You are on page 1of 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 28 de Abril 2014 Ano IV N.202 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

PREMIER J SABE O CAMINHO

Visita nossa Gente


6 anos do Estrelas do Norte
4

Temos + Artistas


8

17




2 . Nossa gente

28 Abril 2014

Viva
Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com No seculo XIX, quando a unificao de Italia estava ainda a solidificar-se, os defensores da unio escreviam nos muros Viva VERDI. Verdi era um compositor Italiano que, na altura, era muito popular, mas VERDI significava Viva Victor Emanuel Rei de Italia. Bastante espertos no eram? Por que e que estou a falar sobre isto? Porque parece que Silvio Berlusconi falou de mais. Segundo o Globe and Mail, o politico disse que para os alemes, os campos de concentrao da segunda grande guerra nunca existiram. Ora isto o que se chama um argumento desnecessrio. Falar sem pensar comum. No entanto, quando se tem um grande microfone frente e se conhecido, devia ter-se mais cuidado. Todos sabem que as geraes actuais tm consciencia do que se passou, e sentem uma grande vergonha da histria da Alemanha ficar para sempre manchada. Na verdade, os alemes pedem desculpa sempre que podem, e prestam homenagem s vtimas sempre que podem. Falar disso s porque muitos pases se sentem pressionados pela Alemanha vergonhoso. So atitudes e comentrios como estes, que ditam e revelam os polticos medocres e inferiores. Se querem falar de economia falem de economia. Mas, por favor, deixem o lixo porta. AT PARA A SEMANA!

Zumbidos de campanha eleitoral

Ir atrs dos Partidos da Oposio com... vinagre


Zumbidos de campanha eleitoral parecem estar a aquecer no Ontario. Dois anncios do Partido Liberal a jeito de ataque fazem parecer tudo com uma campanha eleitoral na provncia. A verdade que o actual governo minoritrio vai apresentar o seu oramento - o terceiro de seu mandato actual - em 1 de Maio. Como nos oramentos anteriores, os Liberais de Kathleen Wynne vo precisar do apoio de um dos partidos de oposio, a fim de permanecer no poder. Chega a parecer, assim, que em vez de tentar atrair os partidos da oposio com mel... os Liberais vo atrs deles com... vinagre. H fontes que dizem saber que Andrea Horwath e seus assessores mais graduados j tomaram a deciso de puxar o tapete ao governo liberal minoritrio e ir para uma eleio na primavera. Numa ltima anlise, esperam o que as pesquisas de opinio podem ditar. E a decidir, ento, se o NDP vai apoiar ou opor-se ao oramento de 01 de maio. O problema agora que as pesquisas, pelo menos as que vo sendo publicadas, so um pouco confusas. A EKOS realizou uma pesquisa, entre 27 de maro e 03 de abril, logo que as alegaes sobre as fbricas de gs foram feitas, e

encontrou os liberais frente com 32 por cento, com os NeoDemocratas, em segundo, com 29 por cento e os conservadores em terceiro, com 27 por cento, como acentuou o analista de votao Eric Grenier. A Forum, entretanto, realizou uma pesquisa, mais recentemente, em 7 de abril, e encontrou os Conservadores a surgirem frente com 38 por cento, 31 por cento para os liberais, e apenas 23 por cento para o NDP. Se essas pesquisas se tornarem mais claras e mais favorveis para o NDP, o Ontrio poderia estar a ir s urnas eleitorais to cedo quanto 26 de junho. Vamos esperar para ver.

*Como nos anos anteriores, tudo parece estar nas mos do NDP

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Agora tambem em Bradford!

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Na semana passada, os liberais lanaram dois anncios considerados de ataque. Primeiro contra os Conservadores. Os segmentos, postados na pgina de Ontrio Liberal YouTube, so um pouco fracos, na opinio de algyuns analistas. O comentarista e consultor de comunicao poltica, Gerry Nicholls, considera mesmo que se trata de um caso clssico do que no se deve fazer em anncios de ataque. Independentemente da sua qualidade, poderia esse anncio ser como que um prenncio de uma eleio na primavera? O facto de Tim Hudak, do PC, dizer que eles no tm a inteno de apoiar o documento que dever incluir milhes de dlares para sectores de trnsito e atualizaes de transporte, um plano de penso de Ontrio e uma promessa de no aumentar os impostos de renda sobre assalariados de renda mdia.

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

NDP como curinga

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

O NDP seria assim o curinga. Nos dois ltimos oramentos acharam que deveriam manter o Governo no Poder. Desta vez, porm, chega a parecer que o NDP se est a preparar para uma eleio. H dias, o Toronto Star informava que os neodemocratas tinham programado dois dias de treino intenso para potenciais voluntrios em Toronto.

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)
Sporting FC SOCCER AcADEmy
MARCH 2014

t nd he bes a s t u Join n from r lea

014 2 k ea r B ch r a M
w .s ww por fc ting .ca

Flights (Toronto/Lisbon/Toronto) All inclusive accommodations at Sporting CP Academy, Alcochete Ground transportation

PORTUGAL Soccer TOUR

JOIN US!

/spo

r t in

g fc

REGISTE R NOW

Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Limite d SPACE availa ble

Equipment washed daily Practices led by Sporting CP Coaches and games against Sporting CP Teams/Academies

Tours of Lisbon, Sporting CP Museum & Alvalade XXI Stadium LIVE game: Sporting CP vs. FC Porto @ Alvalade XXI Stadium Opportunity to meet & greet Sporting CP professionals & youth teams A lifetime experience!

28 Abril 2014 EDITORIAL

Material Editorial . 3
A Publicidade, em todas as suas dimenses, esteve sempre na primeira linha do Progresso. Ajudando a entender e a escrutinar qualidade e a melhorar at o relacionamento entre o vendedor e o comprador. Entre o produto ou o servio que se tem de consumir... e aquele que o tem ou produz. Cabe, assim, tambm a quantos prestam esse servio e ns, como Jornal semanal, o primeiro a surgir entre os outros, segunda-feira, estamos em boa posio - melhorar o sistema, apostar na criatividade e apresentar qualidade na forma de fazer passar a mensagem. Dar-lhe a roupagem necessria para que o produto seja entendido na sua mxima importncia. Servir-se da Imprensa e da Rio, certamente - para apalpar o pulso comunidade, para saber o que se passa entre ns, bom e salutar. Como ser bom e salutar entendermos a Imprensa na sua verdadeira dimenso. Importante ser tambm entend-la como meio de divulgar os nossos produtos, os nossos servios, que so, afinal e por essa mesma via - o pulsar do corao da grande comunidade empresarial que j vamos tendo. Falar nisto, aqui e agora, mais no do que lembrar mais uma das nobres misses de um Jornal como o nosso. Ganhamos dinheiro, com isso, como evidente. Mas... faz tambm com que outros ganhem dinheiro e prestgio. E no deixa de mostrar pelas imagens e pelas palavras a fora que uma comunidade como a nossa j vai tendo. Fora que pode ainda ir mais longe no nosso desejo geral de andar mais em frente. Uma comunidade vibrante e progressiva precisa tambm desta importante componente da Informao. A Publicidade ao servio do comrcio e do pblico em geral.

A Publicidade ao servio da Comunidade

J o dissemos algures. Repetimo-lo por aqui, certos como estamos de que tambm entre ns neste ABC, que j vai entrar no quinto ano de publicao tem razo de ser. que, de facto, so cada vez mais as empresas e as companhias que confiam nos nossos servios para publicitar os seus produtos. Entendem que os tempos de hoje so de moldes a fazer da Publicidade uma arma de efeitos seguros na luta por maiores vendas. E da no vem mal ao mundo... antes pelo contrrio.

Ontemdissemos...

Um Jornal feito do que a actualidade local nos trouxe e deu. Imaginem que at um Jornal como o nosso, onde pontifica tudo menos guias, a Direco achou por bem trazer a primeiro plano a notcia (com fotos e tudo) do BENFICA CAMPEO. E dissemos mais. Dissemos que a malta quase parou. A malta de l e de c. A malta que se habituou, h muitos ou poucos anos... a gostar do Benfica e do que ele representa. Noutros domnios... voltamos todos a sacrificar tradio. E achmos interessante o facto de vtiios Clubes e Associaes trazerem a primeir plano o Beijar da Cruz, o Compasso que veio de longes terras, deu a volta ao Mundo, e parou por aqui. Ou melhor, aterrou aqui... j que vai continuar para outras terras. So tradies que nasceram connosco e que vo ficando por a. Como estamos em poca disso... falmos em Folares da Pscoa. E achmos piada e interessanete que um dos nossos Centros de Compras a Galleria Mall tivesse posto em equao o

facto de se aliar a uma casa de mediadores em vendas de imveis... para distribuir os seus Folares de Pscoa. E os folares foram to smente umas quantas bicicletas, que contemplaram trinta ou quarenta meninos e meninas. Ns... no tivemos nenhuma. C fora, no nosso estilo de emparedar fotos e poucas palavras, no trouxemos muitos mais temas, no. Mas l dentro, at avanmos com uma entrevista ao novo Embaixador da Crocia. No sabem quem ? Pois... o cnsul Jlio Vilela, que nos vo tirar j... para o mandar para Zagreb. Mauzes! Ns at precisvamos dele! J sabemos e contamos: no bvai haver muito sangue novo no prxuimo Conselho Citadino de Toronto. Os actuais vereadores esto quase todos a candidatar-se de novo. A este propsito, contamos que Ana Bailo, no seu af de chegar aos mais novos, e por eles aos mais velhos, fez concurso procura do ovo... E os meninos ficaram super-satisfeitos. Bem... e mais no dizemos, porque seno no valeria a pena ler (j que contvamos tudo...) CG

Habitualmente, so as eleies europeias que conhecem as maiores percentagens de absteno, no apenas em Portugal, como no resto da Europa e este ano, pelo facto de coincidir com as grandes festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, mais um factor acrescido que faro com aquela taxa suba ainda mais. Importa, no entanto, perceber qual a importncia daquelas eleies para a vida de todos ns, a comear pela agenda do mar na Europa, que os Aores e Portugal no seu todo devem empenhar-se no rumo que ser dado ao Tratado de Comrcio Livre com os Estados Unidos da Amrica. Os Aores tero a um papel fundamental, sendo necessrio lutar pela manuteno do conceito das ultraperiferias na Unio Europeia. determinante debater nesta campanha eleitoral os aspectos relacionados com as pescas, havendo a necessidade de se realar a importncia do potencial do mar para os Aores, bem como continuar a defender iniciativas de longo alcance, como a catalogao das zonas geograficamente sensveis, que agora so chamadas ecossistemas vulnerveis, para alm das 200 milhas, e com proteco no acesso pesca, realando-se aqui o trabalho aturado pelos ltimos Deputados aorianos Duarte Freitas e Maria do Cu Patro Neves. H, por isso, que acompanhar com grande ateno o debate sobre os conselhos consultivos regionais de pescas, tendo em vista defender a posio dos pescadores aorianos na criao de um conselho consultivo especfico para as regies ultraperifricas, j que acabou o programa de apoio direccionado apenas para o sector, como acontecia at aqui, sendo imprescindvel trabalhar na reviso das quotas de capturas de algumas espcies de pescado, um processo que tem grande importncia para os pescadores dos Aores. Por outro lado, o sector agrcola ser um dos temas em que a posio de Portugal ser fundamental para que o nosso pas no fique merc dos donos da Europa Comunitria e ter de constituir uma prioridade no trabalho a desenvolver no

Qual a importncia das eleies europeias?

Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

Refugiados e... refgio


O Canad est, de novo, a abordar questes que tm a ver com os Refugiados. Um tema quente, numa altura em que todos o abordam. Um tema quente que se entrechoca, afinal, com uma certa crise que ainda prevalece... mas que , de facto, mais dura em certos pases que todos ns conhecemos. A origem dos pedidos de asilo e de refgio tem forte representao de frica e sia. Mas os grandes pases de destino continuam a ser os da Europa ocidental e os Estados Unidos e o Canad. o mundo dos que fogem fome, s guerras ou s perseguies. H, assim, dois mundos. Aquele donde as pessoas querem sair. E o outro dos chamados eldorados... que s vezes s o so no papel. Afeganisto, Iraque e Somlia foram os pases de onde tm vindo a surgir mais pedidos de asilo. No primeiro caso, uma interveno militar estrangeira em 2001, a pretexto da guerra ao terrorismo, derrubou um regime e prometeu a construo de um Estado democrtico. Passados estes anos, a violncia a regra e as esperanas de um futuro decente so mnimas para muito afegos.

Parlamento Europeu, j que se trata de uma matria muito sensvel para ns aorianos, pelo que os Deputados das ilhas devem ter uma ateno redobrada no acompanhamento dos complexos dossiers neste mbito. Nesta campanha eleitoral, ser importante conhecer o compromisso dos candidatos aorianos integrados nas listas nacionais, tanto na do PSD e CDS e na do PS, em ordem a perceber-se como se posicionam face ao estatuto de Regio Ultraperifrica e como pensam actuar no sentido do mesmo ser protegido e assegurado, uma vez que essa condio que depois permitir a existncia de excepes e de compensaes acrescidas que os lavradores, agricultores e pescadores dos Aores possam beneficiar. Por outro lado, h que desde j defender a necessidade de uma diferenciao dos produtos aorianos, mormente no que diz respeito ao leite e seus derivados, apostando na sua qualidade excepcional a todos os nveis, e assegurando o seu acesso a apoios cientficos que reforcem a ideia de qualidade junto dos consumidores, mas tambm apoios para a sua promoo e para a sua divulgao no grande mercado do espao da Unio Europeia. Em toda a Europa e mormente nos pases da Unio, a agricultura hoje um sector dinmico e com uma cada vez maior valorizao e capacidade de resposta aos desafios actuais, pelo que importa ter uma estratgia bem definida. Se assim no for, o final do regime das quotas leiteiras poder constituir um srio revs no apenas para a lavoura dos Aores, como tambm para os impactos extremamente negativos para a indstria de lacticnios, pelo que se deve prevenir essa eventual situao, sob pena de termos que fazer face a uma crise sem precedentes na economia regional. Como se v, a importncia destas eleies so determinantes para o nosso futuro e importa assegurar a defesa permanente dos interesses dos Aores junto da Unio Europeia. Por isso, cada voto ser uma fora acrescida para os nossos Deputados.

