You are on page 1of 3

Princpios Internacionais da tica Profissional no Jornalismo

Organizaes internacionais e regionais de jornalistas profissionais, representando 400.000 jornalistas em atividade em todas as partes do mundo, tm realizado desde 1978 encontros consultivos sob os auspcios da UNESCO. O segundo encontro consultivo (Cidade do Mxico, 1980) expressou seu apoio Declarao de Princpios Fundamentais da UNESCO referente Contribuio dos Meios de Comunicao de Massas para Fortalecer a Paz e a Compreenso Internacional, para a Promoo dos Direitos Humanos e para se Opor ao Racismo, ao Apartheid e Incitao Guerra. Alm disso, a reunio adotou a Declarao do Mxico com um grupo de princpios que representam reas comuns de existncia de cdigos nacionais e regionais de tica jornalstica assim como proviso relevante natureza legal. O quarto encontro consultivo (Praga e Paris, 1983) notou o valor duradouro da Declarao da UNESCO na qual declarado que o exerccio da liberdade de opinio, expresso e informao, reconhecido como uma parte integrante dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, um fator vital no fortalecimento da paz e da compreenso internacional. Alm disso, a reunio reconheceu o papel importante que a informao e a comunicao desempenham no mundo contemporneo, ambos nas esferas nacional e internacional, com uma responsabilidade social crescente que colocado nos meios de comunicao de massas e jornalistas. Na base os princpios seguintes de tica profissional no jornalismo foram preparados como uma rea de concordncia internacional e como uma fonte de inspirao para cdigos de tica nacionais e regionais. Pretende-se que esse grupo de princpios seja promovido autonomamente por cada organizao profissional atravs de meios e significados mais adequados a seus membros. em vrios instrumentos internacionais de

Princpio I O Direito das Pessoas de Retificar Informao


As pessoas e os indivduos tm o direito de adquirir um quadro objetivo da realidade por meio de informao precisa e compreensiva como tambm de se expressarem livremente pelas vrias mdias de cultura e comunicao.

Princpio II A Dedicao do Jornalista para Realidade Objetiva


A tarefa primeira do jornalista garantir o direito das pessoas informao verdadeira e autntica atravs de uma dedicao honesta para realidade objetiva por meio de que so informados fatos conscienciosamente no contexto formal deles/delas e mostram as conexes essenciais deles/delas e sem causar distoro, com desenvolvimento devido da capacidade criativa do jornalista, de forma que o pblico provido com material adequado para facilitar a formao de um quadro preciso e compreensivo do mundo no qual a origem, a natureza e

a essncia dos acontecimentos, processos e estados dos casos so to objetivamente quanto possvel compreendidos.

Princpio III A Responsabilidade Social do Jornalista


Informao em jornalismo compreendida como bem social e no como uma comodidade, o que significa que os jornalistas no esto isentos de responsabilidade em relao informao transmitida e isso vale no s para aqueles que esto controlando a mdia mas em ltima instncia para o grande pblico, incluindo vrios interesses sociais. A responsabilidade social do jornalista requer que ele ou ela agiro debaixo de todas as circunstncias em conformidade com uma conscincia tica pessoal.

Princpio IV A Integridade do Jornalista Profissional


O papel social do jornalista demanda que a profisso mantenha padres altos de integridade, inclusive o direito do jornalista de recusar um tipo de trabalho que seja contra a sua convico interior ou de descobrir fontes de informao como tambm o direito de participar na deciso-fabricao do meio no qual ele ou ela so empregados. A integridade da profisso no permite que o jornalista aceite qualquer forma de suborno ou a promoo de qualquer interesse privado que v de encontro ao bem-estar geral. Igualmente faz parte da tica profissional respeitar a propriedade intelectual e, em particular, se conter de plgio.

Princpio V O Pblico Tem Acesso e Participao


A natureza da profisso demanda que o jornalista promova o acesso da informao ao pblico e a participao do pblico na mdia, inclusive o direito de correo ou retificao e o direito de resposta.

Princpio VI Respeito Privacidade e Dignidade Humana


Uma parte integrante dos padres profissionais do jornalista o respeito ao direito de privacidade do indivduo e dignidade humana, em conformidade com o que est previsto na lei nacional e internacional relativa proteo dos direitos e da reputao de outros, proibindo calnia e difamao.

Princpio VII Respeito ao Interesse Pblico


Os padres profissionais do jornalista prescrevem respeito devido comunidade nacional, suas instituies democrticas e sua moral pblica.

Princpio VIII Respeito aos Valores Universais e Diversidade de Culturas


Um verdadeiro jornalista zela pelos valores universais de humanismo, acima de tudo paz, democracia, direitos humanos, progresso social e liberao nacional, enquanto com respeito ao carter distintivo, valor e dignidade de cada cultura, como tambm o direito de cada pessoa escolher e desenvolver livremente seus sistemas polticos, sociais, econmicos e culturais. Assim o jornalista participa ativamente na transformao social para a melhoria democrtica da sociedade e contribui em todos os lugares atravs do dilogo para um clima de confiana nas relaes internacionais que conduz paz e justia em todo lugar, para o

desarmamento e o desenvolvimento nacional. Pertence tica da profisso que o jornalista esteja atento s providncias pertinentes contidas nas convenes, declaraes e resolues internacionais.

Princpio IX Eliminao da Guerra e de Outros Grandes Males que Confrontam a Humanidade


O compromisso tico para com os valores universais do humanismo pede que o jornalista se abstenha de qualquer justificao para, ou incitao para, guerras de agresso e a corrida armamentista, especialmente em relao a armas nucleares, e todas as outras formas de violncia, dio ou discriminao, especialmente o racismo e o apartheid, a opresso de regimes tirnicos, o colonialismo e o neocolonialismo, como tambm outros grandes males que afligem a humanidade, como a pobreza, a desnutrio e as doenas. Fazendo assim, o jornalista pode ajudar a eliminar a ignorncia e o desentendimento entre os povos, fazer com que os nacionais de um pas sejam mais sensveis em relao s necessidades e desejos dos outros, assegurar o respeito aos direitos e dignidade de todas as naes, todos os povos e todos os indivduos sem distino de raa, sexo, idioma, nacionalidade, religio ou convico filosfica.

Princpio X Promoo de uma Nova Ordem Mundial de Informao e Comunicao


O jornalista opera em geral no mundo contemporneo dentro da armao de um movimento para relaes de internacionais novas e uma ordem de informao nova em particular. Esta ordem nova, entendida como uma parte integrante da Nova Ordem Econmica Internacional, apontada a descolonizao e democratizao do campo de informao e comunicao, nacionalmente e internacionalmente, em base de coexistncia calma entre povos e com pleno respeito a sua identidade cultural. O jornalista tem uma obrigao especial de promover o processo de democratizao das relaes internacionais no campo da informao, em particular salvaguardando e nutrindo relaes calmas e amigveis entre os Estados e os povos. Emitido pela quarta reunio consultiva de organizaes internacionais e regionais de jornalistas profissionais, que teve lugar em Praga e Paris em 1983 e a qual assistiram representantes das seguintes organizaes: Organizao Internacional de Jornalistas (IOJ), Federao Internacional de Jornalistas (IFJ), Unio Catlica Internacional da Imprensa (UCIP), Federao Latino-Americana de Jornalistas (FELAP), Federao Latino-Americana de Trabalhadores de Imprensa (FELATRAP), Federao de Jornalistas rabes (FAJ), Unio de Jornalistas Africanos (UJA), Confederao de Jornalistas da ASEAN (CAJ).

You might also like