You are on page 1of 31

Direito Civil Famlia

O direito de famlia estudado ser subordinado a CF de 1988. Art. 226


Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 1 - O casamento civil e gratuita a celebrao. 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. (Regulamento) 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio. (Redao dada Pela Emenda
Constitucional n 66, de 2010)

7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. Regulamento 8 - O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes.

H o reconhecimento da unio estvel na CF, princpio da igualdade entre homens e mulheres, princpio da igualdade de direito entre todos os filhos.

Separao x Divrcio
Com a emenda constitucional n. 09 de 28.06.1977 veio o divrcio no Brasil. Lei 6515/77 Lei Di, a lei do divrcio. Permitiu o divrcio. Nessa ocasio veio engessado e havia um artigo que s se permitia o divrcio uma vez. Para se divorciar era necessrio> converter uma separao judicial em divrcio esperando3 anos, ou fazer o divrcio direto desde que estivesse separado de fato h 5 anos e desde que a separao fosse antes da EC 9/77. Era obrigatria a partilha dos bens. Antes da lei do divrcio existia o termo desquite. Depois, mudou-se para separao judicial. Depois o prazo passou a ser de 2 anos para a separao de fato, ou 1 ano para converter. O entendimento majoritrio do TJSP que no existe mais separao. Quem estava separado e quiser se divorciar, dever fazer o divrcio. No bojo do divrcio no se discute culpa. Eventualmente, pode haver a discusso em apartado numa ao de indenizao por danos morais.

Leis atuais relativas ao direito de famlia

Lei da Guarda Compartilhada 11698/08 (alterou artigos do CC) Lei da alienao parental 12318/10 Lei 12398/11 Direito de visita dos avs Lei de alimentos 5478/68

Lei dos alimentos gravdicos 11804/08 d direito a mulher gestante de, provando a existncia da gravidez, pleitear alimentos para ela e para o filho contra o suposto pai. Ela imputa a paternidade a algum.

DIREITO DE FAMLIA
-Conceito: Conjunto de regras que dizem respeito as relaes pessoais (visitas, alimentos, guarda) e relaes patrimoniais durante o casamento e durante a unio estvel.

Tutela

Instituto protetivo que serve para aquelas pessoas quem tem menos de 18 anos de idade e no tem pai e me porque morreram ou porque praticaram atos to graves a ponto de terem sido destitudos do seu poder familiar. Temos a figura do tutor e o menor chamado de tutelado ou pupilo. Curatela Para pessoas que tem mais de 18 anos mais e por algum motivo so incapazes de reger sua pessoa e administrar seus bens. Ex: pessoa com sndrome de Down. At 18 anos h o poder ptrio, aps os 18 anos se for necessrio possvel ser nomeada um curador para. * a grande diferena entre as duas que a tutela para menores de 18 anos e a curatela para maiores de 18 anos.

Famlia
CF Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. No restringe a famlia ao casamento.

Unio Estvel
3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Unio estvel aquela relao que se forma entre duas pessoas com o objetivo de constituio de famlia. No muda o estado civil das pessoas. Na unio estvel tambm h possibilidade de se estabelecer um regime e direitos e deveres em igualdade de condies.

Parentesco
-Linha Reta: ascendentes e descendentes -Linha Colateral: ao lado, irmo (2 grau) no existe parente colateral de 1 grau. Tio e sobrinho so colaterais de 3 grau, e primos so parentes colaterais de 4 grau. -Afinidade: se cria entre as pessoas e os parentes do cnjuge. o decorrente do casamento ou da unio estvel. Parentesco por afinidade da linha regra que o parentesco com os parentes de

linha reta do cnjuge. E o parentesco por afinidade de linha colateral que so os parentes de linha colateral do cnjuge. Irmos bilaterais so aqueles filhos do mesmo pai e da mesma me. Irmos unilaterais ao aqueles que no so do mesmo pai e da mesma me.

Princpios constitucionais aplicveis ao direito de famlia


PRECEITOS FUNDAMENTAIS: 1- Princpio da dignidade da pessoa humana_ art. 1 III da CF. um preceito fundamental. Art. 226 7, 230
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana; Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas.

Tambm previsto nos: arts. 3, 4, 15 e 18 ECA;e Estatuto do Idoso arts. 2, 3, 9, 10. 2- Princpio da solidariedade familiar_ art. 3 I CF. um preceito fundamental tambm.Arts. 226, 227 e 230.
Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria;

PRINCPIOS GERAIS 3- Princpio da igualdade entre homens e mulheres_ art. 226 7


7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. Regulamento

4- Princpio da igualdade entre todos os filhos_ Art. 227 6 .


Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

Em razo deste artigo h uma absoluta igualdade entre direitos e deveres entre os filhos, qualquer que seja a natureza da filiao.

5- Princpio da liberdade_ art. 226 7


7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. Regulamento

6- Princpio da afetividade_ no est expresso na CF, mas sempre falado em direito da famlia. 7- Princpio da convivncia familiar_ art. 227. Ele expresso e com base nisso, quando houver discusso sobre alienao parental, o pai alega esse princpio. a base da guarda compartilhada, da extenso do direito de visita aos avs.
Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

8- Princpio do melhor interesse do menor_ toda vez que tiver um menor ou incapaz, o que prevalecer o superior interesse desse menor. Art. 227 CF e arts. 4 e 6 do ECA.
Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Pargrafo nico. A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias; b) precedncia de atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; c) preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas; d) destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude. Art. 6 Na interpretao desta Lei levar-se-o em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

Casamento
-Conceito: o ato jurdico bilateral solene e pblico precedido de publicidade atravs da HABILITAO publicao de editais vinculador de pessoas de sexo diferentes*. *atualmente j possvel casamento de pessoas do mesmo sexo. Modificador do estado civil de ambas (a unio estvel no muda o estado civil). Criador de uma sociedade conjugal dotada de relativa estabilidade (a estabilidade relativa) Regida por um regime de bens e da qual decorrem direitos e deveres recprocas (todo casamento tem regime de bens). Devem se casar por separao obrigatria de bens: -Pessoas mais de 70 anos de idade;

-Pessoas divorciadas ou vivas que no fizeram a partilha dos bens e tem filhos; -Pessoas que precisam de autorizao para casar. O regime legal o da comunho parcial de bens. Se quiser casar no regime universal, faz um pacto antinupcial. Na unio estvel tambm h possibilidade de se estabelecer um regime e direitos e deveres em igualdade de condies. Dissolve-se pela morte ou divrcio ou pela decretao de NULIDADE ou da ANULAO de casamento. A separao no dissolve o vnculo do casamento. Esterilidade masculina ou feminina no causa de anulao de casamento. O que anula casamento a impotncia coeund (para o coito). A nulidade volta ao estado anterior. Art. 1511 CC
Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

Natureza jurdica do casamento = a corrente majoritria diz que um contrato especial de direito de famlia.
Art. 1.512. O casamento civil e gratuita a sua celebrao. Pargrafo nico. A habilitao para o casamento, o registro e a primeira certido sero isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei.

Essa gratuidade s existe para quem comprovar, nos termos da lei 1060/60, ser pessoa pobre. Se a pessoa optar por casar fora do cartrio (na festa, residncia) o cartrio cobrar a parte essa celebrao.

-Consequncia do princpio da liberdade


Art. 1.513. defeso a qualquer pessoa, de direito pblico ou privado, interferir na comunho de vida instituda pela famlia.

-Momento de realizao do casamento


O momento da realizao do casamento quando o juiz pergunta se de livre e espontnea vontade que est casando.
Art. 1.514. O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vnculo conjugal, e o juiz os declara casados.

-Casamento religioso com efeitos civis


Art. 1.515. O casamento religioso, que atender s exigncias da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro prprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebrao.

Para ter efeitos civis, o casamento precisa seguir as regras do art. 1516.
Art. 1.516. O registro do casamento religioso submete-se aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil. o 1 O registro civil do casamento religioso dever ser promovido dentro de noventa dias de sua realizao, mediante comunicao do celebrante ao ofcio competente, ou por iniciativa de qualquer interessado, desde que haja sido homologada previamente a habilitao regulada neste Cdigo. Aps o referido prazo, o registro depender de nova habilitao. o 2 O casamento religioso, celebrado sem as formalidades exigidas neste Cdigo, ter efeitos civis se, a requerimento do casal, for registrado, a qualquer tempo, no registro civil, mediante prvia habilitao perante a autoridade competente e observado o prazo do art. 1.532. o 3 Ser nulo o registro civil do casamento religioso se, antes dele, qualquer dos consorciados houver contrado com outrem casamento civil.

