You are on page 1of 50

101

rios. Ora, eles desempenham um papel activo na respirao natural, tanto na inspirao como na expirao. Eles podem prejudicar a respirao de duas maneiras: por excesso (neste caso, o ventre duro e contrado impede a livre descida do diafragma), ou por defeito (o que ocasiona a falta de tonicidade do ventre). Se a sua cintura abdominal est demasiado rgida - Deite-se de costas em posio de relaxao. Expire a fundo vrias vezes. - Depois de ter esvaziado os pulmes ao mximo, detenha o flego durante alguns segundos. Sentir ento que a inspirao vai desencadear-se sozinha. Deixe entrar o ar nos pulmes: o abdome ergue-se medida que o diafragma desce sob o mpeto do ar. Os msculos abdominais devem ficar frouxos. Inspire lenta e silenciosamente: no deve ouvir-se respirar; as costelas no devem mexer. Se necessrio, imobilize-as cingindo o trax com uma cinta quando os pulmes estiverem vazios. Nota: este exerccio produz rapidamente efeitos espectaculares: respirao amplificada, plexo solar descongestionado, digesto mais fcil, sono melhorado. pois vivamente aconselhado a todos aqueles que sofrem a crise climtica (ver pgina 130). ~'1 Se o seu abdome est distendido ~ A\f~ < \ Deite-se de costas. Retraia o abdome inspirando a fundo. Bloqueie a respirao durante dois segundos.

Como aproveitar melhor o mar

- Expire relaxando lentamente o abdome. Repita este exerccio uma dezena de vezes, aumentando pouco a pouco o tempo de reteno do flego at dez segundos.

SAIBA TOMAR OS SEUS BANHOS DE SOL De todas as flores, a flor humana a que tem mais necessidade de sol, dizia Michelet. Onde o sol no entra, entra o mdico, diz um provrbio italiano. Estas verdades no devem iludi-lo: o Sol, aliado das permanncias beira do mar, pode tornar-se o seu pior inimigo; til e benfico em pequenas doses, ele pode revelar-se extremamente nocivo se o seu emprego for exagerado e fantasista. Assim, sob pena dos piores danos, no se deixe arrastar pela moda que exige que nos tornemos negros o mais rapidamente possvel. Para saber como tomar eficazmente os banhos de sol sem risco, consulte o captulo consagrado ao sol na pgina 167.

APRENDA A BANHAR-SE BEM Sendo os banhos extremamente salutares para a sade, conveniente (salvo se for abrangido pelas contra-indicaes j assinaladas na pgina 42) que encontre coragem suficiente para se meter na gua seja qual for a sua idade! Prudncia antes de tudo Mas ateno! Est fora de questo entrar na gua de qualquer maneira. Primeiro porque de incio toda imer-

103

* Todavia, se as indisposies se repetirem segunda srie de banhos, prefervel abster-se totalmente da gua do mar!

so em gua fria provoca, como vimos, um arrepio geral, um entorpecimento momentneo das extremidades e uma acelerao dos movimentos cardacos. Em seguida, porque, se demasiado prolongada, uma imerso deste tipo suscita uma diminuio da temperatura do corpo que, para l dos 4 C, se torna impossvel de suportar (so numerosos os acidentes devidos ao facto de os banhistas se recusarem a sair da gua logo que aparecem certos sintomas!) Demais, saiba que os primeiros banhos podem desencadear diversas perturbaes, sobretudo nas pessoas fatigadas: leves desarranjos funcionais (diarreias, vmitos, etc.), acessos (efmeros) de febre, excitabilidade - passageira - do sistema nervoso, nevralgias, ou ainda urticria martima. Manifestando-se sob a forma de placas vermelhas mais ou menos extensas, esta reaco cutnea bastante benigna, mas sempre dolorosa porquanto provoca pruridos. Todas estas pequenas alteraes so geralmente pouco srias: a maior parte das vezes basta que nos abstenhamos de banhos durante alguns dias para que tudo reentre na ordem sem que haja necessidade de recorrer ao mdico. Elas traduzem simplesmente uma necessidade de aclimatao um pouco mais prolongada do que na maioria das pessoas que se acham bem de sade *.
Q

Logo, por causa das reaces brutais que provocam sobre o organismo com mais ou menos intensidade e dos pequenos desarranjos que se arriscam a ocasionar, os banhos de mar - pelo menos os primeiros - devem ser tomados com mltiplas precaues.

Como aproveitar melhor o mar

ANTES DO BANHO - A no ser que pratique regularmente a natao em piscina, ao longo de todo o ano, e que esteja habituado ao ar marinho, no se precipite para a gua - sobretudo se h possibilidade de ela estar fria - logo no primeiro dia da sua chegada, sob o falacioso pretexto de no perder tempo, ou de querer provar a sua coragem. Deixe o seu organismo preparar-se, durante um ou dois dias, sob a atmosfera vivificante, para as modificaes que ir imprimir-lhe o contacto de um meio novo. - Evite meter-se dentro de gua durante as primeiras horas do dia (o ar est mais frio), ou pouco antes do pr do Sol (o ar est hmido). As melhores horas situam-se entre as 10 horas e as 17 horas, sobretudo quando a mar est alta: as ondas so mais numerosas, o mar est mais prximo e a gua mais limpa e mais quente visto que aqueceu em contacto com a areia (h por vezes 6 C de diferena entre uma gua na baixa-mar e uma gua na preia-mar! )
Q

- No tome banho aps uma refeio, sobretudo se a sua digesto est em curso (uma meia hora ou uma hora depois). Espere que esta esteja completamente terminada, acrescentando uma margem de segurana, quer dizer, pelo menos duas horas (se almoou frugalmente) ou trs horas (se a sua refeio foi copiosa e regada), - No penetre na gua se o seu corpo estiver em plena sudao. Se se encontrar em estado de grande transpirao, restitua o seu corpo a uma situao normal, enxugando-o com uma toalha seca. Esta precauo permitir ao seu organismo reagir mais eficazmente e mais longamente ao arrefecimento provocado pelo banho.

105

- Tambm no deve entrar na gua se o seu corpo estiver demasiado frio (aps uma longa imobilidade ou permanncia sombra, por exemplo). Prepare-se para o choque da gua fria quer atravs de um ligeiro exerccio muscular, quer por meio de uma curta permanncia ao sol, que despertaro a sua actividade muscular e aumentaro levemente a temperatura da sua pele.

c.'

