You are on page 1of 20

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

3
www.pciconcursos.com.br

INSTRUES
Para a realizao destas provas, voc recebeu este Caderno de Questes e uma Folha de Respostas. 1. Caderno de Questes Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: PORTUGUS Questes de 01 a 15 ADMINISTRAO PBLICA Questes de 16 a 55 INFORMTICA BSICA Questes de 56 a 70 CONTEMPORANEIDADE Questes de 71 a 85 Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questes deve ser imediatamente comunicada ao Fiscal de sala. Neste Caderno, voc encontra apenas um tipo de questo: objetiva de proposio simples. Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. ATENO: Antes de fazer a marcao, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: A resposta correta vale 1 (um), isto , voc ganha 1 (um) ponto. A resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos), isto , voc no ganha o ponto da questo que errou e ainda perde, em cada resposta errada, 0,75 (setenta e cinco centsimos) dos pontos ganhos em outras questes que voc acertou. A ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero). Voc no ganha nem perde nada.

2. Folha de Respostas A Folha de Respostas pr-identificada; confira os dados registrados no cabealho e assine-o com caneta esferogrfica de tinta PRETA. No ultrapasse o espao reservado para esse fim. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESSA FOLHA DE RESPOSTAS. A marcao da resposta deve ser feita preenchendo-se o espao correspondente com caneta esferogrfica de tinta PRETA. No ultrapasse o espao reservado para esse fim.

O tempo disponvel para a realizao das provas e o preenchimento da Folha de Respostas de 4 (quatro) horas.

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE PORTUGUS

QUESTES de 01 a 15 INSTRUO:
Para cada questo, de 01 a 15, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTES de 01 a 06
TEXTO: Costuma-se contar a histria do samba em dois momentos opostos. O primeiro, quando os sambistas eram perseguidos pela polcia que reprimia manifestaes culturais dos negros e obrigados a tocar escondidos, em vielas dos morros e fundos de quintal. No segundo momento, acontece o contrrio: o governo passa a incentivar 5 o carnaval e as msicas populares. Em 1995, com a publicao do livro O Mistrio do Samba, o antroplogo Hermano Vianna revelou que a mudana de postura com relao msica no aconteceu assim to de repente. Estilos negros e populares faziam parte de festas dos ricos e famosos sculos antes de o desfile das escolas de samba virar uma festa oficial. Em 1802, por exemplo, o comerciante ingls Thomas 10 Lindley escreveu que as festas dos baianos ricos eram animadas pela sedutora dana dos negros, misto de coreografia africana e fandangos espanhis e portugueses. At mesmo em Portugal, os msicos populares brasileiros eram bem recebidos. No fim do sculo 18, poucos anos antes de a corte portuguesa fugir para o Brasil, o msico Caldas Barbosa, mestio filho de uma escrava, encantou a corte de 15 dona Maria I, a rainha louca, tocando lundus. Hermano Vianna revelou tambm que o samba, em sua origem, tinha muito pouco de folclrico ou nacionalista. Os estilos europeus fazem parte da raiz ancestral do samba tanto ou mais que a percusso africana. Os primeiros sambistas liam partituras, tocavam instrumentos clssicos, participavam de bandas de jazz, adoravam 20 ouvir tango e conhecer as novidades musicais nos cabars parisienses. A cara que o samba tem hoje, de smbolo da autenticidade brasileira e da resistncia da cultura negra dos morros cariocas, uma criao mais recente, que de certa forma abafou a primeira.
NARLOCH, Leandro. O samba antes do folclore. Guia politicamente incorreto da Histria do Brasil. So Paulo: Leya, 2009. p. 126-127.

Questo 01
Segundo o texto, o negro aparece como o elemento criador do samba autntico do incio do sculo XX.
UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo PORTUGUS / Mdio 1

www.pciconcursos.com.br

Questo 02
O enunciador do texto em estudo apropria-se do discurso de Hermano Vianna para contestar as suas ideias sobre as origens do samba.

Questo 03
Questes polmicas sobre o samba, em suas primeiras manifestaes no pas, no so enfatizadas no texto.

Questo 04
Em Estilos negros e populares faziam parte de festas dos ricos e famosos sculos antes de o desfile das escolas de samba virar uma festa oficial. (l. 7-9), negros e populares qualificam Estilos, assim como ricos e famosos qualificam sculos.

