You are on page 1of 49

Segurana Porturia e Aquaviria

Aula 1 Termos Nuticos

http://www.sempretemmais.com/veja-fotos-de-navios/

Objetivos
Conhecer os termos nuticos utilizados nos portos, para identificar os possveis riscos e algumas definies. Identificar modelos de embarcaes mais comuns em portos.

Introduo
Navegao a cincia e a arte de conduzir, com segurana, um navio (ou embarcao) de um ponto a outro da superfcie da terra. uma cincia que envolve o desenvolvimento e utilizao de instrumentos de preciso (alguns extremamente complexos), mtodos, tcnicas, cartas, tbuas e almanaques. uma arte que envolve o uso adequado dessas ferramentas sofisticadas e, principalmente, a interpretao das informaes obtidas.

Navios mais comuns em portos

Fonte: http://www.economiabr.com.br/Ind/Ind_producao.htm

Porto a construo aparelhada para atender s necessidades de navegao e da movimentao e armazenamento de mercadorias, concedido ou explorado pela unio cujo trfego e operao porturias estejam

sobre a jurisdio de uma autoridade porturia.

Fonte: http://administracaoportuaria.blogspot.com.br/2012/04/os-10-maiores-portos-do-mundo.html

PORTO ORGANIZADO o porto pblico administrado pela unio ou atravs de concessionria. bom lembrar que o porto de fortaleza organizado. CONCESSO privilgio que o governo concede a uma empresa para que explore, em regime de monoplio, um servio de utilidade pblica.

Fonte: http://administracaoportuaria.blogspot.com.br/2012/04/os10-maiores-portos-do-mundo.html

ABALROAO
Na terminologia martima geral, significa qualquer choque entre duas embarcaes. O assunto tratado na segunda parte do Cdigo Comercial Brasileiro (comrcio martimo), artigos 749 e seguintes. Em direito martimo, porm, abalroao tem significado restrito, sendo definido como "choque entre dois navios ou embarcaes que navegam ou esto em condies de navegar, dentro ou fora dos portos". Segundo J. Silva Costa, o abalroamento pode ser culposo, quando existe desdia, negligncia ou culpa do capito ou da guarnio de um dos navios ou aeronaves, ou dos capites ou comandantes e tripulantes de ambos os navios ou aeronaves; fortuito, quando ocorre em consequncia de caso fortuito ou fora maior; misto ou duvidoso, quando no se pode determinar a causa do choque ou apurar a quem cabe a culpa.

OGMO rgo de gesto de mo de obra do trabalhador porturio. o rgo responsvel pela mo de obra.
TRABALHADOR PORTURIO o trabalhador habilitado, capacitado a executar atividades porturias. O mesmo deve ser registrado ou cadastrado no OGMO. SERVIO PORTURIO so os servios prestados pela administrao do porto por meio dos operadores porturios privativos.

REA DO PORTO a rea compreendida pelas instalaes porturias: ancoradouros, docas, cais, pontes, pier de atracao e acostagem, terrenos armazns, edificaes e vias de circulao interna.

Fonte: http://administracaoportuaria.blogspot.com.br/2012/04/os-10-maioresportos-do-mundo.html

A rea do porto tambm compreendida pela infraestrutura de proteo e acesso aquavirio ao porto, tais como: guias, correntes, quebra mars, eclusas, canais, bacia de evoluo, reas de fundeio, que devem ser mantidas pela administrao do porto.

Fonte: http://administracaoportuaria.blo gspot.com.br/2012/04/os-10maiores-portos-do-mundo.html

Fonte: http://hidroviasinteriores.blogspot.com/2011_09_01_archive.html

APARELHO DE IAR so todos os aparelhos de carga, fixos ou mveis utilizados em terra ou a bordo do navio para suspender, levantar ou arriar as cargas ou desloc-las de um lugar para outro, em posio suspensa ou levantada, incluindo rampas de cais acionadas pela fora motriz.

ZONA CONTGUA vizinha ou prxima

Fonte: http://pensargrandeilheus.blogspot.com/2010/09/assinadocontrato-para-ampliacao-da.html

ANCORADOURO o lugar destinado ao estacionamento do navio no porto martimo. O ancoradouro deve ser

protegido do vento e do
movimento das guas. Dizse tambm fundeadouro.
Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/derrocagemdo-porto-do-mucuripe-comeca-nesta-semana

DOCAS o trecho de instalaes porturias, construdo com muros ou cais em alvenaria, concreto armado etc., onde atracam os navios para operao. O mesmo que dique e estaleiro.

