You are on page 1of 24

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

FASES PROCESSUAIS
FASE POLICIAL OU INVESTIGATRIA
Apreenso do adolescente pela prtica de ato infracional

Delegacia da Criana e do Adolescente (DCA)

AUTO DE APREENSO
Flagrante ato infracional cometido mediante violncia ou grave ameaa pessoa: - Oitiva de testemunhas, vtima e adolescente. - Realizao de exames e percias.

BOLETIM DE OCORRNCIA CIRCUNSTANCIADO


Demais hipteses: - Oitiva de testemunhas, vtima e adolescente. - Realizao de exames e percias.

Encaminhamento ao Juiz da Vara da Infncia e da Juventude para autuao e deciso quanto ao flagrante (liberao ou internao do adolescente).

FASE MINISTERIAL

Privao de liberdade ou liberao?


O adolescente ser privado de sua liberdade em caso de flagrante ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada do Juiz da Infncia e da Juventude, que avaliar a gravidade e a repercusso social do ato. Finalidade da internao: garantir a segurana pessoal do adolescente ou manter a ordem pblica.

01

O adolescente privado de liberdade dever ser apresentado imediatamente ao Ministrio Pblico pela autoridade policial ou, sendo impossvel, no prazo mximo de 24 horas pela entidade de atendimento para a qual foi encaminhado. No sendo caso de internao e estando presente um dos pais ou o responsvel, o adolescente dever ser liberado pela autoridade policial, sob termo de compromisso de sua apresentao ao representante do Ministrio Pblico no mesmo dia ou no primeiro dia til imediato.

Direitos do adolescente na fase policial


O adolescente tem direito a: - No ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veculo policial, em condies atentatrias sua dignidade ou que impliquem risco sua integridade fsica ou mental. - Identificao dos responsveis pela sua apreenso, devendo ser informado acerca de seus direitos constitucionais. - Comunicao imediata de sua apreenso e do local em que se encontra recolhido. Essa comunicao ser feita ao Juiz da Infncia e da Juventude e sua famlia ou pessoa por ele indicada. - Exame, desde logo, da possibilidade de liberao imediata. - No ser submetido identificao compulsria se identificado civilmente.

02

FASE MINISTERIAL
Promotor de Justia ouve adolescente e, se possvel, responsveis, vtima e testemunhas, e pode:

Promover ARQUIVAMENTO

Conceder REMISSO com ou sem aplicao de medida socioeducativa (MSE)

Oferecer REPRESENTAO contendo a descrio dos fatos e requerendo: - Aplicao de MSE* (Art. 112 do ECA**). - Oitiva de testemunhas arroladas.

Encaminhamento VARA DA INFNCIA E DA JUVENTUDE (VIJ). Juiz homologa o arquivamento.

Encaminhamento VARA DA INFNCIA E DA JUVENTUDE. Juiz homologa a remisso.

FASE JUDICIAL

Sem medida socioeducativa

Com medida socioeducativa

ARQUIVAMENTO

Extrao de carta de sentena para execuo da MSE* aplicada pelo juiz. MSE* em meio aberto: advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade ou liberdade assistida.

* MSE: MEDIDA SOCIOEDUCATIVA ** ECA: ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

REMISSO A remisso poder ser concedida atendendo s circunstncias e consequncias do fato, ao contexto social, bem como personalidade do adolescente e sua maior ou menor participao no ato infracional. A remisso no implica necessariamente o reconhecimento ou comprovao da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes. Todavia, s poder incluir a aplicao de uma das medidas socioeducativas em meio aberto, isto , advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade ou liberdade assistida.
03

FASE JUDICIAL
Juiz da Vara da Infncia e da Juventude recebe a representao, designa audincia de apresentao e decide sobre a internao provisria (mximo de 45 dias). CRITRIOS: - Indcios suficientes de autoria e materialidade. - Demonstrao da necessidade imperiosa da medida.

Processo de Conhecimento Remisso - concedida a qualquer tempo antes da sentena.

AUDINCIA DE APRESENTAO - Oitiva do adolescente e de seus responsveis. - Apresentao de defesa prvia com rol de testemunhas, se houver.

AUDINCIA DE CONTINUAO - Oitiva das testemunhas indicadas pelo Ministrio Pblico e pela Defesa.

FASE DE DILIGNCIAS Juntada de documentos e realizao de novas percias.

