You are on page 1of 8

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013.

ISSN (verso online): 1984-3526

115

O discurso miditico por traz dos eventos: Cpula dos Povos e Rio+20
The media discourse behind the events: People's Summit and Rio +20
Dalvani Fernandes Sileide France Turan Salvador
Artigo recebido em para publicao em fev/2013 e aceito para publicao em mai/2013
62

Resumo
O trabalho impulsionado pelas seguintes questes: como foi o tratamento recebido pelos movimentos sociais hospedados no Sambdromo durante a Cpula dos Povos em contraste com os lderes mundiais presentes na Rio+20? Como a mdia apresentou esse tema? Para abordar esse tema, trazemos como metodologia a Anlise de Discurso, no contexto da interdio discursiva, chegando aos pressupostos da agregao e desagregao das distintas estratgias utilizadas pela mdia e pelo Estado. O objetivo principal desse ensaio desenvolver uma reflexo sobre os discursos envolvendo a Cpula dos Povos, produzindo assim, um registro de leitura do poder simblico que envolve os grupos sociais. Palavras-chave: Cpula dos Povos. Rio+20. Poder Simblico. Anlise do Discurso.

Abstract
The work is boosted by the following questions: How was the treatment received by social movements hosted at Sambdromo during the Peoples Summit in contrast to the world leaders attending the Rio +20? How did the media show this theme? To address this issue, we present methodology as discourse analysis, in the context of discursive ban, reaching assumptions of aggregation and disaggregation of the different strategies used by the media and the state. The main objective of this paper is to develop a reflection on the discourses involving the People's Summit, thus producing a record of reading the symbolic power that involves social groups. Keywords: People's Summit. Rio +20. Sustainability. Symbolic Power. Discourse Analysis.

Introduo
O canavial a boca Com que primeiro vo devorando Matas capoeiras, Pastos e cercados; Com que devoram a terra Onde um homem plantou seu roado; Depois os poucos metros onde ele plantou sua casa; depois o pouco espao de que precisa um homem sentado; depois os sete palmos

62

Dalvani Fernandes: Possui graduao em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008), especializao em Educao e Gesto Ambiental pelo Instituto de Estudos Avanados e Ps-Graduao (2009) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paran (2012). Atualmente professor de Geografia do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Paran (Campus Curitiba) e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paran. E-mail: dalvani.fernandes@ifpr.edu.br (41) 8409-7911 Sileide France Turan Salvador: Mestre em Tecnologia, professora do Instituto Federal do Paran IFPR - Campus Curitiba Brasil. Possui Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnolgica Federal do Paran, UTFPR (2010), Ps-Graduao em Especializao em Formao de Professores em EAD pela Universidade Federal do Paran-UFPR (2001) e Graduao em Licenciatura em Letras Portugus - Ingls pela Universidade Tuiuti do Paran-UTP (1998) pela Universidade Federal do Paran. professora do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Paran (Campus Curitiba), atuando no ensino de Lngua Inglesa para o Ensino Mdio. E-mail: sileide.salvador@ifpr.edu.br (41) 9138-7323

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526


onde ele vai ser enterrado (MELO NETO, 1994, p.130)

116

Essa narrativa potica abarca os raciocnios imagticos de uma metfora pulsante e viva da relao existencial entre homem e natureza. Considerando o sentido semntico e metafrico das palavras, busca-se apresentar nas inter-relaes do poema as representaes da Cpula dos Povos, da Rio+20, da sustentabilidade, da vida e da anlise do discurso. O presente trabalho tambm busca um foco em contar nossa experincia da passagem pelo Sambdromo durante os dias do evento, bem como nossa vivncia direta com membros dos mais diversos movimentos sociais brasileiros. Queremos com esse texto refletir sobre como as bases sociais articuladas politicamente foram tratadas na Cpula dos Povos, em contraste com o glamour vivido pelos lderes mundiais que estavam presentes na Rio+20. Vrios estudos caracterizam a sociedade apresentada pela mdia como sociedade de espetculo subdividindo o conceito de espetculo como expresso de uma situao histrica em que a mercadoria ocupou totalmente a vida social (RUBIM, 2002, p.02). Nesse contexto o espetculo, mercadoria e capitalismo esto interligados, sendo a Rio+20, uma extenso das prticas capitalistas. Para Pena (2004, p.88) a espetacularizao da vida toma o lugar das tradicionais formas de entretenimento. Portanto, a composio da notcia est impregnada da espetacularizao e o espao miditico consagra celebridades que catalisam os focos de ateno e ocupam o imaginrio individual e coletivo, interferindo na forma que as populaes veem e interpretam criticamente o mundo. Refletir sobre os antagonismos presentes entre esses eventos paralelos, partindo da AD (Anlise do Discurso), uma maneira de observarmos as estratgias utilizadas pela grande mdia que revelam o seu interesse na manuteno de uma sociedade onde a informao aparece como entretenimento, contribuindo para que questes relevantes no tenham espao em seus veculos de comunicao. Por questes relevantes apresentamos o modo como foram tratados os participantes da Cpula dos Povos que ficaram hospedados no Sambdromo do Rio de Janeiro. Escrevemos como observadores participantes que vivenciaram as condies precrias da estadia que, alm da desorganizao, contou com: falta de banheiros, mdicos, colches, marmitas estragadas, entre outras coisas.