Questo 05
A expresso At mesmo em Portugal (l. 12) constitui um discurso em que h um juzo de valor preconceituoso em relao cultura brasileira.

Questo 06
Em No fim do sculo 18, poucos anos antes de a corte portuguesa fugir para o Brasil (l. 13-14), a vrgula separa adjuntos adverbiais no perodo.

QUESTES de 07 a 15
TEXTO: Muitos pastos e poucos rastos. O tempo provou que Antnio Conselheiro, o anjo da destruio e da morte, sabia o que estava dizendo. Seria o fim? Era isso o que estava vendo, ali, diante dos seus olhos? Casas fechadas, terras abandonadas. Agora o verdadeiro dono de tudo 5 era o mata-pasto, que crescia desembestado entre as ruas dos cactos de palmas verdes e pendes secos, por falta de braos para a estrovenga. Onde esses braos se encontravam? Dentro do nibus, em cima dos caminhes. Descendo. Para o sul de Alagoinhas, para o sul de Feira de Santana, para o sul da cidade da Bahia, para o sul de Itabuna e Ilhus, para o sul de So Paulo Paran, para o sul de Marlia, para 10 o sul de Londrina, para o sul do Brasil. A sorte estava no sul, para onde todos iam, para onde ele estava indo. Uma vez, em Feira de Santana, ficou parado na rodoviria, durante uma manh inteira. Uma zanzao sem comeo nem fim, um entra-e-sai de formigueiro vivo. Ficou embasbacado: Se aqui no nem bem os princpios do sul, imagine como no ser o resto. 15 O sul acaba no Paraguai contou-lhe um tio da sua mulher, que finalmente apareceu no Junco, a passeio, depois de muitos anos sem que ningum soubesse se ainda estava vivo ou morto. Eu sei, porque estive l. Conheo todo esse mundo, palmo a palmo.
TORRES, Antnio. Essa terra. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 89-90. UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo PORTUGUS / Mdio 2

www.pciconcursos.com.br

Questo 07
O texto evidencia a atrao do sul sobre o homem do serto, em sua rota de fuga.

Questo 08
O fenmeno da migrao do homem nordestino aparece no texto, apresentando-o numa trajetria de frustrao, desumanizao e sofrimento.

Questo 09
A percepo da terra apresentada na narrativa a de um ser desolado e impotente diante da realidade geogrfica.

Questo 10
O enunciado Muitos pastos e poucos rastos (l. 1) exprime uma ideia de espao rural abandonado.

Questo 11
Nos seus respectivos contextos, os termos o anjo da destruio e da morte (l. 2) e palmo a palmo (l. 18) exercem funo adjetivadora.

Questo 12
No fragmento Agora o verdadeiro dono de tudo era o mata-pasto, que crescia desembestado entre as ruas dos cactos de palmas verdes e pendes secos, por falta de braos para a estrovenga. (l. 4-6), o termo destacado introduz, no contexto, uma ideia de modo.

Questo 13
Os perodos Onde esses braos se encontravam? (l. 6-7) e Ficou embasbacado (l. 13) apresentam oraes com sujeitos indeterminados.

Questo 14
A expresso um entra-e-sai de formigueiro vivo (l. 12-13) constitui um exemplo de linguagem figurada no contexto da narrativa.

Questo 15
As expresses sem comeo nem fim (l. 12) e palmo a palmo (l. 18) denotam intensidade.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo PORTUGUS / Mdio 3

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE ADMINISTRAO PBLICA

QUESTES de 16 a 55 INSTRUO:
Para cada questo, de 16 a 55, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 16
A Constituio Federal estabelece como obrigatria ao servidor pblico civil a associao sindical.

Questo 17
O servidor estvel, cujo cargo tenha sido extinto ou declarada sua desnecessidade, ficar em disponibilidade remunerada at seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Questo 18
De acordo com a Constituio Federal, os cargos, os empregos e as funes pblicas so acessveis a pessoas que preencham os requisitos estabelecidos em lei.

Questo 19
A reserva de percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia foi garantida a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988.

QUESTES 20 e 21
Vinculando-se ao Estado, o agente pblico deixa em segundo plano uma srie de laos que o prendiam a outras instituies. Ao pensar e emitir pensamento, ter agora presente a situao em que se encontra. Vigiar a opinio antes de emiti-la, condicionando-a e conduzindo-a paralela aos fins colimados pelo Estado. (CRETELLA JNIOR, 1983, p. 483).

