You are on page 1of 86

MANUAL DO GESTOR

CONTRATAO ARTSTICA

Manual do Gestor Pblico do GDF Contratao Artstica


Decreto 34.577/2013

Informaes sobre contratao artstica passo a passo

SETEMBRO 2013
Verso 01/2013

DEZEMBRO DE 2013

Casa Civil

Secretaria de Estado de Cultura

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Expediente

GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL Agnelo Queiroz SECRETRIO DE ESTADO DA CASA CIVIL Swedenberger do Nascimento Barbosa SECRETRIO DE ESTADO DA CULTURA Hamilton Pereira da Silva

Elaborao Alexandre Pereira Rangel Roberto Chaves Reviso Amlia Mendes Rabelo Jos Carlos Prestes Roberto Neiva Tutoriais Alexandre Pereira Rangel

Publicao Disponibilizao no site www.sistemas.cultura.df.gov.br


Verso 01/2013

da

SECULT

www.cultura.df.gov.br;

~2~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

Sumrio
APRESENTAO ................................................................................................... 4 FUNDAMENTOS LEGAIS ....................................................................................... 5 O SISTEMA DE CADASTRO DE ARTISTA - SISCULT ........................................ 10 PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAO DE ARTISTAS ............................... 14 CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS E GRUPOS ................................................ 16 CHAMAMENTO PBLICO DE ARTITAS E GRUPOS .......................................... 24 CONTRATAO DE ARTISTA CONVIDADO ...................................................... 29 ANEXO I DECRETO 34.577/2013 ..................................................................... 37 ANEXO II TERMO PARA AQUISIO DE SENHA - SISCULT ......................... 42 ANEXO III MODELO DE PROJETO DE EVENTO ............................................. 43 ANEXO IV MODELO DE PROJETO BSICO (CREDENCIAMENTO OU CHAMENTO PBLICO) ........................................................................................... 45 ANEXO V MODELO DE PROJETO BSICO (ARTISTA CONVIDADO) ............... 50 ANEXO VI MODELO DE EXTRATO DE PUBLICAO DODF ......................... 55 ANEXO VII MODELO DE DECLARAO DE INEXIGIBILIDADE ..................... 57 ANEXO VIII MODELO DE AUTORIZAO DE EMPENHO .............................. 58 ANEXO IX CADASTRO DE EVENTOS NO SISCULT ....................................... 60 ANEXO X CONTRATAO DE ARTISTA NO SISCULT................................... 65 ANEXO XI MODELO DE EDITAL DE CHAMAMENTO PBLICO ..................... 77

~3~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


1. APRESENTAO

A Casa Civil coordenou, por determinao do Governador Agnelo Queiroz, um processo de normatizao das contrataes artsticas e realizao de eventos pelo Governo do Distrito Federal visando simplificar os procedimentos para ampliar o acesso aos recursos pblicos e assegurar maior transparncia sua aplicao. O trabalho realizado vai qualificar e ampliar a realizao de eventos e contrataes artsticas considerando a vocao de Braslia para o turismo cultural e de eventos como fator de gerao de emprego e renda, fomentando a economia da cultura no DF. Fruto deste trabalho conjunto, foi editado o Decreto 34.577/2013 que regulamenta as contrataes artsticas definindo condies objetivas para a escolha dos grupos, tendo como objetivo democratizar o acesso aos recursos pblicos. O credenciamento ser a principal ferramenta, sobretudo porque ampliar o acesso de grupos e artistas por parte da administrao pblica. A partir da vigncia do Decreto 34.577/2013 podero ser contratados artistas e grupos que nunca foram contemplados pelas Polticas Pblicas de Cultura. A introduo do rodzio nas contrataes permitir uma ampla circulao de artistas de diversas linguagens pelas Administraes Regionais, sendo esta uma importante contribuio do Governo do Distrito Federal para gerar oportunidades de trabalho e renda no mercado artstico e cultural do DF. A implantao do Sistema de Cadastro SISCULT permitir uma drstica reduo da burocracia, simplificando os procedimentos e conferindo agilidade aos processos de contratao, alm de garantir transparncia e controle aos processos. A Casa Civil, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Transparncia e Controle entregam aos rgos da administrao direta e indireta este MANUAL DO GESTOR como uma ferramenta de orientao e padronizao dos procedimentos para a contratao de artistas e realizao de eventos. Este MANUAL DO GESTOR oferece uma srie de informaes e mecanismos passando pelo marco legal, elaborao de projetos, procedimentos de contratao artstica, publicao e funcionamento do SISCULT, entre outros, constituindo-se assim num instrumento de capacitao prtica. Agora, cabe ao servidor pblico envolvido na realizao de eventos uma atenta leitura deste Manual para contribuir com todo o Governo do Distrito Federal na implementao de forma inovadora de contratao artstica e de realizao de eventos.

Swedenberger Barbosa Secretrio da Casa Civil

~4~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


2. FUNDAMENTOS LEGAIS

Da inexigibilidade de licitao para contratao artstica em decorrncia da ausncia de critrios objetivos de julgamento. Atualmente, a contratao de artistas pela Administrao Pblica do DF realizada por inexigibilidade de licitao, com fundamento no inc. III, do art. 25, da Lei 8.666/93, que assim dispe: Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial:
I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

Patente, assim, que a licitao inexigvel sempre que haja circunstncias que tornem invivel a competio, de acordo com a regra geral expressa no caput acima, sendo certo o carter exemplificativo de seus incisos. Especificamente quanto contratao artstica, tem-se que a circunstncia determinante da impossibilidade de concorrncia a ausncia de critrios objetivos de comparao entre um e outro eventual interessado. Nesse sentido, veja-se a ementa e trecho do voto condutor de recente esclio1:
APELAO CVEL. AO CIVIL PBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA JULGADA IMPROCEDENTE. INEXIGIBILIDADE DE LICITAO. ART. 25, III, DA LEI N 8.666/93. NO CONFIGURAO DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. AUSNCIA DE ILEGALIDADE. SENTENA MANTIDA. RECURSO DE APELAO DESPROVIDO. (...) O pedido foi julgado improcedente pelo MM. Juzo a quo, sobretudo, pelos argumentos de que: a) "descabe discusso a respeito do acerto ou no da contratao de artistas para se apresentarem durante os festejos de inaugurao de obras da administrao municipal, pois caso contrrio estarse-a o Poder Judicirio intervindo de forma indevida nas razes de convenincia e oportunidade que regem o poder discricionrio concedido administrao"; (...)
1

AC 837169-7, TJPR, Rel. Des. Edison Macedo Filho, DJ 23/03/2012

~5~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


A contratao direta de profissionais de setores artsticos justifica-se pelo fato de no ser possvel Administrao Pblica fixar critrios objetivos para comparar e julgar propostas, inviabilizando a competio entre possveis interessados, em razo da especificidade inerente produo artstica.

No mesmo sentido o entendimento da melhor doutrina, v.g., do renomado jurista Maral Justen Filho:
1) Consideraes gerais acerca da inexigibilidade de licitao Segundo a frmula legal, a inexigibilidade de licitao deriva da inviabilidade de competio. Essa frmula no foi explicitada nem esclarecida pela Lei, que se restringiu a fornecer um elenco de exemplos daquilo que caracteriza inviabilidade de competio. O tema tem sido objeto de contnuas incurses doutrinrias e srias controvrsias jurisprudenciais, sem que se tenham atingido solues plenamente satisfatrias. Mas h alguns pontos definidos, que podem auxiliar compreenso do art. 25. Todos esses dados se conjugam para conformar o conceito de viabilidade de competio. 1.1) Inviabilidade de competio como situao anmala A expresso inviabilidade de competio indica situaes em que no se encontram presentes os pressupostos para a escolha objetiva da proposta mais vantajosa. 1.2) Inviabilidade de competio como decorrncia imperioso destacar que a inviabilidade de competio no um conceito simples, que corresponda a uma ideia nica. Trata-se de um gnero, comportando diferentes modalidades. Mais precisamente, a inviabilidade de competio uma consequncia, que pode ser produzida por diferentes causas, as quais consistem nas diversas hipteses de ausncia de pressupostos necessrios licitao. 1.3) Inexigibilidade como caso de dupla crise da licitao As consideraes acima permitem configurar a inexigibilidade como situao em que a licitao, tal como estruturada legalmente, torna-se via inadequada para obteno do resultado pretendido. A licitao no cumpre a funo a ela reservada (seleo da proposta mais vantajosa) porque sua estrutura no adequada a tanto. At se poderia imaginar possvel algum tipo de seleo entre potenciais contratados, mas isso somente seria praticvel se a estruturao do procedimento fosse outra 2. (...) Se no existissem os trs incisos do art. 25, muitos seriam tentados a restringir a inexigibilidade apenas aos casos de ausncia de pluralidade de alternativas de contratao. Mas a existncia do dispositivo do inc. III evidencia que o conceito de inviabilidade de competio tem de ser interpretado

Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos; pgs. 356 e 357

~6~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


amplamente, inclusive para abranger os casos de impossibilidade de julgamento objetivo. 3 (...) Assim, por exemplo, a escolha de uma composio musical para smbolo de instituies pblicas poder ser produzida atravs de um concurso com premiao para a melhor obra. Mas h casos em que a necessidade estatal relaciona-se com o desempenho artstico propriamente dito. No se tratar de selecionar o melhor para atribuir-lhe um destaque, mas de obter os prstimos de um artista para atender certa necessidade pblica. Nesses casos, torna-se invivel a seleo atravs de licitao, eis que no haver critrio objetivo de julgamento. Ser impossvel identificar um ngulo nico e determinado para diferenciar as diferentes performances artsticas. Da a caracterizao da inviabilidade de competio. 4

Da decorre a concluso de que a hiptese prevista no inciso III do art. 25, apesar de representar evidente ausncia de critrios objetivos de julgamento, extremamente limitada e restritiva, no encerrando todas as possveis situaes em que a subjetividade artstica afaste a possibilidade de competio, tendo em vista referir-se ao profissional de qualquer setor artstico, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. possvel (e frequente), entretanto, que a Administrao possa entender pela convenincia da contratao de artistas que no sejam consagrados ou que no tenham condies de comprovar objetivamente a consagrao, como, por exemplo, artistas e mestres de culturas tradicionais e populares, artista em incio de carreira, ou que desenvolva trabalho artstico extremamente excepcional, seja pela proficincia (virtuoses), esttica, ineditismo da linguagem, materiais utilizados, etc; por esse motivo, contrataes desse tipo de artista no encontram amparo no indigitado inc. III. A impossibilidade de comprovao da consagrao de um artista, entretanto, no retira de sua obra/performance o carter subjetivo j tratado, uma vez que este decorre da prpria natureza da atividade artstica, e abrange, em tese, todo e qualquer tipo de obra ou performance de cunho artstico, seja qual for o segmento ou classificao a que pertena. Relembre-se que a subjetividade da atividade artstica a causa da ausncia de critrios objetivos de comparao, a qual determina, por sua vez, a inviabilidade de competio. Como bem assevera Jos dos Santos Carvalho Filho, a arte personalssima, no se podendo sujeitar a fatores objetivos de avaliao, e ainda5:
A lei ressalva, todavia, que deva o artista ser consagrado pela crtica ou pela opinio pblica. Entendemos que consagrao fator de extrema relatividade e varia no tempo e no espao. Pode um artista ser reconhecido, por exemplo, apenas em certos locais, ou por determinado pblico ou crticos
3 4

Idem, pag. 360. Idem, pag. 379/380 5 Manual de Direito Administrativo, 23 ed. Lumen Juris Editora, pag. 293

~7~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


especializados. Nem por isso dever ele ser alijado de eventual contratao. A nosso sentir, quis o legislador prestigiar a figura do artista e de seu talento pessoal, e, sendo assim, a arte a que se dedica acaba por ter prevalncia sobre a consagrao. (sublinhado original, negrito nosso)

Uma vez que o trabalho de um artista consagrado possui, em tese, a mesma subjetividade daquele realizado, por exemplo, por artista ainda desconhecido do grande pblico e da mdia, tem-se, por consequncia, que a inviabilidade de competio no guarda nenhuma relao com o status ou grau de reconhecimento crtico ou de pblico, afastando a exigibilidade de licitao sempre que se tratar de servios artsticos. Em outras palavras: a falta de consagrao no tem o condo de tornar exigvel a licitao para contratao de atividade ou obra artstica, pois no afeta a causa da inexigibilidade. Assim o sentido do entendimento abaixo reproduzido, extrado da Revista do Tribunal de Contas da Unio6:
Sexto exemplo a chamar a ateno: contratao de artistas e inexigibilidade de licitao (art. 25, inc. III). De nada adianta, tambm aqui, pretender a lei revestir esta inexigibilidade de licitao de condies e requisitos, como o de o artista ser consagrado pela opinio pblica ou pela crtica especializada, ou equivalente. Cada artista rigorosamente nico em sua arte e seu trabalho, insuscetvel de qualquer comparao, na medida em que a manifestao artstica constitui a abstrao das abstraes, a subjetividade maior dentre as subjetividades existentes. (...) Sendo artista, ainda que notrio na vizinhana por suas performances vocais durante a ducha matinal ou enquanto prepara o churrasco de domingo, pode ser contratado sem a mnima constrio, nem parmetro algum seno princpios como razoabilidade ou economicidade ante valores correntios de mercado, e ainda assim segundo um senso mdio que na prtica varia de um a cem entre os julgadores, e nada alm disso - nada alm do bom-senso, o que se quer afirmar - a lei pode exigir objetivamente como requisito contratao de artistas. tambm, e por evidente, inexigvel licitao, j que a competio entre artistas e entre obras artsticas, para fim de o poder pblico obter a proposta mais vantajosa, carece de qualquer sentido e qualquer remota racionalidade nada obstante o tatear pueril e ingnuo da lei a tent-lo.

Visando uma melhor regulamentao diante da exposio jurdica introdutria, no dia 15 de agosto de 2013, o Governador Agnelo Queiroz assinou o Decreto n 34.577/2013 que dispe sobre as contrataes artsticas. Neste captulo, sero apresentados de forma didtica, os novos procedimentos.

Ivan Barbosa Rigolin, Alguns casos polmicos de licitao dispensvel e inexigvel. O Contrato de gesto ; Revista do TCU, v. 29, n. 78, pag.31;

~8~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


2.1. Marco legal nas contrataes artsticas

Art. 2 Caracterizada a inviabilidade de competio prevista no caput do art. 25 da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, a contratao de artista de qualquer linguagem ser precedida de credenciamento ou chamamento pblico. Pargrafo nico. No caso da contratao de profissional de qualquer setor artstico a convite da Administrao, fica dispensado o credenciamento ou o chamamento pblico, observadas as disposies deste Decreto e do art. 25, inciso III, da Lei n 8.666/93. (Decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

Para fundamentar as contrataes artsticas, a referncia legal o art. 25 da Lei n 8666/93, caput e inciso III e demais artigos no que couber, Decreto n 34.577 de 15 de agosto de 2013 e Portaria n 44, de 11 de julho de 2013, da Secretaria de Estado de Cultura e demais legislaes aplicadas. Art. 25, caput, da Lei 8666/1993 fundamentar as contrataes de artistas por meio de credenciamento de artistas ou chamamento pblico. Com esse modelo os editais podero estabelecer diversos critrios de seleo, bem como adaptar as exigncias de documentao para contratar diversas categorias artsticas. Art. 25, inciso III, da Lei 8666/1993 continuar a ser referncia para contratao de artistas convidados que sejam profissionais consagrados pela opinio pblica e crtica especializada. O Decreto n 34.577/2013 estabeleceu critrios objetivos para avaliao do preo e comprovao da consagrao, sendo vedada, nesta modalidade, a contratao de artistas que no se enquadrem na condio de consagrado. Decreto n 34.577, de 15 de agosto de 2013 O Decreto estabelece o regramento para a contratao de artistas por meio de credenciamento, chamamento pblico e de artistas convidados, bem como regulamenta o Sistema para Contratao Artstica SISCULT. Alm de estabelecer novas regras, cria um processo de democratizao e modernizao nas contrataes, com a reduo da burocracia e ampliao da transparncia. Parecer PROCAD 393/2008 O parecer da Procuradoria continua tendo validade at que seja publicado outro parecer, devendo suas orientaes serem seguidas para instruo dos processos de contratao de artistas convidados. Portaria SECULT n 44, de 11 de julho de 2013 A Portaria visa regular o funcionamento do Sistema de Cadastro de Ente e Agente Cultural. O Sistema ser fundamental para reunir a documentao e dados artsticos para contratao. Na Portaria h o detalhamento sobre os mdulos do SISCULT, bem como a relao de documentos necessrios ao processo de cadastramento. Fica claro, com a publicao do Decreto, que no h a pretenso de criao de novas modalidades de licitao com a proposta de realizao necessria

~9~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


de credenciamento ou chamamento pblico (este ltimo, quando se tratar de seleo para evento especfico), prevendo-se que os artistas, depois de credenciados ou selecionados, podero ser contratados com fundamento diretamente no caput do art. 25 da Lei 8.666/93, como j abordado anteriormente, tratando-se, desse modo, de inexigibilidade. A previso do credenciamento e chamamento, alm de proporcionar maior democratizao e transparncia, garante a consecuo da finalidade da Lei 8.666/93, ao assegurar o acesso do maior nmero possvel de interessados nas contrataes artsticas realizadas com dinheiro pblico. Isso porque o prprio art. 3 do indigitado diploma elege como objetivo de sua aplicao garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao. No caso dos artistas consagrados, que podero ser convidados pela Administrao e, assim, dispensados da participao em credenciamento ou chamamento, no h alterao da fundamentao legal, pois a hiptese prevista pelo inciso III do art. 25 da Lei 8.666, da porque a utilizao da nomenclatura de profissional de qualquer setor artstico nesse caso. O que se previu foram parmetros a serem observados para a aplicao da norma na instruo do respectivo processo administrativo.

