You are on page 1of 14

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites.

Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

A INFLUNCIA DAS CONCEPES TERICAS SOBRE AS TRADUES DAS MIL E UMA NOITES THE INFLUENCE OF THEORETICAL CONCEPTIONS ON TRANSLATIONS OF THE THOUSAND AND ONE NIGHTS

Rosane de Souza 1

Resumo Pretende-se expor a influncia das concepes tericas sobre as tradues realizadas por alguns dos principais tradutores do Livro das Mil e uma noites, desde o primeiro tradutor, o francs Antoine Galland em 1704, responsvel por apresentar a obra para o ocidente, passando por nomes como D. Pedro II no sculo XIX , at os tradutores dos sculos XX e XXI. Sero apontadas as caractersticas principais de cada t raduo, o orig inal utilizado por cada u m dos tradutores. Palavras-Chave Mil e u ma noites; tradutores; teorias da traduo. Abstract This article exposes the influence of the theoretical conceptions on the translations accomplished by some of the main translators of the Book of the Thousand and one nights, fro m the first translator, French Antoine Galland in 1704, responsible for presenting the work fo r the occident, going by names as D. Pedro II in the century XIX, until the translators of the centuries XX and XXI. It will be pointed the main characteristics of each translation, the original used by each one of the translators . Key-words One thousand and one Nights, translators, teory of translation.

INTRODUO Amplamente divulgadas e comentadas, as histrias das Mil e uma noites, coletnea de contos que tem sua origem nos contos populares do Oriente Mdio 2 e compiladas em lngua
1

Possui graduao em Letras pela Universidade do Vale do Itajai (UNIVA LI/2004) e mestrado em Estudos da Traduo pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde realizou a primeira anlise do processo de traduo das Mil e u ma noites de D. Pedro II. Atualmente doutoranda na mesma instituio e faz parte dos grupos de pesquisa: Polt ica editorial e traduo no Brasil contemporneo" (Cnpq) e D. Pedro II tradutor: anlise do processo criativo. E-mail: rosanemay@hotmail.co m
2

A regio conhecida como Oriente Mdio abrange hoje as regies da Eursia, da frica e do Mar Mediterrneo. Essa regio tem sido ao longo da histria um importante centro de negcios. uma regio historicamente importante por ser considerada o bero da civilizao, tendo as primeiras civilizaes estabelecidas por volta de 3500 a.C. na Mesopotmia (Iraque). (Cf. http://www.h istorianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=65. 10/ 11/ 2010.

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

rabe a partir do sculo IX, esto presentes na memria popular. Mesmo aqueles que no as tenham lido, de forma indireta conhecem uma ou mais histrias sadas de suas pginas, bem como alguns de seus personagens: Aladin, Ali Bab, ahrzd (Schahrazad), que acabaram assumind o existncia paralela obra. A introduo das Mil e uma noites no ocidente se deve, em particular, ao trabalho do orientalista francs Antonie Galland que, de 1704 a 1717, traduziu 50 histrias que alcanaram grande sucesso. Aps essa primeira traduo para o francs, a obra foi vertida para outras lnguas europias, e surgiram diferentes verses do livro. Borges (1986) fala de uma trade inimiga de tradutores do livro: Payne traduz contra Lane que traduz contra Galland. Esse pensamento borgeniano, em que um tradutor quer produzir uma verso superior do outro, pode ser direcionado para uma anlise do contexto scio-terico, o qual mostra que as divergncias ocorreram em funo do pensamento social e terico de traduo em que se inseriram cada um desses tradutores. No entanto, antes de entrar na discusso sobre o contexto scio-terico abordar-se- o contexto histrico de origem e autoria da obra, visto que este tambm um fator que influenciou nas verses produzidas pelos tradutores.

ORIGEM E AUTORIA O sucesso alcanado pela primeira traduo e o surgimento das demais tradues em outras lnguas ocasionou discusses em relao questo da origem e autoria da obra, assunto que se tornou de grande interesse para os orientalistas. O prprio Galland le vanta questes em relao autoria da obra, ao perguntar: Ignora -se o autor de to grande obra-prima; mas, provavelmente, no fruto de uma s mo, pois como se poderia crer que um homem apenas tivesse imaginao suficientemente frtil para suprir tanta fico? (GIORDANO, 2009, p.15). Em relao origem, Galland considera que as noites vieram da ndia atravs da Prsia. Para Richard Burton, tradutor ingls do sculo XIX, que segundo Giordano (2009) foi o mais excntrico de todos, as Mil e uma noites tem origem na Prsia, sua fonte foi o Hazar Afsana, seu autor desconhecido, e as histrias mais antigas provavelmente datam do sculo VIII. A discusso em torno da origem e da autoria, segundo Cansinos Assens (1992), criou uma diviso entre os orientalistas: de um lado tem-se o grupo dos arabistas puros, com De Sacy (1817 e 1829); do outro, o dos arabistas-persianistas, com Hammer (1828 e 1839); e, por ltimo, o dos indianistas-sancritistas, com Langls (1814). Cada grupo reivindicava o que lhes era mais familiar em relao regio qual atribuam a origem do livro, como: nomes de personagens, indiano, rabe, persa; localizao geogrfica dos contos ou, ainda, na semelhana da obra com as demais obras da mesma regio. Tal discusso permanece no resolvida e ainda hoje, depois de muitos sculos, no se pode afirmar com certeza qual a origem do livro e quem seu autor. Porm, com o manuscrito encontrado pela pesquisadora iraquiano-americana Nabia Abbott, possvel conjeturar que a base da obra j existisse no sculo IX d.C/III H (cf. JAROUCHE, 2006). No sculo XIX, o orientalista Zotenberg criou uma classificao dos manuscritos em famlias: a famlia A comportaria os oriundos dos pases muulmanos da sia e seria referente ao grupo oriental mais antigo; as famlias B e C, de origem egpcia, se diferenciariam pela distribuio dos contos (CODENHOTO, 2007). No sculo XX, o scholar iraquiano Mushin Mahdi afirmou que o livro teria sido elaborado durante o sculo XIII d.C/VII H. e XVI d.C/ VIII H., na vigncia do Estado Mameluco, que nesse perodo abrangia as terras da Sria e

