You are on page 1of 16

17

RESUMO

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

Este projeto teve como pressuposto a concluso do Banco de Dados de Plantas Aromticas da Amaznia, seus leos essenciais e aromas. O Banco de Dados possua, no incio, 300 entradas com inventrio dos Estados do Par, Amazonas, Acre e parte do Maranho. Hoje so 723 entradas (especimens), com a previso de mais ou menos 350 novas j analisadas, que totalizaro 1050 entradas at janeiro de 2000. Foram realizadas coleta e observao etnobotnica em reas previamente no inventariadas, particularmente nos Estados do Amap, Mato Grosso, Roraima, Tocantins e Maranho. A flora desses ecossistemas pouco conhecida do ponto de vista botnico, qumico e econmico. Como resultados pretende-se colocar disposio das comunidades cientfica e empresarial, atravs de sistema de rede, o Banco de Dados e, tambm, promover a seleo de espcies aromticas com potencial econmico, tendo em vista seu estudo de mercado.

ANTECEDENTES
Quanto ao aproveitamento da flora aromtica, com exceo dos leos de pau-rosa e copaba, sementes de cumaru e algumas espcies usadas artesanalmente, nada mais tem participao de pauta comercial da regio amaznica. Por outro lado, so conhecidas centenas de plantas com acentuado aroma, cujo valor econmico totalmente desconhecido. necessrio, portanto, promover o levantamento dessa riqueza nativa, afim de contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento auto-sustentado da regio, oferecendo ao pas uma alternativa de elevado potencial econmico. Neste sentido, o grupo proponente vem inventariando a flora odorfera da Amaznia h cerca de 15 anos, tendo estabelecido um banco de dados abordando as seguintes informaes: nomes cientfico e vulgar da planta, famlia botnica, uso popular, locais de coleta, rendimento em leo essencial (ou aroma), rgo da planta estudado, biologia e caractersticas botnicas, distribuio geogrfica, composio qumica dos constituintes volteis dos leos essenciais (e aromas) e referncias bibliogrficas.

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

OBJETIVOS
Com a incluso de estudos de adaptabilidade e viabilidade de espcies de comprovado potencial econmico s reas impactadas pelo mal uso da terra, e o estabelecimento de colees de trabalho, utilizando as melhores procedncias, visando a qualidade do leo essencial ou aroma, pretende-se finalizar e por disposio das comunidades cientfica e empresarial o Banco de Dados de Plantas Aromticas da Amaznia, utilizando como veculo a internet. Pretendese, ainda, inventariar a flora aromtica de ecossistemas, tipo campo natural e cerrado, nos Estados do Amap, Mato Grosso, Roraima, Tocantins e Maranho, e promover a seleo de espcies aromticas com potencial econmico, tendo em vista seu estudo de mercado. As metas do projeto foram: Meta 1 - Concluir (estender o quanto possvel) o Banco de Dados das Plantas Aromticas da Amaznia, inventariando reas geogrficas no trabalhadas prviamente. O Banco de Dados, no incio do projeto, possuia cerca de 300 entradas (especimens) contendo dados botnicos, qumicos, biolgicos e bibliogrficos. Meta 2 - Inventariar a flora aromtica dos campos naturais e cerrados dos estados do Amap, Mato Grosso, Roraima, Maranho e Tocantins. A flora aromtica desses ecossistemas pouco conhecida do ponto de vista botnico, qumico e econmico. Meta 3 - Promover a coleta de espcies aromticas nos estados do Par e Amazonas, onde esto sediadas as instituies executoras (MPEG e INPA) do projeto. Um trabalho preliminar executado nesses estados abrangeu mais as reas de Belm e Manaus, agora ser estendido para outros municpios. Meta 4 - Promover seleo de espcies aromticas com potencial econmico, tendo por base os trabalhos de coleta no campo, o rendimento em leo essencial, o bouquet do aroma e a anlise de seus constituintes volteis. Meta 5 - Realizar uma prospeco olfativa dos leos essenciais obtidos e promover estudos de mercado para as espcies com potencial econmico, tendo por base a meta 5. Meta 6 - Concluir o processo de beneficiamento no campo - secagem e destilao - para a pimenta-longa (Piper hispidinervium C. DC.), planta com alto rendimento em leo essencial e elevado teor de safrol, visando a sua explorao comercial.

METODOLOGIA
Para coleta, registro e identificao da planta utilizou-se o herbrio e seu pessoal especializado. Para destilao, extrao e anlise dos leos essenciais e aromas contou-se com a colaborao do Laboratrio Adolpho Ducke e as tcni348

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

cas de cromatografia gs-lquido e cromatografia de gs acoplada espectrometria de massas, com auxlio de computador e bibliotecas de referncias, contendo dados de espectros de massas e de reteno relativa. Tcnicas de HPLC e espectroscopia de RMN e IV auxiliaram na identificao dos componentes volteis dos leos essenciais e aromas.