ALEGAES FINAIS do Ministrio Pblico e da Defesa.

Juiz profere sentena.

Absolvio do adolescente.

Juiz determina aplicao de medida socioeducativa (Art. 112 do ECA*) se demonstrado que o ato infracional ocorreu e que o adolescente foi o autor.

ARQUIVAMENTO

FASE DE EXECUO SOCIOEDUCATIVA

* ECA: ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

04

Adolescente internado provisoriamente: prazo de 45 dias para concluso do procedimento.

ALEGAES FINAIS - pea processual onde as partes: - Expem seu entendimento sobre tudo o que foi dito acerca da ocorrncia do ato infracional e da participao do adolescente nos fatos. - Requerem ao juiz aplicao de uma medida socioeducativa ao adolescente ou sua absolvio. MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS - as medidas socioeducativas do art. 112 do Estatuto da Criana e do Adolescente so aplicadas ao adolescente pelo juiz, levando-se em considerao: - a gravidade do ato infracional; - o contexto pessoal do adolescente; - sua capacidade de cumprir a medida a ser imposta. A anlise do contexto pessoal subsidiada tambm pelo relatrio social apresentado pela equipe tcnica da internao provisria.

05

FASE DE EXECUO DA SENTENA SOCIOEDUCATIVA


Extrao de carta de sentena: formalizao do processo de execuo da medida socioeducativa.

Expedio de ofcio instituio responsvel pelo acompanhamento socioeducativo do adolescente. O adolescente vinculado ao programa socioeducativo e a execuo da medida passa a ser acompanhada judicialmente.

Equipe tcnica encaminha semestralmente 1 VIJ* relatrios avaliativos da evoluo comportamental do adolescente.

1 VIJ* encaminha Promotoria de Defesa da Infncia e da Juventude e Defensoria Pblica (ou advogado constitudo) para cincia do relatrio. O processo devolvido 1 VIJ*.

Juiz da 1 VIJ* confronta o relatrio avaliativo com o programa individual de acompanhamento socioeducativo do adolescente, avalia a sua evoluo comportamental e, considerando as manifestaes da Promotoria e da Defensoria (ou advogado), decide:

O acompanhamento da medida ainda deve continuar.

O adolescente est apto ao convvio social.

Processo fica aguardando novo relatrio avaliativo do comportamento do adolescente.

Sentena do juiz liberando o adolescente da medida. Promotoria, Defensoria Pblica e instituio executora so cientificadas.

Extino do processo de execuo de MSE**.


* 1 VIJ: 1 Vara da Infncia e da Juventude **MSE: Medida Socioeducativa

06

CONCEITO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS


O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) prev a possibilidade de aplicao de medidas socioeducativas a jovens autores de atos infracionais. Essas medidas podem ser cumpridas em meio aberto (advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade e liberdade assistida) ou em meio privativo de liberdade (semiliberdade e internao). Apesar de no serem compreendidas como penas e apresentarem carter predominantemente pedaggico, as medidas socioeducativas obrigam o adolescente infrator ao seu cumprimento, sujeitando-o, inclusive, s sanes previstas no ECA.

O que so medidas socioeducativas?


So medidas aplicveis a adolescentes envolvidos na prtica de um ato infracional. Esto previstas no artigo 112 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), o qual apresenta, de forma gradativa, as medidas a serem aplicadas, desde a advertncia at a privao de liberdade.

Quem recebe e quem aplica?


Somente pessoas na faixa etria entre 12 e 18 anos que praticam ato infracional esto sujeitas s medidas socioeducativas. Excepcionalmente, a sua aplicao e o seu cumprimento podero ser estendidos at os 21 anos. Caso uma criana se envolva na prtica de alguma infrao, receber medidas protetivas previstas no artigo 101 do ECA. A partir da anlise do processo judicial, o Juiz da Infncia e da Juventude pode aplicar, por meio de sentena, uma das medidas socioeducativas, considerando o contexto pessoal do adolescente, sua capacidade para cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao.

Quais os objetivos das medidas socioeducativas?


As medidas socioeducativas esto pautadas principalmente em uma proposta pedaggica, que visa reinsero social do jovem, partindo da ressignificao de valores e da reflexo interna.