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

Egito. A partir dos manuscritos por ele consultados, Mahdi props 3 a diviso do livro das Mil e uma noites em dois ramos: o srio e o egpcio, sendo que este ltimo se divide em antigo e tardio. O ramo srio guardaria melhor o arqutipo do livro e provm da regio em que hoje se encontram o Lbano, a Sria e a Palestina. Os quatro manuscritos desse ramo no possuem relao genealgica entre si, todos contm 282 noites 4 e acabam no mesmo trecho, no havendo explicao para a interrupo do livro neste ponto; ambos contm o prlogo- moldura e dez histrias principais e se encontram nas seguintes bibliotecas: 1- Biblioteca Nacional de Paris, classificado como rabe 3609 - 3611 pertenceu a Antonie Galland (sc. XVI d.C/ VIII H); 2- Biblioteca Apostlica Vaticana, classificado como Arabo 872 (sc. XV d.C/ IX H); 3- John Rylands Library em Manchester, classificado como Arabic 647 (sc. XVIII d.C); 4- ndia Office Library em Londres, classificado como Arabic 6299 (sc. XIX d.C). Por sua vez, o ramo egpcio, pelo fato de ter sido elaborado na metade do sculo XVII d.C, sofreu uma maior influncia dos copistas e, por esse motivo, passou a ter o nmero de noites igual ao ttulo. Todavia, as histrias introduzidas no apresentavam semelhana com o ncleo original, havendo tambm alterao neste ltimo, que foi resumido. Fazem parte desse ramo cinco manuscritos: 1- rabe 3615 que se encontra na Biblioteca Nacional de Paris; 2- rabe 3612 que se enco ntra na Real Academia de La Historia em Madri; 3- Gayangos 49 que se encontra na Bodleian Library; 4- Bold 550 e sua continuao Bold Or. 551 (de um conjunto que vai at o nmero 556) que se encontram na Biblioteca Bodleiana de Oxford; 5- Arabic 207 que se encontra na Christian Church Library em Oxford. (JAROUCHE, 2006, p. 8, vol. II). Quanto s edies rabes das Mil e uma noites, somam-se cinco: 1) Primeira edio de Calcut: uma edio rara, em dois volumes (1814 e 1818) e baseia-se no manuscrito Arabic 6299, da India Office Library, de Londres. No entanto, segundo Jarouche (2006, p.29), de baixo valor crtico- filolgico e de difcil acesso, pois somente algumas bibliotecas a possuem, seu mrito o de ter sido a primeira edio. 2) Edio de Breslau: publicada pela primeira vez em 1825 e pela segunda vez em 1843 na cidade alem de mesmo nome, possui doze volumes. a primeira verso completa, ou seja, com as mil e uma noites; , porm, considerada uma fraude, pois alm de incorporar um manuscrito fictcio, manuscrito de Bagd, seu primeiro responsvel (Maximilian Habicht) alegou estar reproduzindo um manuscrito tunisiano que nunca existiu (JAROUCHE, 2006, p. 30). Para Jarouche (2006) seu mrito est em contribuir na publicao de vrios contos rabes que poderiam estar perdidos, e ainda, em possibilitar a comparao com a traduo de Galland, observando assim os acrscimos e modificaes desse tradutor. Foi publicada em fac-smile em 1998 no Cairo.
3 4

Mahdi prope novamente essa diviso, proposta inicialmente no sculo XIX pelos orientalistas.

Na verdade, os dois primeiros contm 282 noites com a diferena de que o segundo no possui a noite 253 (talvez falha no original de onde fora copiado). O terceiro contm 141 noites e o quarto 281 noites (tambm no possui a noite 253) (JA ROUCHE, 2007, vol. 8, p. 362)

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

3) Edio de Blq: baseada em um manuscrito nico do ramo egpcio tardio, foi publicada em 1835, no bairro de Blq, na cidade do Cairo. considerada uma edio importante, porm com algumas ressalvas, pois o manuscrito no qual se baseou apresentava algumas falhas, como a falta de concatenao lgica na histria do mdico Dbn, que no ocorre nos demais manuscritos do ramo srio e egpcio antigo. Alm desse ponto, nota-se o descuido do revisor, que no verificou a falta de algumas pginas durante o processo de impresso. Seu valor est na possibilidade de estudo das transformaes presentes no manuscrito do ramo egpcio tardio (JAROUCHE, 2006, p. 31). 4) Segunda edio de Calcut: sua relao com a primeira to somente a cidade em que foi impressa. Possui quatro volumes publicados em 1839 e 1842 por William H. Macnaghten. Sua base um manuscrito do ramo egpcio tardio, e segundo Jarouche (2006) possui pouco valor filolgico devido s incorporaes efetuadas pelos editores. Republicada em fac-smile em 1996 e 1997 no Cairo. 5) Edio de Leiden: data de 1984, em dois volumes, de autoria do fillogo Mushin Mahdi, que primou pelo rigor, o que torna a obra uma referncia obrigatria para os estudiosos do assunto. Sua base foi o manuscrito mais antigo que pertenceu a Galland, e, ainda, os manuscritos do ramo srio e egpcio antigo e a edio de Blq (cf. JAROUCHE, 2006, p. 31 2).