3.

O SISTEMA DE CADASTRO DE ARTISTA - SISCULT


Art. 7 requisito para a contratao prevista nos Captulos IV e V do deste Decreto que o artista do Distrito Federal e regio metropolitana esteja devidamente cadastrado no Sistema de Cadastro Geral para Contratao Artstica SISCULT. 1 O Sistema de Cadastro Geral para Contratao Artstica SISCULT ser hospedado na seguinte pgina eletrnica: www.sistemas.cultura.df.gov.br. (decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

O SISCULT fundamental para dinamizar as contrataes artsticas, com ampliao e democratizao do acesso aos recursos pblicos empregados na cultura, com a ferramenta utilizada pelo Governo do Distrito Federal na contratao artstica. Os artistas do Distrito Federal e Regio Metropolitana, de qualquer linguagem somente sero contratados se estiverem cadastrados no Sistema. Os mdulos 1 e 2 do Sistema trataro do cadastro, da avaliao e da habilitao dos artistas, alm do cadastro de eventos e relatrios para contratao de artistas ou grupos. Ser gerada minuta eletrnica de contrato e haver aba para informar sobre os eventos e apresentaes artsticas realizadas.
Art. 8 Poder ser cadastrado no SISCULT: I artista ou grupo artstico, como pessoa fsica ou jurdica, diretamente ou por intermdio de seu empresrio; II empresrio de artista ou grupo artstico, como pessoa fsica ou jurdica.

~ 10 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Art. 9 Aps a insero dos dados no sistema, a empresa ou artista dever comparecer Secretaria de Estado de Cultura para apresentar os documentos originais, em at 30 (trinta) dias, com vista validao do seu cadastro. (decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

3.1.

Adquirindo a senha de acesso

Os rgos pblicos do Distrito Federal devero encaminhar ofcio Secretaria de Estado de Cultura com solicitao das senhas de acesso ao Sistema de Cadastro e Contratao de Artistas SISCULT. Ser necessria a distribuio de pelo menos dois perfis de acesso ao Sistema por rgo, sendo um relacionado contratao e outro ao lanamento do relatrio do evento e da ao realizada. O ofcio, assinado pelo Secretrio ou Administrador do rgo solicitante, a ser encaminhado com o pedido de senha, dever conter: nome completo do servidor que ser habilitado, matrcula, e-mail e funo, alm da informao de quais servidores sero responsveis pela gerao dos relatrios de contratao artstica, de realizao do evento e das apresentaes artsticas. Dever ser anexado ainda o termo de responsabilidade (anexo II).

~ 11 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


3.2. Perfis de acesso disponveis no SISCULT

Ente e Agente Cultural perfil do artista (pessoa fsica ou jurdica) destinado a cadastrar os dados e documentos necessrios para contratao; Administrador Local altera CPF, e-mail, senha e dados do endereo do artista. Cadastrador perfil para avaliar e aprovar o cadastro do artista ou grupo (ser, obrigatoriamente, servidor da SECULT); Habilitador perfil da comisso de habilitao (torna o cadastro vlido ou invlido); Servidor Secult e Servidor Adm. Regional cadastra evento, gera relatrio e pr-contrato artstico; Assessoria Jurdica emisso de parecer jurdico. Chefe da Assessoria Jurdica aprovao ou rejeio do parecer jurdico. Executor perfil para lanar relatrio do evento realizado (inclusive sobre a apresentao artstica); e, Consulta perfil destinado aos rgos de controle interno e externo e consultas diversas. 3.3. Uso do Sistema para contratao de artista.

Acesso para contratao para acessar o Sistema necessrio que o servidor habilitado tenha login (CPF) e senha para cadastrar os eventos e gerar o relatrio de contratao de artistas conforme exigncias do Decreto n 34.577/2013.
Art. 13. A contratao poder ser efetivada por meio dos dados e relatrios do Sistema, com identificao do servidor responsvel.

O SISCULT foi desenvolvido com ferramentas para gerar as informaes essenciais para a contratao de artistas e cadastramento de eventos. Os novos procedimentos simplificaro a instruo dos processos e promovero maior transparncia. Caso ocorram problemas no Sistema e no seja possvel ao servidor habilitado pelo rgo responsvel pelo evento gerar o relatrio para contratao no SISCULT, o Decreto n 34.577/2013 permite a emisso fsica do documento pela Secretaria de Estado de Cultura. (DEVE SER USADO SOMENTE PARA EM CASO DE PROBLEMA NO SISTEMA)
Art. 30. Na impossibilidade de emisso de relatrio, por meio do SISCULT, para contratao de profissionais do setor artstico, a instruo do processo poder ser feita com base no arquivo de registro do artista, arquivado na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Decreto 34.577/2013

~ 12 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Para contratar o artista o servidor habilitado dever cadastrar o evento no SISCULT com as seguintes informaes: nome do evento, local, data de incio e fim, justificativa e pblico estimado. Aps o cadastro do evento, o servidor habilitado dever selecionar no Sistema o artista ou grupo para contratao, com as informaes sobre o evento, a descrio da apresentao, a data, o horrio, o local, o valor do cach, a justificativa da contratao e do cach, se for o caso. O ltimo passo ser a emisso e impresso do relatrio que dever ser assinado pelo servidor habilitado e pelo superior hierrquico, para que seja juntado ao processo e encaminhado ao setor jurdico, e, em caso de parecer favorvel, seguir para a emisso de nota de empenho. No ser necessrio incluir no processo a documentao do artista ou da empresa, uma vez que estar disponvel no cadastro do artista, que, para ser vlido dever ter sido conferido e aprovado por um servidor da SECULT. Para emisso da nota de empenho devero ser impressas apenas as certides negativas. Grfico do Fluxo de uso do SISCULT para contratao de artista.

RELATRIO SISCULT CONTRATAO MODALIDADES DE CONTRATAO CADASTRAMENTO SISCULT Convidado Credenciamento Chamamento Cadastro do evento Relatrio contratao Evento Apresentao do artista

aprovao habilitao

3.4.

Relatrio do evento realizado

Aps a realizao da apresentao artstica e/ou evento, o executor/ fiscal dever selecionar o evento no Sistema e fazer um breve relato da realizao. Devem constar informaes sobre a quantidade de pblico presente e de no mnimo 10 fotos, em planos aberto e fechado, como dispe o art. 28, do Decreto n 34.577/2013.

~ 13 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


III relatrio do executor do contrato, que comprove a realizao do evento, com vdeo ou fotos, em plano aberto e fechado, em quantidade mnima de 10 (dez), e comprovao de fornecimento dos demais bens e servios contratados. art. 28, Decreto 34.577/2013.

O executor/fiscal, aps relatar o evento, dever selecionar o artista ou grupo, confirmar a realizao da apresentao e o nmero da nota de empenho emitida.

Resumo SISCULT
a) Requisio da Senha Cada rgo deve solicitar, Secretaria de Estado de Cultura, a senha de acesso ao Sistema, devendo ser requeridos no mnimo dois acessos: um para cadastrador do evento e contratao de artista e o outro de executor/fiscal; b) Cadastro do Evento Um servidor habilitado dever cadastrar o evento que ser realizado; c) Contratao do artista Ainda no Sistema o servidor responsvel dever lanar os dados para contratao do artista ou grupo, gerar e imprimir o relatrio de contratao; d) Relatrio do Evento O executor/fiscal dever inserir relatrio com fotos do evento, caso tenha ocorrido; e) Relatrio da apresentao artstica O executor/fiscal dever informar os dados relacionados com a apresentao artstica e comprovar ou no a realizao.

4.

PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAO DE ARTISTAS

O Decreto n 34.577/2013, regulamenta 3 formas de contratao artstica: credenciamento, chamamento pblico e contratao por convite.
Art. 3 A contratao de artista convidado, ser realizada exclusivamente para profissional de qualquer setor artstico, com notria capacidade de mobilizao de pblico e consagrao pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Art. 4 O credenciamento consiste na formao de banco de dados anual de artistas habilitados a serem contratados pela Administrao para eventos pblicos no mbito do Distrito Federal. Art. 5 O chamamento pblico consiste na seleo de artistas, por meio de edital, para atuarem em eventos especficos, observando o nmero de atraes a serem contratadas, fixado no instrumento convocatrio. (decreto n 34.577 de 15 de agosto de 2013).

~ 14 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


4.1. Projeto do evento ou atividade

A organizao da ao, atividade ou evento deve ter como ponto de partida o Projeto de concepo do evento, detalhando o objetivo geral, objetivos especficos, metas, descrio das atividades, despesas necessrias e detalhamento das apresentaes artsticas por rea de atuao e estilo. Esse Projeto do evento o subsdio para a elaborao do projeto bsico para contratao das estruturas e demais prestaes de servios a serem prestados em um determinado evento. O Projeto do evento poder ser elaborado pelo rgo pblico do DF realizador da ao ou evento, ou pode ser apresentado pela instituio, comunidade ou artistas proponentes do evento. Com o projeto do evento o rgo, no caso do proponente ser da Administrao Pblica, dever iniciar o processo com destaque defesa de mrito e interesse pblico na realizao do evento ou atividade, a indicao de fonte financeira e a aprovao do titular da pasta. O Projeto do evento ou atividade deve ter, no mnimo, os seguintes itens: a) Objetivo Geral; b) Objetivos Especficos; c) Justificativa (porque da realizao da atividade, anlise de oportunidade e convenincia e anlise da relao custo e benefcio); d) Metas; e) Descrio das atividades/evento; f) Planilha geral das despesas e fontes de financiamento; g) Descrio das reas de atuao artstica pretendida; e, h) Modelo de projeto no anexo III OBS: O parecer de mrito e interesse pblico ser emitido somente para projetos apresentados pela iniciativa privada (empresas ou organizaes-no governamentais, como associaes, fundaes, organizaes da sociedade civil de interesse pblico e etc.). Quando o projeto da ao ou do evento for de qualquer esfera da Administrao Pblica o interesse pblico ser defendido no prprio projeto. 4.2. Processo de negociao ou seleo de artista

CREDENCIAMENTO O rgo pblico seleciona o artista a partir das listas divulgadas pela Secretaria de Estado de Cultura, observado o estilo e as linguagens prprias descritas no projeto do evento; CHAMAMENTO PBLICO A escolha ser a partir do edital, submetido a anlise na Procuradoria Geral do DF, e elaborado para a realizao de evento especfico e aps;

~ 15 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


CONVITE O artista deve ser convidado observada a necessidade do projeto. O rgo Pblico Executor far consulta aos artistas e registrar a negociao (como, por exemplo, por meio de e-mails que devero ser juntados ao processo). A negociao dever ser direta entre o rgo Pblico Executor e o artista e/ou empresrio representante legal do profissional a ser contratado, no sendo possvel haver intermediadores, mesmo os proponentes do evento. No processo de negociao o rgo contratante deve buscar sempre as melhores condies de preo e qualidade artstica para a Administrao Pblica. 4.3. Projeto Bsico

O Projeto Bsico, no GDF, a ferramenta prvia contratao. Nele so definidos todos os elementos objetivos para a contratao e a prestao do servio. Ser a base do processo. No caso de evento, ser elaborado com previso da contratao das estruturas/servios e dos artistas. PROJETO BSICO PARA ESTRUTURAS Dever ser aberto um processo especfico para a licitao ou adeso ata do GDF para montagem das estruturas e servios do evento. PROJETO BSICO PARA CONTRATAO DE ARTISTAS O Projeto Bsico para a contratao de artistas elaborado a partir do projeto/proposta do evento. Deve ser apresentada a modalidade de contratao (credenciamento, chamamento pblico ou convite). Caso o artista ou grupo a ser convidado seja de fora do DF o projeto deve ser para cada artista ou grupo e em nome do representante legal, caso haja, se no, em nome do prprio artista ou grupo. PROJETO BSICO PARA EDITAL DE CHAMAMENTO OU CREDENCIAMENTO Dever relacionar todas as contrataes, uma vez que sero geradas pelo SISCULT. OBS: modelo de projeto bsico no ANEXO IV e V. 5. CREDENCIAMENTO DE ARTISTA OU GRUPO

O credenciamento do artista ser uma tarefa exclusiva da Secretaria de Estado de Cultura, porm a contratao dos artistas credenciados poder ser feita por qualquer Administrao Regional ou outro rgo Pblico da Administrao Direta e Indireta do Distrito Federal. O edital de credenciamento o modelo de maior incluso e envolvimento, uma vez que relacionar os artistas em listas a partir das diversas expresses artsticas catalogadas. A documentao exigida, quando comparada s outras modalidades, mais acessvel e torna desnecessria a comprovao de cach, j que a remunerao do artista ser por meio de tabela publicada pela Secretaria de Estado de Cultura e o artista selecionado estar obrigatoriamente cadastrado no SISCULT.

~ 16 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Art. 17. A contratao dos artistas credenciados poder ser realizada por qualquer unidade oramentria do Distrito Federal, que dever respeitar o rodzio por estilo e rea de atuao. Art. 19. A Secretaria de Estado de Cultura publicar edital, precedido por portaria, estabelecendo todas as condies de participao no credenciamento e a composio das comisses de credenciamento. (decreto n 34.577 de 15 de agosto de 2013).

A Secretaria de Estado de Cultura credenciar os artistas por meio de edital anual, pelo qual ser criado um banco de artistas, por linguagem, disponvel para prestao de servios. O processo para contratar um artista credenciado prtico, gil e seguro juridicamente, pois o rgo responsvel pela realizao da atividade/evento, realizar a consulta no site da Secretaria de Estado de Cultura, verificar a relao de artistas credenciados disponveis, selecionar os artistas e proceder contratao pelo SISCULT. Ser exigida a justificativa sobre a escolha do artista. Como funciona o credenciamento? em 9 passos Primeiro passo O artista ou grupo deve estar cadastrado no Sistema (SISCULT), com cadastro aprovado e habilitado; Segundo passo A Secretaria de Estado de Cultura publicar Portaria e Edital para os artistas cadastrados e habilitados no SISCULT. I a primeira portaria e edital ser de carter provisrio, como estabelece o art. 32, do Decreto 34.577/2013, sendo substitudo pelo edital anual elaborado a partir dos critrios criados pelos Colegiados Setoriais de Cultura, o Conselho de Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura. II a tabela de preo de referncia para o credenciamento ser publicada pela SECULT a primeira ser provisria. A substituio ser pela tabela anual, construda pelos Colegiados Setoriais de Cultura e o Conselho de Cultura, em um processo de negociao junto Secretaria de Estado de Cultura. Terceiro Passo Os artistas cadastrados no SISCULT realizaro a inscrio por meio do preenchimento de ficha e de proposta anual de trabalho (no necessria a entrega de documentos); Quarto Passo A Secretaria de Estado de Cultura formar grupo de trabalho por setor artstico, com indicao dos colegiados setoriais de Cultura e Conselho de Cultura, para avaliar os inscritos que sero organizados em listas construdas a partir da rea de atuao; Quinto Passo A Secretaria de Estado de Cultura publicar o resultado e divulgar as listas dos artistas habilitados para a contratao por qualquer rgo Pblico do Distrito Federal;

~ 17 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Sexto Passo Ser livre a escolha, pelo rgo responsvel pela realizao da atividade/evento, do artista que ser contratado a partir das listas publicadas e respeitado o princpio do rodizio. Exemplo: se uma Administrao Regional for realizar um evento dever escolher os estilos: forr, brincantes, sertanejo e etc.; selecionar no banco de artistas as apresentaes que se enquadram na proposta de evento e proceder contratao por meio do SISCULT. O nico impedimento que a Administrao Regional poder ter na contratao, por meio do credenciamento, ocorrer caso o artista j tenha sido contratado e haja outros habilitados sem contratao. Neste sentido, o rgo dever escolher outro artista da mesma lista, em funo do rodzio. OBS: O ORGO DEVE INFORMAR A SECRETARIA DE CULTURA, DO ARTISTA ESCOLHIDA PARA SER CONTRATADO NECESSRIO SOMENTE PARA A MODALIDADE DO CREDENCIAMENTO. Stimo Passo A Secretaria de Estado de Cultura publicar semanalmente, em meio eletrnico, a relao de artistas convocados e contratados (pela Secretaria de Estado de Cultura ou outros rgos), no intuito de conferir transparncia ao rodzio; Oitavo Passo Servidor habilitado pelo rgo contratante cadastrar o evento, proceder a escolha do artista a ser contratado, lanar as informaes para contratao, far a impresso do relatrio e do contrato, autuar o processo e remeter aprovao superior e, em seguida, para emisso da nota de empenho e assinatura do termo. No ser necessrio autuar o processo com a documentao dos artistas, os dados inclusos no Sistema servem de referncia para a contratao, conforme estabelece o art. 13 do Decreto n 34.577/2013. Ser necessria somente a impresso das certides negativas para a emisso da nota de empenho; Nono Passo Aps a realizao do evento e apresentao do artista ou grupo, o servidor habilitado no perfil executor/fiscal lanar no SISCULT o relatrio e as fotos ou vdeos que comprovem a realizao dos eventos e das apresentaes artsticas. Como funciona o rodzio? A proposta do credenciamento organizar os artistas em listas por especialidade, por exemplo: na categoria forr haver lista de forr p de serra, forr de trio e forr eletrnico, e em cada lista os artistas sero organizados por qualidade aproximada, ou seja, alm da lista de forr p de serra, poder haver lista dos grupos a partir do critrio qualidade, a partir da pontuao estipulada pelos Setoriais de cada modalidade artstica. Os critrios de organizao das listas sero propostos pelos Colegiados Setoriais de Cultura e pelo Conselho de Cultura. No haver fila no rodzio proposto, os artistas e grupos ficaro disponveis para a escolha dos proponentes do evento. O que garantir o rodzio o fato de que o artista s ser contratado uma segunda vez, quando todos os habilitados na mesma lista forem contratados, por pelo menos uma vez.

