You are on page 1of 10

O que eu entendi sobre o Lacan Lacan prope uma releitura das Obras de Freud, com a tentativa de fazer com

que a psicanlise saia do campo da metafsica, onde se acreditava que o ICS seria algo abstrato sem ter como se ter uma comprovao cientfica. Lacan ento parte da hiptese lgica que no trabalho analtico o paciente expe seus contedos na fala e partindo deste raciocnio ele vai formular a sua mxima: O ICS est estruturado como linguagem Para analisar a estrutura da linguagem e fazer uma relao com a teoria de Freud, Lacan recorre ao Claude Lvi-Strauss que foi o fundador da Antropologia Estruturalista onde postura que toda qualquer estrutura tem leis prprias para manter o equilbrio da estrutura, sendo que no caso da linguagem temos as normas ortogrficas que regem a nossa escrita e ao falar temos que seguir uma lgica para que possamos ser entendidos pela pessoa que estamos conversando, se isso no ocorrer conversa no se torna inteligvel. Ao se estudar a estrutura da linguagem Strauss nos traz a noo de signo lingustico que se trata da representao abstrata do conceito que se atribui a um objeto. Sendo que para se atribuir este conceito segundo o autor devemos entender as propriedades dos signos: Arbitrrio do Signo: o elo entre a acstica (o som) da palavra ao significado que se atribui ao objeto. Imutabilidade do Signo: uma vez que o signo escolhido ele se impe como usual lngua falada. Ex. Grias Alterao do Signo: ao longo do tempo o signo pode ter mudana na compreenso dele. Ex: Como mudou o sentido da palavra sexo ao decorrer dos anos em nossa cultura.

A noo de estrutura foi utilizada por Lacan para entendermos a importncia da palavra j que ele acredita que nela que o ICS estruturado e atravs dela que o analista deve operar o ICS do paciente para promover o processo teraputico. Diante deste contexto Lacan traz de Strauss o significante para a psicanlise, sendo eu o autor significado seria o valor subjetivo e pessoal que temos sobre um objeto, j que no contexto de linguagem e para que exista a linguagem j se entende que h uma relao ente o sujeito e um objeto e ele define como significante o som ou qualquer estmulo emitido pelo sujeito quem o mesmo significado para o sujeito e para o objeto por que se no houve a concordncia de valor o relao e o entendimento entre as pessoas no seria possvel. Ex. Ao conversamos usamos a mesma lngua, pelo fato de ser a maneira mais fcil de comunicao entre as pessoas, sendo que nesta conversa mesmo que seja na mesma lngua necessrio que o assunto seja de comum entendimento dos dois. Se um fsico comear a falar sobre fsica quntica com um leigo sobre o assunto a conversa no ser proveitosa, pois no estaro emitindo os mesmos significantes.

Quando Lacan fala sobre a supremacia do significante, ele aponta a importncia do significante em nossas relaes sociais, pois so os significantes em comum que nos far construir a nossa rede de relacionamentos. Fazendo as pessoas se reunirem em grupos em comum. Freud em sua obra Interpretao dos Sonhos nos esclarece que o caminho mais fcil para se desvendar o ICS atravs dos sonhos, explicando que o analista deve ficar atendo ao contedo Manifesto do paciente (o que ele diz ao analista), pois neste contedo o paciente traz a tona o Contedo Latente (onde esto os desejos recalcados), e que no trabalho onrico (dos sonhos) as resistncias atuam impedindo o contedo latente aparea no manifesto. O autor ento aponta duas principais formas de elaborao onrica: o deslocamento (onde a resistncia faz com que um contedo seja substitudo por outro na tentativa de realizao do desejo) e a condensao (onde tambm sob influncia da resistncia onde vrios contedos so simbolizados em um nico objeto). Para explicar como o ICS aparece na linguagem Lacan vai utilizar dos dois processos onricos de Freud e apontar que nos utilizamos dos mesmos processos de elaborao na linguagem com a Metfora que atua como deslocamento e a metonmia que atua como a condensao. Sendo a metfora uma figura de linguagem que substitui uma palavra por outra, mas que esta substituio abre o campo de interpretao, da mesma forma que no deslocamento a substituio do contedo d margem a vrias interpretaes sobre o desejo que est em jogo. Ex. No deslocamento, podemos sonhar que estamos batendo em um colega de sala, mas na verdade ao investigar o sonho vamos entender que na verdade gostaramos de bater no professor que no explica a matria direito, pois para ns muito mais socialmente aceito bater em um colega do que em um professor. Quando vamos falar para algum que gostamos muito, que tal pessoa Tudo em sua vida isso abre um campo de interpretao, dando margem h vrios sentidos, estamos ai substituindo uma palavra por vrias. A metonmia uma figura de linguagem que tem a funo de mudana de palavra, mas que restringe o campo de interpretao. No sonho utilizando a condensao que une vrios contedos na tentativa de simbolizao nica. Ex. A condensao sonhamos que estamos tendo aula com um professor com o cabelo do Saulo e com a barriga do Chibante, mas na verdade a gente queria ter aula com algum que a gente entenda a matria. Na metonmia quando a gente fala que estamos no div, j se entende que estamos em processo teraputico sem a necessidade de mais explicaes. E importante se entender de como acontece estes processos na linguagem para a partir deste contexto analisamos o discurso do paciente e conseguir desta forma operar no ICS deles, sendo que para Lacan no h maiores interpretaes sobre a fala do paciente o analista deve se atentar a analisar o que dito.