A NARRATIVA As Mil e uma noites, cujo fio condutor apresentado no prlogo moldura, trata da insensatez do rei hriyr (Schariyar) que , aps descobrir a traio de sua esposa, resolve se casar a cada dia com uma nova mulher, ordenando sua execuo a cada amanhecer, para assim no ser trado novamente. Para dar fim ao sofrimento das mulheres, a filha do vizir, ahrzd (Schahrazad) se prope casar com o rei. O plano de ahrzd contar histrias fabulosas durante a noite, de modo a atrair e aguar a curiosidade do rei. Histrias cuja concluso seria suspensa ao amanhecer, sob clmax e suspenses mximos. Em seu ardil, ela conta com sua irm Dnrzd que a auxiliar a incitar a curiosidade do rei com o ped ido: Minha irmzinha, [...], conte- me uma de suas belas historinhas com as quais costumvamos atravessar nossos seres [...] (JAROUCHE, 2006, p.56), e assim envolver o rei pela curiosidade na continuao da histria, sobrevivendo noite aps noite. As tramas contadas por ahrzd variam entre narrativas histricas, burlescas ou religiosas, envolvem suspense, jogos de poder, artimanhas sentimentais, corcundas, gnios, rainhas, bruxas, etc. So habilmente engendradas umas nas outras, por vezes uma no interior da outra; e no sendo ahrzd a nica narradora, em algumas histrias os personagens criados por ela adquirem voz (no caso a voz da prpria ahrzd) e tornam-se narradores, podendo ser um xeique, um vizir, um pescador ou outro personagem que narre hab ilmente fatos de sua vida, bem como valores e costumes do mundo mulumano. A fabuladora noturna 5 ahrzd responsvel ainda por narrar de forma aberta vrias histrias com fatos obscenos, traies, sedues, sadismos, encontros amorosos, enfim, temas que encontraram e encontram ainda censura por parte de tradutores e leitores ocidentais. Como j mencionado, desde a primeira traduo de Galland em 1704, a censura em relao aos contedos do conto j havia se iniciado. As histrias narradas que continham
5

u m termo usado para designar os homens que contavam histrias a noite, confabulatores nocturni , ou musmirn [pessoas dadas a tertlias noturnas]; que contavam os asmr [h istrias que se contam a noite] (c f. Jarouche 2006, p. 15).

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

obscenidades eram alteradas ou eliminadas.

OS TRADUTORES Tomando como base as informaes acima possvel perceber que as incertezas que envolvem a origem e autoria do livro das Mil e uma noites e a forma como surgiram suas edies j constituem elementos suficientes para que haja um distanciamento nas verses traduzidas. Porm, consideramos que o fator mais relevante para essa diferenciao o contexto scio-terico em que cada tradutor se inseria. Vejamos a traduo do orientalista francs Anto ine Galland, como j mencionado, foi pioneira, sendo ele o responsvel por apresentar esta obra ao Ocidente, em 1704. Segundo May,
Nos primeiros anos do sculo XVI, u m o rientalista e viajante francs, a u m s tempo brilhante e gil narrador, inicia o nascente Iluminis mo europeu no mundo da novela e da fbula orientais. Entre os anos 1704 e 1717, no mu ito depois de O chapeuzinho vermelho e O gato de botas de Perrault, tambm Sherazade e Haru m al Rach id, Camaralmazan e Aladim, numa palavra a turquerie rabe-muu lmana, eram apresentados por Galland, em primeira mo, corte do Rei Sol decadente, com um sucesso clamo roso. (MAY, apud GIORDANO, 2009, p. 31).

Foram 12 volumes desenvolvidos nos quais Galland apresentou um mundo repleto de exotismo, com gnios, dervisch, califas, concubinas etc., um aroma oriental que encantou os franceses do sculo XVIII. Na opinio de Borges (1986), a traduo de Galland foi, entre todas, a mais mal escrita e, ainda segundo ele, no h como negar que foi a mais lida, e mesmo passados duzentos anos e dez tradues melhores, quando se pensa em Mil e uma noites, em geral nos remetemos a Galland. Segundo o tradutor francs, foi utilizado um manuscrito de origem rabe comprado em Istambul. Porm, de algumas das histrias traduzidas no se conhece o original. Uma das hipteses levantadas que Galland conheceu atravs de amigos um srio chamado Hanna, perito contador de histrias do sculo XVIII que expunha oralmente alguns contos rabes muito bonitos e que seriam justamente os que integram a parte final do trabalho do tradutor. Segundo o dirio de Galland, Hanna teria narrado 14 contos que, resumidamente, foram anotados no dirio. O mais longo deles, a Histria de Aladim lhe foi entregue, por escrito, pelo prprio contador. Em 1908, o orientalista Duncan Macdonald descobriu na Biblioteca de Oxford um manuscrito rabe de um conto no qual o heri designado pelo nome de Ali Bab, isso poderia indicar que Galland no se baseou somente no que ouviu de Hanna para escrever seu texto, mas em outras fontes. Ademais, no seu dirio pessoal, o nome do heri era Hogia Baba (GIORDANO, 2009, p. 28). Enfatiza-se que essas ltimas histrias inseridas por Galland obra alcanaram enorme aceitao e foram mantidas pelos tradutores posteriores. Seu trabalho alcanou tanto sucesso que Richard Burton reconhece sua importncia:
[...] verdade e honestidade, exat ido e empenho infatigvel caracterizaram-lhe a carreira corretssima [...]. Se analisarmos imparcialmente Galland, veremos que seus erros tinham u m objetivo o de tornar popular sua obra , e o sucesso, de fato, justificou-lhe os meios. [...] Seu fino faro literrio, seu estilo agradvel, seu gosto polido e tato apurado guindaram de imediato sua obra a alto posto na repblica das letras, e por certo esse fragmento imortal jamais ser superado no julgamento

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

infalvel da in fncia. (GIORDANO, 2009, p. 35-6).