A anlise do discurso como ferramenta metodolgica


O sujeito lingustico um sujeito de direito com sua ideologia que tem um efeito dentro de discurso. Sem a considerao da ideologia, se torna o sujeito como causa de si, no se levando em conta nem a histria de sua constituio, nem a historicidade do sentido, pois no existe discurso sem sujeito e nem sujeito sem uma ideologia (SANTOS; MACEDO, 2010).

Baseada na Escola Francesa de Anlise de Discurso, fundada por Michel Pcheux (1938-1983), a metodologia deste estudo teoriza como a linguagem materializada na ide ologia e como esta se manifesta na linguagem (ORLANDI, 2005, p.10). Neste contexto, o Discurso ocupa um espao particular no qual sua anlise se estrutura por seu funcionamento, pelos mecanismos histricos e arranjos de significao, centraliza-se na inter-relao do simblico e do poltico. O Discurso, como categoria, possibilita a anlise das relaes de poder em significaes e smbolos. H espaos para ambiguidades, anlise do imaginrio, relaes de sujeitos e linguagens. Importa conhecer as condies de produo do que dito, ligando a literalidade da palavra, o mundo interior, a metfora e o mundo exterior, estabelecendo uma transferncia de significado. Assim, considera-se a criao discursiva como: estando exposto (...) ao equvoco da lngua: todo enunciado intrinsecamente suscetvel de tornar-se outro, diferente de si mesmo, se deslocar discursivamente de seu sentido para derivar para outro (PECHUX, 1983, p.53). O silncio tambm um discurso. Nos inquieta o silncio da grande mdia sobre os acontecimentos que relataremos a seguir. Citamos fonte da internet, pois quase nada foi registrado pela TV aberta. A massa do povo brasileiro, que como bem sabemos, em sua grande maioria se informa pelos jornais televisivos, no ficou sabendo do descaso que as pessoas foram tratadas nos alojamentos da Cpula dos Povos. O silncio da grande mdia demonstra aquilo que Foucault (2006), chama de interdio discursiva. Essas interdies revelam a ligao com o desejo e com o poder (proibio de se falar sobre determinado assunto). Se as pessoas falam algo que no se encaixa no discurso, a instituio pode acusar esse contra discurso de loucura. Para Foucault, a fala no livre. H aqueles que podem falar (que so institudos para isso), e h tambm aqueles que tm seus discursos interditados. Algumas instituies decidem quem e quando se fala, como se fala, o que se fala.

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526

117

Esse fenmeno revela a vontade de verdade, outro conceito foucaultiano, ele seria um mecanismo de controle dos discursos. Um desejo de que, aquilo que se diz, seja verdade. O ato de dizer, quando legitimado por uma instituio ganha contornos de verdade. Nessa linha de raciocnio, o silncio da grande mdia indica que as coisas vo bem, que no houveram problemas nos alojamentos, que todas as pessoas estavam em timas condies. Foucault (2006), nos alerta que o argumento defendido pela instituio no necessariamente verdadeiro, ele apropriado por outros mais pelo poder de quem fala (Rede Globo, por exemplo) do que pela veracidade dos argumentos. Sendo assim, o discurso convertido em verdade, ou melhor, ganha contornos de verdade. Bourdieu (1996) e Foucault (2006), demonstram que a linguagem inseparvel da instituio. Todo discurso pressupe uma ordem, e essa ordem imposta pela instituio. Isso, pois, o discurso muito mais que um simples dizer ele poder:
[...]o discurso como a psicanlise nos mostrou no simplesmente aquilo que manifesta (ou oculta) o desejo; , tambm, aquilo que o objeto do desejo; e visto que isto a histria no cessa de nos ensinar o discurso no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar. (FOUCAULT, 2006, p.10)