Para converter o casamento religioso em civil, deve fazer habilitao e requerer que aquele casamento seja aproveitado. Via de regra, em Santos o bispo da Igreja no permite casamento religioso com efeitos civis.

Capacidade parao casamento


A maioridade civil atingida aos 18 anos. Tem que ter pelo menos 16 anos para casar. A idade nbil = 16 anos. Com menos de 16 anos, no pode casar.
Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Pargrafo nico. Se houver divergncia entre os pais, aplica-se o disposto no pargrafo nico do art. 1.631.

EXCEO:
Art. 1.520. Excepcionalmente, ser permitido o casamento de quem ainda no alcanou a idade nbil (art. 1517), para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

Se a menor com 16 anos quiser casar, a me deixar e o pai no, tem que pedir um suprimento de consentimento para o juiz. O regime ser de separao total de bens obrigatria. Qualquer caso quando o juiz autoriza, separao obrigatria. -Emancipao Quando emancipada pode casar sem consentimento dos pais. Uma vez que casa, automaticamente est emancipada.

**TODA VEZ QUE HOUVER UM CASAMENTO COM AUTORIZAO JUDICIAL, SER REGIME OBRIGATRIO DE SEPARAO DE BENS**.
No caso de tutela, se for menor de 16 anos precisa de autorizao judicial. Se for maior de 16 e o tutor autorizar, pode casar. Se o tutor no concordar, poder haver ao de suprimento de consentimento.

Impedimentos para o casamento


Art. 1521 CC So insanveis. Se houver algum desse impedimento, no haver como supri-lo. Se houver casamento, ser nulo. NO PODEM CASAR = PROIBIDO O CASAMENTO A maioria das hipteses refere-se a parentes consangneos.Todos os impedimentos so imprescritveis, ou seja, poder ser intentada uma ao de nulidade a qualquer momento. O rol dos impedimentos TAXATIVO.
Art. 1.521. No podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;

I significa que no pode casar pai com filha, av com neta, av com neto. O parentesco civil o decorrente da adoo ou o parentesco socioafetivo, no caso de reproduo assistida heterloga (utiliza o smen de terceiro, que um doador annimo).
II - os afins em linha reta;

II aquele parentesco que decorre a partir do casamento ou da constituio da unio estvel com os parentes dos cnjuges.Na linha reta esse parentesco no cessa nem com a morte nem como divrcio. Na linha colateral, no tem impedimento. Homem com a irm da ex mulher, ou mulher com o cunhado. Os afins correm do casamento e da unio estvel. Art. 1595Art. 1.595. Cada cnjuge ou companheiro aliado aos parentes do outro pelo vnculo da afinidade.
1 O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmos do cnjuge ou companheiro. o 2 Na linha reta, a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel.
o

III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante;

III no existe um vnculo biolgico entre as pessoas. Porm, o CC entende que a adoo to semelhante ao vnculo biolgico.
IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive;

IV Irmos unilaterais (parentes colaterais de segundo grau; tambm so chamados de irmos germanos) no podem casar. Terceiro grau o parentesco de tias com sobrinhos. Nesse caso

existe uma exceo no Decreto-Lei 3200/41. Ser autorizado pelo juiz o casamento, desde que aquelas pessoas se submetam a exames mdicos prvios que indiquem que no haver prejuzo para as partes e para a prole que vierem a constituir. Quem define isso o juiz de direito. Se os exames constatarem que haver prejuzo para a prole, o juiz no autoriza o casamento.
V - o adotado com o filho do adotante;

V o adotado se torna irmo do filho do adotante.


VI - as pessoas casadas;

VI quem casado e o casamento ainda vlido no pode casar. Divrcio, viuvez e decretao de nulidade ou anulao so hipteses de extino do casamento. Se houver casamento pode ser crime de bigamia e no mbito civil o casamento ser declarado nulo.
VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte.

VII o cnjuge no pode casar com aquele que tentou matar ou matou. preciso que se trate de um homicdio doloso e no foi um acidente.

-Quem pode opor o impedimento


Art. 1.522. Os impedimentos podem ser opostos, at o momento da celebrao do casamento, por qualquer pessoa capaz. Pargrafo nico. Se o juiz, ou o oficial de registro, tiver conhecimento da existncia de algum impedimento, ser obrigado a declar-lo.

A oposio nunca poder vir de um annimo. A pessoa dever se identificar. O MP tem legitimidade para opor impedimento mas deve ser justificado. Pontes de Miranda diz que o MP formado por pessoas maiores e capazes. O representante do MP uma pessoa. Quem de m-f opuser um impedimento falso poder ser responsabilizado civil e criminalmente, cabendo, inclusive indenizao por danos morais e ao de ressarcimento. A oposio feita no cartrio de registro civil.

Causas suspensivas
NO DEVE DIFERENTE DE NO PODE. No devem = recomendao. Se casar, o casamento no nulo nem anulado. Apenas acarretar sanes de ordem patrimonial no sentido de estabelecer o regime obrigatrio de separao de bens.
Art. 1.523. No devem casar: I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal;

IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. Pargrafo nico. permitido aos nubentes solicitar ao juiz que no lhes sejam aplicadas as causas suspensivas previstas nos incisos I, III e IV deste artigo, provando-se a inexistncia de prejuzo, respectivamente, para o herdeiro, para o ex-cnjuge e para a pessoa tutelada ou curatelada; no caso do inciso II, a nubente dever provar nascimento de filho, ou inexistncia de gravidez, na fluncia do prazo.

I Atinge apenas quem vivo ou viva etem filhos.Para configurar a causa suspensiva necessrio o bito, filho do falecido e patrimnio a dividir. A sano ser a imposio do regime obrigatrio de separao de bens. II no atinge o homem porque ele no fica bravo. O mdico tambm pode dar uma declarao de que a mulher no est grvida. III antes, para fazer divrcio era obrigado a fazer a partilha. Hoje pode se divorciar sem fazer a partilha dos bens.Se fizer o segundo casamento, ser o regime obrigatrio da separao de bens. IV se estiver interditado pode casar dependendo do motivo da interdio. O prdigo pode casar com autorizao do juiz. Enquanto o tutor ou curador no prestar contas, no pode haver o casamento do tutor com aquelas pessoas nem dos parentes prximos do tutor. Pargrafo nico provando a inexistncia de prejuzo.

-Quem pode opor a causa suspensiva


Art. 1.524. As causas suspensivas da celebrao do casamento podem ser argidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consangneos ou afins, e pelos colaterais em segundo grau, sejam tambm consangneos ou afins.

O MP tambm no tem legitimidade.

Regime de bens
Existem 6 regimes de bens

Separao obrigatria

No h dvida de aquilo que cada um tem continua sendo somente daquela pessoa. A dvida quanto aos bens adquiridos durante a vida em comum. Por ter entendimentos divergentes, h a smula 377 do STF.
Smula 377 STF - No regime de separao legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constncia do casamento.

Assim, ser igual comunho parcial de bens. A smula foi explicitada, comunicam-se desde que provado o esforo comum. Na comunho parcial no precisa provar o esforo comum. A jurisprudncia majoritria diz que no precisa provar o esforo comum. Contudo, existem decises contrrias.

So hipteses: a) Pessoas maiores de 70 anos b) Autorizao judicial para o casamento c) Causas suspensivas

Comunho parcial ( o regime legal)

Lei 6.515/77 antes dessa lei, o regime legal era o da comunho universal de bens. Depois do advento da lei, o regime legal passou a ser o da comunho parcial de bens. O que vier por doao ou herana, no se comunica. O que se comunicar sero apenas os bens aquestos, que so os bens adquiridos durante o casamento desde que no seja com o produto do que a pessoa j tinha. Ex> a moa tem um quitinete que vale 100 mil reais e casa. Vo morar em SP e ela vende aquele quitinete. Compra um imvel em SP por 100 mil reais em seu nome com esse dinheiro. Ela faz a prova de que ela sub-rogou aquele dinheiro que era do patrimnio dela na aquisio de outro imvel. Se ela vender por 100 mil e fizer a escritura por 80 mil, ao vender o ltimo imvel depois o marido pode dizer que teve dinheiro dele. Comunho universal Tudo que a pessoa tinha antes de casar, o que vier por herana e por doao, ser da outra pessoa tambm. Poderia no ser utilizado desde que os nubentes fizessem a escolha por um pacto antinupcial. Participao final nos aquestos Tem que fazer pacto anti nupcial. um regime que poucas pessoas se valem dele Regime misto Separao total de bens Cada um fica com os seus bens.