A corrente de pensamento seguida por Galland em sua traduo um exemplo marcante de belle infidle 6 , um momento em que os tradutores pareciam no primar pelo compromisso com o original, mas sim, buscavam obedecer ao gosto da poca, adaptar e eliminar os elementos que pudessem chocar ou desagradar seus leitores. Segundo Milton (1998), os tradutores, alm de buscarem clareza de expresso e harmonia, consideravam que a lngua francesa no era inferior s lnguas clssicas, e por isso seria capaz de se igualar ou superar o latim e o grego. O conceito da traduo desse perodo era diferente das concepes contemporneas. Alm da necessidade de no ferir os ouvidos, os tradutores tambm buscavam no ferir a moral social, realizando mudanas para tornar os textos mais civilizados. Um perodo em que se buscava eliminar qualquer tipo de obscuridade que no permitisse produzir um belo texto. Segundo o prprio Galland, uma verso literal do livro poderia no ser apreciada: O original est em rabe, e eu tive que coloc- lo em francs visto no se tratar de uma verso precisamente ligada ao texto que no teria agradado aos leitores. (MAHDI apud CODENHOTO, 1994, p. 204-5, nota 80) 7 . Assim, sua traduo apresentou ambientes que se aproximavam dos palcios franceses, a abundante fraseologia religiosa foi em partes atenuada, bem como a maioria dos versos contidos em toda a narrativa rabe. Da mesma forma, a narrativa que apresentava diviso em Noites foi alterada, assim como o uso do verbo dissendi que foi modificado ou anulado, visto que nas Mil e uma noites todos os personagens dizem algo. Tm-se assim expresses como: Disse o Kalifa, Disse o pescador, Disse o gnio, etc. Galland tambm alterou o teor obsceno do livro, caracterstica marcante da obra, que em alguns pontos da traduo foi apagada ou dissimulada, como se pode verificar no exemplo: Noite 115 (D. Pedro II). Noite 117 (Jarouche). Noite 113 (Galland). Histria: O Corcunda do rei da China
A [...] e quando viu-me riu-se no rosto de mim e apertou- me ao peito della e a boca de mim sobre a boca della e co meou a [/ch/?]upava a lngua de mim e eu /como/? isso; Ento disse ella isto verdadeiro senhorzinho de mim v ieste a minha casa?(JAROUCHE, 2007, p. 125) B Ao me ver, sorriu em minha face, estreitou-me ao peito, minha boca em sua boca, e comeamos a sugar a lngua um do outro. Ela perguntou: Ser mesmo verdade, meu senhorzinho, que voc est aqui? (D. Pedro II, s/d, flio. 284) C- Je ne vous parlerai point de la joie que nous emes de nous revoir, car c'est une chose que je ne pourrais que faiblement exprimer. Je vous dirai seulement qu'aprs les premiers compliments, nous nous assimes tous deux sur un sofa o nous nous entretinmes avec toute la satisfaction imaginable . (Galland, 1704, p. 373)

Os dois primeiros excertos apresentam uma descrio ertica do beijo entre os dois personagens e evidenciam o estilo obsceno : chupava a lngua; comeamos a sugar a lngua um do outro. Temos assim, como afirma Bataille (1987), uma forma de transgresso, sendo que o ato ertico agride ao que moralmente aceito dentro dos princpios cristos, e por
6

A expresso provm de um comentrio de Mnage (1613-1664) sobre as tradues de Perrot dAblancourt : Elles me rappllent une femme que jai beaucoup aime a Tours, et qui teit belle mais infidle . (MNA GE apud LARZUL, 1996, p. 20, nota 5) Traduo nossa: Elas me lembram u ma mulher que me agradou mu ito na cidade de Tours, e que era to bonita quanto infiel.
7

Loriginal est em rabe, et je dis mis em franois par ce que ce nest une version attache prcisment au texte, q ui nauroit ps fait plaisir aux lecteurs Traduo nossa.

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

isso, considerado obsceno. O trecho de Galland se caracteriza por apresentar, como j mencionamos anteriormente, um grau de censura maior narrativa de base. O personagem masculino, naturalmente na voz do tradutor, limita-se a dizer que no falar de tudo que ocorreu no se u reencontro, mas que este produziu satisfaes imaginveis. Essa estratgia de desvio, observada neste fragmento, foi uma das mais frequentes na narrativa desse tradutor. Verses semelhantes, por serem realizadas no mesmo contexto scio-terico, surgiram na Inglaterra e na Alemanha. Uma das primeiras verses inglesas surgiu em 1839, pelas mos de Edward Lane que produziu um texto mais explicativo que o de Galland. Uma verso repleta de notas sobre o mundo do homem islmico, nas quais descreve o regime cotidiano, as prticas religiosas, a arquitetura, as referncias histricas ou do Alcoro, os jogos, a mitologia, entre outros temas. As fontes de pesquisa foram a primeira edio de Calcut, a de Breslau e a de Blq. No entanto, nessas tradues observa-se o mesmo rigor puritano do primeiro tradutor, desde que ambos produziram verses de forte decoro e apagaram, por assim dizer, o erotismo caracterstico da obra. Nas palavras de Burton, tradutor ingls posterior a Lane (Burton, 1885 apud Giordano, 2009, p. 40-1):
[...] E.W. Lane no foi feliz co m sua nova traduo dos contos d As Mil e u ma noites. [...] Preferiu ele a ed io [rabe] abreviada de Bu lak, e dos 200 contos desta, omitiu cerca da metade, e seguramente a metade mais caracterstica. Seu trabalho visava permanecer em mesas de salo, consequentemente o tradutor se viu forado a evitar o questionvel e qualquer resqucio co m laivos de licenciosidade. Desse modo converteu as Noites rabes em Cap tulos rabes, alterando arbitrariamente as divises e, pior ainda, transformando alguns captulos em notas. Reduziu os versos a prosa, desculpando-se por no omit i-los de vez [...] Mais grave de tudo: os trs simpticos volumes tornaram-se ilegveis, co mo u m Coro de mercado, graas a seu latim anglicanizado, suas palavras no-inglesas quilomtricas e seu estilo empert igado, empolado, de 50 anos atrs [Burton escrevia em 1885], quando nossa prosa era, talvez, a pior da Europa. ( BURTON, 1885 apud GIORDANO,

2009, p. 40-1) No mesmo ano da traduo inglesa surgiu a verso em lngua alem. Seu tradutor, Gustavo Weil, considerado por Borges (1986) o melhor tradutor do livro nesta lngua, pois manteve em alguns casos, ou supriu em outros, o estilo oriental. Para Giordano (2009), essa traduo se destaca pela lisura e competncia e seguiu o mesmo rigor puritano das demais tradues ao evitar transpor para o alemo as ousadias rabes , visto estar inserida no perodo da belle infidle. Entre 1881 e 1882, sob a influncia do romantismo alemo, o qual considerava que o contato com as literaturas estrangeiras era necessrio para o desenvolvimento da literatura nacional, surge tambm na Inglaterra a verso de John Payne, que, segundo Giordano, uma das melhores j realizadas. Teve como fonte as edies de Breslau e a segunda edio de Calcut. Sua traduo abrange nove volumes. Payne escreve no prefcio:
[...] Caracterstica especial desta traduo a presena, pela primeira vez, sob mtrica inglesa, e preservando forma externa e o movimento rt mico do orig inal, de todos os versos que to frequentemente se mesclam no texto rabe. (GIORDANO, 2009, p. 42).

