You are on page 1of 8

QUANTO VALE OU POR QUILO?

REPRESENTAES SOBRE A ESCRAVIDO NA CONTEMPORNEIDADE


MARTINS, Klisma Sousa (autor)1. SOUSA, Karina Almeida de (orientadora)2. Resumo: Este trabalho realiza uma anlise crtica da obra Quanto vale ou por quilo?, de Srgio Bianchi. A obra dirigida por Srgio Bianchi realiza um paradoxo entre o sistema escravista clssico e o novo sistema escravista criado pelo sistema capitalista democrtico, que usa das estratgias de marketing publicitrio para realizar suas atividades, usando pessoas marginalizadas por uma Estado fictcio criado pelo prprio sistema. Partindo da leitura de Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, Razes do Brasil de Srgio Buarque de Holanda e da leitura de obras que buscam compreender o preconceito e a desigualdade racial no Brasil contemporneo. Pretende-se apresentar as principais ideias expostas na obra, tais como: a continuidade da lgica escravista na atualidade brasileira; evidenciar a permanncia dos personagens que continuam os mesmos apenas se altera o nome, mostrando que se estabelece quase que uma contradio, pois a lgica continua porque esses papeis continuam a ser realizados a partir de uma alienao vista em cenas que possvel compreender a manuteno de prticas similares as do passado escravagista. Procura-se, nesse sentido, localizar a relao entre as formas de submeter o prximo a uma condio de vida precria e desumana e formas de priso que foram modificados com o tempo. Portando, o estudo da obra citada tende a fornecer elementos para a compreenso dos processos e estruturas sob os quais a realidade social e cultural brasileira tem sido construda, e ainda, como este cenrio est estruturado atualmente, evidenciando que tipo de instituies e projetos sociais (financiados por empresas privadas) so utilizados. Palavras chave: anlise crtica, lgica escravista, capitalismo.

Introduo
1

Acadmico do curso de Cincias Sociais, na Universidade Federal do Tocantins UFT, campus universitrio de Tocantinpolis. 2 Professora da Universidade Federal do Tocantins UFT, campus universitrio de Tocantinpolis. Com ttulo de mestre em Sociologia, pela Universidade Federal de So Carlos - UFSCAR

No atual cenrio da sociedade brasileira, tem se uma estrutura dirigida por uma Estado social democrtico de direito, este Estado tem a funo de administrar a sociedade garantindo aos seus cidados, educao, sade, moradia, segurana e bem estar social, dentre outros. Mas o que presenciamos na realidade, e que acontece de forma constante a falta desses servios prestados pelo Estado, esta falta est presente na parcela da populao que foi marginalizada pelo processo de construo e de consolidao do sistema capitalista. A histria do Brasil comea a ser escrita a partir da colonizao pelos povos europeus, aps o processo de ocupao houve a necessidade de importao de mo de obra, para o trabalho na lavoura, que era uma das principais formas de produo capitalista, pois havia outras como por exemplo a explorao de minas para retirada do ouro. A importncia desta necessidade est explicita na fala de HOLANDA (1995 p..49)
(...) A verdade que a grande lavoura, conforme se praticou e ainda se pratica no Brasil, participa, por sua natureza perdulria, quase tanto da minerao quanto da agricultura. Sem brao escravo e terra farta, terra para gastar e arruinar, no para proteger ciosamente, ela seria irrealizvel.

Esta importao foi realizada mediante uma captura de povos que habitavam em sua maioria a regio sub saariana, foi a partir da que a sociedade brasileira como conhecemos atualmente comeou a se formar, o negro foi trazido de forma desumana, e cruel, ao desembarcarem em terreno brasileiro, foi explorado, com uma das formas mais cruis que o homem branco pode desenvolver. Estabeleceu se uma sociedade escravagista onde foi desenvolvida uma segregao tnica, que dividia os homens entre a Casa Grande e a Senzala 3. Comea a partir de ento a criao de uma sociedade preconceituosa e segregada, a qual o Estado anteriormente citado, que administrado pelas pessoas de alto poder aquisitivo, beneficia somente a uma classe social, ou seja ele ocupado por uma classe que busca benefcios para si prprio, levando o outro ao que hoje visto e estudado como pessoas marginalizadas, sendo criado um esteretipo negativo. A obra Quanto vale ou por quilo?, dirigida por Srgio Bianchi, realiza uma comparao entre alguns acontecimentos da sociedade brasileira no perodo da escravido (baseados em arquivos verdicos) e acontecimentos na atualidade, ao realizar estas comparaes mostra que pouco se mudou na organizao e estrutura
3

Ver obra: Casa-grande e Senzala de Gilberto Freire.

da sociedade brasileira, e o pouco que mudou foi na atualizao de papeis, atores sociais e cenrios onde as prticas de explorao, continuam sendo realizadas de cima para baixo, do mais favorecido pelo sistema capitalista para as pessoas que so marginalizadas por um Estado democrtico.

