You are on page 1of 4

Papel biolgico O ferro praticamente encontrado em todos os seres vivos e cumpre numerosas e variadas funes.

H diferentes protenas que contm o grupo hemo, que consiste na ligao da porfirina com um tomo de ferro. lguns e!emplos" o hemoglo#ina e a mioglo#ina. primeira transporta o!ignio, O$, e a segunda o arma%ena. hemoglo#ina locali%a&se no sangue e, pelo fato de ter tomos de ferro, a cor do sangue vermelha.
o

Os citocromos redu%em o o!ignio em gua. Os citocromos '()* catalisam a o!idao de compostos hidrof+#icos, como frmacos ou drogas, para que possam ser e!cretados, e participam na sntese de diversas molculas. s pero!idases e catalases catalisam a o!idao de per+!idos, H$O$, que so t+!icos.

s protenas de ferro,en!ofre -.e,/0 participam em processos de transferncia de eltrons. 1am#m possvel encontrar protenas onde os tomos de ferro se enlaam entre si atravs de pontes de o!ignio. /o denominadas protenas .e&O&.e. lguns e!emplos"
o

s #actrias metanotr+ficas, que usam o metano, 2H(, como fonte de energia e de car#ono, usam protenas deste tipo, chamadas monoo!igenases, para catalisar a o!idao do metano. hemeritrina transporta o!ignio em alguns organismos marinhos. lgumas ri#onucle+tideo redutases contm ferro. 2atalisam a formao de deso!inucle+tideos.

1anto o e!cesso como a deficincia de ferro podem causar pro#lemas no organismo. O envenenamento por ferro chamado de hemocromatose enquanto que a sua deficincia conhecida popularmente como anemia. palavra anemia, apesar de estar popularmente associada 3 carncia de ferro no organismo, no utili%ada unicamente para ela. 'ara a carncia de ferro no organismo, ca#e o nome especfico de anemia ferropriva. 4as transfuses de sangue so usados ligantes que formam com o ferro comple!os de alta esta#ilidade, evitando que ocorra uma queda demasiada de ferro livre. 5stes ligantes so conhecidos como sider+foros. 6uitos organismos empregam estes sider+foros para captar o ferro que necessitam. 1am#m podem ser empregados como anti#i+ticos, pois no permitem ferro livre disponvel. /ua carncia nos humanos pode causar, alm da anemia, anore!ia, sensi#ilidade +ssea e a clima frio, priso de ventre, dist7r#ios digestivos, tontura, fadiga, pro#lemas de crescimento, irrita#ilidade, inflamao da lngua.

/eu e!cesso -em nvel de nutriente0 nos humanos pode causar" igualmente anore!ia, tontura, fadiga e dores de ca#ea.8$98:9 O tanino presente no ch e caf ini#em, em ;( e ::< respectivamente, a a#soro de ferro. O magnsio ini#e a a#soro de ferro quando a presena do primeiro :** ve%es maior do que o ferro, o %inco quando cinco ve%es maior e o clcio em quantidades superiores a )** mg, em#ora a influncia do clcio ainda se=a discutida. deficincia de vitamina ini#e a utili%ao do ferro.

'olifen+is se ligam ao ferro e impedem sua a#soro. Aspectos nutricionais e metablicos O ferro um dos elementos mais facilmente encontrveis na superfcie da 1erra, mas mesmo assim, sua deficincia a causa mais comum de anemia, afetando cerca de )** milhes de pessoas em todo mundo. >sso se deve 3 capacidade limitada do organismo na a#soro de ferro e 3 frequncia da perda de ferro por hemorragia. Absoro a#soro do ferro, especialmente de origem vegetal, aumentada com a ingesto con=unta de alimentos levemente cidos -ou protenas0 e tam#m por alimentos ricos em cido asc+r#ico -vitamina 20. 5studos indicam que a a#soro de ferro aumenta de :,? para @*,(< quando se adiciona a ingesto de (* a )* mg de vitamina 2, por mant&lo sol7vel. lguns aucares como a frutose tam#m cola#oram para a a#soro de ferro. Distribuio e transporte no organismo O transporte e arma%enamento do ferro mediado por trs protenas & transferrina, receptor de transferrina e ferritina. transferrina pode conter at dois tomos de ferro. 5la entrega o ferro aos tecidos que tm receptores de transferrina, especialmente erito#lastos na medula +ssea que incorporam o ferro na hemoglo#ina. transferncia ento reutili%ada. 4o final da so#revida, os eritr+citos so destrudos nos macr+fagos do sistema reticuloendotelialA o ferro li#erado da hemoglo#ina, entra no plasma e fornece a maioria do ferro da transferrina. /omente uma pequena poro do ferro da transferrina plasmtica vem da dieta, a#sorvido no duodeno e no =e=uno. lgum ferro arma%enado nas clulas reticulares endoteliais, como a ferritina e hemossiderina, em quantidades muito variveis, conforme a situao das reservas desse elemento no organismo. 5m geral a ferritina um comple!o proteico hidrossol7vel de ferro com peso molecular (;).***, formada de uma concha proteica e!terna, a apoferrina, que consiste de $$ su#unidades, e de um n7cleo de hidro!ifosfato de ferro. 2ontm at $*< em peso de ferro e no visvel 3 microscopia +ptica. 2ada molcula de apoferrinpode ligar at (.*** a