Considerando-se as informaes do texto, pode-se afirmar:

Questo 20
Cretella Jnior refora a idia de que interesses particulares movem o agente pblico, que atuar em conformidade com os seus princpios.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 4

www.pciconcursos.com.br

Questo 21
Os fins visados pelo Estado constituem o interesse do aparato estatal, semelhantemente ao que ocorre com os sujeitos privados.

QUESTES 22 e 23
Aquele que formar ou manifestar a vontade estatal estar desempenhando uma funo pblica, em acepo ampla. Isso significa o dever de orientar a prpria conduta satisfao dos valores fundamentais e ao atendimento s necessidades coletivas. Mais precisamente, impe o dever de responder individualmente pelos efeitos das escolhas realizadas de modo incompatvel com a funo pblica assumida. (JUSTEN FILHO, 2006, p. 581).

Com base nas informaes do texto, pode-se afirmar:

Questo 22
Pela estrutura piramidal hierarquizada do Estado, os efeitos das escolhas realizadas pelo servidor pblico so de responsabilidade do superior hierrquico de escalo imediatamente mais elevado.

Questo 23
A funo pblica desempenhada pelo servidor forma e exterioriza, para fins jurdicos, a vontade estatal e, portanto, deve voltar-se satisfao dos valores fundamentais e ao atendimento das necessidades coletivas.

Questo 24
Um servidor concursado e empossado em seu cargo, apresentou-se a sua chefia e identificou-se como estudante de um curso de graduao. Como o horrio das suas aulas coincidia com as suas horas de expediente, solicitou a seu superior um horrio especial para cumprir suas obrigaes contratuais e poder concluir o curso. Com base nessas informaes, pode-se afirmar: Quando o servidor for estudante, uma vez que seja comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, ele dever interromper seu curso superior, para no haver prejuzo do exerccio do cargo.

Questo 25
Para contagem do tempo de servio do servidor, computado, para todos os efeitos, o tempo de servio pblico federal, inclusive o que foi prestado s Foras Armadas.

Questo 26
No termo assinado pelo servidor no ato de sua posse, constar seu horrio de trabalho.
UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 5

www.pciconcursos.com.br

Questo 27
Em estgio probatrio, um servidor foi cedido a outro rgo para desempenhar as mesmas funes que lhe cabiam na instituio de origem. Considerando-se esse fato, pode-se afirmar que a cesso foi equivocada, uma vez que o servidor em estgio probatrio somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores DAS, de nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

Questo 28
Um servidor pblico, sentindo dificuldade no desenvolvimento de seu trabalho, atuou vagarosamente no exerccio de suas funes, causando o acmulo de pessoas em filas para o atendimento. O chefe do setor chamava a sua ateno para a necessria rapidez no atendimento, mas o funcionrio, com medo de ser colocado disposio do setor de pessoal, no confessava a sua limitao no desempenho de suas atividades. Em referncia situao apresentada, pode-se afirmar: Esse servidor, ao deixar as pessoas espera de atendimento e permitir a formao de longas filas, est ferindo o Cdigo de tica do Servidor que, em seu conjunto de regras e preceitos, enquadra o servidor no apenas contra a tica ou ato de desumanidade, mas, principalmente, por grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

Questo 29
Um interessado no andamento de um processo ofereceu vantagem pecuniria ao servidor responsvel para que o seu assunto fosse tratado antes dos demais, colocando-o em primeiro lugar na fila. O servidor, mesmo com enfermidades na famlia e carente de recursos, no aceitou a proposta do interessado e denunciou a atitude do cliente subversor. Considerando-se essa situao, pode-se afirmar: O servidor agiu de acordo com o cdigo de tica, que estabelece, como dever do servidor pblico, resistir a todas as presses que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas, em decorrncia de aes morais, ilegais ou aticas.

Questo 30
O cdigo de tica estabelece, como dever do servidor, participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes.

Questo 31
permitido ao Chefe do Setor em que o servidor est lotado solicitar-lhe o desenvolvimento de atividades para atendimento a interesse particular.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 6

www.pciconcursos.com.br

Questo 32
Os atos do processo devem realizar-se em dias teis e em horrios especiais, com vistas a facilitar seus trmites.