Quanto vale ou por quilo?


No filme de Bianchi, as contradies existentes em uma sociedade datada de h quase dois sculos so reencenadas no Brasil do sculo XXI, numa tentativa de mostrar a continuidade da submisso atravs da permanncia de outras escravides no cenrio nacional. A primeira ao dos realizadores (Bianchi, Cannito e Benaim) para conseguir tal paralelo foi transpor as personagens do conto de Machado para exemplos atuais de uma metrpole como So Paulo, com a conservao, de modo geral, das caractersticas das personagens machadianas: a Arminda, outrora escrava em fuga, agora uma lder comunitria negra; Clarinha, a mulher do capito-do-mato, revivida na figura de uma ingnua moa da periferia com aspiraes ao sucesso miditico; a tia Mnica de Bianchi uma empregada dom stica que sonha em ocupar o cargo da patroa e em troca descontar-lhe os anos de humilhao, e o heri do conto, Candinho, agora trabalha como lixeiro que, por imposies do meio e da tia autoritria, acaba recorrendo prtica ilegal de matador de aluguel para sustentar a famlia. (SILVA 2013, p.03)

A primeira cena do filme, mostra uma mulher negra, de nome Joana Maria da Conceio, lutando por um direito que lhe foi dado a partir do momento em que a mesma consegue sua alforria, nesta cena a personagem briga por um escravo que lhe pertencia, e que foi roubado por um senhor dono de uma fazenda, o desfecho desta cena mostra a mulher reclamando pelo seu escravo roubado, e dirigindo algumas palavras que foi interpretada por insulto e o ato de brigar pelo escravo foi interpretado como ato de perturbao a ordem em rea residencial, e ofensa moral e racial (dirigidas ao senhor Manoel Fernandes) esta cena foi produzida a partir de um documento oficial (extrado do Arquivo Nacional 1979, Rio de Janeiro, Vice Reinado, caixa 490). O escravo no cenrio da escravido e tratado como objeto, mercadoria, obtido a partir do momento em que a pessoa que o compra possui quantia que corresponda ao seu valor. Como diz FREYRE (2003):
(...)passarem a explorar o escravo no objetivo do maior rendimento mas sem prejuzo da sua normalidade de eficincia. A eficincia estava no interesse do senhor conservar no negro - seu capital, sua mquina de

trabalho, alguma coisa de si mesmo: de onde a alimentao farta e reparadora que Peckolt observou dispensarem os senhores aos escravos no Brasil (FREYRE 2003 pp. 106-107)

Umas das caractersticas da sociedade capitalista, a possibilidade do usufruto de bens de consumo, a procura por uma qualidade de vida que proporcione a pessoa possuir esses bens, acaba por causar uma alienao, que apresenta aspectos contraditrios, na cena descrita acima, mostra uma personagem que ao se inserir na lgica de explorao da mo de obra, ou na lgica de possuir bens materiais, apresenta seus escravos em uma fotografia, que representa a capacidade de comprar e de possuir bens com a inteno de ser vista na mesma condio do explorador. Esta condio, que possibilita consumo acaba por criar abismos sociais, estes provocam a marginalizao, que por sua vez produzida pelo Estado de caracterstica capitalista.

A continuidade da lgica escravista na sociedade brasileira.


A lgica escravista no brasil foi criada no perodo da escravido aonde os europeus (homem branco), diante a necessidade de produo escravizaram os negros, pondo os em uma condio de inferioridade intelectual, e usavam de determinados artifcios para controlar o escravo, alguns exemplos so as formas de punio dadas aos escravos na poca, como bem representado na segunda cena do filmes onde mostra as formas de se punir, com o pretexto de que era necessrio para que o escravo desenvolvesse um comportamento que corresponda ao interesse do senhor, se comportando com muita obedincia e deixasse de praticar atos incorretos. Ou seja o escravo alm de sujeito a condio de explorado tinha que se comportar como o sistema mandara, a no aceitao destas condies fazia com que muito fugissem das fazendas e adentrasse as matas prximas a procura de refgio onde se estabelecia as comunidades quilombolas. Com o fim da escravido estes preconceitos continuaram a ser repassados de gerao a gerao, e com o tempo a prtica da escravido foi se modificando, a medida em que se adaptava as transformaes polticas e organizacionais do Estado brasileiro. A ideologia em que o negro tinha que ser escravizado, foi um destes fatores que construram para a continuao da lgica escravista no Brasil

