You are on page 1of 29

UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA

OVULAO - FECUNDAO NIDAO PLACENTAO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

PROFESSOR: RENART LEITE DE CARVALHO

NOES DE EMBRIOLOGIA HUMANA Ovulao, fecundao, nidao, placentao.

Figura 1 - Modificaes do ovrio e do endomtrio no ciclo menstrual. Observar a influncia dos hormnios hipofisrio: Hormnio Folculo Estimulante (FSH) e o Hormnio Luteinisante (LH), bem como o mecanismo de retrocontrole dos hormnios ovarianos Estrgenos e Progesterona

Endocrinologia da puberdade Na puberdade alm do amadurecimento das gnadas, tambm ocorre a evoluo das demais variaes e correlaes endcrinas do indivduo. Na hipfise h um aumento da excreo do FSH por parte do lbulo anterior da hipfise em decorrncia dos estmulos hipotalmicos. No ovrio a estimulao pelo FSH leva ao amadurecimento do folculo e a produo de estrgenos, porm, s haver formao de Progesterona aps a ovulao e a formao do corpo amarelo, resultante da cicatriz do folculo que ovulou. Na Tireide haver um hipertireoidismo discreto temporrio enquanto que nas Suprarenais observa-se um aumento da produo de 17-cetosterois. Nesta mesma poca haver uma diminuio de estmulos negativos como o das epfises sseas e do tmus .

HIPFISE

Estmulo para a puberdade ------- Negativo ____ Positivo

SUPRARENAL

OVRIO

TIREIDE

EPFISES

TIMUS

Figura 2 Estimulao do ovrio na puberdade. O aumento da secreo da hipfise, estimulando positivamente o ovrio, suprarenais e tireide. Por sua vez os hormnios das supra-renais e os da tireide agem positivamente sobre os ovrios. Nesta mesma poca ocorre uma diminuio dos secrees do tmus e das epfises sseas que atuam negativamente sobre os ovrios.

GAMETOGNESE Ovognese O Goncito a clula primria que da origem ao desenvolvimento das clulas germinativas da mulher transformando-se nas Ovognias. As ovognias possuem a capacidade de se multiplicar (fase de multiplicao) at as proximidades da stima semana de gestao, posteriormente, h uma parada no processo de multiplicao e se inicia uma fase de maturao transformando as ovognias em Ovcitos Primrios. O ovrio do feto, j no stimo ms de gestao, tem um nmero fixo de Ovcitos primrios, cerca de 400 a 500 mil, que permanecem em repouso at a mulher atingir a puberdade. Nessa fase, denominada de fase de inrcia, h ausncia de estmulos dos esterides sexuais e as clulas geminativas mantm-se sem sofrer nenhuma alterao. Na puberdade inicia-se a fase de amadurecimento, cerca de 1000 folculos a cada ciclo menstrual. A maturao completa de um folculo dura aproximadamente 70 dias. Na espcie humana, desses mil folculos, normalmente, apenas um alcana a maturidade completa e poder eclodir do ovrio, excepcionalmente, dois ou mais, podem amadurecer concomitantemente. No momento da ecloso do folculo, o Ovcito Primrio sofre a 1a fase da meiose reducional dando origem a duas clulas: a principal e denominada de Ovcito Secundrio (clulas germinativa de grandes dimenses), contendo apenas metade dos cromossomas da espcie (23 + X); a segunda uma clula atrfica denominada de 1 corpsculo polar ou 1 polcito. O Ovcito secundrio colhido pela trompa, no

interior da qual poder ser alcanado pelos espermatozides, caso haja inseminao, o que ocorre com maior freqncia no tero mdio deste rgo. No momento da fecundao (penetrao do espermatozide no ovcito secundrio) inicia-se a segunda fase da diviso meitica da clula reprodutora, eliminando o 2o corpsculo polar e transformando-se na ootide. Simultaneamente o 1o corpsculo polar tambm sofre diviso celular produzindo duas clulas atrofiadas, sem potencial reprodutivo. Como uma mulher, nos dias atuais, engravida cerca de 3 a 5 vezes, resulta que para cada 100 a 250 mil folculos haver como resultado final uma nica gravidez.
44 XX 44 XX 44 XX
44 XX Ovognias Gon Goncito