No segundo caso, tambm uma interveno militar em 2003 a pretexto da guerra ao terrorismo, fez a substituio de uma ditadura por um cos que s agora comea a dar sinais de mudana, e h iraquianos que preferem sair do pas. No terceiro caso, o drama velho de 20 anos e est relacionado com o fracasso do Estado, o que gerou um territrio sem lei, que s merece a ateno da comunidade internacional porque pode tornar-se uma base para terroristas ou porque acolhe os piratas que pem em risco a navegao no ndico. Os pases para onde toda a gente quer ir so pases ricos. Pases multiculturais, onde os deserdados se imaginam bem acolhidos. E, no entanto, no basta acolher gente perseguida para tranquilizar as conscincias. Por cada pessoa que consegue asilo, existem outras que sofrem a mesma fome, guerra ou perseguio. Enquanto houver dois mundos, um democrtico e outro arbitrrio, um prspero e outro pobre, tudo em combinaes vrias, nenhuma conscincia pode dormir tranquila. Nenhuma conscincia. Mesmo a nossa. Que pensa nada poder fazer e que no teve culpa de nada, como vamos dizendo a toda a hora.

Premier do Ontario esteve na comunidade portuguesa. Escolheu a Oakwood, onde se avistou com um empresrio inovador, Jack Carvalho, e onde teve ocasio de ver o entusiasmo e o apreo que a comunidade parece ter pelo seu

Premier do Ontario esteve

4 . Comunidades

28 Abril 2014

trabalho. Presente Cristina Martins que est a tentar a eleio para o Queens Park. E viu at um pouco do nosso folclore, com o Rancho Amigos do Minho, e a expresso musical do nosso povo, com a Banda do Sagrado Corao de Jesus.

Banda do Sagrado Corao de Jesus que a recebeu. Msica e Folclore a animar uma tarde que prometia muito em

conversas entre amigos. De resto, Mike Colle, que esteve por ali, ps como o dedo...

Naturalmente que acompanhmos a visita. E tivemos oportunidade, afinal, de anotar o apreo que Kathleen Wynne parece ter pelo povo em si e, vamos l, pela comunidade portuguesa em geral.

O nosso Folclore. A nossa maneira de ser. A certeza de que tambm trazemos para aqui alguns dos nossos usos e costumes. O Rancho Folclrico Amigos do Minho, com

Octveio Barros em grande, foi a porta de saudao no Jacks 24 Eatery. E, antes, na Jacks Bakery, foi, afinal, a

na Comunidade Portuguesa
* A Oakwood encheu-se de gente e ouviu falar de ns, Portugueses
perguntas. Fizemo-las de longe... e a Premier e ainda bem respondeu de longe, entendendo a nossa maneira de fazer Informao... e respondeu at pergunta sobre o que que sdabia da comunidade portuguesa. Falou o suficiente para entendermos que nos conhece bem... e at sabe o nome de uma das mais novas que estava por ali. Sim, sim, a verdade que estivera antes a falar com os mais novos, conheceu a Isabela e v de a chamar pelo nome, ento falando em publico. E ns prprios de longe, repete-se perguntmos-lhe o que que ela pensa dos mais novos votantes. Que ainda o no sero, mas que o vo ser. O importante que esses jovens votantes e olhava, at, para os netos do Jack Carvalho tenham um futuro risonho. Que tenham um nos nossos hbitos, falando no bacalhau... e no vinho verde.

28 Abril 2014

Comunidades . 5

A nossa gente assim

O orgulho de Cristina Martins


No final, era Cristina Martins a dizer-nos do seu orgulho em ter levado a Premier a entender melhor a nossa gente. Foi um evento com bastante sucesso. Como luso-canadiana, sinto-me bastante orgulhosa por poder trazer a nossa Premier aqui Davenport, rea que eu quero representar. Acho que foi ptima a recepo que o Jack Carvalho e o seu filho Jason nos proporcionaram. Ela ficou bastante contente com a recepo que teve... No final, disse-nos que tivemos a oportunidade uma coisa que bastante importante para mim de a trazer Comunidade Portuguesa e demonstrar-lhe o grande valor que a nossa comunidade tem nesta Provncia. Pois. Assim sendo, foi, de facto, uma jornada de interesse tambm para a comunidade em geral.

O general Garcia dos Santos, que veio para as celebraes do 25 de Abril, entendia a nossa maneira de ser e a nossa maneira de receber. Penso que o esprito que junta esta gente toda , de facto, uma coisa que se mantm nos Portugueses, quaisquer que sejam os stios onde eles se encontrem. Era a sua viso de tanta e tanta gente que compareceu naquele zona da Oakwood, a saudar a Premier do Ontario e a vibrar com tudo o que se ia passando. E, depois, at por ali se ouviu o Hino Portugus pela Banda do Sagrado Corao de Jesus que antes tinha entoado o Hino Nacional Canadiano. Ouvidos, um e outro, com o mximo

Morreu Dan Heap - O Poltico em quem o Povo confiava

respeito, e at, aqui e alm, cantado por alguns dos presentes. Cristina Martins era como que a anfitri, j que est a tentar ganhar o lugar de deputada provincial pelo Partido Liberal, de que candidata. Como luso-canadiana, tenho muito orgulho da minha comunidade e todos os contributos que a comunidade tem feito, sejam eles econmicos, polticos ou sociais para a nossa cidade e para a nossa provncia. Para Cristina Martins, trazendo a nossa Premier Davenport, no podia deixar de a trazer comunidade portuguesa, no poderia deixar de dar nota, tambm lder, do grande valor que a nossa comunidade tem nesta cidade e nesta Provncia.

emprego. Era importante que a Isabela (a tal jovem...) tenha trabalho quando chegar a sua altura. Que tenha hipteses de escolher o seu trabalho, quando chegar ao seu tempo. Este o Governo que ns queremos. Que consiga proporcionar a todos... um sentido de vida.

O que que Kathleen sabe da comunidade portuguesa?

Um certificado para Jack Carvalho


E Kathleen Wynne, que esteve primeiro na Jacks Bakery e, depois, atravessando a p a Oakwood, esteve no Jacks 24 Eatery... compreendeu o momento de Cristina, a quem

E ns, ainda c de longe, a perguntar o que a primeiraministra provincial sabia da comunidade portuguesa. Para alm de palavras de circunstncia... foi-nos dizendo quase que tinha um bom cicerone na pessoa de Charles de Sousa. Sei de facto muito sobre a comunidade portuguesa, sei quanto fortes vocs so e sei o que tm feito para construir esta Provncia. J no fim... ainda tivemos oportunidade de sondarmos algo do que se pode vir a passar na apresentao do oramento...

Com 88 anos, faleceu Dan Heap. Era um Poltico e um Homem, que sempre inspirou a maior confiana no povo. Com o seu trabalho honesto, fez com que o povo o respeitasse e acreditasse! A sua morte , sem sombra de dvida, uma enorme perda para a Justia Social e a Democracia! Homem de firmes convices, vereador, membro do parlamento, sindicalista, religioso, pacifista - participou activamente em muitas manifestaes a favor da paz - e era, primeiro do que tudo, um homem de bem, que com o seu trato simples fazia com que dele se aproximassem, para dialogar, perguntar e aprender. Por nossa parte, conhecemos Dan Heap h muitos anos, ramos como que uma jovem aluna de uma aprendizagem poltica que me fascinava, tendo pouco antes comeado a minha caminhada na Associao

Democrtica, que foi, para mim, e decerto para muita gente, uma verdadeira escola! Dan Heap visitava a velhinha Associao muitas vezes, e sempre nas datas mais significativas, nos momentos em que apreciavamos ainda mais as suas palavras e palestras. Que eram, afinal, autnticos dilogos e conversaes, transbordantes de humildade. Ele era o Professor, que dava lies, sem se aperceber que os seus notves ensinamentos marcavam para sempre quem o ouvia. E hoje, ao lembrar a sua integridade, deixamos votos aos seus seguidores (que os h) que o seu exemplo renove as as suas foras, para reafirmar orientaes e inspirar a todos, que conheceram Dan Heap, o verdadeiro senso de justia! A sua morte , sem sombra de dvida, uma enorme perda para a Justia Social e a Democracia!-CB

saudou, uma e muita vez. Entregou, entretanto, ali mesmo, um certificado a Jack Carvalho e familia presente. Um certificado a anotar, afinal, o grande apreo que nutre pelos empresrios em geral. Para o jornalista no houve muita hiptese de fazer

na votao do Oramento, melhor dizendo... com a hipotese do NDP ser como que o fiel de balana, no dia 1 de Maio. Entendeu dizer-nos que esperou que o NDP concertasse tudo com o Partido do Governo e que at ao dia 1 de Maio, tudo ainda possvel.

6 . Comunidades McDonald`s em foco

28 Abril 2014

A agora anunciada suspenso ocorre depois de a televiso pblica CBC ter revelado casos em que McDonalds despediram trabalhadores canadianos para contratar trabalhadores temporrios estrangeiros. O Governo canadiano anunciou, na quinta-feira, a suspenso do programa que permite que trabalhadores estrangeiros trabalhem temporariamente no pas no setor da restaurao face multiplicao de denncias de irregularidades. A suspenso ocorre depois de a televiso pblica CBC ter revelado casos em que McDonalds e outras cadeias de fast food despediram trabalhadores canadianos para contratar trabalhadores temporrios estrangeiros com salrios mais baixos Aps meses de denncias, o ministro do Emprego do Canad, Jason Kenney, anunciou uma moratria imediata ao acesso do setor do servio alimentar ao Programa de Trabalhadores Temporrios Estrangeiros.

Suspenso parte do programa de trabalhadores temporrios estrangeiros


portuguesa, como alertou, h dias, o empresrio lusocanadiano Jack Carvalho, proprietrio de um centro de formao em Toronto. A deciso da tutela de suspender os processos de contratao de imigrantes temporrios estrangeiros no traz nada de bom, considerou o empresrio, comentando a opo do Governo depois de vrias denncias de abuso no programa. Jack Carvalho, proprietrio de duas unidades de restaurao diz que a medida vem prejudicar os profissionais que no vo poder renovar os contratos. Todos os profissionais que esto nesta situao de contratados ficam com as vidas profissionais e pessoais prejudicadas, e sem futuro, porque tero de regressar a Portugal, afirmou o proprietrio da padaria e pasteleira Jacks Bakery e do restaurante Jacks 24 Eatery, ambos localizados em Toronto. O ministrio do Trabalho canadiano no vai autorizar vistos de trabalho temporrio no setor da restaurao. necessrio um parecer do mercado de trabalho para emitir uma autorizao de trabalho temporrio para um estrangeiro, bem como, qualquer empresa do ramo da restaurao que j obteve um parecer favorvel do ministrio do Trabalho, mas que a vaga ainda no est preenchida, ser-lhe- negada. Estas novas medidas vo obrigar os empresrios a dar uma nova formao

Empresrio luso-canadiano contra proibio

A deciso do Governo canadiano de proibir a contratao de imigrantes temporrios estrangeiros vai afetar a comunidade

Habitao Social sem cabea

O despedimento de Gene Jesus envolto em controvrsia


O presidente da Toronto Community Housing, Gene Jones, acaba de deixar o lugar, devido entrega de um relatrio comprometedor, no incio desta semana. Gene Jones deixou a Toronto Community Housing (TCH), tendo recebido uma indeminizao de 200 mil dlares. A deciso foi de mtuo acordo, segundo um porta-voz da direco da TCH, depois de uma reunio efectuada esta manh. A reunio foi a resposta imediata a um relatrio com um clausurado de incumprimento, que envolve executivos da organizao, contratos e promoes, onde se inclui Gene Jones: Tambm foram enumeradas diversas situaes de conflito de interesse. A provedora, autora do relatrio, fez 12 recomendaes que foram aceites pela direco da TCH. Rob Ford confessou estar desapontado pelo transtorno que esta situao causou a vrios residentes da organizao comunitria. Recorde-se que a TCH um das maiores organizaes do Canada, possuindo cerca de 117 mil residentes em 58.500 mil casas e apartamentos, em toda Grande rea de Toronto. Acusaes e faltas Durante o tempo de administrao de Jones, o sector da reparao continuou a crescer, atingindo cerca de 860 milhes dlares. A lista de espera para as unidades de habitao a preos acessveis no TCHC atingiu um ponto mais alto, em 2013. Enquanto alguns inquilinos elogiam as suas formas de actuar, alguns vereadores disseram que as suas decises de limitar e centralizar os contactos criaram questes que dificultaram as relaes .

aos novos empregados, um problema para Jack Carvalho visto que as escolas tcnicas canadianas no do cursos de especializao em cozinha e pastelaria portuguesa. As escolas tcnicas canadianas do cursos genricos de hotelaria, onde o profissional tem sempre que procurar locais de trabalho adequados cultura da sua origem para poder ficar mais perto da realidade que idealizou no seu campo de trabalho, concluiu. Num comunicado divulgado na quinta-feira noite, o ministro do Trabalho disse que no sero tolerados mais abusos no Programa Temporrio de Trabalhadores Estrangeiros.

O vice-mayor Norm Kelly disse que, desde que o relatrio do Provedor de Justia foi lanado, a preocupao tem sido evidente entre os moradores que vivem atualmente em habitao TCHC. Greg Spearn, um executivo do setor imobilirio, foi colocado como CEO interino. Spearn ocupou, anteriormente, o cargo de vice-presidente e chefe de desenvolvimento e levou a resposta de TCHC tempestade de gelo. Foi contratado em setembro de 2012 e ganhou 189.322 dlares em 2013. Kelly disse que admira Jones pela sua tica de trabalho, mas disse que o funcionamento da organizao foi prejudicada por seu uso arbitrrio da autoridade. O conselho se reuniu porta fechada, sexta-feira para discutir o relatrio. Jones no estava presente na reunio. Cerca do meio dia, o conselho realizou uma sesso pblica em que Purves abordou a situao. Cerca de 40 membros do pblico mostraram-se geralmente divididos entre defensores e detractores de Jones. Bonnie Booth, um residente TCHC, fez circular uma carta elogiando Jones, que dizia em parte, que Mr. Jones

um homem de ao, com um corao de ouro . Susan Gapka , outro morador TCHC e defensor dos inquilinos, expressou preocupao com a organizao em TCHC e, finalmente, elogiou a deciso do conselho. Quando Purves deu a conhecer a notcia da despedida de Jones, o cos irrompeu na sala. Os membros do pblico gritaram alguns a favor e outros contra . Alguns gritavam vergonha , enquanto Booth gritou voc est Judas , em referncia figura bblica que traiu Jesus Cristo. De repente , o Mayor Rob Ford, que tinha feito uma breve apario, fez uma breve pausa e olhou para o pdio onde Purves terminava a sua declarao. Ford , em seguida, inverteu a direo e falou com os reprteres no corredor, enquanto duas pessoas gritou prximo, expressando sua insatisfao com a deciso de Jones. Este um dos piores dias da histria de Toronto , disse Ford. O ombudsman... que deveria demitir-se, ela a nica que poltica. As coisas esto indo melhor do que nunca (pelo TCHC ).