Lacan utiliza uma metfora para explicar como opera o nosso comportamento no mundo, esta metfora ele chama de Metfora do Nome do Pai, que ele representa da seguinte maneira:

A relao entre As marcas da cultura/famlia e a expectativa que a me cria sobre a criana

A relao entre a expectativa da me e de como a criana elabora ela.

O Sujeito est formado e tem desta forma que atuar no mundo (A) e tem em si a funo significante que ir auxiliar a na sua atuao no mundo.

Em nossa vida criamos naturalmente uma rede de relacionamentos que iro desta forma nos proporcionar uma rede de significantes, para Lacan o Nome do Pai o mecanismo psquico que ir estruturar esta rede servindo como um ponto de referncia de atuao, pois nele voc tem as marcas na cultura (NP) o desejo da me (as expectativas que seus cuidadores geram sobre voc), sendo que esta metfora para Lacan representa a nossa capacidade de fazer relao entre as relaes, ou seja, para formarmos a nossa personalidade temos que saber relacionar o desejo da me com o nome do pai para desta forma sabermos que podemos atuar no mundo (A), e para isso temos que ter a funo significante que para Lacan necessrio para elaborao do significante no mundo, e esta funo adquirida segundo Lacan no terceiro tempo de dipo. Sendo o A (Autre = Outro), para Lacan o A seria as formas de atuao que o sujeito tem na cultura que ele vive, e estas formas de atuao esto diretamente ligados com, mas marcas que ele traz em sua vida (NP) e as expectativas da me (desejo da me). Ex. Uma pessoa que foi criado em uma famlia muito religiosa, ir ter valores e amigos de acordo com o que foi ensinado a ele, e as formas de atuao dele no A, que vai deste seu emprego at seus relacionamentos amoroso e amigos iro tambm obedecer ao NP. Complexo de dipo e as Estruturas Psquicas Para Lacan o Complexo de dipo dividido em trs tempos: 1 tempo: onde a criana vive em uma relao simbitica com a me, ou seja, para a criana ela uma extenso de sua me, eles so um s. neste perodo que Lacan formula o estgio do espelho, pois ele observou que nesta idade a criana ao estar diante do espelho consegue perceber que a imagem um sujeito primeiramente, mas depois ela consegue entender que a imagem de um sujeito e que este sujeito ela, ou seja, ela consegue sair relao imaginria que tem de