Ovognia

44 XX
44 XX 44 XX

44 XX

44 XX
PUBERDADE Ov Ovcito secund secundrio

44 XX

FETO DE SETE MESES Ov Ovcito prim primrio 400400-500 mil

22 X otide 22 X

22 X

1 polcito (Na rotura do folculo)

Na penetra penetrao do espermatoz espermatozide 2O Pol Polcito


22 X 22 X Na fecundao 22 400400-500 X

ciclos menstruais

Figura 3 esquema de maturao dos ovcitos. Ocorre inicialmente no ovrio e posteriormente na trompa onde completa sua maturao aps a penetrao do espermatozoide.

Espermatognese 1) O mecanismo da espermatognese bastante diferente da ovognese. Os Goncitos que do origem as Espermatognias, no detm sua multiplicao com o nascimento, continuam a dividir-se durante toda a vida do indivduo, tendo, portanto, um potencial e uma capacidade de multiplicao ilimitada. As

Espermatognias durante a fase de crescimento, sem que haja incremento de sua massa, sofrem transformao nos Espermatcitos de primeira ordem. A partir da puberdade os Espermatcitos de primeira ordem sofrem transformao, por meio da primeira fase da meiose, produzindo os Espermatcitos de segunda ordem. Esta diviso se d com reduo do nmero de cromossomos e produzem dois tipos de espermtides, ambos com 23 autossomas e um cromossoma sexual (X ou Y). Esta diferenciao responsvel pela determinao do sexo gentico do futuro indivduo.

44 XY
44 XY 44 XY 44 XY 44 XY 44 XY

Gon Goncito
44 XY 44 XY 44 XY 44 XY 44 XY

Espermatognia 44 XY 44 XY 44 XY 44 XY 44 XY

Espermatocito prim primrio secund secundrio


22 X

22 X
22 X

22 Y
22 Y 22 Y

Esperm Espermtides
22 X 22 X 22 Y 22 Y

Espermatoz Espermatozides maduros

Figura 4 No homem a fase de multiplicao das espermatcitos primrio permanece at idades avanadas do homem. A maturao aparece na puberdade e permanece durante todo o tempo sendo simultnea com a fase de multiplicao. Finalmente, na esparmatognese h uma fase de transformao, durante a qual as espermtides transformam-se nos espermatozides.

2) Os espermatcitos de segunda ordem sofrem a segunda fase da diviso meitica, dando origem s Espermtides. Por sua vez as Espermtides, sofrem

modificaes estruturais (fase de transformao) at adquirirem a estrutura do espermatozide adulto. H quatro diferenas bsicas entre a espermatognese e a ovognese. 1) Espermatcito de primeira ordem d origem a 4 Espermatozides aptos a fecundar o ovcito primrio d origem a apenas uma otide. 2) Na espermatognese alm das fases de multiplicao, crescimento e maturao, exista uma fase de transformao. 3) Na ovognese s se produz uma clula capacitada para reproduo a cada ciclo e na espermatognese milhes e milhes de espermatozides. 4) Enquanto no ovrio se produzem vulos de maneira descontnua no testculo os espermatozides so produzidos de maneira contnua. Ovrio Situado na pelve menor por trs das trompas, forma parte do ligamento largo. Possui uma forma ovide de dimetros: longitudinal que mede de 3 a 5 cm, o transversal de 2 a 3cm e o terceiro (a espessura) de 1 a 2cm. Apresenta variaes de dimenses na dependncia das modificaes fisiolgicas do ritmo sexual aumentando ou diminuindo de tamanho. A estrutura do ovrio apresenta uma superfcie esbranquiada um rgo plvico que no est revestido pelo peritnio, possui um epitlio prprio ( Membrana germinativa). Por baixo do epitlio h um tecido conjuntivo fibroso (a albugnea). Sendo sua superfcie algumas vezes lisa e outras vezes rugosa. Histologia do ovrio Ao corte histolgico do ovrio da criana se observa uma grande quantidade de formaes constitudas pelos ovcitos primrios rodeadas por escassa quantidade de clulas parenquimatosas cubides, de pequeno tamanho, concentricamente dispostas (clulas da granulosa). Estes ovcitos primrios constituem o folculo de Graaf que na puberdade desenvolvem-se, transformando-se em um folculo primordial. O tecido conjuntivo que rodeia o folculo por fora da membrana vascularizado, formado por clulas distribudas em camadas concntricas que constituem a Teca Interna. Por fora da teca interna h um tecido fibroso, avascular, a Teca Externa. No ovrio da mulher pubertria ou adulta, em qualquer fase do ciclo menstrual que se pratique um corte histolgico, se observa a presena dos seguintes elementos:

