You are on page 1of 14

2012

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

Jos Carlos Pinto Joo Martins


RECICLE TREINAMENTO E ASSESSORIA LTDA

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

QUEM SOMOS! Empresa especializada em Cursos e Treinamentos de socorro, resgate e capacitao de trabalho onde haja risco ao trabalhador. Formao e Treinamento de Equipes: Brigada de Incndio de Emergncia, Industrial e Florestal; Turmas de Primeiros Socorros; Manipulao e Transporte no Trauma; Salvamento em Altura Industrial; Resgate em Espaos Confinados; Atendimento de Acidente envolvendo Amnia; Capacitao: NR-18 SEGURANA DO TRABALHO NA CONSTRUO CIVIL NR-33 TRABALHO E SUPERVISO EM ESPAOS CONFINADOS NR-35 TRABALHO EM ALTURA

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 2

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

Espao Confinado um local que no foi idealizado para ocupao continua ou no de trabalho. Seus meios de entrada e sada so limitados, bem como a ventilao e ar respirvel so perigosos a sade, podendo prejudicar o trabalhador colocando-a em perigo de morte, incapacitao, leso ou doena aguda.

Condies Adversas Espao confinado requer planejamento, tcnicas e equipamentos diferenciados para o resgate. A necessidade de tcnicas e conhecimentos mais complexos difere o resgate em espao confinado de outros tipos de aes de salvamento. Operaes de trabalho rotineiras nesses cenrios j so altamente complicadas e, no caso de um acidente, o resgatista deve estar preparado para enfrentar um ambiente em condies totalmente adversas. A atividade oferece riscos atmosfricos, fsicos, biolgicos, mecnicos e ergonmicos, que podem provocar acidentes graves, incluindo leses, amputaes de membros e morte dos trabalhadores e resgatistas. No espao confinado, a deficincia do oxignio pode levar os profissionais a bito por asfixia, enquanto que atmosferas ricas em oxignio alteram a inflamabilidade de alguns materiais, fazendo com que entrem em ignio mais facilmente e queimem mais rpido. Alm disso, a formao de contaminantes pode gerar uma atmosfera IPVS (Imediatamente Perigosa Vida ou Sade). Intoxicao, asfixia por gases, como monxido de carbono e gs sulfdrico, choque eltrico, queda, colapso estrutural (desabamento e

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 3

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


soterramento) e ataque de animais ou insetos agressivos so riscos que preocupam na hora do resgate de vtimas em ECs. As aberturas limitadas de entrada e sada, ventilao desfavorvel, temperaturas elevadas ou muito baixas e rudos e vibraes tambm so fatores negativos importantes a serem considerados no socorro nos ECs. Com tantas ameaas presentes, nem o uso de todos os equipamentos disponveis garante segurana completa ao resgatista. Uma equipe de resgate industrial, previamente preparada, tende a fazer junto aos profissionais de segurana do trabalho um levantamento e controle de riscos existentes. Assim, ela s ir atuar em extrema necessidade e tendo uma ideia precisa dos riscos e do controle deles. H a necessidade de manter a preparao das equipes com equipamento completo para explorao, principalmente de proteo respiratria, quer seja em treinamentos e cursos ou simulados. Assim, uma equipe estar sempre preparada para entrar no local em busca da vtima e resgat-la com segurana, inclusive para a equipe de socorro. Quando do ingresso do resgatista no espao confinado, um fator fundamental para a sua segurana est na comunicao, que permite monitorar a condio fsica e psicolgica dos resgatistas, alertar sobre perigos e manter a coeso e o foco do grupo, podendo ser o elemento chave para determinar o sucesso ou no da operao. A comunicao pode ser visual, verbal direta (invivel quando so utilizadas mscaras faciais), tangvel (por puxes de corda ou batidas sonoras), por sistemas sem fio, via rdio (sujeitos a interferncias ou falhas de frequncia) e por sistemas com cabo. Back-up: Outro fator de segurana o back-up (reserva) que consiste no caso do resgate em ECs manter uma equipe equipada para entrar na operao e substituir o(s) resgatista(s) dentro do EC ou mesmo resgat-los.