completude com a me e consegue simbolizar nesta fase do desenvolvimento que Lacan acredita que nasce o Ego. Nesta fase o beb no sente a falta do objeto (no caso a me), pois seus desejos so satisfeitos imediatamente pela me, mas se no h nesta fase a ausncia da me o beb pode no conseguir lidar com a falta futuramente podendo desenvolver a Psicose (falo = 0). A passagem para a segunda fase do dipo deve ser marcada pela dialtica entre a ausncia e a presena da me. 2 tempo: onde em comparao com a verso de Freud ocorre a castrao, ou seja, surge neste momento figura de um agente castrador para Freud, e para Lacan o impedimento concreto de estar com o objeto de desejo. Para Lacan, caso este impedimento no seja feito da forma correta, a criana pode no conseguir elaborao a falta do objeto substituindo sempre por outro, desenvolvendo assim a Perverso (falo = + 1). O que marca a passagem para o terceiro tempo o impedimento concreto (que geralmente o Pai), que ir fazer a criana desenvolver a funo significante, ou seja, a capacidade de elaborao dos significantes que so apresentados e a capacidade de emitir significantes que possam ser interpretados para construir a partir da sua rede de relacionamentos. 3 tempo: Aps saber lidar com a falta com a funo significante criana se percebe como objeto desejado pela me e no apenas como objeto do qual o pai pode priva-lo. Desta forma a criana ir conseguir fazer a elaborao dos significantes conseguindo lidar com falta do objeto por outro desejo, desenvolvendo ai a estrutura da Neurose (falo = -1). Segundo Lacan, as estruturas clnicas vo resultar nas seguintes formas de relao com o objeto, resultando em tipos clnicos: Psicose (falo = 0) Esquizofrenia Parania Masoquismo Sadismo Fetiche Neurose Obsessiva Histeria Fobia

Perverso (falo = 1)

Neurose (falo = - 1)

Neurose Obsessiva Para o Neurtico Obsessivo o significante sozinho representa por si s, no busca o sentido que ele tem dentro de uma cadeia de significantes, no tendo a capacidade de substituio de significantes.

Para se fazer um diagnstico de tipo clnico no se deve avaliar somente o comportamento do sujeito, mas principalmente a relao do sujeito com os significantes. Como o Neurtico Obsessivo isola o significante da cadeia de significantes torna desta forma o sujeito rgido ao sentido, sendo desta forma incapaz de ver um fenmeno alm dele mesmo, criando barreiras fixas para as relaes com outros significantes. Ex. Um vendedor Neurtico Obsessivo que sai no horrio certo do trabalho mesmo em poca de Natal, mesmo sabendo que perder vendas, mas acredita que deve sair no horrio determinado. O Neurtico Obsessivo, no tem a mobilidade da funo significante, acreditando que o Nome do Pai o mesmo para todas as pessoas no tendo desta forma no consegue operar o NP. Histeria A Histeria seria quase o oposto da Neurose Obsessiva no sentido do posicionamento do sujeito em relao aos significantes. O Neurtico Obsessivo trabalha para tratar o significante de forma nica sem respeitara ambiguidade do significante a Histrica ir acreditar na precariedade do significante, ou seja, no vai acreditar que o significante capaz de expressar seu desejo e desta forma no consegue expressar seu desejo de uma maneira clara, sendo que a necessidade de expressar seu desejo e a falta de relao com os significantes far com que ela converta seus desejos em sintomas corporais nos casos de adoecimento mais graves. Freud explica que para um sujeito apresentar um sintoma fsico na histeria ele deve ter em algum momento da sua vida ter vivenciado esta doena para poder utilizar deste sintoma para expressar seu desejo. O autor cita o exemplo da Dora uma paciente que tinha crises de apneia ao ser repreendida pelo pai, e em anlise Freud descobriu que quando Dora era criana ela tinha tido uma crise rela de apneia. J para Lacan a Histrica desenvolve sintomas para fugir do vnculo dos significantes, e estes sintomas no permitem desta forma laos sociais onde ela deveria fazer a utilizao de significantes. A Histrica deseja o desejo insatisfeito. Desta forma a Histrica tenta fazer tantas conexes com os significantes que acaba anulando sua relao com eles. As Histricas buscam em suas relaes com os significantes de duas maneiras: Ser Inefvel: coloca em suas experincias qualidades msticas e espirituais, pois no conseguem traduzir de uma forma clara. Singularidade (reativa): na tentativa de escapar falta de capacidade de lidar com os significantes busca uma forma nica de relao com eles.

