You are on page 1of 45

Gmail - Fw: " Mt Secreto"- Rn do ComChefe/Guin- Maio 1973

https://mail.google.com/mail/ca/u/0/?ui=2&ik=f4b09639e5&view=pt&...

Rogerio Santos <rgrsantos@gmail.com>

Fw: " Mt Secreto"- Rn do ComChefe/Guin- Maio 1973


1 message Rogerio Santos <rgrsantos@yahoo.com> Reply-To: Rogerio Santos <rgrsantos@yahoo.com> ----- Forwarded Message ----Subject: FW: " Mt Secreto"- Rn do ComChefe/Guin- Maio 1973 Wed, May 9, 2012 at 3:56 PM

Mais um comentrio algo acintoso para com os autores do recente seminrio do IESM, com um importante documento de suporte. Que as concluses do seminrio no estejam corretas, algo perfeitamente natural, como natural a sua contestao. Todos os historiadores que investigam a histria recente se expoem contestao, por vezes exacerbada, dos que foram protagonistas dos acontecimentos. Que o diga, por exemplo, Lus Nuno Rodrigues, extremamente causticado pela sua biografia acerca de Spnola. Todavia, parece-me de excessiva indignao, apelid-los de "revisionistas" primeiro e "ignorantes atrevidos" depois. At porque os revisionistas, pelas suas distorcidas intenes, no costumam ser "ignorantes". Pelo contrrio, so profundamente conhecedores e conseguem selecionar a informao histrica a difundir, de modo a passar a sua "viso". Tal o caso de David Irving, historiador com vasta obra publicada, empenhado em branquear o nazismo e o holocausto. Tal , na minha modesta opinio, o caso de Fernando Rosas, especialista sobre o Estado Novo e, obviamente sempre interessado numa viso pejorativa do mesmo, dada a sua assumida militncia na extrema esquerda. Acredito que a situao militar em 1974 ficava longe de "estar controlada" e, obviamente, a esta distncia dos acontecimentos, todos os contributos pertinentes para se poder discutir e avaliar melhor o que foi efetivamente a Guerra Colonial, so sempre bem vindos. Mas, no igualmente legtimo questionar sobre se a "anunciada derrota militar" foi, de facto, a realidade histrica que alguns autores pretendem fazer passar? No verdade que o PCP e o seu brao armado, a ARA, assumiram uma posio assumidamente hostil guerra, com atentados efetivos em bases militares, navios de transporte, etc.? Ento, quando reputados investigadores, conotados politicamente com aquela rea poltica, apresentam uma viso, igualmente contestada, de uma situao dramtica nos vrios teatros, com iminentes invases de foras africanas estrangeiras, que ainda esto por provar, isso no poder ser tambm... revisionismo? Relembro, o que j foi sabiamente referido: "a histria o que e no adianta alterar a realidade, por muito que ela nos desagrade." Acrescento, nem para o bem nem para o mal. Diferentes perspetivas histricas sempre as houve e sempre ho de haver. Veja-se o caso da batalha do Montijo, na Guerra da Restaurao, que ns portugueses sempre aprendemos como tendo sido uma vitria das hostes portuguesas, mas que a quase totalidade dos historiadores espanhis contraria totalmente. Sejamos mais serenos na saudvel confrontao. Assim, ganhar a Histria. Caso contrrio, os "atrevidos ignorantes" podero rever a sua posio e concluir que "os militares

1 of 2

01-01-2014 2:43

Gmail - Fw: " Mt Secreto"- Rn do ComChefe/Guin- Maio 1973

https://mail.google.com/mail/ca/u/0/?ui=2&ik=f4b09639e5&view=pt&...

de Abril se apressaram a fazer o golpe, porque tinham medo da anunciada derrota militar e de cair nas mos do inimigo. Acinte com acinte se paga. Adiante, j que interessantssimo mesmo o documento anexo.
----- Forwarded Message ----Subject: " Mt Secreto"- Rn do ComChefe/Guin- Maio 1973

Obrigado ao Antnio Moreira por me ter reenviado este documento. Disse ele:

Reenvio para os meus Amigos certo de que tero interesse em ficar a conhecer este importante documento, o qual, passados todos estes anos, perdeu a elevada classificao de segurana que lhe foi poca atribuda. Vai na ntegra inclusive com a "recomendao" de quem mo enviou:
"Esta reunio do ComChefe/Guin em Maio de 1973 de leitura obrigatria particularmente para os que emprenham pelos ouvidos com frases feitas por ignorantes atrevidos."
Um abrao

Acta Rn Cmds 15 Maio 1973 - Comando Chefe Guine.pdf 4114K

2 of 2

01-01-2014 2:43

You might also like