You are on page 1of 23

1

XXIV Encontro Anual da ANPOCS.

EDUCAO A DISTNCIA (EAD): UMA SOLUO OU UM PROBLEMA?

GT 02 EDUCAO E SOCIEDADE 3a. Sesso: O sistema de ensino superior e as transformaes recentes

Tamara Benakouche
Universidade Federal de Santa Catarina

Petrpolis, RJ 23 a 27 de outubro de 2000

"Muitos acordaro um dia com a transformao j feita sem que tenham atentado para o processo construtivo. Olharo tudo com ar de espanto." (Lauro de Oliveira Lima, 1971, p.62)

A questo que serve de ttulo ao presente artigo visa muito mais sugerir a necessidade de se debater o tema anunciado, do que delimitar de forma inequvoca uma posio a ser aqui defendida. Em outras palavras, gostaria de deixar claro, desde j, que no pretendo propor uma resposta precisa seja favorvel, seja desfavorvel - s alternativas propostas no enunciado da questo. Acredito que a Educao a Distncia (EAD) pode ser, ao mesmo tempo, uma soluo e um problema; nesse sentido, o que me interessa discutir em que circunstncias ela est-se construindo hoje no Brasil1. Para basear minha argumentao recorrerei, sobretudo, a dois nveis de informao que pretendo complementares: elementos tericos da chamada anlise sociotcnica da inovao (Item 2) e minha experincia docente no Laboratrio de Educao a Distncia da Universidade Federal de Santa Catarina - LED/UFSC (Item 3). Inicialmente, porm, apresentarei os motivos que ao meu ver explicam a atual expanso da EAD no pas, processo legitimado inclusive por uma legislao que pela primeira vez na histria reconhece formalmente esse modelo educativo (Item 1). S no ltimo item (Item 4), ponderarei a respeito das restries que lhe so feitas.

1. POR QUE EDUCAO A DISTNCIA?


Os principais motivos da atual expanso da EAD, no s no pas, mas em todo mundo, so basicamente trs: 1) o aumento da demanda por formao ou qualificao; 2) a multiplicao de meios tcnicos capazes de garantir materialmente a efetivao desse tipo de educao; e 3) a emergncia de uma cultura que j no v com muito estranhamento o estabelecimento de situaes de interao envolvendo pessoas situadas em contextos locais distintos.

. Na Introduo de The Reinvention of Politics (1997), Ulrich Beck comea afirmando a importncia do e para o entendimento do mundo atual: "The vagueness of And is the theme of the latter world, which is ours. Its farewell to order, its overflowing chaos, its extravagant hope for unity, its helplessness in the face of merely additive growth, its limits and limitlessness, the increasingly illusive borders and the anxiety that they arouse - all that lures and thrills in And." (p.1) Mesmo sem partilhar do pessimismo do autor, que esse belo trecho apenas sugere, concordo com os termos gerais dessa sua tese.

Com efeito, mudanas na organizao produtiva - definidas sobretudo pelo aumento da competitividade do mercado e por novas exigncias em termos de qualidade por parte dos consumidores - tm levado a que as empresas busquem uma fora de trabalho cada vez mais qualificada (KOVCS E CASTILHO, 1998). Isso est provocando uma verdadeira corrida para a realizao de cursos nos mais diversos nveis, conquanto que garantam a seus participantes uma nova capacitao ou uma formao mais atualizada e/ou mais consistente. Difunde-se cada vez mais a idia de que a educao no um processo que se possa dar em algum momento por concludo, mas ao contrrio, que ocorre ao longo de toda a vida.2 As pessoas que por alguma razo no esto encontrando respostas para suas demandas no ensino tradicional - seja pela ausncia de cursos nos locais onde vivem, seja pela falta de tempo para uma dedicao integral a uma formao - esto-se apresentando como os candidatos preferenciais para uma experincia a distncia. Quanto multiplicao de novos meios tcnicos, esta se d principalmente no setor das mdias eletrnicas; com efeito, as mudanas nele iniciadas nessas duas ltimas dcadas continuam a se processar, contemplando tanto os suportes, ou seja, os componentes fsicos (hardware), quanto os programas (software) e os servios que so disponibilizados, os quais inclusive vem-se tornando cada vez mais baratos. Os exemplos mais acabados desses servios encontram-se sem dvida na Internet - que j contam com a alternativa de acesso gratuito - onde se verifica uma constante ampliao das possibilidades colocadas ao alcance do pblico: correio eletrnico, batepapos, listas de discusso etc.. Ao mesmo tempo, no se podem menosprezar os avanos registrados nos campos da telefonia (vide a exploso dos celulares, os quais j do acesso Internet); da televiso (com a pluralidade de alternativas oferecidas pelos canais a cabo ou por satlites); da teleconferncia (graas miniaturizao das antenas parablicas); ou da videoconferncia (permitindo uma comunicao assncrona, ou seja, em tempo real, tanto de sons, como de imagens). O que vale porm ser enfatizado com relao a essas inovaes, que elas esto criando ou banalizando novas formas de contatos sociais, onde a presena fsica deixa de ser uma condio necessria - e a reside a grande novidade. A cada dia torna-se mais evidente a emergncia do que LVY (1997, p.17) chama de cibercultura, isto , de "um conjunto de tcnicas (materiais e
2

. J existe uma vasta bibliografia tratando desse ponto, associado inclusive discusso em torno da noo de competncias. Ver, por exemplo, ROP e TANGUY (1997), PAIVA (1997), MANFREDI (1999), ou ainda KOVCS (1998).

intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem paralelamente ao crescimento do ciberespao", este ltimo sendo por sua vez definido por ele como (op.cit. p.107) "o espao de comunicao aberto pela interconexo mundial de computadores e memrias informticas." O fenmeno reconhecido por um nmero cada vez maior de autores, mas podemos destacar ainda o que diz CASTELLS (1996, p.199) a seu respeito, ao descrever o que une uma empresa-rede (network enterprise), unidade que considera central na sociedade atual (nomeada por ele justamente de "a sociedade das redes"): "(...) h da fato um cdigo cultural comum nas diversas tarefas da empresa-rede. Ele feito de muitas culturas, muitos valores, muitos projetos que atravessam as mentes e informam as estratgias dos vrios participantes, mudando no mesmo ritmo que os membros da prpria rede e seguindo as transformaes culturais e organizacionais das unidades da rede. Trata-se de uma cultura, sem dvida, mas de uma cultura do efmero, uma cultura de cada deciso estratgica, mais uma colagem de experincias e interesses do que um cdigo de direitos e obrigaes. Trata-se de uma cultura virtual, multifacetada, como nas experincias visuais criadas por computadores no ciberespao, rearranjando a realidade. No uma fantasia, uma fora material, porque informa e refora poderosas decises econmicas a todo o momento da vida da rede." (O grifo do autor.) Esse ponto ressalta como fundamental para se distinguir o momento atual dos anteriores: a emergncia dessa cultura virtual que vai dar EAD um novo significado, um novo impulso3. Certamente no foram as novas mdias que criaram a EAD, haja vista que ela j conta com uma longa histria: do ensino por correspondncia, passando pelo uso do rdio e da televiso, diferentes geraes de tecnologias tm sido colocadas a disposio da educao 4. No entanto, no Brasil, ela sempre foi vista como um paliativo, um expediente alternativo para resolver carncias emergenciais ou acumuladas por anos de descuidos. Foi assim com as experincias pioneiras desenvolvidas pela Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 por um grupo liderado por Roquette Pinto; com o Projeto Minerva, criado pela rdio MEC, em 1970; com o Projeto SACI
3