Payne realiza sua traduo no momento em que estados como Alemanha estavam em busca de consolidao, e homens com Goethe e Schlegel viam na traduo uma fonte de crescimento intelectual e uma forma de enriquecer sua produo intelectual com novos modelos. Para Humboldt (2001), a traduo proporciona novas experincias ao indivduo e

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

uma forma de conhecer realidades que esto muito distantes da sua, com as quais nunca teria contato. Assim, buscava-se, sobretudo preservar o estranho da obra original, e ainda, segundo Schleiermacher no seu clssico texto Sobre os diferentes mtodos de traduo (1813)8 possibilitar a apreciao dessas obras por aqueles que no possussem conhecimento suficiente de lnguas estrangeiras (2001). Valorizava-se assim o original do texto, preservando as diferenas gramaticais, culturais da obra. Segundo esses pensadores alemes, a traduo ideal, como definiu Schleiermacher (2001) seria aquela capaz de levar o autor at o leitor, ou seja, aquela que se preocupa com a fidelidade ao original, em oposio ao pensamento francs das belle infidle do sculo XVIII. O ingls Richard F. Burton, alguns anos depois, precisamente em 1885-1886, se prope a dar ao Ocidente uma verso mais prxima possvel do original rabe, seguindo dessa forma o pensamento romntico de valorizao da obra original. Alm das notas abundantes sobre o homem do isl (as quais j haviam sido dadas por Lane), Burton acrescentou as notas erticas; carregou as histrias de arcasmos e barbarismos, e usou um ingls considerado tosco (cf. Borges, 1986). Para Giordano (2009), o texto de Burton o mais original devido aos conhecimentos adquiridos por este no perodo em que viveu nas terras de Allh como cnsul. Consta que as notas antropol gicas de R. F. Burton so quase mais famosas que sua prpria traduo (MARTINA apud GIORDANO, 2009, p. 13-4). Suas fontes foram as edies de Breslau, Blq e a segunda edio de Calcut. Segundo Burton (BURTON, 1885 apud GIORDANO, 2009, p.77) seu trabalho inicia em 1879. Cabe salientar que R.F. Burton morou dois anos no Brasil, na condio de cnsul, e se tornou amigo de D. Pedro II, que o recebia para conversas ligadas ao rabe e ao snscrito. Podemos supor que essas conversas diziam respeito tambm s Mil e uma noites, tendo em vista que o prprio D. Pedro II realizou a traduo dessa obra para o portugus. Alm disso, no prefcio do livro Burton escreve que a traduo, embora tenha sido um trabalho rduo, foi tambm fonte de consolo e satisfao durante os longos perodos de decredo oficial na frica Ocidental e nas semiclareiras maantes e abafadas da Amrica do Sul (GIORDANO, 2009, p.75), o que demonstra que o assunto foi tema de conversa e distrao no perodo em que esteve no Brasil. Observa-se, no prefcio de Burton, a valorizao do original, uma das idias que se destacaram entre os tradutores do chamado perodo romntico. Para Burton, as centenas de tradues populares, derivadas da compilao e adaptao encantadoras do professor Antonie Galland (1704), no representa absolutamente o original oriental. ( BURTON, 1885 apud GIORDANO, 2009, p.78). E as demais tradues posteriores comprometem uma obra prima do mais alto interesse e importncia antropolgica e etnolgica (idem, 1885 apud Giordano, 2009, p. 78), ou por falta de conhecimento da lngua pelo tradutor, ou por laivos de licenciosidade (BURTON, 1885, apud GIORDANO, 2009, p. 80) por parte desses. H ainda o caso de Lane, o qual produziu uma edio completa, porm restrita, disponvel a alguns seletos amigos. Assim, Burton considera seu trabalho de fundamental importncia, pois se prope a mostrar as noites como elas o so de fato, segundo ele procurando escrever co mo o rabe o faria em ingls, realizando uma cpia fidedigna do grande livro, mantendo a sequncia em Noites, pois para ele estas so componente fundamental do original, e tambm as repeties de abertura de cada Noite para que o leitor assim o fixe (BURTON, 1885 apud GIORDANO, 2009, p.82). Alm disso, manteve o estilo clssico e o popular que se alternam nas Noites, uma prosa rimada que, conforme Burton pode cansar o leitor ingls, mas aspecto fundamental do texto original. Em relao aos versos, ele nem sempre se ateve
8

Esse texto encontra-se traduzido: SCHLEIERMA CHER, F. Sobre os diferentes mtodos de traduo . In Clssicos da teoria da traduo - Antologia bilnge, alemo-portugus. HEIDERMA N, W. (org.). V. 1. Traduo: POLL. M.v.M/UFSC, Florianpolis: UFSC, Ncleo de Traduo, 2001. Ser referenciado co mo: (2001).