Resgatista de espaos confinados. Alm de possuir treinamentos de em local de difcil acesso ou restrito, o resgatista tem de eliminar e se preparar para o "medo normal" e a "fobia". O medo uma reao psicolgica normal em resposta a alguma ameaa ou perigo, ou a articulao dos mesmos. A fobia que no uma doena, mas um sintoma excessivo do medo. Assim o socorrista, dever estar bem preparado, se examinado por vrios tipos de mdicos para uma avaliao se seu estado mental.

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 4

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


Estudos antes do socorro necessrio estudo rpido da planta de local onde vai entrar, para saber como entrar e sair e outras possibilidades. Preparar os equipamentos de uso que sero usados fora do local, como bomba e extrao de gazes, bomba para ventilao, trip, etc. Nesta hora que a equipe de resgate dever estar coesa, pois um depender do outro e o que entra, depender muito mais. O socorrista que entrar no EC dever possuir conhecimentos bsicos de atendimento em Primeiros Socorros, pois no sabe o que ir encontrar e dever decidir quais procedimentos dever adotar no salvamento. Roupas especiais devem ser adaptadas para cada local confinado, que poder contar alm de gases perigosos, produtos de radiao ou contaminao qumica ou biolgica. ENTRADA DE RESGATE: Planejamento inicial; Riscos previamente levantados e estudados; Conhecer: Antecipadamente a disposio estrutural do EC, seu volume cbico e outras particularidades; Os recursos de primeiros socorros disponveis; Nmero de trabalhadores no EC e o trabalho que estavam realizando; Agentes contaminantes. Apoio

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 5

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


REGRAS DE SEGURANA:
Em um local de emergncia toda atividade do socorrista direcionada no sentido de assegurar ao paciente: segurana, cuidados mdicos, e conforto. Mas para atingir esses objetivos, o socorrista deve preocupar-se inicialmente com a sua prpria segurana. Em virtude disso, voc deve observar as principais regras, que so: 1. Estar sempre preparado para atender as emergncias. 2. Atender rapidamente, mas com segurana. 3. Certificar-se de que sua entrada no local da emergncia segura. 4. Garantir acesso ao paciente, utilizando ferramentas especiais quando necessrio. 5. Determinar qual o problema do paciente e providenciar os cuidados de emergncia necessrios. 6. Liberar, erguer e mover o paciente sem lhe causar leses adicionais. 7. Planeje e execute com cuidado a movimentao de um paciente, do local onde se encontra at o veculo de socorro. 8. Transporte o paciente para o recurso mdico adequado, transmitindo informaes sobre o paciente.

OBSERVAO: A preocupao com a segurana pessoal , sobretudo importante para o socorrista que vai atuar em um espao confinado. O desejo de ajudar aqueles que necessitam de cuidados emergenciais possa faz-lo esquecer dos perigos do local. Voc deve certificar-se de que pode chegar de maneira segura at a vtima e que essa segurana se manter enquanto voc prover os primeiros socorros.

Riscos em Espaos Confinados (ECs) 1. Riscos Atmosfricos: Atmosferas Inflamveis; Atmosfera Pobre em O2; Atmosfera Rica em O2. 2. Riscos Fsicos: Eltricos; Temperaturas extremas; Afogamento, Engolfamento; Configurao interna; Trnsito. 3. Riscos Qumicos: Formao ou vazamento de subst. Corrosivas ou txicas. 4. Riscos Biolgicos: Animal (vivo ou morto).

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 6

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


5. Riscos Mecnicos: Partes mveis, peas cortantes, etc. 6. Riscos Psicolgicos: Outras pessoas, emocional do prprio resgatista. 7. Riscos Ergonmicos: Os problemas ergonmicos, normalmente, esto associados s reduzidas dimenses do acesso ao espao confinado (exigindo contores do corpo, o uso das mos e dificultando o resgate em caso de acidente).

Dos aparelhos e equipamentos de resgate em Espaos Confinados ou de difcil acesso.


No devem usar todos os equipamentos de resgate normal. Lanternas devem ser especiais para evitar exploses com os gases existentes. Cilindros de oxignio e de ar devem ser leves (alumnios, por exemplo) e finos, com boa capacidade de respirao. As mscaras, tambm especiais, para no embaarem no seu uso e dar uma boa respirao correta. Roupas leves e de algodo e ou de proteo ao fogo, para melhor movimentao nestes locais. O trip produzido obedecendo a padres internacionais fabricado em liga de alumnio ou ao garantindo resistncia e confiabilidade. Suas pernas tubulares possuem pontos de regulagem de altura o que o tornam extremamente verstil. Suas patas e cabeote so em ao para maior resistncia, o cabeote possui pontos de ancoragens com orifcios para conexo de mosquetes, polias e roldanas permitindo acoplar e suportar vitima, socorrista(s) e carga.