*Os 3 D dos Capites de Abril ainda no esto completos


A Associao 25 de Abril cumpriu, entre ns, a sua misso. Este ano, e uma vez mais, fez reunio de scios e simpatizantes. Mostrou chagas que havia ento, h 40 anos, e disse, afinal, que valeu a pena. Que era importante (e necessria) a Revoluo dos Cravos. E refrescou saudades, talvez com a deslocao at ns de um

O 25 de Abril ainda tem caminho a andar

28 Abril 2014

Comunidade . 7

Sexta-feira (foi) 25 de Abril. Dia da Liberdade. H 40 anos, um punhado de militares mudou uma situao que no agradava ao povo portugus em geral. E mesmo que 40 anos depois, importe reconhecer que ainda no atingimos as metas que os militares de Abril assumiram, houve vantagens muitas para o Povo. Para os portugueses com menos de 40 anos, o 25 de Abril apenas mais um feriado, bem colocado no calendrio, j que a sua proximidade com o 1. de Maio permite uma boa ponte com pouco gasto de dias de frias. Pelo menos em termos portugueses. Grndola Vila Morena, a cano-hino de Zeca Afonso que se tornou no smbolo da Revoluo, a entrada em Lisboa da coluna de Salgueiro Maia, o apelo do comando do MFA, instalado na Pontinha, no so, para muitos portugueses, recordaes vividas, mas acontecimentos vistos no ltimo captulo dos manuais de Histria do ensino secundrio. As horas dramticas vividas no Largo do Carmo at rendio de Marcelo Caetano, o tiroteio junto sede da PIDE, em Lisboa, e a formidvel exploso de alegria popular que sublinhou a queda do regime, no so, para uma boa parte dos portugueses, acontecimentos vividos, mas antes imagens a preto e branco vistas nos jornais ou em documentrios. E, no entanto, a lembrama do 25 de Abril no deve ser olhada como uma coisa m. E isto porque a revoluo dos capites cumpriu o objectivo de colocar o Pas na senda da democracia e do progresso. Que s ser atingida, de facto, e no entanto, se todos quisermos e formos capazes do avano que ainda hoje se impe. Como ainda recentemente Mrio Soares afirmou, h ainda muito a fazer, j que na sua ptica h mais diferenas entre classes e entre ricos e pobres do que havia quando do 25 de Abril. A verdade que importa

Ainda h muito caminho a andar...

que haja um comportamento cvico alargado para cumprir os chamados desgnios da... chamada Revoluo dos Cravos. De qualquer modo, a Histria a Histria total ainda no est feita. H pontos que s os anos vo esclarecer. Talvez mesmo os sculos. As virtualidades da nossa gente tm de vir ao de cima. E isso ainda no aconteceu em toda a sua plenitude. Muito menos agora que estamos em crise alargada. A propsito da crise... deixem que possamos ler uma frase que tem o cunho de um estadista do antigamente. Em poucas dcadas estaremos reduzidos indigncia, ou seja, caridade de outras naes, pelo que ridculo continuar a falar de independncia nacional. Para uma nao que estava a caminho de se transformar numa Sua, o golpe de Estado foi o princpio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crnica e a emigrao em massa. Marcello Caetano dizia. Marcello Caetano o sentia, naturalmente j que tinha sido o ltimo chefe do Governo do chamado Estado Novo. Frases que acabam por ter algum peso, vindas de quem vm. Veremos alados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espcie que conhecemos de longa data. A maioria no servia para criados de quarto e chegam a presidentes de cmara, deputados, administradores, ministros e at presidentes de Repblica. Palavras? Simples palavras? Decerto que sim... mas que provam que o 25 de Abril ainda no est completo.

capito de Abril, o general Garcia dos Santos que, nos poucos dias que esteve por c, andou por a, tambm, a viver saudades, a integrar-se no viver geral da comunidade e a reconhecer o que j foi feito, sim, sem esquecer, no entanto, que h ainda muito caminho a percorrer. No jantar-convvio, que decorreu no Europa Catering, o general Garcia dos Santos teceu consideraes pertinentes. Para ns, porm, ali num cantinho da saudade, foi-nos dizendo estar certo de que ns ainda no atingimos aquilo que eram os objectivos da Revoluo do 25 de Abril. E recordou que, no programa do Movimento das Foras Armadas havia aquilo que se chamou os 3 D, que era a Democratizao, a Descolonizao e o Desenvolvimento. Quanto Democratizao continuou com algumas deficincias, com algumas dificuldades tem-se feito, vai-se conseguindo fazer, vai-se aprendendo a ser democrata. Quanto descolonizxao, fez-se com algumas dificuldades, com algumas coisas que ficaram marcadas na vida das pessoas, sobretudo dos retornados.

Ainda lhe dissemos que, por norma, a mulher no muito dada a estas coisas. certo... mas tudo acontece porque as mulheres, hoje em dia, conseguem fazer tanto quanto os homens fazem. E, por isso, tempo que os homens reconheam isso...

Clara Santos entre ns

Certo. isso mesmo. Ali ao lado, mesmo ali ao lado, estava uma figura que era incontornvel, nestas coisas, h uns anos atrs, mas que ultimamente exactamente por ter mudado de pas, est na Suia j no to assdua. E, no entanto, esteve sempre muito envolvida neste gnero de reunies. Bem... pena no podermos voltar quarenta anos e no podermos voltar ao processo. Naturalmente que fora de expresso. No queria voltar 40 anos atrs... mas ao processo do 25 de Abril. No entanto, importa sublinhar que muito ganhmos com o 25 de Abril. No h dvida nenhuma de que a democracia se instaurou em Portugal... mas houve qualquer coisa que ficou perdido pelo caminho. E o Pas, na forma como se encontra hoje em dia d

Falta o desenvolvimento

E em tom convicto: Quanto ao desenvolvimento no se conseguiu ainda fazer nada, ou, por outra, ainda falta fazer muita coisa... O general Garcia dos Santos, que foi o convidado da Associao 25 de Abril, teceu consideraes muito pertinentes. E entendeu abordar temas que nem sempre so perceptveis neste gnero de reunies. Lgia Nbrega, a actual presidente da Associao 25 de Abril, esteve, durante toda a noite, muito activa. Para ela, a reunio a que estvamos a assistir representa um convvio. Um convvio porque ns, realmente, queremos continuar a celebrar a democracia que os militares do 25 de Abril trouxeram para Portugal. Essa to desejada democracia. O povo tem, agora, pelo menos, a noo de que lhe incumbe escolher quem vai governar o nosso Pas.

por nos questionarmos, muitas vezes, sobre se estamos num pas democrtico... Clara Santos. Em forma. A explanar conceitos que tm cada vez mais razo de ser, nesta fase crtica... da crise que se instalou no nosso Pas de origem. A animar a festa, atirando aos ares com os acordes at de marchas militares a Banda do Sagrado Corao de Jesus, a que preside Pitty Domingues, para quem toda aquela movimentao , afinal, de todos. A Banda est assim, tambm, indirectamente, no seu ambiente e entende o 25 de Abril como uma pgina bem escrita no livro da Histria do Pas. O deputado federal Andrew Cash tambm estava por ali. E no deixou de enaltecer a data ali comemorada. E dizer, at, que ns prprios, Canadianos, temos de pr os olhos na forma como, s vezes, se resolvem os problemas. Abril tem ainda caminho para andar. Mas o que facto parece data que no pode deixar de ser enaltacida.

*Estrelas do Norte faz caminho... caminhando


Chama-se Estrelas do Norte. Rancho Folclrico que est ainda a crescer. Que vai fazendo pela vida, como soe dizer-se. E que tem, de facto, tudo para continuar a trilhar o seu prprio caminho. Quando se v a actuar, anota-se, desde logo, que h por ali muito trabalho. E muito entusiasmo. E muito amor tradio. Uma tradio que vem de longes terras e que est ainda... a fazer caminho, caminhando. Lina Pedrosa, uma das figuras de pra do Rancho, no gosta de

6 anos de um Rancho

8. Comunidades

28 Abril 2014

falar. preciso puxar, e muito, para que ela diga algo. Seis anos... muito ou pouco? Para ela nem muito, nem pouco. , afinal, o que . Pois. A seguir abre-se mais o caminho, quando perguntamos se vale ainda a pena celebrar os seis anos. Acho que sim... acho que isto de celebrar mais um aniversrio faz parte de um convvio onde as pessoas se encontram, conversam.

Por mim, sinto-me satisfeita... E os meninos? Ser que h meninos e meninas que cheguem? Os meninos... tambm esto satisfeitos. Alis, temos mais meninas que meninos... mas est bom. E avana, dizendo que os meninos, certamente, tm mais vergonha de danar o folclore. No me pergunte porqu, porque eu no sei. As meninas gostam de se envolver mais. Os midos so mais... envergonhados, talvez...

Abraos de parabns de outras colectividades

Quer comear um negcio? -Tenha ateno ao escolher a melhor estrutura


Comear um negcio uma das decises mais importantes na vida da pessoa. Geralmente uma empresa requer entrega total, coragem e determinao. Em Ontrio existem diversas formas que podem ser adotadas para comear uma empresa. Apostar na estrutura certa fundamental para garantir o sucesso de um negcio, isto porque, estas estruturas definem os direitos e obrigaes daqueles que vo estar envolvidos no dia-a-dia da empresa. A forma mais simples a do empresrio em nome individual. Este tipo de estrutura permite ao empresrio um controlo direto sobre as decises da empresa, requer pouco investimento inicial e beneficia de algumas vantagens fiscais. No entanto, o risco associado a este tipo de estrutura bastante elevado, porque a pessoa responsvel por todas as dvidas e contratos da empresa. Isto , se o negcio no gerar fundos suficientes para pagar as dvidas, os credores podem cair em cima dos bens pessoais do empresrio. Para quem pretende abrir uma empresa com outros, a sociedade pode ser a opo certa. Atravs da sociedade, duas pessoas combinam os seus recursos financeiros e investem no negcio de acordo com termos estabelecidos entre ambos. Geralmente, os empresrios escolhem entre dois tipos de sociedades: sociedades limitadas e sociedades gerais. As sociedades limitadas so aquelas onde um dos scios responsvel pessoalmente pelas dvidas da sociedade, enquanto os investidores arriscam-se apenas a perder aquilo que investiram na sociedade. Por outro lado, na sociedade geral, todos os scios so igualmente responsveis pelas dvidas da sociedade.

Jos Rodrigues -Advogado


As vantagens da sociedade esto no facto de todos os scios poderem deduzir as percas das sociedade nos seus impostos e partilharem nos seus lucros. As desvantagens prendemse com o facto dos scios gerais terem responsabilidade total das dvidas da sociedade. Se est a considerar formar uma sociedade importante que fale com um profissional para o ajudar a preparar um acordo com os seus scios que proteja os seus interesses e a delineie claramente o modo de operao da sociedade. Finalmente, a outra forma mais popular de formar um negcio atravs de uma sociedade annima ou corporation, em Ingls. Este tipo de estrutura aquela que oferece maior proteo a investidores e gestores. As sociedades annimas oferecem proteo legal aos investidores, pois estes no so responsveis pelos atos da sociedade. Para alm disso, a sociedade annima pode ser facilmente vendida a terceiros, o que geralmente no se aplica a outras sociedades ou ao empresrio em nome individual. No entanto, as sociedades annimas tm de obedecer a uma srie de regulamentos governamentais e requerem mais trabalho administrativo. Mas, estas estruturas, so as mais adequadas para empresrios que querem proteger os seus bens pessoais e ao mesmo tempo fazer crescer o seu negcio com ou sem o apoio de investidores. Este artigo de ndole informativa e no constitui opinio jurdica, para mais informaes contacte Jos Rodrigues atravs do 647-202-2533.

Essa agora! Na Casa da Madeira, onde estavam a decorrer os festejos do 6. aniversrio do Rancho Estrelas do Norte estavam alguns representantes de outras colectividades. Linda Correia, da Casa dos Poveiros, entende que vale a pena celebrar estes 6 anos. Eu sei que tem muitos Ranchos na nossa Comunidade, mas acho que cada um tem o seu estilo. Festejar aniversrios vale sempre a pena. Por mim, vim em representao da Casa dos Poveiros, para felicitar este Rancho por mais um ano, mais um aniversrio. Do Peniche estava Joo Freixo, o presidente da colectividade. Tambm entende que vale a pena festejar em conjunto porque a nossa Comunidade merece estes eventos e um Rancho Folclrico sempre de louvar a sua existncia, porque sempre um conjunto que d muito trabalho, desde a sua manuteno at ao ensaio de bailarinhos, passando por uma actividade que todos conhecem e nos d a maior satisfao... Claro. E de tal forma que o Peniche vai voltar a ter o seu Rancho. Pelo menos assim o pensa Joo Freixo.

Mais um abrao de Oshawa

De Oshawa, onde existe um Rancho com muitos e bons pergaminhos, veio Cristina Galro. Por mim, eu adoro vir a estes eventos. Penso que muito importante os clubes, todos, unirem-se para celebrarem eventos como este, dando fora a este Rancho Estrelas do Norte, para eles, depois, tambm virem s nossas festas. No fundo, desejo que tenham muitos mais anos... E pronto. Musica e som a cargo do Sangue Lusitano. Uma festa que valeu a pena.