Ex. Uma pessoa em um processo seletivo vai vestida de uma maneira extica acreditando que ser to bem compreendida que ter xito no processo. A famosa frase: Eu sou mais eu. Para Freud, as caractersticas de Neurose Obsessiva se relacionavam aos homens e a Histeria era relacionada a mulheres, pois o autor tem como referncia para escrever sua teoria a sociedade burguesa que vivia e de acordo com sua poca ele assim caracterizou, mas um autor chamado Foucault faz uma crtica ao conceito de gnero desta poca em seu livro Histrica da Sexualidade e para responder a estas crticas psicanlise Lacan ir propor uma nova concepo onde ele estabelece que as caratersticas do Neurtico Obsessivo esta relacionada ao gnero masculino e a Histeria ao gnero feminino. Lacan aponta que esta separao estabelecida, pois culturalmente o gnero masculino tem uma relao com o significante da ordem de eu sou, ou seja, no tem uma relao de questionamento no permite uma relao de muita ambiguidade com os significantes. J o gnero feminino a relao da ordem de o que ? o que permite uma relao de questionamento e de construo de relaes com os significantes sendo que a histeria uma relao adoecida onde pode se anular estas relaes. O autor aponta que um homem pode atuar no gnero feminino e que uma mulher pode atuar no gnero masculino, e que esta escolha no tem haver com opo sexual, pois a sexualidade tem haver com sua escolha de objeto de desejo no com a sua relao entre os significantes de gnero.

Operar o sujeito na Dinmica Teraputica Partindo destes pressupostos tericos iremos agora estudar as possveis intervenes do analista em processo teraputico a viso lacaniana sendo que para iniciar esta discusso e necessrio entender o sujeito essencial se partir da ideia que este sujeito tem uma histria e esta histria ir determinar diretamente no comportamento na interveno teraputica. Para a elaborao deste conceito Lacan parte a teoria da Histria de Hegel (no livro Introduo Filosofia) onde o autor acredita que a histria do sujeito nunca formada de fatos aleatrios e que no se pode estudar um objeto pelo seu presente, mas sim pela sua histria. Podemos ento refletir como algumas pessoas sempre afirmam: Eu sou assim, pois sempre fui assim uma fala muito comum onde o sujeito no reflete sobre os acontecimentos em sua vida que o fez pensar e ser daquela forma. Para Lacan o recalque separa o sujeito da sua histria em um movimento de alienao, onde suas experincias so incorporadas no sujeito para compor sua histria e faze-lo ter a viso do mundo. Ao formar sua histria as experincias iro trazer novas realidades subjetivas deixando desta forma novas marcas de significantes, e estas marcas de significantes iro determinar a sua viso do mundo e seu comportamento.

Do ponto de vista de relacionamentos na histria do sujeito ele somente vai conseguir fazer uma relao durar de acordo com a sua capacidade de fazer dialtica com o outro, ou seja, na medida em que o sujeito consegue encontrar significantes em comum se consegue desta forma se posicionar diante da experincia. Para Lacan as relaes do sujeito podem ser representadas desta forma: a` (objeto)

a (Eu)

Para Lacan esta relao est no imaginrio, para substituir a ambiguidade do que o outro est dizendo o sujeito ao dizer acredita que o outro e entende as palavras da mesma forma. Exe.: Quando um apaixonado diz: Eu te amo ele acredita que sua namorada ir entender que ele ama ela de acordo com o que ele entende do que seja o amor. Usamos este recurso para tentar acabar com a ambiguidade do outro, ou seja, se no fizssemos isso teramos que o tempo todo ficar explicando o sentido das palavras para o outro ou perguntando sobre o que as palavras representam para as pessoas. Quando o sujeito est ema anlise feito o trabalho de tirar o sujeito da relao imaginria, onde o analista em o papel de ser o Grande Outro (A) para o paciente, para Lacan esta relao pode ser representado da seguinte forma: S a` (objeto)

a (Eu)

A (Grande Outro)

Neste esquema Lacan, aponta que o terapeuta A deve acessar a histria do paciente, e promover a reflexo paciente sobre as suas formas de atuao no Grande Outro. A Transferncia de Freud a Lacan Transferncia o modus operandi, a mola mestra da cura, seu motor teraputico e o prprio princpio de seu poder. A transferncia se produz quando o desejo se aferra a um elemento muito particular que a pessoa do terapeuta.