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/67837/movimentacaodo-porto-de-cabedelo-cresce-80-em-relacao-aoprimeiro-trimestre-de-2012.html

Fonte: http://polonaval.com.br/cabedelo-volta-a-rota-denavios-de-turismo-e-recebe-transatlantico-esse-ano

CAIS parte do porto onde atracam as embarcaes, com a finalidade de efetuar embarques de cargas e passageiros, constituindo um conjunto de beros.

BORDO cada uma das partes delimitadas pelo plano longitudinal do casco. O bordo o lado ou o interior do navio.

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/67837/movimentacao-do-porto-de-cabedelo-cresce-80-em-relacao-ao-primeirotrimestre-de-2012.html

Fonte: http://polonaval.com.br/transpetro-multa-estaleiro-atlanticosul-por-atraso

ESTALEIRO armao de madeira sobre o qual assentam as traves e envazadura que sustentam o navio quando est sendo construdo.

PIER plataforma enraizada em terra, ou em quebra-mar, acostvel em um lado ou em ambos os lados para funcionar como cais. um cais no paralelo a linha de costa, mas perpendicular a ela, oferecendo vantagem de atracar pelos dois lados.

Fonte: http://www.blogmercante.com/2010/11/dragagem-porto-detubarao-mais-uma-polemica/

BACIA DE EVOLUO local instalado previamente nas proximidades do cais, dotado de dimenses e profundidades adequadas, cuja finalidade fundear e manobrar embarcaes.
Fonte: www.newscomex.com.br

ADUANEIRA pertencente ou relativa aduana ou alfndega. Diz-se do imposto devido pela importao de mercadoria. o chamado imposto aduaneiro ou alfandegrio.

OPERAO PORTURIA - a operao de movimentao e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes de transporte aquavirio, realizadas no porto por operadores porturios. OPERADORES PORTURIOS a pessoa jurdica, prqualificada para a execuo ou operao porturia na rea do porto.

Fonte: http://www.agembras.com.br/agativi012.htm

LINGA um lao corredio para levantar carga.

Fonte:http://www.nei.com.br/area/empresas+cab os+aco+lingas.html

Fonte: http://www.movequip.com.br/produtos/lingasacessorios

LINGADA a poro de carga que a linga levanta por vez.

LINGA

Fonte: http://www.blotti.com.br/?lingas-de-correntes

PEAO a atividade de pear, de prender as cargas. APEAO a atividade de fazer descer a carga, de coloc-la no cho.

Fonte: http://ocontentor.blogspot.com.br/2009/04/fotoexemplos-de-peacao-de-barco-de.html

Limpeza de navio de transporte de cimento

BLOCO a atividade de limpeza e conservao de embarcao mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem. ESTIVAS a atividade de movimentao de mercadorias nos convs ou nos pores das embarcaes principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumao, peao, desapeao, bem como carregamento e descarga das mesmas.

Fonte: http://estivadoresaveiro.blogspot.com/2010/06/limpeza-denavio-de-cimento.html

ESCOTILHA abertura situada na coberta do navio, pela qual as mercadorias entram e saem dos pores.

Fonte: http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/200 8/Rodrigo+Luiz/relat1/Projeto.htm

CASTELO DE POPA OU FORTALEZA - local onde se encontram os cabestrantes utilizados na atracao.

POPA a parte posterior do navio, na qual localizase o leme e a hlice.


Fonte: http://capitaolazaro.wordpress.com/

PROA parte dianteira do navio.

LINHA DGUA linha determinada pelo plano de flutuao, que separa as obras vivas (parte imersa do navio) das obras mortas (parte emersa). Linha dgua tambm a faixa pintada ao longo do casco, indicando at onde ele fica imerso, em condies normais de carga. O mesmo que linha de flutuao.
BULBO parte do casco localizada na zona inferior da proa, tendo como finalidade melhorar o rendimento do navio.

Fonte: http://www.naval.com.br/blog/2010/05/18/bae-systems-faz-testesfinais-no-primeiro-opv-da-guarda-costeira-de-trinidad-tobago-faztestes/#axzz2bcROIdLk

CONTAINER recipiente construdo de material resistente, destinado a propiciar o transporte de mercadoria com segurana, dotado de dispositivo de segurana aduaneiro.