RESULTADOS E IMPACTOS
O Banco de Dados possui presentemente 723 entradas (especimens). Com a insero de mais ou menos 350 novos especimens j analisados, este nmero poder alcanar 1050 entradas at janeiro de 2000. Ao Banco de Dados falta concluir sua pgina Web e promover meios de segurana s suas informaes. Consta do Banco de Dados, para cada entrada, as seguintes informaes: identificao botnica: nome cientfico da planta, famlia e nome vulgar; usos pela populao, local de coleta, distribuio geogrfica, orgo da planta fornecedor do leo essencial ou do aroma, rendimento em leo, caractersticas ecolgicas, agronmicas e botnicas, on-cromatograma (via GC-MS), composio qumica de seu leo essencial ou aroma (constituintes volteis), referncias bibliogrficas e registro fotogrfico. Foram realizadas 40 expedies de campo para coleta de material botnico: Amap (3), Roraima (5), Mato Grosso (3), Amazonas (3), Par (24), Tocantins/ Maranho (2). Foram coletadas 438 plantas aromticas: Amap (50), Roraima (93), Par (139), Amazonas (17), Mato Grosso (92), Maranho (13) e Tocantins (34). Na sua maioria, as plantas foram coletadas nos ecossistemas previstos campo natural e cerrado. Essas plantas forneceram 400 leos essenciais. Foram coletados 173 frutos que produziram o mesmo numero de aromas de frutos. A maioria dos frutos foi coletado no estado do Par (166), alm de Mato Grosso (3), Amazonas (1) e Roraima (3). Foram coletadas 200 amostras de flores que produziram o mesmo nmero de aromas de flores. Exceto Miconia rubiginosa(Melastomataceae) e Lippia lupulina (Verbenaceae), obtidas no estado do Mato Grosso, todas as flores foram coletadas no Par. O nmero total de plantas coletadas foi de 811, at setembro de 1999. O nmero de leos essenciais e aromas obtidos foi de 773, no mesmo perodo. Com base na facilidade de coleta, rendimento em leo e anlise da composio qumica foi feita a prospeco olfativa de 300 leos essenciais, cujos resultados embasaram as informaes repassadas equipe (GENAMAZ/SUDAM) que est encarregada da anlise de mercado, cujo estudo est em curso. Estes resultados tambm subsidiaram a elaborao de uma proposta de estudos interdisciplinares e interinstitucionais, solicitada pelo Programa de Estudos Genticos da Amaznia (GENAMAZ) da SUDAM, envolvendo o Museu Goeldi, a Faculdade de Cincias Agrrias do Par, a CEPLAC e a UFPa. Algumas plantas aromticas selecionadas sero motivo de estudos agronmicos, fitoqumicos, farmacolgicos e fitopatolgicos. A idea promover um ciclo completo de estudos, partindo da domesticao e manejo da planta at o aproveitamento indus349

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

trial de seu leo essencial como inseticida, fungicida ou com uso na farmacologia clnica. O processo de secagem de pimenta-longa (Piper hispidinervium C.DC.) foi concludo, tendo por base a tese da aluna Cristiane Maria Leal da Costa, do curso de mestrado em Engenharia Qumica da UFPa, defendida em agosto/99. Prototipos de secadores de leito fixo, movidos com energia solar ou elica foram estudados e adaptados para produzir biomassa seca de pimenta-longa, com um mximo de 10-15% de umidade. O processo de destilao de campo foi aperfeioado, tendo por base as melhorias introduzidas nos sistemas de condensao de fases e de coleta do leo essencial, adaptados tecnologia gerada pelos usineiros do Vale de Itaja, que processam o leo de canela-sassafrs. Aps os testes finais, ainda no realizados, a previso que este sistema modificado alcance um rendimento de at 3% de leo essencial, algo em torno de 75% do rendimento obtido em laboratrio.

Produo Cientfica (1997-1999)


Artigos publicados em Revistas Nacionais 01. 02. A.A.Santos, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, A.I.R.Luz & J.G.S.Maia. 1998. Sesquiterpenes on Amazonian Piper Species. Acta Amazonica, 28:127130. E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi & J.G.S.Maia. 1998. Constituintes Volteis dos Frutos de Licania tomentosa Benth. Acta Amazonica, 28:55-58. Artigos publicados em Revistas Internacionais J.G.S. Maia, M.das G.B. Zoghbi and A.I.R. Luz. 1997. Essential oil of Eugenia punicifolia(HBK) DC. Journal of Essential Oil Research, 9:337-338. M. das G.B. Zoghbi, J.G.S. Maia and A.I.R. Luz. 1997. Essential oil of Ambrosia microcephalla DC. Journal of Essential Oil Research, 9:95-96. A.I.R. Luz, M.das G.B. Zoghbi and J.G.S. Maia. 1997. Volatile Constituents of Ichthyothere terminalis and I.cunabi. Journal of Essential Oil Research, 9:223225. F.Marx, E.H.A.Andrade and J.G.S. Maia. 1997. Chemical Composition of the Fruit Pulp and Aroma of Caryocar villosum. Z. Lebensm. Unters. Forsch., 204:442-444. M. de F. da Silva, F.S.N.Taveira, L.M. Conserva, J.G.S. Maia, M. Yoshida and O.R. Gottlieb. 1997. The Natural Occurrence of Magnosalicin Diastereomers . Phytochemistry, 41:1527-1528. N. P .Lopes, M.J.Kato, E.H.A.Andrade, J.G.S.Maia and M.Yoshida. 1997. Circadian and Seasonal Variations of Components in Essential Oil from Leaves of Virola Surinamensis. Phytochemistry, 46:689-693.