ENTRE NO BANHO

~~~c~ :/'11'i?~
VL-f
Q

".

('

~r

i:

~,-

~,

o/'~\

ft

~~

Os primeiros dias '-"-~ ~ - ~ ~ ""~ Se for jovem, robusto e dispuser de uma excelente sade, entre na gua progressivamente, mas sem hesitao, e entregue-se logo de seguida movimentao. Se for menos jovem, mais cansado, ou convalescente, pode contentar-se com um banho localizado: colocar-se- ento de frente para as vagas (por causa do seu efeito de massagem) e velar por que a gua atinja quando muito o meio da barriga, altura do estmago. Para tal, pode operar de trs formas. - Manter-se de p na gua at que ela suba acima dos joelhos: assim, cada vaga dar-lhe- massagem ao ventre. - Sentar-se na gua at ela atingir a regio umbilical. - Ajoelhar-se na gua de maneira a que os seus joelhos e as suas coxas fiquem imersos. Evite os banhos repetidos (a princpio, um por dia suficiente!), ou demasiado longos. A durao do primeiro banho no deveria exceder trs a cinco minutos, o segundo, cinco a dez minutos. No decurso da primeira semana, evite tambm os esforos fsicos prolongados.

Como aproveitar melhor o mar

Se no est habituado aos banhos frios ou aos duches frios em todas as estaes, entre sempre gradualmente na gua (nunca correndo ou mergulhando) para afastar qualquer risco de hidrocusso. Alm disso, lembre-se de que toda a entrada brutal na gua provoca salpicos que podem incomodar ou at assustar os seus vizinhos mais prximos! Os dias seguintes Se suportar bem os seus primeiros banhos, aps alguns dias, nada impede que aumente a respectiva durao, tendo no entanto o cuidado de sair da gua antes do aparecimento dos arrepios: com efeito, um arrefecimento intenso anula os benefcios do banho frio, marca o desajuste do mecanismo regulador vasomotor e trmico, e pode, ainda por cima, conduzir hidrocusso. Tenha sempre presente que vale mais pecar por brevidade do que por demora! H todos os anos uma grande quantidade de afogamentos a lamentar. A maioria so fruto da imprudncia: por no se ter querido dosear o esforo no decurso dos primeiros banhos, ou por se entrar na gua em plena digesto, o que faz correr o risco de ir a pique!

Pode-se prever uma hidrocusso?

Ateno! urticria mal-estar tar uma

Os sinais precursores da hidrocusso podem ser: um ataque de


sada da gua, arrepios ou nuseas no decurso do banho, um

durante o dia. A manifestao de um destes sinais deve susciextrema prudncia nos banhos ulteriores!

107

Os banhos devem ser tanto mais curtos quanto o ar estiver fresco, o tempo ventoso, a gua fria, as vagas fortes! Pelo contrrio, eles podem ser mais prolongados se estiver bom tempo, se o sol brilhar, se o mar estiver quente, calmo, bem salgado (ele sustm ento melhor!) Seja qual for a durao do seu banho, saia da gua de preferncia a correr, depois enxugue-se o mais rapidamente possvel. Se puder, vista um fato de banho seco e entregue-se a um ligeiro exerccio muscular (marcha, jogos de bola, etc.).

(~. ~ ~~\-f\ Seja qual for a durao dele, nunca fique imvel durante

DURANTE O SEU BANHO: FAA GINASTICA NA AGUA

7;':.)

.:

o seu banho: resfriaria, mexa-se, salte, jogue, nade, faa exerccios,. aplique-se a s~ltar as sua~ articulae~ e a . 'I fazer funcionar os seus musculoso Na agua, os movimen- .~ .~.( tos executam-se com muito mais destreza e facilidade. . Em vez de se mexer de qualquer maneira e de fazer I ~ assim trabalhar os seus msculos de forma anrquica, J' aproveite os banhos para se dedicar a uma autntica ginstica aqutica. Para o conseguir, deixe na praia os seus complexos e o seu sentido do ridculo!

"~~'c% ,\J\\~

Para fortificar a cintura abdominal Sente-se beira da gua, com os braos e pernas estendidos sua frente. Dobre o joelho direito trazendo-o o mais perto possvel da orelha direita e depois repita o movimento com o joelho esquerdo (efectuar este exerccio de seis a dez vezes).

Como aproveitar melhor o mar

Para afinar as coxas e desenvolver os msculos das pernas Sente-se beira da gua (esta deve chegar mais ou menos ao nvel do seu peito). Apoie-se sobre os cotovelos e sobre as mos e ... pedale, alongando alternadamente as pernas ao mximo (umas vinte vezes). Para reforar e consolidar o interior das coxas Entre na gua at cintura, afaste os ps cerca de cinquenta centmetros. Dobre e estique ento sucessivamente as pernas, conservando as costas bem direitas (uma dezena de vezes). Para tornar as pernas flexveis, afinar a cintura e melhorar o porte Entre na gua at ao busto; levante lentamente o joelho to alto quanto possvel, sem deixar de se manter aprumado e conservando o p direito erguido em ngulo recto com a perna que ficou no cho. Em seguida, desdobre lentamente o joelho; recomece com o outro joelho (repita este exerccio uma dezena de vezes). Para reforar o joelho Entre na gua at ao peito; levante um joelho to alto quanto possvel continuando a manter-se aprumado e conservando o p em ngulo recto com a perna que permaneceu no cho. Depois estenda a perna para diante apontando o p. Torne a trazer a perna dobrada para a posio de partida, tentando manter ao mximo a coxa imvel (repita este movimento uma dezena de vezes e mude de perna).

109

Para fortificar as suas pernas - Entre na gua at ao peito. Alce-se em ritmo regular sobre a ponta dos ps, conservando as costas bem direitas e... tentando meter a barriga para dentro (umas vinte vezes). - Entre na gua at cintura. Afaste as pernas uns cinquenta centmetros e apoie o peso do seu corpo sobre uma perna - flectindo esta - depois sobre a outra (uma dezena de vezes). Para aumentar a flexibilidade dos braos e dos ombros - Entre na gua at ao peito. Estenda os seus braos de cada lado do corpo, depois tente descrever crculos (cada vez mais largos). Assim, os seus braos esto alternadamente na gua e no ar. - Entre na gua at ao pescoo. Afaste ligeiramente as pernas (uns vinte centmetros) para ter mais estabilidade. Estique os braos para diante. Afaste-os ao mximo, em seguida torne a dirigi-Ios para a frente (uma dezena de vezes) *. ~ .. ~ ~"(.
" Este exerccio igualmente para dar firmeza ao peito.y;-: excelente '-'- . ,-

'."'::.L, ~
_"',

"

~ ~
~,~~ ~...~,

..

""
..

,.,'
~-,,~~

'" .::. i: ,
..-.

~----~

"'-<';:;:,"-

~~~- ~
NADE!
.

'

.....::.

'-<---~ ""'k' - ~'

---".. ~ "'-',~ No h dvida de que a gua um elemento mgico, que liberta da fora da gravidade quando sabemos mover-nos nela, mas que pode igualmente tornar-se malfico - e isto, ai de ns, quando menos se espera! - em virtude dos perigos que ela encerra e que so quase sempre inevitveis. precisamente por causa destes perigos que toda a gente, e em particular quem passa habitualmente

Como aproveitar melhor o mar

as suas frias beira-mar, deveria aprender a nadar na perfeio. A natao: uma actividade fsica desejvel, ou mesmo indispensvel Na realidade, a natao um dos desportos mais teis que imaginar se possa. Por um lado, porque numerosas disciplinas desportivas como o esqui nutico, o plo aqutico, o sur], a prancha vela, etc., s so acessveis aos que sabem nadar; por outro lado, porque h imensas pessoas que morrem todos os anos devido sua incapacidade de se moverem e de respirarem sem angstia num meio aqutico, mesmo em zonas onde tm p. Demais, completa, benfica, aberta a todos, a natao, regularmente praticada, proporciona imensos benefcios ao organismo. Ela corrige as deformaes da coluna vertebral, garante uma melhor coordenao dos movimentos, alonga a silhueta, melhora o ritmo cardaco, desenvolve a capacidade torcica, refora a musculatura dos ombros, das costas, dos braos e das pernas, conserva a elasticidade e amplitude das articulaes, ensina o corpo a resistir s mudanas de temperatura e, .pela intensidade dos esforos que exige, favorece uma boa oxigenao geral, bem como uma melhor circulao do retorno venoso. (Nesta qualidade ela recomendada em caso de varizes, de pernas pesadas e de celulite!) Por todas estas razes, nadar uma actividade fsica desejvel, ou at indispensvel, para toda a gente, mesmo para as pessoas idosas. Alis, uma das raras disciplinas desportivas onde todos - mesmo os deficientes ou pouco dotados - podem ter a certeza de obter qualquer resultado, pois com mais ou menos pacincia (tudo depende

111

da repulso ou da atraco que se sente pela gua) acaba-se por saber nadar. Logo, aproveite as suas frias junto ao mar para aprender. De facto, a gua do mar sustm muito mais que qualquer gua doce. Os movimentos so assim facilitados.

Algumas regras de higiene

Nos seus banhos, use de preferncia uma touca que proteja os seus cabelos da dessecao provocada inevitavelmente pela gua do mar. Aps o banho, no se esquea de enxugar (e de lavar regularmente) o seu fato de banho: arranje um fato de banho de reserva em fibra natural que irrita menos a pele. Se estiver fresco, agasalhe-se para evitar qualquer resfriamento. Seque sistematicamente o fato de banho e as toalhas molhadas: a humidade favorece o desenvolvimento microbiano. No receie ser demasiado manaco! De facto, est provado que as afeces dermatolgicas (micoses, plantares, verrugas, etc.) so devidas, na sua maioria, insuficincia de higiene, e no como se julga amide, qualidade das guas.

Como aproveitar melhor o mar

OS PRINCIPAIS ESTILOS Muitos nadadores ocasionais julgam por vezes saber nadar porque vo at gua, divertem-se, salpicam-se e, em meia dzia de metros, entregam-se a movimentos semelhantes quer aos bruos, quer ao crawl, quer ainda ao estilo indiano (espcie de bruos de lado). Na realidade, nadar no significa de modo algum chafurdar perto da margem. Nadar, ser capaz de percorrer vrias centenas de metros (trezentos ou quinhentos metros) em plena gua, sem retomar p, num estilo satisfatrio e sem excessiva fadiga. Alis, os benefcios da natao apenas se fazem sentir se os movimentos forem correctamente efectuados e, sobretudo, se o forem durante um tempo suficientemente longo. Com um pouco de boa vontade e muita aplicao, toda a gente pode ser bem sucedida, incluindo os octogenrios. Existem quatro espcies de estilos. Bruos o mais conhecido, j que aquele por onde se comea mais frequentemente. H muita gente que o pratica com a cabea completamente fora de gua, mas esta posio, incorrecta, fatiga os rins. De facto, o nadador deve expirar dentro de gua pela boca e inspirar no momento em que os braos passam sob o queixo. Regularmente executado, este estilo desenvolve os msculos dorsais, e os adutores das coxas e os msculos das pernas, d uma grande amplitude torcica; por isso que o aconselham amide s mulheres, para lhes reforar os msculos do peito. Ele conserva igualmente a maleabilidade articular das pernas e dos braos.