Questo 33
vedado ao interessado do processo, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, pois aqueles que so necessrios para anlise e deciso da Administrao Pblica devem ser fornecidos por ocasio do incio do processo.

Questo 34
Um estudante da Universidade, ao dar entrada em um processo de seu interesse, recebeu um protocolo que lhe d a possibilidade de acompanhar o andamento do processo e ter cincia das decises tomadas a respeito do seu pleito. Esse procedimento administrativo atende ao exigido na Lei no 9.784/99, que permite ao interessado ter cincia da tramitao dos processos administrativos, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas.

Questo 35
A Lei no 9.784/99, que regulamenta os procedimentos processuais, permite a delegao da deciso de recursos administrativos para rgos que lhes prestem servios de assessoria.

Questo 36
Para controle e preservao do patrimnio de rgos e entidades pblicas, bem como para comprovar o saldo constante do balano geral do exerccio, faz-se necessrio elaborar o inventrio fsico, de forma analtica, dos bens mveis e imveis e dos saldos de estoques nos almoxarifados. (PISCITELLI; TIMB, 2010, p. 383).

Considerando-se essa informao, pode-se afirmar: O inventrio fsico um procedimento administrativo que levanta o quantitativo dos materiais estocados, dos equipamentos e materiais permanentes em uso e dos bens mveis da instituio, analisando suas condies de uso e adequao s necessidades do servio pblico.

Questo 37
As universidades federais so entidades da administrao direta, classificadas como empresas pblicas, com o objetivo de prestar servios de ensino, pesquisa e extenso.

Questo 38
As universidades so instituies de baixo custo fixo e custos variveis representativos.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 7

www.pciconcursos.com.br

Questo 39
Uma organizao teve, em um ms, um custo fixo de R$ 1.200,00. Produziu 245 unidades, sendo R$ 8,25 o custo por unidade. Assim sendo, o Custo Total dessa organizao, nesse ms, foi da ordem de R$ 3.221,25.

Questo 40
Uma organizao, dentro dos conceitos contemporneos da Gesto de Pessoas, preocupou-se com o bem-estar geral e com a sade dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Estruturou um plano de cargos em que cada trabalhador desenvolver atividades adequadas suas habilidades e competncias, alm de organizar a empresa de forma que o ambiente de trabalho se mantivesse calmo e agradvel para o desenvolvimento das tarefas. Assim sendo, pode-se concluir que essa organizao preocupa-se com a qualidade de vida no trabalho (QVT), que envolve aspectos fsicos e ambientais, como os aspectos psicolgicos do local de trabalho.

Questo 41
Os conflitos entre linha e staff so tradicionais. O conflito ocorre porque os gerentes de linha e os especialistas de staff discordam sobre quem tem a autoridade para tomar as decises sobre pessoas. O gerente de linha est preocupado com as suas funes bsicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informao sobre a gesto de pessoas.

QUESTES de 42 a 45
A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. (LEI No 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 - Art. 3o).

Com base no que estabelece esse artigo da Lei no 8.666/93, correto afirmar:

Questo 42
vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines de qualquer natureza.

Questo 43
Os critrios objetivos de seleo da proposta sero conhecidos pelos interessados no processo licitatrio, ao entrarem em contato com a comisso de licitao.
UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 8

www.pciconcursos.com.br

Questo 44
Na licitao para execuo de uma obra, permitida, por lei, a participao do autor do projeto, bsico ou executivo, desde que seja pessoa jurdica.

Questo 45
Concurso a modalidade de licitao exclusiva para seleo de servidores pblicos.

Questo 46
O sistema de controle governamental faz-se necessrio, a fim de que se certifique de que todas as suas aes foram executadas com legitimidade, dentro das normas pertinentes a cada ato e em conformidade com o interesse coletivo.

Questo 47
Compete ao Gabinete Civil da Presidncia da Repblica, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, aplicar aos responsveis as sanes previstas em lei.

Questo 48
Na administrao direta e indireta includas as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico objeto de anlise do controle externo, exercido pelo Congresso Nacional, a legalidade dos atos de admisso de pessoal a qualquer ttulo.

Questo 49

Observe as seguintes atribuies:


I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. (Constituio Federal de 1988 art.74)

Essas atribuies representam a finalidade do Tribunal de Contas da Unio.