Fonte: http://noot.com.br/5938/video-mostra-a-construcao-domaior-navio-cargueiro-do-mundo/

CALADO distncia vertical entre a superfcie da gua (linha de flutuao ou linha dgua) e a parte mais baixa da embarcao.

Fonte: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/193567.html

CABEO estrutura de ferro macio, encravado no cais, ou aos pares, junto a amurada da embarcao, destinada a aguentar as voltas dos cabos de amarrao.

Fonte: http://www.navioseportos.com.br/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=87%3 Aportugues-english&catid=42%3Aglossario-nautico&Itemid=68&limitstart=3

DEFENSAS peas feitas de sola ou cabo, pneus, estopa, ou outro material, que so amarradas no cais ou na prpria embarcao, nos lugares mais salientes do casco, permanentemente ou apenas na atracao, com a finalidade de proteglos.
Fonte: http://cslmarinharia.com.br/produtos_nautica/defensa s1.jpg

SPREADERS so quadros posicionadores utilizados para erguer container.


CAPATAZIA a atividade de movimentao de mercadorias nas instalaes de uso pblico, compreendendo o recebimento, conferncia, transporte interno, abertura de volumes para conferncia aduaneira

Fonte: http://www.auxemastemmann.com/portafolio.php?language=en&id_producto=11&id_foto =334

PESSOA AUTORIZADA aquela habilitada por quem de direito, dentro da rea porturia, a realizar uma ou vrias tarefas determinadas, tendo comprovados conhecimentos tcnicos.
PESSOA COMPETENTE qualquer pessoa com experincia e conhecimento necessrio ao exerccio de uma ou duas funes especficas e reconhecidas como por autoridade competente. PESSOA RESPONSVEL aquela designada por tomadores de servio, comandante de embarcaes, OGMO, sindicato de classe e outros.

TOMADORES DE SERVIO a empresa pblica ou privada, administradora de portos, armadores ou agentes de embarcaes e a pessoa jurdica de direito pblico ou privada que explorem instalaes porturia de uso privativo. VIGILNCIA DE EMBRACAO a atividade de fiscalizao da entrada e sada de pessoa a bordo de embarcaes atracadas ou fundeadas ao largo, bem como da movimentao de mercadorias dos portals, rampas, pores e convs.

AMURADA DE ESCOTILHA ( BRAOLA ) a amurada que se encontra na boca dos pores que serve para a proteo do pessoal.

PORTAL lugar onde se entra numa embarcao. o acesso principal do navio. H um portal de bombordo e outro de estibordo (boreste). BOMBORDO o lado esquerdo do navio, olhando para a proa de costa para a popa. ESTIBORDO lado direito do navio, olhando para a proa de costa para a popa (boreste).

BAILUS - so plataformas utilizadas para trabalhos em embarcaes. BIMES- so vigas de ferro colocadas nas escotilhas, de bombordo a estibordo, servindo para apoiar os quartis. QUARTIS so peas de madeira para tampar as escotilhas dos pores.

http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=28013686&att_display=n&att_download=y

COBERTAS so superfcies horizontais, que dividem o navio no sentido de sua altura. So antrepontes localizadas dentro do poro, servindo para condicionar e separar as cargas.

CONVS a coberta principal, que se encontra no topo ou em parte a descoberta. PORES so espaos interiores do navio, destinados ao transporte de cargas. Enumeram-se de popa a proa e dividem-se horizontalmente em partes. CASCO parte externa que envolve o navio at o convs.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conv%C3%A9s

TANQUE DE PROA tem a finalidade de nivelar o navio.


PAIOL DE CORRENTE E CABO o compartimento localizado na proa, que serve para guardar cabos, corrente, cordas, etc. TANQUE DE POPA tem a finalidade de nivelar o navio. EMBARCAES compreendem os navios, barcas, barcaas, lanches, botes de descargas e qualquer

engenho martimo flutuante usado na navegao.

CASTELO DO CENTRO OU PONTE DE COMANDO neste local encontra-se o alojamento, refeitrio, escritrio, etc. Comumente est situado na casa de mquina.
BORDA a parte mais alta dos costados do navio, servindo para proteo dos tripulantes e cargas. TAMANCAS CASTANHAS E BUZINAS so aberturas localizadas nas armaduras dos costados, servindo para passar os cabos de amarra. PAIOL o piso de madeira que protege a estrutura do fundo do poro.