Folculos de diferentes tamanhos em cujo interior se encontra uma cavidade cheia de liquido (lquido folicular) e uma ovognia rodeada de clulas aplanadas (Clulas da granulosa)

Corpo Amarelo, formaes constitudas por membranas de cor amarelada, cujo interior apresenta aspecto hemorrgico. Corpo albicans resultantes da atrofia do corpo lteo, que ao envelhecer perde suas propriedades secretoras e transforma-se em um elemento fibroso.

Tanto o folculo como o corpo lteo so secretores de hormnios ovarianos o primeiro produzindo apenas estrgenos naturais (Estradiol, Estrona e Estriol, que so os promotores da feminilidade) e o segundo estrgenos e progesterona (promotora da maternidade). Desenvolvimento do folculo Quando examinamos o ovrio de uma recm-nascida observamos grande quantidade de folculos primrios rodeados por uma escassa quantidade de clulas parenquimatosas concentricamente dispostas. Quando os folculos primordiais amadurecem seus ovcitos primrios aumentam de tamanho, ao mesmo tempo, vo ficando rodeado por clulas epiteliais cubides de pequenas dimenses com protoplasma reduzido e ncleo, que recebe o nome de membrana Granulosa. Por for desta membrana se distribui o tecido conjuntivo, em forma concntrica constituindo a Teca interna. Este conjunto constitui o folculo primordial que a partir da cresce e amadurece continuamente as costas das secrees da granulosa e da teca interna. No folculo em fase de amadurecimento o ovcito primrio se mantm no centro de uma camada compacta de clulas da granulosa, que forma a coroa radiada. Entre o ovcito e a parede do folculo se forma pouco a pouco uma cavidade vacuolada que se enche de um liquido contendo estrgenos (Lquido Folicular).

Estrutura do ovrio
Ovcitos primrios

Figura 5 Estrutura do ovrio Microfotografia do ovrio de mulher na menacme, mostrando numerosos ovcitos primrios em diferentes fases de

desenvolvimento.

Folculo primordial

Figura 6 Folculo primordial em fase de crescimento, observar o crescimento acentuado do ovcito, rodeado pelas clulas da granulosa, e a ausncia de lquido folicular.

FOLCULO MADURO

Lquido folicular Clulas da `Granulosa

Ovcito primrio

Teca Interna

Teca Externa

. Figura 7 Folculo maduro - Microfotografia do ovrio mostrando em detalhes um folculo maduro onde se observam: lquido folicular (hormnios estrgenos), clulas da granulosa, da teca interna e da teca externa

Ovulao A ovulao nos mamferos um fenmeno que requer uma remodelao do tecido conjuntivo do ovrio para a eliminao do ovcito, modificao esta, provocada pelas gonadotrofinas hipofisrias. Vrias teorias tentam explicar a ovulao, a mais recente a da inflamao. Haveria um edema local que determinaria decomposio dos tecidos da parede do folculo, aumento da permeabilidade vascular local, migrao de basfilos e neutrfilos, bem com a liberao de prostaglandinas F2 pelos fibroblastos da Teca interna. Estes numerosos fatores seriam capazes de romper a aquiescncia dos fibroblastos que passam a um estado ativo, promovendo uma ao colangioltica que levaria a um amolecimento e adelgaamento da parede do folculo, provocando a expulso do ovcito, o que ocorre de maneira suave, gradual e progressiva.