~ 18 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


5.1. Como contratar um artista ou grupo credenciado? Instaurando o processo Para contratar o artista credenciado o servidor deve primeiro instaurar o processo com o projeto do evento (anexo III e pgina 14). Deve haver anlise e parecer, disponibilidade oramentria e aprovao do responsvel pelo rgo Pblico executor. Ser aberto processo (ou processos) para a contratao de artistas aps a realizao do credenciamento, uma vez que, todas as contrataes sero feitas com base no relatrio do SISCULT. 5.1.1. Primeiro Processo concepo do evento ou atividade.

a) Projeto do evento ou atividade O servidor pblico, a partir de determinao de superior hierrquico, abrir processo, aps o recebimento/elaborao do projeto do evento ou atividade, conforme orientao no ANEXO III e item 4.1 da pgina 14; b) Anlise do projeto Caso o projeto no seja de iniciativa da Administrao Pblica, a rea relacionada ao a ser desenvolvida analisar o projeto e emitir o parecer de mrito e interesse pblico que dever conter custo/benefcio, caractersticas, planilha global e fontes de financiamento. Se o projeto for de concepo do prprio rgo pblico, o interesse pblico ser descrito no prprio projeto, no sendo necessria a emisso de parecer; c) Disponibilidade oramentria O processo seguir para a rea administrativa (setor financeiro) que dever informar a disponibilidade oramentria. Caso o oramento esteja bloqueado, incompleto ou necessite de suplementao, ser necessria manifestao formal da rea fim responsvel pela execuo da ao sobre quais as condies de complementao ou disponibilidade oramentria anterior ao incio da ao; d) Autorizao para realizao da ao Aps a anlise favorvel e disponibilidade oramentria, o processo seguir para aprovao da autoridade superior do rgo ou entidade da Administrao Pblica responsvel pela execuo do projeto. Quando aprovado, o processo seguir para a unidade realizadora da ao e ser dado incio ao processo de seleo dos artistas e de licitao das estruturas, se for o caso. e) Publicao deve ser publicado no DODF um extrato de resumo do projeto, informando a autorizao e demais dados do projeto. 5.1.2. Segundo Processo processo de contratao de artistas credenciados. a) Escolha do Artista A partir do projeto do evento (anexo III) e cumpridos os ritos citados no item 5.1.1, o gestor pblico acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura e escolher os artistas credenciados disponveis para contratao, e dever informar a Secretaria de Cultura (por e-mail) sobre os artistas escolhidos. OBS: O servidor deve verificar na lista publicada no site da SECULT (www.cultura.df.gov.br ) se o artista credenciando esta disponvel para contratao,

~ 19 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


selecionar os artistas e informar o possibilidade de contratao, por oficio ou e-mail: credenciamento@cultura.df.gov.br . a.1) entre no site da Secult www.cultura.df.gov.br, e clique em listas de artistas credenciados.

a.2) escolha o artista disponvel

~ 20 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


a.3) envie o e-mail para a Secult informando os artistas em fase de contratao, email. credenciamento@cultura.df.gov.br se a Secult no responder em 48 horas, insista na confirmao. b) Elaborao do projeto bsico Depois de consultada disponibilidade dos artistas, o servidor habilitado do rgo contratante elaborar projeto bsico para a efetivao da contratao, conforme modelo no anexo IV, dever, ainda, autuar o processo; c) Outros documentos a serem includos no processo: Certido Negativa Conjunta Relativa a Tributos Federais Dvida Ativa da Unio; Certido Negativa fisco DF; Certido de Regularidade junto ao FGTS; Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas; Certido Negativa INSS; a o e

d) Cadastro do Evento A partir do processo o servidor dever cadastrar o evento a ser realizado no SISCULT www.sistemas.cultura.df.gov.br ; (siga os procedimentos no Anexo VIII pgina 62). e) Contratao do artista Ainda no Sistema, o servidor responsvel dever lanar os dados para contratao do artista ou grupo, no SISCULT www.sistemas.cultura.df.gov.br, gerar e imprimir o relatrio de contratao para incluso no processo; (siga os procedimentos no Anexo IX pgina 66). OBS: Se a contratao no puder ser gerada no SISCULT dever ser gerado o relatrio de habilitao. f) Manifestao especfica - Por meio de despacho, a unidade responsvel pela instaurao e acompanhamento do processo dever se manifestar pela inexigibilidade de licitao para a contratao via credenciamento; g) Assessoria Jurdica O processo ser encaminhado Assessoria Jurdica para anlise das justificativas da contratao; (esta em fase de desenvolvimento para emisso de parecer no SISCULT). h) Autorizao do ordenador de despesa o ordenador deve assinar a autorizao de empenho. i) Emisso da Nota de Empenho Caso haja aprovao pela Assessoria Jurdica, o processo seguir para a emisso da nota de empenho, nos termos do Decreto n 34.577/2013.
I nota de empenho com informaes individualizadas e detalhadas de cada apresentao artstica contratada, com identificao dos profissionais, horrio de incio, tempo de durao das apresentaes e cachs cobrados; Art.28,do Decreto n 34.577/2013.

j) Assinatura do Contrato e/ou nota de empenho o responsvel legal dever comparecer ao rgo contratante para assinar o contrato ou o verso da nota de empenho. (esta ato fundamental para confirmar o status de contratao) k) Publicao O extrato da contratao dever ser publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal, conforme modelo (anexo VI);

~ 21 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


l) Relatrio do Evento - Aps a realizao do evento, o executor acessar o Sistema, acrescentar resumo do relatrio do evento, alm de incluir pelo menos 10 fotografias em plano aberto e fechado que comprovem a realizao ou no atividade;
III relatrio do executor do contrato, que comprove a realizao do evento, com vdeo ou fotos, em plano aberto e fechado, em quantidade mnima de 10 (dez), e comprovao de fornecimento dos demais bens e servios contratados. Art. 28, Decreto 34.577/2013

m) Relatrio da Apresentao Artstica O executor/fiscalizador dever informar os dados relacionados com a apresentao artstica e comprovar ou no a realizao da atividade; n) Emisso da Nota Fiscal Ser solicitada a emisso da nota fiscal, nos termos do Decreto n 34.577/2013.
II nota fiscal com tipo e detalhamento do servio prestado, nome do evento, artista responsvel, preo, condies de pagamento, data, horrio e durao da apresentao; Art. 28 do Decreto n 34.577/2013.

o)

Pagamento Por fim, o processo ser encaminhado para pagamento.

Confira o resumo abaixo:

~ 22 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

Resumo CONTRATRAO POR CREDENCIAMENTO


a) Processo do evento projeto, informao financeira, aprovao da autoridade e publicao. b) Projeto Bsico depois da escolha do artista elabore o projeto bsico. c)contratao do artista cadastre o evento no SISCULT, selecione o artista e informe os dados para contratao, imprima cada comprovante do SISCULT, assine e junte ao processo. Inclua no processo as certides negativas. d) Manifestao Inexigibilidade o superior o da unidade contratante manifesta a situao de inexigibilidade, em seguida siga para a manifestao Jurdica. e) Empenho inclua no processo a autorizao do empenho do ordenador de despesa, encaminhe para o setor financeiro empenhar. f) Assinatura dever ser feita a assinatura do contrato ou no verso da nota de empenho. g) Execuo ser feita a fiscalizao do evento e apresentao artstica ficando a unidade responsvel de indicar um servidor para o acompanhamento e elaborao dos relatrios. h) Pagamento o contratado ir emitir a nota fiscal, com base no relatrio acrescido no processo e no SISCULT o ordenador de despesa autorizar o pagamento.

~ 23 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


6. CHAMAMENTO PBLICO DE ARTISTAS E GRUPOS

O chamamento pblico a modalidade de seleo de artistas para um evento especifico e dever ser realizado por meio de edital, com critrios objetivos e preos pr-fixados em tabela especfica, publicado pela Secretaria de Estado de Cultura. A Administrao Regional ou outra Unidade Administrativa do Governo do Distrito Federal que optar pelo Chamamento Pblico para a contratao de artistas dever justificar o motivo pelo qual no selecionar as apresentaes artsticas por meio do credenciamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura. Vale destacar que vedada a realizao de chamamento para mais de um evento no mesmo edital. Dever ser composta comisso de seleo para realizar o processo seletivo do chamamento com condies tcnicas para avaliar e selecionar os artistas ou grupos, dentro das condies estabelecidas no edital.
Art. 20. O chamamento pblico de que trata o art. 5 deste Decreto dever ser realizado por meio de edital, com a finalidade de selecionar artista de qualquer linguagem para eventos e programas culturais especficos. Art. 21. O edital dever ser divulgado e aberto s inscries, pelo prazo mnimo de 10 dias e na pgina eletrnica do rgo ou entidade da Administrao do Distrito Federal. (decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

A divulgao do resultado do edital ocorrer em prazo mnimo de 10 dias aps a publicao no Dirio Oficial, como previsto no Decreto 34.577/2013. O instrumento convocatrio (edital), deve conter anexo com projeto bsico que detalhe os critrios e a quantidade de vagas, alm da tabela de preo de remunerao de cach e ficha de inscrio.
Art. 23. O edital dever conter em anexos especficos: I termo de referncia; II formulrio de inscrio; III formulrio para apresentao da proposta artstica; IV tabela de remunerao de cach, especificando, se for o caso os itens que componham a apresentao artstica, considerando o disposto no art. 27 deste Decreto. Decreto 34.577/2013

6.1.

Como funciona o chamamento pblico? em 8 passos

Primeiro passo - O artista ou grupo deve estar cadastrado no Sistema (SISCULT) devidamente aprovado e habilitado;

~ 24 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Segundo passo A Administrao Regional ou rgo realizador do evento/atividade deve elaborar edital e anexos com os elementos estabelecidos no Decreto. n
34.577/2013;

I A tabela de preo para referncia do Edital de chamamento pblico ser a mesma publicada pela Secretaria de Estado de Cultura, anualmente; II Os critrios para seleo dos artistas e grupos, bem como o nmero de vagas disponveis, devero estar detalhados no anexo I do Edital; III O edital de chamamento pblico s pode ser realizado para evento especfico, no sendo permitido edital de chamamento pblico genrico (modelo de edital anexo VII). Terceiro passo O edital ser submetido Procuradoria-Geral do Distrito Federal e, em seguida, publicado no DODF e site dos rgos realizadores do chamamento; Quarto Passo Os artistas cadastrados no SISCULT realizaro a inscrio por meio do preenchimento de ficha especfica e de proposta de apresentao artstica detalhada, com informaes sobre o roteiro, o figurino, o cenrio, os equipamentos tcnicos especializados, os integrantes, a durao da apresentao, o repertrio e etc. Vale destacar que no ser necessria a apresentao de documentos dos artistas, para participar do Chamamento Pblico, posto que os mesmos j estaro cadastrados no Sistema. Quinto Passo O rgo realizador do chamamento dever nomear uma comisso de seleo para avaliar os concorrentes a partir dos critrios estabelecidos no edital e anexos. Na escolha da comisso de seleo devero ser observados o profissionalismo, a isonomia e a impessoalidade, fundamentais para o processo de chamamento, pois qualquer indcio de irregularidade acarretar penalidades administrativas junto aos rgos de controle interno e externo; Sexto Passo O rgo realizador do chamamento publicar o resultado da seleo no Dirio Oficial do Distrito Federal e em site prprio; Stimo Passo O servidor pblico do rgo contratante cadastrar o evento no SISCULT, selecionar o artista, lanar as informaes para contratao, far a impresso do relatrio de contratao, autuar o processo, que dever ser remetido aprovao superior e, em seguida, encaminhar para a emisso da nota de empenho e publicao. No ser necessrio autuar o processo com a documentao dos artistas, pois os dados inclusos no Sistema servem de referncia para a contratao, conforme estabelece o art. 13, do Decreto n 34.577/2013; Oitavo Passo Aps a realizao do evento e apresentao do artista ou grupo o servidor que atuou como executor/fiscal lanar no SISCULT o relatrio que conter fotos e/ou vdeos que comprovem a realizao do evento e das apresentaes artsticas. 6.2. Como contratar um artista ou grupo por chamamento pblico? Instaurando o processo.

Para contratar o artista por chamamento o servidor deve primeiro instaurar o processo com o projeto do evento (anexo III e pgina 14), devendo conter anlise e parecer, disponibilidade oramentria e aprovao do responsvel pelo rgo Pblico executor. Ser aberto processo (ou processos) para a contratao de

~ 25 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


artistas aps a realizao do chamamento por edital, uma vez que, todas as contrataes sero feitas com base no relatrio do SISCULT. 6.2.1. Primeiro Processo concepo do evento ou atividade.

a) Projeto do evento ou atividade A partir de determinao de superior hierrquico, o servidor abrir processo, aps o recebimento/elaborao do projeto do evento ou atividade, conforme orientao no ANEXO III e item 4.1 da pgina 14; b) Anlise do projeto Caso o projeto no seja de iniciativa da Administrao Pblica, a rea relacionada ao a ser desenvolvida analisar o projeto e emitir o parecer de mrito e interesse pblico que dever conter custo-benefcio, caractersticas, planilha global e fontes de financiamento. Se o projeto for de concepo do prprio rgo pblico, o interesse pblico ser descrito no prprio projeto, no sendo necessria a emisso de parecer; c) Disponibilidade oramentria O processo seguir para a rea administrativa (setor financeiro) que dever informar a disponibilidade oramentria. Caso o oramento esteja bloqueado, incompleto ou necessite de suplementao, ser necessria manifestao formal da rea fim responsvel pela execuo da ao sobre quais as condies de complementao ou disponibilidade oramentria anterior ao incio da ao; d) Autorizao para realizao da ao Aps a anlise favorvel e disponibilidade oramentria, o processo seguir para aprovao da autoridade superior do rgo ou entidade da Administrao Pblica responsvel pela execuo do projeto. Quando aprovado, o processo seguir para a unidade realizadora da ao e ser dado incio ao processo de seleo dos artistas e de licitao das estruturas, se for o caso. e) Publicao deve ser publicado no DODF um extrato de resumo do projeto, informando a autorizao e demais dados do projeto. 6.2.2. Segundo Processo contratao de artistas por chamamento pblico. a) Escolha do Artista A partir do projeto do evento (anexo III) e cumpridos os ritos citados no item 5.1.1, o gestor pblico acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura e escolher os artistas credenciados disponveis para contratao; b) Elaborao do projeto bsico Depois de consultada a disponibilidade dos artistas, o servidor habilitado do rgo contratante elaborar o projeto bsico para a efetivao da contratao, conforme modelo no anexo IV, e dever, ainda, autuar o processo; c) Outros documentos a serem includos no processo: Certido Negativa Conjunta Relativa a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio;

~ 26 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Certido Negativa fisco DF; Certido de Regularidade junto ao FGTS; Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas; Certido Negativa INSS;

d) Cadastro do Evento A partir do processo o servidor dever cadastrar o evento a ser realizado no SISCULT www.sistemas.cultura.df.gov.br ; (siga os procedimentos no Anexo VIII pgina 62). e) Contratao do artista Ainda no Sistema, o servidor responsvel dever lanar os dados para contratao do artista ou grupo, no SISCULT www.sistemas.cultura.df.gov.br, gerar e imprimir o relatrio de contratao para incluso no processo; (siga os procedimentos no Anexo IX pgina 66). OBS: Se a contratao no puder ser gerada no SISCULT dever ser gerada o relatrio de habilitao. f) Manifestao especfica - Por meio de despacho, a unidade responsvel pela instaurao e acompanhamento do processo dever se manifestar pela inexigibilidade de licitao para a contratao via chamamento; g) Assessoria Jurdica O processo ser encaminhado Assessoria Jurdica para anlise das justificativas da contratao (esta em fase de desenvolvimento para emisso de parecer no SISCULT); h) Autorizao do ordenador de despesa o ordenador deve assinar a autorizao de empenho. i) Emisso da Nota de Empenho Caso haja aprovao pela Assessoria Jurdica, o processo seguir para a emisso da nota de empenho, nos termos do Decreto n 34.577/2013.
I nota de empenho com informaes individualizadas e detalhadas de cada apresentao artstica contratada, com identificao dos profissionais, horrio de incio, tempo de durao das apresentaes e cachs cobrados; Art.28,do Decreto n 34.577/2013.

j) Assinatura do Contrato e/ou nota de empenho o responsvel legal dever comparecer ao rgo contratante para assinar o contrato ou o verso da nota de empenho. (esta ato fundamental para confirmar o status de contratao) l) Publicao O extrato da contratao dever ser publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal, conforme modelo (anexo VI); j) Relatrio do Evento - Aps a realizao do evento, o executor acessar o Sistema, acrescentar resumo do relatrio do evento, alm de incluir pelo menos 10 fotografias em planos aberto e fechado que comprovem a realizao da atividade;
III relatrio do executor do contrato, que comprove a realizao do evento, com vdeo ou fotos, em plano aberto e fechado, em quantidade mnima de 10 (dez), e comprovao de fornecimento dos demais bens e servios contratados. Art. 28, Decreto 34.577/2013

~ 27 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


k) Relatrio da Apresentao Artstica O executor/fiscalizador dever informar os dados relacionados com a apresentao artstica e comprovar a realizao ou no da atividade; l) Emisso da Nota Fiscal Ser solicitada a emisso da nota fiscal, nos termos do Decreto n 34.577/2013.
II nota fiscal com tipo e detalhamento do servio prestado, nome do evento, artista responsvel, preo, condies de pagamento, data, horrio e durao da apresentao; Art. 28 do Decreto n 34.577/2013.

m)

Pagamento Por fim, o processo ser encaminhado para pagamento.