01. 02. 03. 04. 05. 06.

350

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

07. 08. 09.

10. 11. 12. 13. 14. 15.

16. 17. 18. 19.

20.

M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, A.S.Santos, M.H.L.Silva and J.G.S.Maia. 1997. Essential Oils of Lippia Alba (Mill.) N.E.Br. Flavour and Fragrance Journal (Inglaterra), 13:47-48 A.S.Santos, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi & J.G.S.Maia. 1998. Volatile Constituents of Fruits of Annona glabra L. Flavour and Fragrance Journal (Inglaterra), 13:148-150. M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, A.S.Santos, A.I.R.Luz & J.G.S.Maia.1998.Volatile Constituents of Resins from Protium subserratum (Engl.) Engl. and Tetragastris panamensis (Engl.) Kuntz. Journal of Essential Oil Research (USA),10:325-326. E.H.A.Andrade, A.S.Santos, M.G.B.Zoghbi & J.G.S.Maia. 1998. Volatile Constituents of Fruits of Astrocaryum vulgare Mart. and Bactris gasipaes H.B.K.(Arecaceae). Flavour and Fragrance Journal (Inglaterra), 13:151-153. J.G.S.Maia, M.das G.B. Zoghbi, M.H.L. da Silva and A.I.R Luz. 1998. Essential oil Variation in Melampodium camphoratum Baker. Journal of Essential Oil Research (USA), 10:109-110. M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, A.S.Santos, M.H.L.Silva and J.G.S.Maia. 1998. Essential Oils of Siparuna guianensis Aubl. Journal of Essential Oil Research (USA), 10:543-546. F.Marx, E.H.A.Andrade and J.G.S.Maia. 1998. Chemical Composition of the Fruit of Solanum sessiflorum. Z. Lebensm. Unters. Forsch. (Alemanha) 206:364-366. E.H.A.Andrade, M.G.B. Zoghbi, A.S.Santos and J.G.S.Maia. 1998. Essential Oils of Piper gaudichaudianum Kunth and P.regnellii (Miq.) C.DC. Journal of Essential Oil Research (USA), 10:465-467. J.G.S.Maia, M.G.B.Zoghbi, E,H,A.Andrade, A.S.Santos, M.H.L. da Silva, A.I.R.Luz and C.N.Bastos. 1998. The Constituents of Essential Oil of Piper aduncum L. Growing Wild in Amazon. Flavour & Fragrance Journal (Inglaterra) 13:269-272. E.H.A. Andrade, F. Marx and J.G.S.Maia. 1999. Seed Composition of Amazon Lecythidaceae Species. Journal of Food Composition and Analysis, 12:37-51. M.H.L. da Silva, E.H.A. Andrade, M.G.B. Zoghbi, A.I.R. Luz, J.D. da Silva and J.G.S.Maia. 1999. The Essential Oils of Lantana camara L. Occurring at North Brazil. Flavour & Fragrance Journal (Inglaterra) 14: 208-210. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade and J.G.S.Maia. 1999. The Essential Oil of Vitex agnus castus L. Growing in Amazon. Flavour & Fragrance Journal (Inglaterra) 14: 211-213. A.I.R. Luz, J.D. da Silva, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, M.H.L. da Silva and J.G.S. Maia. 1999. Volatile Constituents of Brazilian Piperaceae. Part 5. The Oils of Pothomorphe umbellata and P.peltata. Journal of Essential Oil Research (USA) 11: 479-481. A. C. Siani, M. F. S. Ramos, A. C. Guimares, G. S. Susunaga and M. G. B. Zoghbi, 1999. Volatile Constituents from Oleoresin of Protium heptaphyllum (Aubl. ) March. Journal Essential Oil Research 11: 72-74. 351

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

21.

22.

A. C. Siani, M. F. S. Ramos, O. M. de Lima Jr, R. R. dos Santos, E. F. Ferreira, R. O. A. Soares, E. C. Rosas, G. S. Susunaga, A. C. Guimares, M. G. B. Zoghbi and M. G. M O. Henriques. 1999. Evaluation of Anti-inflammatory Related Activity of Essential Oils from the Leaves and Resin of Species of Protium. Journal of Ethnopharmacology 66: 57-69. J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi, M.H.L. da Silva and E.H. A. Andrade. 1999. Essential Oils of Eupatorium triplinerve Vahl and E. paniculatum Poepp. et Endl. Journal of Essential Oil Research, 11:541-544.