OVULAO

Figura 8 Ovulao- Momento da ecloso do ovcito primrio. logo aps a ecloso que se inicia a primeira fase da meiose dando origem a um corpsculo polar, clula infrtil, e ao ovcito secundrio que uma clula frtil rica em nutrientes.

OVULAO

Fuso nuclear Formao do Polcito

Zona pelcida

Ov cito Primrio

Coroa radiada

Figura 9 - No momento da ovulao ocorre a 1a fase da meiose com a formao do ovcito primrio e o primeiro corpsculo polar.

Migrao tubria do ovcito O ovcito migra atravs da cavidade tubria, impulsionado pelos movimentos peristlticos da tuba, pelos movimentos ciliares das clulas do epitlio tubrio e pela corrente formada pela secreo das glndulas desse rgo

Figura 10 - Microfotografia do ovcito primrio logo aps a ecloso do folculo. Presena de alguns espermatozides rodeando-o

Inseminao a deposio dos espermatozides em contacto com a clula reprodutora feminina, podendo ocorrer de vrias formas: 1) Inseminao Natural feita atravs do coito com a deposio do lquido espermtico na vagina. Numa ejaculao, cujo volume de 4 a 6 cm, o lquido seminal lanado no regio inferior do fundo de saco vaginal e os espermatozoide, banhados pela secreo alcalina do lquido prosttico, nadam com movimentos prprio, atravs do canal cervical, onde algumas enzimas seminais facilitam sua progresso. Prosseguem rapidamente pela cavidade uterina at alcanar as tubas. A fertilizao ocorre, em mdia, 6 a 8 horas aps o coito, no tero mdio da trompa. Os espermatozides com vitalidade precria permanecem na vagina, cujo pH hostil (3 a 5), tornam-se inviveis aps 2 horas. Os que migram, movidos por um mecanismo de quimiotactismo alcalino positivo, atingem o canal cervical (pH 8 a 9) e tornam-se viveis. Os espermatozides dos mamferos requerem um perodo de maturao no aparelho genital feminino, denominado de capacitao, para que ocorra a reao acrossmica que os tornam capazes de penetrar no ovcito.

Natural

Coito

Figura 11 - Durante o coito os espermatozides sero depositados no fundo de saco posterior da vagina, de onde migraro para as trompas, impulsionados por mecanismos de quimiotactismo. (diferena de pH vaginal (3 a 5) e cervical (7)).

O ovcito, revestido pela zona pelcida possui trs glicoprotenas bem diferenciadas: ZP1, ZP2 e ZP3. O mecanismo de fecundao espcie especfica e dependente do reconhecimento destas enzimas pelos espermatozides. 2) Artificial Quando a inseminao feita atravs de manuseio especializado, podendo ser: Fertilizao in vivo Os espermatozides so colhidos atravs de masturbao, tratados atravs de tcnicas especiais para melhorar seu desempenho e a seguir so depositados no fundo de saco posterior da vagina, no perodo frtil da mulher (ovulao).

Artificial

In vivo

Espermatozid es

Figura 12 - A figura mostra uma inseminao artificial, durante a qual os espermatozides, aps enriquecimento, so depositados na cavidade uterina, de onde partem para as trompas em busca do vulo

Fertilizao IN Vitro (FIV) Faz-se uma estimulao dos ovrios com Gonadotrofinas e HCG para amadurecimento de vrios flicos, que so colhidos por puno ovariana guiada por ecografia. A seguir os ovcitos so colocados em contacto com os espermatozides numa placa de Petre e Incubados. Aguarda-se a formao do pr-embrio (mrula) e procede-se deposio de cerca de trs pr-embries na cavidade uterina. Artificial Fertilizao In vitro (ICSI) A tcnica de inseminao ICSI, usada quando o problema de esterilidade decorrente de oligoespermia acentuada. O espermatozide colhido no testculo e, atravs de micromanipulao, introduzido no vulo, espera-se que haja a formao do pr-embrio que ser introduzido no tero.