113

Crawl a tcnica mais rpida. Colocado de barriga para baixo, o nadador bate os ps para se propulsar, partindo o movimento da bacia, ao passo que os seus braos descrevem alternadamente arcos de crculo, pois o arremesso deles gua faz-se para diante. Como no caso dos bruos, o nadador expira pela boca, dentro de gua, e inspira levantando a cabea de lado no momento em que o seu brao descreve um arco de trs para a frente, no ar. Esta tcnica desenvolve mais particularmente culos das coxas, das costas e dos ombros. os ms-

Costas a melhor das tcnicas. Para avanar, colocado de costas, o nadador bate os ps e lana alternadamente os braos por cima da cabea, devendo o arremesso destes gua fazer-se o mais longe possvel atrs daquele. A respirao no levanta problemas importantes, j que as vias respiratrias so mantidas fora de gua. A inspirao faz-se durante a passagem area de um brao e a expirao durante a passagem aqutica do mesmo brao. A braada de costas desenvolve os msculos das costas, os msculos posteriores das coxas e dos ombros, favorece a postura da coluna vertebral, fixa a cintura escapular (caixa torcica) e solicita igualmente os msculos do ventre. Mariposa Para os no iniciados, a forma de natao mais custosa. De barriga para baixo, o nadador avana batendo simul-

Como aproveitar melhor o mar

---

----

--

-I

Nadar na gua do mar, um desporto excelente para as futuras mams

Se est espera de um filho e esta expectativa a fadiga, nada h to bom para se restabelecer como uma estada beira-mar: tnico, vivificante, carregado de iodo e de sais minerais, o ar marinho agir sobre si como uma chicotada. Longe das atmosferas poludas das grandes cidades, poder caminhar e dedicar-se a uma boa ginstica respiratria: o exerccio tornar mais flexveis e reforar os msculos necessrios sua gestao (e ao seu parto) *.
,~ Alm disso, aps o nascimento do beb, recuperar a sua conjormaiio fsica mais facilmente.

No hesite em nadar

Alm disso, a melhoria geral da sua sade s poder ter um efeito benfico sobre o desenvolvimento pr-natal do beb. Durante a sua estada, no hesite pois em banhar-se: a gua fria inchar as suas pernas e activar a sua circulao sangunea, o que contribuir para reduzir os eventuais riscos de complicaes circulatrias e cardacas no momento do parto. E, acima de tudo, nade (ou aprenda a nadar) j que a natao (a qual solicita harmoniosamente toda a musculatura e as articulaes) o melhor desporto para a mulher grvida: primeiro porque o trabalho respiratrio em natao semelhante ao que se pratica durante as contraces e o parto; em seguida porque, dentro de gua, os movimentos se executam com mais desembarao e facilidade (reencontra-se a ligeireza momentaneamente perdida sobre a terra); enfim, porque a descontraco muscular que ela proporciona se faz acompanhar de uma descontraco psicolgica benfazeja, que prepara para o sono.

115

Escolha bruos

Mas cuidado! Dado o seu peso suplementar, arrisca-se a extenuar-se mais depressa. ento conveniente evitar fazer esforos continuados durante muito tempo, mergulhar, saltar e praticar o estilo de costas. Para si, a melhor tcnica so os bruos: a respirao utilizada permite adquirir resistncia, os movimentos dos braos desenvolvem a caixa torcica e os movimentos das pernas tornam mais maleveis os msculos do perineu, os msculos externos e internos das coxas e, o que mais, fazem trabalhar os msculos abdominais na sua parte inferior. No esquea que todos estes grupos musculares sero submetidos a uma forte extenso na altura do parto. Quanto mais os tiver exercitado, melhor poder controlar-se sobre a mesa de parto.

Nota

Salvo opimao contrria e formal do seu mdico, pode em princpio banhar-se no primeiro e no segundo ms da sua gravidez. Mas se teme infeces no colo do tero e se toma os banhos em pleno ms de Julho ou de Agosto, numa praia muito frequentada (a gua do mar pode estar ento poluda), use por baixo do seu fato de banho um slip higinico com fundo de borracha.

Como aproveitar melhor o mar

taneamente as duas pernas e envia os seus dois braos em extenso para a frente. Enquanto no crawl o batimento parte da anca, na miraposa a ondulao parte da nuca, na altura em que o nadador mete a cabea na gua, depois de ter inspirado. A mariposa desenvolve os msculos da regio dorsolombar e o deltide.

QUE ESTILO PRATICAR? Cada um possui particularidades que o tornam mais ou menos salutar para as diferentes afeces. Tm todos em comum o facto de constiturem um exerccio muscular numa situao de peso nulo, o que muito vantajoso para os msculos e as articulaes que apenas devem ser solicitados com precauo (os dos sedentrios e dos convalescentes, por exemplo!). No se trata de preparao para a competio, logo os movimentos sero lentos, executados de forma no traumatizante para as estruturas anatmicas, articulaes perifricas e vertebrais, msculos que no devem ser submetidos a esforos brutalmente intensos. A bomba cardaca ser solicitada sem intermitncias. Seja qual for a tcnica praticada (o ideal conhec-Ias a todas e execut-Ias uma de cada vez), preciso nadar em retardao, ou seja, lentamente, sob pena de uma m execuo e de falta de flego. Se comea agora a aprender, imerja progressivamente (para no perturbar o seu sistema circulatrio) e lance-se em pequenas distncias (vinte e cinco a cinquenta metros) que fraccionar se for caso disso. O importante encontrar

117

o ritmo respiratrio adaptado ao seu esforo para no se esfalfar demasiado depressa. Estabelea um tempo de recuperao entre cada pequeno percurso. Adquirir resistncia e aumentar assim o comprimento dos seus trajectos. Na medida dos seus conhecimentos, tente alternar todas as tcnicas de natao. Deste modo, solicitar mais grupos musculares.

A RESPIRAO DO NADADOR

A natao necessita de flego porquanto utiliza ao mximo a capacidade respiratria. Mesmo dotado, um nadador que respire mal nunca ser excelente nem eficaz. Existem exerccios especficos que permitem o treino em casa (ver pgina 102) ou, melhor ainda, beira da praia. Mas o que apresentamos a seguir reservado aos nadadores: Um exerccio simples que todos deveriam fazer! Coloque-se diante de uma tina cheia de gua ou, de preferncia, ajoelhe-se no mar, deixando a gua chegar-lhe ao peito. Mergulhe o rosto nela mantendo os olhos abertos e expire lentamente pela boca e pelo nariz. Inspire ao tirar a cabea da gua e recomece este exerccio cerca de dez vezes. Ele excelente para a prtica do crawl e dos bruos. Pode parecer ultrapassado. Contudo, as estatsticas provam que a maioria dos acidentes se produzem beira da gua, dado que os banhistas que engolem um pirolito ou so vtimas de uma cibra se assustam e perdem o controlo da respirao.

Como aproveitar

melhor

o mar

AS PRECAUES A TOMAR

Se no pratica regularmente natao em piscina ao longo de todo o ano, ao chegar ao Vero deve ter cuidado com os primeiros banhos. Antes de mais porque no sabe como o seu corpo vai reabituar-se ao meio aqutico, em seguida porque ningum - nem sequer os campees - est ao abrigo dos acidentes que podem sobrevir por causa do frio, das correntes, das mars e de uma falha humana. Assim, nos primeiros tempos, ponha de parte a ideia de se aventurar ao largo sob pretexto de que se sente em plena forma; pode tratar-se apenas da simples euforia das frias que comeam ... Os primeiros dias - No se afaste da margem mais de uma dezena de metros e nade paralelamente praia, em curtas distncias. - Nunca nade sozinho, mas sempre com uma pessoa que possa ser eficaz em caso de mal-estar. - No se aventure num lugar que no seja vigiado por um banheiro. - No fique dentro de gua mais de quinze minutos se a respectiva temperatura for inferior a 17."C, - Acima de tudo, saia imediatamente da gua ao primeiro indcio de fraqueza.

;~1?" A partir do quarto ou quinto dia l~..;~ Poder mergulhar sem ri~co (se houver uma ~rancha de ~::~jll ...:~ saltos! Nem todas as praias possuem este equipamento), .:~;';::::.> afastar-se mais da margem e banhar-se logo a seguir ...:::.... digesto (uma hora aps a refeio), com a condio de

1~

119

no ter feito uma refeio demasiado farta e demasiado regada de bebidas alcolicas. De qualquer modo, nade onde nadar, tome sempre as seguintes precaues: - Nunca nade sem vigilncia. - Nade apenas nos stios seguros e conhecidos. Ateno s correntes, s vagas de fundo e s mars! Nas praias, uma bandeira verde significa que o mar est calmo, uma bandeira cor de laranja, que ele est perigoso; quanto bandeira vermelha, indica que os banhos so proibidos. - Nade apenas no caso de dominar perfeitamente os seus recursos. Todavia, nunca force: ningum est ao abrigo de indisposies e de cibras (amide devidas a carncias em vitaminas B e C). - Se mergulhar, informe-se sobre a profundidade. Ao afIorar demasiado rapidamente o fundo, arriscar-se-ia a um choque por vezes mortal. - Finalmente, acautele-se com a fauna ambiente! As picadas de raias, de peixes-aranhas ou de sanguessugas provocam dores bastante agudas que podem desencadear o pnico no nadador atingido. Siga escrupulosamente estes conselhos, ainda que eles lhe paream um tanto infantis. As estatsticas provam uma vez mais que eles so com excessiva frequncia desprezados, visto que a estatstica das pessoas que morrem afogadas, todos os anos, assustadora.