Coisas de um sbado cheio


Recordemos, entretanto, que para a grande maioria de motoristas e moradores que habitam na cidade de Toronto, este fim de semana e o dia de Sbado em particular, ficou marcado por o excesso de transito que paralisou praticamente todas as maiores artrias da cidade. Entre outras coisas, a autoestrada Gardener Express Way esteve encerrada para reparaes mais que necessrias que dizem os entendidos vo durar quase dois anos para completar. Mesmo assim este Sbado dia 26 de Abril ficou tambm marcado por o grande numero de pessoas que combateram os elementos da conduo em Toronto e estiveram na Casa da Madeira para cantar parabns ao Rancho Folclrico Estrelas do Norte que completaram os seus 6 anos de existncia. Em Maro de 2008 foi fundado o Rancho Folclrico Estrelas do Norte. Mesmo que espantaram os apreciadores da dana tradicional logo nas suas primeiras estreias na comunidade, oficialmente apresentados dia 1 de Junho 2008... por danarem to bem, quem lhes viu danar no Sbado, comprovam certamente que esto cada vez melhores. Desde a sua apresentao oficial que aos poucos

que est ainda a crescer


foram conquistando seu espao e foram-se transformando num verdadeiro representante do folclore da regio em que representam. Com o bonito salo da Casa da Madeira emprestado naquela noite para grande festa de aniversario, iniciou-se a noite de Sbado com Antnio Csar o mestre de cerimonias, a chamar ao

28 Abril 2014

Comunidades . 9

palco os jovens Jonathan Paula e Catarina Frias para cantarem os hinos do Canada e Portugal respetivamente. Seguiu-se a sopa de canja, salada, lombo de porco assado com peito de galinha, comida e mais comida que a equipa de servio mesa no se cansou de servir e perguntar a quem comia se queriam mais. Presidente Lina Pedrosa como tambm o resto dos elementos do rancho pareciam radiantes por verem muitos simpatizantes ali presentes e disse ao seu Jornal ABC Nos no cansamos de fazer o que gostamos, e gostamos de danar e de mostrar a nossa cultura a comunidade como tambm ver os nossos mais novos a seguir-

nos os passos como disse Lina Pedrosa. Para Carla Pedrosa, filha de Lina Pedrosa, e ensaiadora do Rancho mesmo com a sua aparncia ainda jovem, tambm ela Me disse ser igualmente importante passar as tradies aos nossos mais novos. A verdade que estiveram ali muitos jovens e que em cada passo de dana, em cada uma das suas apresentaes ao publico nas varias festividades comunitrias e no s pois este rancho tambm j fez digresso a Portugal em 2009, estes Estrelas do Norte tem colecionado admiradores um pouco por toda parte. Em nome de todos elementos que compem o seu jornal semanrio ABC aplaudimos o esforo e parabns Estrelas do Norte. CG/CMCG

A Semana de Portugal porta da nossa saudade


A ACAPO abriu os livros... para deixar ler que estamos porta do 10 de Junho. Que o Toronto Portugus vai viver. A exemplo do que acontece h muitos, muitos anos. E com os principais fautores da histria de hoje os clubes e os seus componentes a torcerem o nariz por Portugal no estar presente, atravs de alguns dos seus representantes. No restaurante Casa Abril, Joe Eustquio h muitos anos frente da organizao e com boas provas dadas foi dizendo ao que vinha. Frente a uma assistncia de elementos ligados Informao e de patrocinadores, acentuou desde logo estar satisfeito pelo que fez e tem vindo a fazer. Em conversa com a nossa reportagem, no deixou de manifestar pelo menos estranheza por, de Lisboa, no virem indicaes de que estaria por c na grande Parada, que , afinal, das maiores do mundo ningum levado ao Governo. E isso, pelos vistos, naturalmente que di... Para j, sabe-se que, a 8 de Junho, a nota dominante das celebraes ou, se quiserem, uma das notas mais donminantes das celebraes vai ser a Parada... a Ferma Parada de Portugal. Que os promotores e patrocinador querem ainda maior e mais participada. Sim, sim, porque Antnio Belas haveria de, atravs do nosso Jornal, fazer um apelo para que mais e mais gente comparea Parada. A verdade que a Semana de Portugal que se vai transformando, sempre, em Ms de Portugal vai comear em breve. Sim, porque a 3 de Maio, vai haver o Grande Jantar de Gala. Com o tema a falar na Educao e nos 50 anos que a Escola do First Portuguese j leva. Entra-se pelo ms de Maio adiante... e a 24 anos vai falar-se (e viver-se, claro) o 30 aniversrio da Associao Portuguesa da Universidade de Toronto. A Educao a falar mais alto. A 29 de Maio ser a abertura oficial da 27. Semana de Portugal, no Consulado-Geral de Portugal em Toronto. A chamada velha Casa Lusitana receber quantos queiram estar presentes.

10. Comunidades

28 Abril 2014

Desta vez, as celebraes vo a vrias localidades, como o caso de Hamilton, onde haver a 31 de Maio uma Tarde Cultural Portuguesa e um Festival Infantil de Folclore. Naturalmente que ABC continuar a dar o seu apoio e noticirio a tudo quanto se relaciona com a celebrao de Portugal, de Cames e das Comunidades Portuguesas.

Religio e F

No sejais vagarosos no cuidado Rev. Joo Duarte


Os descendentes de Ado e Eva herdaram uma natureza pecaminosa (Romanos 5:12). O Salmista notou com tristeza esta verdade: Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha me (Salmo 51:5;). Mil anos depois, o apstolo Paulo tambm confessou a mesma coisa: Ora, se eu fao o que no quero, j o no fao eu, mas o pecado que habita em mim (Romanos 7:20). A pessoa que diz que nunca pecou est a mentir. Em I Joo 1:8 l-se: Se dissermos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns. No somente isso, a pessoa que nega ter pecado est automaticamente dizendo que Deus mentiroso. Em I Joo 1:10 lemos o seguinte: Se dissermos que no pecmos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra no est em ns. Portanto, todo o cristo verdadeiro est consciente que tem pecado dentro de si e que precisa constantemente da misericrdia de Deus. Deus, tem misericrdia de mim, pecador! (Lucas 18:13). Ns pecamos de muita maneira: com a mente, com os olhos e com o corpo. A maiora sabe que peca quando faz uma aco m contra uma pessoa. Todavia, poucos reconhecem que pecamos quando no fazemos nada pelos outros. A justificao que muitos do ao saberem que podiam ajudar os outros e o no o fazem que o problema dos outros no tem nada a ver com eles. Todavia, aqueles que temem a Deus sabem perfeitamente que pecado ver o seu prximo com necessidade e no ajudar a pessoa. Um dos grandes pecados nos nossos dias o egosmo e a falta do amor de Deus no corao das pessoas para com o seu prximo O apstolo Paulo ao escrever aos cristos da igreja de Roma, exorta-os com estas palavras: No sejais vagarosos no cuidado. (Romanos 12:11). Noutras palavras, se vires que o teu prximo tem necessidade de alguma coisa, e tu tens os recursos para o auxiliar, no deixes ficar para amanh, o que tu podes fazer hoje pelo teu prximo. Amanh pode ser tarde demais. Ora, reparem que na mesma passagem o apstolo Paulo d exemplos em como os cristos em Roma no devem ser vagarosos no cuidado pelos seus irmos da f. Em Romanos 12:13 ele escreveu: Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade. Portanto, se tu vires que o teu irmo da f tem necessidades, tem fome, ou est sem roupa, ou precisa de um lugar para se abrigar, ou precisa do teu auxlio em qualquer outra coisa, no vires o teu rosto dizendo para contigo que as necessidades dele no so o teu problema. Deus diz na sua bendita Palavra que o teu problema: No sejais vagarosos no cuidado. (Romanos 12:11). O apstolo Joo tambm, guiado por Deus, escreveu na sua primeira carta, no captulo 3 e versculos 17 e 18 o seguinte: Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmo necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estar nele o amor de Deus? Meus filhinhos, no amemos de palavra, nem de lngua, mas por obra e de verdade. Na parbola do bom samaritano, Jesus ensinou que muitos so como os sacerdotes hipcritas, que ensinam ao povo que devemos amar o prximo, mas eles quando vem o seu prximo cado na estrada, passam de lado e fingem que no o seu problema (Lucas 10:30-32). Todavia, Jesus nesta parbola ensinou que poucos so como o bom samaritano, que ao ver o seu prximo cado na estrada com feridas, mostrou compaixo e o ajudou (Lucas 10:33-35). Portanto, no devemos ser vagarosos no cuidado.

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

28 Abril 2014

Desporto . 11

Benfica jogou com dez e na lotaria dos penalties venceu

Benfica soma e segue...

*Depois de perder tudo na reta final de 2012/13, o Benfica pode conseguir vencer tudo em 2013/14, com trs potenciais trofus (Liga Europa, Taa de Portugal e Taa da Liga) a juntar ao j conquistado campeonato. Foi preciso chegar ao desempate por grandes penalidades para encontrar o segundo finalista da Taa da Liga. o Benfica quem vai enfrentar o Rio Ave no prximo dia 7 de maio, em Leiria, aps afastar o FC Porto com um 4-3 nos castigos mximos, depois de 90 minutos sem golos. E como os penalties so muitas vezes uma lotaria, as duas equipas entraram com nmeros diferentes na hora das decises: os encarnados com 10 jogadores, fruto da expulso de Steven Vitria, e os azuis e brancos com 11. O central portugus, no culminar de uma exibio pouco conseguida e bastante explorada pelas hostes da casa, acabou expulso com vermelho direto, aps uma entrada fora de tempo sobre Jackson Martnez entrada da grande rea, quando o colombiano j no tinha mais adversrios antes de enfrentar Oblak. At aqui eram os drages que dominavam o encontro estavam mais perto de chegar ao golo. Jackson foi o rosto do quase, com trs (10, 21 e 26) boas ocasies para inaugurar o marcador, bem desmarcado por Varela em duas delas, que esteve em grande plano durante toda a partida. O Benfica entrou melhor na partida, mas rapidamente se percebeu que no conseguia criar oportunidades. Alis, as guias s remataram por duas vezes durante todo o jogo. Lima apareceu pouco e Cardozo seguiu-lhe o exemplo. Os dois acabariam por sair. Reduzidos a dez jogadores, os encarnados entraram definitivamente em modo de conteno, de forma a anular um adversrio que, apesar de ter mais posse de bola, abrandou o seu ritmo e pouco ameaou at ao final do tempo regulamentar.

Nos pontaps da marca dos onze metros, os nervos estavam em franja. Siqueira, Jardel, Enzo Prez e Ivan Cavaleiro marcaram pelas guias, tal como Quintero, Ghilas e Varela pelos drages. E mesmo com os deslizes de Andr Gomes e Garay, o FC Porto no foi to feliz e Jackson, Maicon e, por fim, Fernando, com um remate ao poste direito de Oblak, ditaram a passagem do Benfica final da Taa da Liga.

12 . Desporto

Pedro Proena no Bayern -Real Madrid?

Leonardo Jardim observou


Joo Mrio e Betinho
Leonardo Jardim deslocou-se na tarde de segunda-feira passada ao Estdio do Bonfim, onde assistiu ao encontro entre Vitria de Setbal e SC Braga, que terminou empatado a uma bola. Na mira do treinador dos lees estiveram Joo Mrio e Betinho, dois jogadores que o Sporting cedeu aos sadinos em janeiro e que podero vir a integrar o plantel do clube de Alvalade na prxima temporada. No caso do mdio, a integrao no plantel da prxima poca quase uma certeza, pois Joo Mrio tem-se revelado uma pedra chave na estratgia de Jos Couceiro, estando a ter um papel determinante na boa carreira dos setubalenses na Liga. A notcia sobre Joo Mrio, mdio de 21 anos que est cedido ao V. Setbal, mesmo definitiva. Vai integrar o plantel principal do Sporting na prxima poca.

28 Abril 2014

S nas prximas horas, a UEFA d a conhecer os rbitros para os jogos da segunda mo das meis-finais da Liga dos Campees. O jornal Marca, porm, est a avanar com o nome de Pedro Proena para o Bayern Real Madrid, em Munique. O dirio espanhol justifica a nomeao do portugus para o embate que decide um dos finalistas da Champions com o facto de ser um rbitro reconhecido, eleito o melhor do mundo em 2012 depois de ter sido o escolhido para a final da Liga dos Campees e o Europeu, nesse mesmo ano. A Marca aponta ainda o rbitro lisboeta como favorito a apitar a final do Campeonato do Mundo que vai decorrer entre 12 de junho e 13 de julho, no Brasil.

A qualidade que lhe reconhecida e o trabalho que tem feito no clube sadino valem ao jovem jogador a entrada direta no grupo de Leonardo Jardim. Tambm espreita da equipa principal est Ricardo Esgaio.

No Sporting, renovaes em marcha


A direo do Sporting j abordou, ainda que informalmente, Leonardo Jardim sobre a inteno de prolongar o contrato do treinador. O atual vnculo do tcnico, que tem uma clusula de resciso de 15 milhes de euros, vlido at 2015. Jardim dever prolongar contrato por mais um ou dois anos, dependendo das condies financeiras, que sero sempre mais vantajosas que as atuais, que forem propostas pelo clube. No que aos jogadores diz respeito, Eric Dier ser o prximo a ser abordado pela direo que j manifestou junto de Cdric o desejo de renovar. Ambos terminam contrato em 2016.

Atltico e Chelsea adiam bilhete para a final


A primeira mo da meia-final da Liga dos Campees de futebol entre um voluntarioso Atltico de Madrid e um muito defensivo Chelsea terminou 0-0, com a deciso da passagem final a passar para Stamford Bridge. No estdio Vicente Caldern, em Madrid, os colchoneros desde cedo partiram para o ataque, procura da vantagem perante o seu pblico, mas nunca conseguiram ultrapassar eficazmente a bem montada muralha que Jos Mourinho colocou em campo, com trs mdios francamente recuados, a apoiar o quarteto defensivo. O treinador portugus, que j foi feliz em Madrid, mas ao servio do rival Real, foi naturalmente brindado com uma monumental vaia pelo adeptos da casa - um comportamento que contrasta com os aplausos visita de Fernando Torres, que comeou a brilhar como jogador naquele relvado. As estatsticas finais assinalam bem a tendncia dos 90 minutos, com dez remates baliza e 16 no centrados da formao espanhola, contra apenas 3/2 do Chelsea. A posse de bola tambm foi tendencialmente do Atltico, com 62 por cento. O Chelsea, que vem de uma derrota na Premier League com o lanterna vermelha, ainda ter de suar muito para seguir em frente na prova, tanto mais que se viu no jogo privado do guardaredes habitual, Petr Cech, lesionado logo aos 18 minutos - caiu mal sobre um brao - alm de se confrontar com um amarelo para Frank Lampard, que deixa o jogador de fora para o jogo de Stamford Bridge. Tambm no estar na segunda mo em Londres outro jogador do Chelsea, Obi Mikel, bem como o central madrileno Miranda.