Figura 13 Fertilizao in vitro viso esquemtica da fertilizao (desenho esquemtico)


Ovcito secundrio

Pina para micromanipulao

Espermatozide na micropipeta

Figura 14 - A tcnica de inseminao ICSI, usada quando o problema de esterilidade decorrente de oligoespermia acentuada.

Figura 15 Ejaculao - Numa ejaculao so liberados milhes de espermatozides

Figura 16 - Muco cervical ovulatrio cristalizado, observ ar a f orma de f olhas de samambia.

Cristalizao do Muco Cervical no Perodo ovulatrio Muco cervical o vulatrio cristaliza-se em forma de fo lhas de samambia, bastante fluido com acentuada filncia (Forma fio s de cerca de 10 cm) e, s nesta fase, ovulatria permevel penetrao dos espermatozides. Ao encontrar o ovcito secundrio uma grande quantidade de espermatozides penetra na coroa radiada, secretam substncia que capacitam o vulo a tornar-se permevel, porm, apenas um poder atravessar a zona pelcida.

Fecundao Unio do vulo com o espermatozide ocorre, na maioria dos casos, no tero mdio da trompa. Um dos numerosos espermatozides que rodeiam o ovcito secundrio atravessa a zona pelcida, aps o que esta se torna impenetrvel aos demais.

Espermatozide

1 0 Polcito

Espermatozide

Figura 17 - Na figura da esquerda se observa a penetrao do espermatozide na da direita o incio da diviso celular do ovcito e do polcito(desenho esquemtico).

Apenas a cabea do espermatozide atravessa a zona pelcida, o colo e a cauda ficam presos e ficam fora da clula reprodutora feminina. Neste momento se inicia a segunda fase da diviso meitica e na da direita, ao mesmo tempo em que ocorre a 2 fase da diviso meitica do ovcito secundrio, acontece a diviso do corpsculo polar (polcito), apesar dessa ltima ser uma clula infrtil .

Figura 18 - Espermatozides em torno do v ulo.

Figura 19 - Microfotografia mostrando espermatozides penetrando na coroa radiada.

2 0 Polcito

v ulo maduro

Figura 20 Desenho esquemtico. O ovcito secundrio d origem ao 2o corpsculo polar e ao vulo enquanto o primeiro corpsculo formar mais duas clulas infrteis (desenho esquemtico).

Anfimixia a unio do proncleo feminino com o proncleo masculino (clulas aplides) para recompor o nmero normal de cromossomas da espcie (clula diplide). A cabea do espermatozoide se aproxima do centro do vulo e em sua massa cromtica evidenciam-se os cromossomas, constituindo o proncleo masculino, enquanto que a evidenciao dos cromossomas do ncleo do vulo ir constituir o proncleo feminino. O colo do espermatozide d origem a dois centrossomas que se colocam entre os dois proncleos e vo dirigir a cintica da formao ovular.
Proncleo fe minino 2 0 Polcito
0

Proncleo masculi no

v ulo maduro

Figura 21 - Unio dos dois pro-ncleos, masculino (ncleo do espermatozide) e feminino (ncleo do vulo) para formar a clula ovo (desenho esquemtico).

Incio da diviso da clula ovo Logo aps se inicia a diviso blastomrica. interessante notar que a ordenao quanto cintica do zigoto so uma funo masculina.

Preparao para duplicao dos cromosso mos

Figura 22 - Alinhamento dos cromossomas no equador da clula na preparao da duplicao do material gentico, constituindo o incio da primeira mitose da clula ovo (desenho esquemtico).

FASE OVULAR Migrao tubria do ovo Aps a fecundao do vulo no tero mdio da trompa, o ovo migra em direo cavidade uterina impulsionado pelos movimentos dos clios das clulas da trompa, pela corrente de secrees tubrias e pelo movimento peristltico da tuba. As secrees tubrias so substncias importantes tambm por seu papel nutritivo do ovo durante seu trajeto pela tuba.