As interrogaes que ficam no ar so: o que esse silncio significa? E, a quem serve esse poder? Tentamos no final desse texto apresentar alguns caminhos que nos ajudem a encontrarmos respostas para essa questo. Subjetividades como: cor das imagens, intertextualidade, formas de organizao e hierarquizao das informaes, so, atravs da composio do espetculo e do discurso; elementos que concretizam o sentido de um evento histrico, a consolidao do imaginrio social. A mdia oferta uma interpretao do mundo, no a realidade, mas uma construo que permite ao leitor produzir formas simblicas de representao da sua relao com a realidade concreta (GERGOLIN, 203, p.97). O maior objetivo desse trabalho, alm da reflexo sobre os discursos envolvendo a Cpula dos Povos, produzir um registro que sirva como poder simblico para os grupos sociais, tendo em vista que,
(...) o poder simblico permite exprimir o sofrimento, a decepo, a alegria, todos os sentimentos associados aos tempos fortes do ciclo de vida de um grupo social e, num outro registro, veicular os anseios, as expectativas, as identidades e demais sinalizaes pertinentes com que os grupos sociais buscam afirmar sua diferena por meio dos encantamentos instilados em sua definio dos mistrios da vida e do mundo. (BOURDIEU, 1996, p.14).

A Cpula dos Povos: retrato do Brasil


Esse Brasil lindo e trigueiro o meu Brasil Brasileiro Terra de samba e pandeiro... (Aquarela do Brasil, Joo Gilberto)

A Cpula dos Povos foi inspirada no Frum Global, tambm realizado no Rio de Janeiro conhecido mundialmente como Rio 92 realizado tambm no Aterro do Flamengo. De acordo com 63 informaes da BBC , para o ano de 2012, 15 mil ativistas foram esperados para a cidade do Rio de Janeiro para participar da Cpula dos Povos. Essas pessoas ficaram em alojamentos distribudos pela cidade, entre eles o Sambdromo, escolas pblicas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Somente no Sambdromo, cerca de 7.900 pessoas ficaram instaladas no decorrer dos dez dias do evento. A entrada da imprensa no Sambdromo foi proibida. Em reportagem exibida no portal terra.com.br encontramos o seguinte relato: No se pode entrar, isso agora propriedade privada, explica Edson Souza, um voluntrio que diz cumprir ordens dos organizadores. A co modidade mnima e no h nada para comer, queixa-se Antonio Regivaldo, 32 anos, da Unio Popular por uma Moradia. Na sequncia do texto do referido stio virtual, encontramos o relato de Sandro Potiguara, cacique da

63

Informao disponvel no stio: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120615_cupula_povos_jc.shtml Acessado em: 27/06/2012.

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526

118

tribo Potiguara, dizendo que: Est m al organizado. Deveriam nos dar caf da manh, mas, como 64 sempre, os que tm menos so esquecido . A Cpula dos Povos foi realizada por iniciativa de 200 organizaes ambientalistas e movimentos sociais do mundo inteiro, para, principalmente, lutar contra o mercantilismo e defender os bens comuns. O governo brasileiro foi seu maior financiador, contribuindo com 5 milhes de dlares, aponta jornal O 65 Povo . Em reportagem exibida no portal virtual G1, no dia 13 de junho de 2012, houve a notcia de que cerca de 10 mil pessoas deveriam ficar instaladas no Sambdromo do Centro do Rio de Janeiro, e nesse 66 espao haviam mais de 200 banheiros qumicos instalados . Pensemos como os organizadores, 10.000 pessoas para utilizar 200 banheiros. Seriam 50 pessoas por banheiro! Qual a higiene de um banheiro desses? Quantas vezes ele deveria ser limpo por dia para atender minimamente as pessoas? Houve preocupao com a salubridade do espao, houve preocupao com as seres humanos, e principalmente, com a vida? O relato denncia trazido pela reportagem do Estado, traz as impresses de algumas pessoas que ficaram alojadas no Sambdromo durante a Cpula dos Povos:
As principais queixas daqueles que ficaram no Sambdromo dizem respeito s pssimas condies de higiene do local e comida, que estava estragada e fez com que alguns passassem mal. Nunca vi tanto desrespeito. Eles trouxeram ndios para virarem atrao turstica. No tiveram a menor dignidade ao tratar os povos tradicionais, reclamou a educadora paulista Mirian Orensztejn, que estava com a neta, a ndia caraj Myralu Werreria Orensztejn, de 3 anos. A organizao no se responsabiliza pela alimentao comprada. Alguns grupos receberam vale-refeio e uma lista de restaurantes credenciados. Mas preferiram comprar em locais no recomendados, disse Alessandra Alli, coordenadora de alojamento da Cpula dos Povos67.