07

importante lembrar que, mesmo no tendo a inteno de punir o adolescente, as medidas socioeducativas limitam alguns direitos individuais como, por exemplo, o direito liberdade, pois ainda que no esteja submetido ao Cdigo Penal, o adolescente est sujeito a uma legislao especial que acarreta consequncias jurdicas para a sua conduta infratora.

Quais so as medidas socioeducativas?


As medidas socioeducativas previstas no ECA so: 1. Advertncia (uma bronca judicial, com reflexo sobre o ato praticado). 2. Obrigao de reparar o dano (ressarcimento do prejuzo econmico vtima pelo adolescente). 3. Prestao de servios comunidade (realizao de tarefas gratuitas por parte do adolescente, em entidades pblicas ou privadas, por perodo no excedente a seis meses). 4. Liberdade assistida (acompanhamento do adolescente nos mbitos familiar, escolar e comunitrio por perodo mnimo de seis meses). 5. Insero em regime de semiliberdade (privao parcial de liberdade durante a qual o adolescente tem direito de se ausentar da unidade para estudar e trabalhar, devendo retornar no perodo noturno, alm de passar os fins de semana com a famlia). 6. Internao em estabelecimento educacional (privao de liberdade durante a qual o adolescente se encontra segregado do convvio familiar e social por at trs anos).

Onde so cumpridas as medidas aplicadas?


Quando o juiz aplica a medida socioeducativa, o jovem e sua famlia so encaminhados aos rgos executores, ou seja, quelas instituies que vo viabilizar o cumprimento da sentena judicial, atendendo aos adolescentes vinculados. No Distrito Federal, as medidas socioeducativas so executadas da seguinte forma:

08

? Advertncia: executada diretamente pelo Juiz da Infncia e da Juventude, em audincia. ? Obrigao de reparar o dano: cumprida a partir da intermediao da 1 Vara da Infncia e da Juventude entre o adolescente e a vtima.
As medidas socioeducativas a seguir so executadas pela Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio dos rgos e instituies abaixo:

? Prestao de servios comunidade: executada de modo compartilhado pela Sejus e entidades pblicas e privadas conveniadas para este fim. ? Liberdade assistida: executada pelos Ncleos de Liberdade Assistida. ? Semiliberdade: executada pelas Unidades de Semiliberdade - USLI. ? Internao: executada pelo Centro de Atendimento Juvenil Especializado - CAJE, pelo Centro de Internao de Adolescentes Granja das Oliveiras - CIAGO, pelo Centro de Internao de Adolescentes em Planaltina CIAP, e pelo Centro Socioeducativo Amigoniano - CESAMI (neste, a internao provisria e s poder ocorrer por at 45 dias).

Como ocorre a defesa do adolescente?


Ao cometer uma infrao, o adolescente encaminhado Delegacia da Criana e do Adolescente (DCA) e, somente aps o registro da ocorrncia, ele conduzido 1 Vara da Infncia e da Juventude (1 VIJ). A constituio de advogado de defesa obrigatria por lei desde o incio do procedimento jurdico. Caso o jovem e sua famlia no disponham de recursos para contratar um advogado particular, todo o procedimento jurdico pode ser gratuito, haja vista a possibilidade de recorrer Defensoria Pblica do Distrito Federal.

09

EXECUO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS


PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO ADVERTNCIA

O que ?
Medida socioeducativa prevista nos artigos 112 e 115 do Estatuto da Criana e do Adolescente, aplicada pelo Juiz da Infncia e da Juventude a adolescentes que se encontram envolvidos com a prtica de atos infracionais. Consiste em uma admoestao verbal (uma bronca), que reduzida a termo e assinada.

Que rgo procurar em caso de dvidas?


Caso voc deseje esclarecer dvidas quanto medida socioeducativa de advertncia, procure o seguinte rgo: Seo de Medidas Socioeducativas (SEMSE) - 1 VIJ/DF Telefones: 3348-6642 / 3348-6647 OBRIGAO DE REPARAR O DANO

O que ?
Medida socioeducativa prevista nos artigos 112 e 116 do Estatuto da Criana e do Adolescente, aplicada pelo Juiz da Infncia e da Juventude a adolescentes que cometeram atos infracionais. Tratando-se de ato infracional com implicaes patrimoniais, a autoridade judiciria poder determinar que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano ou compense o prejuzo da vtima de outra forma.
10

Havendo a impossibilidade de cumprimento da medida, esta poder ser substituda por outra adequada.

