You are on page 1of 2

Ut7

Oficina de Artes 12

Projecto Artstico
Estruturao, desenvolvimento e concretizao de um projecto artstico.
Prof. Antnio Marques. Escola Secundria de Santa Maria Sintra 2013/14

Introduo
A estruturao e o desenvolvimento de um Projecto Artstico afigura-se como um desfecho natural para o percurso desenvolvido na disciplina de Oficina de Artes ao longo do ano lectivo. Pretende-se com ele concretizar a oportunidade para desenvolver - individualmente ou em grupo - um trabalho de projecto cujo tema apresente a maior afinidade possvel com as reas de interesse de cada um, dentro de um nmero seleccionado de expresses artsticas. Esta proposta de trabalho implica assim a estruturao e desenvolvimento de um projecto numa das seguintes reas: Ilustrao/Comunicao, Design Grfico, Assemblagem, Fotografia ou Videografia. A escolha do tema ter de ter obrigatoriamente em conta a disponibilidade de instalaes e equipamentos disponveis e dos conhecimentos tcnicos adquiridos at ao momento.

reas de Expresso e Parmetros para o trabalho a desenvolver


A escolher uma de entre as cinco possibilidades abaixo indicadas

rea e Objecto/ Tema

Parmetros para o produto final


!Painis de sinaltica para a orientao de frequentadores e visitantes da ESSM. !Plano de implantao dos painis na escola (dimenses, contedo e localizao). !Prottipo de um painel informativo em tamanho real. !Ilustrao em suporte de grande gramagem, >A2, executada manualmente (texto includo) em tcnica similar de um autor escolhido (Ilustrarte). !Texto a apresentar: 25 de Abril 1974/ 2014 40 anos.

G/I G3/2

Pesquisa e trabalho preparatrio obrigatrio (formato digital)


!Exemplos de esquemas de sinalizao usados em edifcios pblicos (imagens). !Levantamento das localizaes essenciais da escola e seus trajectos (texto). !Ensaios para simbologia para os espaos, trajectos e direces (esboos, estudos grficos originais). !Ensaios de codificao pela cor (esboos, estudos grficos originais). !Enquadramento histrico do 25 de Abril de 1974 (texto), !Iconografia visual associada poca do evento (imagens), !Tipologia de cartazes criados para as comemoraes do 25/4 nos anos anteriores (imagens), !Apresentao do Ilustrador (presente na Ilustrarte 2014) a usar como referncia texto e imagens): (Biografia, descrio formal das caractersticas expressivas e tcnicas da sua obra, trabalhos representativos.

1
Design Grfico
Sistema de sinalizao para a escola

2
Ilustrao/ Comunicao
Cartaz comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril (principalmente dirigido ao pblico infantil/ jovem)

3
Vdeo
Um percurso pelo espao/ tempo em Sintra, Patrimnio Mundial (Parques e palcios) !Suporte digital em formato Mov ou Wmv. !Execuo obrigatria de trabalho de edio e montagem. !1:30 min. de durao.

G2/I
!Elaborao de um texto-guio com a narrativa/ aco para o filme (texto). !Elaborao de um storyboard com base num modelo descarregado da (internet), descriminando as cenas, personagens, aces, espaos, planos e sequncia (texto e imagem).

4
Fotografia
Percurso pelo espao/ tempo em Sintra, Patrimnio Mundial (Parques e palcios)

!Doze registos fotogrficos relacionados e sequenciados, impressos a 10x15cm. e montados em suporte rgido apto para exposio. !Adopo do trabalho de um fotgrafo reconhecido escolha (nacional ou estrangeiro) como referencial criativo. !Objecto tridimensional assemblado slido e pendurvel em parede ou tecto ou assentvel de forma estvel numa superfcie horizontal. Dever exceder um cubo de 30cm. de lado em todas as dimenses

!Apresentao do fotgrafo (diferente do escolhido na UT6) a usar como referncia (texto e imagens): (Biografia, descrio formal das caractersticas expressivas e tcnicas da sua obra, 2 fotografias/ensaios representativos. !Elaborao de um texto-guio com a narrativa/ aco para a sequncia de registos fotogrficos (texto). !Elaborao de um texto contendo a explicao do conceito de assemblagem, ilustrado com exemplos de trabalhos de autores representativos (texto e imagem). !Recolha de materiais e objectos a utilizar no trabalho e esboos de possveis solues finais.