Resumo CONTRATRAO POR CHAMAMENT0


Processo do evento projeto, informao financeira, aprovao da autoridade e publicao. a) Edital elabore e publique o edital de chamamento pblico e faa a seleo dos artistas, b) Projeto Bsico depois da escolha do artista elabore o projeto bsico. c)contratao do artista cadastre o evento no SISCULT, selecione o artista e informe os dados para contratao, imprima cada comprovante do SISCULT, assine e junte ao processo. Inclua no processo as certides negativas. d) Manifestao Inexigibilidade o superior o da unidade contratante manifesta a situao de inexigibilidade, em seguida siga para a manifestao Jurdica. e) Empenho inclua no processo a autorizao do empenho do ordenador de despesa, encaminhe para o setor financeiro empenhar. f) Assinatura dever ser feita a assinatura do contrato ou no verso da nota de empenho. g) Execuo ser feita a fiscalizao do evento e apresentao artstica ficando a unidade responsvel de indicar um servidor para o acompanhamento e elaborao dos relatrios. h) Pagamento o contratado ir emitir a nota fiscal, com base no relatrio acrescido no processo e no SISCULT o ordenador de despesa autorizar o pagamento.

~ 28 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


7. CONTRATAO DE ARTISTA CONVIDADO
Art. 3 A contratao de artista convidado ser realizada exclusivamente para profissional de qualquer setor artstico com notria capacidade de mobilizao de pblico e consagrao pela crtica especializada ou pela opinio pblica. (decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

A modalidade de contratao de artista como convidado justifica-se pela necessidade da Administrao Pblica de contratar artistas consagrados, com capacidade de mobilizao de pblico na perspectiva de oferecer uma ao ou atividade cultural que complemente ou qualifique determinado evento e ou atividade. Para a efetivao da contratao de artista como convidado, deve o gestor pblico estar atento a todas as condies exigidas pelo inciso III, do art. 25 da lei 8666/1993, Decreto 34.577/2013 e Parecer PROCAD 393/2008. 7.1. Consagrao pela crtica especializada e opinio pblica
Art. 25. Poder ser contratado como convidado o profissional de qualquer setor artstico, consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica, na forma do disposto no inciso III do art. 25, da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. (decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

As condies para a contratao de um artista como convidado so fundamentadas no interesse da Administrao Pblica que deve avaliar a consagrao do artista pela crtica especializada ou pela opinio pblica . Podero ser contratados na condio de convidados os artistas ou grupos do Distrito Federal, de outros Estados e at de outros pases, desde que comprovada consagrao conforme descrita no 1, do art. 25 e inciso V do art. 26 do Decreto 34.577/2013.
V comprovao de que o artista consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica, por meio de anlise crtica publicada em jornais, revistas, e outras mdias, com indicao da fonte, no sendo admitido, para esse fim, a mera meno a apresentaes j realizadas. (decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013)

O Decreto n 34.577/2013 descreveu, de modo objetivo, as condies de comprovao de consagrao, porm nada determinou sobre como deve ser comprovada a consagrao pela opinio pblica. Dessa forma, se determinado rgo contratante elaborar metodologia prpria para consultar a opinio pblica, como por exemplo votao, abaixo assinado ou pesquisa que revele o interesse, de modo significativo, de determinada comunidade sobre algum artista, este instrumento pode fundamentar a consagrao.

~ 29 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


A documentao que comprova a consagrao dever ser atual, sendo considerado como parmetro os ltimos trs anos de atividade do artista, pois a realidade de projeo no universo artstico se altera com o tempo. O tcnico responsvel pela contratao dever incluir, junto ao parecer de mrito, detalhes sobre a consagrao, como as datas das publicaes das matrias, o lugar em que foi realizado o evento e a quantidade de pblico, dentre outros elementos comprobatrios. 7.2. Diversidade e pluralidade

2 Dever ser observada nas contrataes de artistas convidados a diversidade cultural e pluralidade, permitindo a participao de diferentes artistas de diversas linguagens. (art. 25, Decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013) No processo de contratao de artista convidado, a Administrao Pblica deve levar em considerao a pluralidade e a diversidade das linguagens, evitando a repetio do mesmo artista em curto perodo de tempo. O Decreto n 34.577/2013 sugere que os rgos pblicos possam levar em considerao outras linguagens artsticas, ante a constatao de que a msica no Distrito Federal responsvel por 97% do mercado de contratao artstica junto ao GDF. Ou seja, nos eventos realizados pelo poder pblico, deve-se buscar a incluso das vrias expresses artsticas, das diversas linguagens como a dana, o teatro, o circo, a cultura popular, entre tantas outras. A repetio da contratao do mesmo artista ou grupo sem a objetiva justificativa pode levar o gestor responsvel a responder administrativamente, tendo em vista a exigncia do art. 25, 2 do Decreto 34.577/2013. 7.3. Instruo do processo para contratao.

Para contratao dos artistas que residem no Distrito Federal e Regio Metropolitana o cadastro habilitado no SISCULT a primeira condio. Os artistas de outros estados ou pases, devero apresentar a documentao para subsidiar a contratao. De acordo com o Decreto n 34.577/2013, alm dos documentos essenciais contratao pela Administrao Pblica, o processo dever conter: a) Razes de escolha do profissional Essa anlise, na verdade, faz parte da demonstrao da convenincia da contratao e deve abordar as circunstncias que determinaram a escolha daquele artista especificamente em relao a outros cujo trabalho tambm pudesse atender finalidade do evento, como, por exemplo, demanda da comunidade, pesquisa e negociao de preo, disponibilidade de agenda e etc., acompanhada de documentos comprobatrios (abaixo assinado da comunidade, e-mails trocados entre o rgo e os artistas e/ou empresrios e produtores, declarao do servidor responsvel pelos contatos

~ 30 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


indicando os dados das pessoas contatadas, se por telefone e etc.); Inciso I, art. 26 do Decreto n 34.577/2013
I razes de escolha do profissional, demonstrando a compatibilidade entre a espcie de trabalho artstico a ser contratado e a finalidade especfica do evento;

b) Proposta detalhada do servio e preo O artista a ser contratado dever apresentar proposta de preo, detalhando o servio a ser prestado. Devero ser apresentadas duas propostas, a primeira ser relativa ao cach, a outra aos servios de suporte apresentao;
III proposta de preo apresentada pelo artista, com detalhamento da apresentao, relacionando itens como roteiro, figurino, cenrio, equipamentos tcnicos especializados, integrantes, tempo de apresentao, repertrio e outros elementos;

c) Demonstrao de que o artista detm notria capacidade de mobilizao de pblico (art. 3, Decreto 34.577/13) por meio justificativa expressa a respeito desse tpico, fundada em documentao comprobatria; d) Representante exclusivo na hiptese de contratao do artista por meio de um representante, dever ser apresentado o documento que formaliza o vnculo do artista com o empresrio, devendo OBRIGATORIAMENTE ser um contrato de agenciamento com vigncia mnima de 6 (seis) meses firmado pelo menos 3 (trs) meses antes da contratao (de acordo com a jurisprudncia do Tribunal de Contas do Distrito Federal. O prazo de 3 meses ser contado a partir da data em que ocorreu o reconhecimento de firma dos contratantes pelo cartrio competente). Poder ser considerado, para a contagem do prazo, o tempo de exclusividade comprovada por outro tipo de instrumento firmado anteriormente (declarao, termo ou reconhecimento de firma dos referidos documentos). No caso do artista ou grupo possuir empresa prpria, a apresentao da documentao citada dispensada, devendo ser comprovado no processo que os artistas ou artista principal de determinado grupo compem o quadro social da empresa. Os artistas podero ainda optar pela contratao como pessoa fsica por meio de um membro do grupo ou com a indicao, no ato da contratao, de que o pagamento ser individual para cada membro do grupo; e) Justificativa de preo Os artistas devero apresentar documentao que comprove o valor proposto de cach e o gestor pblico dever realizar pesquisa em condies semelhantes, com a finalidade de comprovar que o preo praticado o de mercado. Exemplo: para contratar um determinado artista com preo a ser praticado em conformidade s condies semelhantes, significa observar perodo em funo da variao de preos entre as altas e baixas temporadas e entre os dias da semana, alm de eventos de livre acesso ou que tenham bilheteria, por serem fatores que alteram o valor cobrado pelas apresentaes. Por fim, deve-se observar ainda,

~ 31 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


todos os itens que compem a proposta de preo, levando em considerao deslocamentos, hospedagens, cenrios, figurinos, entre outros; f) Contratos ou notas fiscais - Acompanhados dos respectivos comprovantes inequvocos de pagamento (comprovante de depsito, transferncia ou ordem bancria, duplicata e etc.), referentes a pelo menos 3 (trs) cachs recebidos pelo prprio artista ou por outros artistas de semelhante consagrao, em eventos igualmente compatveis, at 2 (dois) anos antes da contratao pretendida, pagos com verba pblica e privada, a fim de fundamentar a justificativa de preo (item 18 acima); g) Outros documentos - No caso de contratao de pessoa jurdica (empresa prpria do artista ou empresrio exclusivo) deve ser juntada documentao referente regularidade jurdica, fiscal e trabalhista, por meio dos seguintes documentos: 1. Contrato ou Estatuto Social e Ata da Assembleia de Eleio da Diretoria, quando for o caso; 2. Comprovante de situao de regularidade CNPJ; 3. Comprovante de inscrio do empresrio no Ministrio do Trabalho (Lei tal) nessa condio (a de empresrio/agente de artistas); 4. Certido Negativa Conjunta Relativa a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio; 5. Certido Negativa fisco DF; 6. Certido Negativa fisco estadual (quando a empresa for de outra Unidade da Federao); 7. Certido Negativa junto ao fisco municipal (idem); 8. Certido de Regularidade junto ao FGTS; 9. Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas; 10. Certido Negativa INSS; h) Comprovao de consagrao j especificada anteriormente;
IV justificativa de preo, fundamentada em pesquisa de mercado e documentao apresentada pelo artista, demonstrando a compatibilidade do valor da contratao com os preos praticados em eventos de natureza semelhante pelo prprio artista ou outros de semelhante consagrao na crtica especializada; (Decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013).

A comprovao da consagrao pela crtica especializada feita por meio de anlise crtica publicada em jornais, revistas, e outras mdias, com indicao da fonte, no sendo admitido, para esse fim, a mera meno a apresentaes j realizadas, de acordo com o Decreto 34.577, art. 26, V. Quanto consagrao pela opinio pblica certo que poder ser justificada com fundamento em documentos que permitam evidenciar a fama, notoriedade e aceitao do artista pela massa ou mesmo por segmento especfico da comunidade, quando a espcie da expresso artstica tiver um espectro de abrangncia menor em termos de pblico; i) Comprovante de Profissionalismo No processo deve ser comprovado, por meio de documentao, que o artista ou grupo profissional. So documentos vlidos para comprovar o profissionalismo : DRT (Delegacia Regional do

~ 32 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Trabalho), OMB Ordem dos Msicos do Brasil, Diploma de formao de msico, artista plstico, ator e etc.; j) Manifestao especfica da unidade responsvel pela instaurao e acompanhamento do processo - A justificativa tem a finalidade de demonstrar que o caso concreto enquadra-se na hiptese prevista na Lei 8.666/93, art. 25, III, e Decreto 34.577/13, art. 3; e deve abordar as seguintes questes: (a) notria capacidade do artista de mobilizar pblico, (b) profissionalismo, (c) consagrao pela crtica especializada ou opinio pblica, (d) regularidade da relao de exclusividade entre empresrio e artista; 7.4. Como contratar um artista convidado? Instaurando o processo (resumo didtico) Para contratar o artista convidado o servidor deve primeiro instaurar o processo com o projeto do evento (anexo III e pgina 14). Devendo conter anlise e parecer, disponibilidade oramentria e aprovao do responsvel pelo rgo Pblico executor. Ser aberto processo (ou processos) para a contratao de artistas aps a realizao do convite, uma vez que, todas as contrataes dos artistas locais sero feitas com base no relatrio do SISCULT ou, no caso de artistas de outros estados ou pases, por meio da anlise de documentao enviada que comprove o cache e a consagrao.. 7.4.1. Primeiro Processo concepo do evento ou atividade.

a) Projeto do evento ou atividade A partir de determinao de superior hierrquico, o servidor pblico abrir processo, aps o recebimento/elaborao do projeto do evento ou atividade, conforme orientao no ANEXO III e item 4.1 da pgina 14; b) Anlise do projeto Caso o projeto no seja de iniciativa da Administrao Pblica, a rea relacionada ao a ser desenvolvida analisar o projeto e emitir o parecer de mrito e interesse pblico que dever conter custo-benefcio, caractersticas, planilha global e fontes de financiamento. Se o projeto for de concepo do prprio rgo pblico, o interesse pblico ser descrito no prprio projeto, no sendo necessria a emisso de parecer; c) Disponibilidade oramentria O processo seguir para a rea administrativa (setor financeiro) que dever informar a disponibilidade oramentria. Caso o oramento esteja bloqueado, incompleto ou necessite de suplementao, ser necessria manifestao formal da rea fim responsvel pela execuo da ao sobre quais as condies de complementao ou disponibilidade oramentria anterior ao incio da ao; d. Autorizao para realizao da ao Aps a anlise favorvel e disponibilidade oramentria, o processo seguir para aprovao da autoridade superior do rgo ou entidade da Administrao Pblica responsvel pela execuo do projeto. Quando

~ 33 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


aprovado, o processo seguir para a unidade realizadora da ao e ser dado incio ao processo de seleo dos artistas e de licitao das estruturas, se for o caso. e) Publicao deve ser publicado no DODF um extrato de resumo do projeto, informando a autorizao e demais dados do projeto. 7.4.2 Segundo Processo contratao de artista convidado.

a) Instaurao do processo de convite artstico Tendo como base o projeto do evento ou atividade aprovado pelo superior hierrquico e cumpridos os ritos citados no item 7.4.1, o servidor responsvel dar incio ao processo de consulta aos artistas a serem convidados, cumprindo os critrios exigidos pelo Decreto34.577/2013 sobre consagrao, justificativa da escolha, profissionalismo e pluralidade/diversidade; b) Negociao da apresentao O processo de negociao deve ser feito, obrigatoriamente, pelo rgo Pblico Contratante que far constar oficialmente os termos da negociao no processo com a observncia quanto ao preo e s condies da apresentao, inclusive com o detalhamento dos servios; c) Elaborao do projeto bsico Depois de selecionados os artistas ou grupos, o servidor pblico do rgo contratante elaborar o projeto bsico para a efetivao da contratao, conforme modelo no anexo V, devendo constar no projeto bsico: Nmero do processo com dados do evento que originou a contratao; Razes da escolha do profissional; Histrico do artista ou grupo e informaes sobre consagrao; Justificativa do processo negociado; Detalhamento do servio a ser prestado; Outros elementos exigidos para elaborao do projeto bsico conforme modelo no anexo V. d) Outros documentos a serem includos no processo: Contrato ou Estatuto Social e Ata da Assembleia de Eleio da Diretoria, quando for o caso; Comprovantes de consagrao; Comprovantes de mobilizao de pblico; Comprovao de profissionalismo; Comprovao de preo; Comprovante de situao de regularidade CNPJ; Comprovante de inscrio do empresrio no Ministrio do Trabalho (Lei tal) nessa condio (a de empresrio/agente de artistas); Certido Negativa Conjunta Relativa a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio; Certido Negativa fisco DF; Certido Negativa fisco estadual (quando a empresa for de outra Unidade da Federao); Certido Negativa junto ao fisco municipal (idem); Certido de Regularidade junto ao FGTS; Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas;

~ 34 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Certido Negativa INSS; OBS: Para artistas cadastrados no SISCULT, ser necessria somente a apresentao das certides negativas. e. Cadastro do Evento (somente para artistas consagrados residentes no DF Anexo VIII) Servidor habilitado far o cadastro; f. Contratao do artista (somente para artistas consagrados residentes no DF anexo IX) O servidor responsvel dever lanar os dados para contratao do artista ou grupo, dever gerar e imprimir o relatrio de contratao, que deve ser includo no processo; g. Manifestao especfica - Por meio de despacho, a unidade responsvel pela instaurao e acompanhamento do processo dever se manifestar pela inexigibilidade de licitao para a contratao via convite; h. Assessoria Jurdica O processo segue para assessoria jurdica para verificar o cumprimento das exigncias para classificao na situao de inexigibilidade e contratao de artista como convidado; i. Autorizao do ordenador de despesa o ordenador deve assinar a autorizao de empenho. j. Emisso da Nota de Empenho Cumpridos os passos descritos, o processo seguir para a emisso da nota de empenho, dentro das condies exigidas pelo Decreto 34.577/2013:
I nota de empenho com informaes individualizadas e detalhadas de cada apresentao artstica contratada, com identificao dos profissionais, horrio de incio, tempo de durao das apresentaes e cachs cobrados; art. 28.

j) Assinatura do Contrato e/ou nota de empenho o responsvel legal dever comparecer ao rgo contratante para assinar o contrato ou o verso da nota de empenho. (esta ato fundamental para confirmar o status de contratao) l. Publicao O extrato de contratao dever ser publicado no DODF, conforme modelo disposto no anexo VI; m. Relatrio do Evento (somente ser elaborado a partir do SISCULT para artistas consagrados residentes no DF) O executor dever acessar o Sistema com CPF e senha e acrescentar resumo do relatrio do evento que dever conter fotografias e/ou vdeos das apresentaes, caso tenham ocorrido. Para os artistas no residentes no DF esse relatrio ser apenas includo o processo.
III relatrio do executor do contrato, que comprove a realizao do evento, com vdeo ou fotos, em plano aberto e fechado, em quantidade mnima de 10 (dez), e comprovao de fornecimento dos demais bens e servios contratados. Art. 28, Decreto 34.577/2013

~ 35 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


n. Relatrio da apresentao artstica (somente poder ser elaborado a partir do SISCULT para artistas residentes no DF) O executor dever informar os dados relacionados apresentao artstica, comprovando ou no a realizao. Para artistas no residentes no DF esse relatrio ser apenas includo no processo; 0. Emisso da Nota Fiscal Ser solicitada a emisso da nota fiscal, preenchidas as condies exigidas pelo Decreto 34.577/2013:
II nota fiscal com tipo e detalhamento do servio prestado, nome do evento, artista responsvel, preo, condies de pagamento, data, horrio e durao da apresentao; Art. 28

p. Pagamento Cumpridas as condies relatadas anteriormente, o processo ser encaminhado para o pagamento.