Figura 23 - Trajetria da clula ovo at a cavidade uterina, durante a qual, continuam as divises mitticas para formao da mrula (desenho esquemtico).

Figura 22 - Nas primeiras 12 horas o ovo ainda no sofreu a primeira mitose, porm o processo de diviso j est se desenvolvendo(desenho esquemtico). FASE OVULAR

Duplicao celular, observar que as clulas filhas herdam parte do citoplasma da clula me, havendo uma reduo do tamanho da clula. Isto conseqncia da falta de nutrio externa. Nesta etapa da formao da mrula, as divises sucessivas do ovo, acarretam a reduo a reduo progressiva da gigantesca clula ovo s dimenses de uma clula normal do organismo. Durante este trajeto, o ovo se divide mltiplas vezes e se transforma em a esfera compacta de clulas, denominada de mrula, alcanando a cavidade uterina por volta do 7 ao 8 dia. Quando o zigoto alcana a cavidade uterina j se encontra no estgio de Blstula ou Blastocisto.

Corpsculos polares

Figura 23 1 - Fuso nuclear e duplicao dos cormossomas. 2 - Duplicao celular(desenho esquemtico). .

Figura 24 - Microfotografia mostrando a primeira diviso nuclear da clula ovo Incio da primeira diviso celular, observ ar a diviso nuclear (Microfotografia).
FASE OV ULAR

30 hor as

Estgio de 2 c lulas

Figura 25 - Representao esquemtica do ovo 30 horas aps a fecundao, primeira duplicao celular (desenho esquemtico).
FASE OVULAR - Estgio de 2 clulas

Figura 26 - Duas microfotografias com tcnicas diferentes, mostrando o ovo na fase de duas clulas.

45 horas

Estgio de 4 clulas

Figura 27 - Desenho esquemtico mostrando o estgio tetracelular do ovo nas primeiras 45 horas aps a fecundao (desenho esquemtico). FASE OVULAR (60 horas) Estgio de 8 clulas

Figura 28 - Microfotografia mostrando o ovo na fase de oito clulas, aps as primeiras 60 horas da fecundao.

FASE OVULAR

72 horas

Estgio de 16 clulas

Figura 29 - Desenho esquemtico mostrando o ovo no estgio de 16 clulas, o que ocorre 72 horas de aps fecundao. Esta fase recebe a denominao de Mrula por apresenta a forma semelhante de uma amora (desenho esquemtico).

FASE OVULAR - MRULA 6 dias

Posio do ovo

Figura 30 - Desenho esquemtico mostrando a posio do ovo na fase final da mrula. No sexto dia aps a fecundao, o ovo j est entrando na cavidade uterina. A mrula constituda por numerosas clulas formando uma esfera compacta.

FASE OVULAR BLASTULA OU BLASTOCISTO A formao do blastocito se deve penetrao de secrees tubrias e uterinas entre as clulas da mrula, As clulas so deslocadas para a periferia, transformando o que era uma esfera compacta em uma esfera oca. Estas secrees promovem a nutrio do ovo, (nutrio tubotrfica e, ao atingir a cavidade uterina, nutrio uterotrfica), permitindo o desenvolvimento e o crescimento do ovo. No stimo dia o ovo, j sob a forma de blastocisto, o ovo est pronto para penetrar no endomtrio (processo de nidao). O ovo j apresenta clulas diferenciadas, formando dois tecidos diferenciados: o embrioblasto e o trofoblasto. NIDAO OU NIDIFICAO DO OVO Para facilitar a penetrao do ovo na mucosa uterina, h necessidade da persistncia do corpo amarelo, cujas secrees iro transformar o endomtrio em um tecido nutridor, a decdua. A poro da superfcie do ovo (denominada trofoblasto) que fica em contacto com os tecidos maternos tem a propriedade de secretar substncias semelhantes tripsina, enquanto que a poro profunda, embrionria, no a possui. Esta camada celular com propriedades corrosivas o ovo, ao passar pelo endomtrio, provoque uma histolise local. Essa lise local, permitindo a fixao, a penetrao do blastocisto na decdua e sua nutrio.

