You are on page 1of 16

Oficinas teraputicas NASF na Biblioteca Orob Mikail

Brbara Capelo Miranda - Terapeuta Ocupacional Fernanda Cristina Bento Psicloga


Lcia Hatsumi Sasaki Bibliotecria Guarulhos - SP 21 de novembro de 2012

Prefeitura Municipal de Guarulhos

Inaugurada em 17 de dezembro de 2008 Acervo atual de 6.902 exemplares

Situada no bairro Parque Mikail, entre as regies de Taboo e Invernada

Milanesi (2003): os 3 verbos informar, discutir e criar Petit (2008): a hospitalidade do bibliotecrio Caldin (2010): biblioterapia (catarse e identificao)

Portaria 154 Ministrio da Sade 2008; Objetivo de apoiar, ampliar, aperfeioar a ateno e a gesto da sade

na Sade da Famlia/Ateno Bsica, aumentando a resolutividade;


A discusso dos casos, articulao da rede e acompanhamento direto

populao so algumas de suas atribuies;


NASF Accio iniciou 2009/2010; Apia 13 equipes de sade da famlia (SF) em 3 Unidades Bsicas de

Sade: Accio, Belvedere e Primavera, no total de aproximadamente 58.000 habitantes;


Composio: 2 Terapeutas Ocupacionais, 1 Psicloga, 1 Nutricionista, 1

Assistente Social, 1 Educadora Fsica, 1 Fonoaudiloga.

Campo frtil O termo oficina nos remete a ideia de produo de subjetividades; de inventar, gerar, experimentar; de criar novas formas de relacionamento, aumentando a capacidade de fazer trocas e de exerccio de cidadania. Gera a possibilidade de participao na construo de atividades, favorecendo as trocas e resoluo de problemas comuns, atravs da reorganizao dos modelos de vida.

Durante o perodo de trabalho do NASF Accio na UBS

Belvedere e Primavera, tivemos enorme nmero de usurias da sade com queixa de sofrimento emocional (luto, separao) e/ou psquico (depresso, sndrome do pnico), com dificuldade de insero em espaos comunitrios e coletivos e com as redes sociais fragilizadas.
Em discusso com a equipe SF, direcionamos estas

mulheres para participar das oficinas teraputicas Outro Olhar em parceria com a Biblioteca Orob Mikail.

Objetivo: Acolher as usurias e oferecer espao de escuta; Estimular a interao das participantes, a formao de grupo e o sentimento de pertencimento; Estimular o empoderamento; Entrar em contato com materiais e experimentar novos fazeres; Fornecer novas formas de expresso e reflexo; Fortalecer as redes sociais, e Fazer o acompanhamento em sade mental.

Local: Biblioteca Orob Mikail Frequncia: Semanal (exceto feriados e dias de reunio interna) Tempo dos encontros : Cerca de uma hora e meia Durao do projeto: De maro de 2011 a junho de 2012 Atividades: Oficina de leitura; Oficina de origami; Oficina de encadernao artesanal e colagem.

Maro a junho de 2011: de carter fechado, baseadas na escuta da histria de vida das participantes e leitura de livros com temas que as auxiliassem a pensar sobre seus problemas e ajud-las a encontrar possveis respostas.

Novembro de 2011 a fevereiro de 2012: Grupo aberto, iniciando com dobraduras e a partir de ento elas contam sobre si, desejos e fazem planos.

Maro a junho de 2012: Grupo aberto trabalhando com encadernao artesanal e colagem, escrevendo no caderno uma nova histria de vida

No decorrer das oficinas, percebemos que:


A maioria das participantes apresentou melhora na autoestima; As tcnicas e trabalhos realizados foram compartilhados com seus

familiares e conhecidos;
Muitas retomaram atividades de trabalho e lazer Durante as oficinas, as participantes apresentavam o sentimento

grupal e o auxlio mtuo;


Houve

uma melhoria no acompanhamento de sade das participantes com maior frequncia, diminuindo das queixas;

A biblioteca tornou-se uma referncia na vida das participantes, As usurias apresentaram mais recursos para lidar com suas

questes.

Conclumos que:

Conseguimos atingir os objetivos propostos e oferecer uma nova forma de cuidado para as participantes e a possibilidade de voltarem a ateno para si. Puderam reestruturar o cotidiano e projetos de vida e fazer novos vnculos dentro de um espao cultural e comunitrio. O trabalho foi acompanhado e reconhecido pelas equipes de sade.

COSTA, Clarice Moura; FIGUEIREDO, Ana Cristina. Oficinas teraputicas em sade mental. Sujeito, produo e

cidadania. 2008. LIEDMANN, Marian. Exerccio de arte para grupos. 5 ed. So Paulo, 1994. YALOM, Irvin D.; LESZCZ, Molyn. Psicoterapia de grupo. Teoria e prtica. Porto Alegre.

Lucia Sasaki (11) 2408-4543 biblioteca.mikail@gmail.com Barbara Capelo Miranda nasfacacio@gmail.com Fernanda Cristina Bento nasfacacio@gmail.com

You might also like