. Nesse sentido, a cultura virtual pode ser considerada como uma das dimenses atuais do desencaixe, fenmeno analisado por GIDDENS (1991) como caracterstico da modernidade, o qual consiste justamente " no 'deslocamento' das relaes sociais de contextos locais de interao e sua reestruturao atravs de extenses indefinidas de tempoespao." (op.cit.p.29) . Uma "primeira gerao", dominante at o incio dos anos 70, seria representada pelo ensino por correspondncia, com uso de material impresso distribudo pelo correio; uma "segunda gerao", vinda a seguir, corresponderia ao uso associado do rdio, televiso, fitas de rdio e vdeo; finalmente, uma "terceira gerao" teria emergido no incio dos anos 90, a partir do uso de redes informatizadas e suportes de multimdia (MOORE e KEARSLEY apud BARCIA e VIANNEY, 1998).
4

(Satlite Avanado de Comunicao Interdisciplinares), comandado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e desenvolvido experimentalmente no Rio Grande no Norte, entre 1972 e 1975; com a criao das primeiras TVs universitrias (a primeira tendo sido a TVU, da UFPE, que entrou no ar em 1968); ou ainda com o Telecurso 2000, patrocinado pela Fundao Roberto Marinho em parceria com a Sistema FIESP/CIESP. Podemos buscar ainda outros exemplos, mas o fato que a EAD no Brasil nunca conseguiu mobilizar recursos ou aliados suficientes para que lhe fossem creditados pelo menos alguns bons resultados e obtivesse a legitimidade necessria para se afirmar como uma possibilidade pedaggica sria e vivel.5 No entanto, s os mais cticos - ou desinformados - podem duvidar das possibilidades de implantao da EAD, hoje, no pas. Tanto assim que a Lei no. 9 394/96, ou seja, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), dedica-lhe pela primeira vez na legislao educacional brasileira, alm de vrias menes, um artigo especfico - o art. 80 - que estipula: O Poder Pblico incentivar o desenvolvimento e a vinculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, e de educao continuada." Se tal reconhecimento representou um avano, na medida em que legitimou prticas j em andamento, outras menes a EAD, na prpria LDB, revelam um entendimento ainda ambguo com relao a essa modalidade de ensino. No caso, h que se destacar o prprio uso da expresso ensino a distncia, em lugar de educao a distncia, ponto j amplamente criticado por vrios autores (DEMO, 1998; NISKIER, 1999). O artigo 80 da LDB foi regulamentado pelo Decreto no. 2 494/98 - posteriormente alterado pelo Decreto no. 2 561/98 - e pela Portaria Ministerial no. 301/98 (destinada a normatizar os procedimentos de credenciamento de instituies interessadas em oferecer esse tipo de educao). Em seu Art. 1o, o Decreto 2 494/98 oferece uma definio oficial para a EAD: A Educao a Distncia uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao. Para alm da adoo da expresso educao a distncia e no mais ensino a distncia, como na LDB, o que vale destacar o entendimento da EAD como uma forma de auto5

. Para um resumo de todas essas experincias, a principal referncia bibliogrfica certamente NISKIER, 1999. Para uma anlise bastante detalhada do Projeto SACI, provavelmente a tentativa mais ousada, ver SANTOS, 1981.

aprendizagem.6 Ela deixa de ter o carter apenas supletivo, emergencial, que nas legislaes anteriores era atribudo s alternativas educativas que utilizavam correspondncia, rdio ou televiso para chegar at os alunos, e adquire reconhecimento a partir de suas prprias especificidades. 7 Um dos sinais desse reconhecimento a criao de uma Secretaria de Educao a Distncia (SEED), dentro do Ministrio de Educao, tendo por meta "levar para a escola pblica toda a contribuio que os mtodos, tcnicas e tecnologias de educao a distncia podem prestar construo de um novo paradigma para a educao brasileira."8 Dentre os seus principais programas esto o Programa Nacional de Informtica na Educao (PROINFO) e o TVEscola, j mais conhecidos; e os mais recentes, Programa de Formao de Docentes em Exerccio (Proformao), visando a formao de professores que no possuem a habilitao mnima exigida pela lei; e o Programa de Apoio Pesquisa em Educao a Distncia (PAPED), que d auxlio financeiro a autores de teses e dissertaes que tratem de temas relacionados EAD ou ao uso de tecnologias de comunicao na educao. Outra das suas atribuies estabelecer indicadores de qualidade para a autorizao de cursos de graduao a distncia (visto que para cursos de nvel fundamental e mdio, inclusive tcnico, esta definio cabe aos Conselhos Estaduais de Educao). Assim, at agosto de 2000, dentre as instituies credenciadas para esse fim, estavam: - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR curso autorizado: Matemtica, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura Plena; - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR cursos autorizados: Biologia, Fsica, Matemtica e Qumica - Licenciaturas Plenas;

. Assim, citando Keegan, BELLONI (1999, p. 30) afirma: "A idia de auto-aprendizagem - ausente ou apenas implcita nas definies behaviouristas e economicistas - (...) crucial para a educao a distncia: muito mais do que no ensino convencional, onde a intersubjetividade pessoal entre professores e alunos e entre os estudantes promove permanentemente a motivao, na EaD o sucesso do aluno (isto , a eficcia do sistema) depende em grande parte da motivao do estudante e de suas condies de estudo."
7

. A destinao ainda emergencial da EAD, em algumas situaes, um indcio dessa ambigidade. Com efeito, o Art. 32 da LDB, na seo que trata do ensino fundamental, estabelece em seu 4 : O ensino fundamental ser presencial, sendo o ensino distncia utilizado como complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais.
8

. Extrado da pgina do MEC , na Internet (www.mec.gov.br/seed), em 21/07/2000.

- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN curso autorizado: Pedagogia, Licenciatura Plena com Habilitaes Magistrio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Magistrio da Educao Infantil; - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA curso autorizado: Pedagogia, Licenciatura Plena.9 interessante observar a nfase desses cursos na capacitao de docentes - haja vista as carncias nessa rea... - mas no se pode deixar de observar tambm o nmero ainda limitado de cursos autorizados. Isso acontece provavelmente devido s exigncias do MEC para o credenciamento. Com efeito, a grande expanso da EAD tem-se dado ao nvel da ps-graduao, justamente onde ainda no h uma regulamentao aprovada, ou mesmo uma poltica explcita da SEED/MEC. Em seu Art. 2o 1o, o Decreto 2 494/98 estipula: "A oferta de programas de mestrado e de doutorado na modalidade a distncia, ser objeto de regulamentao especfica." No entanto, at o presente, essa regulamentao no foi definida pela CAPES, qual coube a tarefa. O mesmo acontece com relao aos cursos de especializao (ps-graduao lato sensu); estes, at recentemente, independiam da autorizao do MEC para funcionamento, inclusive na modalidade presencial. No entanto, o Parecer no. 908/98 e a Resoluo no. 3, de 05/10/99, da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, tornaram necessria a regulamentao desses cursos, na modalidade distncia. Como esta tambm ainda no foi realizada, a orientao que est prevalecendo para a ps-graduao - tanto lato sensu como stricto sensu - a observncia das normas vigentes para a educao presencial. E nesse espao desregulamentado portanto - ou seja, no espao da ps-graduao - que se expande a EAD atualmente.

2. EAD ENQUANTO INOVAO


O entendimento das contradies, limites e avanos da EAD no Brasil - no s da sua legislao, mas da sua prpria prtica - fica bastante enriquecido quando se considera essa forma de ensino como uma inovao tecnolgica. A adoo dessa perspectiva evita sobretudo

. Extrado da pgina do MEC , na Internet (www.mec.gov.br/seed), em 24/08/2000.

interpretaes genricas, que buscam "bandidos" ou "mocinhos" nas estruturas ou nas aes de indivduos comprometidos com alguma das diferentes tradies pedaggicas. Dentre os vrios estudos recentes que buscam analisar esse tipo de inovao, vale destacar aqui aqueles que insistem no carter no determinado das relaes entre tecnologia e sociedade. Nesse sentido, defendem que toda tecnologia socialmente construda, ou seja, sempre o resultado de um processo de negociao envolvendo variveis diversas (tcnicas, sociais, polticas, econmicas), que se manifestam de forma simultnea e integrada. Para demonstrar esse ponto de vista, autores identificados com essa orientao - chamada justamente de anlise sociotcnica, apesar de sob essa denominao estarem reunidas diversas tendncias 10 - tm centrado suas investigaes nos processos de produo, difuso e uso de artefatos e processo tcnicos. O objetivo sempre reconstituir suas trajetrias, de modo a identificar as vrias articulaes que explicam a existncia desses mesmos artefatos e processos; nesse sentido, abrir a caixa preta da tcnica tem sido a metfora mais utilizada para ilustrar os procedimentos de pesquisa empregados. Na anlise sociotcnica, a corrente conhecida como social-construtivista, ou apenas construtivista - tambm designada pela sigla SCOT, de Social Construction of Technology mostra-se, ao meu ver, especialmente rica para a anlise da EAD, graas s categorias que prope. Seu principal representante o holands Wiebe Bijker (1987,1992 e 1995). Sustentando que os vrios elementos envolvidos no processo de inovao tecnolgica constituem uma teia contnua (seamless web), Bijker pretende dar conta dessa realidade atravs da elaborao de alguns conceitos bastante operacionais postos inclusive prova em vrios estudos de caso que realizou - dentre os quais destacam-se os de grupos sociais relevantes (relevant social groups), estrutura tecnolgica (technological frame), flexibilidade interpretativa (interpretative flexibility) e estabilizao ou fechamento (stabilization ou closure). Os grupos sociais relevantes so aqueles mais diretamente relacionados ao planejamento, desenvolvimento e difuso de um novo artefato ou processo; na verdade, na interao entre os diferentes membros desses grupos que tais artefatos ou processos se desenvolvem. Certamente o uso desse conceito empresta s anlises mais objetividade do que a utilizao da genrica noo de

10

. Para um breve panorama dessas abordagens, ver BENAKOUCHE (1999).

"sociedade", que oculta as contradies e os conflitos de interesses presentes nas relaes sociais 11. Por outro lado, deixa claro que nenhuma inovao obra de um indivduo isolado, mas supe um sistema de alianas. Em geral, os atores no agem aleatoriamente, mas segundo padres especficos, isto , agem a partir das estruturas tecnolgicas s quais esto ligados, s quais pertencem. Esta noo central neste quadro analtico-descritivo, pois ela que explica o sentido das aes dos indivduos, ou em outras palavras, definem "o lugar" de onde eles agem. Uma estrutura tecnolgica inclui tanto teorias, conceitos e objetivos em que os atores acreditam, como estratgias ou prticas preferencialmente utilizadas na resoluo de problemas ou nas decises sobre usos; tambm no se aplica apenas a grupos profissionais especializados, mas a diferentes tipos de grupos sociais 12. Segundo Bijker, existem ainda diferentes graus de incluso nessas estruturas, isto , h aqueles que esto no seu centro e aqueles que esto na sua periferia, posies que definem o grau de comprometimento com os padres adotados13. Na medida em que os grupos atribuem diferentes significados a um mesmo artefato ou processo, sua construo ou seu desenvolvimento supem um exerccio de negociaes entre esses mesmos grupos, ou seja, so objetos de uma flexibilidade interpretativa, processo onde o uso da retrica um recurso poderoso. justamente a prtica da flexibilidade interpretativa que explica porque uma tecnologia no tm uma identidade ou propriedades intrnsecas, as quais seriam responsveis por seu sucesso ou seu fracasso, seus impactos positivos ou negativos. O no reconhecimento da importncia desse processo que leva crena, equivocada, no determinismo da tcnica. Quando esta atividade de ajustes se estabiliza e um significado para uma tecnologia fixado ou aceito, diz-se que ela atingiu o estgio de estabilizao ou de fechamento. certo que o fechamento nem sempre definitivo, mas quase sempre de difcil reversibilidade. Nesse estgio,

11

. Entretanto, esse uso apresenta alguns problemas reconhecidos pelo prprio Bijker. O principal justamente o de como identificar esses grupos e, mais ainda, os seus porta-vozes. Inspirando-se nos trabalhos de Bruno Latour, Bijker considera que para realizar esta tarefa, a melhor estratgia seguir os atores, ou seja, investigar quem quem na trajetria dos artefatos ou processos, e deix-los falar.
12

. Bijker observa a semelhana desse conceito com o de paradigma, tal como proposto por Kuhn, e a diferena com outros conceitos, mais ou menos parecidos, usados por outros autores. . Assim, por exemplo, na reconstituio que faz dos processos que levaram inveno da matria plstica conhecida como bakelite, afirma que Baekeland, seu inventor, tinha uma fraca incluso na estrutura tecnolgica do celulide, mas uma alta incluso na estrutura tecnolgica da engenharia eletroqumica.