Artigos aceitos em Revistas Internacionais 01. A.I.R. Luz, J.D. da Siva, Zoghbi, M.G.B., E.H.A. Andrade, M.H.L. da Silva and J.G.S. Maia. 1999. Volatile Constituents of Brazilian Piperaceae. Part 4. Essential Oil Composition of Piper dactylostigmum, P. plurinervosum and P.vitaceum. Journal of Essential Oil Research. No prelo. J.G.S. Maia, E.H.A. Andrade, M.H.L. da Silva and M.G.B. Zoghbi. 1999. A New Chemo-type of Eugenia uniflora L. from North Brazil. Journal of Essential Oil Research. No prelo. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, J.G.S.Maia, and L.M.M. Carreira. 1999. Volatile Constituents of the Flowers of Wulffia baccata (L.f.) Kuntze and Zinnia elegans Jacq. (Asteraceae). Journal of Essential Oil Research. No prelo. E.H.A. Andrade, J.G.S. Maia and M.G.B. Zoghbi. 1999. The Volatiles from Flowers of Couroupita guianensis Aubl., Lecythis usitata Miers var. paraensis (Ducke) R. Kunth. and Eschweilera coriacea (A.P .DC.) Mori (Lecythidaceae) Journal of Essential Oil Research. No prelo. J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade and L.M.M. Carreira. 1998/ 1999. The Volatiles from Flowers of Thevetia peruviana ( Pers.) K. Schum and Allamanda cathartica Linn (Apocynaceae). Journal of Essential Oil Research. No prelo. E.H.A. Andrade, M.H.L. da Silva, M.G.B. Zoghbi and J.G.S. Maia. 1999. The Essential Oils of Peperomia pellucida Kunth and P. circinata Link var. circinnata. Flavour and Fragrance Journal. No prelo. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade and J.G.S. Maia. 1999. Volatiles Constituents from Leaves and Flowers of Alpinia speciosa K. Schum. and A.purpurata (Viell.) Schum. Flavour and Fragrance Journal. No prelo. E.H.A. Andrade, M.G.B. Zoghbi and J.G.S. Maia. 1999. Aroma Volatile of Fifteen Brazilian Varieties of Mango Fruit. Journal of Food Composition and Analysis (USA). No prelo. N.P . Lopes, M.J. Kato, E.H.A. Andrade, J.G.S. Maia, M. Yoshida, A.R. Planchart and A.M. Katzin. 1999. Antimalarial Use of Volatile Oil from Leaves of Virola surinamensis by Waipi Amazon Indians. Journal of Ethnopharmacology. No prelo.

02. 03.

04.

05.

06. 07. 08. 09.

352

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

Artigos submetidos s Revistas Internacionais 01. 02. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, M.F.F. da Silva and J.G.S. Maia. 1999. The Aroma of Flowers from Encyclia vespa (Vell.) Dressler and E. fragrans (SW.) Leme (Orchidaceae). Flavour and Fragrance Journal (UK). Submetido. J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi and E.H.A. Andrade. 1999. Volatile Constituents of the Leaves, Fruits and Flowers of Anacardium occidentale L. Journal of Food Composition and Analysis. Submetido.

Captulos de livros 01. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, A.A. Santos, M.H.L. da Silva and J.G.S. Maia. 1997.Constituintes Volteis de Espcies de Lauraceae com Ocorrncia na Floresta Nacional de Caxiuan. In: Lisboa, P .L.B. (org.), Caxiuan, p.297-304, Museu Paraense Emilio Goeldi/CNPq, Belm. J.G.S. Maia and M.G.B. Zoghbi.1998. leos Essenciais da Amaznia: Inventrio da Flora Aromtica. In: Faria, L.J.G. de e Costa, C.M.Ll (coord.), Tpicos Especiais em Tecnologia de Produtos Naturais, 127-146, UFPa/ NUMA/POEMA, Belm. J.G.S.Maia, M.G.B.Zoghbi, L.S.Ramos and A.S.Santos. 1998. leos Essenciais da Amaznia: Mtodos de Anlise. In: Faria, L.J.G. de e Costa, C.M.L. (coord.), Tpicos Especiais em Tecnologia de Produtos Naturais, 147-162, UFPa/NUMA/POEMA, Belm. C.M.L. Costa, L.J.G. Faria and J.G.S. Maia. 1998. Thermodynamic Behavior of Long Pepper (Piper hispidinervium C.DC.) During Moisture Desorption Process. Proceedings of 11th International Drying Symposium, p. 1019-1027, Thessaloniki, Grcia.

02.

03.

04.