Habilitao para o casamento


o processo que antecede a realizao de todo e qualquer casamento. O local de fazer a habilitao o cartrio de registro civil da circunscrio dos nubentes. A celebrao do casamento pode ser feita no cartrio ou em outro local a escolha dos nubentes, desde que paguem a taxa. Art. 1525
Art. 1.525. O requerimento de habilitao para o casamento ser firmado por ambos os nubentes, de prprio punho, ou, a seu pedido, por procurador, e deve ser instrudo com os seguintes documentos: I - certido de nascimento ou documento equivalente;

I - A certido de nascimento deve ser atualizada. Isto porque na certido sero averbados todos os atos queocorrem na vida da pessoa. Todo mundo precisa apresentar.
II - autorizao por escrito das pessoas sob cuja dependncia legal estiverem, ou ato judicial que a supra;

II Nem todos precisam apresentar. Esse documento s ser necessrio para aquelas pessoas que tenham menos de 16 anos e cujo casamento foi autorizado por juiz de direito, ou para aquelas pessoas que tem mais de 16 e menos de 18 cujo casamento foi autorizado pelos pais ou pelo juiz de direito, suprindo o consentimento dos pais.
III - declarao de duas testemunhas maiores, parentes ou no, que atestem conhec-los e afirmem no existir impedimento que os iniba de casar;

III Todos tm que apresentar. A pessoa deve levar duas testemunhas para dizer que no tem impedimento para casar. Essas testemunhas podem ou no ser parentes. Se a testemunha mentir, pode incorrer em crime de falso testemunho e sofrer as conseqncias penais cabveis.
IV - declarao do estado civil, do domiclio e da residncia atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos;

IV declaraes.
V - certido de bito do cnjuge falecido, de sentena declaratria de nulidade ou de anulao de casamento, transitada em julgado, ou do registro da sentena de divrcio.

V s ser necessrio para quem est celebrando o 2 casamento. Se for divorciado, tem que levar a certido de casamento dele, onde consta a averbao de divrcio e tambm devem provar que fizeram a partilha. Se a pessoa morreu e no se encontrou o corpo, deve-se pedir que o juiz certifique morte presumida. Deve haver provas de que a pessoa estava no lugar. Exemplo: airfrance que caiu. Se a morte ocorreu no exterior, o vivo deve trazer a certido de bito de l, que deve ser traduzida por tradutor juramentado.

Publicao dos editais


Estando a publicao em ordem, ser publicado no Jornal da Tribuna. O edital para dar publicidade. Decorrido o prazo de 15 dias, aps no ter apresentao de nenhum impedimento, expedido o certificado de habilitao para o casamento. Caso tenha impedimento, deve ser julgado e aps expedido o certificado. Esse certificado habilita aquelas pessoas a se casarem. Se eles forem casar em outro local. DISPENSA DA PUBLICAO DOS EDITAIS Art. 69 da lei dos registros pblicos

Art. 69. Para a dispensa de proclamas, nos casos previstos em lei, os contraentes, em petio dirigida ao Juiz, deduziro os motivos de urgncia do casamento, provando-a, desde logo, com documentos ou indicando outras provas para demonstrao do alegado. (Renumerado do art. 70, pela Lei n 6.216, de 1975). 1 Quando o pedido se fundar em crime contra os costumes, a dispensa de proclamas ser precedida da audincia dos contraentes, separadamente e em segredo de justia. 2 Produzidas as provas dentro de cinco (5) dias, com a cincia do rgo do Ministrio Pblico, que poder manifestar-se, a seguir, em vinte e quatro (24) horas, o Juiz decidir, em igual prazo, sem recurso, remetendo os autos para serem anexados ao processo de habilitao matrimonial.

A situao de emergncia caracterizada por doena grave, iminncia de parto, convocao para as foras armadas. Fica a critrio do juiz dispensar ou no.

Art.1529 e 1530 e art. 67 5 da lei dos registros pblicos.


Art. 1.529. Tanto os impedimentos quanto as causas suspensivas sero opostos em declarao escrita e assinada, instruda com as provas do fato alegado, ou com a indicao do lugar onde possam ser obtidas. Art. 1.530. O oficial do registro dar aos nubentes ou a seus representantes nota da oposio, indicando os fundamentos, as provas e o nome de quem a ofereceu. Pargrafo nico. Podem os nubentes requerer prazo razovel para fazer prova contrria aos fatos alegados, e promover as aes civis e criminais contra o oponente de m-f. Art. 67 - 5 Se houver apresentao de impedimento, o oficial dar cincia do fato aos nubentes, para que indiquem em trs (3) dias prova que pretendam produzir, e remeter os autos a juzo; produzidas as provas pelo oponente e pelos nubentes, no prazo de dez (10) dias, com cincia do Ministrio Pblico, e ouvidos os interessados e o rgo do Ministrio Pblico em cinco (5) dias, decidir o Juiz em igual prazo.

O certificado de habilitao, uma vez que esteja tudo em ordem, vale por 90 dias. Depois desse prazo, o certificado no ter mais eficcia e ser necessrio comear tudo de novo. 90 dias DIFERENTE de 3 meses.

Celebrao do casamento
A autoridade que dever presidir o ato o juiz de casamento. O local deve ficar de portas abertas. Nmero de testemunhas = 2 Se o casamento for a noite, os nubentes no souberem escrever = 4 A regra que nos casamentos as pessoas estejam presentes pessoalmente. possvel casar por procurao, desde que seja feita por instrumento pblico com poderes especficos para representar o outorgante no seu casamento a ser contrado com tal pessoa. A procurao pode ser revogada mas tambm dever ser feita por instrumento pblico. A procurao s vlida por 90 dias. Se um dos contraentes for mudo, a resposta poder ser por escrito. admitida a interprete juramentada de libras. LER OS ARTIGOS Inciso VII constaro regime do casamento com a data em cartrio. Se as pessoas so obrigadas a casar na separao obrigatria ou na comunho parcial, no h pacto. Se for na comunho universal, separao total, regime misto ou participao final dos aquestos, dever ser feito um pacto antenupcial. Tal pacto celebrado no cartrio de notas. Ambos devem comparecer. No h necessidade de ser acompanhado por advogado. Antes da lei 6015 a mulher assumia o nome do marido. Atualmente, uma faculdade assumir ou no o nome do marido. A partir de CF, com a igualdade entre homens e mulheres, os homens passaram a ter a faculdadede adotar o nome da mulher.

Suspenso da celebrao do casamento


Art. 1538

Art. 1.538. A celebrao do casamento ser imediatamente suspensa se algum dos contraentes: I - recusar a solene afirmao da sua vontade; II - declarar que esta no livre e espontnea; III - manifestar-se arrependido. Pargrafo nico. O nubente que, por algum dos fatos mencionados neste artigo, der causa suspenso do ato, no ser admitido a retratar-se no mesmo dia.

Ainda que as pessoas digam que brincadeira, o juiz suspender o casamento. No possvel a retratao antes de 24 horas.

Casamento nuncupativo
O casamento nuncupativo in extremis art. 1540
Art. 1.540. Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, no obtendo a presena da autoridade qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poder o casamento ser celebrado na presena de seis testemunhas, que com os nubentes no tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, at segundo grau.

Se quem cancelou a procurao, no a cancelou em tempo hbil, responder por perdas e danos. Para outorgar ou revogar a procurao, deve ser feita por instrumento pblico

Provas do casamento
Art. 1543 a 1547 A prova do casamento faz-se pela certido de casamento, que a prova da ocorrncia do casamento. Se eu no tenho mais a certido, terei que pedir essa certido no cartrio de registro civil. Se o cartrio no tiver mais o livro, terei que provar que me casei por outros meios.Uma das maneiras seria com fotografias da poca; escritura de compra e venda. Se no conseguir fazer prova documental, o cdigo no restringe a produo da prova.
Art. 1.545. O casamento de pessoas que, na posse do estado de casadas, no possam manifestar vontade, ou tenham falecido, no se pode contestar em prejuzo da prole comum, salvo mediante certido do Registro Civil que prove que j era casada alguma delas, quando contraiu o casamento impugnado.