Que rgo procurar em caso de dvidas?


Caso voc deseje esclarecer dvidas quanto ao processo de execuo da medida socioeducativa de obrigao de reparar o dano, procure o seguinte rgo: Seo de Medidas Socioeducativas (SEMSE) 1 VIJ/DF Telefones: 3348-6642 / 3348-6647 PRESTAO DE SERVIOS COMUNIDADE (PSC)

O que ?
Medida socioeducativa prevista nos artigos 112 e 117 do Estatuto da Criana e do Adolescente, aplicada pelo Juiz da Infncia e da Juventude a adolescentes que cometeram atos infracionais.

Como realizado o cumprimento?


Aps a sentena, o adolescente encaminhado ao rgo coordenador do programa de PSC, onde, juntamente com seus responsveis, recebe as orientaes quanto ao cumprimento da medida socioeducativa. A partir de ento, a Coordenao convoca o jovem e o encaminha a instituio conveniada, na qual cumprir a medida determinada pelo juiz.

Qual o tempo de durao?


O perodo de prestao de servios comunidade pelo adolescente de at seis meses.

11

Que rgo acompanha a PSC?


A Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do DF (Sejus) e a 1 Vara da Infncia e da Juventude do DF (1 VIJ) mantm convnio com diversas instituies que se dispem a receber adolescentes em conflito com a lei. Cada instituio possui um tutor, que se torna responsvel por ensinar ao jovem as tarefas que sero executadas, bem como por acompanhar seu processo evolutivo durante o cumprimento da medida e por realizar a avaliao ao seu final.

O adolescente fica privado de liberdade durante o cumprimento da PSC?


No. O jovem permanece em liberdade, em sua moradia, na companhia de seus responsveis. No entanto, deve cumprir as horas e os dias estabelecidos pela sentena judicial.

Como o juiz sabe se o jovem est cumprindo a medida?


Durante todo o perodo de cumprimento, a instituio mantm contato permanente com a Coordenao do Programa de PSC, informando sobre o comportamento do adolescente. Essa Coordenao tambm realiza visitas com o objetivo de verificar como o jovem executa as tarefas. Tanto as instituies quanto o rgo coordenador produzem relatrios a respeito do que foi observado em relao ao socioeducando e os encaminham ao juiz.

Quais so as responsabilidades do adolescente?


O Estatuto da Criana e do Adolescente afirma que a prestao de servios comunitrios consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo no excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres, bem como em programas comunitrios ou governamentais. Diante disso, o jovem dever atender a algumas regras, tais como:

12

- Comparecer instituio responsvel para atendimentos nos dias e horrios marcados. - Participar de todas as reunies marcadas pela coordenao do programa ou pela instituio. - Frequentar a escola e apresentar rendimento escolar. - Tratar com respeito e ateno os tutores, os funcionrios e o pblico atendido pela instituio. - Demonstrar interesse e bom desempenho nas atividades desenvolvidas. - Atender a outros encaminhamentos realizados pelo tutor. - No comparecer instituio sob efeito de qualquer tipo de droga. - Solicitar autorizao judicial caso necessite se ausentar ou se mudar do DF. - Comunicar previamente ao Juzo a mudana de endereo residencial dentro do DF.

O que acontece se o jovem no cumpre o programa de PSC?


A sua situao jurdica revista pelo juiz, podendo ser advertido, cumprir novamente a medida ou t-la substituda por outra, ou at mesmo ser determinada sua internao-sano. Neste caso, a internao s ocorrer aps a audincia de justificao e no ser superior a trs meses.

Que rgo procurar em caso de dvidas?


Caso voc deseje esclarecer dvidas quanto ao processo de execuo da medida socioeducativa de PSC, procure os seguintes rgos: Seo de Medidas Socioeducativas (SEMSE) - 1 VIJ/DF Telefones: 3348-6642 / 3348-6647 Ncleo de Medidas em Meio Aberto - GERES/SUBSIS Telefone: 3905-1439

13

LIBERDADE ASSISTIDA (LA)

O que ?
Medida socioeducativa prevista nos artigos 112, 118 e 119 do Estatuto da Criana e do Adolescente, aplicada pelo Juiz da Infncia e da Juventude a adolescentes que cometeram atos infracionais.

Como realizado o cumprimento?