Como aproveitar melhor o mar

Que fazer em caso de mordedura ou de picada de animais marinhos

Picadas de peixe-aranha

Se andar nas praias do Atlntico ou do Mediterrneo, poder ser picado por um peixe-aranha, esse pequeno peixe que traz sobre a barbatana dorsal seis ou sete espinhos venenosos. A dor brutal, muito intensa, e o local atingido incha rapidamente. Desinfecte a ferida (mesmo com lixvia) e verifique se um desses espinhos no ficou cravado na pele (no caso afirmativo, retire-o). Se foi atingido no p, no obstante a dor intensa, caminhe para espalhar o veneno.
Picada de raia com aguilho

Uma picada provocada por uma raia com aguilho (na qual a base da cauda comporta vrios dentes recobertos de muco venenoso) to dolorosa como a provocada por um peixe-aranha. Desinfecte a pele com lcool e diligencie por afastar qualquer risco de infeco.
Picada de ourio-do-mar

Antes de desinfectar com lcool o ou os ps lesados, tenha o cuidado de retirar todos os espinhos. Para esta operao, o mais simples empregar uma pina de depilar.
Picada de alforreca
OUi

de fislia

A primeira em forma de umbelas. A segunda tem o aspecto de um charuto gelatinoso de onde partem lamelas esbranquiadas de 2,50 metros. As suas clulas urticantes provocam naqueles que afloram placas vermelhas causadoras de forte comicho. Geralmente, a urticao da pele passageira. No caso contrrio, mitigue a dor com gua onde haja diludo previamente vinagre ou limo. Se a dor persistir, aplique um creme com hidrocortisona ou Phnergan. Se foi atingido de modo mais grave, tome igualmente comprimidos de Polaramine ou de Antistne. E, seja qual for a amplido dos estragos, abstenha-se de expor ao sol as partes lesadas at ao desaparecimento da dor.
1 . __

121

COMO EVITAR

OS ACIDENTES DO BANHO

Na sua maior parte, os acidentes podem sobrevir tanto um nadador perfeitamente treinado como num nadador ocasional. Eles resultam quase sempre de uma imprudncia ou de um desconhecimento dos perigos da gua. H duas espcies de acidentes: o afogamento por asfixia e a hidrocusso, que assume a forma de um choque pela gua e que, na realidade, uma sncope brutal em que o nada dor se afunda a pique. Os acidentes podem ter vrias causas: - o esgotamento devido fadiga e falta de tcnica; - as fracturas ocasionadas pelas pancadas, quando se mergulha sem a profundidade necessria, por exemplo, ou quando vagas excessivamente fortes projectam o nadador imprudente contra os rochedos; - o frio, que provoca um entorpecimento geral. Existem vrios indcios de alarme que permitem detectar o mal-estar: sensao de calor na face interna das coxas e no ventre, com o aparecimento de rubores, sensao brutal de extrema fadiga, vertigens, zumbidos nos ouvidos, dores na nuca, perturbaes oculares - vista todalda, vu negro -, cibras musculares diversas. Geralmente, desenrola-se sempre pelo menos uma dezena de segundos entre o aparecimento dos primeiros indcios de alarme e o mal-estar, o que suficiente para o banhista sensato sair da gua ou pedir socorro. Isto justifica o conselho de nunca se nadar isolado. Que fazer diante de um afogado? Quando se frequentador das praias, h sempre a possi-

Como aproveitar melhor o mar

bilidade, mais cedo ou mais tarde, de ser levado a salvar uma pessoa que se afoga. Neste gnero de acidente grave, acontece muitas vezes a vtima j no respirar. A sua sobrevivncia ento uma questo de segundos; preciso restabelecer imediatamente uma respirao artificial para manter (ou restaurar) uma oxigenao e uma irrigao mnimas das clulas, antes de estas se asfixiarem definitivamente, originando a morte do afogado. Os gestos de salvamento so simples e deve conhec-los: boca-a-boca O mtodo mais eficaz o do boca-a-boca, pelo qual se insufla directamente ar nos pulmes do sinistrado. - Coloque o afogado de costas, em posio de declive para lhe libertar as vias respiratrias (as crianas podem ser mantidas de cabea para baixo durante alguns segundos). - Incline-lhe a cabea para trs, abra-lhe a boca, apoiando sobre o queixo, e desembarace-a de eventuais corpos estranhos. (Utilize o indicador e o dedo mdio recurvados em gancho). - Soerga-lhe ento a nuca, deixe-lhe cair a cabea para trs o mais possvel, apoiando sobre a testa com uma mo e erguendo a nuca com a outra. - Inspire profundamente, depois coloque a sua boca toda aberta sobre a do afogado. Com a ajuda da sua mo que apoia sobre a testa dele, tape-lhe as narinas utilizando o polegar e o indicador. Depois sopre com fora; o peito do afogado eleva-se. - Desobstrua as narinas e retire a sua boca; o peito dele baixa.

123

Recomece assim ao ritmo de quinze a vinte insuflaes por minuto. Se tiver a impresso de que h igualmente uma paragem cardaca, necessrio que uma segunda pessoa pratique ao mesmo tempo uma massagem cardaca externa, apoiando fortemente sobre a parte inferior do esterno, cerca de sessenta vezes por minuto. Mtodo insubstituvel, a massagem cardaca s deve ser praticada se houver realmente paragem do corao, e exclusivamente por uma pessoa que tenha aprendido a faz-Ia. Caso contrrio, expe a severas complicaes - fracturas das costelas, embolias, sobretudo nas pessoas idosas.

mtodo de Silvester

Se a vtima exibir fracturas do rosto, ou feridas na garganta, o mtodo do boca-a-boca no pode ser empregue. ento preciso praticar o mtodo Silvester, mtodo manual de respirao artificial que age por aco externa. - Deite a vtima de costas e desobstrua-lhe a boca e a garganta com o auxlio dos gestos descritos mais acima. - Ponha um cobertor, uma toalha ou uma pea de roupa enrolada sob as omoplatas dela, de forma a fazer-lhe pender a cabea para trs. - Ajoelhe-se cabea da vtima, com as suas duas pernas rodeando-lhe o rosto. - Agarre-lhe os punhos, traga-lhe os braos para cima do peito e incline-se para diante, exercendo uma presso enrgica sobre o trax. - Solte a presso e afaste amplamente os braos do sinistrado puxando-os para trs, o suficiente para que eles toquem no cho.

Como aproveitar melhor o mar

Repita estes gestos umas vinte vezes por minuto, e respeite bem o ritmo da expirao, que deve ser duas vezes mais demorada que a inspirao. Muito menos eficaz que o boca-a-boca e, alm disso, fortemente contra-indicado em caso de fracturas das costelas e dos braos, este mtodo deve ser no entanto praticado se o boca-a-boca for impossvel de efectuar. Nunca abandone a vtima antes da chegada dos cuidados mdicos: reiniciada, a respirao dela pode de novo deter-se. Efectue todos estes movimentos sem precipitao, tentando conservar a calma a fim de economizar as suas foras. Se sentir que estas o abandonam, faa-se revezar por outra pessoa, tentando coordenar bem os vossos gestos para no interromper o ritmo respiratrio.

I
\

I
I
I

I
I

I I

COMO VIVER MELHOR BEIRA-MAR Dado que a atmosfera apaziguadora do mar em nada se assemelha aqueloutra enervante e poluda dos nossos centros urbanos, o leitor deve absolutamente aproveitar a sua estada ( a ocasio sonhada) para depurar o seu organismo (por dentro e por fora), para tornar a carregar o seu potencial energtico e para arejar tanto o corpo como o esprito. Em suma, deve reaprender a viver melhor, ou seja, a viver de uma forma mais racional, mais equilibrada e mais calmante. No se misture multido desses veraneantes agitados e nervosos, porque eles esto exclusivamente preocupados com o nmero de stios para visitar as proezas gastronmicas e as ltimas boites disco onde possam divertir-se! Ao invs, tempere o seu ardor turstico, renuncie ao seu carro,

lI
I

I
I

\ l

125

;-------------------------------------

- --

-----

Cuidado com a poluio

Julgou-se durante muito tempo que em virtude do seu poder bactericida e dos seus caracteres f'rmaco-dinmicos o mar era incorruptvel e no podia ser atingido pela poluio. Ai de ns! como os contentores de desperdcios radioactivos so regularmente imersos nas fossas marinhas e como os herbicidas, pesticidas e outras substncias nocivas acabam por desembocar nos oceanos, o mar comea a estar poludo em certas zonas. Se alguns peixes, moluscos e crustceos fogem a esta poluio, outros morrem e, pior, h ainda alguns que observem os resduos contidos no plncton. A esta poluio industrial acrescenta-se a dos homens: no Vero, as praias e a gua do litoral - sobretudo nas regies de alta densidaderecebem um nmero cada vez maior de micrbios e de vrus patognicos que lhes impossvel absorver completamente e to depressa como seria necessrio. Resultado: o nmero de praias onde os banhos so proibidos cresce de ano para ano e as doenas virais, devidas absoro de moluscos e de crustceos (conquanto dotados, tambm eles, de um poder autodepurador, graas emisso de substncias antibiticas e antivirais), no cessa de aumentar. Portanto, acautele-se! - Fuja das praias demasiado frequentadas, e informe-se sobre a qualidade da regio para onde conta dirigir-se. - No transgrida as proibies (poderia apanhar graves doenas). - No aumente a poluio deixando vestgio das suas passagens pela praia e deitando seja o que for para a gua, sob o (falso) pretexto de que o mar traga tudo! - Abstenha-se de apanhar impunemente conchas e moluscos sobre os rochedos que marginam a praia: eles poderiam estar contaminados. - E sobretudo no esquea que defender e proteger o mar defender e proteger a sua sade.