Art. 1545 A posse do estado de casados so pessoas que viveram como se casadas fossem. Sem prejuzo da prole comum expresso inutilizada porque atualmente os filhos so equiparados. Se no conseguir, recorreremos a uma ao declaratria de casamento. diferente da ao declaratria de unio estvel. Na unio, as pessoas querem provar que viviam como se casados fossem mas no eram. Na de casamento eles dizem que eram casados e querem provar a efetividade do casamento. Art. 32 da Lei dos Registros Pblicos.
Art. 32. Os assentos de nascimento, bito e de casamento de brasileiros em pas estrangeiro sero considerados autnticos, nos termos da lei do lugar em que forem feitos, legalizadas as certides pelos cnsules ou quando por estes tomados, nos termos do regulamento consular. 1 Os assentos de que trata este artigo sero, porm, transladados nos cartrios de 1 Ofcio do domiclio do registrado ou no 1 Ofcio do Distrito Federal, em falta de domiclio conhecido,

quando tiverem de produzir efeito no Pas, ou, antes, por meio de segunda via que os cnsules sero obrigados a remeter por intermdio do Ministrio das Relaes Exteriores. 2 O filho de brasileiro ou brasileira, nascido no estrangeiro, e cujos pais no estejam ali a servio do Brasil, desde que registrado em consulado brasileiro ou no registrado, venha a residir no territrio nacional antes de atingir a maioridade, poder requerer, no juzo de seu domiclio, se registre, no livro "E" do 1 Ofcio do Registro Civil, o termo de nascimento. 3 Do termo e das respectivas certides do nascimento registrado na forma do pargrafo antecedente constar que s valero como prova de nacionalidade brasileira, at quatro (4) anos depois de atingida a maioridade. 4 Dentro do prazo de quatro anos, depois de atingida a maioridade pelo interessado referido no 2 dever ele manifestar a sua opo pela nacionalidade brasileira perante o juzo federal. Deferido o pedido, proceder-se- ao registro no livro "E" do Cartrio do 1 Ofcio do domiclio do optante. 5 No se verificando a hiptese prevista no pargrafo anterior, o oficial cancelar, de ofcio, o registro provisrio efetuado na forma do 2.

Invalidade do casamento
O casamento foi celebrado, mas NULO. Ele foi celebrado mas no poderia ter sido celebrado. Ele est eivado de um vcio que torna esse casamento nulo.
Art. 1.548. nulo o casamento contrado: I - pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II - por infringncia de impedimento.

I pessoa que casa era portadora de uma enfermidade mental que no lhe d discernimento.A invalidade poder ser declarada, passe o tempo que passar. Essa impossibilidade de discernimento deve ocorrer no momento da celebrao do casamento. No a incapacidade superveniente que torna nulo o casamento, mas sim aquela anterior ou posterior ao casamento. Se no estiver incapacitada mentalmente pode casar. II art. 1521.
Art. 1.549. A decretao de nulidade de casamento, pelos motivos previstos no artigo antecedente, pode ser promovida mediante ao direta, por qualquer interessado, ou pelo Ministrio Pblico.

Qualquer interessado diferente de qualquer pessoa. No processo de habilitao so preparados os editais de casamento. Para impugnar pode ser qualquer pessoa. J nesse caso, como ocorre depois do casamento, apessoa deve demonstrar o interesse moral, econmico ou patrimonial na dissoluo do casamento.
Art. 1.550. anulvel o casamento: I - de quem no completou a idade mnima para casar; II - do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal; III - por vcio da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento; V - realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e no sobrevindo coabitao entre os cnjuges; VI - por incompetncia da autoridade celebrante.

Pargrafo nico. Equipara-se revogao a invalidade do mandato judicialmente decretada.

I com menos de 16 anos a pessoa no pode casar. O casamento no nulo, ele poder ser anulado. A anulao tem prazo para ser requeridae determinadas pessoas para requererem. *O casamento no ser anulado se resultar em gravidez nesses casos de idade. II esse j tem 16 anos e menos 18 mas no obteve autorizao dos pais ou do magistrado, suprindo o consentimento dos pais. Aqui ser caso de anulao tambm com prazo. *O casamento no ser anulado se resultar em gravidez nesses casos de idade. O intuito do legislador quando proibiu que houvesse casamento com pessoas menores de 16 anos, era para evitar a gravidez de menores. Se a anulao for apenas em razo da idade, no poder anular. Se houver outra causa, como por exemplo o erro essencial, poder ser anulado. III erro essencial. A pessoa casou achando que estava casando com uma pessoa boa mas descobre que casou com um alcolatra. O erro essencial est descrito no art. 1557. IV incapaz de consentir ou manifestar de modo inequvoco o seu consentimento. No o enfermo mental, algum que transitoriamente est sem o necessrio discernimento. V a histria do casamento de procurao. O mandante est em Maceio e outorga uma procurao para o amigo dele represent-lo em seu casamento com Maria. Ele revoga a procurao e o amigo no sabe que revogou e nem a noiva. Este casamento ser anulvel.Anula apenas se cancelou, houve o casamento mas no houve a coabitao. Se houver a coabitao no pode anular. V essa incompetncia da autoridade celebrante (juiz de casamento) no em razo da matria e sim em razo do lugar. uma pessoa que tem competncia mas no naquele local. Se o casamento for celebrado por pessoa que no juiz, o casamento ser inexistente art. 1554.
Art. 1.554. Subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competncia exigida na lei, exercer publicamente as funes de juiz de casamentos e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no Registro Civil.

-Quem pode requerer a anulao e prazo


Art. 1.552. A anulao do casamento dos menores de dezesseis anos ser requerida: I - pelo prprio cnjuge menor; II - por seus representantes legais; III - por seus ascendentes. Art. 1.553. O menor que no atingiu a idade nbil poder, depois de complet-la, confirmar seu casamento, com a autorizao de seus representantes legais, se necessria, ou com suprimento judicial.

Art. 1.555. O casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, s poder ser anulado se a ao for proposta em cento e oitenta dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de s-lo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessrios. 1o O prazo estabelecido neste artigo ser contado do dia em que cessou a incapacidade, no primeiro caso; a partir do casamento, no segundo; e, no terceiro, da morte do incapaz. 2o No se anular o casamento quando sua celebrao houverem assistido os representantes legais do incapaz, ou tiverem, por qualquer modo, manifestado sua aprovao.

O prazo est no art. 1560.


Art. 1.560. O prazo para ser intentada a ao de anulao do casamento, a contar da data da celebrao, de: I - cento e oitenta dias, no caso do inciso IV do art. 1.550; II - dois anos, se incompetente a autoridade celebrante; III - trs anos, nos casos dos incisos I a IV do art. 1.557; IV - quatro anos, se houver coao. o 1 Extingue-se, em cento e oitenta dias, o direito de anular o casamento dos menores de dezesseis anos, contado o prazo para o menor do dia em que perfez essa idade; e da data do casamento, para seus representantes legais ou ascendentes. o 2 Na hiptese do inciso V do art. 1.550, o prazo para anulao do casamento de cento e oitenta dias, a partir da data em que o mandante tiver conhecimento da celebrao.

No precisaremos saber decor esses prazos de anulao mas precisamos saber localizar no cdigo, apenas devemos saber por erro essencial, que o prazo ser de 3 anos.

Se os pais assistiram a celebrao do casamento ou concordaram de alguma forma com o casamento (pagar alguma coisa), no ser anulado o casamento.
Art. 1.555. O casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, s poder ser anulado se a ao for proposta em cento e oitenta dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de s-lo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessrios. o 1 O prazo estabelecido neste artigo ser contado do dia em que cessou a incapacidade, no primeiro caso; a partir do casamento, no segundo; e, no terceiro, da morte do incapaz. o 2 No se anular o casamento quando sua celebrao houverem assistido os representantes legais do incapaz, ou tiverem, por qualquer modo, manifestado sua aprovao.

Anulao por erro essencial


No tem mais a mesma utilidade que tinha no passado. No admite-se acordo para anular o casamento.
Art. 1.556. O casamento pode ser anulado por vcio da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto pessoa do outro.

Vicio de vontade = a vontade no seria aquela se soubesse sobre determinado fato acerca do marido/esposa.
Art. 1.557. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cnjuge: I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado; II - a ignorncia de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne insuportvel a vida conjugal; III - a ignorncia, anterior ao casamento, de defeito fsico irremedivel, ou de molstia grave e transmissvel, pelo contgio ou herana, capaz de pr em risco a sade do outro cnjuge ou de sua descendncia; IV - a ignorncia, anterior ao casamento, de doena mental grave que, por sua natureza, torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado.

I quanto a identidade difcil acontecer. o que se fala sobre a identidade moral. Casa e descobre que um estelionatrio ou que uma prostituta, usuria de drogas. Conhecimento ulterior = conhecimento posterior. Torne insuportvel a vida em comum muito importante.Ao descobrir deve tomar uma atitude, seno aceitou e no pode mais reclamar. II no igual ao inciso I porque muito especfico. No I no precisa ter crime. Pode at ter falsidade ideolgica por exemplo. No I o sujeito fala pra mulher que um mdico. Depois de casada descobre que no acabou a faculdade de medicina. No II deve existir o crime. III defeito fsico irremedivel = no descobrir que a pessoa nasceu sem uns dentes. O defeito fsico irremedivel o defeito que impede a realizao do ato sexual.O defeito fsico aquele que causa a impotncia colundi, esse pode dar ensejo a anulao. Contudo, a impotncia generandi no acarreta a anulao do casamento.
Art. 1.558. anulvel o casamento em virtude de coao, quando o consentimento de um ou de ambos os cnjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considervel e iminente para a vida, a sade e a honra, sua ou de seus familiares.