Livros J.G.S.Maia, M.G.B.Zoghbi, E.H.A. Andrade, M.H.L.Silva and A.I.R.Luz. 1999. Livro The Essential Oils of the Amazon Aromatic Plants. Museu Paraense Emlio Goeldi, Belm. Em fase final de redao. 02. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade and J.G.S.Maia. 1999. Livro Aroma de Flores na Amaznia. Museu Paraense Emlio Goeldi, Belm. Em fase final de redao. 03. J. G. S.Maia and M.H.L.Silva. 1999. Livro Tecnologia de Cultivo e Beneficiamento do leo Essencial de Pimenta Longa (Piper hispidinervium C.DC.) . Museu Paraense Emlio Goeldi, Belm. Em fase de redao. Comunicaes em Congressos, Seminrios e Reunies 01. leos Essenciais de Siparuna guianensis Aubl., M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, A.S.Santos, M.H.L. da Silva, J.G.S. Maia, Semana do Qumico, 353 01.

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

02. 03.

04. 05.

06.

07.

08.

09.

10. 11. 12.

Belm, Junho de 1997. Constituintes Volteis dos Frutos de Licania tomentosa Benth.. E.H.A. Andrade, M.G,B, Zzoghbi e J.G.S.Maia, Semana do Qumico, Belm, Junho 1997. leos Essenciais de Espcies de Lauraceae que Ocorrem na Floresta Nacional de Caxiuan, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, A.S.Santos, M.H.L. da Silva, J.G.S.Maia, 48 Congresso Nacional de Botnica, Crato (CE), Julho de 1997. Constituntes Volteis das Resinas de Protium subserratum e Tetragastris panamensis, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, A.S.Santos, A.I.R.Luz, J.G.S.Maia, 48 Congresso Nacional de Botnica, Crato (CE), Julho de 1997. Banco de Dados das Plantas Aromticas e Frutos da Amaznia, J.G.S.Maia, M.G.B. Zoghbi, E.H.A.Andrade, A.S.Santos, M.H.L.da Silva, A.I.R.Luz, J.G.S.Maia, XIX Reunio Anual sobre Evoluo. Sistemtica e Ecologia Micromoleculares, Academia Brasileira de Cincias, Rio de Janeiro, Agosto de 1997. Anlise da Composio Qumica de Espcies de Piper da Amaznia e seu Aproveitamento Econmico, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, A.S.Santos, M.H.L.da Silva, A.I.R.Luz, J.G.S.Maia, XIX Reunio Anual sobre Evoluo, Sistemtica,e Ecologia Micromoleculares, Academia Brasileira de Cincias, Rio de Janeiro, Agosto de 1997. Piperaceae nos Herbrios da Amaznia, M.H.L. Silva, M.K.S.Lobato, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, J.G.S.Maia, XIX Reunio Anual sobre Evoluo, Sistemtica e Ecologia Micromoleculares, Academia Brasileira de Cincias, Rio de Janeiro, Agosto de 1997. Tcnicas de Identificao de Constituntes Volteis de Espcies de Piper da Amaznia, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, A.S.Santos, J.G.S.Maia, XIX Reunio Anual sobre Evoluo, Sistemtica e Ecologia Micromoleculares, Academia Brasileira de Cincias, Rio de Jaaneiro, Agosto de 1997. Avaliao Farmacolgica de leos Essenciais de Folhas de Quatro Espcies de Burseraceae. E.C. Rosas, A.I.F. Sampaio, A.C. Guimares, M.G.B. Zoghbi, R.O.A. Soares, M.G.M.O. Henriques, A.C. Siani. XII Reunio Anual da Federao Sociedade de Bilogia Experimental FeSBE, Caxambu, Agosto de 1997. Constituntes Volteis dos Frutos de Annona glabra L., A.S.Santos, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, J.G.S.Maia, XXXVII Congresso Brasileiro de Qumica, Natal, Outubro de 1997. Sesquiterpenos de Espcies de Piper da Amaznia, A.S.Santos, A.I.R.Luz, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, M.H.L. da Silva, J.G.S.Maia, XXXVII Congresso Brasileiro de Qumica, Natal, Outubro de 1997. Viabilizao de Acesso s Informaes Sobre Plantas Aromticas da Amaznia: Construo de Banco de Dados de Espcies Investigadas Quanto a Composio Qumica de Seus leos Essenciais, M.J.G.Viana, J.G. Palhano, C.L.Chaves, Fbio C.B. da Silva, A.S.Santos, J.G.S.Maia, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, XXXVII Congresso Brasileiro de Qumi-

354

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

13.

14.

15.

16.

17. 18.

19. 20.

21. 22.

23. 24.