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 7

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


OPERAO DOS TRIPS;
1. Remover o TRPE de sua mochila de armazenamento. 2. Estender os ps, na posio horizontal, ao comprimento desejado e trav-los na posio com o pino de engate. 3. Suspender o TRPE e espalhar os ps para fora, na distancia mxima permitida pelo cabeote ( cabea do trip) . 4. Remova a corrente ou cinta da mochila e passe atravs dos furos dos lados dos ps. 5. Conectar uma extremidade da corrente ou fita com a outra limitando a abertura dos ps. 6. A corrente deve ser usada neste TRPE a menos que os ps sejam aparafusados para baixo, deixando-o imvel. 7. Ao iar a carga, deve ser levantada verticalmente e centrada, dentro do triangulo dado pelos ps, para impedir desestabilizao. 8. Depois que o TRPE posicionado corretamente e antes de colocar uma pessoa suspensa, verificar se os pinos esto travados e os ps espalhados e centrados como recomendado. 09. Ao usar o sistema de polias, puxar o ponto de carga sempre para baixo e na vertical, nunca horizontalmente, pois pode desestabilizar o TRPE, a no ser que esteja estabilizado com cintas. Equipamentos Para montarmos um sistema de reduo de foras utilizaremos basicamente cordas, mosquetes e polias. Para sistemas mais complexos poderemos incluir ns blocantes ou blocantes mecnicos (a direita - polia com blocante) para atuarem como Dispositivos de Captura Progressiva (DCP). Em caso de emergncia e escassez de recursos, as polias podero ser substitudas por mosquetes. As cordas a serem utilizadas devem ser de baixa elasticidade, ou seja, semi-estticas ou estticas (de Resgate), e o dimetro vai depender das polias, normalmente girando em torno de 0 a 13mm.
Polia simples com blocante

Polias
So roldanas confeccionadas em ao ou duralumnio capaz de suportar cargas de trabalho de salvamento em situaes extremas. Os trabalhos em espaos confinados requerem os modelos simples (a direita) e dupla (esquerda).
Polia Dupla Polia Simples

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 8

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


VANTAGEM MECNICA O motivo principal de se utilizar polias reside na vantagem mecnica oferecida pelo sistema, o que possibilita mover grandes cargas com um mnimo esforo. Por vantagem mecnica entendemos a relao entre o nmero de polias MVEIS do sistema e a reduo da fora necessria para deslocar a carga. As polias FIXAS normalmente s direcionam a trao, agindo to somente de forma a equilibrar as foras. Devido ao atrito, peso da corda e das polias, no conveniente montar um sistema com mais de quatro polias. Um cuidado especial que se deve ter de verificar se a corda que est fixada diretamente na carga e tem resistncia suficiente para suportar o peso da carga.

EFEITO POLIA Para a instalao de um sistema de reduo de foras h necessidade de um slido ponto de ancoragem, uma vez que ser nele que descarregaremos o peso da carga e a fora necessria para i-la. Um fato no muito raro, porm incorreto, as pessoas relacionarem a fora que est sendo aplicada na ancoragem com a fora que exercem na corda para iar uma carga, ou seja, se para elevar 90 kgf aplicam 91 kgf na extremidade livre da corda, imaginam que a ancoragem estar recebendo 91 kgf de carga. Isso falso, pois na situao do citado exemplo, a ancoragem estar suportando aproximadamente 181 kgf. Esse valor, portanto, refere-se ao efeito polia. Tal efeito , ento, o somatrio de foras envolvidas no sistema e aplicado na ancoragem. Vale lembrar que, se a polia no estivesse FIXA, ela seria movimentada em direo carga recebendo o dobro da fora aplicada na extremidade livre da corda (agiria como se fosse uma polia mvel com uma vantagem mecnica de 2:1). Assim sendo, conclumos que nosso ponto de ancoragem deve suportar, no mnimo, duas vezes o peso da carga a ser iada.

CARGA DE TRABALHO Praticamente tudo que construdo pelo homem tem uma margem de segurana denominada tecnicamente como fator de segurana.