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

aos limites mtricos da lngua rabe, no que tange a monorrima, e preferiu imprimir os pares de versos moda rabe, separando os hemistquios por asteriscos. (BURTON , 1885 apud GIORDANO, 2009, p. 84-5). Em relao ao obsceno o tradutor ingls coloca:
Coerente co m meu propsito de reproduzir as Noites, no virg inibus puerisque, mas num quadro to perfeito quanto me fosse possvel, busquei meticulosamente o equivalente em ingls de cada palavra rabe, pouco ligando para quo baixa ou chocante pudesse ser a ouvidos sensveis; procurei preservar, doutra parte, a toda delicadeza possvel nas passagens onde a obscenidade no era intencional; enfim [...], no exagerei as vulgaridades e indecncias, [...]. O to m geral das No ites excepcionalmente elevado e puro. (BURTON, 1885 apud GIORDA NO, 2009., p.87)

A forma escolhida por Burton para realizar sua traduo, e relatada por ele no prefcio da obra, vai de encontro ao pensamento de Schleiermacher (2001), o qual considera que o tradutor obter xito se for possvel dizer que o autor teria feito a mesma traduo de sua obra se soubesse a lngua do tradutor. E ainda que o tradutor, por sua vez, consiga que seu leitor intua no s o esprito da obra, mas tambm o esprito do autor na obra. Deve deixar o leitor ciente de que o autor viveu em outro mundo e escreveu em outra lngua (SCHLEIERMACHER, 2001, p.79). Esse pensamento foi seguido por muitos tradutores europeus que relatavam, assim como Burton, em seus prefcios a forma, ou mtodo de traduo que realizaram. Na Itlia Foscolo expressa no seu Esperimento di traduzione della Iliade di Omero (1807) 9 a importncia de conhecer profundamente a obra a ser traduzida, bem como seu autor, para assim conseguir realizar uma traduo que contenha o sentido profundo do texto de origem (FOSCOLO, 2005). Na Frana o romantismo tambm desponta, e escritores como Chateaubriand buscam, ao traduzir, a preservao do original. Nas Remarques que precedem sua traduo (1836) de Paraso Perdido, de Milton, ele escreve:
Decalquei o poema de Milton, no tive medo de mudar o regime dos verbos pois, se o tornasse mais francs, teria feito o orig inal perder algo da sua preciso, da sua originalidade ou de sua energia: isto ficar mais claro co m exemplos.(MILTON apud BERMAN, 2007, p.100)

Seguindo essa mesma linha terica dos romnticos europeus, temos uma traduo para o portugus realizada por D. Pedro II no sculo XIX, que segundo o prprio imperador a primeira traduo direta do original rabe para o portugus : Empreendi, tambm, a primeira traduo, portuguesa ( vista do original) das Mil e uma noites [...] (TEIXEIRA, 1917, p. 213) 10 . Trata-se de um trabalho jamais publicado. Os manuscritos-autgrafos da traduo das Mil e uma noites de D. Pedro II esto arquivados no Museu Imperial de Petrpolis. No material disponvel h um total de 84 noites traduzidas. Os trabalhos se iniciam na 36 e terminam na 120 noite. O primeiro caderno, com data de 21 de janeiro de 1890, em Cannes na Frana, contm da 36 a 69 no ite. O segundo caderno inicia-se em 10 de julho de 1890, tambm em Cannes, contm o final da noite 69 e termina na 120 noite; todavia a ltima data assinalada pelo tradutor 09 de novembro de 1891 em Paris, o que leva a supor que o Imperador no teria terminado a traduo, visto que faleceu em 05 de dezembro
9

Este texto ser referenciado co mo (2005) devido a sua traduo: FOSCOLO, U. Experimento da Traduo da Ilada de Homero. [Trad. Marzia Terenzi Vicentini]. In: GUERINI, Andria, ARRIGONI, Maria Teresa. (Orgs). Clssicos da Teoria da Traduo, V.III , Florianpolis: UFSC, 2005.
10

[j]ai entrepis aussi la premire traduction portugaise d`aprs l`original de Mille et une nuits, [...] Traduo nossa.

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

de 1891, ou seja, poucos dias depois. Em relao primeira parte da traduo, no se tem notcia dos manuscritos desse trabalho. Por ora, encontram-se desaparecidos, provavelmente, arquivados em acervos particulares ainda no explorados. A data do primeiro e segundo volumes que consta no arquivo Histrico, como j mencionado, de 1890. Foram realizados em Paris, Cannes, Vichy e Baden quando o Imperador j se encontrava no exlio. Todavia, em seu Dirio encontramos aluso traduo das Mil e uma noites j em 12 de julho de 1887 (3a fa.), como segue:
[...] Acabei de t raduzir rabe depois de co mparar a traduo dos Lusadas em alemo com o original e de continuar a traduzir as Mil e u ma Noites no original co m o Seibold [...] (BEGONHA BEDIA GA, 1999, [s.p])

Cita tambm que procedeu a leituras desse texto em outras lnguas:


[...] Acabei de percorrer o 1 vol. da traduo alem das Mil e Uma Noites pelo Dr. Gustavo Weil co m desenhos muito medocres (dirio, 19 de abril , 1890, sbado). (BEGONHA BEDIA GA, 1999, [s.p])

A traduo de D. Pedro II apresenta as caractersticas que marcam o livro rabe, sendo que ele optou por manter os ambientes das noites com suas caractersticas originais; manteve o uso do verbo dissendi ; a grande quantidade de versos; no omitiu a fraseologia religiosa e manteve trechos considerados obscenos a partir da tica ocidental. Optou ainda por manter a diviso da narrativa em noites, no alterou os trechos que apresentam repeties, realizando uma traduo de cunho literal, embora em certos trechos sua linguagem no fique prxima da estrutura da lngua portuguesa, fato esse que evidencia a opo do tradutor em manter o texto o mais prximo possvel do original, uma preocupao de conservao do estranho (as diferenas na escrita, na sonoridade, na gramtica, etc.) mesmo que cause um certo choque em seu leitor (SCHLEIERMACHER, 2001, p. 79). A edio utilizada por D. Pedro II foi a de Breslau, dado esse comprovado aps uma anlise mais profunda do texto, pois no havia informaes sobre esse fato (SOUZA, Rosane. A gnese de um processo tradutrio: As Mil e uma
noites de D. Pedro II. 136 f. Dissertao (Mestrado em Estudos da Traduo) Programa de PsGraduao em Estudos da Traduo, UFSC, Florianpolis, 2010.)