QUILHA uma chapa de ao que corre longitudinalmente de popa proa na parte mais baixa do navio.
ABRIR GUA diz-se quando mina gua em quantidade, por rombo em abalroao ou por desconjuntamento de casco de uma embarcao. ACERTAR O COMPASSO expresso que significa colocar corretamente a carga na embarcao, visando a bem navegar, sem pender para um lado ou para o outro. GUA ABERTA quando falta gua doce em um navio, em alto mar, fato que apresenta um forte motivo arribada forada.

DESPACHANTE

agente

que

trata

do

desembarao das mercadorias junto aos rgos


alfandegrios. AVANTE parte do navio em direo proa. ABICAR ato ou efeito do navio encalhar ou tocar a praia com o bico da proa. ETA abreviatura de hora estimada de chegada.

ETO abreviatura de hora estimada de sada.

FUNDA material de servio de capatazia, feito de lona e


com extremidade de corda, normalmente usada na confeco de lingadas. GALEAR balanar natural da embarcao no sentido de popa proa. ZARPAR levantar ncora para partir, deixar o porto.

METIDO diz-se do navio que est mergulhado de popa

proa alm da flutuao normal.


COSTADO parte externa do navio, acima da linha d gua, divide a extenso em amurada (junta proa),

atravs (junta seo de meia-nau) e alheta (junta


popa). ALIJAR lanar objeto do navio ao mar, a fim de alivi-lo do excesso de carga.

PORTO DE FORTALEZA
LOCALIZAO estrategicamente localizado, devido proximidade com os Estados Unidos e a comunidade europeia.

PER PETROLEIRO dispe de uma plataforma de atracao com 90 metros de comprimento e 28 metros de largura, dois beros de atracao sendo o interno com 11 metros e o externo com 12 metros de profundidade e ponte de acesso com 853 metros de comprimento. Dispe, tambm, de um sistema de dutovias interligando as distribuidoras de petrleo e a fbrica de margarina.

PORTO DE FORTALEZA

Fonte: http://www.informativodosportos.com.br/?p=13087

CAIS COMERCIAL permite movimentao de cargas (granis slidos, granis lquidos, cargas gerais soltas e containers), dispondo de 20 metros de largura e extenso operacional de 1.054 metros que resultam em cinco beros de atracao, sendo trs beros com profundidade de 10 metros, um bero de sete metros de profundidade e um bero de cinco metros de profundidade.

So cinco armazns de primeira linha com rea de 6.000 metros quadrados cada. No cais comercial est localizado o terminal de gros, dotado de dois portalinos (equipamento para descarga do navio) e armazm pulmo com capacidade de armazenar 45.000 toneladas.

Concluso
Todo porto organizado, instalao porturia de uso privativo e retroporturia devem dispor de um Servio Especializado em Segurana e Sade do Trabalhador Porturio (SESSTP) que ser mantido pelo OGMO e empregadores ou somente empregadores ou somente OGMO, conforme o caso, custeado por meio de rateio proporcional de acordo com o nmero de trabalhadores que forem utilizados por cada um deles. Tem dimensionamento feito com base no nmero de trabalhadores de cada porto organizado, cuja composio, de acordo com o dimensionamento, deve ter profissionais especializados na rea de segurana ou de medicina do trabalho, com contrato de trabalho com o OGMO ou empregadores e devem cumprir jornada de trabalho integral para bem exercerem suas atribuies.

Bibliografia
http://jus.com.br/artigos/17090/nocoes-de-seguranca-esaude-no-trabalho-portuario-a-luz-da-normaregulamentadora-no-29. Acesso em 02/08/2013. Segurana e medicina do trabalho. Editora: Atlas. Edio: 70 http://capitaolazaro.wordpress.com/. 02/08/2013 Acesso em

http://desimbloglio.blogspot.com.br/2011/11/ceara-podeadotar-controle-da-poluicao.html. Acesso em 02/08/2013.

PRXIMA AULA: Riscos na operao de atracao e desatracao de

embarcaes.

Fonte: http://desimbloglio.blogspot.com.br/2011/11/ceara-pode-adotar-controle-dapoluicao.html

You might also like