Aps a sentena, a 1 Vara da Infncia e da Juventude do DF (1 VIJ/DF) expede ofcio Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do DF (Sejus), vinculando o adolescente medida de liberdade assistida. A Sejus, por sua vez, convoca o jovem para iniciar o cumprimento da medida em um Ncleo de Liberdade Assistida mais prximo sua residncia. A medida pode ser decretada na prpria sentena ou determinada pelo juiz, como substituio de medida anteriormente imposta. Durante o perodo em que estiver em cumprimento da liberdade assistida, o adolescente dever ser inserido em programas de escolarizao e profissionalizao, alm de receber atendimentos sistemticos individuais e/ou com sua famlia.

Qual a durao da medida?


O perodo mnimo de acompanhamento do adolescente na medida fixado em seis meses. A prorrogao depender do comprometimento do jovem com o cumprimento das metas estabelecidas em seu processo socioeducativo. Se o adolescente apresentar uma evoluo satisfatria dentro do programa, a equipe executora da liberdade assistida poder sugerir a sua liberao.

14

Que rgo acompanha a liberdade assistida?


A Sejus, por intermdio dos Ncleos de Liberdade Assistida, o rgo executor desse programa socioeducativo. Essa instituio conta com uma equipe de psiclogos, pedagogos e assistentes sociais que atendem os casos, estabelecendo um Plano Individual de Atendimento (PIA) para cada adolescente. Alm desse acompanhamento sistemtico, o jovem conta com o apoio da 1 Vara da Infncia e da Juventude do DF, da Promotoria de Justia de Defesa da Infncia e da Juventude do DF, do Centro de Assistncia Judiciria do DF (Ceajur), da famlia e da comunidade.

O adolescente fica privado de liberdade durante a liberdade assistida?


No. O jovem permanece em liberdade, em sua moradia, na companhia de seus responsveis; submetendo-se, no entanto, s exigncias do programa, tais como frequncia escolar e participao nas atividades propostas pelos orientadores da liberdade assistida.

Como o juiz sabe se o jovem est cumprindo a medida?


Os Ncleos de Liberdade Assistida so responsveis por encaminhar relatrios semestrais ao juiz, informando sobre o grau de desempenho do adolescente no programa. A Seo de Medidas Socioeducativas da 1 Vara da Infncia e da Juventude responsvel pela fiscalizao da liberdade assistida, com o objetivo de verificar como os adolescentes cumprem a determinao judicial. Em caso de descumprimento de alguma orientao tcnica, sero adotadas providncias por parte da Justia, a fim de responsabilizar o jovem pela falta de compromisso com a medida socioeducativa.

15

Quais so as responsabilidades do adolescente em liberdade assistida?


- Comparecer ao Ncleo de Liberdade Assistida para atendimentos nos dias e horrios marcados. - Frequentar a escola e apresentar rendimento escolar. - Participar de cursos profissionalizantes ou outros, encaminhados pelo orientador. - No usar lcool nem drogas. - Solicitar autorizao judicial caso necessite se ausentar ou se mudar do DF. - Cumprir o horrio de retorno para casa estabelecido pelo Ncleo de Liberdade Assistida. - No frequentar lugares inadequados, como bares, casas de show, etc. - Comunicar previamente ao Juzo a mudana de endereo residencial dentro do DF.

O que acontece se o jovem no cumpre o programa estabelecido pelo ncleo executor de liberdade assistida?
A sua situao jurdica revista pelo juiz, podendo o jovem ser advertido em juzo, ter prorrogado o prazo da liberdade assistida ou t-la substituda por outra medida, ou at mesmo ter determinada a sua internaosano. Nesse caso, a internao s ocorrer aps a realizao de audincia de justificao e sua decretao no ultrapassar trs meses.

Que rgo procurar em caso de dvidas?


Caso voc deseje esclarecer dvidas quanto ao processo de execuo da medida socioeducativa de liberdade assistida, procure os seguintes rgos: Seo de Medidas Socioeducativas (SEMSE) - 1 VIJ/DF Telefones: 3348-6642 / 3348-6647 Ncleo de Medidas em Meio Aberto - GERES/SUBSIS Telefone: 3905-1439

16

PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO PRIVATIVO DE LIBERDADE SEMILIBERDADE

O que ?
Medida socioeducativa prevista nos artigos 112 e 120 do Estatuto da Criana e do Adolescente, aplicada pelo Juiz da Infncia e da Juventude a adolescentes autores de atos infracionais, observado o devido processo legal, assegurando-se ao adolescente as garantias individuais e processuais previstas no ECA.