Estgio pr-vilosa INCIO DA NIDAO 70 dia Blastocisto Embrioblasto T rofoblasto

Endomtrio

Figura 31 Mostra o blastocisto iniciando o processo de nidao (desenho esquemtico).

FASE OVULAR

Fase pr-vilosa Nidao 80 dia

Artrias Espiraladas

T rofoblasto

Citotrofobla sto Sinciciotrofoblasto

Endomtrio

Figura 32 - Fase inicial da nidao: Nesta ta fase o trofoblasto se apresenta sob a forma de dois tecidos: o sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto. O sinciciotrofoblasto atravs de ao enzimtica provoca lise na parede endometrial e penetra no tecido (desenho esquemtico).

FASE OVULAR
Fase pr-vilosa Nidao 100 dia Decdua Artrias Espiraladas

Embrioblasto

Citotrofoblasto

Sinciciotrofoblasto

Figura 34 - Observar que aps a penetrao do blastocisto o endomtrio sofre cicatrizao, recobrindo completamente o blastocisto. Este fenmeno de nidao semelhante a uma semente colocada em um buraco e recoberta de terra, ou seja, o ovo fica plantado no endomtrio (desenho esquemtico).

FASE DE EMBRIO 140 dia


Fase vilosa avascular Vescula vitelina

Lagos sangneos Embrio bilaminar

Incio da formao dos vasos das vilosidades coriais

Decdua Cavidade Amnitica Pednculo (cordo umbilical)

Incio da formao das vilosidades coriais

Figura 35 - Decdua f ormada pelas modificaes sof ridas no endomtrio sob a ao dos elev ados nveis hormonais que ocorrem durante a gravidez. O sinciciotrof oblasto ao provocar a lise da decdua, produz tambm leses nas artrias espiraladas, lev ando ao transbordamento de sangue destes v asos e a f ormao de lagos sangnea. Posteriormente, estes lagos se unem uns aos outros, f ormando um grande lago, denominado Espao Interviloso da Placenta (EIP).

Cavidade Amnitica Embrio bilaminar

Membrana Amnitica

Vescula vitelina

Figura 36 Fase embrionria bilaminar, mostrando a vescula vitelina, o mnio e a cavidade amnitica (desenho esquemtico).

Ectocerma (Em verm elho) Sistem a nervoso, epiderm e e seus derivados (Pele, unhas, esm alte e dentes )

Mesoderma (em amarelo) msculos, tecido conjuntivo, sistem as cardio-vascular e renal

Endoderma (em verde) epitlio de revestimento e glandular do tubo digestivo, fgado, vias biliares e vescula, pncreas, vias respiratrias, uretra e prstata, tireide, paratireides e timo. clulas germinais das linhagem de ovcitos ou esperm atozides

Figura 37 - Embrio trilaminar: Ectoderma, mesoderma e endoderma, mostrando o potencial funcional de cada tecido na formao dos diferentes rgos e sistemas do embrio.

Como j foi informado, sob a ao de elevados nveis de estrgenos e progesterona, o endomtrio sofre modificaes celulares e funcionais e recebe a denominao de decdua. A decdua basal a que se desenvolve abaixo do local de implantao do ovo e formar a placa basal (Placenta materna). A decdua capsular formada a partir do endomtrio que recobre o ovo e contribuir para a formao das membranas ovulares. A decdua parietal formada pelo endomtrio que reveste a cavidade uterina e, no incio da gravidez, no est em contacto com o ovo.

Desenvolvimento das Decduas

Decdua Parietal Decdua Capsular Decdua Basal

Figura 38 Localizao das decduas basal, situada por baixo do local de implantao do ovo, decdua capsular, que reveste ovo e a decdua parietal que reveste as paredes da cavidade uterina e no esto em contacto com o ovo (desenho esquemtico).