Como podemos observar na reportagem acima, os responsveis pelos alojamentos colocam a culpa nas pessoas que, segundo eles, irresponsavelmente no compraram nos lugares recomendados, assumindo assim os riscos pela escolha. Quanto a isso, cabe uma ressalva. Estivemos presentes no evento durante os dias 16 a 21 de junho, tambm instalados no Sambdromo, e no recebemos nenhuma lista de restaurantes credenciados. Tambm no recebemos vale-refeio (tquetes) todos os dias em que estivemos no Sambdromo. Esse fato nos leva as contas mais uma vez; segundo a estimativa, seriam 10 mil pessoas recebendo 24 reais de vale-refeio por dia, durante 10 dias, temos um gasto total de R$ 2,4 milhes (somente no Sambdromo!). Levando em considerao que o Governo Federal destinou 5 milhes de dlares fica a questo por que as pessoas no receberam tickets todos os dias? O que foi feito com esses vales-refeies que no foram entregues? Quem so os lderes responsveis por repassar esse valor populao que estava alojada no Sambdromo? A quem cabe repassar uma prestao de contas populao? Diante do descaso e abandono das pessoas que participam da Cpula dos Povos, cabe registrar as palavras publicadas pelo Jornal Correio do Estado, que demonstrou a indignao do Povo Indgena da etnia Yanomami. O ndio Kopeno, de Roraima, disse que ficou indignado ao receber a marmita com alimentos estragados. Em suas palavras: No com ida para cachorro, comida contaminada que se d para os indgenas, reclamou. Somos seres humanos. Nem animal comia aquilo. Segundo ele, a carne 68 estava ruim e dava para sentir o cheiro ao abrir a quentinha . Participante da Cpula dos Povos ilustra com suas palavras como o povo brasileiro est acostumado a ser tratado; sempre recebendo o mnimo (salrio mnimo, educao mnima, sade
64

Informao disponvel no vdeo encontrado no stio: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5840711-EI306,00Sambodromo+se+transforma+em+camping+para+ativistas+e+indigenas.html Acessado em: 27/06/2012.


65

Informao disponvel no stio: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2012/06/12/noticiasbrasil,2857419/afp-cupulados-povos-no-rio-espaco-para-o-descontentamento-da-socie.shtml Acessado em: 27/06/2012.


66

Informao disponvel no stio: http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/sambodromo-vira-alojamento-paraparticipantes-da-cupula-dos-povos.html Acessado em: 27/06/2012. 67 Informao disponvel no stio: http://estadao.br.msn.com/ciencia/participantes-da-c%C3%BApula-dos-povos-sofreram-comestrutura Acessado em: 27/06/2012.
68

Informao disponvel no stio: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/indios-recebem-comida-estragada-durante-cupula-dospovos_152287/ Acessado em: 27/06/2012.