Como realizado o cumprimento?


Aps a sentena, o adolescente encaminhado a uma das Unidades de Semiliberdade (USLI) instaladas em regies administrativas do Distrito Federal. A medida pode ser decretada desde o incio ou como forma de transio para o meio aberto, podendo ser realizadas atividades externas, independentemente de autorizao judicial. Durante o perodo em que estiver cumprindo a semiliberdade, o adolescente dever ser inserido em programas de escolarizao e profissionalizao, utilizando-se, preferencialmente, recursos da comunidade para esse fim.

Qual o tempo de durao?


A medida no comporta prazo determinado e sua manuteno reavaliada a cada seis meses, aplicando-se, no que couber, as disposies relativas internao.

Quem acompanha a semiliberdade?


A Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do DF (SEJUS), por intermdio das Unidades de Semiliberdade, executora desse programa socioeducativo.

17

Cada USLI possui coordenao e equipe tcnica prprias. O jovem ingressa na Unidade e passa a ser acompanhado durante seu perodo de permanncia por um grupo de profissionais de nvel mdio e superior, responsveis por definir o Plano Individual de Atendimento (PIA) de cada adolescente. Os responsveis diligenciam para favorecer o cumprimento das metas estabelecidas no PIA. Compete ainda a essa equipe avaliar cada jovem vinculado, sugerindo ao juiz medidas e benefcios a serem adotados durante o processo socioeducativo.

Durante o cumprimento da semiliberdade, o adolescente fica privado de liberdade?


Sim. A privao da liberdade nesse caso parcial, j que o adolescente pode realizar atividades externas durante o dia, independentemente de autorizao judicial. Permanece durante a semana sob a responsabilidade da equipe da semiliberdade e, no caso de apresentar uma evoluo satisfatria dentro do programa, pode sair aos finais de semana para ficar em companhia de seus responsveis, em seu local de moradia. No entanto, deve retornar USLI na hora e no dia convencionados pela equipe executora, sob pena de receber sanes disciplinares pela coordenao da Unidade. Caso no retorne, ser considerado evadido da medida. Durante a semana, mesmo executando atividades externas, o adolescente deve retornar Unidade de Semiliberdade aps o trmino das atividades.

Como o juiz fica sabendo se o jovem est cumprindo a medida?


Durante todo o perodo de cumprimento, a instituio executora encaminha relatrios de evoluo do adolescente em seu processo socioeducativo 1 Vara da Infncia e da Juventude (1 VIJ). Esses relatrios informam o juiz sobre o comportamento e a trajetria de cada jovem dentro das USLI. A 1 VIJ, por meio da Seo de Medidas Socioeducativas, realiza visitas de fiscalizao, com o objetivo de verificar como os adolescentes cumprem a determinao judicial.

18

O que o adolescente deve fazer?


A semiliberdade um tratamento tutelar realizado, em grande parte, em meio aberto e implica, necessariamente, a possibilidade de realizao de atividades externas, tais como a frequncia escola, as relaes de emprego, etc. No entanto, a execuo satisfatria da medida socioeducativa pressupe o cumprimento de normas pelos adolescentes vinculados. Constituem obrigaes a serem cumpridas pelos jovens em semiliberdade, sem prejuzo de outras: - Retornar Unidade de Semiliberdade nos dias e horrios marcados, aps o usufruto das sadas semanais. - Ausentar-se da USLI apenas quando autorizado pela coordenao e/ou equipe tcnica da Unidade. - Frequentar a escola e apresentar rendimento escolar. - Revelar interesse por atividades profissionalizantes. - Tratar com respeito e ateno os funcionrios da Unidade e demais socioeducandos. - Demonstrar interesse e bom desempenho no cumprimento das metas estabelecidas em seu Plano Individual de Atendimento. - Atender aos encaminhamentos realizados pela coordenao e/ou equipe tcnica da Unidade. - No comparecer instituio portando ou sob efeito de qualquer tipo de droga. - No se ausentar da cidade sem autorizao judicial.

O que acontece se o jovem no cumpre o programa estabelecido pela instituio executora da medida?
A sua situao jurdica revista pelo juiz, podendo ser advertido e/ou receber uma internao-sano por at trs meses.