O prazo para entrar com a ao ser de 3 anos. um prazo longo e difcil dizer que casou obrigado. Legitimidade para propor a ao do cnjuge art. 1559.
Art. 1.559. Somente o cnjuge que incidiu em erro, ou sofreu coao, pode demandar a anulao do casamento; mas a coabitao, havendo cincia do vcio, valida o ato, ressalvadas as hipteses dos incisos III e IV do art. 1.557.

Casamento putativo
Art. 1.563. A sentena que decretar a nulidade do casamento retroagir data da sua celebrao, sem prejudicar a aquisio de direitos, a ttulo oneroso, por terceiros de boa-f, nem a resultante de sentena transitada em julgado. Art. 1.564. Quando o casamento for anulado por culpa de um dos cnjuges, este incorrer: I - na perda de todas as vantagens havidas do cnjuge inocente; II - na obrigao de cumprir as promessas que lhe fez no contrato antenupcial.

EFEITOS

-Quanto aos alimentos


Enquanto a mulher estiver discutindo a nulidade do casamento, ela alegar e provar que contraiu esse casamento de boa f. Assim provado, ter direito a alimentos. Esses efeitos da putatividade cessam com a nulidade ou se estendem aps a decretao de nulidade? Uma corrente diz que ao decretar a nulidade, cessa o seu direito aos alimentos. J a outra corrente diz que se ela estava de boa f, os efeitos se estendem e ela poder continuar recebendo os alimentos. Essa ultima corrente, dependendo da idadeda mulher, parece ser uma corrente mais justa.

-Quanto ao direito sucessrio


Ordem sucessria: I descendente II ascendente e cnjuge III cnjuge sobrevivente IV colaterais at o 4 grau.

No curso do casamento o marido morre.Ser verificado o regime de bens do casamento e assim verificaremos quem sero os herdeiros.Se o processo de nulidade de casamento est em andamento e morre o marido, e a mulher consegue provar que estava de boa f ter direito a parte da herana. Os efeitos da putatividade atingem essa sucesso, assim concorrer com os descendentes, dependendo do regime de bens, ou se no houver com os ascendentes, nos termos da ordem sucessria do art. 1829 CC. Se no houver boa f, no ter direito nenhum, porque esses efeitos somente seriam vlidos se ela provasse a boa f. Se o bito ocorrer depois da decretao de uma sentena de nulidade, no ter direito nenhum. Os filhos no sofrem penalidade alguma, independente de qualquer problema. A CF menciona no 6 do art. 227 que os filhos tero direitos iguais, qualquer que seja a natureza da filiao.

Esposansais
So uma promessa de casamento. Na linguagem leiga significa o noivado. No precisa ter o pedido, nem contratar o casamento. A lei prev a responsabilidade que existe pelo rompimento imotivado de uma promessa de casamento. A Maria Helena Dinizfala bem sobre o tema. Tal tema no est no CC, apenas na doutrina. Art. 186 CC pode ser usado para fundamentar. Se na hora de celebrao do casamento a pessoa responde que no, poder haver uma indenizao por danos materiais e por danos morais. Quanto mais prximo do casamento for o rompimento, maior o prejuzo. Se o rompimento foi imotivado pode existir o dano moral. Se for motivado, no existir dano moral.

Eficcia do casamento
Antes da lei 6515/77 a mulher era obrigada a usar o sobrenome do marido Aps a lei 6515 a mulher tem a opo de usar o nome do marido. Aps o cdigo de 2002 art. 226 5 qualquer dos dois pode acrescer ao seu o sobrenome do outro
Art. 1.565. Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condio de consortes, companheiros e responsveis pelos encargos da famlia. o 1 Qualquer dos nubentes, querendo, poder acrescer ao seu o sobrenome do outro. o 2 O planejamento familiar de livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e financeiros para o exerccio desse direito, vedado qualquer tipo de coero por parte de instituies privadas ou pblicas. Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

II - Desde que haja uma justificativa ou um acordo, no h problema na esposa morar em uma cidade e o marido em outra. No h sano pelo no cumprimento de algum dever. Na decretao do divrcio no pode se discutir culpa por descumprimento de um desses deveres. III- ela se subdivide em material e em imaterial. A mtua assistncia material a contribuio dos dois, um para o sustento do outro. Por exemplo, a mulher tem que fazer um tratamento que no coberto pelo plano e no tem direito. No dever de mtua assistncia, o marido que tem dinheiro deve arcar com o tratamento. A mesma coisa acontece se o homem no tiver dinheiro e precisar de tratamento e amulher tiver. O dever de mtua assistncia imaterial a falta de solidariedade nos momentos difceis da vida. Exemplo: casal tem um filho doente portador de uma doena severa. O marido no d nenhuma assistncia emocional mulher. IV- dever de ambos. V- est implcito em tudo.
Art. 1.567. A direo da sociedade conjugal ser exercida, em colaborao, pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos. Pargrafo nico. Havendo divergncia, qualquer dos cnjuges poder recorrer ao juiz, que decidir tendo em considerao aqueles interesses.

Autorizao de viagem ou casamento de filho, autorizao de um tratamento de filho, at para uma venda ou compra de imvel eventualmente. Para questes importantes pode recorrer ao juiz.
Art. 1.568. Os cnjuges so obrigados a concorrer, na proporo de seus bens e dos rendimentos do trabalho, para o sustento da famlia e a educao dos filhos, qualquer que seja o regime patrimonial.

Qualquer que seja o regime dos bens, os dois tem que contribuir na proporo de seus recursos.
Art. 1.569. O domiclio do casal ser escolhido por ambos os cnjuges, mas um e outro podem ausentar-se do domiclio conjugal para atender a encargos pblicos, ao exerccio de sua profisso, ou a interesses particulares relevantes. Art. 1.570. Se qualquer dos cnjuges estiver em lugar remoto ou no sabido, encarcerado por mais de cento e oitenta dias, interditado judicialmente ou privado, episodicamente, de conscincia, em virtude de enfermidade ou de acidente, o outro exercer com exclusividade a direo da famlia, cabendo-lhe a administrao dos bens.

Quando um deles estiver impossibilitado dessa vida em comum ou dessa conduo do lar. Enquanto no se descobre se a pessoa morreu, a mulher exerce sozinha a direo da famlia. Se a histria se estende por muito tempo.

Dissoluo da sociedade e do vnculo conjugal


O casamento cria o vnculo conjugal e a sociedade conjugal. O vnculo docasamento s se rompe pela morte ou pelo divrcio. Quando anula ou declarado nulo o casamento, essa sentena no rompe o vnculo conjugal, ela dir que aquele vnculo nulo ou, diante das circunstancias, foi anulado. Casamento vlido s se rompe o vnculo conjugal pela MORTE ou DIVRCIO. Se o vnculo for rompido, tambm rompida a sociedade conjugal. Quando existia a separao judicial, que pode ser consensual ou litigiosa, no rompe o vnculo do casamento, apenas dissolve a sociedade conjugal. Com a dissoluo cessa o dever de fidelidade e a comunho de bens. O dever de mtua assistncia tambm se no houver sido estabelecida penso alimentcia. Os deveres quanto aos filhos continuam sendo os mesmos. No acaba com o respeito e considerao mtuos.
Art. 1.571. A sociedade conjugal termina: I - pela morte de um dos cnjuges; II - pela nulidade ou anulao do casamento; III - pela separao judicial; IV - pelo divrcio. o 1 O casamento vlido s se dissolve pela morte de um dos cnjuges ou pelo divrcio, aplicando-se a presuno estabelecida neste Cdigo quanto ao ausente. o 2 Dissolvido o casamento pelo divrcio direto ou por converso, o cnjuge poder manter o nome de casado; salvo, no segundo caso, dispondo em contrrio a sentena de separao judicial.

1 - o nulo ou anulvel uma situao em que o juiz declara a nulidade do casamento e a anulao. No h rompimento, h anulao. 2 - houve uma poca que saiu a lei 8560 que disse que ando a pessoa se divorciava, devia obrigatoriamente voltar a usar o nome de solteiro. Dizia tambm que em razo de ser nome

artstico, de profisso, ou em algum outro caso que provasse que haveria prejuzo, poderia continuar o nome. Se na separao decidi no usar o nome de casada mas no divrcio decido usar, no posso fazer isso.