No sculo XX, que conforme Benjamin (1923) 11 o perodo das tradues que devem sobretudo comunicar, pois a traduo verdadeira a transparente que no encobre o original, no o tira da luz; (BENJAMIN , 2001, p. 209), surge a traduo de Cansinos Assens para o espanhol. Segundo o prprio autor, pela primeira vez traduzida para o castelhano, do original em rabe, prefcios, notas e cotejada com as principais verses em outras lnguas e na verncula (CANSINOS ASSENS, 1992, p. 2)12 . O autor afirma que sua verso literal, que ele foi fiel ao texto e que se preocupou em conservar as caractersticas rabes da obra, como o cromtico, de fixao local ou cronolgica, de algo caracterstico, tpico ou pessoal (CANSINOS ASSENS, 1992, p. 374). 13 Seu trabalho de traduo levou seis anos e segundo Cansinos Assens o mais completo:

11 12

Traduo nos Clssicos da Teoria da Traduo vol.1, 2001.

Por primeira vez puestas em castellano, del rabe original, prologadas, anotadas y cotejadas com ls principales versiones em otras lenguas y em la verncula Traduo nossa.
13

Cromtico, de fijacin local o cronolgica, de algo caracterstico, tpico o personal Traduo nossa.

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

Em resumo : nossa traduo, um trabalho de seis anos, pelo menos, a mais completa que at agora se conhece, e no poderamos cham-la de integral, pois contm todas as histrias que as verses anteriores estrangeiras e espanholas nos do parcialmente, e outras mais que nenhuma delas nos do, e , assim, a unica espanhola que apresenta notas ilustradas de carater filo lgico, histrico e geogrfico- que permitem ao leitor identificar personagens reais e localizar dados geogrficos que de outra forma se perderiam (CANSINOS ASSENS,1992, p. 376). 14

O tradutor espanhol segue dessa forma a linha de pensamento de alguns dos tericos da traduo do sculo XX, que como Antoine Berman defendem a conservao do estranho, ou o estrangeiro na traduo. Berman fala em seu texto A traduo e a letra, ou, O albergue do longnquo. 15 sobre duas formas de traduo literria que para ele so normativas e dominantes, a traduo etnocntrica e a traduo hipertextual. Segundo ele, a primeira forma traz tudo para sua prpria cultura, nega o estrangeiro, a essncia dessa forma se funda na primazia do sentido, tem sua lngua como intocvel e superior. Busca dar a impresso de que isso que o autor teria escrito se ele tivesse escrito na lngua para a qual se traduz. A segunda forma, a hipertextual, a que produz a imitao, o plgio, o pastiche; a criao de um texto a partir de um j existente. O terico diz que pode haver tradues que admitam elementos etnocntricos ou hipertextuais, porm as obras tm um sentido prprio, e querem a transmisso de seu sentido. A traduo deste modo para ele a comunicao de uma comunicao, uma manifestao. Sendo que uma obra pura novidade, mesmo tendo ligao com obras anteriores de seu sistema literrio, e o dever da traduo transmitir essa novidade (BERMAN, 2007). Essa transmisso da novidade o que se props o tradutor brasileiro do Livro das Mil e uma noites, Mamede Mustafa Jarouche, professor do curso de rabe da Universidade de So Paulo (USP) em sua traduo. Segundo o prprio tradutor, a traduo se atm ao original, sua traduo literal, sem cortes (JAROUCHE, 2005). As pesquisas para a referida traduo iniciaram-se em 2000, quando Jarouche realizou seu ps-doutorado no Cairo. Sua fonte de trabalho foram trs volumes do manuscrito rabe da Biblioteca Nacional de Paris. Jarouche realizou um cotejo com as edies de Breslau (1825-1843), a edio de Blq (1835), a segunda edio de Calcut (1939-1842) e a edio De Leiden (1984). Recorreu ainda a quatro manuscritos do ramo egpcio antigo, com a finalidade de apontar variantes de interesse para a histria das modificaes operadas no livro. O prime iro e segundo volumes da traduo so de 2005 e o terceiro de 2007. Assim, ele apresenta o texto dividido em noites, as repeties no incio de cada noite, como a frase: E a aurora alcanou ahrzd, que parou de falar.[...]. Toda a fraseologia religiosa, os dogmas islmicos, como a sahada (chahada) testemunho , profisso de f dos muulmanos e o primeiro dos cinco pilares 16 do isl. E a grande quantidade de versos, que segundo Jarouche (2006, p. 33), a traduo desses versos um bosque de inquietantes sombras , pois dificilmente se consegue atingir a altura do original.
14

En resumen: nuestra traduccin, labor de seis aos, es, por lo menos, la ms completa que hasta ahora se conoce, y aun podramos llamarla integral, pues recoge todas las historias que las versiones anteriores extranjeras y espaolas nos dan parcialmente, ms otras que ninguna de ellas nos da, y es, adems, la nica espaola que se presenta ilustrada con notas de carcter filolgico, histrico y geogrfico que permiten al lector identificar personajes reales y localizar datos geogrficos que de otra suerte quedaran en la regin de lo problemtico. Traduo nossa.
15

Esse texto produto de um seminrio no Collge International de Philosophie, em Paris, no primeiro trimestre de 1984.
16

So a estrutura da vida do mulu mano: A f; A orao; Ajuda ao necessitado (zakat); A autopurificao (jeju m) e a peregrinao a Meca. (cf. http://www.tendarabe.hpg.ig.com.br/religiao/os_cinco_pilares.htm, acesso em 19 abr 2010).

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

A mtrica rigorosa e os problemas de legibilidade tornam a tarefa extremamente complicada. Assim, ele optou por abrir mo da mtrica, da rima em algumas ocasies e trazer os hemistquios separados por linha.

