You are on page 1of 4

Todos os licks de 1-6 so arpejos, o lick 7 uma escala.

. Explicao: Vamos por partes, primeiro temos que entender qual a definio de arpejo, da poderemos analisar cada um dos licks e verificar quais se enquadram nessa definio. Arpejo So as notas de um acorde tocadas de forma meldica, ou seja, uma aps a outra. Esse termo universal e independe de qual instrumento ou voz so utilizados na execuo. Quando caracterizamos uma definio em msica temos que levar em conta o espao de tempo e o contexto musical. Poucos atributos so definidos de forma esttica, numa posio nica e fixa do desenrolar musical. Uma das poucas excesses so os acordes que, por existirem de forma harmnica, em bloco, podem ser reconhecidos pontualmente. Os arpejos e as escalas so objetos meldicos, precisam ocupar um espao de tempo, uma mtrica rtmica e um andamento. Afinal, um dos grandes determinantes a aplicao, de que forma esse objeto musical est inserido na cadncia, na estrutura e na evoluo. Observe a tablatura abaixo:

Em todos os compassos temos um nico acorde, o C. No compasso 1 ele tocado apenas uma vez e todas as notas so apresentadas simultaneamente. Nos demais compassos estamos usando uma particularidade rtmica e o acorde aparece fragmentado. De qualquer maneira mantemos a caracterizao de acorde, ouvimos dessa forma, mesmo que em alguns pontos apenas notas ou intervalos estejam sendo tocados. Isso ocorre pois nosso ouvido est preparado para entender idias e de que forma elas so desenvolvidas. Apreciamos o conjunto, a msica do incio ao fim, desde a referncia inicial at o ltimo momento. E para entender essa evoluo agrupamos as idias por afinidade, e o desenvolvimento passa a ser caracterizado pelo novo.

Um arpejo ter caractersticas parecidas com um acorde, mas inteiramente meldico. Observe

No compasso 1 temos um acorde, pois as notas so tocadas simultaneamente. Nos outros dois compassos temos os arpejos desse mesmo acorde, pois suas notas esto sendo tocadas em sequncia. Independente da direo da melodia caracterizamos esses movimentos meldicos como arpejos. Esse acorde definido como uma trade pois possui apenas 3 notas diferentes (C E G), o restante apenas dobra, redundncia. Poderia ser tocado dessa forma:

www.deniswarren.com

Todos os formatos representam o mesmo acorde, o C. Da mesma forma podemos tocar essas notas melodicamente, o que chamamos de arpejo:

Na guitarra temos uma caracterstica ausente em diversos outros instrumentos podemos tocar a mesma nota em posies diferentes, observe:

O mesmo arpejo, com as mesmas 3 notas, tocado de 8 formas. Mas observe a partitura, no muda, a anotao idntica para todos os formatos. Um saxofonista ou pianista por exemplo iria tocar a mesma coisa 8 vezes seguidas, mas na guitarra temos a opo de buscar alternativas pois lidamos com redundncias ao longo do brao do instrumento. Optar por um formato ou outro depende da sonoridade e praticidade motora que desejamos obter. Um lick pode funcionar melhor em cordas mais grossas enquanto o outro nas cordas mais finas. Se queremos manter as notas soando optamos por tocar cada uma em uma corda diferente, mas se queremos usar distoro geralmente tocamos uma nota de cada vez. O que tocamos antes e o que iremos tocar depois tambm influenciam na hora de decidir o melhor posicionamento. Como msica uma linguagem universal e a teoria derivada dela tambm , devemos analisar uma situao musical de acordo, ou seja, atravs das notas que fazem parte e no atravs das particularidades (possibilidades ou limitaes) do nosso instrumento. Alteraes na direo meldica: do mesmo jeito que um acorde pode ser fragmentado ao longo do espao musical, um arpejo pode mudar a sua direo meldica um nmero ilimitado de vezes. Por isso ele deve ser analisado dentro de uma fatia do contexto musical, a qual abrange a idia esttica, limitada apenas pelo novo. Observe abaixo algumas variaes de um mesmo arpejo:

Analisando a Pergunta 1:

Esse lick possui apenas 3 notas diferentes tocadas em 2 oitavas D, Mi e Sol. A soma dessas notas gera um acorde de trade, o C. Como esto sendo executadas de forma meldica, dizemos que o lick um arpejo de C. A tcnica mais popular para a execuo desse arpejo com essa disposio e a do sweep picking, onde mantemos a direo da palhetada. Mas a palheta alternada tambm pode ser utilizada, observe por exemplo guitarristas como o Steve Morse.

www.deniswarren.com

Esse lick possui 4 notas diferentes, todas tocadas na mesma corda Si, R, F e Sol. Reagrupando essas notas em Sol, Si, R e F temos a estrutura do acorde ttrade de G7. Como estamos executando o lick melodicamente chamamos essa disposio de arpejo de G7. Esse um exemplo onde estamos tocando um arpejo comeando numa nota diferente da tnica, mas mantendo o aspecto linear.

Esse lick pode ser analisado de diversas formas. Se tocarmos todas as notas simultaneamente chegamos num formato popular e comum do acorde de trade de A. Se analisarmos as notas da estrutura em ordem, o L, D# e Mi, chegamos no mesmo resultado. Como a execuo meldica, mesmo que no linear, consideramos esse lick um arpejo de A. A indicao let ring quer dizer: deixe soar, ou seja, mantenha todas as notas pressionadas enquanto a mo direita dedilha com a palheta ou dedos.

O shape desse lick no muito confortvel para a palhetada pois requer alternncia com velocidade, mesmo se o sweep for empregado em alguns momentos. As 4 notas que fazem parte da sua formao so o Mi, Sol, L e D, que quando dispostos usando o L como tnica geram o arpejo de Am7.

Esse lick, apesar de usar saltos de corda e tapping, mantm a linearidade. As notas fazem parte do acorde de Dm7 e so tocadas em sequncia: R, F, L e D, em 2 oitavas. Fazem um movimento ascendente at atingir a tnica na terceira oitava, depois mudam de direo descendo at a tera. Os arpejos tocados dessa forma se popularizaram na ltima dcada pois, diferente dos formatos com sweep 1 nota por corda, permitem a execuo com ligados, o que entrega uma sonoridade final mais leve e limpa.

Aqui temos um exemplo onde o contexto ajuda a caracterizao. Ao fazer a anlise do compasso como um todo encontramos 4 notas diferentes que formam o arpejo de Am7. Na primeira metade temos a tnica e a quinta, na segunda metade temos a stima e a tera. Se o acorde da harmonia ou mesmo a nota do baixo manterem essa idia harmnica, definimos o lick como um arpejo nico. Se a execuo for lenta e a relao com a harmonia mudar, podemos analisar cada metade como um arpejo separado, ou mesmo um agrupamento de intervalos.

www.deniswarren.com

Esse o nico lick do exerccio proposto que no considerado um arpejo. Analisando as notas percebemos que estamos executando a escala de D maior na sequncia, com uma troca de oitava entre a tera e a quarta. Isso demonstra claramente que para acharmos as melhores definies precisamos olhar a disposio das notas, e no a forma com que so dedilhadas na guitarra.

denis warren

Se voc curtiu esse texto no deixar de ler as outras aulas no site: www.deniswarren.com E de participar do grupo Dvidas de Guitarra e Violo no Facebook. Ou da pgina Licks & Riffs tambm no Facebook.

E no deixe de conhecer o meu trabalho solo instrumental

Para entrar em contato comigo envie um email para: denisguitar@gmail.com

www.deniswarren.com

You might also like