Separao judicial
A partir do art. 1572 fala da separao judicial Art. 1572 so os casos de separao. Segundo a maioria dos entendimentos, hoje no existe mais separao.
Art. 1.572. Qualquer dos cnjuges poder propor a ao de separao judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum. o 1 A separao judicial pode tambm ser pedida se um dos cnjuges provar ruptura da vida em comum h mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituio. o 2 O cnjuge pode ainda pedir a separao judicial quando o outro estiver acometido de doena mental grave, manifestada aps o casamento, que torne impossvel a continuao da vida em comum, desde que, aps uma durao de dois anos, a enfermidade tenha sido reconhecida de cura improvvel. o o 3 No caso do pargrafo 2 , revertero ao cnjuge enfermo, que no houver pedido a separao judicial, os remanescentes dos bens que levou para o casamento, e se o regime dos bens adotado o permitir, a meao dos adquiridos na constncia da sociedade conjugal.

A EC 66 alterou o art. 226 6 da CF e passou a dizer o casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio. Tem que imputar um ato que seja grave. Caput tinha que provar a culpa 1 - no precisa provar culpa, mas apenas que houve ruptura da vida em comum. 2 - j existia na lei 6515 a possibilidade do cnjuge sadio pedir a separao quando o outro tiver acometido de doena grave e etc. Foi um pargrafo muito criticado porque alguns autores diziam que se o casamento uma comunho de vida, se voc casa com colaborao mtua e etc, o sujeito larga mo e o doente que se vire. Mas as crticas eram rebatidas dizendo que voc no poderia condenar uma pessoa sadia ficar atrelada a um doente mental para o resto da vida. O sadio certamente no vai ficar com um comportamento de castidade. 3 - alm do cnjuge sadio ficar obrigado a pagar penso alimentcia. A partir da emenda 66/10 que alterou o art. 226 6 da CF, o casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio. Pelo enunciado 514 da Jornada de Direito Civil,no houve eliminao da separao judicial ou extrajudicial. Porm, o TJSP entende que no existe mais a separao.
Art. 1.573. Podem caracterizar a impossibilidade da comunho de vida a ocorrncia de algum dos seguintes motivos: I - adultrio; II - tentativa de morte; III - sevcia ou injria grave;

IV - abandono voluntrio do lar conjugal, durante um ano contnuo; V - condenao por crime infamante; VI - conduta desonrosa. Pargrafo nico. O juiz poder considerar outros fatos que tornem evidente a impossibilidade da vida em comum.

I - O adultrio no crime mas consta ainda no Cdigo. Quando se discutia adultrio no era um relacionamento extraconjugal (a mulher encontrar o marido com outra jantando num restaurante). O adultrio exige a prova da prtica do ato sexual. Seria apanhar o casal infiel. No pargrafo nico houve discusso que gerou a emenda 66. no precisar alegar culpa. Esses outros fatos seriam o no quer mais.

Separao consensual
Art. 1.574. Dar-se- a separao judicial por mtuo consentimento dos cnjuges se forem casados por mais de um ano e o manifestarem perante o juiz, sendo por ele devidamente homologada a conveno. Pargrafo nico. O juiz pode recusar a homologao e no decretar a separao judicial se apurar que a conveno no preserva suficientemente os interesses dos filhos ou de um dos cnjuges.

Enunciado 515 No h mais prazo. Se aqui na comarca eu entrar com um pedido de separao consensual, os juzes pediro para emendar a inicial e colocar o divrcio. Contudo, os tabelionatos ainda fazem a separao. Ainda que exista a separao, no existe mais o prazo de 1 ano. O prazo foi criado porque a ideia do legislador era de que o casal deveria tentar pelo menos, antes durante 2 anos e no CC2002 1 ano, aparar as arestas quando casa.
Art. 1.575. A sentena de separao judicial importa a separao de corpos e a partilha de bens. Pargrafo nico. A partilha de bens poder ser feita mediante proposta dos cnjuges e homologada pelo juiz ou por este decidida. Art. 1.576. A separao judicial pe termo aos deveres de coabitao e fidelidade recproca e ao regime de bens. Pargrafo nico. O procedimento judicial da separao caber somente aos cnjuges, e, no caso de incapacidade, sero representados pelo curador, pelo ascendente ou pelo irmo.

Para quem jestava separado judicialmente quando veio a emenda, o estado civil continua como separado. No ficou automaticamente divorciado. Quem estava separado judicialmente, precisa requerer ao juiz que converta em divrcio. Se o casal estiver de acordo e no tiverem filhos menores ou incapazes, podero fazer uma escritura de divrcio direto (divrcio extrajudicial) e no precisa ter existido a partilha de bens. Se tiverem filhos menores e incapazes ou no estiverem de acordo, dever ser feito o divrcio judicial. Pargrafo nico O processo de separao e divrcio so personalssimos. Ento ainda que pai e me vejam a filha sofrendo com o casamento, eles no podem fazer nada. Apenas se requererem a curatela do filho, podero pedir o divrcio.

Art. 1.577. Seja qual for a causa da separao judicial e o modo como esta se faa, lcito aos cnjuges restabelecer, a todo tempo, a sociedade conjugal, por ato regular em juzo. Pargrafo nico. A reconciliao em nada prejudicar o direito de terceiros, adquirido antes e durante o estado de separado, seja qual for o regime de bens.

Para aqueles que esto separados judicialmente (no esto divorciados), passe o tempo que passar, as pessoas podem resolvermorar juntos e viver em unio estvel. No direito sucessrio, ser visto como companheira e no como casada. Tem gente que decide voltar ao estado de casada, que o que fala o art. 1577. Pode ser feita por simples petio. Pode acontecer por via judicial, ou se no tiverem filhos menores ou incapazes, podem fazer uma escritura de restabelecimento da sociedade conjugal. Isto pode ser feito se no houver divrcio. Se houver divrcio, impossvel restabelecer o casamento a no ser por um processo de novo casamento/habilitao.
Art. 1.578. O cnjuge declarado culpado na ao de separao judicial perde o direito de usar o sobrenome do outro, desde que expressamente requerido pelo cnjuge inocente e se a alterao no acarretar: I - evidente prejuzo para a sua identificao; II - manifesta distino entre o seu nome de famlia e o dos filhos havidos da unio dissolvida; III - dano grave reconhecido na deciso judicial. o 1 O cnjuge inocente na ao de separao judicial poder renunciar, a qualquer momento, ao direito de usar o sobrenome do outro. o 2 Nos demais casos caber a opo pela conservao do nome de casado.

Antes o cnjuge culpado no podia permanecer com o nome. Depois, passou-se a entender que o pedido de separao por culpa (que agora no existe mais, segundo entendimento majoritrio) preciso que o marido entre com a ao e requeira a mudana do nome da mulher. Ainda assim, tem o direito de manter o sobrenome se provar que a perda dele causar um prejuzo para sua identificao ou qualquer outra causa que o juiz impute como grave.
Art. 1.579. O divrcio no modificar os direitos e deveres dos pais em relao aos filhos. Pargrafo nico. Novo casamento de qualquer dos pais, ou de ambos, no poder importar restries aos direitos e deveres previstos neste artigo. Art. 1.580. Decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio. o 1 A converso em divrcio da separao judicial dos cnjuges ser decretada por sentena, da qual no constar referncia causa que a determinou. o 2 O divrcio poder ser requerido, por um ou por ambos os cnjuges, no caso de comprovada separao de fato por mais de dois anos.

Esse artigo morreu. A emenda 66 de julho de 2010. Digamos que em maio eu tenha feito a separao consensual de um casal.

Divrcio direto consensual


-Filhos menores ou incapazes Judicial

Endereamento Nome e qualifificao das partes Certido de casamento ( essencial) regime de bens Quando casam em regime de bens que no o regime legal, devem realizar um pacto antenupcial.Tambm dever ser juntada. Certido de nascimento dos filhos Relao dos bens (no precisa da partilha, mas precisa colocar quais so os bens), com as respectivas certides *Se no houver bens, dizer isso. Guarda (compartilha ou unilateral)arts. 1583/1584 A guarda compartilhada a preferencia. No significa que a criana ter duas casas. A ideia que haja uma responsabilizao conjunta de pai e me pelos filhos. Tambm no significa guarda alternada. O outro genitor ter direito de visitas e dependendo da idade dos filhos, horrio de visitas.Os pais tomaro atitudes esoclha de esocla, escolha de mdicos, em conjunto. Na guarda unilateral, sempre ter direito de visitas. A guarda pode ser atribuda a uma terceira pessoa Visitas

Alimentos
Verbas que so inclusas nos alimentos: Habitao (aluguel, condomnio, IPTU, luz, gs, NET, telefone, Alimentao Educao (escola e cursos extracurriculares) Sade (plano de sade, medicao, odontolgica, Transporte Vesturio Lazer Extras (verbas que no temos como calcular) Os alimentos so fixados nas possibilidades de quem paga e das necessidades de quem recebe. O sustento dos filhos compete a pai e me. Ambos tem que sustentar os filhos. H tambm o critrio da proporcionalidade, ou seja, quem ganha mais, paga mais. Modo de pagar a penso: a maneira mais adequada em termos de porcentagem dos ganhos do alimentante. Porque ganhos lquidos? Os ganhos brutos tudo aquilo que a pessoa recebe (salrio, horas extras, adicional noturno, comisses). Para efeitos de penso, retiram-se da parte bruta os descontos obrigatrios (IR, INSS e contribuio sindical quando houver). Forma de reajuste = cada vez que o ganho do pai reajusta, a penso reajusta. No haver atraso, apenas se a empregadora atrasar. Nesse caso o alimentante no poder ser responsabilizado. Se o pai estiver devendo 4 parcelas, s poderei executar as dos ltimos 3 meses por pena de priso. A outra ser por pena de penhora.