ca, Natal, Outubro de 1997. Banco de Dados das Plantas Aromticas e Frutos da Amaznia: Seus leos Essenciais e Aromas, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, M.H.L.da Silva, A.I.R.Luz, J.G.S.Maia, Reunio Anual dos Participantes do Programa Piloto, Manaus, Outubro de 1997. Pharmacologial Evaluation of Essential Oils from Leaves of Burseraceae Species. E.C. Rosas, A.I.F. Sampaio, A.C. Guimares, M.G.B. Zoghbi, R.O. A. Soares, M.G.M.O. Henriques, A. C.Siani. II Congreso Mundial de Plantas Aromticas y Medicinales para el Bienestar de la Humanidad, Mendoza, Argentina, Novembro de 1997. Data Bank of Aromatic Plants and Fruits of Brazilian Amazon. J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, M.H.L. da Silva, A.S. Santos, A.I.R. Luz. II Congreso Mundial de Plantas Aromticas y Medicinales para el Bienestar de la Humanidad, Mendoza, Argentina, Novembro de 1997. Piper hispidinervium C.DC., a New Source of Natural Safrole. J.G.S. Maia, M.H.L. da Silva. II Congreso Mundial de Plantas Aromticas y Medicinales para el Bienestar de la Humanidad, Mendoza, Argentina, Novembro de 1997. Avaliao Qumica do Aroma de Pouteria pariry (Ducke) Baehni., E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, J.G.S.Maia, 2 Reunio de Botnicos da Amaznia, Salinpolis (PA), Dezembro de 1997. Composio Qumica dos Aromas das Orqudeas Encyclia vespa (Vehl.) Dresser e Cattleya labiata Lind., M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, M.F.F. da Silva, J.G.S.Maia, 2 Reunio de Botnicos da amaznia, Salinpolis (PA), Dezembro de 1997. Constituntes Qumicos do leo Essencial de Pothomorphe peltata (L.) Miq., A.I.R.Luz, J.G.S.Maia, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, 2 Reunio de Botnicos da Amaznia, Salinpolis (PA), Dezembro de 1997. Data Bank of Aromatic Plants and Fruits of Amazon, J.G.S.Maia, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, M.H.L.da Silva, A.I.R.Luz, VII Congresso Latino-Americano de Cromatografia (COLACRO VII), guas de So Pedro (SP), Maro de 1998. Composio Qumica do leo Essencial de Peperomia pellucida (L.) H.B.K., E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, J.G.S.Maia, Semana do Qumico, Belm, Junho de 1998. Composio Qumica do leo Essencial das Folhas e Flores de Lantana camara L., A.I.R.Luz, J.D.da Silva, J.G.S.Maia, M.H.L.da Silva, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, Semana do Qumico, Belm, Junho de 1998. Constituntes Qumicos do Aroma das Flores de Wulffia bacata (.F.) Kuntze., M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, L.M.M. Carreira, J.G.S.Maia, Semana do Qumico, Belm, Junho de 1998. Avaliao da Composio Qumica do leo Essencial de Piper hispidum Sw., J.G.S.Maia, M.H.L.da Silva, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, 50 Reunio Anual da SBPC, Natal, Julho de 1998. 355

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

25. 26. 27.

28.

29.

30.

31.

32. 33. 34. 35.

36.

Constituntes Qumicos do leo Essencial de Piper dilatatum L.C. Rich., A.I.R.Luz, J.D.da Silva, J.G.S.Maia, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, 50 Reunio Anual da SBPC, Natal, Julho de 1998. Anlise dos Constituntes Volteis de Hyptis canna Polh. ex. Benth., M.P . de Lima, M.H.L.da Silva, E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, J.G.S.Maia, 50 Reunio Anual da SBPC, Natal, Julho de 1998. Avaliao da Composio Qumica do leo Essencial de Eupatorium triplinerve Vahl., M.G.B.Zoghbi, M.H.L.da Silva, E.H.A.Andrade, J.G.S.Maia, M.G.B.Zoghbi, XLIX Congresso Nacional de Botnica, Salvador, Julho de 1998. Constituntes Qumicos do leo Essencial de Hyptis dilatata Benth., M.P .de Lima, A.I.R.Luz, J.D.da Silva, M.H.L.da Silva, E.H.A.Andrade, M/ G.B.Zoghbi, J.G.S.Maia, XLIX Congresso Nacional de Botnica, Salvador, Julho de 1998. Thermodynamic Behavior of Long Pepper (Piper hispidinervium C.DC.) During Moisture Desorption Process, C.M.L.Costa, L.J.G.Faria, J.G.S.Maia, 11th International Drying Simposium, Thessaloniki, Grcia, Agosto de 1998. Composio Qumica dos leos Essenciais de Trs Espcies de Piper da Amaznia: P.dactylostigmum, P.plurinervosum e P.vitaceum, J.G.S.Maia, A.I.R.Luz, J.D.da Silva, M.H.L.da Silva, M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, XXXVIII Congresso Brasileiro de Qumica, So Luiz, Setembro de 1998. Constituntes Volteis de Mikania lindleyana A. DC., G.M.S.P . Guilhon, A.H.Mller, Ulisses B.A. Teixeira, Davi do S.B. Brasil, J.G.S.Maia, E.H.A.Andrade M.G.B.Zoghbi, XXXVIII Congresso Brasileiro de Qumica, So Luiz, Setembro de 1998. Constituntes Volteis das Folhas, Frutos e Flores de Anacardium occidentale L., M.G.B.Zoghbi, E.H.A.Andrade, J.G.S.Maia, XXXVIII Congresso Brasileiro de Qumica, So Luiz, Setembro de 1998. Constituntes Volteis do Vitex agnus-castus L. com ocorrncia no Norte do Brasil, M.G.B. Zoghbi, E.H.A.Andrade, J.G.S.Maia, XV Simpsio de Plantas Medicinais do Brasil, guas de Lindia (SP), Outubro de 1998. Constituintes Volteis de Virola surinamensis (Rol.) War., E.H.A.Andrade, M.G.B.Zoghbi, J.G.S.Maia, N.P .Lopes, XV Simpsio de Plantas Medicinais do Brasil, guas de Lindia, Outubro de 1998. Banco de Dados das Plantas Aromticas e Frutos da Amaznia, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade, J.G.S. Maia, M.H.L. da Silva, A.I.R. Luz e J.D. da Silva, Workshop Biodiversidade: Recursos Genticos Vegetais da Amaznia, de Plantas Medicinais, Aromticas, Inseticidas e Corantes, com Potencial Scio-Econmico, GENAMAZ/DUDAM e CPATU/EMBRAPA, Belm, novembro de 1998. Anlise da Composio Qumica via CG/EM e Derivados Fenantrnicos de Espcies de Aristolochia. S.F. Palmeira Jr, L.M. Conserva, G.M.S.P . Guilhon, P .F.Silva, M.S. Correia, E.H.A. Andrade, 22a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica, Poos de Caldas, MG, Maio de 1999.