Como aproveitar

melhor

o mar

fuja dos restaurantes cuja comida demasiado copiosa ou demasiado sofisticada e... desintoxique-se! As possibilidades so numerosas.

.
CONSUMA OS PRODUTOS DO MAR

Encontra-se beira-mar, portanto no deixe escapar a ocasio de consumir os respectivos produtos. Exclusivamente nutridos pelos elementos do mar no estado natural (algas, plncton ou peixes muito pequenos), os peixes e crustceos so alimentos de primeirssima ordem para o organismo humano, j que, desprovidos de gordura saturada, so pouco calricos, no engendram excesso de colesterol e fornecem ainda por cima uma quantidade substancial de fsforo, de ferro e de iodo. Nota: se todavia estiver sob regime hipossodado, deve moderar o seu consumo de mariscos e abster-se de engolir a gua que eles contm. Alm disso, informe-se da frescura daquilo que come.
TOME BANHOS DE ALGAS

lI
l

I lI
I.

Utilizadas desde sempre pelas populaes martimas, as algas constituem um remdio natural extraordinariamente eficaz contra numerosas perturbaes. Seria pena que no tirasse partido delas para a melhoria da sua prpria sade. Lembre-se de que elas contm ainda muito mais substncias minerais que a gua onde vivem. Sendo assim, apanhe-as em grande quantidade, leve-as para a sua casa, meta-as na banheira e... tome um banho quente. Permanea dez a quinze minutos dentro de gua, depois relaxe-se

I
[

127

sob um cobertor (ir transpirar!); por fim, tome um duche. Faa uma cura de dez a quinze banhos numa proporo de duas ou trs vezes por semana. Nutrido pelos oligoelementos das algas, o seu organismo ser simultaneamente tonificado e desintoxicado. Indicaes Na medida em que ajudam, por um lado, a eliminao das substncias gordas e das impurezas da pele, por outro o amolecimento dos depsitos e incrustaes, os banhos de gua doce algosa tm uma aco eliminatria das gorduras nos obesos, e sobretudo naqueles que esto afectados de celulite. Mas no s: estes banhos operam igualmente prodgios em casos de fadiga crnica, de reumatismos (fora das crises agudas), de desmineralizao, de envelhecimento prematuro, de anemia, de perturbaes de menopausa, de certas dermatoses (eczemas secos, seborreias) e de alguns problemas circulatrios.

CAMINHE BEIRA DA AGUA

A marcha o melhor remdio contra a depresso: ela permite dispersar ao longo do caminho as nossas preocupaes, o nosso stress e as nossas angstias. Logo, no faa como os que, de Vero, ficam a assar torreira do sol durante horas e se fecham em casa assim que surge a chuva ou o vento. Passeie ao longo das orlas martimas, nas veredas, rochas, dunas, ou sobre a areia. Quando elas ficam a descoberto por ocasio da baixa-mar, as praias oferecem alm disso um vasto campo de passeatas que permitem a aprendizagem dos mil e um segredos da vida ocenica (ver o texto enq uadrado da pgina 129).

Como aproveitar melhor o mar

Se quiser fortificar as barrigas das pernas, torn-Ias mais nervosas e mais musculadas, caminhe o mais longamente e o maior nmero de vezes possvel sobre a areia seca. Pelo contrrio, se est demasiado fatigado para palmilhar quilmetros, contente-se, envergando um fato de banho e um chapu, em vaguear de nariz no ar, atravs da praia, com os ps na gua *, deixando-se penetrar pela beleza da
*
Se possvel com sandlias para evita!' picadas e golpes,

paisagem, pelo canto do vento e pela ressaco do mar: excelente para activar a circulao, dar massagem e fazer desinchar os tornozelos. Nota: fcil de aplicar e de dosem', praticamente sem contra-indicao, a marcha um exerccio fsico completo e no violento que produz incomparveis efeitos psicofisiolgicos: desenferruja as articulaes, obriga a trabalhar os msculos das pernas, do abdome e do trax, oxigena e exercita o corao, solicita o esqueleto no seu conjunto, proporciona uma massagem do fgado, do pncreas, do bao e dos intestinos, acelera o metabolismo, anima a circulao e, logicamente, aumenta a vascularizao. Em resumo: o tipo perfeito do desporto para todos. EQUILIBRE AS SUAS ACTIVIDADES! Sobre pretexto de repouso, no se entregue a todo o transe preguia e ao cio. Evite cultivar o tdio e tente (levando em linha de conta a sua idade e as suas foras) mexer-se e ocupar-se, a fim de melhorar as suas defesas naturais e de aproveitar ao mximo as virtudes do mar, do Sol e do vento. Assim, procure actividades adaptadas ao

129

Caminhar sem risco

beira-mar

Se gosta de andar e se parte para longas passeatas, tenha muito cuidado! As costas martimas apresentam numerosos perigos. Mantenha-se prudente se quer aproveitar o melhor possvel os benefcios e as alegrias das caminhadas beira do mar. Informe sempre os seus familiares ou amigos do stio para onde vai (mesmo se no conta ausentar-se mais de meia hora). No se aventure sozinho em locais que no conhece; parta com algum mais experiente. Desconfie das falsias que se arriscam a aluir, das rochas viscosas sobre as quais poderia escorregar, de areias movedias onde se enterraria. Colha informaes sobre as zonas perigosas. Se andar sobre rochedos, coloque os seus ps nas cavidades e no nas salincias. E no tenha vergonha de se amparar com as mos: melhor molhar-se do que sofrer, uma entorse! Com tempo quente, caminhe s de sandlias: elas agarram-se ao p, deixam circular a gua e protegem dos golpes (ocasionados pelas conchas) e das picadas (dos peixes pequenos). Se estiver frio, calce botas, excepto para subir aos rochedos, pois as solas de borracha so causa de muitas escorregadelas. No parta sem conhecer as horas das mars (mesmo por pouco tempo!) arranje, num livreiro, um calendrio das mars ou, no centro de turismo, um horrio das preia e baixa-mar. Acautele-se com a bruma que por vezes se forma depressa. E no se esquea igualmente de respeitar a natureza. Se virar uma rocha para inspeccionar a sua base, torne a p-Ia no stio exacto onde a encontrou, sob pena de condenar morte as conchas e os moluscos que a ela se fixavam. No traga levianamente crustceos para a gua doce, apenas para os observar. Deixe-os no seu meio natural. Contente-se em entregar-se s suas observaes no fundo do seu camaroeiro antes de soltar rapidamente os seus prisioneiros, depois de concludo o exame. Por fim, nunca deixe detritos que poderiam macular a margem. Todos os anos, os objectos contundentes abandonados por veraneantes negligentes provocam vrios acidentes.
9

Como aproveitar melhor o mar

seu temperamento. Elas abundam beira-mar: marcha, bem entendido, mas tambm vela, prancha vela, surj, jogos de bola, paulitos ou ringue, crquete, badminton, etc. No caia igualmente no excesso inverso querendo dedicar-se ao desporto a todo o custo. Tente realizar um equilbrio entre as sadas, os passeios, o exerccio e a relaxao. Se estiver particularmente estafado, restrinja o tempo dos exerccios, dos banhos e das excurses e repouse mais. Se no, arriscar-se-ia a dar por si mais fatigado no termo da sua estada beira-mar do que no incio.
.' : ~Iv
<!

~I;!J,~~~' '/~ , ",:,2) ~ ~'",.


"~~

-...A-' --"'-"~

~ \:) ~_< k.-~I

AS CRIANAS E O MAR ~ . .-' /"'Na praia, as crianas de pouca idade demonstram sempre uma grande alegria. Entre brincadeiras na gua e castelos de areia, elas vo de descoberta em descoberta e aproveitam a sua maravilhosa liberdade. Deixe-as vontade, mas vigie-as de perto, para que todos estes elementos naturais (gua, ar, sol) benficos se lhes no tornem nefastos. Elas tiraro um excelente partido da sua estada beira do mar se adoptar algumas precaues em sua inteno. ATENO AO CLIMA Os organismos das crianas de tenra idade reagem muito vivamente ao clima e ao ar marinho *. Portanto, se o seu filho for:

* Sobre os efeitos do ar marinho sobre as crianas, ver igualmente a pg. 80.