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526

119

mnima, respeito mnimo, etc.) e, mesmo assim, agradecendo. Ao ser questionado sobre as condies das instalaes em que ficou alojado no Rio de Janeiro, o participante responde: No ta timo, mas pelo 69 menos a gente tem um lugar onde a gente pode tirar um colcho, e dormir . Grande contraste com os hotis luxuosos que serviram de morada para os lderes mundiais e convidados especiais na Rio+20. O relato de pessoas que, apesar de terem sofrido com o cansao e com as acomodaes precrias, dizem 70 sarem da Cpula dos Povos satisfeitos no so difceis de encontrar. O povo, acostumado com o sofrimento, teve a capacidade de manter a cabea erguida e aproveitar os pontos fortes do evento, como os espaos de dilogos, cursos, palestras e manifestaes pacficas. O bode expiatrio, para todos os problemas enfrentados no Sambdromo, foi apontado pelos organizadores como sendo o povo Indgena. Conforme expressa o texto abaixo retirado do site terra.com.br:
Membro da comisso de Direitos Humanos da OAB-RJ, e defensor dos direitos indgenas no Rio, o advogado Aro da Providncia Arajo tambm constatou o problema, e foi outro que no conseguiu se alimentar. Ningum comeu direito hoje aqui, deram uns tquetes para gente, mas eles no so aceitos aqui, teramos que comer fora da Cpula, explicou. A responsabilidade da Cpula prover um tquete alimentao no valor dirio de R$ 24 a cada um dos 15 mil participantes para que eles possam se alimentar antes ou depois de estarem aqui, alm de gua, e alojamentos. Conversamos com os lderes e demos alguns tquetes a mais para eles se alimentarem, mas o principal problema dessa questo foi que eles passaram um nmero de 1.100 ndios no evento e vieram muito mais do que isso, ponderou a diretora. O excesso de contingente indgena prejudicou tambm as instalaes no sambdromo, local de alojamento dos ndios, no centro do Rio. Indgenas, que no quiseram se identificar temendo algum tipo de represlia das lideranas, afirmaram para a reportagem que no existem colches para todos, que muitos esto dormindo no cho71.

Enquanto alguns setores da mdia noticiavam as pssimas condies de acomodao das milhares de pessoas no Sambdromo, outras fontes, no entanto, utilizam suas pginas para divulgar temas que consideram mais pertinente, exemplo da reportagem exibida no dia 21 de junho de 2012 pelo portal G1 da Globo : De patricinhas a hippie, Cpula dos Povos tem musas de todos os estilos o texto trata das jovens que atraem flashes no evento, para driblar o calor, meninas apostam no short jeans para compor look, expe o elucidativo texto.

Rio+20 e Cpula dos Povos reflexes sobre a poltica no Brasil


Nossa exposio anterior, partindo do que foi noticiado pela mdia virtual, nos provoca a fazermos uma breve reflexo sobre esse encontro fantstico que foi a Rio+20 e a Cpula do Povos. Talvez seja consenso entre aqueles que acompanharam de perto esses dois eventos em 2012 que ambos foram a expresso do Zeigst que vivemos. De um lado os poderosos lderes mundiais representando os interesses de uma elite global, a Rio+20 foi a expresso de como as coisas podem ser organizadas quanto o que est em jogo a imagem do pas. Por outro lado temos a Cpula dos Povos que demonstraram a fora dos movimentos de base no pas e no mundo. As passeatas, reunies, palestras, abriram espao para o povo gritar seu descontentamento por um modo de vida que prejudica o mundo e a humanidade. Tambm podemos observar a fragmentao dos interesses populares, muitos grupos erguendo diferentes bandeiras: anarquistas, feministas, movimento sem terra, movimento sem teto, movimento indgena, movimento por moradia popular, movimento quilombola, para citar alguns.

69

Informao disponvel no vdeo encontrado no stio: http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/g1-promove-encontroinusitado-na-cupula-dos-povos-da-rio20.html Acessado em: 27/06/2012.


70

Informao disponvel no stio: http://www.jb.com.br/ambiental/noticias/2012/06/22/participantes-da-cupula-dos-povos-voltampara-casa-levando-novas-experiencias/ Acessado em: 27/06/2012.


71

Informao disponvel no stio: http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/rio20/noticias/0,,OI5842373-EI20323,00Indios+passam+fome+com+quentinha+estragada+na+Cupula+dos+Povos.html Acessado em: 27/06/2012.