onde as pessoas de cor passaram a ser associadas a esteretipos. H uma relao importante na obra de Bianchi que no fica evidente mas preciso ressaltar, o distanciamento entre a casa grande e a senzala, pois na escravido era dividido em dois espaos que se apresentavam de forma evidente, j na atualidade a casa grande se transformou nos grandes centros urbanos onde as pessoas que habitam os melhores ambientes, so aquelas pertencentes a alta classe, j a senzala o local onde as pessoas marginalizadas atualmente habitam, pois na casa grande onde se tem tudo, enquanto na senzala e onde no se tem nada, esta comparao vlida a partir do momento em que paramos para observar os servios que so prestados pelo Estado, como sade educao, saneamento bsico, segurana pblica, dentre outros, estes servios so executados com frequncia por exemplo nos condomnios burgueses, enquanto nas comunidades no se tem esses servios prestados e quando tem precrio demais para funcionar como deveria. A partir disto surge a necessidade da criao de projetos e programas sociais que tem por finalidade suprir esta falta de Estado, e que ser trabalhado a frente

A permanncia dos personagens


Na obra de Bianchi h uma constante comparao de personagens mostrando que h uma continuidade nos atores e papis sociais, que foram modificados e adaptados a contemporaneidade. O primeiro dele e que est na primeira cena j citada a pessoa que se utiliza de uma outra pessoa, para demonstrar um certo tipo de poder, neste caso em especifico de poder aquisitivo, havendo uma comparao da mulher negra que possua escravos e posteriormente de uma mulher pertencente a burguesia que se utiliza de crianas moradoras de comunidades carentes, para mostrar que tem poder aquisitivo ao ponto de ajudar ao prximo. A segunda comparao que se destaca a representada pela figura do capito do mato que aparentemente uma pessoa pobre e que por presso do sistema precisa de sustentar, a pratica da caa de escravos fugidos da poca, era desenvolvida por homens pobres, estes aos que as caractersticas mostram eram pessoas que tinham descendncias de povos africanos, mas a questo aqui a medida em que um escravo fugia, ele estava se opondo ao sistema, no aceitando a relao de dominao, provocando assim um prejuzo financeiro ao senhor que o comprou, este fato e personagem se relaciona com o personagem do Candinho que na atualidade

ganha dinheiro ceifando vidas dentro da comunidade (este tambm precisa de capital vivendo atualmente em uma sociedade voltada para o consumo e consumo da imagem fato este representado por sua mulher) este est na mesma condio de vida de suas vtimas, e utilizado como um caador assim como o capito do mato, na medida em que tem que matar pessoas, para garantir o lucro de quem mais usa do sistema. Assim como o negro se opunha a organizao do sistema quando fugia das senzalas, os militantes de protestos civis representado pela personagem Arminda tambm se mostravam contraditrio as prticas criminais dos donos de grandes empresas, e o resultado deste conflito o assassinato dos militantes por pessoas de mesma condio social, contratados para realizar o servio sujo, agora comeamos a entender, a continuidade de papis sociais, partindo de uma alienao de consumo, na qual retrata vrias contradies.

As formas de submisso do prximo precariedade.


O Estado brasileiro capitalista que hoje tambm democrtico, com seu desenvolvimento criou a condio de marginalizado a uma parcela da populao, onde desenvolvido esteretipos na atualidade ao negros, estes fatores quando atuam juntos suprindo-se de outros submete a parcela desfavorecida a condio de precariedade, como fica claro no filme pelo espao representado (favela) e pelos personagens que habitam este cenrio (moradores). Esta a priso moderna criada pelo sistema, estabelece aqui uma outra relao; como j abordado acima, h uma aproximao entre a atual casa grande com a antiga, e a atual senzala com a antiga, este espao serve como uma priso que hoje est no mbito ideolgico. A exposio de pessoas a condio de vida precria vista nas cenas ao se analisar a estrutura fsica da favela (onde as cenas so produzidas), fica perceptvel que no h Estado no que se refere a servios pblicos bsicos, desta forma os habitantes destes espaos ficam sujeitos a uma condio de vida abaixo do que correto a uma pessoa. Dessa forma se tem incio a compreenso do processo pelo qual a sociedade brasileira se estruturou. A nossa sociedade se estrutura, a partir de uma relao de dominao ideolgica, criada por pessoas que administra o estado, desde a colonizao at a atualidade o Estado brasileiro passou por vrias formas de governo, mas na essncia se manteve o mesmo, estruturado na relao acima citado, revelando fatores exploratrios de pessoa para pessoa (que explora como