13

10

o artefato ou o processo se tornam parte de uma rede de prticas e relaes que tendem a se cristalizar, e isto o que lhes empresta seu aparente poder de determinao social. A televiso e o automvel so exemplos de artefatos cujo fechamento hoje parece irreversvel. Este referencial tem servido de base para a realizao de uma srie de estudos de caso na Europa e nos Estados Unidos, nos quais, com o auxlio de ampla documentao histrica (patentes, dirios de campos, autobiografias, legislaes), as trajetrias de artefatos e processos sociotcnicos so descontrudas e novamente construdas, revelando-se as diferentes circunstncias (quase sempre conflituosas) da suas formaes. No caso, procura-se demonstrar os limites do modelo linear de descrio do processo de inovao, com sua etapas j clssicas: pesquisa bsica pesquisa aplicada desenvolvimento produo difuso. Este substitudo por um modelo multidirecional (uma rede), considerado mais realista na medida em que revela os impasses e desvios das trajetrias estudadas14. Um estudo sobre a EAD no Brasil que utilizasse esse referencial teria pois, por primeira tarefa, definir os grupos relevantes envolvidos na construo desse modelo: autoridades governamentais, grupos atuando no ensino privado, fabricantes de equipamentos, companhias telefnicas, professores necessitando obter uma titulao, corporaes necessitando requalificar seus funcionrios, um conjunto de atores coletivos, enfim, expressando seus interesses e expectativas de modo mais ou menos explcito. A tarefa seguinte seria justamente identificar os discursos utilizados para justificar as demandas, identificando suas origens, suas estratgias de convencimento e sua fora, essa expressa nos acordos feitos e nas aes implementadas. Ou seja, seria preciso conhecer a flexibilidade interpretativa em sua prtica e as estruturas tecnolgicas envolvidas nas aes. Tal estudo certamente no ser capaz de identificar o momento de estabilizao de um modelo (ou de alguns modelos) e nem mesmo assegurar que isso acontecer. No entanto, poderia ser mais til do que apenas exaltar as maravilhas que o desenvolvimento tecnolgico trar para a educao (NEGROPONTE, 1995) ou sustentar que seu futuro, com o uso das novas tecnologias, estar condenado s trevas (POSTMAN, 1994).

14

. Em Of Bicycles, Bakelites, and Bulbs. Toward a Theory of Sociotechnical Change (1995), Bij ker recorre a este modelo para reconstituir a histria da bicicleta, do bakelite e da lmpada fluorescente. Com relao a esta ltima, por exemplo, procura mostrar que a mesma foi de fato definida na etapa de difuso.

11

3. A EXPERINCIA DO LED (ou como aprender fazendo)


O Laboratrio de Ensino a Distncia (LED) da UFSC foi criado em agosto de 1995, dentro de Departamento de Engenharia da Produo, a partir da iniciativa de um pequeno grupo de professores e alunos do seu programa de ps-graduao (PPGEP). As primeiras aes nesse sentido visaram responder a uma demanda empresarial, segmento com o qual o Departamento, por sua especificidade, j mantinha estreitos contatos. A vantagem evidente para essas empresas era a de prover capacitaes especficas a seus tcnicos, sem ter de liber-los em tempo integral. Assim, em 1996, foi oferecido Equitel (subsidiria da Siemens, em Curitiba) o primeiro curso de especializao a distncia em Engenharia da Produo, tendo por base a videoconferncia15. No ano seguinte, pelo mesmo sistema, mas na modalidade multiponto, tcnicos da Petrobrs, sediados em seis diferentes localizaes do territrio nacional, puderam iniciar um mestrado tecnolgico em Logstica (CRUZ e BARCIA, 1999). Com base nessas experincias iniciais, e dando um grande valor auto-avaliao, a equipe frente do LED soube aprender rapidamente com seus prprios erros e tentativas. Ao mesmo tempo, foi-se ampliando, introduzindo novas tcnicas - como a comunicao pela Internet, via construo do seu webpage, com acesso pblico e acesso privativo aos alunos - incorporando educadores, psiclogos, comunicadores visuais, dentre outros especialistas, em geral jovens profissionais, sem muito receio de tentar coisas novas. Na verdade, eles eram mesmo estimulados a isso pela coordenao.16 Assim, pesquisando sobre modelos internacionais, promovendo discusses sobre teorias pedaggicas e formas de aprendizagem, o LED desenvolveu uma incontestvel competncia, no s do ponto de vista da tcnica, mas tambm pedaggica, afirmando-se como uma referncia nacional e, certamente, como um grupo social relevante neste cenrio.17
15

. A videoconferncia um sistema de comunicao interativa, apoiado em udio e em vdeo, com a transmisso podendo sendo feita por rdio, satlite ou linha telefnica. mais ou menos como assistir televiso, podendo-se porm conversar com as pessoas que esto na tela.
16

. Em agosto ltimo, ao comemorar seus cinco anos de vida, a equipe do LED j contava com 62 pessoas, sem incluir os professores. O nmero destes tambm ampliou-se consideravelmente, sobretudo pela integrao de colaboradores de outros departamentos da UFSC.
17

. Para informaes mais detalhadas, consultar o site do LED (www.led.ufsc.br). Escolhendo-se a alternativa Biblioteca Virtual, possvel acessar algumas dissertaes que j reconstituem aspectos da trajetria aqui apenas esboada. Apesar de no participar do grupo nessa fase inicial, pude acompanhar indiretamente seus trabalhos, pois

12

Dentro de um processo de ampliao da oferta de cursos, em 1998 passou a atender um novo segmento: o de professores atuando no ensino superior e/ou tcnico, carentes tanto de uma formao em novas tecnologias educativas, como de uma titulao compatvel com as exigncias da LDB e do sistema de avaliao do ensino atualmente vigente no pas. Para essa demanda, o PPGEP criou em seu curso de mestrado uma rea de concentrao a que deu o ttulo de "Mdia e Conhecimento". Essa formao vem sendo oferecida tanto a instituies privadas, como pblicas (CEFETs do Paran e do Rio Grande do Norte, por exemplo). Foi no quadro desse curso que iniciei uma colaborao com o LED, e pude conhecer na prtica algumas das vantagens e das desvantagens da EAD. Na seqncia, apresentarei aspectos dessa experincia, de modo a respaldar minha argumentao no prximo item. 1) o treinamento ou perdendo o medo Vencidas as resistncias e tomada a deciso de aceitar o convite feito pelo LED para ministrar a disciplina "Inovao Tecnolgica na Educao", no curso de mestrado em "Mdia e Conhecimento", a primeira tarefa foi fazer um treinamento para adquirir os conhecimentos tcnicos indispensveis ao uso da videoconferncia e do ambiente virtual criado para o curso. O treinamento teve duas etapas: a primeira, de carter terico-informativo resumiu-se na leitura de um breve manual elaborado pela equipe do LED, visando apresentar ao futuro professor os principais conceitos, equipamentos e procedimentos associados videoconferncia. Apesar de escrito de forma clara, o mesmo s se tornou de fato inteligvel a partir da etapa prtica. Esta desenvolveu-se durante uma manh e uma tarde, sob a forma de um seminrio, do qual participaram outros professores. A equipe de treinamento era interdisciplinar, mas coordenada por uma professora com formao (e experincia) em telejornalismo. Foram discutidos alguns pontos do manual que no haviam sido bem compreendidos; outras informaes foram acrescentadas; um professor j familiarizado com o sistema deu um depoimento; e, finalmente, ensaiamos o uso prtico dos equipamentos no estdio. No geral, enfatizou-se a ausncia de frmulas acabadas ou regras definitivas no exerccio da EAD, insistindo-se que a criatividade era no s possvel, como desejvel. Para alm de prover um domnio preliminar do equipamento, o treinamento serviu sobretudo para confirmar ser ele uma atividade necessria aquisio de uma atitude de abertura

alguns dos seus membros eram ex-orientandos ou ex-alunos de disciplinas que ofereo no PPGSP, na perspectiva da Sociologia da Inovao.

