uniformemente distribudo infinitamente ao longo da horizontal, com intensidade q. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes. 39. (CESPE/ANTAQ/Especialista/Engenharia Civil/2009 - Item 98) Pela teoria de empuxos de terra de Rankine, as direes das tenses normais principais atuantes no elemento de solo indicado pela letra A coincidem com as direes horizontal e vertical.

116

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

40. (CESPE/ANTAQ/Especialista/Engenharia Civil/2009 - Item 99) Pela teoria de empuxos de terra de Rankine, o acrscimo de tenso horizontal atuante sobre o escoramento devido ao carregamento uniformemente distribudo independe da profundidade.

O desenho acima apresenta uma alternativa de escoramento temporrio para uma massa de areia limpa que ser estocada em um canteiro de obras. Considerando que a parede seja impermevel e se estenda por um comprimento muito grande, normal ao plano do desenho, julgue os itens a seguir. 41. (CESPE/ME/Engenheiro/2008 Item 84) O ensaio de cisalhamento direto poder ser utilizado para a determinao do ngulo de atrito da areia a ser estocada com vistas ao projeto da parede de escoramento. 42. (CESPE/ME/Engenheiro/2008 Item 88) As condies de estabilidade do escoramento pioram caso ocorra um perodo chuvoso prolongado, com consequente percolao de gua pelas areias. Considerando as diretrizes, condies e equipamentos relativos execuo de uma parede diafragma, julgue os prximos itens. 43. (CESPE/TCU/AUFC/Auditoria de Obras Pblicas/2009 - Item 153) As paredes-guias construdas em alvenaria facilitam a definio do alinhamento da obra. 44. (CESPE/TCU/AUFC/Auditoria de Obras Pblicas/2009 - Item 154) A central de lama tem a finalidade principal de receber a combinao de silte e argila da escavao, para posterior encaminhamento para disposio em aterro controlado. 45. (ESAF/CGU/AFC/Auditoria de Obras/2008 Item 27) Na execuo de estruturas de contenes e fundaes, necessrio conhecer os mtodos de
117

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

execuo e as principais recomendaes para cada um dos servios que as compem, recomendaes estas j consagradas na engenharia de fundaes. incorreto afirmar que: a) a execuo da estaca franki realizada pela cravao dinmica de um tubo com bucha composta de areia e pedra. b) na execuo de parede diafragma com estaca secante, deve-se utilizar perfuratriz de hlice contnua e lama bentontica. c) no caso do uso da estaca do tipo hlice contnua, deve-se ficar atento ao slump do concreto, j que este influencia na introduo da armao. d) as estacas pr-moldadas de ao so introduzidas no solo por meio de cravao dinmica de um martelo de queda livre, exploso ou hidrulico.

118

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: TSCHEBOTARIOFF, G. P. (1978). Fundaes, estruturas de arrimo e obras de terra: a arte de construir e suas bases cientficas na mecnica dos solos. 1a ed. So Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1978. O edifcio e seu Acabamento. Hlio Alves Azeredo. Prtica de Construo Civil Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifcios. Libnio M. Pinheiro So Carlos, maio de 2007. Estacas de Madeira para Fundaes de Pontes de Madeira. Alexandre Jos Soares Min e Antnio Alves Dias. ISSN 1809-5960. Disponvel em http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/nova_versao/pdf/cee44_129.pdf VARGAS, M. (1955). Fundaes: Manual do Engenheiro. v. 4. Porto Alegre: Editora Globo, 1955. ALONSO, U. R. (1991). Previso e controle das fundaes. So Paulo: Editora Edgard Blcher Ltda., 1991. Tcnica das Construes. Edmundo Rodrigues. Fundaes. PCC-2435: Tecnologia da Construo de Edifcio I. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. BARROS, Mrcia, 2003. ALBUQUERQUE, P. J. R. (2001) Estacas escavadas, hlice contnua e mega: estudo do comportamento compresso em solo residual de diabsio, atravs de provas de carga instrumentadas em profundidade. 260 p. Tese (Doutorado) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. ALMEIDA NETO, J. A. (2002) Anlise do desempenho de estacas hlice contnua e mega Aspectos executivos. 187 p. Dissertao (Mestrado) - Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. BOTTIAU, M.; et. al. (1998) - Load testing at feluy test site: introducing the Omega B+ pile. In: INTERNATIONAL GEOTECHINICAL SEMINAR ON DEEP FOUNDATIONS ON BORED AND AUGER PILES, 3rd, GhentBelgium. Proceedings. Rotterdam: A. A. Balkema, p. 187-199. BOTTIAU, M.; CORTDVRINDT, G. (1994) - Recent experience with the omegapile. In: INTERNATIONAL CONFERENCE AND EXHIBITION ON PILING AND DEEP FOUNDATIONS, 5th, Bruges. Proceedings. Bruges: DFI, p. 3.11.1 - 3.11.7.
119

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PROFESSOR: MARCELO RIBEIRO

VELLOSO, D. A. ; ALONSO, U. R. (2000) - Previso, controle e desempenho de fundaes. In: NEGRO Jr. et. al. Previso de desempenho x comportamento real. So Paulo: ABMS/NRSP. p. 95-139, nov. 2000. PENNA, A. S. D. et. al. (1999) - A estaca hlice contnua - a experincia atual. 1a. ed. So Paulo: FALCONI, F. F. & MARZIONNA, J. D. (Ed.). ABMS/ ABEF/IE. 162p. Mecnica dos Solos e Fundaes. PEF 522. 1a Aula. Fundaes Diretas rasas e profundas. Tipos de sapatas. Tipos de tubules. www.usp.br/fau/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/pef0522/Aula_12009.pdf

120

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like