356

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

37.

38.

39. 40.

41. 42. 43. 44. 45. 46.

47.

leos Essenciais de Algumas Espcies de Eucalyptus A.N. de Luca, M.A. Carneiro, D. H.S. Silva, M. Yoshida, A..C. Pizzolito, N.P . Lopes, E.H.A. Andrade e J.G.S. Maia. 22a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica, Poos de Caldas, MG, Maio de 1999. Constituntes Qumicos de leo Essencial das Folhas e da Casca do Tronco de Protium heptaphyllum Aubl. (Burseraceae). L.B. Machado, J.D. da Silva, A.I.R. Luz, M.G.B. Zoghbi, J.G.S. Maia e E.H.A. Andrade. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Avaliao da Composio Qumica do Aroma do Aa (Euterpe oleraceae Mart.) variedade Preto e Branco. E.H.A. Andrade, M.G.B. Zoghbi J.G.S. Maia. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituintes Qumicos do leo Essencial de Ocotea fasciculata (Nees) Mez e Ocotea longifolia H.B.K. A.P . Fernandes, A.I.R. Luz, M.H.L. da Silva, J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi e E.H.A. Andrade. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituintes Volteis de Espcies de Asteraceae da Amaznia. H.A.R. do Couto, J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi e E.H.A. Andrade. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituintes Volteis de Espcies de Myrtaceae da Amaznia. R.L. Destro, J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade e M.H.L. da Silva . Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituintes Volteis de Espcies de Verbenaceae da Amaznia. S.S. de Oliveira, J.G.S. Maia, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade e M.H.L. da Silva . Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituintes Volteis das Flores de Carapa guianensis Aubl. F. Scaramussa, M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade e J.G.S. Maia. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituntes Volteis das Flores de Theobroma speciosum Willd. M.G.B. Zoghbi, E.H.A. Andrade e J.G.S. Maia. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Constituntes Volteis do leo de Ocimum basilicum L. com Ocorrncia no Par (Brasil), e Puerto Almendra Rio Nanay (Per). J.M.R. Amasifn, U.M. Rojas, E.H.A. Andrade, M.B.G. Zoghbi e J.G.S. Maia. Semana do Qumico 99, Belm, PA, Junho de 1999. Nutricional Evaluation of Minerals in Amazonian Lecythidaceae Shell Fruits. F. Marx, J.G.S. Maia and E.H. A. Andrade. 2nd Conference on Fruit Production in the Tropics and Subtropics, Bonn, Germany, Junho de 1999.

Treinamento e Capacitao
Iniciao Cientfica (1997-1999) 01. Marcos Jos Gomes Viana, aluno de Engenharia Qumica da UFPa Plano de trabalho: Estrutura do Banco de Dados (Ambiente Access) 357