Grandes exibies de Coentro e Modric

Real Madrid bate campeo europeu

Os espanhis, com menos bola, foram uma equipa muito mais perigosa. Duas grandes oportunidades, por Ronaldo e por Di Mara. Sozinhos na rea, o portugus e o argentino remataram por cima, mas o golo j tinha surgido, aos 19 minutos. Ronaldo desmarcou Coentro, o lateral foi linha fazer excelente cruzamento para Benzema, que s teve de encostar. No segundo tempo foi um jogo diferente, bem mais equilibrado, com o Bayern a no conseguir impor o seu jogo como fez nos primeiros 45 minutos. Foi j sem Ronaldo em campo, substitudo por Bale aos 73 minutos, que surgiu a melhor oportunidade da segunda parte, para o Bayern, com grande defesa de Casillas a remate de Goetze, que entrou para o lugar do apagado Ribry. A vitria do Real Madrid esteve assente em grandes exibies do quarteto defensivo, com particular destaque para Fbio Coentro, e num enorme jogo de Luka Modric, o motor da equipa. Simplesmente fantstico o croata.

O Real Madrid est mais perto da final da Liga dos Campees, no estdio da Luz, depois de ter recebido e vencido o Bayern por 1-0, em partida da primeira mo das meias. Uma primeira parte dominada quase em completo pela equipa alem, que teve nmeros impressionantes de posse de bola mas que no criou qualquer verdadeira oportunidade de golo.

(Tryouts) no Benfica

Benfica @ Toronto
Para mais informaes ligue: Casa do Benfica telf: 416 651 1548 ou para : 416 990 0537

para girls - 14/15 anos para boys -14/15 anos


s segundas e quintas-feiras

28 Abril 2014 Ainda a jornada das grandes decises

Desporto . 13

Trs golos... trs pontos... terceiro lugar confirmado


Trs golos, trs pontos e terceiro lugar confirmado: a garantia de acesso pr-eliminatria da Champions League edio 2014/2015 uma espcie de mal menor para poca inusitadamente frustrante do FC Porto, que falhou o tetracampeonato, perdeu o ttulo para o Benfica e ainda viu o Sporting agarrar-se ao segundo lugar, o tal que tambm significa encaixe imediato de nove milhes de euros, via entrada direta na milionria competio da UEFA.

Benfica campeo... nas redes sociais


A conquista do 33. ttulo do Benfica mereceu amplo destaque nos sites internacionais. Dos 2964 contedos noticiosos registados entre as 20 horas de 20 de abril e as 12 horas de 21 de abril, 1871 apareceram em sites estrangeiros de 69 pases diferentes. Os restantes 1093 artigos online foram registados em Portugal. Itlia, onde mora o prximo adversrio do Benfica na Liga Europa, a Juventus, foi o pas com mais contedos (418), sendo que em Espanha, Brasil e Alemanha tambm se detetou um elevado volume de informao. Registos sobre o ttulo dos encarnados foram igualmente detetados em pases menos provveis como o Paquisto, o Panam e o Nepal.

E, frente a um Rio Ave que vive verdadeiro estado de graa, mrito de presenas garantidas em duas finais (Taa da Liga e Taa de Portugal), os drages tiveram de esperar pelo segundo perodo para aproveitar alguns momentos de fraqueza dos vila-condenses, com Jackson a abrir a porta do triunfo, ele que cada vez mais lder da tabela de goleadores da Liga (j soma 19 golos e pode repetir a conquista da Bola de Prata).

Nas redes sociais, foram detetadas mais de 95 mil interaes relacionadas com a vitria do Benfica e em vrias lnguas como o portugus, o ingls, o espanhol, o francs, o alemo e o italiano. O Benfica tambm foi falado em russo, dinamarqus, finlands, polaco e japons. Segundo A Bola, que publicou a notcia, a pesquisa efetuada a partir do sistema de monitorizao de Social Media da Cision, ligada s principais plataformas de social media, que monitoriza mais de 85 mil sites de informao em todo o Mundo e dois milhes de artigos por dia.

Sem Quaresma nem Fernando (cumpriram castigo), referncia para Herrera (belo golo), Quintero (chamado no segundo perodo, mexeu com a equipa e o jogo, assinando a assistncia do 2-0) e Danilo que esteve no lance do 3-0, apontado a meias com Hassan, em quem desviou a bola disparada de livre, pelo internacional brasileiro. Entre os vila-condenses, Tarantini emergiu como referncia maior, ele que tambm colecionou duas das melhores ocasies de golo da equipa: infelizmente para o Rio Ave, os cabeceamentos saram com as medidas erradas. Mas como dizia A Bola - venham as Taas, exultam os homens de Nuno Esprito Santo...

14 . Mensagens

28 Abril 2014

28 Abril 2014 Afinal... tudo avana

Desporto . 15

Cantares ao desafio rejuvenescem e ganham mais adeptos


No h muito, Vasco Aguiar um dos expoentes mximos dos chamados Cantares ao Desafio dizia-nos que aquela arte (e aquilo mesmo uma Arte...) estava a ficar como que anmica. Que o Povo no aderia. E que mesmo para dar sequncia ao que os mais velhos foram fazendo... as coisas no estavam famosas. Ontem, Vasco Aguiar ele mesmo... j tinha outra verso. Entendia que as cantorias ao

desafio esto a rejuvenescer. Estvamos no Centro Cultural Portugus de Mississauga e havia... Cantorias ao Desafio. Uma casa cheia. Muita gente interessada. A ouvir os despiques entre os que estavam no palco na altura, Jos Plcido e Lernio Parreira e a viver uma tradio que est a avanar.

Muita gente no olha para aquilo, mas aquele rapaz Lernio Parreira pode vir a ser o bordo da velhice dele. E ento ele tem que o ajudar, empurr-la, talvez ampar-lo at. E a Cantoria isto...

ltima Hora
Vasco Aguiar estava presente. Dialogmos com ele. A prova est vista. Todos animados e a gostar da festa. E l longe (no palco) no se diz aquilo que a gente quer. o que calha. Na hora... o que sai para fora... Lembrmos quele decano que, h uns tempos atrs, ele prprio nos dissera que o nosso Povo estava a esquecer isto... No, no est. A questo aparecer gente nova. o que o Jos Plcido disse ali nas suas cantigas.

Tudo para segurar Rui Patrcio

E, portanto... vamos acreditar e ver o que vai sucedendo. A gente sabe que os velhos vo acabando, a mocidade no acorre muito a isto, mas sempre aparece. Esto a trs ou quatro rapazes novos que esto comeando... Achamos somos ns a diz.lo que o Centro Cultural Portugus de Mississauga tambm tem algo a ver com esta lufada de ar fresco. Sobretudo pelo entusiasmo que o pblico emprestou a todo o espectculo. Silncio. Aqui e alm, uma risada sadia. Tudo para nos dar a entender que a Cantoria est vuva e... recomenda-se. Jos Plcido tinha acabado de actuar. Ou melhor, estava em interregno. Por mim, continuo muito satisfeito. J canto h 46 anos. Tambm j vi as Cantigas ao Desafio um bocadinho em decadncia. A nossa gente, no entanto, parece estar a reviver um passado, por acaso at muito recente, e est a comear a aderir novamente. Est prestando uma homenagem aos nossos cantadores antigos e eu penso que tudo isto vai ter continuidade. At porque a nossa gente a alma das cantigas e sem a nossa gente no h voz, no h alma, no h cantigas ao desafio. No h nada... Um tema que d pano para mangas. E a que voltaremos.

Dra. Ema Secca


Uma notcia de A Bola diz que pode no ser fcil, mas o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para segurar o guarda-redes Rui Patrcio no clube de Alvalade. O Campeonato do Mundo ser mais uma montra para o jogador, que no ltimo defeso recebeu propostas concretas do Mnaco e do Arsenal. Porm, Bruno de Carvalho dever oferecer forte resistncia s ofertas que estariam a chegar por Patrcio, vinculado ao clube at junho de 2018 e com uma clusula de resciso de 40 milhes de euros.

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa)

e-mail: emaseca@netcabo.pt

Cel: 918825577

16 . Comunidades

28 Abril 2014

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

9 Keith St. $98,900 Difcil de crer mas ainda existem abaixo de 100,000. Semi separada mas...

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

4114 Hwy 6 $97,900 Terreno de 154 ps por 136 ps. No ser ideal para fazer a casa dos seus sonhos?

289 440-1319

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

48 Berkindale Dr. $314,900 4 Level back split, enorme com 4 quartos de dormir e dois quartos de banho. Garagem dupla.

61 Francis Av. $ 121,900

A hipoteca ser de menos de 650.00 Dollars. 3 quartos de dormir, estacionamento por trs. Mais barato do que arrendar.

28 case av. $ 149,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

Em Grimsby $ 129,000 Negcio estabelecido em excelente condio. Restaurante Grego com muita clientela.

Penses: O melhor mesmo falecer?


*Um secretrio de Estado anuncia que as penses vo estar indexadas ao crescimento econmico e demografia. O primeiro-ministro diz que especulao. A Comisso Europeia aclara, num relatrio, que o Governo se comprometeu com essa soluo. , assim, a anatomia de uma jogada, trazida a pblico pela revista Viso. Em termos que lembram futebol, mas que so, pelo menos, pontap na bola. E a bola bem capaz de ser o Povo. Ah, deixamos ttulo e tudo... 1 - Bola ao centro - Em setembro, o Governo aprovou a lei que previa a convergncia entre as penses da Caixa Geral de Aposentaes (setor pblico) e as da Segurana Social (privado). O diploma estipulava um corte de 10% nas penses da CGA superiores a 600 euros. Hlder Rosalino, ento secretrio de Estado da Administrao Pblica, disse que estas medidas abrangem cerca de dois teros dos pensionistas do Estado, representando cerca de 350 mil pessoas, com um impacto oramental direto de 720 milhes. 2 - Chuto para canto - O diploma chegou ao Palcio de Belm e Cavaco Silva enviou-o para fiscalizao preventiva no Tribunal Constitucional. O Presidente da Repblica j tinha avisado que considerava a convergncia das penses como a criao de um novo imposto extraordinrio sobre o rendimento dos pensionistas da Caixa Geral de Aposentaes. 3 - Guarda-redes alivia - Os juzes do Palcio Ratton chumbam, por unanimidade, a lei da convergncia de penses.De forma a suprir a verba em falta, o Governo resolveu o problema baixando para mil euros (era de 1 350) o montante a partir do qual as penses so afetadas pela Contribuio Extraordinria de Solidariedade (CES). Desta vez, Cavaco Silva no pediu clarificaes ao TC, mas os deputados da oposio sim. Aguarda--se a deciso dos juzes. 4 - Rasteira entrada da rea - H trs semanas, o secretrio e Estado da Administrao Pblica, Jos Leite Martins, chamou jornalistas de vrios rgos de comunicao social para um briefing. A fonte das finanas, como ficou conhecido, revelou que as penses seriam indexadas ao crescimento econmico e demografia. As reformas passariam a ser variveis, todos os anos. 5 - Livre direto e carto amarelo - De visita oficial a Moambique, o primeiro--ministro apressou-se a afirmar que era tudo especulao, pois no havia tomado qualquer deciso. E apelou a todos os membros do Governo para que contribuam para um debate sereno acerca do assunto. A ministra das Finanas, Maria Lus Albuquerque, tambm estava fora, em Washington, no dia em que a notcia fez a manchete de vrios jornais. 6 - Barreira posiciona-se - Marques Guedes, ministro da Presidncia, saltou em defesa do Governo, acusando os jornalistas de manipulao da informao e interpretao exagerada. Paulo Portas, em debate na Assembleia da Repblica, referiu que foi um erro no explicou se estava a falar do briefing ou das informaes veiculadas por Leite Martins porque no conheo qualquer documento e, sem ele, o Governo no pode ter feito qualquer avaliao poltica, muito menos tomado qualquer deciso poltica. 7 - Remate ao poste - Faltava ouvir Leite Martins, a fonte das Finanas. O que veio a acontecer na Comisso de Oramento e Finanas, na Assembleia da Repblica. Mas o secretrio de Estado quis encerrar a questo utilizando uma expresso em latim: Roma locuta, causa fi nita (Roma

falou, o assunto est resolvido.) Roma , aqui, Passos Coelho, e Leite Martins explicou ser um membro do Governo alinhado com a posio do primeiro-ministro. 8 - rbitro manda repetir - Mas existia, sim, um documento, revelado no domingo, 13: as penses devem passar, j em 2015, a depender de fatores econmicos e indicadores demogrficos. o que diz o relatrio da Comisso Europeia que fecha a 11. avaliao da troika sobre os compromissos de Portugal. Este documento de 19 de maro. O briefing da fonte das Finanas foi a 26. Passos e Portas dizem agora, em unssono: No h novidades sobre o assunto. Autogolo?

Um concurso de cantar que atingiu um patamar diferente


J no seu oitavo ano de existncia, o concurso John Santos Singing Contest parece estar cada vez maior e melhor. Este fim de semana, o Lakeshore Convention Centre foi o lugar escolhido para grande final desta temporada, e pelo que se viu, o publico aderiu em grande.

28 Abril 2014

Comunidades . 17

Tal como tem acontecido nos anos anteriores, todas as preliminatrias tiveram o seu lugar na cidade de Toronto, mais concretamente na Casa do Alentejo, como tambm todos os ensaios terem acorrido nas instalaes da escola portuguesa Novos Horizontes situada no terceiro andar do mesmo local. Este ano ouviu-se j dizer em alguns crculos que a popularidade do concurso tinha atingido um patamar diferente... que, diga-se, em parte era quase esperado devido a seriedade com que dirigida principalmente por John Santos com ajuda de Zack Warner e com certeza Lisa Santos sua esposa. O concurso atraiu ateno de vrios nomes da musica incluindo o Presidente da Sony Music Canada Shane Carter. Alias tambm ouvimos dizer que o canal TLN tambm j estava interessado em produzir programas para televiso num futuro prximo... Como v, um patamar diferente. Entre os prmios para vencedor(a) do concurso estava o contrato de uma gravao de CD com 8 temas, uma gravao de videoclipe cortesia de Nossa TV Canada que aos poucos tambm vai crescendo e com certeza um arranjo de flores por Amar Flowers entre outros.