CONSIDERAES FINAIS A maior parte dos pases ocidentais possui uma verso direta do livro das Mil e uma noites. No entanto, considera-se que, devido ao contexto terico que estavam inseridos seus tradutores, essas produes apresentam caractersticas distintas. Essas caractersticas apontam para o contexto social de cada traduo, sendo que este contexto influenciou a viso terica e a prtica de cada tradutor. Dessa forma, os trabalhos produzidos na literatura e nas artes refletiam o pensamento social e deste modo tambm a traduo e o tradutor se tornaram um reflexo desse pensamento. O tradutor passa de mero disseminador de um texto ao papel de agente cultural, responsvel por difundir o conhecimento de novas culturas para se u pas. Atravs do cotejo entre as verses produzidas em diferentes perodos da histria verificou-se que essas apresentam caractersticas do momento social em que vivem seus tradutores. Desse modo, Galland produz uma verso que considerada por Bor ges como a mais mentirosa, porm seu contexto era o da infidelidade, ou da bela infiel do sculo XVIII. No sculo XIX, encontramos os romnticos com seus pensamentos voltados pela busca do crescimento cultural, vendo na traduo um meio para alcanar tal propsito. este o sculo da valorizao da obra original, da conservao do estranho e da valorizao do papel do tradutor. Surgem nesse perodo as tradues de R. Burton, Payne, D. Pedro II, as quais primam pela conservao do estranho, ou seja, pelas caractersticas lingusticas, poticas e culturais presentes no original. Chega-se enfim ao sculo XX, que apresenta uma continuao do pensamento romntico de valorizao do original, mas segundo os tericos mais contemporneos, como Berman, a traduo deve sobretudo comunicar, sendo essa sua funo primordial. Temos aqui como exemplos as tradues do espanhol Cansinos Assens, e a primeira edio direta do rabe para o portugus de Mamede Mustaf Jarouche.

REFERNCIAS

BA TAILLE, G. O Erotismo. [Trad. Antonio Carlos Vianna]. Porto Alegre : L&PM, 1987. BENJ AMIN, W. A Tarefa- Renncia do Tradutor. [Trad. Susana Kampff Lages]. In: HEIDERMAN, W. (org.). Clssicos da teoria da traduo - Antologia bilnge, alemo-portugus. V.1. M.v.M/UFSC Florianpolis : UFSC, Ncleo de Traduo, 2001. BERMAN, A. A traduo e a Letra, ou, O albergue do longnquo . Trad.Marie-Hlne Catherine Torres, Mauri Furlan, Andria Guerrini. Florianpolis: 7Letras, 2007. BORGES, J. L. Os tradutores das 1001 Noites. In: Histria da Eternidade. Rio de Janeiro: Globo, 1986.

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

BORGES, J. L. As Mil e uma Noites . In: Sete Noites. So Paulo, Max Limonad, 1987. CANSINOS_ASSENS, R. Libro de Las Mil Y Una Noches: Estudio literrio crtico de las Mil y una noches. Editora Aguiar. Tomo I, 1992. CODENHOTO,C. D. Na Senda das Noites: Les quatre talismans de Charles Nodier e Les mille et une nuits. 2007. Dissertao (Mestrado). Universidade de So Paulo, So Paulo, 2007. CODENHOTO,C. D. As Mil e uma Noites : o cnone eterno. In Revista Biblioteca Entrelivros. SP, ano 1, n3, 2007. FOSCOLO, U. Experimento da Traduo da Ilada de Homero. [Trad. Marzia Terenzi Vicentini]. In: GUERINI, Andria, ARRIGONI, Maria Teresa. (Orgs). Clssicos da Teoria da Traduo, V.III, , Florianpolis : UFSC, 2005. GALLAND, A. Les Mille et une nuits: Contes Arabes. Paris: Ernest Bourdin, tome I, II., 1704. GIORDANO, C. Histria dAs Mil e uma noites. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. HADDAWY, H. The arabian nights. In Powells books. Disponvel em <http://www.powells.com/biblio?show=TRADE%20PAPER:USED:9780393313673:9.95#synopses_and_r eviews> Acesso em 11 abr 2009. HUMBOLDT, W.V. Introduo a Agammnon. Trad. Susana Kampff Lages. In: Clssicos da teoria da traduo - Antologia bilnge, alemo-portugus. HEIDERMAN, W. (org.). V.1. M.v.M/UFSC Florianpolis : UFSC, Ncleo de Traduo, 2001. JAROUCHE, M. M. Livro das Mil e uma Noites : ramo srio. So Paulo: Globo, 2 ed, 2 reimpresso. Vol I, II, 2006. JAROUCHE, M. M.. Algumas obscenidades no Livro das MIL E UMA NOITES. In: Revista Livro Aberto. SP, ano1, n2, novembro, 1996. JAROUCHE, M. M.. Notas sobre a traduo e regime de narrativa no Livro das Mil e uma Noites . In: Revista Dilogo Amrica do Sul: Pases rabes. Heloisa Vilhena Arajo (Org). Braslia, FUNAG/IPRI, 2005. JAROUCHE, M. M.. Ah, Essa deliciosa entreperna... . In: Revista Cult. N 89, ano VII, 2005. JAROUCHE, M. M.. O Livro das Mil e uma Noites: Dilemas e opes de uma traduo. In : Revista Veredas. v.8, Porto Alegre, 2007.

SOUZA, Rosane. A influncia das concepes tericas sobre as tradues das Mil e uma noites. Cenrios , Porto Alegre, v. 1, n.3, 1 semestre 2011.

LARZUL, S. Les traductions franaise des Mille et une nuits: tude des versions Galland, Trbutien et Mardrus . Paris, L Harmattan, 1996. MILTON, J. Traduo: Teoria e Prtica. So Paulo: Martins Fontes, 1998. SCHLEIERMACHER, F. Sobre os diferentes mtodos de traduo. In Clssicos da teoria da traduo Antologia bilnge, alemo-portugus. HEIDERMAN, W. (org.). V. 1. Traduo: POLL. M.v.M/UFSC, Florianpolis : UFSC, Ncleo de Traduo, 2001. SOUZA, Rosane. A gnese de um processo tradutrio : As Mil e uma noites de D. Pedro II. 136 f. Dissertao (Mestrado em Estudos da Traduo) Programa de Ps-Graduao em Estudos da Traduo, UFSC, Florianpolis, 2010. TEIXEIRA, M. O Imperador Visto de Perto. Rio de Janeiro: Ed. Leite Ribeiro & Maurillo, 1917. Fontes Dirio do Imperador D. Pedro II, 1840-1891(organizao de Begonha Bediaga, Petrpolis: Museu Imperial, 1999). Acesso em documento do Word. [s.p] Manuscritos originais da traduo das Mil e uma Noites de D. Pedro II.

You might also like