13

aos novos meios. Vendo, ouvindo, experimentando, foi possvel construir uma base de conhecimentos e impresses que enterraram preconceitos e criaram o desejo de participar de um efetivo processo inovador. 2) a seleo de contedos e da bibliografia ou primeiros problemas Como no ensino presencial, a partir de uma ementa j devidamente aprovada (e que havia sido proposta por mim) pude selecionar livremente o contedo de minha disciplina, a ser desenvolvido em 11 sesses de quatro horas semanais (o equivalente a trs crditos). A seleo da bibliografia, por sua vez, apresentou restries. Enquanto na educao presencial a prtica de se fazer cpias xerox de captulos de livros e artigos de revistas, apesar de ilegal, amplamente difundida, na EAD ela pode apresentar riscos, devido ao maior controle exercido pelas editoras. Assim, foi feita uma seleo a partir de ttulos disponveis no mercado e que deveriam ser adquiridos pela instituio remota (para ttulos no disponveis, no houve como no correr riscos); inclui ainda um artigo de minha prpria autoria e busquei textos (poucos) j disponibilizados na Internet para serem colocados na webpage da disciplina. Todo esse material (o programa e a integralidade dos textos) foi colocado disposio dos alunos antes do incio das aulas. As restries reproduo de material bibliogrfico merecem aqui alguns comentrios. De certa maneira, elas esto condicionando a adoo de um modelo de EAD que exige do professor a elaborao do seu prprio livro-texto ou apostila (o que torna setor editorial um grupo social relevante do modelo em construo). Essa opo tambm no deixa de apresentar riscos, dessa vez para os alunos, seja pela qualidade varivel que tais textos podem ter (tanto existem os bons, como os ruins), seja pela possibilidade desses alunos virem a se contentar apenas com a leitura dos mesmos. No entanto, no se pode esquecer que o desenvolvimento da cibercultura est significando tambm um enorme crescimento das bibliotecas e bases de dados virtuais, que podero no apenas vir a suprir as eventuais insuficincias do material impresso utilizado nos cursos a distncia, mas tambm enriquec-lo, complement-lo, na medida claro, em que os alunos sejam estimulados a consultar esses novos tipos de fontes, e que elas de fato disponham de material pertinente e de qualidade. No LED, uma das funes da monitoria justamente pesquisar esse material e disponibilizar nas webpages dos cursos - especialmente nos "murais" - endereos e textos de interesse dentro das matrias estudadas. Naturalmente, os professores tambm so estimulados a adotar essas mesmas prticas.

14

3) a "sala de aula" ou encarando a virtualidade Na videoconferncia, a sala de aula substituda por um estdio, e a mesa do professor, por uma de tribuna ou bancada fixa, meio parecida com a dos apresentadores de jornais televisivos. Nela esto acoplados uma cmara direcionada para o professor e um microfone, alm de um computador e uma cmara para documentos, esta servindo como uma espcie de quadro virtual onde se pode exibir aos alunos textos, desenhos, esquemas etc., feitos antes ou durante a prpria aula. A partir de alguns comandos, o professor envia para a sala remota seja sua imagem (h quatro possibilidades em relao ao zoom), seja material de arquivo informatizado disposto na tela do computador (uma seqncia de transparncias ou lminas, por exemplo), seja material da cmara de documentos. Defronte dele h uma televiso grande, atravs da qual v e se comunica com os alunos, alm de uma televiso menor, onde v a imagem que est sendo recebida pelos mesmos. A extenso do estdio a sala remota, onde esto reunidos os alunos, em geral em torno de 30. A arquitetura da mesma deve obedecer a certas especificao, em especial no que diz respeito ao isolamento de som e entrada de luz. Os mesmos equipamentos esto presentes, isto , computador, cmara de documentos, cmara direcionada para os alunos e microfones. Feito o link para a transmisso - a cargo de pessoal tcnico - a aula decorre em condies bastante semelhantes a uma aula presencial, sendo talvez mais cansativa, pelas exigncias em termos de ateno visual. O aumento do nvel de conforto fsico para o professor porm uma das preocupao no LED, onde um grupo da rea de Ergonomia pesquisa constantemente o tipo de mobilirio capaz de garantir melhores condies de trabalho para o professor. 4) a didtica ou inovando pouco Uma afirmativa vrias vezes repetida durante o treinamento foi a de que o preparo da aulas exigia muito mais do professor do que no sistema presencial; o seu contedo precisaria ser cuidadosamente planejado, o que implicava uma especial ateno na elaborao de um material didtico abundante e atraente. Isso me pareceu um problema, pois me sentia pouco competente para executar tal tarefa. Em geral, especialmente em cursos de ps-graduao, prefiro animar debates a partir da leitura de textos. Colocada porm vontade para fazer como achasse melhor, resolvi adaptar o meu estilo ao novo meio, para no arriscar muito. Assim, adotei a seguinte metodologia de trabalho: todos os alunos deveriam ler os textos indicados, mas dois grupos compostos por trs alunos estariam encarregados de apresent-los, por um tempo mximo de meia hora; em seguida, seria aberta uma discusso em que toda turma poderia participar, fazendo