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 9

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


No caso especfico das polias, bom seguir as orientaes do fabricante insertas no manual que as acompanha. No sendo possvel o acesso a tal manual, o que mais comum do que se imagina, podemos adotar um valor cinco vezes menor do que o gravado no corpo do equipamento. Assim, uma polia com carga de ruptura (CR) de 3600 kgf (36 kN) ter uma carga de trabalho (CT) de 720 kgf (7,2 kN). Vale lembrar que esse valor refere-se ao ponto de fixao da polia ancoragem; em cada corda poderemos aplicar apenas metade dessa fora: 360 kgf (3,6 kN). Lembra-se do efeito polia? REDUO EM Z Nada mais do que um sistema de reduo de foras normalmente constitudo por corda, polias e mosquetes, o qual proporciona uma vantagem mecnica de 3:1 e muito utilizado no tracionamento de Cabos Areos , Tirolesas e Trips.

MACA ENVELOPE TASK


fabricado em liga de alumnio aeronutico, de alta resistncia. Suas pernas tubulares, anodizadas em vermelho, possuem onze pontos de regulagem de altura e o cabeote possui trs robustos pontos de ancoragens com orifcios para conexo de mosquetes, permitindo assim que a carga esteja sempre corretamente centralizada. As patas possuem articulaes que permitem que se acomodem em superfcies planas ou irregulares, permitindo tambm que sejam posicionadas para cravarem em solos de consistncia moderada, como terra compacta ou gelo. Suas patas possuem tambm orifcios que permitem fix-las ao solo para evitar deslizamento. Certificao internacional CE/EN 795 Altura: 1,80m - Resistncia: 47 kN 3,50m - Resistncia: 25 kN Peso: Aprox . 32 kg

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 10

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

ANCORAGENS:
Sistemas de ancoragens so empregados em diversas circunstncias em tcnicas verticais. Os sistemas tm uma importncia crtica e devem ser absolutamente seguros. Os sistemas de ancoragens podem ser fixados em um, caso este seja prova de bomba, ou mais pontos de ancoragem. Recomenda-se que a organizao responsvel pelos procedimentos de instalao dos sistemas de ancoragem esteja atenta s questes de riscos ambientais e de segurana do grupo e que faa a escolha mais adequada para cada caso, especificamente, promovendo a conduta consciente em ambiente natural e mantendo a segurana da operao de segurana. Vamos relembrar sobre as tcnicas de ancoragem vista no Curso de Salvamento em Altura. Em primeiro lugar lembrem-se da regra da MISS:

M I S S

Mantenha Isso Simples e Seguro!

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 11

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

N de ancoragem TRAPA com mosqueto preso a um Double-eigth Perda de carga na ala das fitas tubulares

NS E VOLTAS:

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 12

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 13

RESGATE EM ESPAOS CONFINADOS


Glossrio:
EC: Espao Confinado Fator de Segurana (FS): valor usado no clculo da Carga de Trabalho (CT) para garantir uma margem de segurana na utilizao dos equipamentos. Divide-se a Carga de Ruptura (CR) pelo Fator de Segurana (FS). Segundo a National Fire Protection Association (NFPA) 1983, edio 2001, para as atividades de bombeiros e salvamentos em alturas diversas, o Fator de Segurana (FS) para carga humana 15, e para as demais cargas 5. No Brasil, no temos uma doutrina consolidada a respeito do assunto. No Manual de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro o FS 5, no havendo distino entre carga humana ou material. Para polias normalmente o FS gira em torno de 5, segundo os fabricantes.

Fontes:
Turismo de aventura Tcnicas verticais Procedimentos Sebrae Maio 2007. NR-33 Norma Regulamentadora de Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados Paula Scardino, Jos R.Zago 2 Ed.-Julho de 2008. Apostila de Salvamento em Altura Recicle Treinamentos- 2011.

eFontes:
www.recicletreinamento.com.br www.portaldafenix.com/index.php?topic=19865.0 acesso em junho de 2011 www.fundacentro.gov.br/.../EspacosConfinadosLivretoTrabalhadorNR33 acesso em julho de 2011. www.revistaemergencia.com.br/site/.../materia_detalhe.php- acesso em julho de 2011.

Cursos, Palestras, Treinamentos Prticos e Simulados. 14

You might also like