Questo 50
So de responsabilidade do corpo tcnico-administrativo da UFRB as atividades de apoio tcnico, administrativo e operacional, necessrias ao cumprimento dos objetivos institucionais.

Questo 51
vedada ao corpo discente da UFRB a participao em conselhos da Universidade.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 9

www.pciconcursos.com.br

Questo 52

O Conselho Universitrio da UFRB, objetivando contribuir para a melhoria contnua do desempenho das atividades universitrias, estabeleceu aes para realizar avaliao institucional da Universidade. Assim sendo, pode-se afirmar: Visando-se implementao do processo de avaliao institucional, as etapas do processo previstas foram desenvolvidas pelo Conselho de Curadores da UFRB, a quem compete essa atribuio.

Questo 53
Um dos atributos da autonomia didtico-cientfica da UFRB fixar o nmero de vagas de estudantes, de acordo com a sua capacidade institucional e com as exigncias do seu meio.

Questo 54
A comunidade acadmica da UFRB escolhe o Reitor e o Vice-Reitor, que sero nomeados de acordo com a legislao vigente e com o que est previsto no Regimento Geral da Universidade.

Questo 55
Os mandatos de Reitor e de Vice-Reitor sero de quatro anos, sendo permitida uma reconduo.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo ADMINISTRAO PBLICA / Mdio 10

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE INFORMTICA BSICA

QUESTES de 56 a 70 INSTRUO:
Para cada questo, de 56 a 70, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 56
USB o barramento especialmente desenvolvido para placa de vdeo, que faz a comunicao entre a placa-me e a placa de vdeo.

Questo 57
FTP o protocolo padro da internet, usado para transferir e-mail entre os usurios.

Questo 58
O dispositivo Touch Pad utilizado para conectar dispositivos mveis ao computador.

Questo 59
Uma placa de rede Wi-Fi um dispositivo de entrada e sada.

Questo 60
Se os arquivos forem colocados na lixeira do sistema operacional Windows, no podero mais ser recuperados.

Questo 61
Quando se aumenta a quantidade de pixels apresentados em uma tela, diminui-se o tamanho dos objetos da tela (cones, janelas, menus, entre outros).

Questo 62
Arquivos com extenso ZIP e RAR so normalmente arquivos com contedos compactados.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo INFORMTICA BSICA / Mdio 11

www.pciconcursos.com.br

Questo 63
O boto , no MS Word, serve para iniciar uma lista com marcadores.

Questo 64
Quando se seleciona um texto no Word e se pressiona a combinao de teclas Ctrl+I, o texto selecionado alternado entre itlico e no itlico.

Questo 65
Pressionando-se as teclas Ctrl+L, obtm-se uma tela que permite, entre outras aes, localizar palavras no texto.

Questo 66
Ao se digitar uma palavra, pode-se pressionar Ctrl-Z para marc-la com uma outra cor e, aps terem sido marcadas, possivel decidir, mais facilmente, quais devem ser eliminadas ou no.

Questo 67
Uma forma de inserir um desenho em um documento Word atravs da funcionalidade Clip-art.

Questo 68
Aps se adicionar uma ou mais formas no Word, pode-se desenhar nas formas includas, mas no possvel colocar texto.

Questo 69
Ao se solicitar a impresso de um documento no Word, podem-se indicar quais as pginas que sero impressas. Informando-se 1,3,5-12 est sendo solicitada a impresso das pginas 1 e 3 e de todas as seguintes, excetuando-se as contidas entre 5 e 12, inclusive.

Questo 70
Ao enviar um e-mail no Outlook, o campo Cco representa uma lista de destinatrios que tero seus endereos ocultos dos demais.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo INFORMTICA BSICA / Mdio 12

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE CONTEMPORANEIDADE

QUESTES de 71 a 85 INSTRUO:
Para cada questo, de 71 a 85, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposio verdadeira; F, se a proposio falsa. A resposta correta vale 1 (um); a resposta errada vale 0,75 (menos setenta e cinco centsimos); a ausncia de marcao e a marcao dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Questo 71
Um pas rico deve, sim, ser um pas sem misria, mas deve tambm ser um pas com cidades seguras, saudveis, equitativas, democrticas e que propiciem o desenvolvimento das melhores capacidades humanas. (NAKANO, 2011, p. 6).