Que rgo procurar em caso de dvidas?


Caso voc deseje esclarecer dvidas quanto ao processo de execuo de uma medida socioeducativa de semiliberdade, procure os seguintes rgos:
19

Seo de Medidas Socioeducativas (SEMSE) - 1 VIJ/DF Telefones: 3348-6642 / 3348-6647 Ncleo de Semiliberdade - GERES/SUBSIS Telefone: 3905-1438 INTERNAO

O que ?
Medida socioeducativa prevista nos artigos 112 e 121 a 125 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), aplicada pelo Juiz da Infncia e da Juventude a adolescentes autores de atos infracionais, observado o devido processo legal, assegurando-se ao adolescente as garantias individuais e processuais previstas no ECA.

Como realizado o cumprimento?


Aps a sentena, o adolescente encaminhado a uma das Unidades de Internao localizadas no Distrito Federal. A medida est sujeita aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar do adolescente como pessoa em desenvolvimento. obrigatria a realizao de atividades de escolarizao e profissionalizao.

Qual o tempo de durao?


A medida no comporta prazo determinado, devendo sua manuteno ser reavaliada, mediante deciso fundamentada, no mximo a cada seis meses. O perodo mximo de internao no pode ultrapassar trs anos.

Que rgo acompanha a internao?


A Secretaria de Estado de Justia, Direitos Humanos e Cidadania do DF (Sejus), por intermdio das Unidades de Internao, executora desse programa socioeducativo. Cada Unidade possui coordenao e equipe tcnica prprias. O jovem ingressa na Unidade e passa a ser acompanhado durante sua permanncia por
20

um grupo de profissionais de nvel mdio e superior, responsveis por definir o Plano Individual de Atendimento (PIA) de cada adolescente. Os responsveis diligenciam para favorecer o cumprimento das metas estabelecidas no PIA. Compete ainda a essa equipe avaliar cada jovem vinculado, sugerindo ao juiz medidas e benefcios a serem adotados durante o processo socioeducativo.

Durante o cumprimento da internao, o adolescente fica privado de liberdade?


Sim. Permanece durante todo o perodo na Unidade. No caso de apresentar uma evoluo satisfatria dentro do programa, o juiz pode autorizar sadas em dias comemorativos e aos finais de semana, para que o jovem fique na companhia de seus responsveis, em sua moradia. No entanto, deve retornar Unidade na hora e no dia convencionados pela equipe executora, sob pena de receber sanes disciplinares ou de ser considerado evadido.

Como o juiz fica sabendo se o jovem est cumprindo a medida?


Durante todo o perodo de cumprimento, a instituio executora encaminha relatrios de evoluo do adolescente em seu processo socioeducativo. Esses relatrios informam o juiz sobre o comportamento e a trajetria de cada jovem dentro da Unidade. A 1 Vara da Infncia e da Juventude (1 VIJ), por meio da Seo de Medidas Socioeducativas, poder realizar visitas de fiscalizao, com o objetivo de verificar como os adolescentes cumprem a determinao judicial.

O que o adolescente deve fazer?


A internao um tratamento tutelar realizado em privao de liberdade. Implica a realizao de atividades educativas, como a frequncia escola e a cursos profissionalizantes. A execuo satisfatria da medida socioeducativa pressupe, tambm, o cumprimento de normas por parte dos adolescentes vinculados. Constituem obrigaes que devem ser cumpridas pelos jovens em internao, sem prejuzo de outras:
21

- Frequentar a escola e apresentar rendimento escolar. - Frequentar as oficinas profissionalizantes. - Tratar com respeito e ateno os funcionrios da Unidade e demais internos. - Demonstrar interesse e bom desempenho no cumprimento das metas estabelecidas em seu Plano Individual de Atendimento. - Atender aos encaminhamentos realizados pela coordenao e/ou equipe tcnica da Unidade. - Observar os horrios de retorno Unidade quando estiver em gozo de benefcios.

O que acontece se o jovem no cumpre o programa estabelecido pela instituio executora da medida?
A sua situao jurdica reavaliada pelo juiz, podendo comprometer a obteno de benefcios externos e/ou liberao ou substituio da medida socioeducativa.

Que rgo procurar em caso de dvidas?