Os vencedores deste ano foram para os Juvenis, Victoria Azevedo e para os adultos Joey Coelho. Deixamos no ar a possibilidade de entrevistar estes dois vencedores e o cabea do concurso John Santos num futuro prximo.

Como aconteceu na temporada passada, os finalistas variaram de idade e representavam o grande mosaico Canadiano com culturas diferentes mistura. Tambm como aconteceu o ano passado uma banda incrvel ao vivo

acompanhava os finalistas, que trouxeram a experincia para um nvel esperado para um concurso que j tem outra expetativa de exigncia. Com a graciosidade dos seus

patrocinadores, todos eles mencionadas por varias vezes em varias maneiras... John e Lisa Santos como tambm seu treinador Zack Werner (do Canadian Idol) trabalharam com todos os concorrentes durante este ano e produziram no s um concurso magnifico, como tambem atingiram e conquistaram... um patamar diferente. Parabns para toda equipa do Singing Contest with John Santos do seu Jornal ABC. - Guida Micael e Sonia Micael / ABC

18 . Ler e contar

28 Abril 2014 Comemorao dos 40 anos de Abril

Promessas... tantas!
Conceio Baptista
O nosso povo o diz. Palavras leva-as o vento. Pois, mas a verdade que o mesmo acontece com muitas promessas... que tambm so levadas pelo vento. E por isso que, de uma forma geral, no prometo nada a ningum. No acredito em promessas e s as fao se estiver certa de poder cumprir, por maior que seja a promessa. E isto porque estou farta de ouvir promessas! Seno vejamos. Logo que nascemos, fazem-nos promessas. Talvez imocentes mas a fazer com que prometer... passe a fazer parte do nosso dia-a-dia. Prometem-nos brinquedos, passeios, guloseimas e histrias para adormecer. Aqui comeam algumas das nossas desiluses, porque mesmo essas simples promessas... muitas vezes no so cumpridas. Ao crescermos, um pouco mais, o chocolate, que se d para fazer esquecer o carrinho caro e a boneca desejada. E tambm passamos a ouvir o compro-te isto, ou aquilo, se te calares... o que nunca gostei de ouvir, pois foi sempre muito difcil conseguir calar-me... Com o passar dos anos, as promessas tornam-se mais elaboradas, mais complicadas, mais confusas e tambm muito maiores. E quando as promessas partem dos nossos governantes, ou candidatos a governantes (que so ainda maiores devido s dispendiosas campanhas eleitorais...) so mais difceis de acreditar. Porque muito raramente so cumpridas. So essas, ento, promessas importantes para a nossa vida. De melhores salrios, empregos com direitos, melhorias nos departamentos do ensino e da sade, melhor qualidade de vida... E a cada promessa... um mar de desapontamentos. A falta de assumir compromissos com a populao, no respeitando o seu voto, anseios e aspiraes, uma atitude que pode causar grandes prejuizos para o povo e para o pas. Quando existem promessas de governantes h, para o povo, um direito esperana, e, quando faltam a esse srio compromisso, a esperana no fica espera e antes se transforma em desconfiana, em desespero e em falta de respeito. O que pena, mas... E hoje tudo isso, e muito mais, acontece no nosso pas de origem. A luta do povo resulta da convico de que h um outro rumo e uma outra poltica para Portugal. Tambm por aqui... vemos muito disso, neste pas das patacas de ouro e de oportunidades sem par... com promessas de muitos empregos, mas com milhares de famlias sem meios de sustentar os filhos. Um pas rico, desenvolvido, com muitos recursos naturais mas com poucos recursos para a maioria do seu povo. Cheio de grandezas. E de muitas, muitas... feiras de vaidades. E por tudo isso... que acho que o povo precisa de compromissos e no de promessas! No concorda?

O Correio da Manh, de Lisboa, conta que cravos vermelhos choveram sobre as centenas de pessoas no Terreiro do Pao. De resto, milhares de pessoas estiveram, sexta-feira, cerca das 11h00, reunidas no Largo do Carmo, em Lisboa, para a evocao ao capito Salgueiro Maia promovida pela Associao 25 de Abril. Cravos vermelhos, bandeiras de Portugal e dezenas de cartazes dizendo Vamos acabar com o estado a que chegmos, uma citao de Salgueiro Maia, coloriam um Largo do Carmo repleto de pessoas e animado por msica de interveno. Uma chaimite da Associao 25 de Abril estacionada em frente ao quartel do Carmo serviu de cenrio interveno do presidente da Associao 25 de Abril, Vasco Loureno. HELICPTERO FAZ CHOVER CRAVOS VERMELHOS NO TERREIRO DO PAO As vrias pessoas que ao longo do dia estiverem nas celebraes dos 40 anos de liberdade concentraram-se no Terreiro do Pao. A sobrevoar os populares surgiu um helicptero da Cmara Municipal de Lisboa, que brindou os presentes com uma chuva de cravos vermelhos. CRAVOS VERMELHOS DOMINAM AMBIENTE DO DESFILE DA AVENIDA DA LIBERDADE Nas lapelas, nas mos, nos chapus ou at mesmo a enfeitar bandeiras, os cravos, smbolo da Revoluo de Abril, dominam o ambiente no desfile que cerca das 15h40 arrancou na avenida da Liberdade em direo ao Rossio. Milhares de pessoas comearam antes das 15h00 a concentrar-se no Marqus de Pombal, em Lisboa, para descer a principal avenida da capital, no desfile 25 de Abril, que assinala os 40 anos da revoluo dos cravos. Vrias geraes, sozinhos, em grupo ou em famlia, milhares de pessoas foram juntando-se na avenida, atrs da chaimite da Associao 25 de Abril, enfeitada tambm com um grande cravo vermelho, espera do arranque da marcha. PASSOS AFIRMA QUE DEMOCRACIA E LIBERDADE TM DE SER REGADAS TODOS OS DIAS O primeiro-ministro afirmou perante um grupo de jovens dirigentes associativos com quem se reuniu para assinalar o 25 de Abril que a democracia e a liberdade tm de ser regadas com muito cuidado todos os dias. Nos jardins da residncia oficial de So Bento, Pedro Passos Coelho referiu que so cada vez mais os portugueses nascidos neste espao de liberdade e democracia, acrescentando: E ele tem de se reinventar a cada dia que passa, porque seno deixamos as nossas comemoraes a cheirar a bafio. No isso que ns queremos que acontea com o esprito da liberdade e da democracia. O chefe do executivo PSD/CDS-PP fez um discurso de menos de cinco minutos e depois escusou-se a comentar os discursos feitos hoje nas comemoraes dos 40 anos do 25 de Abril e entrou na residncia oficial para almoar com os jovens dirigentes associativos sem responder a perguntas aos jornalistas. OPOSIO QUEIXA-SE DE TER SIDO IMPEDIDA DE FALAR NA ASSEMBLEIA DA MADEIRA Os partidos da oposio na Assembleia Legislativa da Madeira queixaram-se de terem sido impedidos de discursar na sesso solene do 25 de Abril, que teve apenas a interveno do presidente do rgo e do orador convidado. Nesta sesso solene, que contou com a presena dos deputados do PSD, CDS, PS e PAN e ausncias dos representantes do PTP, PND, MPT e PCP, apenas discursou o presidente do parlamento, Miguel Mendona, e o orador convidado, o professor catedrtico, Viriato Soromennho Marques. Para o responsvel da bancada do CDS, Lopes da Fonseca, no aspeto poltico, s temos de nos queixar internamente, apontando a inrcia do Governo Regional que nos ltimos 35 anos governou, musculadamente, e que, mais uma vez se revelou, nesta cerimnia. COMEMORAES EM SABROSA DERAM LUGAR A PROTESTO Cerca de 200 pessoas interromperam, na sexta-feira, as comemoraes do 25 de Abril, em Sabrosa, no distrito de Vila Real, num protesto contra o encerramento de servios pblicos num concelho, que viu fechar o tribunal, temendo-se o mesmo acontea s finanas. Mal a banda de msica de Sabrosa acabou de tocar, os manifestantes, muitos dos quais empunhavam cravos vermelhos e negros, avanaram para perto da porta de entrada da Cmara Municipal (de maioria PS), onde estava a decorrer a cerimnia oficial das comemoraes dos 40 anos da revoluo.

25 Abril: Helicptero lana cravos sobre o Terreiro do Pao

O boicote ao protocolo foi pacfico e os impulsionadores do recmcriado Movimento Pelo Concelho de Sabrosa e Pelos Valores de Abril aproveitaram o microfone para lanarem duras crticas ao Governo PSD/CDS-PP. ENTIDADES VAIADAS SADA DA ASSEMBLEIA DA REPBLICA Mais de meia centena de elementos do Partido Nacional Renovador (PNR) vaiaram e assobiaram as entidades que abandonavam de carro a Assembleia da Repblica, em Lisboa, depois da sesso solene de comemorao do 25 de Abril. O Presidente da Repblica foi uma das entidades vaiadas no momento em que entrava para a viatura, panorama que se ia repetindo medida que as outras viaturas arrancavam da Assembleia da Repblica. passagem dos automveis, os manifestantes gritaram palavras de ordem como corruptos e ladres ou 40 anos de misria e roubo, perante o olhar dos muito poucos cidados que iam passando pelo local. A afluncia praticamente nula de cidados junto da AR, contrastava com os milhares de populares que cerca das 11:00, estavam reunidos no Largo do Carmo, em Lisboa, para a evocao ao capito Salgueiro Maia promovida pela Associao 25 de Abril. MRIO SOARES ACUSA GOVERNO E ASSUNO ESTEVES DE SEREM CONTRA A REVOLUO O antigo Presidente da Repblica Mrio Soares acusou o Governo e a presidente da Assembleia da Repblica de serem contra o 25 de Abril e considerou que a nica e verdadeira comemorao daquela data aconteceu no largo do Carmo, em Lisboa. Houve uma nica e verdadeira [comemorao] que esta aqui, onde est o povo, disse Mrio Soares no final da cerimnia de homenagem ao capito Salgueiro Maia, que decorreu no Largo do Carmo. Aos jornalistas, Mrio Soares criticou ainda a forma como a presidente da Assembleia da Repblica, Assuno Esteves, se dirigiu Associao 25 de Abril, afirmando que no respeitou os capites de Abril. VASCO LOURENO DIZ QUE GOVERNO TEM DE SER APEADO O presidente da Associao 25 de Abril, Vasco Loureno, defendeu que preciso apear o Governo, de preferncia por iniciativa do Presidente da Repblica, que acusou de continuar a ser mero assistente passivo ou mesmo conivente. No discurso durante a evocao a Salgueiro Maia, no Largo do Carmo, em Lisboa, Vasco Loureno defendeu tambm que preciso retornar s Presidncias de boa memria de Ramalho Eanes, Mrio Soares e Jorge Sampaio. Ou muda urgentemente de poltica e inverte o caminho de submisso, austeridade e empobrecimento do pas, ou este Governo tem de ser apeado sem hesitao, declarou, numa cerimnia em que estiveram presentes Mrio Soares e Manuel Alegre. PRESIDENTE DA REPBLICA RECUSA POLTICA DE VISTAS CURTAS O Presidente da Repblica recusou a poltica de vistas curtas ditada pelos taticismos, insistindo na necessidade de entendimentos polticos sobre as questes essenciais para o futuro do pas. tempo de abandonarmos a poltica de vistas curtas, ditada pelo taticismo e pelos interesses de ocasio. Precisamos de um discurso de esperana que mobilize os portugueses para os desafios que temos nossa frente. Precisamos de professores motivados, investigadores empenhados, servidores do Estado valorizados, agentes culturais criativos, jovens empreendedores, uma comunidade de empresrios e trabalhadores com esprito vencedor, afirmou o chefe de Estado, Anbal Cavaco Silva, no discurso da sesso solene do 25 de Abril, que decorreu na Assembleia da Repblica. Insistindo num ponto j recorrente nas suas intervenes, o chefe de Estado voltou a dizer que difcil compreender que agentes polticos responsveis no consigam alcanar entendimentos sobre questes essenciais para o nosso futuro coletivo.

Bonga diz que frica precisa do seu 25 de Abril para ser feliz

28 Abril 2014

Ler e contar . 19

Temos de saber quais so os 25 de Abril que vo ser em nosso benefcio, porque precisamos de vrios 25 de Abril para ultrapassar as nossas querelas e ser felizes, disse o mais conhecido msico angolano, enfatizando que a democracia e a liberdade tm de ser para todos e com reciprocidade. O msico lamentou que Moambique e Angola no tenham gozado de paz aps as independncias que conquistaram de Portugal, na sequncia do 25 de Abril, uma vez que conheceram, depois, prolongadas guerras civis. Os portugueses esto todos mobilizados para uma data que deles e que ns desfrutamos de boleia, nas nossas independncias, porque depois ficou complicado, porque nos degladimos. Em Portugal, no houve mortos e feridos, ali se ajeitou, destacou o msico angolano Na opinio de Bonga, a cultura pode ser uma arma importante para a valorizao da dignidade dos povos africanos, atravs da rutura com um sistema assente na reproduo de modelos estrangeiros. Os jovens africanos pensam que imitando os americanos ficam melhores, criticou, assumindo-se como um defensor da cultura africana, atravs da sua aposta na interpretao de ritmos da sua terra.

O msico angolano Bonga disse em Maputo que frica tambm precisa do seu 25 de Abril, para ultrapassar as suas querelas e ser feliz, preservando a identidade cultural dos vrios povos do continente.

Sobrevive a cinco horas de viagem num trem de aterragem

Bonga exaltou a gerao que reagiu ao fascismo portugus, desencadeando a Revoluo do 25 de Abril de 1974 e o consequente derrube da ditadura em Portugal, durante uma conferncia de imprensa sobre a sua atuao no Festival Zouk Tropical, o maior evento musical internacional em Moambique, cuja terceira edio se realizou sexta e sbado em Maputo.

Meu querido... ladro!