~ 36 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


ANEXO I
DECRETO N 34.577, DE 15 DE AGOSTO DE 2013 Dispe sobre a contratao de artista pela Administrao Pblica do Distrito Federal. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuies que lhe confere o art. 100, incisos VII, X e XXVI, da Lei Orgnica do Distrito Federal, DECRETA: CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1 A contratao de artista de qualquer linguagem por rgos e entidades da Administrao Pblica do Distrito Federal observar o disposto na Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993 e as normas previstas neste Decreto. Pargrafo nico. O disposto neste Decreto aplica-se s Regies Administrativas do Distrito Federal. CAPTULO II DA CONTRATAO DE ARTISTAS Art. 2 Caracterizada a inviabilidade de competio prevista no caput do art. 25 da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, a contratao de artista de qualquer linguagem ser precedida de credenciamento ou chamamento pblico. Pargrafo nico. No caso da contratao de profissional de qualquer setor artstico a convite da Administrao, fica dispensado o credenciamento ou o chamamento pblico, observadas as disposies deste Decreto e do art. 25, inciso III, da Lei n 8.666/93. Art. 3 A contratao de artista convidado ser realizada exclusivamente para profissional de qualquer setor artstico com notria capacidade de mobilizao de pblico e consagrao pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Art. 4 O credenciamento consiste na formao de banco de dados anual de artistas habilitados a serem contratados pela Administrao para eventos pblicos no mbito do Distrito Federal. Art. 5 O chamamento pblico consiste na seleo de artistas, por meio de edital, para atuarem em eventos especficos, observando o nmero de atraes a serem contratadas, fixado no instrumento convocatrio. Art. 6 A remunerao de cachs artsticos a ser observada nas contrataes reguladas por este Decreto, observar tabela de referncia de valores, publicada anualmente pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. CAPTULO III DO SISTEMA DE CONTRATAO ARTSTICA

~ 37 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Art. 7 requisito para a contratao prevista nos Captulos IV e V do deste Decreto que o artista do Distrito Federal e regio metropolitana esteja devidamente cadastrado no Sistema de Cadastro Geral para Contratao Artstica SISCULT. 1 O Sistema de Cadastro Geral para Contratao Artstica SISCULT ser hospedado na seguinte pgina eletrnica: www.sistemas.cultura.df.gov.br. 2 Compete: I Secretaria de Estado de Planejamento e Oramento do Distrito Federal, o gerenciamento, a manuteno e o suporte tcnicos do SISCULT; II Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, a gesto do SISCULT. Art. 8 Poder ser cadastrado no SISCULT: I artista ou grupo artstico, como pessoa natural ou jurdica, diretamente ou por intermdio de seu empresrio; II empresrio de artista ou grupo artstico, como pessoa natural ou jurdica. Art. 9 Aps a insero dos dados no sistema, a empresa ou artista dever comparecer Secretaria de Estado de Cultura para apresentar os documentos originais, em at 30 (trinta) dias, com vista validao do seu cadastro. Art. 10. Compete ao Secretrio de Estado de Cultura do Distrito Federal nomear comisso composta por servidores da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, a quem compete avaliar, conferir e analisar a documentao, os dados e as informaes registradas no SISCULT, e deliberar aprovao ou no do cadastro. Art. 11. Os dados cadastrais tero validade de 2 (dois) anos. Art. 12. A Secretaria de Estado de Planejamento e Oramento e a Secretaria de Estado de Cultura editaro, em at 30 dias contados da publicao deste Decreto, portaria conjunta, regulamentando o funcionamento do SISCULT. Art. 13. A contratao poder ser efetivada por meio dos dados e relatrios do sistema, com identificao do servidor responsvel. CAPTULO IV DO CREDENCIAMENTO Art. 14. O credenciamento de que trata o art. 4 deste Decreto dever ser realizado com base em edital elaborado e divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Art. 15. O processo de credenciamento ser conduzido por uma comisso de credenciamento, composta por servidores da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e por membros indicados pelo Conselho de Cultura e pelo Colegiado Setorial de Cultura, nomeados por portaria do Secretrio de Estado da Cultura do Distrito Federal.

~ 38 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Art. 16. O credenciamento ser disponibilizado para os interessados, por meio de formulrio eletrnico, acessvel no endereo www.cultura.df.gov.br. Art. 17. A contratao dos artistas credenciados poder ser realizada por qualquer unidade oramentria do Distrito Federal, que dever respeitar o rodzio por estilo e rea de atuao. Art. 18. O prazo de vigncia do credenciamento de at 1 (um) ano, a contar da publicao do edital de credenciamento no Dirio Oficial do Distrito Federal. Art. 19. A Secretaria de Estado de Cultura publicar edital, precedido por portaria, estabelecendo todas as condies de participao no credenciamento e a composio das comisses de credenciamento. CAPTULO V DA CONTRATAO ARTSTICA POR CHAMAMENTO PBLICO Art. 20. O chamamento pblico de que trata o art. 5 deste Decreto dever ser realizado por meio de edital, com a finalidade de selecionar artista de qualquer linguagem para eventos e programas culturais especficos. Art. 21. O edital dever ser divulgado e aberto s inscries, pelo prazo mnimo de 10 dias e na pgina eletrnica do rgo ou entidade da Administrao do Distrito Federal. Art. 22. Sero considerados para fins de seleo no chamamento pblico de que trata este Captulo, a informaes e os documentos registrados no SISCULT e devidamente aprovados. Art. 23. O edital dever conter em anexos especficos: I termo de referncia; II formulrio de inscrio; III formulrio para apresentao da proposta artstica; IV tabela de remunerao de cach, especificando, se for o caso os itens que componham a apresentao artstica, considerando o disposto no art. 27 deste Decreto. Art. 24. Cada rgo responsvel pela realizao do chamamento dever formar uma comisso para julgamento e seleo dos inscritos. CAPTULO VI DA CONTRATAO DE ARTISTA CONVIDADO Art. 25. Poder ser contratado como convidado o profissional de qualquer setor artstico, consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica, na forma do disposto no inciso III do art. 25, da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993.

~ 39 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


1 Para a contratao na condio de convidado, dever ser comprovado que o artista consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 2 Dever ser observada nas contrataes de artistas convidados a diversidade cultural e pluralidade, permitindo a participao de diferentes artistas de diversas linguagens. Art. 26. Para a contratao de artista convidado, a instruo processual dever considerar, alm do disposto no art. 25 deste Decreto, os seguintes elementos: I razes de escolha do profissional, demonstrando a compatibilidade entre a espcie de trabalho artstico a ser contratado e a finalidade especfica do evento; II na hiptese da contratao de artista por meio de representante exclusivo, dever ser apresentado o contrato de agenciamento, com vigncia mnima de 6 (seis) meses; III proposta de preo apresentada pelo artista, com detalhamento da apresentao, relacionando itens como roteiro, figurino, cenrio, equipamentos tcnicos especializados, integrantes, tempo de apresentao, repertrio e outros elementos; IV justificativa de preo, fundamentada em pesquisa de mercado e documentao apresentada pelo artista, demonstrando a compatibilidade do valor da contratao com os preos praticados em eventos de natureza semelhante pelo prprio artista ou outros de semelhante consagrao na crtica especializada; Art. 27. A contratao poder ter por objeto o cach artstico considerado isoladamente ou abranger itens de suporte apresentao artstica, desde que devidamente demonstrada na proposta de preo a vantagem Administrao Pblica. CAPTULO VII DO PAGAMENTO DE PROFISSIONAIS CONTRATADOS Art. 28. Os rgos e entidades da Administrao Pblica do Distrito Federal, quando do empenho, liquidao e pagamento devem verificar o cumprimento das seguintes exigncias: I nota de empenho com informaes individualizadas e detalhadas de cada apresentao artstica contratada, com identificao dos profissionais, horrio de incio, tempo de durao das apresentaes e cachs cobrados; II nota fiscal com tipo e detalhamento do servio prestado, nome do evento, artista responsvel, preo, condies de pagamento, data, horrio e durao da apresentao; III relatrio do executor do contrato, que comprove a realizao do evento, com vdeo ou fotos, em plano aberto e fechado, em quantidade mnima de 10 (dez), e comprovao de fornecimento dos demais bens e servios contratados. CAPTULO VIII DA TRANSPARNCIA

~ 40 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Art. 29. A Secretaria de Estado da Cultura divulgar, em sua pgina eletrnica, as informaes referentes contratao de artistas, inclusive valores de cachs pagos, data de realizao do evento e tempo de durao das apresentaes. 1 As informaes previstas no caput deste artigo sero divulgadas, igualmente, no Portal da Transparncia. 2 Os rgos e entidades da Administrao Pblica do Distrito Federal devero inserir as informaes previstas no caput deste artigo no Sistema Integrado de Gesto Governamental do Distrito Federal SIGGO e no Sistema de Cadastro Geral para Contratao Artstica SISCULT. 3 Os valores dos cachs pagos em contrataes que observarem as normas deste Decreto podero servir de referncia para novas contrataes. CAPTULO IX DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 30. Na impossibilidade de emisso de relatrio, por meio do SISCULT, para contratao de profissionais do setor artstico, a instruo do processo poder ser feita com base no arquivo de registro do artista, arquivado na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Art. 31. A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal poder publicar, para efeito do disposto no Captulo VI deste Decreto portaria estabelecendo critrios para mensurar a consagrao pela crtica especializada ou pela opinio pblica, considerando suas especialidades e singularidades. Art. 32. Os parmetros e critrios a serem considerados no primeiro credenciamento de que trata o Captulo IV deste Decreto, aps sua vigncia sero estabelecidos exclusivamente em Portaria do Secretrio de Estado de Cultura. Art. 33. Os casos no expressamente previstos neste Decreto sero submetidos deliberao do Governador do Distrito Federal, devidamente autuados e instrudos com a documentao e justificativa da contratao pretendida. Art. 34. Este Decreto entra em vigor em 30 dias a partir da data de sua publicao. Art. 35. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 15 de agosto de 2013 125 da Repblica e 54 de Braslia AGNELO QUEIROZ Este texto no substitui o publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal, de 16/8/2013.

~ 41 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO II


Termo de compromisso para aquisio de senha do SISCULT

Solicitao de acesso ao SISCULT

Venho por meio deste solicitar o acesso ao Sistema de Cadastro de Artistas com vistas contratao de artistas ou grupos para atividades desta Administrao Regional. Informo ter cincia das responsabilidades administrativas relacionadas ao acesso e aos dados lanados no SISCULT, passiveis de responsabilizao pelo uso indevido de qualquer dado relacionado aos procedimentos de cumprimento do Decreto n 34.577, de 15 de agosto de 2013.

Servidor n 1: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Matrcula xxxxx CPFxxxxxxxxxxxxxxx Perfil executor/ Fiscal Perfil contratao de artista e-mail xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Assinatura servidor _______________ Servidor n 2: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Matrcula xxxxx CPFxxxxxxxxxxxxxxx Perfil executor/ Fiscal Perfil contratao de artista e-mail xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Assinatura servidor _______________ Servidor n 3: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Matrcula xxxxx CPFxxxxxxxxxxxxxxx Perfil executor/ Fiscal Perfil contratao de artista e-mail xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Assinatura servidor _______________

Braslia, xx de xxxxxxxx de 2013

_______________________________________ Nome e assinatura do responsvel pelo rgo

~ 42 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO III
Tpicos para o projeto do evento ou atividades

a) Objetivo Geral (deve ser apresentado o escopo geral do que se deseja realizar); Exemplo: Promover o Festival de Culturas Populares e Tradicionais entre os dias 10 e 25 de setembro no Parque da Cidade, com envolvimento de grupos locais e convidados. A finalidade da ao envolver a populao do DF e fortalecer o reconhecimento e a preservao da memria, alm de divulgar junto ao pblico essas manifestaes da cultura popular. b) Objetivos Especficos (extrados a partir do Objetivo Geral). Exemplo: Obj 1: Promover a divulgao das culturas populares e tradicionais do DF; Obj 2: Fortalecer a memria por meio das manifestaes da cultura popular; Obj 3: Envolver grupos do DF e convidados no festival de cultura popular. c) Justificativa (explicao do porqu da ao). a. Anlise de oportunidade e convenincia do evento - justificativa de mrito com a demonstrao do interesse pblico cuja satisfao se pretende com a realizao do evento, fazendo referncia, inclusive, eventual demanda da comunidade diretamente interessada ou beneficiada com sua realizao ou a outras circunstncias que tenham culminado com a deciso de realizar o evento, se for o caso; b. Anlise da relao custo/benefcio entre o custo global do evento e os fins perseguidos com sua realizao; d) Metas (diviso dos objetivos, quantificando ou qualificando as aes) Exemplo: Meta 1 Realizao do festival de cultura popular, para um pblico estimado de 20 mil pessoas. Meta 2 - Envolvimento de 30 grupos de cultura popular. Meta 3 Divulgao das expresses de cultura popular do DF, por meio do festival e mdia espontnea. e) Descrio das atividades (relacionar as aes previstas no projeto, bem como descrever de forma explicativa a programao do evento, com as atividades correspondentes s metas). f) Planilha geral das despesas e fontes de financiamento (a planilha deve apresentar as despesas que sero necessrias para a realizao do evento, detalhando, a princpio, despesas gerais e estimadas. Devem tambm ser apresentadas as fontes de recursos que o projeto tem disponvel).

~ 43 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


1) Detalhar estrutura e servios necessrios realizao do evento. 2) Detalhar os grupos artsticos previstos. 3) Detalhar as fontes de recursos previstas para o evento (fontes pblicas, patrocnios, bilheteria entre outros) g) Descrio das reas de atuao artstica pretendida com estilo (descrio do perfil artstico do evento, informando a rea e o estilo pretendido, para facilitar o processo de seleo ou indicao dos artistas) - O projeto pode at sugerir uma relao de artistas a serem convidados, porm se a contratao for ser feita com recursos pblicos a negociao deve ser feita estritamente pelo rgo pblico contratante. Os artistas que no forem contratados como convidados devero passar pelo processo de edital de chamamento ou credenciamento pblico.

~ 44 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO IV


Modelo de Projeto Bsico ARTISTAS CRENCIADOS OU CHAMAMENTO PBLICO

PROJETO BASCO
12 FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS DE BRASLIA 2013 Contratao de artistas por Credenciamento
Nmero do processo gerado com o projeto do evento, informao financeira, despacho de autorizao da autoridade e publicao.

PROCESSO AUTORIZATIVO: 150.002259/2013 FORMA DE CONTRATAO: Credenciamento

1.