- nervoso ou irritvel, prefira para ele as costas do Atlntico ou, melhor ainda, as do Algarve. No caso de o seu

l31

nervosismo mostrar apesar de tudo tendncia para aumentar, durante os primeiros tempos da permanncia, leve-o apenas de dois em dois dias praia e, no resto do tempo, passeie-o em lugares protegidos dos ventos do largo *.
de alguns dias.

Em geral, tudo reentra na ordem ao cabo

- de natureza raqutica ou anmica, escolha as praias do Norte ou da zona de Sintra e Ericeira. Sendo os seus climas (sobretudo os do Norte) extremamente tnicos, no o deixe permanecer a mais de seis semanas a dois meses. Poderia aparecer uma sobressaturao marinha, marcada pela astenia ou pela agitao, perturbaes do sono, desarranjos gastrintestinais, cefaleias, vertigens e acessos febris. Em princpio, quando se escolheu cuidadosamente o local de frias, todas as crianas, debilitadas pela vida nos grandes centros urbanos, se sentem bem num ar salino, puro e vivifante. Ento, deixe o seu filho correr sobre a praia se esta for arenosa e bastante limpa (ateno aos detritos que podem feri-lol), E, sobretudo, faa-o dormir durante muito tempo: ele necessita de sono.
CUIDADO COM O SOL

Indispensvel na infncia, o Sol permite transformar certas substncias naturais da pele em vitamina D. Deste modo, se o seu filho tomar esta vitamina, interrompa tal tratamento, pois, em excesso, ela torna-se txica. O banho de sol deve ser de curta durao: nunca mais de meia hora para o lactente. Exponha as pernas dele, depois o corpo inteiro, um ou dois minutos no primeiro dia, aumentando um minuto todos os dias. Para isto, escolha as horas menos quentes do dia (antes das 12 ho-

Como aproveitar melhor o mar

* As vermelhides vm sempre depois, quando o mal est feito.

ras ou aps as 17 horas). A melhor maneira de o beb receber estes banhos de sol instalado sobre um cobertor num stio arejado e no deitado num bero onde poderia ter falta de ar. Contra as pontas de sol e os riscos de insolao, no se esquea de o proteger com um creme solar e de lhe pr um chapu. Desconfie do tempo enevoado, pois os raios ultravioletas passam mesmo assim atravs das nuvens. Eles podem queimar a pele tanto em dias destes como naqueles em que o tempo se apresenta soalheiro * Se ele transpirar abundantemente, se o seu pulso e a sua respirao se acelerarem, leve-o imediatamente para um compartimento fresco e faa-o beber gua sem demora, ou mesmo um caldo de legumes ligeiramente salgado (o sal fixa a gua). Se a criana no melhorar, apresse-se a chamar um mdico. ~ J
o-

'1//;;- ,
0.0

.' ~

"Z"--.
.

CUIDADO COM O CALOR Mesmo sem sol, as crianas desidratam-se depressa sob a aco das fortes temperaturas. Assim, precaveja-se dos golpes de calor. Eles chegam brutalmente, quando a criana se acha demasiado agasalhada em pleno sol, ou encafuada no fundo do seu carrinho com a capota levantada. Se o calor for intenso, vigie atentamente a lngua dela: enquanto a criana estiver bem hidratada, esta apresentar-se- hmida e brilhante de saliva. Se se tornar seca e mate, porque h desidratao.

133

Contra os golpes da calor (que podem ser mortais) existem duas prevenes: vestir a criana o mais levemente possvel com roupas amplas e de algodo fino e faz-Ia beber muito.
CUIDADO COM A AREIA

A areia proporciona brincadeiras maravilhosas, mas arrisca-se a irritar a delicada pele dos pequeninos. Para atenuar o perigo de uma irritao nadegueira, proteja a criana de tenra idade com uns calezinhos. Ao regressar da praia, lave-a com gua doce, sem se esquecer de lhe limpar o nariz e as orelhas. (Para os bebs de poucos meses, empregue soro fisiolgico). Se os olhos dela estiverem cheios de areia, no esfregue (por causa dos acidentes que poderiam sobrevir), faa antes banhos oculares. Qualquer axe deve ser lavado em gua saponcea, enxacea, enxaguado com gua simples (para diminuir os riscos de infeco) e protegido por um penso hermeticamente fechado. No esquea que a areia pode veicular numerosos micrbios.
CUIDADO COM A AGUA A priori, as crianas muito novinhas no tm receio da

gua e as suas reaces de medo provm frequentemente de imerses ou de asperses mal feitas, no s beira do mar, mas tambm no decurso de lavagens, de duches e de banhos. O leitor revelar-se- assim tranquilizador se meter o seu filho dentro de gua de forma progressiva. Para alm destas precaues de ordem psicolgica, vele por que a temperatura da gua seja suficiente (pelo menos 18 QC), pois quanto mais nova for uma criana mais

Como aproveitar melhor o mar

= ~ =
E

ela se mostrar sensvel ao frio e s variaes de temperatura. Mas, como se mexem continuamente, os pequeninos raramente se do conta de terem frio. Ao primeiro arrepio (no espere que eles batam os dentes) faa-os sair e friccione-os energicamente com uma toalha bem seca para os aquecer e evitar que eles se constipem. Em seguida, enfie-lhes uns cales secos e, sendo necessrio, ponha-lhes uma touca de algodo (to eficaz contra o frio como contra as pontas de sol). Assim que eles manifestarem desejo disso, ensine-lhes a nadar: quanto mais cedo se aprende a nadar melhor se nada. Contudo, saiba que antes dos quatro anos as crianas no so capazes de pr a cabea debaixo de gua e no conseguem bloquear a sua respirao. Com efeito, por volta dos seis anos que, tendo adquirido uma coordenao suficiente dos movimentos, elas podem realmente aprender a nadar bem. Quer saibam ou no nadar, e por causa dos perigos que o mar encerra (correntes, rochedos, vagas, mars), vigie bem o banho delas. Tal como em relao a si mesmo, no as deixe entrar na gua aps uma exposio prolongada ao Solou depois da refeio (risco de hidrocusso). No as leve a entrar brutalmente e, acima de tudo, se v que elas tiritam ou so invadidas pelo pnico, no as force e no as salpique: um medo excessivo poderia provocar uma fobia definitiva dos banhos de mar. semelhana do que lhe aconselhmos a si, o tempo de imerso dever ser progressivo (no mais de cinco minutos no primeiro dia). Outro perigo: as bias, colches e botes de borracha que podem rebentar de repente ou ser arrastados para o largo. No deixe os seus filhos sozinhos. Todos os anos h centenas de afogamentos a lamentar.

= E

i I

::::

i
= =

=
-

:::
=

a talassoterapia

= =

-==-=

=
=

-:== L

A histria da talassoterapia

Embora o termo de talassoterapia s tenha sido criado em 1869 pelo doutor La Bonnardire em Arcachon, o emprego medicinal da gua do mar remonta mais alta antiguidade. Os textos gregos de Hipcrates (o pai da medicina), de Galeno, de Herdoto e de muitos outros mais, que recomendam a gua salgada para curar vrias doenas, esto a para o provar. Em virtude deste poder que lhe atribuam sem a mnima dvida, muitos poetas pensaram que ramos filhos do mar. Quem no conhece o mito de Afrodite, me de todos os seres da Terra, que os Gregos e os Fencios fizeram nascer da espuma marinha? Aps a queda do Imprio Romano, o mar seria durante muito tempo (praticamente ao longo de quase toda a Idade Mdia) considerado como um meio hostil. Ser preciso esperar pelo sculo XVI para que se lhe reconhea de novo um poder teraputico. Na verdade, nas suas obras, Ambroise Par recomenda os efeitos reanimantes, dessecantes, adstringentes, detergentes, resolutivos e antiequimticos dos banhos de mar. No sculo seguinte, em 1697, Floyer publica em Londres uma tese intitulada Digresso sobre o bom uso dos banhos de mar quentes e frios em Inglaterra .