- No, Sr. Juiz. O meu filho no um ladro. No acredito! Fui eu que o criei... Amamentei-o ao meu peito... E o pai est aqui e sabe o que eu digo... O meu filho no um ladro... - Mas, minha senhora. Ele foi apanhado em flagrante! Mais: foi apanhado de pistola em punho... quase a matar a empregada que se recusava a dar-lhe o dinheiro que ele exigia... O seu filho criminoso! - No... no! Pergunte ao meu marido. Ele sabe dizer as coisas melhor que eu. Bem v... eu nem escola fui... e quanto a ingls... bem v que no sei... o meu filho no um ladro... A cena passou-se (ou poderia ter-se passado), algures, num dos tribunais da bela cidade de Toronto. O juiz era um homem bom. Deixava que a mulher lavada em pranto continuasse com a sua lamria que uma intrprete ia traduzindo. E levou a sua pacincia at ao ponto de pedir ao marido que dissesse, em bom ingls o que que a esposa queria dizer... - No, senhor Juiz. O meu filho no um criminoso. No um ladro. - Mas o Sr. viu... o Sr. assistiu a tudo. Ele at quase confessou... banco dos rus no era ele... - ... - Um dia, tinha ele 7 anos, chegou-me a casa com as calas rotas e o nariz esmurrado. Quando o ia para repreender... disse-me que no me preocupasse. Que era bom para ficar mais rijo... mais auto-suficiente. Que na escola lhe diziam isso. Que andara pancada... e que a professora assistente s o foi levantar - como no hquei, sabes, pai?! - quando ele caiu no cho, meio atordoado, depois de receber uma potente directa no nariz. Que era bom... para ele ficar mais rijo... (no queres um filho maricas pois no?!) A cena daquele dia repetiu-se uma e muitas vezes... Mais tarde, at o contrrio se comeou a dar. Eram os pais dos outros meninos que apareciam em minha casa a exigir-me que eu repreendesse o meu filho... que o castigasse! - Com certeza que fez isso, no verdade?!!!

Adolescente viajou entre a Califrnia e o arquiplago do Hawai, ultrapassando temperaturas a rondar os 80 graus negativos, tornando quase impossvel a sobrevivncia. Um adolescente de 16 anos sobreviveu a um voo de quase cinco horas, entre o estado da Califrnia e o arquiplago do Hawai, escondido no trem de aterragem de um avio. O portal de notcias hawaiano HawaiiNewsNow afirmou, citando fontes do gabinete de investigao federal norteamericano (FBI) que o jovem viajou escondido num voo de domingo da companhia Hawaiian Airlines, entre So Jos, na Califrnia (costa oeste dos Estados Unidos), e a ilha de Maui, no Hawai, de acordo com as fontes. Aparentemente, o adolescente, cuja identidade no foi divulgada, queria fugir de casa na cidade californiana de Santa Clara e entrou no aeroporto internacional de So Jos, atravs da vala de segurana. Depois, escondeu-se num espao vazio junto s rodas do trem de aterragem do avio. Este tipo de voos pode alcanar uma altitude de at 12 mil metros e no exterior do aparelho as temperaturas rondam os 80 graus negativos, tornando quase impossvel sobreviver. O jovem no sabia para onde se dirigia o aparelho, disseram fontes do FBI, acrescentando que o adolescente s foi descoberto por funcionrios aeroporturios, quando o avio aterrou no Hawai, depois de cinco horas de voo. A nossa principal preocupao agora saber como se encontra o jovem, que sobreviveu excecionalmente a esta viagem, garantiram as fontes. O adolescente no tinha qualquer identificao e foi levado para o Centro Mdico Maui Memorial. De acordo com o portal de notcias hawaiano, Tom Simon, porta-voz do FBI, indicou que o jovem poder ter feito a maior parte da viagem inconsciente e estava desorientado quando foi encontrado na pista do aeroporto de Maui, a segunda maior ilha do arquiplago. Apesar das condies extremas da viagem, o porta-voz do FBI acrescentou que o adolescente no sofreu problemas mdicos graves e j se encontra sob custdia dos servios de proteo infantil do Hawai.

Fernando Cruz Gomes


- Fiz a primeira vez... S que a segunda... tinha ele 12 anos... j ele mesmo me chamou a polcia por uns tabefes que lhe dei. Vim para o tribunal, mais tarde, algemado como um malfeitor... e fui condenado... a no lidar com o meu filho durante 6 meses... - Antnio, no digas isso! Ele no um ladro. Ele no um malfeitor. E o nosso filho! - Sr. Juiz. O meu filho no um ladro. A sociedade que todos ns queremos limpa de marginais que o fez... esta sociedade tem destas coisas. Faz leis que so boas por um lado, mas aplica-as como se todos os pais fossem todos iguais, e todos os filhos fossem iguais. O meu filho no um ladro. Foi a sociedade que o fez assim. A arma que ele tinha - agora que est com 15 anos - foi-lhe dada por um amigo. E a maneira de a manejar... foi-lhe ensinada pela Televiso... - Mas... isso, agora, depois de ele ser condenado quer dizer o qu? - Sr. juiz... quer dizer que queria evitar que outros meninos de 15 anos viessem para aqui e fossem tratados como o meu est a ser. Queria que se criasse uma Real Comisso para ajudar a nossa forma de educar nas escolas... a injustia da lei que pune o pai e a me... por educar os filhos... e os chama aqui para dizer que o filho - que ele nem sempre pode educar... - um criminoso. Queria que a minha voz fosse ouvida pelos deputados que fazem as leis, queria que houvesse afinal mais juzes como o senhor, que me deixou falar at ao fim... sem me apontar um polcia para me mandar prender. Queria afinal senhor juiz, que estas minhas lgrimas - e as lgrimas daquela pecante que minha mulher, no fossem vertidas por mais ningum... - Meu filho! Meu querido! Meu querido... ladro. O cronista disse - e nem sei se hei-de acreditar... - que, na sala do tribunal, se fez um silncio de morte. que, no fim... todos choravam, tambm, como aquele pai. At o juiz! Mas isso, repito, no posso afirmar... no vi.

Simona de Silvestro estreou-se ao volante de um Frmula 1

20 . Automobilismo

28 Abril 2014

Fisker poder regressar em 2015


A chinesa Wanxiang, que comprou a marca de hbridos plugin, pretende relanar o Fisker Karma, seguido da verso carrinha e, posteriormente, uma mais acessvel. Depois da aquisio dos direitos sobre a Fisker no incio do ano, a empresa de peas de automveis chinesa Wanxiang est procura de um CEO permanente nos prximos trs meses - enquanto, para j, o presidente interino Roger Brown lidera um grupo de 25 funcionrios (era de 150 antes da bancarrota). Em entrevista ao The Detroit News, Brown diz que a empresa precisa de criar uma nova sede, decidir onde os carros sero construdos sendo que a Fisker dona de uma fbrica em Delaware, nos EUA - e contratar cerca de 200 pessoas muitos deles antigos colaboradores. Contudo, o gestor no garante que a empresa continue a chamar-se Fisker Automotive. Wanxiang no um nome vistoso, diz o americano: eles no compraram a Fisker para exportar tecnologia para a China Eles compraram-na porque querem construir uma grande empresa de automveis. Em meados do prximo ano, a Wanxiang planeia voltar a produzir o Karma (na imagem). Seguir-se- o Surf (verso

Paulo Alves Carlos Moreira

Simona de Silvestro esteve em Fiorano a realizar o seu primeiro teste em pista ao volante de um Sauber C31 de 2012. O monolugar da equipa sua est decorado com as cores do patrocinador da ex-piloto da Frmula Indy, que abandonou os Estados Unidos em busca do sonho de se tornar a prxima mulher a competir na Frmula 1. Segundo informou a Sauber atravs do Twitter, de Silvestro realizou at ao momento 69 voltas com o C31 sem qualquer problema a registar. Absolutamente fantstico, foram as primeiras declaraes da sua de 25 anos atravs do Twitter.

Uma palavra...

Porsche apresenta Macan de quatro cilindros na China

carrinha do Karma) em 2016, e o Fisker Atlantic (a verso mais barata do Karma que nunca chegou a ser produzida), em 2017.

Uma palavra... Uma palavra mal-ouvida acabou ocasionando a piada ocorrida na chegada do GP da China. Em Xangai, Lewis Hamilton acabou recebendo a bandeirada uma volta antes do previsto, na 55. Pelo rdio, o ingls da Mercedes chegou a apontar a falha do fiscal de pista, mas seu engenheiro ordenou que ele acelerasse, por via das dvidas. E Hamilton acabou vendo a bandeira quadriculada duas vezes. Por causa da falha, o resultado final foi fechado na volta 54, uma antes do erro, como manda o artigo 43.2 do regulamento esportivo da Frmula 1. Ou seja: o GP, na prtica, teve duas voltas a menos. Mas o que ocasionou o problema? Uma palavra e, claro, a confuso do idioma. Zhuang Tao, diretor local da corrida, perguntou a Charlie Whiting, diretor de corridas da Federao Internacional de Automobilismo (FIA), se uma bandeira branca - como no automobilismo americano - seria mostrada na penltima volta. A resposta foi simples: - No flag now (No mostre a bandeira agora). Zhuang, ento, passou pelo rdio a mensagem ao fiscal que estava na posio da linha de chegada. S que o fiscal no ouviu ou no entendeu a mensagem completa. E a orientao virou... - Flag now (Mostre a bandeira agora). bandeirada acabou sendo dada uma volta antes. Para efeitos de classificao, quase nada mudou. Apenas a ultrapassagem de Kamui Kobayashi, da Caterham, sobre Jules Bianchi, da Marussia, valendo a 17 posio, foi anulada.

A nova verso de acesso a gasolina do SUV conta com um motor 2.0 TSI turbo com 237 cv, destinando-se para j a mercados asiticos. A Porsche apresentou no Salo de Pequim o Macan com o motor EA288 2.0 TSI numa verso sobrealimentada com 237 cv (entre as 5000 e as 6800 rpm) e 350 Nm de binrio (1500 -4500 rpm). Trata-se do mesmo bloco de injeo direta, utilizado noutros modelos do grupo Volkswagen, que possvel encontrar, por exemplo, no Volkswagen Golf GTI Performance (numa verso com 230 cv). Para j, a indicao da Porsche que esta opo de acesso a gasolina estar disponvel apenas nalguns mercados asiticos, incluindo China e Japo. Esta verso do Macan poder mesmo chegar Europa em 2015, contudo este motor dever ser um de quatro cilindros em linha e no um boxer com quatro

cilindros opostos que os alemes esto a desenvolver para os prximos Cayman e Boxster. Com efeito, desde 1995 que a marca alem no utilizava um motor de quatro cilindros, tendo-o feito pela ltima vez no 968. Anunciado para j apenas com a caixa de dupla embraiagem PDK de sete relaes (com patilhas no volante) e trao integral de srie, este Macan consegue fazer 0-100 km/h em 6,9 segundos e atingir 223 km/h de velocidade mxima. Permite igualmente que anuncie consumos de 7,5 l/100 km e emisses de CO2 de 168 g/km. Esta verso do Macan agora apresentada distingue-se pelas jantes de 18 polegadas de srie e dupla ponteira de escape em formato trapezoidal. No interior, h um ar condicionado bizona, sendo que entre os opcionais constam ainda o teto panormico, a suspenso ativa PASM e sistema de auxlio ao estacionamento dianteiro e traseiro.

28 Abril 2014

Ainda a tempo . 21

Festas da Praia da Vitria... mais perto


De facto, esto ao virar da esquina. A 1 de Agosto, a temos as famosas Festas da Praia da Vitria, na Terceira. Umas Festas que so de l, sim, mas tocam no corao dos de c. Antnio Rodrigues, que como que o embaixador das festas entre ns... disse-nos, desde logo, que era apenas um almoo de convvio, mas a verdade que mais do que isso, a jeito de postal de convite entregue a todos quantos, directa ou indirectamente, esto ligados Terceira e Praia da Vitria.

Um evento a decorrer no domingo, com o Jornal prestes a encerrar as suas pginas, no pode, infelizmente, ser trazido at s nossas colunas com o tempo que o interesse mereceria. A ele voltaremos, de resto, numa prxima oportunidade. que, para alm do mais, em carteira, temos uma troca de impresses, muito interessante, quer com o presidfente da Cmara de Praia da Vitria, Roberto Monteiro, quer com o vereador Tibrio Dinis. Entrevistas que alargamos, de resto, a uma jovem senhora, Marline, que da Praia... mas viveu, durante anos, nos Estados Unidos. De resto, tivemos ainda a oportunidade de sermos apresentados ao conjunto Bel Cantus, vindo da Praia da Vitria, cujos membros foram dialogando connosco. Antnio Rodrigues... no d. Vamos voltar ao assunto numa prxima oportunidade. Porque, de facto, o tempo urge e o Jornal est nas bancas... na segunda-feira de manh.

Faa da nossa casa parte da sua Famlia HOJE E SEMPRE!