Apresentao - resumo

Trata o presente da iniciativa desta SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL para contratao de artistas selecionados por meio CREDENCIAMENTO, para apresentao no projeto XII Festival Internacional de Bonecos evento que acontecer de 21 de outubro de 2013 a 06 de novembro de 2013, a ser realizada em diversas cidades do Distrito Federal. Ao realizar o evento, o Governo do Distrito Federal tem por objetivo fortalecer a produo cultural de Braslia, os movimentos regionais e nacionais de artes, msica, teatro, dana e cultura popular, e oportunizar a integrao dos artistas brasilienses com a comunidade do Distrito Federal e demais regies, por meio do acesso gratuito a uma programao cultural rica e variada. Este projeto trata da contratao de artistas por credenciamento, selecionados com base no processo aprovado onde consta o projeto conceitual. Os artistas sero contratados por CREDENCIAMENTO conforme regulamenta o decreto 34.577/2013, capitulo IV, selecionados por meio da Portaria 61 de 2013 e ata da comisso julgadora publicada em 21 de outubro de 2013. Diante da determinao do regulamento do credenciamento a contratao respeitou o rodizio contratando todos os artistas de cultura popular relacionados a bonequeiros e mamulengueiros. 2. Do Evento

O XII Festival Internacional de Bonecos tornou-se um evento tradicional no Distrito Federal, com expresso interesse pblico, justificada e analisada no processo 150.002259/2013, aprovado pelo Secretrio de Estado de Cultura todas as contrataes de artistas fundamentadas neste projeto foi subsidiada pelo projeto do evento. 3. Objetivo

~ 45 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Contratar artistas selecionados por meio do credenciamento, para realizao de apresentaes artsticas junto ao projeto XII FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS durante os dias 21 de outubro a 06 de novembro de 2013. 4. Pblico Beneficirio

O publico principal do projeto so alunos da rede pblica de ensino do ensino fundamental e mdio, paciente de hospital e publico em geral para as apresentaes realizadas no Teatro Nacional. A estimativa do projeto o envolvimento 158 mil participantes. 5. Da Atrao/Show (breve apresentao do artista)

COMPANHIA VOAR TEATRO DE BONECOS (usado como exemplo) - tem como proposta o estudo e a prtica do teatro de bonecos, levando em conta sua tradio e inovaes, visando compartilhar suas experincias atravs de oficinas e aes scioculturais. Dirige todas as montagens, atua como manipulador e confecciona os bonecos da Companhia. Coordena festivais de artes cnicas no DF e entorno: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes, Roda de Teatro de Bonecos, Circuito Rural de Teatro de Bonecos, Gama Festineco , Festival Espetaculim Pequenos Espetculos de Grande Qualidade e Festibra Festival de Teatro Para Infncia de Braslia. CIA. PILOMBETAGEM (usado como exemplo) - surgiu em julho de 2004, a partir da convivncia do ator e msico Robson Siqueira com o saudoso Mestre Zezito o Palhao Pilombeta, em guas lindas de Gois, neste perodo de convivncia com o mestre surgiram as bases para o fazer artstico da companhia pilombetagem. Em 2007 foi a vez do sobrinho Leonardo Siqueira entrar para o grupo fazendo malabarismo, perna de pau e tocando zabumba em 2008 outra sobrinha se interessa pelo fazer teatral da companhia a Daiane Siqueira que inicia suas atividades como a palhaa Bilisca e em 2009 foi a vez do irmo e artista plstico Henrique Siqueira entrar para o grupo desenvolvendo e acrescentando com as habilidades de gesto cultural e artes visuais. Nossa primeira montagem foi o espetculo "Benedito e o Boi Pintadinho" (2004), uma brincadeira de mamulengo, O segundo trabalho do Grupo foi o espetculo Palhaaria Pilombetagem (2006) com o roteiro inspirado no trabalho do mestre Zezito, apresentamos esquetes tradicionais de circo, malabarismo, musica do cancioneiro popular e artes visuais No ano de 2009 iniciamos um processo de pesquisa sobre o teatro de formas animadas mais especificamente com os Bonecos de Silhuetas que resultou na montagem de "Teobaldo", participamos do Projeto Natal Animado da Secretaria de Cultura de Braslia, onde circulamos com este espetculo nas cidades satlites de Braslia. 6. Justificativa da escolha

Os artistas foram selecionados por CREDENCIAMENTO, dentro da rea de atuao artstica da cultura popular, relacionado contratao de bonequeiros e mamulengueiros, Tendo sido definido a rea de atuao foi feito a diviso de apresentaes pelo nmero de vagas na programao do Festival a partir do numero

~ 46 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


de artistas credenciados, todos os artistas foram contratados para realizao de 5 (cinco) apresentaes. A escolha justifica a contratao de seleo feita pelo Credenciamento realizado pela Secretaria de Cultura conforme requer o decreto 34.577/2013, com contratao fundamentada no caput da lei 8666/93. (descrever a relao entre o artista selecionado com a proposta do evento) 7. Planilha de Custos Subsecretaria de Polticas e Promoes Culturais, informa abaixo o custo do cach para pagamento do artista (s), conforme estabelecido por tabela anexa ao regulamento publicado pela portaria 85/2013. Os cachs segundo a portaria possuam cachs diferenciados, tendo em vistas a questo oramentria, foram negociado o valor do cach para baixo, conforme disposto no item 7, do regulamento publicado pela portaria 85 de 3 de outubro de 2013. Sero contratados 2 grupos para a realizao de 2 apresentaes cada, no total de 6 apresentaes a um valor de R$ 12.000,00. ARTISTA N 01

Grupo Circo Teatrando Nome do Artista Responsvel pelo Grupo Pessoa jurdica prpria CPF Representante Exclusivo Produo de artista LTDA 00.000.000/0000-00 CNPJ DATA HORRIO LOCAL DURAO
25/10 7/11 15h 15h Teatro nacional Hospital Sarah Kubtshek 60 min 60 min

VALOR R$
3.000,00 3.000,00

VALOR TOTAL
ARTISTA N 02

6.000,00

Grupo 2 teatro e dana Nome do Artista 000.000.000-00 Responsvel pelo Grupo Jose da Silva Pereira CPF Representante Exclusivo Produtora e representante SA 00.000.000/0000-00 CNPJ DATA HORRIO LOCAL DURAO VALOR R$
30/10 29/10 Teatro 15:00h nacional Circo dos 10:00h mamulengos Planaltina 60 min 60 min 3.000,00 3.000,00

VALOR TOTAL
i) Das obrigaes da contratante

6.000,00

~ 47 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


a. Instruir seus servidores a respeito das disposies presentes neste Contrato; b. Permitir o acesso dos empregados da CONTRATADA, em suas instalaes para execuo dos servios; c. Indicar o local para execuo dos servios via Ordem de Servio; d. Promover, por intermdio de servidor designado, o acompanhamento e a fiscalizao da prestao dos servios, rejeitando aqueles que no atenderem a qualidade exigida, anotando em registro prprio as falhas detectadas e exigindo medidas corretivas por parte da CONTRATADA; e. Realizar o pagamento CONTRATADA, pelos valores efetivamente comprovados na execuo dos servios prestados nos prazos estabelecidos neste; f. Notificar CONTRATADA, fixando-lhe prazo para correo das irregularidades encontradas nas execues dos servios. j) Das obrigaes da Contratada

a) Executar os fornecimentos dos servios de acordo com as especificaes exigidas, dentro dos prazos estabelecidos e todas as obrigaes assumidas, sujeitando-se a fiscalizao da equipe da ADMINISTRAO PBLICA para a observncia das determinaes da contratao; b) Promover por sua conta e risco, o transporte dos equipamentos, materiais e utenslios necessrios execuo deste Contrato; c) Comunicar ao ESTADO qualquer anormalidade que interfira no bom andamento para o fornecimento dos servios; d) Zelar pela boa e completa prestao dos servios; e) Encarregar-se exclusivamente pelo pagamento de todos os impostos e taxas, devendo apresentar sempre que solicitado, a comprovao dos recolhimentos respectivos; f) Honrar os encargos trabalhistas, previdencirios, sociais e outras obrigaes previstas em Lei, ficando registrado que o pessoal empregado pelo CONTRATADO no ter nenhum vnculo jurdico com o GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL; g) Efetuar pontualmente o pagamento de todas as taxas e impostos que incidam ou venham a incidir sobre as suas atividades e/ou sobre a execuo do objeto do presente CONTRATO; h) Acatar apenas as solicitaes dos fornecimentos dos servios formalmente autorizados pelo GDF; i) Responsabilizar-se pela emisso de nota fiscal de apresentao artstica e envio de toda documentao solicitada; j) Responsabilizar-se pela documentao necessria, relativa liberao da execuo da apresentao artstica, emitida pelos rgos de fiscalizao e controle, exceto ECAD; k) Apresentar-se no dia para o qual foi selecionado, cumprindo todos os critrios, com todos os equipamentos em funcionamento; l) Divulgar, de acordo com os critrios adotados, a participao do Governo do Distrito Federal e do rgo contratante, em toda e qualquer ao, promocional ou no, relacionada com a execuo do objeto, bem assim, apor a marca nos palcos, camisas, placas, painis e outdoors de identificao da

~ 48 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


apresentao artstica custeada, no todo ou em parte, com os recursos do GDF. k) Parecer

Diante do projeto e interesse pblico na realizao do projeto/evento constante no processo 150.002259/2013, j manifestado pela rea tcnica, considerando ainda o processo de seleo justificado no referido projeto bsico, sou favorvel a contratao dos citados artistas/grupos. Encaminho os autos para as demais consideraes e autorizaes que se fizerem necessrias. Elaborado por:

(nome do servidor) (funo do servidor)

Aprovado por: (nome da autoridade do setor contratante) (funo da autoridade)

~ 49 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO V


Modelo de Projeto Bsico ARTISTAS CONVIDADOS

PROJETO BSICO (para contratao de artistas CONVIDADOS) (titulo do projeto) Nmero do processo gerado com o projeto do evento, informao financeira, despacho de autorizao da autoridade e publicao.

PROCESSO AUTORIZATIVO: 150.002259/2013 FORMA DE CONTRATAO: Convidado

1.

Apresentao

Trata o presente da iniciativa desta SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL para contratao de artistas selecionados por meio (credenciamento/ chamamento pblico), para apresentao no projeto titulo do projeto ou nome do evento evento que acontecer de xx a xx de setembro de 2013, no (endereo completo da apresentao). Ao realizar o evento, o Governo do Distrito Federal, tem por objetivo fortalecer a produo cultural de Braslia, os movimentos regionais e nacionais de artes, msica, teatro, dana e cultura popular e, oportunizar a integrao dos artistas brasilienses com a comunidade do Distrito Federal e demais regies, por meio do acesso gratuito a programao cultural rica e variada. Assim, tratamos da contratao de profissionais do setor artstico que, consagrados pela critica especializada ou pela opinio pblica, tenham notria especializao decorrente de desempenho anterior, experincia pblica, organizao, aparelhamento, equipe tcnica ou requisito relacionados com a sua atividade, representados por seus empresrios artsticos exclusivos, conforme lei 8.666/93. O artista ser contratado como CONVIDADO conforme regulamenta o decreto 34.577/2013, capitulo Vi, cumprindo para este fim a anlise de consagrao do artista, justificando a escolha e o preo conforme requer o regulamento.. 2. Do Evento

O (nome do evento ou projeto) um evento de cultura tipicamente nordestina, sendo um evento tradicional de cultura popular do pas. Este evento foi afixado na programao do Calendrio Oficial de Eventos do Distrito Federal, voltado a manifestao e preservao do folclore e da cultura popular brasileira, envolvendo a Administrao da Ceilndia e as Secretarias de Turismo e Publicidade do GDF. (Outras descries do evento este tpico preenchido com um resumo do projeto do evento que situa a apresentao artstica) 3. Objetivo

~ 50 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Contratar artistas selecionados por meio de (credenciamento ou chamamento pblico), para realizao de apresentaes artsticas junto ao projeto ( nome do projeto), durante os dias xx e xx de setembro de 2013. 4. Pblico Beneficirio

Este projeto pretende atender o publico infantil, jovem e adulto, principalmente moradores de Ceilndia e demais cidades satlites do Distrito Federal, com acesso gratuito. Proporciona, ainda, contato com elementos de manifestao da cultura popular e a interao de segmentos culturais com outros gneros artsticos que so pilares na formao da sociedade. Alm disso, o evento contribui para a interao de artistas locais, nacionais, movimentos organizados e o pblico participante. 5. Da Atrao/Show (breve apresentao do artista e proposta de espetculo descrio detalhada da apresentao artstica a ser realizada) (nome do artista ou grupo) (breve histrico do artista ou grupo) Nascido no Cear, comeou sua carreira aos quatorze anos tocando instrumentos como triangulo e pandeiro acompanhando sanfoneiros em festas na redondeza. Aos quinze fez parte de seu primeiro grupo De Oito Baixo passou a ser vocalista, com o fim da banda A empresa nome da empresa do artista ou representante exclusivo, CNPJ: (nmero), representante exclusivo do grupo nome do artista ou grupo, que se prope a apresentar no respectivo evento no dia xx de SETEMBRO de 2013 dentro da programao do evento nome do evento. Os Shows tero uma durao de 1 hora e 20 minutos para apresentao. A apresentao ser feita por 5 integrantes, sendo um sanfoneiro, um baixista, 2 guitarristas e um baterista, alm de 3 bailarinas se apresentaro intercalando a cada 2 musicas. Estrutura do grupo para apresentao: a) Msicos 01 sanfoneiro, 01 baixista, 02 guitarristas, 01 bateristas sendo entre os msicos 02 vocais. b) Bailarinas 3 bailarinas c) Figurino ser utilizado o figurino para as bailarinas d) LED o grupo entregar a equipe organizadora, as imagens de animao para passar nos teles de LED. e) Sero apresentada 13 musicas de forr, sendo 4 de estilo p de serra, 4 forr eletrnico e 5 forr tradicional. 6. Justificativa da escolha do artista e interesse pblico na contratao.

~ 51 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Justificativa da escolha do artista esse campo deve ser preenchido com a justificativa da escolha, conforme requer o decreto 34.577/2013, art. 26:
I razes de escolha do profissional, demonstrando a compatibilidade entre a espcie de trabalho artstico a ser contratado e a finalidade especfica do evento

O Servidor deve descrever o contedo cultura do evento, para detalhar a relao do evento com o artista, por exemplo: um evento de rodeio envolvendo animais, linguagens rurais, para este tipo de evento a musica sertaneja e a musica caipira combinam com o ambiente, j uma justificativa. Outra justificativa o prprio processo de consulta ao artista levando em considerao a agenda, disponibilidade etc. O Interesse pblico na contratao do artista a soma da relao da obra com o projeto contratado, somado ao custo beneficio. 7. Justificativa da Consagrao

Argumentos que justifiquem a consagrao do artista convidado e diversidade, pluralidade envolvendo artistas de diversas linguagens.
1 Para a contratao na condio de convidado, dever ser comprovado que o artista consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 2 Dever ser observada nas contrataes de artistas convidados a diversidade cultural e pluralidade, permitindo a participao de diferentes artistas de diversas linguagens. Art. 25 do Decreto 34.577/2013

O servidor deve relatar os documentos de consagrao analisado, como por exemplo: O artista consagrado tendo em vistas a matria do jornal xxx, publicada no dia xx, que analisa o impacto da musica do artista no meio juvenil bem como relata a trajetria do artista, foram apresentadas outras 3 matrias que citam a participao do artista em eventos no Tocantins, Goiais e Distrito Federal e a boa participao do pbico. Pelo release, matrias e fotografias o artista comprova atuao e experincia superior a 15 anos, com apresentao em vrios estados, gravao de DVD e CD com venda superior a 20 mil cpias. o texto do servidor que deve comprovar que foi analisado a consagrao do artista, vale lembrar, que documentos com mera citao da apresentao no valido para comprovar a consagrao do artista, Justificativa de preo O servidor dever apresentar as justificativas encontradas para o preo para contratao do artista, informando inclusive o processo de negociao realizado. Para justificar o preo no processo preciso conter:

~ 52 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


a) Proposta detalhada do artista da apresentao, com tempo de durao, composio da equipe, figurino, cenrio, estrutura de apoio etc. b) Comprovantes de preo praticado pelo artista. c) Pesquisa de preo no mercado, nas mesmas condies em que o artista est sendo contratado. Com base na documentao o servidor vai descrever no projeto os elementos que justificam o preo. 7.1 Planilha de Custos Subsecretaria de Polticas e Promoes Culturais informa abaixo o custo do cach para pagamento do artista.

Grupo Circo Teatrando Nome do Artista Responsvel pelo Grupo Pessoa jurdica prpria CPF Representante Exclusivo Produo de artista LTDA 00.000.000/0000-00 CNPJ DATA HORRIO LOCAL DURAO
25/10 7/11 15h 15h Teatro nacional Hospital Sarah Kubtshek 60 min 60 min

VALOR R$
3.000,00 3.000,00

VALOR TOTAL

6.000,00

l) Das obrigaes da contratante a. Instruir seus servidores a respeito das disposies presentes neste Contrato; b. Permitir o acesso dos empregados da CONTRATADA, em suas instalaes para execuo dos servios; c. Indicar o local para execuo dos servios via Ordem de Servio; d. Promover, por intermdio de servidor designado, o acompanhamento e a fiscalizao da prestao dos servios, rejeitando aqueles que no atenderem a qualidade exigida, anotando em registro prprio as falhas detectadas e exigindo medidas corretivas por parte da CONTRATADA; e. Realizar o pagamento CONTRATADA, pelos valores efetivamente comprovados na execuo dos servios prestados nos prazos estabelecidos neste; f. Notificar CONTRATADA, fixando-lhe prazo para correo das irregularidades encontradas nas execues dos servios. m) Das obrigaes da Contratada

a) Executar os fornecimentos dos servios de acordo com as especificaes exigidas, dentro dos prazos estabelecidos e todas as obrigaes assumidas, sujeitando-se a fiscalizao da equipe da ADMINISTRAO PBLICA para a observncia das determinaes da contratao; b) Promover por sua conta e risco o transporte dos equipamentos, materiais e utenslios necessrios execuo deste Contrato; c) Comunicar ao ESTADO qualquer anormalidade que interfira no bom andamento para o fornecimento dos servios; d) Zelar pela boa e completa prestao dos servios;

~ 53 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


e) Encarregar-se exclusivamente pelo pagamento de todos os impostos e taxas, devendo apresentar sempre que solicitado, a comprovao dos recolhimentos respectivos; f) Honrar os encargos trabalhistas, previdencirios, sociais e outras obrigaes previstas em Lei, ficando registrado que o pessoal empregado pelo CONTRATADO no ter nenhum vnculo jurdico com o GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL; g) Efetuar pontualmente o pagamento de todas as taxas e impostos que incidam ou venham a incidir sobre as suas atividades e/ou sobre a execuo do objeto do presente CONTRATO; h) Acatar apenas as solicitaes dos fornecimentos dos servios formalmente autorizados pelo GDF; i) Responsabilizar-se pela emisso de nota fiscal de apresentao artstica e envio de toda documentao solicitada; j) Responsabilizar-se pela documentao necessria, relativa liberao da execuo da apresentao artstica, emitida pelos rgos de fiscalizao e controle, exceto ECAD; k) Apresentar-se no dia para o qual foi selecionado, cumprindo todos os critrios, com todos os equipamentos em funcionamento; l) Divulgar, de acordo com os critrios adotados, a participao do Governo do Distrito Federal e do rgo contratante, em toda e qualquer ao, promocional ou no, relacionada com a execuo do objeto, bem assim, apor a marca nos palcos, camisas, placas, painis e outdoors de identificao da apresentao artstica custeada, no todo ou em parte, com os recursos do GDF. n) Parecer Diante do projeto e interesse pblico na realizao do projeto/evento constante no processo (nmero do processo que aprovou o evento/atividade), j manifestado pela rea tcnica, considerando ainda a justificativa de preo, consagrao e razes da escolha do artista em cumprimento ao decreto 34.577/2013, sou favorvel a contratao do citado artista/grupo. Encaminho os autos para as demais consideraes e autorizaes que se fizerem necessrias.