A partir desse pensamento de Nakano, pode-se afirmar: As periferias urbanas e metropolitanas, no Brasil, continuam em crescimento, entretanto problemas como a violncia, a especulao imobiliria e uma deficiente presena do Estado no atendimento populao mais carente, entre outros, fazem com que o sonho de viver em cidades seguras, saudveis, equitativas, democrticas seja uma realidade ainda distante.

Questo 72

A partir da anlise do grfico, correto afirmar: O crescimento do emprego formal, no Brasil, indicado no grfico, resultou, fundamentalmente, do fato de a economia brasileira no ter sofrido os efeitos da crise financeira mundial de 2008.
UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo CONTEMPORANEIDADE / Mdio 13

www.pciconcursos.com.br

Questo 73
A cidade baiana de Simes Filho, com 116 mil habitantes, foi o municpio brasileiro mais violento entre 2008 e 2010, segundo o Mapa da Violncia 2012, divulgado pelo Instituto Sangari [...]. Nesse perodo, a cidade que fica na Regio Metropolitana de Salvador registrou 146,4 assassinatos por 100 mil habitantes. (BRASIL..., 2012).

A partir dessa informao, pode-se concluir: Os altos ndices de homicdios nas reas urbanas concentram-se na populao de homens jovens e se relacionam excluso social, baixa insero no mercado formal de trabalho e pobreza, que empurram essa parcela da populao para a marginalidade e para o crime organizado.

Questo 74
As greves so um direito constitucional de todo trabalhador do servio pblico ou privado, e a intensificao dos movimentos grevistas, em todo o territrio brasileiro, encontra-se diretamente relacionada falncia dos programas sociais do Governo Federal e ao aumento da inflao no pas.

Questo 75

Analisando-se o grfico, pode-se concluir: A retomada de crescimento do grupo de pessoas que, no Brasil, no seguem nenhuma religio deveu-se aos sucessivos escndalos sexuais que envolveram o clero catlico brasileiro e ao declnio da influncia das seitas evanglicas, relacionadas a denncias de corrupo entre seus lderes, representantes do povo, na vida poltica nacional.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo CONTEMPORANEIDADE / Mdio 14

www.pciconcursos.com.br

Questo 76
A situao da sade no que diz respeito s doenas contagiosas, no Brasil, preocupante, pois, alm da dengue, outras doenas apresentam altos ndices de infeco, como a malria, a tuberculose e a hansenase.

Questo 77
O Brasil considerado, atualmente, a maior economia e a maior fora poltica da Amrica Latina, regio que apresenta um cenrio positivo de crescimento econmico, mas que ainda enfrenta desafios importantes, como a consolidao da democracia e a reduo da pobreza.

Questo 78
A charge se refere questo do desmatamento, concentrado nas regies brasileiras Norte e Nordeste, e s pesquisas de clulas-tronco, que, no Brasil, encontram-se suspensas, graas presso exercida pela Igreja Catlica junto ao Governo Federal.

Questo 79
A aprovao pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em fevereiro de 2012 da Lei da Ficha Limpa, que estabelece os critrios de inelegibilidade, mais uma vitria da luta pela prtica da tica na vida poltica brasileira.

Questo 80
Revoltas dos povos rabes refletem a queda na qualidade de vida provocada pelo sucateamento dos servios pblicos combinado com a corrupo generalizada. [...] Os fundamentos da Primavera rabe residem muito alm das reivindicaes pelas liberdades polticas e pela democracia. (AITA, 2011, p. 38).

Sobre essas revoltas, pode-se afirmar: As manifestaes da Primavera rabe que se iniciaram na Tunsia e se espalharam por outras regies, utilizando-se de greves, comcios, mdias sociais e luta armada conseguiram, em certos pases, como o Egito e a Lbia, derrubar governos repressores e autoritrios e iniciar um processo de reestruturao poltica e social.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo CONTEMPORANEIDADE / Mdio 15

www.pciconcursos.com.br

Questo 81
O Ministrio da Cultura da Grcia informou uma medida que deve deixar muitos gregos e estudiosos horrorizados, que vai abrir alguns de seus mais estimados stios arqueolgicos para empresas de publicidade e de outros setores. A Grcia precisa de cada euro que conseguir. Os cofres pblicos esto vazios. J recebeu ajuda da Unio Europeia e do FMI e est no processo para receber um segundo pacote de resgate, embora enfrente problemas com credores privados para reduzir sua enorme dvida. (CONTRA A ..., 2012).