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526


72

120

A declarao final da Cpula dos Povos na Rio+20 foi divulgada na internet , com o ttulo: Por Justia Social e Ambiental em Defesa dos Bens Comuns, Contra a Mercantilizao da Vida. No documento em questo, encontramos um texto preocupado em atacar o atual mercado financeiro, a sociedade de consumo e, principalmente a mercantilizao da vida seja, humana, animal ou vegetal. Interessante notarmos, que apesar das intenes, o que vivemos e experienciamos foi totalmente o contrrio da luta contra a mercantilizao da vida. Durante os dias da Cpula dos Povos, observamos pessoas passando fome no Sambdromo, pessoas dormindo em jornais, tquetes que simplesmente desapareceram. Pudemos observar o que h de pior na poltica brasileira sendo reproduzida da maneira mais fria e cruel. Se as pessoas participassem das barracas e palestras definidas pelo lder de determinado grupo, elas ganhariam o direito a alimentao. Se as pessoas no obedecessem seus lderes os vales-refeies no eram recebidos. Uma troca desumana, desigual, injusta: o apoio popular pelo po. Isso nos lembra um pouco como as coisas que acontecem em macro escala, nvel Brasil, se reproduzem em micro escala, nvel local do Sambdromo. Nos parece que os lderes populares esto aprendendo com nossos representantes corruptos. A democracia, mais uma vez, foi esquecida de ser convidada para ambos os eventos. Na Rio+20 o que imperou foi o interesse dos detentores do capital. Na Cpula dos Povos, apesar das boas intenes, nos parece que o discurso no conseguir chegar as bases e se tornar algo real, preocupado com o ser humano e com a valorizao da vida.

Consideraes Finais
A Rio+20, arena de discusso que buscou o consenso sobre a construo de uma sociedade ecologicamente equilibrada e atuante, agrupou, em suas mltiplas formas de representao os mais diversos embates e vises de mundo. Conjugando, sob o mesmo teto diversos projetos de sociedade, alguns semelhantes, outros conflitantes, e at mesmo antagnicos. Essa estrutura favoreceu no um discurso sustentvel unvoco, mas um discurso plural, passvel de ser analisado, permitindo uma viso holstica do que representou esse evento histrico. Se para Leis (1998) os dois problemas bsicos que fomentam, agregam e desagregam as distintas estratgias de sustentabilidade esto na reflexo das questes ambientais, partindo da relao entre ser humano e a natureza, bem como na relao entre ser humano e a sociedade, pode-se analisar que a Rio+20 desvalorizou os aspectos antropocntricos desses discursos, valorando os discursos biocntricos, de unidade e integrao (JUNGES, 2004). Portanto, o evento priorizou a coletividade, e, se, pelos jornais de grande circulao gerenciados por grandes grupos econmicos , percebeu-se a maior visibilidade de certos grupos representados, outros instrumentos miditicos veiculados pela mdia digital , de certa forma, demonstraram que os indivduos e grupos menos favorecidos buscaram visibilidade e voz. Consolidaram-se os emergentes desafios conjugados nos termos como degradao, esgotamento e extino, especificados nos discursos sobre recursos naturais, espcies de fauna e flora, meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. Por isso, ao explanar sobre a importncia da anlise do discurso do texto jornalstico da Rio+20, importa considerar no s os aspectos comunicativos, mas tambm a inteno, descrever o momento histrico, teorizar e conceituar essa anlise do discurso, clarificando-a em suas principais caractersticas, eficcia de transmisso da mensagem, forma e ideologias. Assim, vale diferenciar os mltiplos objetivos do discurso, quando as premissas integram um arcabouo de comunicao poltica, os pressupostos do marketing poltico, as teorias e ideologias. Todos envoltos no contexto de um momento histrico especfico, para um pblico certo, com forte aspecto de representao de imagem de movimentos, naes, atores/atrizes polticos, em seu sucesso ou fracasso da imagem pblica. Ao analisar esses discursos, l-se uma comunicao no condensvel, sem frmulas exatas e imutveis. A Rio+20 pode ser registrada como evolutiva e dinmica em seus processos, e se promoveu a convergncia de reas do conhecimento, diluiu-se nos modos de procedimentos e na utilizao das aplicaes das solues nos mais notrios diversos nveis de estabelecimento da relao poltica com a sociedade. No contexto da propaganda, o megaevento em questo seguiu uma esttica com planejamentos estratgicos, estudos e pesquisas que confundiram cincia com publicidade e propaganda, pois buscou
72

Informao disponvel no stio: http://cupuladospovos.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Carta-final_Cupula-dos-Povos.pdf Acessado em: 27/06/2012.