ELABORADO POR: (Nome do servidor) Assessor tcnico

APROVADO POR: (Nome da autoridade superior) Subsecretrio de Polticas e Promoes Culturais

~ 54 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

ANEXO VI
Modelo de extrato para publicao no DODF Publicao Geral do Evento A Administrao Regional de Planaltina, torna pblico a realizao do evento Festa Cultura e Popular a ser realizada nos dias 21 a 23 de outubro de 2013, na praa central, prximo a feira permanente, com valor global estimativo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil), oriundos de recursos do tesouro, sendo R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais) de estruturas de palco, som, iluminao, banheiros qumicos, estruturas metlicas e tentas, e R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais) para contrataes artsticas. O evento foi aprovado pela titular da pasta no dia 15 de outubro de 2013, no processo n 150.000234/2013 que autoriza a realizao do evento. Braslia/DF, xx de xxxxxx de 2013. (nome do titular da pasta) Publicao para contratao de Artista por Chamamento Pblico O Gerente de Cultura desta Administrao, tendo em vista a seleo de artistas ou grupos, realizada por meio do edital de chamamento p\blico n xxx/2013, no processo 000.000000/2013, com fulcro no artigo 25, caput da Lei n 8.666/93 e capitulo V do Decreto 34.577/2013, reconheceu a inexigibilidade de licitao em favor da contratao do Artista JOO DA COSTA E BANDA, representado exclusivamente pela Empresa (nome da empresa e CNPJ), no valor de R$ 20.000,00 (VINTE MIL REAIS), para se apresentar por 90 (noventa) minutos, no dia xx de xxxx de 2013, na (endereo da apresentao), dentro da programao do Projeto Cultural/Social (nome do projeto). Nos termos do Art. 26 da mesma Lei n 8.666/1993, ratifiquei o ato do Gerente de Cultura e determinei a respectiva publicao no Dirio Oficial do DF, para que adquirisse a necessria eficcia. Braslia/DF, xx de xxxxxx de 2013. (nome e funo do responsvel pela pasta).

Publicao para contratao de Artista por Credenciamento O Gerente de Cultura desta Administrao, tendo em vista a seleo de artistas ou grupos, por meio do credenciamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, no processo 000.000000/2013, com fulcro no artigo 25, caput da Lei n 8.666/93 e capitulo IV do Decreto 34.577/2013, reconheceu a inexigibilidade de licitao em favor da contratao do Artista JOO DA COSTA E BANDA, representado exclusivamente pela Empresa (nome da empresa e CNPJ), no valor de R$ 20.000,00 (VINTE MIL REAIS), para se apresentar por 90 (noventa) minutos, no dia xx de xxxx de 2013, na (endereo da apresentao), dentro da programao do Projeto Cultural/Social (nome do projeto). Nos termos do Art. 26 da mesma Lei n 8.666/1993, ratifiquei o ato do Gerente de Cultura e determinei a respectiva publicao no Dirio Oficial do DF, para que adquirisse a necessria eficcia. Braslia/DF, xx de xxxxxx de 2013. (nome e funo do responsvel pela pasta).

~ 55 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

Publicao para contratao de Artista Convidado O Gerente de Cultura desta Administrao, tendo em vista a justificativa apresentada pela rea tcnica e o parecer favorvel da Assessoria JurdicoLegislativa, no processo 000.000000/2013, com fulcro no artigo 25, caput da Lei n 8.666/93 e capitulo VI do Decreto 34.577/2013, reconheceu a inexigibilidade de licitao em favor da contratao do Artista JOO DA COSTA E BANDA, representado exclusivamente pela Empresa (nome da empresa e CNPJ), no valor de R$ 20.000,00 (VINTE MIL REAIS), para se apresentar por 90 (noventa) minutos, no dia xx de xxxx de 2013, na (endereo da apresentao), dentro da programao do Projeto Cultural/Social (nome do projeto). Nos termos do Art. 26 da mesma Lei n 8.666/1993, ratifiquei o ato do Gerente de Cultura e determinei a respectiva publicao no Dirio Oficial do DF, para que adquirisse a necessria eficcia. Braslia/DF, xx de xxxxxx de 2013. (nome e funo do responsvel pela pasta).

~ 56 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO VII
MODELO DE DECLARAO DE INEXIGIBILIDADE
(usado do Festival de Bonecos como modelo)

A AJL, e subsequente SUAG.

Para a realizao do XII Festival Internacional de Bonecos, foram selecionados, para apresentaes em diversas cidades do DF, do dia 21/10 a 06/11/2013, na forma de credenciamento conforme disposto no Decreto 34.577/2013, com fundamento no caput do art. 25 da Lei 8666/1993, os seguintes artistas, conforme detalhado no Projeto Bsico fls. 005 a 009: CIA Jorge Crespo, Chico Simes, CIA Roupa de Ensaio, CIA Articum, Grupo Pirilampo, Mamulengo Mulungu, Mamulengo So Saru, As Caixeiras, Mamulengo Fuzu,
Mamulengo Sem Fronteiras, Cia Titeritar, Avulso Teatro Popular.

Foram selecionados todos os 19 artistas credenciados na rea de atuao de Cultura Popular, com estilo de apresentao de teatro de bonecos e mamulengo. No processo 150.002669/2013 so relacionadas 12 contrataes e as demais constam no processo 150.002676/2013. Todos os artistas comprovam atuao ARTISTA superior a dois anos nas citadas reas, conforme documentao constante no SISCULT, foram selecionados por meio do regulamento publicado pela portaria 85 de 3 de outubro de 2013, ata da reunio da comisso de credenciamento publicada no DODF no dia 21 de outubro de 2013, e escolhidos por esta Subsecretaria tendo com base o projeto do evento autorizado no processo 150.002259/2013, diante do exposto atesto configurando ao situao de inexigibilidade de licitao com base no caput, do Art. 25 da lei 8666/1993 e disposto no decreto 34.577/2013.

Braslia, 21 de outubro de 2013

Nome da autoridade Funo da autoridade

~ 57 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO VIII
MODELO DE AUTORIZAO DE EMPENHO Diretoria de Planejamento e Finanas. Tendo em vista a solicitao da SPPC na pea inicial, manifestao expressa da situao de inexigibilidade confirmada pelo parecer da AJL e a instruo constante dos autos, autorizo, por fora da competncia expressa no Artigo 7 da Lei n. 3.163/2003 e nos termos do Decreto n 32.598/2010, art. 30, Incisos I, II, IV e V, Decreto n 34.577 de 16 de agosto de 2013, os procedimentos visando contratao dos seguintes artistas por credenciamento: Nome do Artista Joaquim Mineiro DIGA HOW Dieguinho e Nanda Grupo Sem Kao data e horrio 26/10 15:00 25/10 21:30 25/10 22:30 25/10 23:30 Representante Joaquim Mineiro Jaime Costa Silva Diego e Nada os Cobrinhas Banda Musical Fura Olho CPF/CNPJ 258.891.501-97 709.672.291-20 036.630.051-27 13.254.097/0001-00 Valor Total 3.500,00 5.000,00 8.000,00 5.000,00

As referidas apresentaes esto dentro da programao do 56 Aniversrio do Parano, a ser realizado nos dia 25 e 26 de outubro de 2013, em diversas cidades no estacionamento Administrao Regional do Parano. Por subsecutivo, autorizo a emisso de Nota de Empenho, Nota de Lanamento e respectiva Previso de Pagamento, no Programa de Trabalho n 13.392.6219.4090.5875, Natureza de Despesa 33.90.39 Fonte 100, no valor de R$ 21.500,00 (vinte e um e quinhentos mil reias), na forma de inexigibilidade de licitao com amparo no Art. 25, Caput, da Lei n 8.666/93 e Decreto 34.977/2013. No que diz respeito ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a exigncia pode ser considerada cumprida, face previso de recursos na LOA vigente. Quanto celebrao de contrato, considerando que a lei possibilita sua substituio por nota de empenho ou outro instrumento equivalente, na hiptese de despesas de valor inferior ao limite mximo para convite ou as que, pela sua natureza, no geram obrigao futura, como o caso presente, a exigncia ser ser suprida pela emisso da correspondente Nota de Empenho.

~ 58 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


Aps o cumprimento das demais exigncias quanto ratificao e publicao da matria, remeta-se SPPC, para dar cumprimento a todas as orientaes lanadas no parecer jurdico, apresentar relatrio final e comprovantes da realizao do evento e solicitar a liquidao da despesa, condicionada ao integral cumprimento do Decreto 34.577/2013, Parecer n. 393/2008-PROCAD/PGDF e a manifestao da AJL, e efetiva prestao de servios.

Braslia, 25 de outubro de 2013.

(nome do servidor) (funo)

~ 59 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO IX


CADASTRANDO UM EVENTO NO SISCULT Entre no sistema de cadastro www.sistemas.cultura.df.gov.br , para cadastrar o evento, lembre-se que para ter acesso preciso ter solicitado a senha por oficio a Secretaria de Cultura, conforme modelo no ANEXO II. A) Dentro do sistema, ADMINISTRAO. selecione a opo SISTEMA GERAL DE

B) Digite o CPF e senha, em seguida clique em acessar.

~ 60 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


C) Na aba superior na opo SISTEMAS, dentro da aba CONTROLE DE EVENTOS selecione CADASTRO DE EVENTOS.

D) O sistema abrir o formulrio preenchido com algum evento, escolha a opo para incluir novo evento. (ou localizar caso esteja querendo edital o evento cadastrado.

~ 61 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


E) O sistema vai abrir o formulrio para que sejam preenchidos todos os dados do evento. Nome do evento Data e hora de inicio e fim do evento Estimativa de pblico, Valor estimado do custo com estruturas, Valor estimado de contratao artstica O sistema preenche automaticamente o valor total estimado. Justificativa de realizao do evento. Local, com endereo detalhado do evento. Seleo dos artistas a serem contratados para este evento (independente da forma de contratao);

~ 62 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


F) Preencha os dados, e selecione a cidade ou cidades envolvidas no evento a ser realizado.

G) Digite o CPF ou CNPJ para selecionar os artista que sero contratados para o evento.

~ 63 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


H) Repita o procedimento ate incluir todos os artistas, em seguida marque a opo evento pronto para a contratao marque em SIM. (se no for marcado o evento no aparece disponvel para a realizao de contratao de artistas)

I)

Agora clique em salvar.

J) Se desejar, o sistema gera o relatrio simplificado do evento.

INFORMAES IMPORTANTES O Evento includo s poder se alterado pela pessoal (CPF) que cadastrou o evento. Aps a data da realizao do evento no ser possvel nenhum tipo de alterao.

~ 64 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO X


GERANDO A CONTRATAO DE ARTISTAS NO SISCULT Entre no sistema de cadastro www.sistemas.cultura.df.gov.br , para cadastrar o evento, lembre-se que para ter acesso preciso ter solicitado a senha por oficio a Secretaria de Cultura, conforme modelo no ANEXO II. (esta etapa deve ser feita aps cadastrado o evento conforme ANEXO VII) A) Dentro do sistema, ADMINISTRAO. selecione a opo SISTEMA GERAL DE

B) Digite o CPF e senha, em seguida clique em acessar.

~ 65 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


C) Na aba superior na opo SISTEMAS, dentro de CONTRATAO DE ARTISTAS, selecione INICIAR CONTRATAO.

D) O sistema abre a relao dos eventos e artistas habilitados, escolha o evento que contratar os artistas, em seguida clique na opo BUSCAR ARTISTAS.

~ 66 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


E) Selecione o artista para iniciar o processo de contratao, em seguida clique em ABRIR CONTRATAO.

F) Com o cadastro selecionado, para o caso do artista possuir uma empresa como representante exclusiva possvel verificar os dados clicando em produtora.

G) Verifique os dados e clique em voltar.

~ 67 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

H) Siga para CONTRATO para incluir os dados.

I)

Preencha o cadastro, detalhando o local da apresentao, endereo, referencia e breve descrio da apresentao a ser desenvolvida.

~ 68 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


J) Selecione a forma de seleo do artista entre: Credenciamento, Chamamento pblico ou artista convidado e preencha os dados dos campos que abrirem.

K) Preencha o banco, agencia e conta corrente.

L) Em seguida clique em GRAVAR, o sistema vai abrir a ABA para gerar o relatrio de contratao.

~ 69 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


M) Confirme

N) O sistema abrir a ABA para emisso do relatrio,

O) O relatrio gerado.

~ 70 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

PASSO RELATRIO aps gerado o relatrio deve ser imprimido, assinado pelo servidor responsvel pela elaborao, juntado ao processo de contratao. CONFERNCIA DE DOCUMENTAO o servidor deve conferir se no SISCULT a documentao est completa. Deve ser verificado se no cadastro do artista ou da empresa possui o contrato de agenciamento ou a declarao de exclusividade (como verificar os documentos no SISCULT pg. 73). CERTIDES NEGATIVAS as certides negativas devem ser includas no processo para o empenho, podendo ser retiradas pela internet pelo prprio rgo contratante. NO NECESSRIO IMPRIMIR OS DOCUMENTOS salvo as certides negativas, o relatrio gerado do SISCULT substitui a documentao. Ser includa no processo somente documentao complementar que no esteja na lista do SISCULT (neste caso informe a SECULT da falta do documento). ALERTA - ALERTA - ALERTA Caso o sistema no esteja gerando o relatrio de contratao, poder ser emitido O RELATRIO DE HABILITAO para prosseguir com a contratao, porm no processo dever ser includa a justificativa com a cpia da tela de erro do SISCULT. (veja como emitir o relatrio de habilitao abaixo)

~ 71 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


RELATRIO DE HABILITAO PARA CONTRATAO. (este relatrio somente ser usado para o caso de no ser possvel de gerar o relatrio de contratao)

A) Escolha a opo COMPROVANTES.

B) Digite o CPF ou CNPJ que deseja consultar, clique em GERAR RELATRIO.

C) O nome do artista ou grupo aparecer na tela, escolha o relatrio de HABILITAO.

~ 72 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


D) O relatrio ser gerado, imprima para ser includo no processo.

VERIFICANDO A DOCUMENTAO DO ARTISTA NO SISCULT a) Escolha a opo cadastros habilitados.

b) Inclua o CPF ou CNPJ e clique em FILTRAR.

~ 73 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

c) Clique em Acessar o Cadastro

d) Com o cadastro aberto escolha a opo documentos.

e) Escolha o documento.

~ 74 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

f)

Clique para visualizar o documento.

g) Clique para abrir o arquivo.

h) O documento pode ser visualizado no navegador.

~ 75 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil

~ 76 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil ANEXO XI


Modelo de edital de chamamento pblico. EDITAL DE CHAMAMENTO PBLICO N XX/2013 (NOME DO EVENTO) A SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA lana o chamamento pblico para a seleo de shows musicais, espetculos de teatro, dana e circo, para a programao em comemorao ao (NOME DEO EVENTO), nos dias 15 de abril a 01 de maio de 2013, pelo qual sero selecionados XX grupos/artistas, tendo como base o art. 25 da lei 8666/93 e decreto 34.577/2013. 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por escopo o chamamento de artistas de qualquer linguagem com vistas prestao de servios artsticos de bandas, grupos e artistas para o evento (xxxxxxxxxxxxxx), nos seguintes estilos artsticos: Culturas Populares e Tradicionais; MPB; Hip-Hop; Forr; Dana e Teatro. Conforme as especificaes e condies constantes deste Regulamento, contemplando os critrios tcnicos especficos, os pr-requisitos e valores fixados para possveis realizaes da prestao dos servios no mbito do Distrito Federal. 1.2. Podero participar do chamamento artistas de qualquer linguagem residentes no DF e Regio Metropolitana, com mais de 01 (um) ano de constituio, na hiptese de pessoa jurdica, atravs de formulrio eletrnico, acessvel no endereo www.cultura.df.gov.br, para possveis prestaes de servios artsticos no mbito do Distrito Federal. 1.3. Para o presente edital ser disponibilizado xxx vagas para msica, xxx para dana e xxxx para teatro. 1.4. assegurado acesso permanente a qualquer interessado que preencha as exigncias estabelecidas para o edital, cuja inscrio estar disponvel do dia xx a xx de setembro de 2013. 1.5. A prestao de servios ser remunerada com base nos valores definido no Anexo II deste Edital, ficando expressamente vedado o pagamento de qualquer sobretaxa em relao tabela de remunerao adotada. 1.6. vedada a cesso ou transferncia do Contrato de Prestao de Servio, total ou parcial, bem como a subcontratao parcial do objeto. 1.7. As despesas decorrentes da execuo do Contrato de Prestao de Servios correro conta dos recursos oramentrios de cada unidade da Secretaria de Cultura que demande os servios objeto deste Edital. 1.8. O processo de Edital se desenvolver da seguinte forma: a) Inscrio b) Seleo c) Publicao do Resultado d) Emisso da Nota de empenho e) Prestao de Servios 2. DAS CONDIES NECESSRIAS DE PARTICIPAO NO EDITAL DE CHAMAMENTO PBLICO 2.1. Somente sero admitidos a participar deste chamamento os interessados que atenderem a todas as exigncias contidas neste Edital e nos seus anexos. 2.2. Cada artista ou grupo participante poder inscrever somente em um estilo. 2.3. No ser admitida a participao de pessoas que estejam suspensas temporariamente de participar e de licitar com a Administrao Pblica ou os declarados inidneos, na forma dos incisos III e IV do art. 87 da Lei 8.666/93. 2.4. vedada a participao de servidores pblicos da Secretria de Estado da Cultura no credenciamento, bem como de parentes de at 2 grau.