).*** tomos de ferro. hemossiderina um comple!o proteico insol7vel de ferro, de composio varivel, contendo cerca de :?< em peso de ferro. B derivada da digesto lisossCmica parcial de agregao de molculas de ferritina e visvel 3 microscopia +ptica nos macr+fagos e em outras clulas ap+s colorao com 'erls -a%ul da 'r7ssia0. O ferro na ferritina e na hemossiderina esto na forma frrica -.e->>>00. Dma en%ima que contm co#re, a ceruloplasmina, catali%a a o!idao do ferro para a forma frrica para a ligao na transferrina plasmtica. O ferro tam#m est presente nos m7sculos, como na mioglo#ina, e na maioria das clulas do organismo em en%imas que contm ferro, como, p. e!., citocromos, desidrogenase succnica, catalase, etc. O ferro tissular tem menos pro#a#ilidade de ser depletado que a hemossiderina, a ferritina e a hemoglo#ina em estado de deficincia de ferro, mas pode ocorrer alguma reduo no conte7do de en%imas contendo heme. Os nveis de ferritina e os de receptor de transferrina -1fE0 correlacionam&se com as reservas de ferro, de modo que a so#recarga de ferro causa aumento na ferritina tissular e queda no 1fE, enquanto na deficincia de ferro a ferritina #ai!a, e o 1fE, alto. 5ssa relao surge por intermdio da ligao de uma resposta ao ferro ->E5s0 na ferritina e nas molculas de -mE4 de 1fE. deficincia de ferro aumenta a capacidade de a >E' ligar&se aos >E5/, enquanto a so#recarga diminui a ligao. O stio de ligao de >E' em >E5s, a montante -)F0 ou =usante -:F0 do gene codificador determina aumento ou diminuio da mE4 e, portanto, de protena. [editar] Necessidades quantidade diria de ferro necessria para compensar tanto perdas do organismo como o crescimento varia com a idade e o se!oA maior na gravide%, podendo causar varios pro#lemas sanitarios na adolescncia e nas mulheres que menstruam. 5sses grupos, portanto, so particularmente suscetveis a desenvolver deficincias de ferro quando h perda adicional ou diminuio prolongada da ingesto. [editar] Deficincia [editar] Caractersticas clnicas Guando h deficincia de ferro os dep+sitos reticuloendoteliais -hemossiderina e ferritina0 so totalmente depletados antes que ocorram anemia. H medida que a doena evolui, o paciente pode ter sinais e sintomas gerais de anemia como cansao fcil, fraque%a, irrita#ilidade, indisposio, sonolncia, cefalia, dor nas pernas e apresentar glossite indolor, estomatite angular, unhas friveis ou em colher -coilonquia0, ca#elos finos, secos e que#radios, pele sca, escler+tica a%ulada, mucosas descoradas, disfagia como resultado de mem#ranas farngeas -/ndrome de 'aterson&IellJ ou 'lummer&Kinson0 e perverso do apetite -pica0. causa das alteraes epiteliais no clara, mas pode ser relacionada 3 diminuio de ferro nas en%imas que o contm. 5m

crianas, a deficincia de ferro so#remaneira significativa porque causa irrita#ilidade, m funo cognitiva e diminuio no desenvolvimento psicomotor. [editar] Causa de deficincia 'erda crCnica de sangue, especialmente uterina e no trato gastrointestinal, a causa dominante. [editar] Tratamento /empre que possvel, tratada a causa su#=acente. lm disso, administrado ferro para corrigir a anemia e repor os dep+sitos.

You might also like