Com o desenvolvimento do embrio, h uma protuso do ovo para a cavidade uterina, preenchendo-a, a decdua parietal e a capsular se aproximam, entram em contacto e se unem, para formar uma nica decdua, a parietocapsular ou capsuloparietal.

Embrio com trs semanas

Embrio de 4 semanas

Figura 39 A direita, embrio na fase laminar com 3 semanas aps a fecundao e a esquerda, embrio com 4 semanas, observar a longa cauda, as brnquias, o crnio, o olho.

Embrio com 4 semanas

Figura 40 - Microf otograf ia de um embrio com 4 semanas, Observ ar os dif erentes elementos Anatmicos, o que possv el porque a pele s possui poucas camadas de clulas e ainda no ocorreu a o processo de queratinizao.

Embries entre 5 e 6 semanas

Embrio com 6 a 7 semanas


Broto dos membros superiores

Broto dos membros inferiores

Figuras 41 e 42 A direita foto de feto com 5 a 6 semanas e a esquerda Fotografia de feto com 6 a 7 semanas (microfotografias).

Feto com 5 a 6 semanas Esto presentes a placenta, a vescula vitelina, o alantide (que dar origem ao cordo umbilical), observa-se ainda, a protuberncia torcica provocada pelo corao fetal. O prolongamento caudal ainda est presente.

Outro detalhe a ser observado o desenvolvimento do olho e de outros elementos da face do embrio. Foto da direita, embrio entre 6 a 7 semanas de gestao, observar os detalhes da vescula ou saco vitelino e a formao da coluna vertebral. Nesta fase a proporo do comprimento do plo ceflico do embrio aproximadamente a metade de do comprimento total do embrio. Observa-se tambm a formao dos brotos que daro origem aos membros inferiores e superiores. Observa-se, ainda, o saco amnitico integro contendo no seu interior o lquido amnitico. Nesta foto observa-se o desenvolvimento da circulao cerebral, membro superior e cordo umbilical. Os brotos que devero desenvolver os membros superiores e inferiores j esto dando incio formao dos artelhos.
EMBRIO COM 6 A 7 SEMANAS

Na foto da figura 43, observa-se o desenvolvimento da circulao cerebral, membro superior e cordo umbilical. Os brotos que devero desenvolver os membros superiores e inferiores j esto dando incio formao dos artelhos. Observa-se, ainda, a protuberncia torcica provocada pelo corao fetal. O prolongamento caudal ainda est presente. Outro detalhe a ser observado o desenvolvimento do olho e de outros elementos da face do embrio.

Circulao cerebral

Circulao do membro superior

Olho

Proeminncia cardaca fetal

Vasos do cordo umbilical

Figura 43 Microfotografia de embrio com 6 A 7 semanas.

Fetos entre 5 1/2 e 6 semanas

Embrio com 7 semanas

Figuras 44 e 45 com 5 e a 6 semanas de gestao.

Nos embries das figuras 44 e 45 se observam: o saco amnitico ntegro, a presena de vilosidades coriais e o desenvolvimento dos membros inferiores e superiores. Observe como relativamente rpido o crescimento dos antebraos fetais entre a 6 e a stima semana.
Feto com 8 semanas Feto com 11 semanas

Figuras 46 e 47 fotografia de feto com 8 semanas e foto de ultra-sonografia de concepto com a mesma idade.

Compare a imagens das fotos acima. A primeira a foto de um feto com oito semanas de gravidez e a segunda e a foto de uma ultra-sonografia em tempo real. Veja a posio dos fetos semelhante e fornece uma boa idia para interpretao da imagem ultrasonogrfica.

Feto com 11 semanas

Feto com 12 semanas

Figuras 48 e 49

Apenas para efeito de comparao de desenvolvimentos entre fetos com idades gestacionais entre 11 e dezoito semanas. Observar a queratinizao ao lado do espessamento da pele, levando ao desaparecimento da translucidez observada em fetos de menor idade.
FETO COM 14 SEMANAS

Feto com 18 semanas

Figuras 50, 51 e 52 -

You might also like