You are on page 1of 10

Dicas para plantas em vasos grandes e jardineiras

Escrito por Eng. Agr. Mriam Stumpf

Se voc gosta de jardineiras de balco florindo sua fachada ao estilo europeu ou do sul do pas, ou mesmo, se tem uma varanda ampla e quer ter vrios vasos amplos cheios de plantas, siga as dicas abaixo para ter sucesso.

Como ter sucesso com plantas de vaso ou de jardineiras

1. Observar a orientao solar do espao. Evitar colocar plantas de meia sombra ou sombra em jardineiras com orientao Norte e Oeste, as folhas sero sensveis ao sol mais forte. Plantas de cultivo ao sol sero afetadas pela falta deste para jardineiras com orientao Sul, haver sombras da edificao o dia todo. Elas no iro florir ou haver menor quantidade de botes. Para Leste observar que o sol estar presente at o meio-dia. Mudas de folhagem sensvel como begnias podero mesmo assim apresentar queimaduras. 2. Quando a jardineira estiver em local com ventos fortes ou constantes como na rea litornea ou em maiores altitudes, no escolher mudas de folhas delicadas que se rasgam com facilidade, a aparncia da jardineira em pouco tempo ser desoladora. 3. As plantas para jardineiras mais rasas no devem ter razes muito grandes verticalmente. Isto prejudicaria seu desenvolvimento. Para arbustos como dracenas, por exemplo, a profundidade mnima de 0,60 m. J para azalas ans poder ter 0,25 a 0,35 m de profundidade. 4. As regas devero ser observadas conforme o tipo de planta cultivada e a exposio ao sol do recipiente. Jardineiras de alvenaria dentro da estrutura do prdio tendem a esquentar menos quando o sol incide sobre elas, mas jardineiras de balco externas ao prdio, penduradas, podero ter o substrato seco com maior rapidez. Jardineiras de plstico, as preferidas para esta situao devido ao pouco peso, tendem a secar muito a terra quando expostas ao sol durante a tarde, o que poder prejudicar as plantas. As regas devero ento ser mais frequentes. No dar banho nas plantas, regar apenas o substrato.

5. Substratos muito ricos em areia tendem a perder a gua de regas mais rpido, devido facilidade de percolao. A adio de adubo animal de curral bem curtido misturado com composto orgnico e areia, numa proporo de 2: 4:1 uma boa dica. Mas outras combinaes podero ser feitas, conforme as plantas a cultivar. As cactceas e suculentas so plantas cultivadas com areia e hmus de minhoca, numa proporo de 3:1, acrescentando elementos de textura mais grosseira, como cascalho fino e composto de folhas bem particulado. O material inerte ajuda na aerao, evitando a compactao ocasionada pelas regas e o peso das plantas, mas o material orgnico permitir manter a gua sem que fique compactado impedindo a percolao excessiva das guas de regas. 6. A limpeza de folhas secas e flores fenecidas dever ser frequente, evitando a m aparncia. Como se pode prever, a manuteno de jardineiras d trabalho, sendo compensado pela beleza da fachada da residncia.

Dicas para plantas em vasos grandes e jardineiras

Escrito por Eng. Agr. Mriam Stumpf

7. A reposio de nutrientes dever obedecer calendrio de reposio, cujas recomendaes esto nas fichas das mudas disponibilizadas no site. Uma regra geral que plantas de folhagem podero receber adubao a cada 6 meses ou uma vez por ano, na estao das chuvas ou no inverno do Sul. Plantas que entram em dormncia perdendo a folhagem podero ser adubadas no perodo em que muda est emitindo novos brotinhos, sinal que est saindo da dormncia e se preparando para a nova estao. Plantas de flores devem ser adubadas antes da florao para dar uma dose de incentivo em nutrientes. Quando florescem de maneira abundante, aps a florao devero ser novamente adubadas para repor suas energias. 8. A adubao poder ocorrer de dois modos: Colocao de substrato composto com adubos animais e/ou qumicos ou na forma lquida.

- Quando optar pelo adubo animal em vasos ou jardineiras. Quando a terra da jardineira tem algum tempo tende a ficar compactada. Isto desce o nvel do substrato na jardineira, muitas vezes descobrindo razes, o que no desejvel.