137

Os precursores o sculo XVIII que se acha definitivamente na origem do uso teraputico do mar, com o mdico ingls Richard Russel, de Brighton (acerca do qual Michelet viria a dizer que ele inventou o mar). Na sua obra, Dissertao sobre o Uso da Agua do Mar nas Doenas das Glndulas, dos Tumores, etc., publicado em Oxford em 1750, Richard Russel estuda os benefcios do uso externo (banhos) e interno (bebida) da gua do mar sobre diversas afeces, entre as quais as tuberculoses osteoarticulares e ganglionares, as perturbaes digestivas, etc. Esta publicao contribui para instaurar a voga dos banhos de mar quentes, em Inglaterra. No ano de 1791, John Latham cria o primeiro hospital marinho em Margate, onde se tratam essencialmente doenas infecciosas, reumatismos e anemias. So em seguida abertos outros estabelecimentos em Brigthon, Weymouth, etc. Por iniciativa dos Ingleses, e sob a influncia de Lichtenberg e de Vogel, os Alemes criam logo no incio do sculo XIX vrios estabelecimentos marinhos dos quais o primeiro a ser inaugurado o de Doberan no Bltico. Por outro lado, o doutor Vogel o primeiro a escrever uma obra de talassoterapia em lngua alem. Ele continuado por uma pliade de investigadores e, desde esta poca, as curas marinhas no deixaro de se desenvolver na Alemanha, suscitando uma abundante literatura cientfica. Em Frana, os primeiros mdicos que falam dos banhos de mar so Maret e Marteau (1769-1770). Mas o primeiro a comentar realmente a experincia inglesa de Russel um mdico de Dieppe, M. Le Franois, que publica em 1820 O Dirio dos Banhos de Mar em Dieppe, na sequncia do qual, dois anos mais tarde, cria nesta cidade o pri-

A histria da talassoterapia

meiro estabelecimento marinho. Todavia, apenas em 1860 que se impe verdadeiramente em Frana o uso teraputico dos banhos de mar, com a fundao do estabelecimento de Berck (em Pas-de-Calais), no seio do qual se obtm assinalveis resultados no tratamento das tuberculoses externas e cirrgicas, orientando os estudos para as aces fisiolgicas dos climas martimos e abrindo assim a via das pesquisas sobre os benefcios gerais das estadas junto ao mar. Os cientistas Em 1882, M. Dolfus funda em Cannes um hospital marinho de crianas onde a balneoterapia fria aplicada com xito aos pequenos escrofulosos e tuberculosos osteoarticulares. Depois surgem sanatrios marinhos em Arcachon, Capbreton, Nice, Hendaia, Hyres, Zuydcoote, etc. Cerca de 1890, os banhos de mar quentes adicionados de algas conhecem certa voga nas costas da Normandia. Em 1899, em Roscoff, o doutor Louis Bagot, que observou demoradamente as caractersticas do clima martimo e frequentou numerosas estncias termais para a estudar as prticas hidrolgicas, abre o primeiro instituto marinho, onde pratica a hidroterapia racional aplicada sobretudo s afeces reumatismais. Em 1904, Ren Quinton, na sua importante obra A Agua do Mar, Meio Orgnico (ver texto enquadrado da pgina 11), vai estabelecer as leis de constncia marinha original, aventando a hiptese (ousada!) de que a gua do mar constitui o primeiro meio onde apareceu a primeira clula viva, a Protamoeba primitiva. Apesar destas descobertas capitais, durante longos anos a talassoterapia apenas ser representada em Frana pelos

139

estabelecimentos climticos marinhos e pelo nico instituto marinho existente, o de Roscoff. Ter-se- de esperar pela restaurao deste, em 1953, para que a talassoterapia comece a desenvolver-se. De facto, a partir de 1953, os centros multiplicam-se. Hoje em dia, existem cerca de vinte que acolhem todos os anos vrias centenas de milhares de doentes.

As tcnicas da talassoterapia

Cura marinha completa, a talassoterapia faz intervir numerosas tcnicas, as quais apelam sucessivamente para a gua (sob diversas formas), o ar, as algas, os aerossis, etc., diferindo a associao de tais tcnicas segundo as perturbaes dos curistas. Naturalmente, cada curista no tem de utilizar todos os modos de tratamento que os estabelecimentos podem oferecer. aos mdicos de servio nestes estabelecimentos que cabe escolher, no arsenal disponvel, as armas que devem ser aplicadas em cada caso (em funo da constituio, da reactividade, etc.) para obter as modificaes teis e a correco das tendncias mrbidas do organismo. Assim, por exemplo, o calor dos banhos e dos duches, a sua durao, a sua fora e a sua localizao s podem ser precisados aps exame. A HIDROTERAPIA MARINHA A talassoterapia fundamenta-se antes de mais na gua do mar. Esta apresenta, como vimos, numerosas vantagens e fonte de mltiplos benefcios.

141

A MINISTRAO MARINHA

O corpo pode absorver a gua do mar segundo vrios processos: bebidas, aerossis, injeces, etc. As curas de bebida Preconizada desde a mais alta antiguidade, esta prtica foi sistematizado por Pouget em 1851, Lisle em 1875 e Carlesen em 1885. Colhida com tempo calmo ao largo das costas, longe das grandes vias martimas e a uma profundidade de 10 a 20 metros, a gua do mar ministrada aos doentes segundo uma posologia varivel, e geralmente acrescida de gua doce ou misturada com xarope, sumo de limo ou gua de Seltz. Comea-se geralmente por 30 ou 50 centmetros cbicos e aumenta-se a dose durante quatro semanas, para chegar a quatro colheres de sopa trs vezes por dia. (Para as crianas substitui-se a colher de sopa por uma colher de caf.) A cura de bebida (que permite multipicar o teor em magnsio sanguneo por 8 a 12) indicada em diversas doenas alrgicas, perturbaes do metabolismo, gastrites crnicas, diabetes e em certas afeces digestivas e endocrmcas. Os aerossis Se bem que a beira-mar, rica em aerossis, constitua um grande inalador natural, os institutos de talassoterapia esto geralmente equipados com inaladores individuais especiais. Produzidos por geradores construdos em matria plstica e cujos filtros carregam electronegativamente as partculas emitidas, estes aerossis de gua do mar fresca realizam um micronevoeiro seco. Muito pequenas, as suas

r
As tcnicas da talassoterapia

Os escritores e o mar

Tambm Chateaubriand celebrou as virtudes do mar - mas de um modo mais lrico: Salve, mar, meu bero e minha imagem ... minha ama, minha confidente to bela, doce, grande e misteriosa. Mais tarde, j embaixador, evocar os momentos em que, em Saint-Malo, fazia ricochetear os seixos sobre as praias desertas, observando as gaivotas e os pinguins! Em geral, os romnticos sero poderosamente atrados por uma talassoterapia que no ostentava ainda este nome: Lord Byron banha-se por toda a parte (mesmo de noite, em Veneza, segurando na mo esquerda uma lanterna acesa). Bom nadador, ele almoa dentro de gua, e fuma a o seu charuto, a trs milhas da margem. Em Guernesey, Victor Hugo torna-se praticamente anfbio e contempla o mar fecundo e destruidor. Mas no sabe nadar - o que ele lamenta (devia ter aprendido). Arremessada sobre a onda, a literatura afunda-se doravante nela com delcia: Maupassant compra um iate, escreve sobre a gua e navega no Mediterrneo. Flaubert - o inspirador de Quinton, inventor da talassoterapia moderna - escreve a respeito dos banhos normandos: Gostava de contemplar o mar, as vagas espumosas, uma sobre a outra, a vaga a desfazer-se em espuma, a estender-se ao longo da praia e a gritar retirando-se por entre seixos e conchas. Eu molhava alguns sargaos e aspirava a plenos pulmes esse ar fresco e salgado que nos penetra a alma de tanta energia. Dumas pai, os Goncourt, Proust (em Balbec-Cabourg) embeberam as suas penas em gua salgada. Nos nossos dias, os escritores-nadadores j no tm conta; o mais ardente (e o mais talentoso) dos defensores do mar que cura Paul Morand *.

Extrado de G. Lambert: Vivez mieux grce Ia thalassothrapie (Bruxelas, Marabout, 1969).

143

partculas so dotadas de uma aco geral, por reabsoro atravs do epitlio pulmonar. So sobretudo as afeces alrgicas das vias respiratrias que beneficiam com o tratamento pelos aerossis, embora estes prestem igualmente grandes servios em certas infeces como a sinusite e os catarros rinofarngeos. Alm disso, fora do mbito dos aerossis inalatrios, utilizam-se localmente os aerossis (com a ajuda de ponteiras especiais) em dermatologia e em ginecologia. Nota: a gua do mar geralmente empregue em duches rinofarngeos, em pulverizaes, em duches retronasais e mesmo em duches bucais. Os duches vaginais De precioso concurso em teraputica ginecolgica (perturbaes funcionais e estados inflamatrios crnicos), as irrigaes vaginais so dadas com uma gua do mar quente (entre 36 e 42!1C) durante dez a quinze minutos. As injeces intratecidulares de gua do mar Pode tratar-se de gua do mar em bruto ou de gua do mar reduzida a uma presso isotnica. As injeces de gua do mar em bruto. Recolhida com mar calmo (em vasos esterilizados), ao largo, a 10 metros de profundidade, a gua do mar (aps ter sido filtrada) ministrada, pura, em injeco subcutnea de 15 centmetros cbicos a princpio, e depois, progressivamente, de 20 a 25 centmetros cbicos.