~ 77 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


3. DA REGNCIA LEGAL DO CHAMAMENTO PBLICO 3.1. Esse credenciamento obedecer, integralmente, as disposies do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, art. 25, caput, da Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993, capitulo V e Art. 32 do Decreto 34.577 de 15 de agosto de 2013. 4. DA COMISSO DE SELEO 4.1. O processo de seleo ser conduzido por Comisso, composta por servidores, ou pessoas designadas pelo Secretrio de Cultura, por portaria publicada em Dirio Oficial do Estado, com experincia e capacidade tcnica para realizao da seleo. 5. DO PROCEDIMENTO PARA CHAMAMENTO PBLICO 5.1. DA INSCRIO 5.1.1. O ato de inscrio para o processo de credenciamento se dar atravs de preenchimento de formulrio disponibilizado no endereo eletrnico http://www.cultura.ba.gov.br e apresentao dos seguintes documentos: I Ficha de Inscrio (devidamente preenchida e assinada); II Comprovante de cadastramento no SISCULT. Paragrafo nico. No sero aceitas inscries que possuam no repertrio e na reproduo, msicas que desvalorizem, incentivem a violncia ou exponham as mulheres situao de constrangimento, bem como manifestaes de homofobia ou discriminao racial e apologia ao uso de drogas ilcitas. 5.1.3. A documentao de regularidade econmica, fiscal e do (s) artista (s), subsdios para a avaliao desde chamamento, sero as mesmas constantes no cadastro feito pelo artista(s) no SISCULT. 5.1.4. As pessoas interessadas devero preencher todos os itens do formulrio, preenchendo a proposta de apresentao em acordo ao estilo escolhido pelo artista. 5.1.5. Os participantes do chamamento que no ato da inscrio estejam com as certides negativas de dbitos, ou qualquer outra certido vencida no SISCULT, dever apresentar novas certides, sendo consideradas como vlidas a data da entrega do envelope com a proposta. 5.1.6. O formulrio preenchido e demais documentos previstos no item 5.1 e 5.1.5. (se for o caso) dever ser enviados ou entregues, via correio, ou protocolados diretamente na SECULT, em envelope lacrado (das 09:00 s 12:00 h e das 14:00 s 17:00 h) no endereo abaixo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL SECULT A/C - Comisso Permanente de Credenciamento SCN - Via N2 Anexo do Teatro Nacional Cludio Santoro Braslia DF CEP 70.070-120 5.1.7 As pessoas interessadas recebero comprovante de inscrio, contendo razo social/nome, CNPJ/CPF e data de inscrio. 5.2. DA SELEO 5.2.1 A Comisso de seleo concluir pela seleo das interessadas, mediante parecer circunstanciado e individualizado por pretendente, que cumprirem as exigncias do item 5.1. e 5.3. 5.2.2. No poder ser habilitada a pessoa que no demonstrar a pertinncia do artista, banda e/ou grupo com o contexto no estilo selecionado, prova que poder ser oferecida com a apresentao da documentao prevista no item 5.1.1 e 5.1.3 ou deixar de prestar informaes complementares solicitadas durante o processo de chamamento pela Comisso de seleo, mediante comunicao via email indicado no formulrio de inscrio. 5.3. DA SELEO

~ 78 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


5.3.1. A lista dos selecionados ser divulgada, considerando a classificao dos(as) selecionados (as), com base na pontuao de 0 a 20 (de zero a vinte) dos seguintes critrios: 5.3.1.1. Para Msica: Anlise e avaliao do portflio da atrao (release, clipping, website, blog, etc.) para verificao da consistncia/pertinncia da proposta artstica e do grau de insero na cena musical regular, 01 ponto; bom 03 pontos; e timo 05 pontos; b) audio do material gravado em CD e DVD, avaliando-se a qualidade geral do material apresentado (qualidade de gravao, execuo, proposta esttico-musical) regular, 01 ponto; bom, 05 pontos e timo, 07 pontos; c) anlise da concepo artstica, envolvendo performance no palco, figurino, empatia com o pblico, verificando ainda aspecto de figurino e evoluo artstica no palco, verificvel com a apresentao do material em vdeo (DVD) regular, 01 ponto, bom, 05 pontos, timo, 07 pontos; d) at 5 anos de experincia 01 ponto, at 10 anos de experincia 03 pontos, acima de 10 anos de experincia 05 pontos, 5.3.1.2. Para Dana: a) mrito e qualidade artstica cultural da proposta regular, 01 ponto; bom 03 pontos; e timo 05 pontos; b) importncia da proposta no contexto scio cultural regular, 01 ponto; bom, 05 pontos e timo, 07 pontos; c) inovao, criatividade, coerncia e clareza na composio da proposta coreogrfica, verificvel com a apresentao do DVD regular, 01 ponto, bom, 05 pontos, timo, 07 pontos; 5.3.1.3. Para Teatro: a) mrito artstico do grupo ou artista no contexto do estilo escolhido regular, 01 ponto; bom 03 pontos; e timo 05 pontos; b) verificao da concepo do espetculo, originalidade e criatividade regular, 01 ponto; bom, 05 pontos e timo, 07 pontos; c) concepo artstica, clareza na abordagem do tema, coerncijma narrativa e inovao de linguagem e comunicabilidade regular, 01 ponto, bom, 05 pontos, timo, 07 pontos;. 5.3.1.4. Para Grupos de Culturas Populares e Tradicionais: a) mrito e qualidade artstica cultural da proposta, verificvel com apresentao do histrico, fotos e demais registros de apresentaes realizadas regular, 01 ponto; bom 03 pontos; e timo 05 pontos; b) tradio, conforme os anos de existncia do grupo, comprovvel com a apresentao de histrico, acompanhado de registros, releases, folhetos, etc. mais de 10 ano, 01 ponto; mais de 20 anos 05 pontos; e mais de 50 anos 07 pontos; c) indumentria e adereos coerentes com a tradio e a proposta cultural apresentada, verificvel com a apresentao de fotos, DVD, etc regular, 01 ponto, bom, 05 pontos, timo, 07 pontos;. Sero avaliados os mesmos critrios definidos para Msica. 1 - Em cada um dos itens s ser atribuda uma nota regular, bom ou timo, para que o total resulte em cada manifestao cultural, por estilo, o mximo de 20 pontos. 2 - Para ser classificado, o proponente, deve atingir um mnimo de 10 (onze) pontos. 5.3.2. Caber Comisso de seleo a publicao do resultado no Dirio Oficial do Distrito Federal e por meio de divulgao no endereo eletrnico www.cultura.df.gov.br. 5.3.5. A Comisso de seleo avaliar os casos omissos, considerando sempre o interesse pblico. 5.4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ASSINATURA DO CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS

~ 79 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


5.5.1. Para a assinatura do contrato (ou substituio pela nota de empenho) de prestao de servios, observar-se-, no que couber, as disposies dos arts. 27 a 30 da Lei Federal 8666/93, devendo o convocado apresentar os seguintes documentos, somente para o caso de documentao vencida no SISCULT: 5.5.1.1. Pessoa Jurdica: a) prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do convocado, ou outra equivalente, na forma da lei; b) prova de regularidade relativa Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), demonstrando situao regular no cumprimento dos encargos sociais institudos por lei; c) Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas (CNDT); d) comprovante de conta bancria (folha de Cheque, carto ou extrato); 5.5.1.2. Pessoa Fsica: a) prova de regularidade para com a Fazenda Federal e Estadual do domiclio ou sede do convocado, ou outra equivalente, na forma da lei; b) Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas CNDT c) comprovante de conta bancria (folha de Cheque, carto ou extrato); 6. RECURSOS 6.1. Da deciso da habilitao/ classificao, caber recurso dirigido ao Secretrio de Cultura, no prazo de 03 (trs) dias da publicao, o qual dever ser protocolizado na Secretaria de Cultura SECULT, no endereo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL SECULT A/C - Comisso Permanente de Credenciamento SCN - Via N2 Anexo do Teatro Nacional Cludio Santoro Braslia DF CEP 70.070-120 6.2. Recebido o recurso, a Comisso de seleo, no prazo de 02 (dois) dias, proceder a instruo deste com os documentos e informaes necessrios, procedendo ao juzo prvio de retratao, se for o caso. 6.2.1 No se tratando de hiptese de retratao, a Comisso de seleo encaminhar, se for necessrio, para o exame tcnico e, na hiptese de anlise jurdica, Assessoria Jurdica e Legislativa da SECULT. 6.3. A Assessoria Jurdica e Legislativa, proceder, no prazo de 05 (cinco) dias, contados do ingresso do processo, o exame jurdico da matria, aps o que, iro os autos ao Secretrio de Cultura, a quem caber decidir o mrito, no prazo mximo de 03 (trs) dias, publicando o resultado no Dirio Oficial do Distrito Federal e em meio eletrnico. 7. CONDIES DE PAGAMENTO 7.1. As condies de pagamento sero previstas na nota de empenho ou Contrato de Prestao de Servios, considerando as especificidades da prestao do servio artstico, a durao e o custo previsto para este, ressaltando sempre o interesse pblico, conforme as determinaes da Lei Federal 8.666/93 e Art. 28 do Decreto 34.577/2013. 7.2. Os pagamentos sero efetuados atravs de crdito em conta corrente, no prazo no superior a 20 (vinte) dias, aps a apresentao da respectiva Nota Fiscal. 7.2.1. Em havendo alguma pendncia impeditiva do pagamento, o prazo fluir a partir de sua regularizao por parte da contratada. 8. RESCISO 8.1. A inexecuo do Contrato de Prestao de Servio, total ou parcial, ensejar a sua resciso e demais as consequncias previstas no termo, na Lei Federal n. 8.666/93.

~ 80 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


8.2. A resciso poder ser determinada, por ato unilateral e escrito do Contratante, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII da Lei Federal n. 8.666/93. 9. IMPUGNAES 9.1. At 03 (trs) dias aps a divulgao do edital, qualquer pessoa poder solicitar esclarecimentos, providncias ou impugnar o ato convocatrio, cabendo ao Secretrio de Cultura, com apoio tcnico da Comisso de seleo, decidir. 9.2. Se reconhecida a procedncia das impugnaes ao Edital, a Administrao proceder sua retificao e republicao exclusivamente da alterao, supresso ou acrscimo, com ampla divulgao para assegurar o conhecimento por todos. 10. DISPOSIES FINAIS 10.1. A Secretaria de Cultura SECULT poder prorrogar, adiar, revogar ou anular o presente Edital, na forma da Lei, sem que caiba aos participantes qualquer direito a reembolso, indenizao ou compensao. 10.2. A qualquer tempo, antes da data de abertura do das incries, poder a Secretaria de Cultura SECULT, se necessrio, modificar este instrumento, hiptese em que dever proceder a divulgao, reabrindo o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das inscries propostas. 10.3. facultada Comisso de seleo promover, a qualquer tempo, diligncia destinada a esclarecer ou complementar a instruo de processos. 10.4. Os erros materiais irrelevantes sero objeto de saneamento mediante ato motivado na instruo processual ou pela comisso de seleo. 10.5. As informaes e esclarecimentos necessrios ao perfeito conhecimento do objeto deste chamamento podero ser prestados no local de entrega dos documentos ou portal oficial www.cultura.df.gov.br. 10.6. Este regulamento possui 02 (duas) anexos: a) ANEXO II Modelo de Formulrio de Inscrio ao Chamamento; c) ANEXO III Tabelas de preos, por rea de atuao artstica; 10.7. Para quaisquer questes judiciais oriundas do presente Regulamento, prevalecer o Foro da Comarca de Braslia-DF, com excluso de qualquer outro, por mais privilegiado que seja. 10.8. Os casos omissos sero dirimidos pelo Secretrio de Cultura, com a anlise tcnica da Comisso de seleo. Braslia, xxx de setembro de 2013 HAMILTON PEREIRA DA SILVA Secretrio de Estado de Cultura

~ 81 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


ANEXO (do edital de chamamento)
FORMULRIO DE INSCRIO

REQUERIMENTO DE INSCRIO
NOME ARTISTCO LINGUAGEM ARTISTICA ESTILO TELEFONE (DDD) SITE/EMAIL CELULAR (DDD)

IDENTIFICAO DO RESPONSVEL PELA CONTRATAO Nome Completo (PESSOA FSICA/PESSOA JRIDICA): Endereo comercial: Cidade: Telefone fixo: Celular: UF: E-mail: CPF: CEP:

REA DE ATUAO ARTISTICA PARA O CHAMAMENTO rea de Atuao/ LINGUAGEM: MSICA TEATRO DANA CULTURA POPULAR CONTAO DE HISTRIA

APRESENTADOR DE EVENTOS

DJ / MC

OFICINEIRO (relacionado a linguagem de atuao)

Detalhamento do estilo ou caracterstica de atuao (QUADRO ABAIXO).

~ 82 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


MSICA: (marque seu estilo) Multiplicidade de Gneros Msica Instrumental Blues e Jazz Afro e Samba Rock Hip-Hop Forr Reggae Msica Sertaneja Ax e Pagode Msica Popular Brasileira (MPB) Apresentao Solo TEATRO: (marque a opo que se enquadra) Grupo de 5 a 10 integrantes Grupo acima de 10 integrantes Apresentao Solo (monlogos) DANA: (marque a opo que se enquadra) Escola/academia Companhia de dana

CULTURAS POPULARES: (marque a opo que se enquadra) Grupo Iniciante at 4 anos Grupo Consolidado 4 a 10 anos Grupo Tradicional acima de 10 anos

APRESENTAO EM GRUPO Grupo com experincia de at 5 anos Grupo com experincia acima de 5 anos

APRESENTAO SOLO Artista com experincia de 5 a 10 anos Artista com experincia acima de 10 anos

CONTADOR DE HISTRIA: (marque a opo que se enquadra) Contador com experincia at 5 anos Contador com experincia acima de 5 anos

ORQUESTRAS: (marque a opo que se enquadra) Grupo de 10 a 20 integrantes Grupo de 21 a 30 integrantes Grupo acima de 30 integrantes

~ 83 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


BREVE RELATO E DESCRIO DA APRESENTAO ARTISTICA PROPOSTA

Descrio:

~ 84 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


ANEXO (do edital de chamamento) TABELA DE PREO PARA PAGAMENTO DE CACH

1. Grupos de Culturas Populares e Tradicionais Tipo de classificao Grupos Iniciantes at 4 anos Grupos Consolidados de 4 a 10 anos Grupos Tradicionais acima de 10 anos 2. Dana Tipo de classificao Grupos de escolas / academias Companhia de Dana 3. Teatro Tipo de classificao Grupos de 5 a 10 integrantes Grupos acima de 10 integrantes 4. Artistas de apresentaes solo (teatro e msica) Tipo de classificao Artista com experincia de 5 anos a 10 anos Artista com experincia acima de 10 anos 5. Orquestras Tipo de classificao Grupo de 10 a 20 integrantes Grupo de 21 a 30 integrantes Grupo acima de 30 integrantes 6. Artistas, bandas e/ou grupos musicais Pontuao Tempo de Experincia 10 a 17 10 a 17 18 a 20 Grupos at 5 anos de experincia Grupos a cima de 5 anos de experincia Grupos at 5 anos de experincia

Valor do cach R$ 2.000,00 R$ 4.000,00 R$ 8.000,00

Valor do cach R$ 2.000,00 R$ 4.000,00

Valor do cach R$ 2.500,00 R$ 4.000,00

Valor do cach R$ 1.500,00 R$ 3.500,00

Valor do cach R$ 10.000,00 R$ 15.000,00 R$ 20.000,00

Valor do cach R$ 3.500,00 R$ 5.000,00 R$ 6.000,00

~ 85 ~

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Cultura Casa Civil


18 a 20 Grupos a cima de 5 anos de experincia R$ 8.000,00

7. Contador (a) de Histria Tipo de classificao Artista com experincia at 5 anos Artista com experincia acima de 5 anos 8. Apresentador de Eventos Tipo de classificao Apresentador eventos culturais 9. DJ/MC Tipo de classificao Atuao entre 02 a 03 horas 10. Oficineiros Tipo de classificao Pessoas para ministrar oficinas, dentro das linguagens artsticas comprovadas. valor hora-aula.

Valor do cach R$ 500,00 R$ 650,00

Valor do cach R$ 500,00

Valor do cach R$ 800,00

Valor do cach R$ 120,00

Obs: A emisso de Nota Fiscal de inteira responsabilidade do proponente. Os valores propostos so brutos, ainda sem os descontos devidos (impostos). Obs: os valores propostos so referentes aos cachs pr-fixados, podendo ser eventualmente negociado tendo em vistas o ajuste oramentrio de determinado rgo.

~ 86 ~

You might also like