You are on page 1of 2

SALMOS 116:12 Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefcios que me tem feito?

O salmista tem um corao agradecido a Deus pelos benefcios que Deus lhe concedeu. Benefcio favor, graa. Deus lhe abenoou, ento ele faz a pergunta: que darei eu ao Senhor? Talvez certa mentalidade de barganha com Deus tenha passado pela mente do salmista, porm percebemos que o sentimento de barganha cedeu o espao para o esprito de gratido. Ele estava grato a Deus por isto comps este salmo. Mas por que ele estava grato? Ao lermos o salmo 116 percebemos algumas razes. Ele estava agradecido a Deus pelas repetidas respostas as suas oraes: 1 AMO ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha splica. 2 Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Ele estava agradecido pelos livramentos de morte: 3 Os cordis da morte me cercaram, e angstias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. 4 Ento invoquei o nome do SENHOR, dizendo: SENHOR, livra a minha alma. 8 Porque tu livraste a minha alma da morte (). Ele estava grato pelo livramento do abatimento emocional. () fui abatido, mas ele me livrou (v.6). () os meus olhos das lgrimas (v.8). Ele estava grato pelo poder de Deus que o capacitou a superar as tentaes: () os meus ps da queda (v.8). Diante desses feitos de Deus em sua vida o salmista pergunta: Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefcios que me tem feito? Vejamos as trs respostas que o salmista encontrou: Primeira resposta: tomarei o clice da salvao.

13 Tomarei o clice da salvao () Ele faz referncia ao copo de vinho, que faz parte da celebrao da Pscoa, que por sua vez, relembra o dia no qual os israelitas foram salvos da escravido do Egito, o qual para com o crente o dia em que Cristo nos salvou da escravido pela Sua morte expiatria na cruz. Portanto, o corao grato deve absorver, entranhar-se da salvao concedida por Deus atravs de Jesus Cristo. Segunda resposta: invocarei o nome do Senhor.

V. 13 () invocarei o nome do SENHOR.

Percebemos que a orao que ele se refere toda gratido a Deus. A gratido para ele no era um adendo, um corpo estranho que enxertado na orao no finalzinho, mas a razo de ser daquela orao a gratido pelos favores de Deus. Terceira resposta: pagarei os meus votos de forma pblica.

14 Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presena de todo o seu povo. Nota-se que anteriormente, enquanto passava pelo aperto, ele prometeu algumas ofertas para Deus. Portanto, havia nele anteriormente uma mentalidade de barganha com Deus, do tipo: se me abenoares farei isto ou aquilo. Entretanto, ele entendeu que Deus lhe concedeu um favor, ou seja, uma graa. Assim, ele no cumpriria mais os votos por causa do esprito de barganha, mas por gratido. por que somos gratos a Deus que d evemos cumprir os votos. por gratido a Deus que ofertamos. A gratido tem que vencer o esprito de barganha, de amargura e murmurao. Seja grato a Deus todos os dias e pergunte-se: Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefcios que me tem feito? Sabendo que por mais que voc retribua no chegar altura do favor de Deus, que nos abenoa por graa. O que importar a Deus a gratido como fora motivadora para as suas aes em prol do reino de Deus e do prximo.

You might also like