exemplo mo de obra) caracterizada em primeiro plano pelo capital. Esta estrutura est desenvolvida ao ponto do trabalho escravo ainda ser realizado na atualidade como:
A dvida contrada pelos trabalhadores desde a sada de suas casas o principal instrumento de escravido no Brasil de hoje. Atravs dela faz-se a imobilizao fsica de trabalhadores em fazendas, at que termine m de saldar dvidas a que foram submetidos atravs de fraudes e pelas prprias condies da contratao do trabalho. (SILVA, 2002 p.06) A chantagem da dvida a pagar servir como corrente eficaz para manter subjugado o trabalhador. Estas correntes invisveis tornam-se inquebrveis, tendo em vista que com o trabalho que o escravo desenvolve na fazenda jamais conseguir pagar sua dvida. (SILVA, 2002 p.06)

A faixada criada por empresas.


A obra em estudo ainda revela um outro fator, essencial para o entendimento da escravido moderna na ainda est ativa na contemporaneidade. Este fator revelado ao se trabalhar com instituies e projetos sociais (financiados por empresas privadas). O primeiro aspecto que se evidencia o uso destes meios para a lavagem de dinheiro. O filme demonstra a indignao dos moradores ao descobrirem, que alm do material comprado para o centro digital ser de pssima qualidade, o valor em nota dos mesmo muito mais alto ao de valor do mercado, possibilitando assim lavagem de dinheiro. Este esquema retratado no filme, quando se utilizada uma ONG para a realizao de um projeto social que ir beneficiar o grande investidor ao mnimo em duas formas, a primeira j foi citada acima, e a segunda uma marketing de fachada, realizado pela mdia com a inteno de promover a marca envolvida diretamente com o projeto social, no que ir resultar em um aumento nos ganhos da empresa.

Consideraes Finais
Com tudo o que foi apresentado, demonstrado a importncia da obra de Srgio Bianchi, para o entendimento da realidade brasileira, e tambm para que possamos entender, como a sociedade brasileira atual se constitui, atravs de um processo de explorao, ideolgica onde criado uma srie de elementos que cria uma priso ao

cidado, pondo o em uma condio de inferioridade, e buscando meios para que esta inferioridade e prolongue por muito tempo. A anlise da obra revela fatores do Brasil que, no so repassados a massa, ao grande pblico, que revelam a continuidade de um processo de excluso e de subalternidade que a todo momento so direcionadas ao negro, onde o jogo miditico desenvolvido por grandes empresas trabalha com a ideias explicita na obra de que a superexposio de seres humanos em situao degradante de vida faz extravasar sentimentos e emoes e dependncia econmica de um sistema poltico financeiro corrupto, que usa do pretexto da necessidade do dinheiro vindo da corrupo para dar renda a muitas pessoas, com a ideia principal de dar continuidade ao sistema desonesto.

Referncia bibliogrfica
FREYRE, Gilberto, 1900-1987. Casa-grande & senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48 ed. rev. So Paulo : Global, 2003. (Introduo histria da sociedade patriarcal no Brasil ; 1). HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil /. 26. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SILVA, J. C. A.. Escravido moderna: um atentado aos direitos humanos. In: Encontro de Pesquisadores, 2002, Teresina. Encontro de Pesquisadores. Teresina: Edufpi, 2002. v. 1. SILVA, Michelly Cristina . Srgio Bianchi e sua leitura cinematogrfica da histria: uma anlise do filme Quanto vale ou por quilo?. O Olho da Histria, 2013.

Referncias Filmogrficas:
QUANTO VALE ou por quilo? Direo: Srgio Bianchi. Roteiro: Eduardo

Benaim, Newton Cannito e Sergio Bianchi. Rio de Janeiro: Agravo Produes Cinematogrficas, Riofilme, 2005. (104 minutos). Mdia digital disponvel em: https://www.youtube.com/watch?v=fZhaZdCqrHg.

You might also like