Caso voc deseje esclarecer dvidas quanto ao processo de execuo da medida socioeducativa de internao, procure os seguintes rgos: Seo de Medidas Socioeducativas (SEMSE) - 1 VIJ/DF Telefones: 3348-6642 / 3348-6647 Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE) Telefones: 3373-9243 / 3274-5893 Centro de Internao de Adolescentes Granja das Oliveiras (CIAGO) Telefones: 3905-8708 / 3905-8729 Centro de Internao de Adolescente em Planaltina (CIAP) Telefones: 3905-7338 / 3905-4749 Centro Socioeducativo Amigoniano (CESAMI) Telefones: 3964-6601 / 3964-6603
22

RELATRIOS AVALIATIVOS PARA ACOMPANHAMENTO JUDICIAL DO CUMPRIMENTO DA MEDIDA Aes desenvolvidas pela entidade de atendimento na busca da reinsero social do adolescente e a resposta do adolescente s orientaes recebidas. Devero conter as seguintes informaes: - Perodo do acompanhamento. - Data de incio do cumprimento da medida. - Eventual evaso. - Retomada do acompanhamento socioeducativo e do ltimo atendimento, no caso de medida de liberdade assistida. - Envolvimento familiar no processo de ressocializao do adolescente. Essas informaes sero consideradas para concesso de benefcios, liberao da medida ou verificao da ocorrncia de algum incidente na execuo como, por exemplo, a prescrio. Os relatrios tm periodicidade semestral, perodo em que ser reavaliada a necessidade de manuteno da medida. Todavia, qualquer intercorrncia na execuo da medida dever ser comunicada imediatamente ao Juzo como, por exemplo, morte, apreenso, mudana de endereo, possibilidade de atividades externas, viagens ou evaso do adolescente da medida. APLICAO DE MEDIDAS DE PROTEO E OUTROS BENEFCIOS Para o sucesso do processo de ressocializao do adolescente, podero ser adotadas outras providncias, como por exemplo: - Aplicao de medida de proteo. - Aplicao de medidas aos pais ou ao responsvel. - Concesso de benefcios de sada. - Substituio da medida anteriormente aplicada por outra mais adequada realidade do adolescente. Cabe entidade executora da medida socioeducativa acompanhar medida de proteo eventualmente aplicada (art. 101 do ECA), por meio de relatrio avaliativo ao Juzo.
23

SAIBA MAIS
PODEM SER REALIZADOS ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DE CASOS DURANTE AS FASES PROCESSUAIS? Sim. No transcurso da instruo processual bem como na fase de execuo de sentenas infracionais, h situaes em que a autoridade judiciria determina equipe interprofissional a elaborao de avaliao psicossocial dos adolescentes envolvidos no cometimento de infraes, a fim de subsidiar a sentena infracional ou favorecer a tomada de outras decises importantes garantia de direitos dos jovens vinculados aos processos. Os pareceres tcnicos so elaborados a partir de visitas domiciliares, institucionais e de entrevistas individuais e/ou grupais. EXISTE ALGUMA FISCALIZAO DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS POR PARTE DA 1 VIJ? Sim. Na fase de execuo da sentena socioeducativa, a interveno psicossocial da 1 Vara da Infncia e da Juventude do Distrito Federal (1 VIJ/DF) abrange a fiscalizao de programas de prestao de servios comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internao, conforme estabelecido no artigo 95 do Estatuto da Criana e do Adolescente. A atividade de fiscalizao contempla aes voltadas qualificao do atendimento prestado ao adolescente em conflito com a lei no DF. Alm de elaborar diagnstico anual sobre todos os programas, a 1 VIJ/DF, por meio de sua equipe psicossocial, mantm articulao contnua com todas as unidades que atendem diretamente os adolescentes, atuando como intermediadora entre esses rgos executores e a Justia, bem como prope e implementa rotinas de trabalho com vistas a dinamizar e suprir necessidades do sistema socioeducativo no DF. O QUE PLANTO PSICOSSOCIAL? Na execuo socioeducativa, h casos atendidos diariamente em carter de planto tcnico. Entre eles, destacam-se as admoestaes por descumprimento de medida socioeducativa, as orientaes de sentena infracional, a vinculao de adolescentes a tratamentos da dependncia qumica, a acolhimento institucional e a programas de proteo aos ameaados em sua integridade fsica. O atendimento psicossocial de planto compreende as seguintes atividades: acolhimento, orientao e reflexo.

24

You might also like