Para quem autnomo ou profissional liberal, o pagamento deve ser de forma a depsito na conta corrente. Se fixar um valor, posso fixar ndice de reajuste. Os alimentos so devidos em razo do poder familiar at os 18 anos de idade. Contudo, para aqueles que completam 18 anos de idade e ainda esto estudando, a jurisprudnciae a doutrina admitem a fixao de alimentos. Aps os 18 anos, os alimentos podem ser devidos em decorrncia da necessidade. Caso o filho seja maior de idade e incapaz, os alimentos sero devidos ad eternum. O alimentante pode pedir exonerao quando o filho faz 18 anos. O filho pode se defender comprovando que est estudando. A exonerao autnoma? Depende do juiz. Tem juiz que permite que seja nos prprios autos da ao de alimentos, tem juiz que prefere que seja a parte. A segunda faculdade no conta. Apenas pode pedir alimentos para a primeira. Mestrado tambm no obrigado a pagar. Se o filho comear a faculdade e mudar3 vezes, o alimentante pode ser exonerado porque o alimentando no dava continuidade aos estudos. *Se fizer execuo por priso e execuo por penhora, devem ser feitas 2 execues porque os ritos so diferentes. Se a penso estiver sendo descontada em folha de pagamento, tem que pedir a exonerao. As vezes no acordo j se estabelece. Caso o alimentante fique desempregado, durante o perodo poder pagar uma porcentagem sobre o salrio desemprego, findo aquele prazo, entrar com uma ao revisional. Filhos_ sero sempre devidos, ou seja, so irrenunciveis. Art. 1607. Isto porque o direito do filho ento a me no pode renunciar. Cnjuge_ Esses alimentos podem ser dispensados. A palavra dispensa pode ser utilizada. A palavra renncia tambm pode ser usada. Contudo, essa questo da renncia j foi objeto de diversas discusses. H sumula dizendo que irrenunciveis eram os alimentos entre pessoas que fossem parentes entre si, portanto, para os cnjuges era possvel a renncia sim.Com o CC-02, abriu-se a discusso novamente e hoje usa-se as duas palavras. Aquela renncia pode no ser sempre mantida. NOME As partes estabelecem o que bem entenderem. Se constar no divrcio que quer ficar com o nome de casada e dois anos depois quiser tirar o nome do marido, pode ser pedida a expedio de mandado de averbao dizendo que ela est renunciando. O ex marido no pode ser ouvido. PARTILHA

No precisa obrigatoriamente ser feita no ocasio do divrcio. Pode ser amigavelmente ou judicialmente. Custas e honorrios Normalmente as pessoas dividem e cada um paga o seu. Pode ter um nico advogado no divrcio consensual ou um para cada parte. Divrcio litigioso H o pedido, o outro citado. O outro poder discutir a questo de guarda, visitas, alimentos. Mas depender de como o juiz entender, uma vez que ele pode decidir por no admitir o divrcio com guarda, visitas. Contudo, NO SE DISCUTE CULPA!!

Proteo da pessoa dos filhos


Arts. 1583 a 1590 foram alterados em 2008 com a lei 11698 (lei da guarda compartilhada)
Art. 1.583. A guarda ser unilateral ou compartilhada. o 1 Compreende-se por guarda unilateral a atribuda a um s dos genitores ou a algum o que o substitua (art. 1.584, 5 ) e, por guarda compartilhada a responsabilizao conjunta e o exerccio de direitos e deveres do pai e da me que no vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. o 2 A guarda unilateral ser atribuda ao genitor que revele melhores condies para exerc-la e, objetivamente, mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores: I afeto nas relaes com o genitor e com o grupo familiar; II sade e segurana; III educao. o 3 A guarda unilateral obriga o pai ou a me que no a detenha a supervisionar os interesses dos filhos. Art. 1.584. A guarda, unilateral ou compartilhada, poder ser: I requerida, por consenso, pelo pai e pela me, ou por qualquer deles, em ao autnoma de separao, de divrcio, de dissoluo de unio estvel ou em medida cautelar; II decretada pelo juiz, em ateno a necessidades especficas do filho, ou em razo da distribuio de tempo necessrio ao convvio deste com o pai e com a me. o 1 Na audincia de conciliao, o juiz informar ao pai e me o significado da guarda compartilhada, a sua importncia, a similitude de deveres e direitos atribudos aos genitores e as sanes pelo descumprimento de suas clusulas. o 2 Quando no houver acordo entre a me e o pai quanto guarda do filho, ser aplicada, sempre que possvel, a guarda compartilhada. o 3 Para estabelecer as atribuies do pai e da me e os perodos de convivncia sob guarda compartilhada, o juiz, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, poder basear-se em orientao tcnico-profissional ou de equipe interdisciplinar. o 4 A alterao no autorizada ou o descumprimento imotivado de clusula de guarda, unilateral ou compartilhada, poder implicar a reduo de prerrogativas atribudas ao seu detentor, inclusive quanto ao nmero de horas de convivncia com o filho. o 5 Se o juiz verificar que o filho no deve permanecer sob a guarda do pai ou da me, deferir a guarda pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferncia, o grau de parentesco e as relaes de afinidade e afetividade.

Os pais, em comum acordo ou estabelecido pelo juiz, podem optar por conceder a guarda a um terceiro. Ainda que a guarda seja atribuda a um terceiro, pai e me ainda mantm o poder familiar. Art. 1584 I e II 2 - um dispositivo complicado. H uma tendncia de que os juzes entendiam que quando pai e me manifestam absoluto dissenso entre eles, h uma tendncia em dizer que no h como impor a guarda compartilhada. Hoje em dia h decises impondo a guarda compartilhada. Mediao os juzes as vezes suspendem o processo e manda que as partes participem de uma mediao. Estudo social X Mediao -O estudo social constitui uma prova do processo. feito por um setor tcnico do frum. A assistente social se dirige ao local de residncia daquela pessoa.Ser apresentado um laudo que ir para o processo. a prova que o juiz precisa para definir a guarda. -A mediao tem uma assistente social com formao em mediao e as pessoas so convocadas para comparecerem a presena da mediadora para que ocorram reunies semanais de uma mdia de 8 a 12 sesses e nada do que foi falado ir para o processo. A mediao no constitui prova para o processo. Findo a mediao a assistente far um relatrio dizendo se as partes tem possibilidade de se compor ou no. O juiz pode marcar a mediao depois da sentena, porque entendem que apesar da deciso j ter sido tomada, esse comparecimento a esse setor de mediao benfico para que possam abrir esses caminhos de comunicao. 4 - uma sano. A me tem que entregar o filho pro pai das 10 as 18h. A criana no est pronta e o pai fica esperando.O pai fica at as 11h30 esperando a criana. A criana desce reclamando.O pai pede para ficar o tempo que ficou esperando a mais. Na semana seguinte a mesma coisa. Na outra tambm. Aquela reiterada dificuldade criada pela me,corre o risco do juiz usar essas prerrogativas do 4 e diminuir o horrio com a me para ficar mais com o pai ou ainda, no caso de guarda provisria, passar a guarda para o pai. 5 - atribuio da guarda a uma terceira pessoa.

-Guarda unilateral
O CC menciona as duas espcies de guarda.Ser atribuda nos termos do 2. o critrio de escolha da guarda. No apenas com o grupo familiar do guardio, mas tambm com o outro lado da famlia. O 3 demonstra que o pai que no o guardio no est alijado na responsabilidade para com os filhos. Ele tem a obrigao de supervisionar os interesses do filho.