ERVANRIA BEYOND EDEN CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS ERVANRIA BEYOND EDEN


Por V e n e s s a B a r r o s

Ervas / Produtos Naturais Por V e n e s s a B a r r o s Velas / CONSULTAS Incensos Ervas / Produtos Naturais PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Ajuda Espiritual Velas / Incensos Por V e n e s s a B a r r o s Leitura de Cartas Ajuda Espiritual CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS Consultas por Ervas / telefone Produtos Leitura de CartasNaturais

CONSULTAS PRIVADAS E CONFIDENCIAIS ERVANRIA BEYOND EDEN

ERVANRIA BEYOND EDEN

Por V e n e s s a B a r r o s Velas / Incensos Consultas por telefone - Sbado Abertos de Segunda Ervas / Produtos Naturais 9 am 6pm Ajuda Espiritual Abertos de Segunda - Sbado Velas / Incensos 642 Rogers Road9em Leitura de Cartas Ajuda Espiritual am -Toronto 6pm Leitura de Cartas Consultas por telefone 642 Rogers Road em Toronto (416) 901-4114
Consultas por telefone

642 Rogers Road em Toronto 642 Rogers Road em Toronto

(416) Abertos de901-4114 Segunda - Sbado Abertos de Segunda - Sbado (647) 720-6667 9 am - 6pm 9 am - 6pm (647) 720-6667

(416) 901-4114

(416) 901-4114

22 . Ainda a tempo Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 21 a 25 de abril

28 Abril 2014 Parceria ABC/MontePio


sobretudo atendendo ao desempenho da economia a partir do 2 trimestre de 2013 o nosso cenrio de crescimento econmico para 2014 de 1.2%, mais favorvel do que o que havia sido admitido pelo Governo no OE 2014 (+0.8%). No entanto, esta maior folga oramental no dever permitir aliviar as medidas de austeridade anunciadas, j que parte do resultado de 2013 foi obtido, como referido, atravs de medidas extraordinrias, nomeadamente por meio do regime excecional de regularizao de dvidas fiscais e Segurana Social. Recorde-se que, relativamente a 2013, o dfice oramental cifrou-se em 4.9%, diminuindo face aos 6.4% de 2012 e ficando abaixo da meta de 5.5% estabelecida no PAEF e dos 5.9% admitidos pelo Governo em out-13, aquando da apresentao do OE 2014. Tratou-se de uma surpresa francamente positiva, que beneficiou: i) do impacto sobre a despesa e a receita do comportamento da economia melhor do que o esperado; ii) do perdo fiscal, que permitiu recolher 1 253 M (nomeadamente atravs do regime excecional de regularizao de dvidas fiscais e Segurana Social); iii) dos ganhos de eficincia resultantes da nova estratgia de combate fraude, evaso fiscal e economia paralela (nas palavras da Ministra das Finanas). 1T2014 evidenciam uma reduo do excedente da balana de bens e servios a preos correntes, sugerindo, para j, um contributo (nominal) ligeiramente negativo para o crescimento do PIB neste trimestre. No entanto, estima-se que no conjunto do trimestre, e quando medidos em termos reais, os dados da balana de bens e de servios possam revelar um ligeiro contributo positivo das exportaes lquidas de bens e servios para o crescimento do PIB (+0.2 p.p. no 4T2013), refletindo uma subida das exportaes superior das importaes. Passando agora para os referidos dados da execuo oramental, refira-se que o saldo provisrio das administraes pblicas relevante para efeitos de aferio do cumprimento do PAEF ascendeu em maro a -825.5 M, um dfice inferior ao observado em igual perodo do ano passado (-1 350.7 M). Um resultado favorvel e que representa uma elevada margem face meta trimestral definida pela troika para o 1T2014 (-1 700.0 M). Apesar de ainda insuficientes, estes primeiros nmeros de execuo oramental do, para j, boas indicaes para o cumprimento da meta do dfice oramental para 2014. Note-se que o facto de a execuo oramental de 2013 ter-se revelado mais favorvel do que o anteriormente admitido tambm j tinha vindo traar melhores perspetivas para o cumprimento do dfice de 2014, num contexto em que o cenrio macroeconmico de base para o OE2014 passou a ser considerado j um pouco pessimista,

Economia portuguesa

*Dados da execuo oramental no 1T2014 traam boas perspetivas para a totalidade do ano, numa semana que ficou marcada pelo sucesso do 1 leilo de dvida portuguesa a 10 anos no sindicada...
A semana passada em Portugal ficou marcada pelo sucesso do 1 leilo de dvida portuguesa a 10 anos no sindicada, ou seja, sem o apoio de um sindicato bancrio de tomadores da dvida. De facto, para os 750 milhes de euros (M), houve uma procura de 2 603 M, ou seja, mais 3.47 vezes do que o montante colocado. A taxa mdia da emisso fixou-se em 3.5752%, que compara com 5.112% resultante de uma emisso j realizada este ano, com maturidade at fev-24, tendo ento sido colocados 3 000 M, mas, ao contrrio da atual emisso, tratando-se de uma emisso sindicada. Refira-se, ainda, que esta 1 emisso de dvida no sindicada foi colocada a uma taxa de juro inferior do mercado secundrio no fecho do dia anterior emisso (3.701%), ficando bastante abaixo dos 8.767% em que esta taxa a 10 anos se encontrava antes do pedido de ajuda externa do pas, admitido publicamente (embora tendo sido formalizado posteriormente) no dia 06/04/2011.

Jos Miguel Moreira (JoseMoreira@Montepio.pt)

Mota Amaral fala em sesso do 25 de Abril

PSD tem de voltar a centrar discurso no apoio aos mais desfavorecidos


O deputado do PSD/Aores Assembleia da Repblica, Mota Amaral, defendeu, sexta-feira, hoje a necessidade do PSD voltar a centrar o seu discurso no apoio aos trabalhadores e aos mais desfavorecidos. Falando durante uma exposio organizada pelo PSD/ Aores, alusiva Revoluo do 25 de Abril, realizada em Ponta Delgada, o antigo presidente do Governo Regional e ex-presidente da Assembleia da Repblica, lembrou que as grandes linhas de rumo dos social-democratas devem estar centradas nos cidados. Nesta altura, em que h tantas tentativas de impor um pensamento nico, que faz desaparecer e entrar na clandestinidade questes to fundamentais, como seja a responsabilidade do Estado na promoo e ajuda aos mais fracos, j no se fala nos cidados, nas pessoas, lamentou Mota Amaral. O deputado social-democrata elogiou a exposio organizada pelo PSD/Aores, alusiva Revoluo dos Cravos, recordando que h momentos que ficaram marcados no partido, aps o 25 de Abril, como foi o caso do primeiro comcio realizado em So Miguel. Nesse comcio, aps uma manifestao pelas ruas de Ponta Delgada, na sequncia das eleies para a Assembleia Constituinte de 1975, quisemos mostrar que o povo estava com o PPD, e que a vitria do PS a nvel nacional em nada diminuiu a grande vitria que o PPD tinha obtidos nos Aores, nessas eleies lembrou Mota Amaral.

Relativamente informao macroeconmica conhecida durante a semana, saliente-se os dados de maro da execuo oramental da DGO, que revelaram um dfice inferior ao do perodo homlogo, tratando-se de um resultado favorvel j que evidenciou uma elevada margem face meta definida pela troika para o 1 trimestre do ano, continuando a dar boas indicaes para o cumprimento da meta do dfice para 2014, a qual continuar tambm a beneficiar do facto de a execuo oramental de 2013 ter-se revelado mais favorvel do que o anteriormente admitido. Relativamente a outros dados conhecidos, refira-se a leitura de fevereiro da balana corrente, que deu conta de uma ligeira subida (de -66 M para -54 M), contabilizando o 2 dfice consecutivo depois de ter registado um excedente mximo histrico de 465 M em dez-13, mas evidenciando 9 excedentes em 15 meses, que representam, juntamente com o observado no ms de jul-12, os nicos saldos positivos desta srie. Em 2013, observou-se um excedente de 0.5%, o maior desde, pelo menos, 1960, esperando-se uma nova subida em 2014 (prevemos 1.0%, acima dos 0.8% previstos pelo FMI e abaixo dos 1.2% projetados pela OCDE). Comeando a nossa anlise precisamente pelos dados sobre a balana corrente (ajustados de sazonalidade), esta melhoria do saldo em fevereiro esteve associada a comportamentos distintos das diversas balanas, mas positivos numa tica de contributo para o crescimento do PIB, com um desagravamento do dfice da balana de bens e uma subida do excedente da balana de servios. Em termos trimestrais, embora ainda sem as leituras de maro, estes dados do

Recordaes de ontem
Segundo recordou, nesse comcio, os dirigentes do PSD estavam empoleirados em cima de uma mesa que tinha pertencido Legio Portuguesa, e que tinha sido oferecida pelo MFA, dos dias seguintes ao 25 de Abril.

O MFA deu-nos essa mesa, deu-nos uma srie de mveis que vinham da sede da Ao Nacional Popular, e at uma mquina de escrever que tinha pertencido ex-PIDE-DGS, e com a qual ns, durante muito tempo, datilografamos os nossos comunicados, recordou ainda Mota Amaral, perante os risos da plateia. Tambm o atual lder do PSD/Aores, Duarte Freitas, partilhou a ideia de que o essencial, na poltica, so as pessoas, para as quais os partidos devem sempre trabalhar. A Autonomia permitiu que ilhas com mais de 500 anos de histria, que estavam de costas voltadas, finalmente se juntassem, e a social-democracia foi a resposta aquilo que estava no amago do povo aoriano: a solidariedade; dar as mos a quem precisa, realou Duarte Freitas. Segundo explicou, h partes das nossas ilhas e ilhas que esto a ficar para trs, situao que a confirmar-se poder matar o legado dos pais fundadores.

28 Abril 2014 5-Hidroxitriptamina


Por: Antonio Custodio Barros (NhP 7132) Tel. 416 533-8907
Tambm chamada 5-HTP, usada pelas pessoas, para se obter serotonina, a qual usada pelo crebro e pelos nervos para obter o necessrio equilbrio que permite uma boa qualidade de sono, gozar de uma boa disposio e uma boa atitude perante a vida. Tambm referido como redutor ou antes controlador da dor ou ainda como equilibrador da peristalise intestinal (movimentos fisiolgicos do intestino) que ajudam a controlar o mal-estar abdominal nas pessoas que sofrem de colite. E ajuda normalmente a reduzir peso corporal excessivo. Mesmo que coma comida, muito rica em L-Triptofano, isso no significa que possa resultar em 5-http suficiente e util. O 5-HTP usado no tratamento da insnia, depresso, ansiedade, fibromialgia, enxaquecas, dores de cabea, dores musculares de tenso, neuropatia perifrica, etc. Ajuda mas normalmente tem de se fazer as teraputicas de suporte gerais para cada pessoa. Uma boa semana!

Vantagens do Xarope de Seiva Natural


Receita Original

Coisas e loisas . 23

Vantagens do Xarope de Seiva Natural vs Seivas Concorrentes:


O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com Sumo de Limo. Mistura de 2 Tipos de Seiva Seiva de Palma - Rica em potssio e sdio Seiva de cer Rica em mangans e zinco. Seivas de Grau C+ O grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. Tecnologia de Hot-Filling Embalada a quente no necessitando por isso de conservantes. Sem aditivos qumicos - 100% natural, sem corantes nem conservantes

OFERTAS DE EMPREGO...
com conhecimentos de Pastelaria Portuguesa. Trabalho em London. Falar com Felipe Gomes, 1-519-435-0616 Quarto aluga-se para menina ou senhora portuguesa, na rea de St. Clair & Caledonia, com cozinha a partilhar com senhora. Tem tv e lavandaria. Transportes e supermercados porta. Disponvel a partir de 1 de Janeiro. Contactar: 416-654-1736 ou 416-465-4885. -Empregados de limpeza, em regime de part-time, para a rea de Toronto e Mississauga. 905-455-5414. -Assistente administrativa, fluente em portugus, informtica e conhecimento do sector financeiro. 416-531-4631. Ext. 4260. -Empregados de limpeza. 647-274-1379. -Costureira com experincia, para confeo de camisas. Contactar Eva. 416-236-3114. -Carpinteiro de 1 a 5 anos de experiencia, com conhecimento de leitura de plantas. Contactar Fernando. 416-832-7092. -Funcionrio administrativo para edficio residencial. Contacte Manuel Ferreira, 416-880-3857. -Assistente de apoio ao domcilio, para trabalhar com pessoas de idade e/ou desabilitadas. Fluente em portugus e ingls e com Certificado de Personal Support Worker. Enviar resum ateno de Patrcia Gomez. 416-532-6873. -Padeiro com experincia e uma senhora para ajudar na cozinha, com experincia em salgadinhos. 416-654-1780. -Empregados de limpeza para a area de Toronto. 416-653-6897.

PASTELEIRO

O Xarope de Seiva Original permite:


Desintoxicar
*Aco Drenante * Aco Diurtica * Aco Anti-Toxinas Reduzir eficazmente o peso * Aco Lipoltica * Aco Anti-Gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso *Aco Anti-Reteno de lquidos * Aco Anti-Celultica.

ALUGA-SE

Promover Bem-Estar
* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco Estimulante *Aco Tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil *Obteno de maior elasticidade do Corpo.

FLORA UNIVERSAL / Lagoa Azul


Clubes e Associaes
AMOR DA PTRIA - Sbado, 3 de Maio, pelas 18:30 horas, Baile do Scio. Msica para danar com Tony Silveira Band. Haver Jantar. Reservas e Informaes, Manuela Goulart, 905274-9488 ou Manuel Terra, 416-789-9013. ARSENAL DO MINHO - 10 de Maio, Festa da Me, comeando o Jantar s 19:30 horas. Para informaes, (416) 841-1676. ASAS DO ATLNTICO - Dia 10 de Maio, celebracao do dia da Mae. Jantar. Msica com Tony silveira band. Reservas: Marilia Fraga (647) 771-4818; Ana Dias (416) 537-1556; e Cristiano Macedo ( 416) 889-5620 CASA DO ALENTEJO - Sbado, 10 de Maio, no Salo Nobre, Baile do Ovo, com Jantar e Baile. Musica por Michael da Silva Live Musician. Reservas atravs do telefone 416 537 7766. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Sabado, dia 3 de Maio, tradicionais sopas do espirito Santo, com o conjunto Mexe-Mexe. Reservas, pelo 905-286-1311. CASA DOS POVEIROS Dia 11 de Maio, a partir das 12.30, Dia da Me / Aniversrio do Rancho Infantil. Almoo, actuao do rancho infantil, surpresas para as mes, e baile. Para reservas contatar 416-457-1890 ou 416-871-7334. IRMANDADE DO ESPRITO SANTO (Santa Maria dos Anjos) Sbado, 10 de Maio, Festa Das Mes no Salo Paroquial. Jantar servido s 7 da noite seguido de Baile com Katy Alves. Mais informaes e reservas, 416-656-4170.

Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo, promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope de Seiva e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

1227 Dundas St. W. - Toronto - M6J 1X6 Tel.: (416) 533-8907 - Fax (416) 533-5324 /
Email:ervanaria@bam-internacional.com - www.florauniversal.com

LUSO-CAN TUNA Eleies e resultados: Magister (Presidente) - George GibsonSilva; Vice- Magistra (Vice Presidente) - Tanya Mini Mon Costa; Maestra - Sonia Kunami Goncalves; Vice-Maestro - Miguel Dias; Secreataria - Sonia Kunami Goncalves; e Tesoureiro - George GibsonSilva.

PRECISA-SE PADEIRO COM EXPERINCIA Tel. 416 651 1780


procura um Preparador de automvel para pintura e Detalhador de Automvel.
Preferimos candidatos com experincia Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu currculo para castleauto@idirect.com

Castle Auto Collision

PESSOAL DE LIMPEZA PARA ESCRITRIOS Full-time e Part-time. Greater Toronto Area Telefonar para 905-273-5954 Pedreiros (bricklayers) Ajudantes (Labourers) Tractoristas (fork-lifts) Informaes: 416 989 3055

PRECISA-SE

You might also like