As tcnicas da talassoterapia

As injeces de gua do mar isotnica. Segundo uma tcnica elaborada por Ren Quinton, a gua do mar levada a uma presso isotnica * por adio de gua doce muito *
Tendo a mesma concentrao molecular que o plasma do sangue.

pura, depois injectada em doses progressivamente crescentes de 15 centmetros cbicos a 250 centmetros cbicos. Prescritas em caso de toxicose e de atrepsia do lactente, de gastroenterites, de priso de ventre, de astenia, de psorase, de eczema e no tratamento pr-natal da mulher grvida, estas injeces permitem realizar uma verdadeira balneao tecidular. A MINISTRAO EXTERNA DA AGUA DO MAR Trata-se de banhos de mar frios ou quentes (os mais frequentes), de duches, que so, consoante os casos, individuais ou colectivos. Estes banhos podem ser por vezes completados com aplicaes de algas, lamas, areias, etc; Os banhos de mar frios So dados de acordo com as indicaes j assinaladas na pgina 44. Os banhos de mar quentes Ao passo que os banhos de mar frios agem sobretudo pelas suas propriedades fsicas, os banhos de mar quentes (acima de 34C) tm uma alta influncia fisico-qumica. Tomando-se em piscina (normal ou com vagas artificiais) ou em banheira, os banhos de mar quentes (completos ou parciais) so geralmente dados de manh. Podem durar de

145

Que gua do mar utilizam os institutos de talassoterapia?

Segundo a legislao francesa actualmente em vigor, a gua utilizada pelos institutos de talassoterapia deve ser colhida num ponto e a um nvel subtrados a qualquer poluio, e onde ela tenha as mesmas caractersticas que a gua do mar do largo.
1.2 A sua salinidade no deve variar mais de 2 % relativamente ponto tomado como referncia. do

2.':>Ela deve ser isenta de qualquer vestgio de hidrocarbureto, tro ou de outros produtos txicos. 3.2 Ela deve ser pobre em germes microbianos ...

de alca-

4.2 A qualidade da gua do mar deve ser verificada por anlises fsicas, qumicas e bacteriolgicas efectuadas por um laboratrio de primeira categoria. 5.2 Os mtodos e condies da tiragem de gua do mar devem ser minuciosamente elaborados juntamente com as autoridades competentes, designadamente o engenheiro das Pontes e Caladas e o director departamental da Sade ... 6.2 A gua do mar deve ser ministrada nas vinte e quatro horas consecutivas sua captao e posta ao abrigo das alteraes fsicas, qumicas e microbiolgicas, no decurso do transporte e da utilizao. 7.2 Enfim, a gua do mar deve ser objecto, durante a explorao, de fiscalizaes peridicas; a sua utilizao pode ser interrompida em caso de anomalias e ser suspensa se as colheitas revelarem poluies.

10

As tcnicas da talassoterapia

quinze a quarenta e cinco minutos (dez a vinte minutos para as crianas). Os efeitos fisiolgicos. Para l dos 37C, os banhos quentes elevam a temperatura do corpo, activam as glndulas sudorficas, engendram a acelerao das pulsaes do corao e, por este motivo, aumentam os movimentos respiratrios. Esta activao da irrigao sangunea assim criada intensifica o metabolismo celular, favorece a eliminao dos resduos na periferia (designadamente os que obstroem as arterolas, vnulas e capilares). Os efeitos da mineralizao. Banhos de uma riqueza de mineralizao incomparvel, os banhos de mar quentes tm efeitos qumicos * que lhes conferem um poder teraputico considervel.
'" Sob a influncia do calor, os ies penetram melhor na pele.

A cinebalneoterapia marinha Para alm das balneaes individuais e passivas, certos doentes so submetidos a balneaes colectivas e activas, sob a autoridade de um cinesiterapeuta, que reeduca, faz trabalhar msculos e articulaes. A cinebalneoterapia essencialmente empregue na reeducao dos operados e das vtimas de acidentes e no tratamento das afeces reumatismais de todos os gneros. Os duches marinhos quentes Tm formas diversas: Gerais: praticam-se em jacto pleno ou quebrado, chuva, em corte ou em crculo. A sua temperatura

em (de

147

32 a 40!!C), a sua durao e as suas modalidades de aplicao dependem da afeco em causa e da morfologia do sujeito. Locais: podem ser espinais, plantares, perianais ou lombares. Filiiormes: utilizados sobretudo em dermatologia, podem no entanto prestar eminentes servios, sobretudo em reumatologia. Ginecolgicos: perturbaes matrios. funcionais ou estados infla-

As !omentaes Aplicaes de compressas de gua do mar quente recobertas de tecido impermevel e deixadas em contacto pelo menos meia hora, as fomentaes tm uma aco local resolutiva e cicatrizante. As hidromassagens Colocados numa banheira, os doentes recebem massagem da gua posta em movimento por meio de grupos motobombas. As hidromassagens so utilizadas em casos de reumatismos, obesidade, sequelas de traumatismo, de paralisias e para um restabelecimento da forma fsica. A algoterapia (algas) Utilizadas em caso de fadiga crnica, de envelhecimento prematuro, de anemia, de obesidade e de dores reumatismais, as algas so quer prescritas em bebida, quer adicio-

As tcnicas da talassoterapia

nadas aos banhos, quer ainda aplicadas local e directamente sobre a pele em cataplasmas. A psamatoterapia (areias) Primeiramente regada com gua do mar, a areia em seguida utilizada a seco, em camadas de 20 a 30 centmetros (os doentes estendem-se nelas de costas). A psamatoterapia igualmente denominada arenoterapta. A fangoterapia (lamas) Frequentemente prescritas para as afeces reumatismais, certas doenas ginecolgicas, sequelas de traumatismos osteoarticulares e determinadas dermatoses (tais como a acne, a psorase ou o eczema), as lamas marinhas so utilizadas sob forma de cataplasmas aquecidas a 45 ou 50 QC e em mscaras sobre o rosto. A talassopunctura Derivada simultaneamente dos banhos de algas e da acupunctura, a talassopunctura um mtodo concebido h bastante pouco tempo. Depois de se terem implantado agulhas na pele, dispe-se em torno delas uma mistura de lama de algas: aquecendo as agulhas, a lama amplifica a aco delas. Este fenmeno provoca ento uma maior combinao dos ies do orga-

-=- imsmo.
~'~~~ .. , U
",.""."",.,.,

4
.".,~(.~'.'.:

.'
':~: ::~'::.~'.'

,);;\;)~/t.:,?i'(.
",".o","

149

A CLIMA TOTERAPIA MARINHA Esta terapia recorre a vrios elementos materiais: o ar, o vento e o Sol.
A aeraterapia (a ar)

Consiste em levar os doentes - metodica e progressivamente - a tomar banhos de ar marinho, na altura dos quais a sua pele nua posta em contacto com a atmosfera marinha. Por causa dos riscos de crise climtica (ver pgina 98), o perodo de aeroterapia geralmente precedido de um perodo de aclimatao progressiva que, no caso de certas doenas crnicas e constitucionais, pode durar at quatro semanas. Quando o perodo de aclimatao termina, ou seja, quando o equilbrio vagossimptico est realizado, faz-se o doente tomar banhos de ar, de preferncia por volta do meio da manh, no terrao do solrio, numa galeria do instituto ou, melhor ainda, no terrao que prolonga o seu apartamento. Durante o banho, o doente pode executar (se porventura for capaz) movimentos de cultura fsica. Em seguida toma um duche quente. Graas a esta aeroterapia natural, a capacidade respiratria dos doentes, amide muito restringida antes do incio da cura, restabelece-se, por fases, at atingir o normal ao cabo de quatro a seis semanas.
A anematerapia (a venta)

Se bem que fundada sobre a utilizao dos ventos, ela depende, no entanto, dos princpios que regem a aerote-

As tcnicas da talassoterapia

rapia. praticada essencialmente nos institutos das costas da Mancha, onde o regime dos ventos geralmente forte. A heliotalassoterapia (o Sol) Favorecida pelos elementos caractersticos do clima marinho (luminosidade notvel da atmosfera marinha, reverberao dos raios ultravioletas pelo mar, pureza do ar, etc.) ela a melhor aplicao teraputica do Sol para o organismo humano. A este ttulo, a cura heliomarinha - facilitando a sntese da vitamina D a partir do colesterol - amide eficaz em caso de descalcificao ssea, de raquitismo, assim como em numerosas afeces cutneas. Empreendida aps a adaptao ao clima martimo (pelo menos quinze dias), a cura solar marinha (cuja tcnica semelhante a todas as helioterapias) graduada e doseada consoante o estado de resistncia e o grau de treino do doente. Habitualmente, um dispositivo de projeco de gua do mar finamente vaporizada arrefece de cinco em cinco minutos a superfcie do corpo. Ele evita assim a dessecao e, por consequncia, a queimadura. Comea-se a cura por uma muito breve exposio dos braos e das pernas e pe-se o corpo progressivamente a descoberto. Pouco a pouco, atinge-se assim uma insolao total (de trinta e cinco minutos a uma hora) que se repete trs vezes ou quatro vezes por dia em momentos precisos. (
t4b... ~

J(~
""-'-

You might also like