Assim sendo, pode-se concluir: A grave crise econmica enfrentada atualmente pela Grcia deve-se ao fato de esse pas no fazer parte da Unio Europeia, bloco econmico que lidera a economia mundial desde sua rpida recuperao da crise financeira mundial de 2008.

Questo 82
O desenvolvimento sustentvel depende da adoo de um novo modelo econmico, que se preocupe em reduzir a utilizao dos recursos naturais, em preservar os ecossistemas e em garantir uma melhoria da qualidade de vida da sociedade, com o olhar voltado para o bem-estar futuro da humanidade.

Questo 83
A expanso do terrorismo fundamentalista islmico e a reduo drstica das exportaes de petrleo e de minerais, aliadas ao desinteresse das grandes economias emergentes, como o Brasil e a China, em investirem nos pases que compem a frica Subsaariana, tornam essa regio, atualmente, a que apresenta o menor ndice de desenvolvimento econmico do planeta.

Questo 84
A Internet criou uma sociedade virtual em escala global, em que as relaes interpessoais se intensificaram de uma forma mais segura, devido criao de uma legislao rigorosa e abrangente, sendo seu acesso, atualmente, distribudo equitativamente entre os cinco continentes.

Questo 85
Baseando-se na anlise da charge, correto afirmar: A charge se refere ao papel do voto consciente dos eleitores como um dos caminhos para o combate corrupo que caracteriza a poltica brasileira.

UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo CONTEMPORANEIDADE / Mdio 16

www.pciconcursos.com.br

REFERNCIAS
Questes 20 e 21 CRETELLA JNIOR, Jos. Direito administrativo brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 1983. Questes 22 e 23 JUSTEN FILHO, Maral. Curso de direito administrativo. So Paulo: Saraiva, 2006. Questo 36 PISCITELLI, R. B.; TIMB, M. Z. F. Contabilidade pblica: uma abordagem da administrao financeira pblica. So Paulo: Atlas, 2010.

Questo 71 NAKANO, Kasuo. A produo social e a vulnerabilidade urbana. Le Monde Diplomatique Brasil. So Paulo: Instituto Polis, ano 4, n. 45, abr. 2011. Questo 73 BRASIL tem 67 cidades com ndice de homicdio maior que o Iraque, diz estudo. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-tem-67-cidades-com-indice-dehomicidio-maior-que-o-iraque-diz-estudo,810996,0.htm>. Acesso em: 7 fev. 2012. Questo 80 AITA, Samir. Por mais Estado e menos poder. Le Monde Diplomatique Brasil. So Paulo: Instituto Plis, ano 4, n. 45, abr. 2011. Questo 81 CONTRA a crise, Grcia vai alugar stios arqueolgicos. Disponvel em: <http:// economia.estadao.com.br/noticias/economia,contra-a-crise-grecia-vai-alugar-sitiosarqueologicos,99701,0.htm>. Acesso em: 10 fev. 2012. Adaptado.

Fontes das ilustraes


Questo 72 CRESCE O emprego formal. Almanaque Abril 2011. So Paulo: Abril, ano 37, 2011, p. 89. Adaptada. Questo 75 CARDOSO, Rodrigo. Em expanso. Os ateus se organizam. Isto . So Paulo: Trs, ano 36, n. 2205, 15 fev. 2012, p. 60. Comportamento. Questo 78 CORREIA, No. Clula-tronco. Disponvel em: http://www.google.com.br/search?q=charge% 2Bimagens&hl=pt-BR&rlz=1W1ADBF_pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa =X&ei=WQcxT__6DNC4twfCyfCNBw&ved=0CDIQsAQ&biw=1024&bih=565>. Acesso em: 7 fev. 2012. Questo 85 JARBAS. Combate corrupo. Disponvel em: http://www.google.com.br/search?q= charge%2Bimagens&hl=pt-BR&rlz=1W1ADBF_pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo= u&source=univ&sa=X&ei=WQcxT__6DNC4twfCyfCNBw&ved=0CDIQsAQ&biw= 1024&bih=565>. Acesso em: 7 fev. 2012.
UFRB 2012 Concurso Pblico para Servidor Tcnico-Administrativo CONTEMPORANEIDADE / Mdio 17

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like