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526

121

criar, e transformar as opinies, atravs dos mais diversos meios explicitando objetivos cientficos, comerciais e polticos. Se o contedo jornalstico pretendeu suscitar preferncias, tambm visou estimular necessidades e sugerir reflexes e crenas, moldando e forjando modificaes de ideologias convices cientficas, religiosas e a manipulao de comportamentos. A anlise do discurso demonstra que o jornal, como categoria, age sobre o psiquismo o mesmo tempo indo alm e, por suas caractersticas de propaganda, influenciando em atitudes fundamentais, convencendo, subjugando, amoldando. Para os autores desse trabalho, o discurso pode ser analisado enquanto contedo no s em seu sentido, mas tambm em seu funcionamento, nas complexidades de suas subjetividades ideolgicas, econmicas, polticas e sociais. Assim, l-se o que foi dito, o que no foi dito, o contexto que envolveu o discurso, os objetivos e as metforas. O discurso jornalstico da Rio+20 otimizou a relao de poder e construiu sistemas de representao, problematizou sujeitos e ideologias (ORLANDI, 1998). Propiciou o fenmeno da interao, reificando o poder atravs da divulgao de documentos e aes. A Cpula dos Povos representou a unio dos movimentos populares: ndios, negros, sem-teto, sem-terra, estudantes, entre tantos outros grupos organizados, que em comum tem a pobreza. A maneira como eles foram tratados no Rio de Janeiro deixou claro que o apartheid social (BUARQUE, 1999) em nosso pas uma dura realidade. A diferena que os brasileiros economicamente privilegiados assumem em relao aos pobres revela mecanismos de separao; mecanismos estes que calam a voz do povo, e que maquiam a realidade. A manipulao do discurso miditico um instrumento que possibilita a manuteno do poder, dos contornos da verdade, pois facilita ou dificulta o que a massa da populao pode/deve saber. Buarque (1999, p.48) coloca como um dos exemplos mais trgicos da apartao social no Brasil, a forma como os intelectuais se isolaram do povo reduziram seus compromissos libertrios e caram na burocracia do trabalho acadmico, ora, se os prprios acadmicos se colocam a margem desse debate, o que esperar de um jornalismo vinculado aos interesses econmicos de um grupo minoritrio? O silncio da grande mdia revela um paradoxo, pois a Rio+20 foi um evento voltado para discutir questes como a crise ambiental, isto , despertar na humanidade a conscincia de que estamos no mesmo barco, a humanidade uma s e precisa compartilhar esse planeta. No entanto, a diviso entre os interesses representados pela Cpula dos Povos e a Rio+20 mostraram justamente o contrrio. A maneira como os participantes desses eventos foram tratados, os espaos que tiveram na mdia e os resultados que obtiveram em seus respectivos encontros nos leva a crer que h muito ainda a se fazer para que haja uma unidade entre os diferentes grupos humanos.

Referncias
BOURDIEU, P. Economia das Trocas Lingusticas: o que falar quer dizer. So Paulo: EDUSP, 1996. BUARQUE, C. O que apartao: o apartheid social no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1999. DOMENACH, J. M. La propagande politique. Srie Que sais-je? 448, Paris: Presses Universitaires de France, 1950. FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 13Ed. So Paulo. Loyola. 2006. GREGOLIN, M. do R. O acontecimento discursivo na mdia: metfora de uma breve histria do tempo. In: GREGOLIN, Maria do Rosrio (org.). Discurso e mdia: a altura do espetculo. So Carlos: Claraluz Editora, 2003. JUNGES, J. R. tica Ambiental. So Leopoldo: Unisinos, 2004. LEIS, H. R. Ambientalismo: um projeto realista-utpico para a poltica mundial. In: VIOLA, E. J. et al. Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cidadania: desafios para as cincias sociais. 2. Edio. So Paulo: Cortez/Florianpolis, UFSC, 1998. MELO NETO, Joo Cabral. Obra Completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar S.A., 1994.

Revista Tecnologia e Sociedade - 1 Edio, 2013. ISSN (verso online): 1984-3526

122

ORLANDI, E. P. Michel Pcheux e a Anlise de Discurso. Estudos da Lingua(gem). n 1. Vitria da Conquista, junho/2005, p. 9-13. PCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1997. Edio original: 1983. PENA, F. Teoria do Jornalismo. So Paulo: Contexto, 205. RUBIM, A. A. C. Espetculo, poltica e mdia. Disponvel em: http://www.bocc.uff.br/pag/rubim-antonioespetaculo-politica.pdf.Acesso em: jan. 2013. SANTOS, K. R. G.; MACEDO, R. G. A Importncia da Anlise do Discurso na Comunicao Poltica: UFRN, 2010. TORQUATO, F. G. R. Marketing Poltico e Governamental. So Paulo: Summus, 1985.

You might also like