15

questes, comentrios ou crticas. A parte inovadora da proposta - que tal com descrita acima pouco se diferencia do velho seminrio dos cursos presenciais - consistiu no uso dos suportes tcnicos colocados disposio dos alunos (no caso, a Internet e, mais precisamente, a webpage da disciplina). Com efeito, cada um dos grupos, at a vspera do dia da aula, deveria colocar na "rea de colaborao" da webpage um resumo do texto lido (para o qual defini um limite mximo de 20 linhas, o que raramente foi obedecido), uma lista dos principais conceitos usados pelo autor do texto, e ainda trs questes de fundo sobre o tema tratado. Tal orientao prometia algumas vantagens: os alunos que no tivessem lido o texto poderiam, consultando a webpage, ter uma idia geral do seu contedo e problemas; o grupo responsvel pelo seminrio ficaria dispensado de fazer uma longa (e em geral enfadonha) apresentao do texto durante a aula, podendo adotar uma perspectiva mais crtica, j que teriam de elaborar questes sobre os mesmos; e eu, j conhecendo a leitura que os grupos haviam feito dos textos indicados, bem como suas questes, poderia identificar eventuais equvocos cometidos e, sobretudo, desenvolver com uma margem de segurana bem maior do que em seminrios presenciais, estratgias capazes de animar de fato a discusso que deveria seguir a apresentao. O resultado dessa orientao me pareceu bastante satisfatrio. Alguma vezes fui surpreendida pela qualidade das apresentaes, com os alunos j pondo em prtica seus conhecimentos em termos de recursos de multimdia. verdade que durante as discusses, tal como no sistema presencial, nem toda a turma participava; houve mesmo uma tendncia a que fossem sempre os mesmos que falavam (s vezes monopolizando o microfone). Isto comprometia uma avaliao mais efetiva do aprendizado; no entanto, na medida em que houve um rodzio dos alunos na apresentao dos textos, mesmo os mais tmidos tiveram que se manifestar, pelo menos nessas ocasies. De qualquer modo, os mais participativos sempre traziam questes interessantes, e em geral tivemos debates bastante ricos. Foi nesse aspecto didtico que a pertinncia da noo de flexibilidade interpretativa ficou especialmente evidente. Se a definio dos critrios que tornam uma aula "uma boa aula" uma tarefa difcil, ela se mostra ainda mais complexa quando se quer definir os critrios de "uma boa aula a distncia", porque ainda no existem muitos modelos para isso. Existem teorias adaptadas de situaes presenciais, muitas delas incorporando elementos de teorias da comunicao, mas que ainda esto sendo submetidas prova dos usos.

16

No espao de possibilidades com que pude contar - ou como diria Bijker, considerando o meu grau de incluso nessa estrutura tecnolgica - interpretei os novos elementos e os utilizei para atender os objetivos a que me propus. A EAD est longe de chegar fase de fechamento; nesse sentido, como toda tecnologia, ela est-se construindo atravs das prticas, no caso, as de professores, alunos e toda uma srie de profissionais de carne-e-osso, envolvidos na constituio das comunidades virtuais. 5) o relacionamento professor-aluno ou desmentindo o mito da incomunicabilidade O tipo de relacionamento entre professores e alunos na EAD varia muito e depende fundamentalmente do comportamento do professor estreit-lo ou mant-lo num nvel mais formal. Na verdade, ele pode ser bastante surpreendente. Para alm do contato durante as aulas, as relaes se estabelecem sobretudo via troca de e-mails. Nesse caso, quanto mais disposto estiver o professor a enviar e responder os e-mails que recebe, mas sua correspondncia aumentar. Em geral, seu contedo tambm varia: tanto pode referir-se a questes acadmicas (tira-dvidas de questes discutidas em aula, preparao dos seminrios), como a questes gerais; nesse caso, incluem-se os tipos de mensagens que hoje se multiplicam na Internet, como poesias, piadas, abaixo-assinados etc., conhecidas por spam. Esse tipo de acompanhamento exige do professor uma boa dose de disponibilidade pessoal, nem sempre fcil de ser conseguida, mas que considero indispensvel para o sucesso desse modelo educativo. Concordo plenamente com BELLONI (1999, p.7; os grifos so da autora) quando lembra que "os dois novos atores principais no teatro da educao do futuro [so]: o professor coletivo e o estudante autnomo." No entanto, essa autonomia no pode ser entendida como solido, isolamento. O correio eletrnico, desde naturalmente que se observem as normas que vm sendo criadas para sua utilizao (a netiqueta), mostra-se um meio bastante satisfatrio para o estabelecimento de relacionamentos cordiais. Os usos dos chamados emoticons, isto , smbolos representando expresses faciais, so muito prticos para expressar alguns sentimentos, inclusive para "suavizar" algumas cobranas feitas aos alunos. Faz parte das exigncias do LED, nos contratos com as instituies a que presta servio, a programao de uma aula presencial em todas as disciplinas, com a ida do professor at o ponto remoto, e de uma visita da turma Florianpolis, durante a realizao do curso. Essas ocasies so consideradas importantes para a criao de novos tipos de sociabilidade, em bases menos formais, e principalmente para o encontro dos alunos com seus orientadores. Com efeito, uma conversa

17

face--face tem-se revelado insubstituvel como maneira de ajustar as questes iniciais do processo de orientao. Com o avano do trabalho de elaborao da dissertao, o uso do telefone tambm ajuda a complementar as trocas de comentrios via e-mails. Em alguns dos cursos oferecidos pelo LED existe a alternativa, institucionalizada, de bate-papos, via Internet, com os alunos, mas nunca experimentei essa alternativa.

Com base na experincia de ensino em quatro diferentes turmas - sediadas em Belo Horizonte (MG), Varginha (MG), Natal (RN) e Curitiba (PR) - todas em nvel de mestrado, e no trabalho de orientao de 10 dissertaes18, possvel avanar agora uma reflexo mais geral a respeito da EAD.

4. A EAD ENTRE PROBLEMAS E SOLUES


Vrios dos problemas atuais da EAD no Brasil decorrem da ausncia de regulamentao. No entanto, essa demora ilustra a dificuldade de se chegar a consensos num processo inovador; o exerccio da flexibilidade interpretativa naturalmente complicado. No caso da EAD, sabe-se da existncia de inmeros interesses - inclusive internacionais - envolvidos no processo e pode-se imaginar os embates que devem estar ocorrendo nessa instncia. A falta de critrios, porm, aumenta os riscos de que se implantem cursos de m qualidade, visando apenas o lucro fcil, e gera um clima de desconfiana que refora ainda mais as restries que existem a respeito do novo modelo. Essas restries so de vrias ordens, mas gostaria de considerar aqui especialmente uma, que de certo modo resume a maior parte delas: o receio de que a EAD signifique uma aprendizagem de "segunda classe". A esse respeito, o primeiro ponto a ser lembrado que existem experincias internacionais em EAD de reconhecido sucesso, as quais atestam as possibilidades efetivas desse tipo de ensino; o caso mais conhecido o da Open University, na Inglaterra, criada em 1969, com o apoio da BBC, mas h outros exemplos igualmente auspiciosos. Dentre eles, vale destacar experincias na prpria Amrica Latina, como a da Costa Rica, onde o Instituto Latino-Americano de Pedagogia da Comunicao (ILPEC), desde 1984, publica materiais de EAD; ou a da
18

. Das quais duas j foram concludas: CONDE (2000) e SOUZA (2000).