5
Assemblagem
Sintra, espao mgico.

OA12 UT7 ProArt AM 2013-2014.docx Antnio Marques. Pg. 1/2

Metodologia e sequncia
(Comum a todos os projectos) Pesquisa e Trabalho preparatrio P
Tarefas especificas para cada projecto, descriminadas na tabela inicial.

Definio

Plano de trabalho PT
Texto enunciando as caractersticas e os objectivos gerais e especficos para o trabalho a realizar.

Produto Final PF
Objecto/ Produto que corresponda aos parmetros enunciados na tabela inicial.

Memria Justificativa + Anlise Crtica MJ-AC


Memria Justificativa: texto de justificao das opes tomadas na realizao do trabalho. Anlise Crtica: Texto de avaliao do resultado final, do percurso e da metodologia de trabalho utilizada.

Apresentao do projecto turma AP


Apresentao de 8min. expondo o produto final, as opes tomadas e o percurso de trabalho.

D
Indicao da rea e Objecto/ Tema a concretizar. Indicao da constituio dos grupos (se aplicvel)

2 Maio

5 Maio (PowerPoint)*

12 Maio (PowerPoint)*

19 Maio

19 Maio (PowerPoint)*

23 e 26 Maio

*Este ficheiro PowerPoint ir sendo construdo com as tarefas solicitadas e servir como base para a apresentao final. Denominao do ficheiro: OA12 UT7 Ana Santos 02.ppt

Avaliao
C PT P PF AP MJT VA
Conceitos: Projecto/ Metodologia e Gesto de projecto/ Conceitos implicados no projecto individual Plano de Trabalho: Fundamentao da escolha/ Pertinncia e originalidade da ideia/ Clareza dos objectivos Pesquisa e trab. preparatrio: Pertinncia/ Amplitude/ Profundidade/ Referencia de fontes Produto Final: Criatividade/ Qualidade Funcional-Grfica-Plstica/ Resultados face aos objectivos iniciais Apresentao: Clareza na exposio e argumentao/ Timming MJ e TAC: Terminologia/ Capacidade de anlise e produo de juzo critico face ao trabalho realizado Metodologia de trabalho/ Autonomia/ Empenho/ Completude (CM - Cotao mxima, AA Auto avaliao, AP Avaliao do professor). Total

CM

AA

AP

20 10 50 80 20 20 20 200

Calendarizao 12P (blocos de 90min.)


! 12M Abr 28 Mai 2 D Out 5 PT 9 Out 12 P 16 Mai 19 PF MJ
TAC

Mar 23 AP 26 AP

Jun

Pesquisa: Metodologia de Projecto: www.sala17.wordpress.com/2010/10/13/trabalho-de-projecto-um-pouco-de-teoria/ Sinaltica: www.behance.net/gallery/1058105/Jardim-Portas-do-Sol-Sinaltica | www.behance.net/gallery/10451471/Sistema-de-Sinalizacao-CentroCongressos-do-Estoril Cartaz: www.sonjadanowski.com | www.rebeccadautremer.com | www.chiaracarrer.com | www.diegobianki.com/es/perfil.php | www.andreletria.pt | www.johannabenz.de | www.ilustrarte.net | www.palusinka.com | www.martinjarrie.com Vdeo: sala17.wordpress.com/category/video/ | http://vimeo.com/groups/experimentalvideoart/videos/92970645 | http://vimeo.com/groups/experimentalvideoart/videos/92389583 | Fotografia: www.xavierrey.com/crbst_185.html | www.josefhoflehner.com/portfolios.html | www.fotoclubef508.com/blog/#comments | www.professionalphotographer.co.uk/Magazine/Photographic-Inspiration/100-most-influential-photographers-of-all-time Assemblagem: sala17.wordpress.com/category/assemblagem/

OA12 UT7 ProArt AM 2013-2014.docx Antnio Marques. Pg. 2/2

You might also like