-Guarda compartilhada (lei 11698-08)

A guarda fsica ser atribuda a um dos pais mas a responsabilizao ser conjunta. No existe guarda alternada no direito brasileiro. Ser estabelecido com quem haver residncia fixa da criana. possvel guarda compartilhada se os pais morarem em cidades diferentes? Sim dependendo da distancia. Santos e So Paulo at d, Santos e So Vicente, Santos e Guaruj. Visitas Na guarda compartilhada tem que estabelecer visitas quando for criana pequena. Alimentos Tem fixao ainda que a guarda seja compartilhada. Art. 1585; 1586 (sempre vai prevalecer o princpio constitucional do superior interesse do menor); art. 1587 (ainda que o casamento seja anulado, com relao as regras de pais e filhos, sero as mesmas). Art. 1588, 1589 (mesmo que seja guarda unilateral, o outro pai ter o direito de visitar e o dever de fiscalizar a situao do filho) Pargrafo nicodireito de visita dos avs.

Filiao
Art. 227 6 CF igualdade entre os filhos. Os filhos adotivos tambm esto includos. Art. 1597 tem a presuno da paternidade, ou seja pater is est.(pai quem demonstra as justas npcias com a me da criana). Quando os pais so casados, para registrar a criana basta que um deles comparea ao cartrio e leve a certido de casamento.Se o marido estiver impossibilitado de casamento, a esposa poderia levar a registro a criana acompanhada da certido de casamento. Se for me solteira, no poderia falar que era filho de um cara. Para isso, tem que ter a certido de casamento. A partir da lei 8560/92. A partir do momento que a me solteira declarou que o pai tal pessoa, o homem pode ser chamado pelo juiz corregedor dos registros pblicos para dizer se aceita a paternidade ou no. Os cartrios de registro civil tm ido na maternidade para fazer o registro.
Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos: I - nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal; II - nascidos nos trezentos dias subsequentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte, separao judicial, nulidade e anulao do casamento; III - havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido; IV - havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga; V - havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido.

I - O Cdigo no fala depois do casamento porque o cdigo fica atento a possibilidade do casamento ter sido realizado por procurao.

180 so 6 meses e esse considerado o prazo mnimo de gestao. II trezentos dias tambm seria o prazo mximo de gestao. Muitas vezes a pessoa se divorcia e depois de assinado o divrcio volta a conviver. III, IV, V O CC trata da reproduo assistida. um captulo tratado com muita superficialidade. -Homloga = aquela que feita com o material gentico do marido, o esperma do marido e no de um doador. Essa fecundao tambm pode ser feita in vitro. Da ser retirado vulo do corpo da mulher.Se o marido j tiver falecido, necessria autorizao para registrar. Tem casais que o homem ter que se submeter a um tratamento srio de sade e aquele casal quer ter um filho. Quando vem o diagnstico de cncer que exigir um tratamento severo, as vezes melhor retirar o material gentico e deixar l guardado. No faz a inseminao imediatamente porque se o homem estar em tratamento, a esposa ter que tomar conta do marido. IV no o material gentico s que est estocado e sim j o embrio. Quando fazem essa tcnica de reproduo assistida em vitro, j fecundam o vulo com o espermatozoide. So colocados no tero da mulher j fecundados. Tudo isso com o material gentico daquele casal. V heterloga = tem material gentico de terceiro, outra pessoa o doados e no o marido. Enunciado 104 CJF.
Art. 1.599. A prova da impotncia do cnjuge para gerar, poca da concepo, ilide a presuno da paternidade.

uma prova mdica. Tem que provar que impotente.


Art. 1.600. No basta o adultrio da mulher, ainda que confessado, para ilidir a presuno legal da paternidade.

A mulher fala pro marido engravidei mas mantive relaes com outro homem e o filho no seu. No basta isso, preciso que haja um exame de dna.
Art. 1.601. Cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, sendo tal ao imprescritvel. Pargrafo nico. Contestada a filiao, os herdeiros do impugnante tm direito de prosseguir na ao.

do marido o direito de contestar a paternidade. Por estar escrito herdeiros pressupe que no curso do processo de negao de paternidade, o marido morre. Essa ao cabe ao companheiro a quem foi atribuda indevidamentea prole. Arts. 1602, 1603
Art. 1.604. Ningum pode vindicar estado contrrio ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do registro.

Se o cidado sabe que o filho no dele e registra a criana em seu nome (o cara conhece uma moa e sabe que o filho no dele porque ela j est grvida) erro no teve, mas houve falsidade do registro. Quem registra sabendo que no seu, se equipara a uma adoo (entendimento atual). Art. 1605

Art. 1.605. Na falta, ou defeito, do termo de nascimento, poder provar-se a filiao por qualquer modo admissvel em direito: I - quando houver comeo de prova por escrito, proveniente dos pais, conjunta ou separadamente; II - quando existirem veementes presunes resultantes de fatos j certos.

A investigao de paternidade ser ajuizada pelo filho. Quando o filho est vivo ele pode entrar com a investigao at quando quiser. A ao de investigao de paternidade imprescritvel. Se o pai for falecido, a ao ser contra os herdeiros do pai e no contra o esplio. S quem pode entrar com a ao o filho. Se ele no entrou com a ao, os netos no poderiam entrar, uma vez que o pai tenha morrido sem entrar com a ao. Contudo, essa ideia tem sido alterada pelos julgados.

Poder familiar
o nome que se d ao poder dever dos pais. Os pais tem o poder familiar at os 18 anos dos filhos. Antes era chamado de ptrio poder. Atingidos os 18 anos, cessa o poder familiar. Enquanto estiverem vivos, os pais tero igualdade de condies de poder familiar. Se divergirem tem que recorrer ao juiz. Devem ser levadas apenas as questes relevantes, como por exemplo autorizao para tratamento de sade. Se um dos pais morre, o outro exercer o poder familiar com exclusividade. Tambm acontecer isso se o pai ou a me estiver interditado. Acontecer tambm se os pais perderem o poder familiar por sentena.
Art. 1.630. Os filhos esto sujeitos ao poder familiar, enquanto menores. Art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade. Pargrafo nico. Divergindo os pais quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo. Art. 1.632. A separao judicial, o divrcio e a dissoluo da unio estvel no alteram as relaes entre pais e filhos seno quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos.

Quando h um divrcio ou dissoluo da unio estvel, o poder familiar permanecer intacto. A guarda no se confunde com o poder familiar. A guarda um dos atributos do poder familiar, tanto que pai e me podem de comum acordo passar a guarda do filho para uma terceira pessoa. Art. 1633 se essa me morrer, for tornada incapaz ou perder seu poder familiar, a criana ser colocada sob tutela.
Art. 1.633. O filho, no reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da me; se a me no for conhecida ou capaz de exerc-lo, dar-se- tutor ao menor.

Exerccio do poder familiar


Tutela para os menores de 18 anos e curatela para os incapazes que j tem 18 anos de idade mas foram acometidos por uma doena grave que os incapacita mentalmente.

O cdigo d uma oportunidade aos pais a possibilidade de deixarem por meio de testamento ou outro documento autntico nomeado para o cargo de tutor. Se for feito por testamento, cada pai precisa fazer um testamento. Pode ser que os menores estejam retidos por um terceiro. A guarda ilegal pode ser at por um dos pais. Pode acontecer de fazer um acordo em que a guarda da me. O pai no ter direito a reter aquela criana alm dos termos estabelecidos no acordo. -obedincia = os pais tem obrigao de impor limites aos filhos. CF art. 7 XXXV fala sobre a proibio de trabalho fora do lar a no ser na condio de aprendiz a partir de 14 anos.

Suspenso e extino do poder familiar


O poder familiar acaba pelas vias naturais quando o filho faz 18 anos ou morre, quando os pais morrem. Pode tambm ser pela emancipao. Ambos os pais tem que requerer a emancipao. Caso um no queira, ter que pedir ao juiz para suplementar. Ex: pai devia alimentos para uma menina h 5 anos e podia cobrar os alimentos todos sob pena de priso. Um dia a menina foi emancipada pelo pai e o pai o levou ao advogado e a menina assinou uma declarao de que renunciava aquele crdito, no aos alimentos. Tambm pode existir pela adoo. O filho sai do poder familiar dos pais biolgicos, extinto, mas o filho acaba caindo no poder familiar dos pais adotivos. - o juiz examinando o caso concreto, primeiro suspende o poder familiar e depois, em outra medida, haver a extino pela destituio do poder familiar. O pai que contrai novas npcias. O novo casamento no tira poder familiar. Oque tira o tratamento em que o superior interesse do menor no est sendo respeitado.
Art. 1.637. Se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea reclamada pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha. Pargrafo nico. Suspende-se igualmente o exerccio do poder familiar ao pai ou me condenados por sentena irrecorrvel, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso.

A destituio definitiva. Pais ou mes que castigam imoderadamente os filhos podem ser destitudos no poder familiar.

You might also like