18

Guatemala, onde uma srie de instituies, desde o final dos anos 80, est envolvida na promoo de um programa centrado nesse modelo, para o nvel universitrio. Em ambos os casos, tratam-se de propostas pedaggicas de carter bastante progressista, no sentido de comprometidas com a participao ativa de todos os envolvidos e voltadas para o atendimento dos valores e das necessidades dos usurios locais. Os principais tericos da experincia guatemalteca so Francisco Gutierrez e Daniel Prieto, que inclusive a classificam de educao a distncia alternativa (GUTIERREZ e PRIETO, 1994). Centrados na noo de mediao pedaggica - que definem como "tratamento de contedos e das formas de expresso dos diferentes temas, a fim de tornar possvel o ato educativo dentro do horizonte de uma educao concebida como participao, criatividade, expressividade e relacionalidade" (op.cit. p.62) - tais autores sustentam que no ensino presencial essa mediao pode-se dar na sala de aula, e depende quase sempre da capacidade e da paixo do professor, mas ela tambm pode ocorrer em sistemas a distncia; nesse caso, so os materiais "que encarnam essa paixo. So eles que permitem ao estudante encontrar e concretizar o sentido do processo educativo." (idem, p.9) Donde a nfase que do preparao desses materiais. Para alm da defesa de um modelo especfico, o que preciso se ter claro que a EAD no um tipo de educao adequado a todas a pessoas, indiscriminadamente. Por suas caractersticas - exigindo dos alunos muita disciplina, alm da j citada autonomia - ela se destina especialmente a pessoas adultas, e parece ser tanto mais efetiva quanto mais elevado for o nvel educacional das mesmas. Com efeito, mesmo os cursos que apostam nos modelos da terceira gerao utilizam alguma forma de material impresso, o que j serve de indicador do requisito mnimo exigido para os seus candidatos. Certamente os riscos de se ter uma educao "de segunda classe" so reais, mas no por uma "natureza intrnseca" do modelo, natureza que como estou querendo argumentar nesse artigo, no existe. Os riscos situam-se essencialmente no nvel institucional. Como muito bem lembra DEMO (1998, p. 13), "quando falamos de 'teleducao', a questo mais embaraosa no est na 'tele', mas na 'educao'". Ou ainda (op.cit., p.10; o grifo do autor), "a instrumentao eletrnica no , em si, educativa ou formativa. facilmente informativa, atraente, dinmica. Mas seu impacto educativo, como regra, provm da ambincia humana implicada no processo formativo, no dela mesma." Nesse sentido, os controles - que certamente devem existir - cabem ao Estado e aos prprios usurios dos servios.

19

Na verdade, a avaliao da aprendizagem um problema que no diz respeito apenas a EAD. Existem vrias discusses em torno dessa questo, enfocando a educao presencial, as quais esto longe de chegar a um consenso. Mas, se ningum pode garantir que a proximidade fsica entre professores e alunos necessariamente educativa, reconhece-se cada vez mais as vantagens da simulao, processo bastante facilitado pelo uso na educao das tecnologias de base informtica (TURKLE, 1995; LVY, 1993). De qualquer modo, o fato que a EAD tambm se ressente de uma clareza sobre esse ponto. Segundo GUTIERREZ E PRIETO (1994, p.127), "o ideal de um sistema de autoaprendizagem a auto-avaliao", posio que me parece bastante coerente; no entanto, sabemos que tal prtica no responde aos critrios institucionais. Assim que legalmente, por fora do Decreto no. 2 494/98 19, a avaliao dos alunos em cursos que oferecem algum tipo de certificao ou diplomao, faz-se com base em procedimentos que reproduzem modelos presenciais.20

CONCLUSES
Retomando a questo que d ttulo a esse artigo, creio que agora fica mais claro porque afirmei na introduo que a EAD tanto portadora de problemas, como de solues. No entanto, gostaria de acrescentar ainda que, na minha opinio, o principal problema com que a EAD est hoje confrontada diz respeito s resistncias que lhe so feitas especialmente por profissionais da educao, na medida em que so elas que impedem um debate conseqente sobre o tema. Essas resistncias ocorrem por um somatrio de desconhecimentos, dentre os quais destacaria aqui os seguintes: 1) desconhecimento do significado da tcnica Esse desconhecimento que justifica o medo da "desumanizao", o medo de que se estabelea um "domnio da mquina". Uma reflexo mais cuidadosa porm sobre essa questo logo revelaria que no existe uma oposio entre o homem e a mquina, mas muito pelo contrrio.
19

. "Art. 7o - A avaliao do rendimento do aluno para fins de promoo, certificao ou diplomao realizar-se- no processo por meio de exames presenciais, de responsabilidade da instituio credenciada para ministrar o curso, segundo procedimentos e critrios definidos no projeto autorizado." . No LED, a prova escrita o modelo mais adotado para os cursos de mestrado. O professor envia as provas instituio remota, em envelope lacrado, o qual aberto quando da realizao do exame. Na ocasio, ele, por videoconferncia, faz o trabalho de fiscalizao.
20

20

Como lembra VARGAS (1994, p.182; o grifo nosso), "no se pode dizer que o homem 'inventou' a tcnica, porque no h homem antes da tcnica." Ou seja, a nossa prpria humanidade deriva de uma cultura que se forjou a partir da criao de artefatos e de um sistema de smbolos que lhes deu sentido. Assim, nada mais equivocado do que opor a tecnologia ao homem.21 2) desconhecimento das caractersticas atuais da sociedade Como as pessoas vivem em sociedade, experimentando na prtica o que isso significa, muitos tm a impresso - tambm equivocada - de que podem interpret-la a partir unicamente dessa experincia, ou seja, sem o auxlio de referenciais tericos que dem sustentao s suas interpretaes. Em outras palavras, esquecem que a anlise da sociedade supe tambm um saber especializado, no caso, aquele fornecido pelas Cincias Sociais ou, mais especificamente, pela Sociologia. Sem pretender abrir um debate epistemolgico sobre a natureza do conhecimento sociolgico, o que quero lembrar aqui apenas a necessidade de se recorrer a esse conhecimento para se poder fazer uma anlise minimamente consistente da sociedade atual. Conceitos, por exemplo, como o de reflexividade, destradicionalizao, risco, confiana, subpoltica, isso s para citar os desenvolvidos pelos tericos da chamada "modernizao reflexiva" (GIDDENS, BECK e LASH, 1997), servem pelo menos para que se possa questionar o vis quase sempre determinista de interpretaes leigas das transformaes da atualidade. 3) desconhecimento das possibilidades da EAD Esse desconhecimento se justifica menos pela novidade do prprio fenmeno (afinal, como referido no Item 1, ele no novo assim), e mais pela ausncia de publicaes que tratem do tema de modo mais especializado, isto , voltado para educadores, e numa perspectiva de fato analtica, ou seja, menos atravessada por posies corporativas ou poltico-ideolgicas. Em outras palavras, a EAD carece da ateno da pesquisa acadmica, o que, considerando os enormes deficits da educao brasileira e o nvel de cobertura nacional em termos de sistemas de comunicao, no deixa de ser meio estranho.

21

. Pode-se ainda afirmar que esse desconhecimento se estende ao significado da cincia, vista muitas vezes como um pensamento nico, verdadeiro, ou seja, de modo bastante idealizado. Isso acontece inclusive com relao a professores de cincias. Com base numa interessante pesquisa feita nos Estados Unidos junto a essa categoria, seus autores afirmam (ROTH, McGINN e BOWEN, 1996, p. 454): "Science education remains what it has been for decades: an indoctrination in an objectivist conception of science and epistemology and a breeding ground for uncritical and scientifically illiterate citizens." No Brasil, pesquisa feira por LOUREIRO (1996), procurando identificar o significado da tecnologia e da cincia para professores de uma Escola Tcnica Federal, tambm d conta dos desentendimentos em torno da questo.