Neste caso ser mais interessante a colocao de material semelhante ao do plantio da muda, preenchendo os vazios. A adio de adubos necessria, obedecendo s quantidades recomendadas nas fichas das plantas. As regas aps estas adies iro permitir que tudo se acomode e as plantas recebam os nutrientes repostos. - Adubo lquido para vasos Caso a jardineira tenha substrato suficiente e o desenvolvimento das mudas no permita adio de mais terra, a reposio de nutrientes dever ser feita de modo lquido. O adubo a ser colocado sempre o granulado NPK, de formulao 10-10-10 para plantas de folhagens e 4-14-8 para as mudas florferas, a quantidade depender da planta e de seu tamanho. Muitas empresas que fazem manuteno de vasos em ambientes corporativos encontram assim a soluo para manter as plantas saudveis sem que seja preciso fazer sujeira no ambiente, com sacos de terra e toda a movimentao que isto exige. Dissolver o granulado em gua e colocar no substrato ao redor da muda. Este substrato dever estar previamente umedecido, para facilitar a percolao dos sais de adubo para o interior do substrato, alcanando as razes. Evitar que esta gua misturada toque no caule e nas folhas da muda, o que poder ocasionar manchas de queimadura. Caso isto ocorra de forma no prevista, molhe as folhas para limpar.

Dracena reflexa 9. A limpeza de folhas , grandes como nas dracenas poder ser feita com estopa e gua, feita durante um perodo sem sol. Caso a planta seja sensvel gua borrifada ou passada, como begnias e violetas, use um pincel seco de cerdas bem macias e passe delicadamente para retirar a poeira das folhas. Algumas palmeiras como a rfis (Rhapis excelsa) so beneficiadas com gua borrifada periodicamente, evita-se assim que fiquem com a ponta das folhas secas. Serve para locais internos e externos.

Artigos desta

Jardineiras de balco ou na fachada


Escrito por Eng. Agr. Mriam Stumpf

Casas de dois pisos ou mais quase sempre tm a decorao externa restrita ao solo do trreo. A ideia de colocar jardineiras nas janelas muito antiga, muito usada na Europa e em algumas cidades serranas pelo pas afora. Sua adoo em projetos de paisagismo possvel, desde que seja compatvel e harmnica com o tipo de arquitetura da residncia. Acrescentaro beleza e encanto vegetao do ambiente da propriedade alm de propiciar mais oxignio aos moradores.

Uma jardineira de fachada precisa ser prevista

Quando o projeto de execuo da obra prev sacadas ou mesmo balces de alvenaria, estas sero confeccionadas durante a obra. Quando fazem parte da casa, recuadas na fachada, no existe muito problema de peso, calculado ainda em projeto. Quando uma sacada ou balco externo, projetado para fora das paredes, preciso considerar um fator de segurana devido ao peso do material e dos substratos e plantas ali colocados. sempre importante saber se a estrutura pode arcar sem prejuzos com o novo peso representado pelas plantas.

Impermeabilizao da jardineira ou do vaso


Com a obra pronta, o paisagismo entrar em execuo. Ser preciso fazer a proteo das paredes da jardineira de alvenaria ou dos vasos. Usa-se material vedante, usado na construo civil, em forma de manta ou tinta.

Os materiais da impermeabilizao so encontrados em lojas de material de construo.

Aplicar segundo as instrues do fabricante contidas na embalagem. A tinta poder ser aplicada com pincel velho que depois ser descartado ou com um sarrafo envolto em uma camiseta velha amarrada. Aplicar no mnimo duas demos, aguardando a secagem entre elas. Depois ser preciso esperar alguns dias para que os solventes da mistura possam evaporar. Para jardineiras ou vasos que recebero arbusto de alto porte recomenda-se inclusive o uso de uma manta anti-raiz, que no permitir o desenvolvimento de razes. Quando isto ocorre, as razes acabam saindo pelos furos de drenagem ou danificar a estrutura de alvenaria, podendo ocasionar infiltraes em andares abaixo. Os vasos decorativos de cimento, concreto ou cermica tambm devero receber o mesmo tratamento. Caso a opo seja por jardineiras plsticas, no ser necessrio o procedimento.

Como forrar o fundo das jardineiras


Vamos plantar! Observar furos de drenagem para que possam ser protegidos. Colocar geomanta no fundo todo, destas que se usam em construo civil e em aparelhos exaustores de cozinha. Caso no disponha nem encontre no mercado, coloque pedrinhas ou cacos de vasos de cermica. Este material ir tapar parcialmente o furo, impedindo que a terra da jardineira saia, sujando tudo ou ento que forme um tampo impermevel, impedindo que a gua de regas saia. Caso desejar garantir ainda mais colocar uma camada fina de areia de construo por cima da manta ou das pedras.

Colocar parte do substrato adequado para as plantas que ir cultivar. Acomodar as mudas segundo esquema elaborado, preencher as laterais e apertar o substrato ao redor da muda, fixando-a. Depois de tudo pronto, regar bem. Isto acomodar a terra ao redor do torro da planta, preenchendo vazios e ela no ir tombar. Durante alguns dias, colocar gua todos os dias. Se o projeto de cultivo de cactceas e suculentas, regar bem no plantio e depois deixar secar o substrato entre as regas.

You might also like