Para Freud, transferncia a relao que deve ser estabelecida entre o paciente e o analista de uma forma que o analista consiga operar no psiquismo do paciente, conseguindo desta forma entrar em contato com o sintoma para poder ajudar o paciente com a elaborao dele. Se no houver a transferncia o trabalho teraputico no ser possvel. O terapeuta surge interessando especialmente o paciente, ocupa seus pensamentos e, sobretudo no comeo, desencadeia o amor do paciente. Estamos agora acostumados com a ideia de transferncia, positiva e negativa, mas teramos que ser capazes de ter certa surpresa com relao emergncia do amor em uma atividade que se apresenta como cientfica e teraputica. Sendo que a transferncia positiva, e assim mesmo em sua manifestao terna, amistosa, logo, ilusoriamente cooperativa e participante para ser efetiva, a sugesto deve ser exercida por algum com quem se est "em boa considerao", ou seja, h vnculos afetivos. A "transferncia negativa", transferncia de sentimentos hostis, ou seja, no h vnculos afetivos. Onde o tratamento psquico no consegue ser efetivo. Para Freud h trs tipos de transferncia: - Transferncia com a funo de repetio: Nos investimentos transferenciais sobre o analista, o analisando revive (repetindo em ato na atualidade, em vez de rememorar, sendo a rememorao, no limite, sempre encobridora) relaes afetivas nascidas dos mais precoces investimentos de objeto. O paciente repete o sintoma na tentativa de elaborao dele, quando o analista incluso na repetio a transferncia est efetiva e desta foram o analista ter meios de operar no paciente para que o sintoma possa ser elaborado por ele. Utilizamos a repetio psquica para a realizao s desejos reprimidos. - Transferncia com a resistncia: quando h foras contrrias transferncia dificultando ou impedindo a transferncia. A metonmia uma resistncia pois ela restringe o campo de atuao do analista.

- Transferncia com sugesto: A sugesto utilizada para levar o doente produo de um trabalho psquico superao as resistncias de transferncia que significa uma modificao durvel de sua economia psquica.

Neurose de Transferncia: Define como um conceito tcnico, por assinalar uma modalidade especial do desenvolvimento do tratamento psicanaltico e, segundo essa modalidade, a enfermidade originria se transforma em uma nova que se canaliza para o terapeuta e para a terapia. Transferncia para Lacan A Transferncia a atualizao da realidade do ICS. A Transferncia tem seu valor por que permite ver o funcionamento de um mecanismo do ICS na prpria atualidade da sesso. Por isso Freud pode aconselhar, a todo terapeuta que esteja comeando, que interprete somente quando a transferncia j teve incio, pois a emergncia da transferncia assinala que os processos ICS foram ativados. A transferncia para Lacan ocorre quando h a coincidncia de significantes, utilizando-se da posio de analista/paciente. Sendo que o analista deve responder ao lugar que o paciente o coloca e quando o paciente responde a posio que se espera do analista a contra transferncia. Para Lacan, a transferncia tem a funo do: a do sujeito suposto saber, onde o paciente acredita que o analista saiba mais sobre ele do que ele mesmo. Para garantir a eficincia do processo teraputico o analista deve ficar atento a estes trs conceitos que Lacan chama ateno: Transferncia No h Geral Especfica Posio Objeto Sujeito Sujeito Desejo No h Desejo Presente mas no operante H identificao do desejo

Queixa Demanda Desejo

Queixa so as informaes que o paciente j traz no primeiro encontro, desta forma no h transferncia o analista ainda visto como um objeto e no h o desejo identificado e explcito. Demanda a fala que explicita o desejo, ou seja, a fala que faz com que o analista consiga perceber a presena do desejo, neste momento o analista j visto como um sujeito, mas a transferncia ainda geral, ou seja, o analista ainda no est operando no ICS do paciente. Desejo onde o paciente direciona sua libido, nesta etapa a transferncia j especfica, o analista j opera no ICS do paciente, sendo que somente com a transferncia isso possvel e somente com a transferncia especfica a anlise pode ter xito, pois h maior chance de operao do analista.

No processo analtico o psicoterapeuta deve fazer o Sujeito lidar com o desejo, no podendo ficar apenas na demanda, neste caso o processo deve ser interrompido. A principal funo do terapeuta acessar o campo do desejo e ajudar o paciente a sair do campo do imaginrio.

You might also like