21

J h sinais, no entanto, de que essa situao comea a mudar. Visando tanto a identificao dos problemas potenciais ou reais de modelos de EAD em implantao no pas, bem como a delimitao dos seus alcances, pesquisas recentes - algumas delas, realizadas para a obteno de ttulos de mestrado justamente em cursos oferecidos por EAD... - esto viabilizando a construo de um conhecimento bastante original e oportuno sobre esses mesmos modelos. Assim, por exemplo, considerando o trabalho de CONDE (2000), analisando um dos cursos do LED na perspectiva dos alunos, possvel saber que na EAD ampliam-se os riscos de produo de sentimentos de frustrao no processo comunicativo; ou que, segundo o trabalho de SOUZA (2000), analisando a auto-avaliao de participantes em trs listas de discusso nacionais, que h um efetivo reconhecimento do aprendizado nesses espaos colaborativos virtuais. Acredito que s na medida em que estudos desse tipo forem-se acumulando, ser possvel avanar concluses fundamentadas sobre as qualidades e os defeitos da EAD.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARCIA, Ricardo e VIANNEY, Joo. Ps-Graduao a Distncia. A construo de um modelo brasileiro. Estudos, Braslia, ano 16, no. 23, nov. 1998, p.51-70. BECK, Ulrich. The Reinvention of Politics. Rethinking Modernity in the Global Social Order. Cambridge (UK), Polity Press, 1997. BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia. Campinas, Autores Associados, 1999. BENAKOUCHE, Tamara. Tecnologia Sociedade: contra a noo de impacto tecnolgico. Florianpolis, PPGSC/UFSC, Cadernos de Pesquisa no.17, setembro 1999, 22 p. BIJKER, Wiebe. The Social Construction of Bakelite: Toward a Theory of Invention. In: BIJKER, Wiebe, HUGHES, Thomas e PINCH, Trevor (eds.). The Social Construction of Technological Systems. New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1987, p.159-187. _____________. The Social Construction of Fluorescent Lightnig, or How an Artifact Was Invented in Its Diffusion Stage. In: BIJKER, Wiebe e LAW, John (eds.). Shaping Technology/Building Society. Studies in Sociotechnical Change. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1992, p.75-102. _____________. Of Bicycles, Bakelites, and Bulbs. Toward a Theory of Sociotechnical Change. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1995.

22

CASTELLS, Manuel. The Rise of the Network Society. Oxford (UK), Blackwell Publishers, 1996. CONDE, Lilian Ma. Ribeiro. Virtualidade e Fantasia: um enfoque psicanaltico sobre a Educao a Distncia. Dissertao (Mestrado em Engenharia da Produo), Programa de Ps-Graduao em Engenharia da Produo, UFSC, Florianpolis, 2000, 131p. CRUZ, Dulce e BARCIA, Ricardo M. O Ensino a Distncia e o Setor Produtivo: levando a Universidade ao local de trabalho. In: Revista de Cincias da Administrao, UFSC/Florianpolis, ano 1, no. 2, agosto 1999, p.25-35. DEMO, Pedro. Questes para a Teleducao. Petrpolis, Editora Vozes, 1998. GIDDENS, Anthony. As Consequncias da Modernidade. So Paulo, Ed. UNESP, 1991. _________________, BECK, Ulrich e LASH, Scott. Modernizao Reflexiva. Poltica, tradio e esttica na ordem social moderna. So Paulo, Ed. da UNESP, 1997. GUTIERREZ, Francisco e PRIETO Daniel. A Mediao Pedaggica. Educao Distncia Alternantiva. Campinas (SP), Papirus, 1994. KOVCS, Ilona e CASTILLO, Juan Jos. Novos Modelos de Produo: trabalho e pessoas. Oeiras (Portugal), Celta Editora, 1998. _____________. Trabalho, Qualificaes e Aprendizagem ao Longo da Vida: iluses e problemas da sociedade da informao. Sociologia del Trabajo, Siglo Veintiuno de Espanha Editores, no. 34 (Utopias Europeias: el trabajo que viene?), 1998, p.3-25. LVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligncia. O futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993. ___________. Cyberculture. Paris, Ed. Odile Jacob/Ed. Conseil de l'Europe, 1997. LIMA, Lauro de Oliveira. Mutaes em Educao segundo Mc Luhan. Petrpolis (RJ), Vozes, 1998, 22a. edio (1a. edio de 1971). LOUREIRO, Solange Maria. Concepes de Tecnologia: uma contribuio para a formao de professores das Escolas Tcnicas. Dissertao (Mestrado em Educao), Curso de Mestrado em Educao do Centro de Cincia de Educao, UFSC, Florianpolis, 1996, 165 p. MANFREDI, Slvia Ma. As Metamorfoses da Qualificao: trs dcadas de um conceito. Comunicao apresentada no XXIII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 1999 (mimeo.), 37 p. NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. So Paulo, Companhia das Letras, 1995. NISKIER, Arnaldo. Educao Distncia. A tecnologia da esperana. So Paulo, Edies Loyola, 1999.

23

PAIVA, Vanilda. Desmistificao das Profisses: quando as competncias reais moldam as formas de insero no mundo do trabalho. Contemporaneidade e Educao (Revista Semestral Temtica de Cincias Sociais e Educao. Tema central: Qualificao e Informalidade. Org.: Lus Antnio Machado da Silva), Rio de Janeiro, ano II, no.1, maio 1997, p. 117-134. POSTMAN, Neil. Tecnoplio. A rendio da cultura tecnologia. So Paulo, Nobel, 1994. ROP, Franoise e TANGUY, Lucie (orgs.). Saberes e Competncias. O uso de tais noes na escola e na empresa. Campinas (SP), Papirus, 1997. ROTH, Wolf-Michael, McGINN, Michelle e BOWEN, G. Michael. Applications of Science and Technology Studies: Effecting Change in Science Education. In: Science, Technology, & Human Values, vol.21, no. 4, Fall 1996, p. 454-484. SANTOS, Laymert Garcia dos. Desregulagens. Educao, planejamento e tecnologia como ferramenta social. So Paulo, Brasiliense, 1981. SOUZA, Renato Rocha. Aprendizagem Colaborativa em Comunidades Virtuais. Dissertao (Mestrado em Engenharia da Produo), Programa de Ps-Graduao em Engenharia da Produo, UFSC, Florianpolis, 2000, 94 p. TURKLE, Sherry. Life on Screen. Identity in the Age of the Intenet. New York, Touchstone, 1995. VARGAS, Milton. Para uma Filosofia da Tecnologia. So Paulo, Ed. Alfa Omega, 1994. www.mec.gov.br/seed www.led.ufsc.br

You might also like