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

Orientadores: J.G.S.Maia e A.S. Santos 02. Fbio Christiani Bouo da Silva, aluno de Engenharia qumica da UFPa Plano de Trabalho: Estrutura do Banco de Dados (Ambiente Access) Orientadores: J.G.S. Maia e A.S. Santos 03. Clber Lisboa Chaves, aluno de Engenharia Qumica da UFPa Plano de Trabalho: leos Essenciais de Espcies de Lauraceae Orientador: J.G.S. Maia 04. Milvio da Silva, aluno de Processamento de Dados do CESUPA Plano de trabalho: Estrutura do Banco de Dados das Plantas Aromticas Orientador: M. H. L. da Silva 05. Jos Derly Bahia Nunes, aluno de Engenharia Qumica da UFPa Plano de Trabalho: Estudo do Comportamento Termodinmico de Pimenta-Longa Orientador: J.G.S. Maia 06. Marlia Pedrinha de Lima, aluna de Farmcia do CESUPA Plano de trabalho: Anlise dos Constituintes Volteis de Espcies da Familia Lamiaceae Orientador: J.G.S. Maia 07. Andreza de Paula Fernandes, aluna de Bioqumica do CESUPA. Plano de Trabalho: Caracterizao Qumica e Sensorial do Nctar de Manga, Mangifera Indica L, Variedades Comum e Bacuri; Constituintes Volteis de Espcies de Lauraceae da Amaznia Orientador: M.G.B. Zoghbi. 08. Fernanda Scaramussa, aluna de Farmcia do CESUPA. Plano de Trabalho: Composio Qumica Voltil das Flores Odorferas da Amaznia Orientador: M.G.B. Zoghbi. 09. Raul Leandro Destro, aluno de Farmcia do CESUPA. Plano de Trabalho: Anlise dos Constituintes Volteis de Espcies da Familia Myrtaceae Orientador: J.G.S. Maia. 10. Sirlene Soares Oliveira, aluna de Farmcia do CESUPA. Plano de Trabalho: leos Essenciais de Verbenaceae. Orientador: J.G.S.Maia. 11. Lbia Bentes Machado, aluna de Farmcia do CESUPA Plano de Trabalho: Componentes Volteis de Espcies de Burseraceae Orientador: M.G.B. Zoghbi 12. Hilma Alessandra Rodrigues do Couto, aluna de Qumica da UFPa Plano de Trabalho: leos Essenciais de Asteraceae Orientador: J.G.S. Maia 13. Jeison Texican Castro Guimares, aluno de Engenharia Qumica da UFPa Plano de trabalho: leos Essenciais de Espcies de Piper da Amaznia Orientador: J. G. S. Maia

358

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

14. Josiele de Souza Araujo, aluna de Farmcia da UFPa Plano de trabalho: leos Essenciais de Espcies de Piper da Amaznia Orientador: J. G. S. Maia 15. Lcia di Paula Moreira da Costa, aluna de Farmcia do CESUPA Plano de Trabalho: leos Essenciais de Espcies de Piper da Amaznia Orientador: J. G. S. Maia 16. Ricardo Alexandre de Carvalho Cabral, aluno de Qumica da UFPa Plano de Trabalho : leos Essenciais de Espcies de Piper da Amaznia Orientador: J. G. S. Maia Trabalho de Concluso de Curso 01. Alcy Ribeiro Favacho, graduando de Bacharaelado em Qumica da UFPa Plano de Trabalho: Plantas Aromticas Medicinais da Flona de Caxiuan Orientador: J.G.S.Maia Mestrado 01. Cristiane Maria Leal Costa, professora do Curso de Engenharia Qumica da UFPa, aluna do Curso de Ps-Graduao em Engenharia Qumica. Plano de Trabalho: Processos de Secagem de Piper hispidinervium. Tese defendida em agosto/99. Orientadores: J.G.S. Maia e Lnio J. Faria

Doutorado: 01. Elosa Helena de Aguiar Andrade (M.Sc Qumica), membro da equipe/ bolsista da FADESP , doutorado sandwich UFPa/Instituto de Qumica de Alimentos, Universidade de Bonn, Alemanha. Plano de Trabalho: Constituintes Volteis de Aromas de Frutos. Orientadores: J.G.S. Maia / F. Marx. Ana Julia de Aquino Silveira (M.Sc Qumica), professora do Curso de Qumica da UFPa, aluna do Curso de Ps-Graduao em Qumica. Plano de Trabalho: Constituintes Volteis e Quimiossistemtica de Espcies de Piper. Orientador: J.G.S. Maia.

02.

359

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

Produtos (Janeiro/97-Setembro/99)
Banco de Dados

Material Botnico: leos Essenciais de Plantas Aromticas e Aromas de Frutos e Flores.

Coleo de Essncias Aromticas

Produo Cientfica

Treinamento e Capacitao

360

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

Produo Tecnolgica Tecnologia de Cultivo e Beneficiamento de Pimenta-longa (Piper hispidinervium), planta produtora de leo essencial rico em safrol (95%). Previso de produo no campo = 1000 kg / ha / ano ( 2 cortes anuais ).

EQUIPE
- Jos Guilherme S. Maia, Professor Titular UFPa (Coordenador) - Maria das Graas B. Zoghbi, D.Sc Qumica, MPEG - Lea Maria M. Carreira, D.Sc Botnica, MPEG - Eloisa Helena A. Andrade, M.Sc Qumica, FADESP - Milton Helio L. da Silva, M.Sc Fitotecnia, MPEG - Arnaldo Iran R. Luz, B.Sc Engenharia Qumica, INPA - Joo Domingos da Silva, B.Sc Qumica, INPA - Raimunda Alves Pereira, B.Sc Farmcia, FADESP - Nelcy J. N. Carvalho, tcnico, MPEG - Carlos Marcelo P . Gaia, tcnico, FADESP - Ferdinando Cardoso do Nascimento, tcnico, FADESP

361

Banco de dados de plantas aromticas e frutos da Amaznia: seus leos essenciais e aromas

362

You might also like