You are on page 1of 4

Linfomas 1) Homem, 24 anos, aumento de linfonodos cervicais h 6 meses. H 9 anos atrs teve mononucleose infecciosa. Assintomtico.

Estgio clinico 1. Exames a pedir: (descartar virose), anti-HIV, CMV IgG IgM, Epstein Barr IgG IgM (mononucleose), HTLV 1 e 2, Toxoplasmose IgG, IgM, Anti Hbs Ag, anti HCV, HMG (fase inicial de virose d leucopenia com linfocitose). Enzimas: desidrogenase lctea, TGO, TGP, fosfatase alcalina. Funo renal. VHS modifica em reaes inflamatrias e at anemia altera. alterao da parte plasmtica em relao ao volume plasmtico com a velocidade de sedimentao das clulas. O resultado inespecfico. RX de trax para descartar pneumonia sem manifestaes, sarcoidose. Primeiro pedir bipsia antes de TC. uma neoplasia maligna do tecido linftico que faz parte do sangue. Imagem: TC de pescoo, trax, abdome e pelve. Se tiver manifestao neurolgica RM, TC de crnio. 50% dos baos aumentados no so baos comprometidos no LH e pode ser s reacional. Este paciente deve fazer PET CT que muda o prognstico em graus 3 e 4 que doena avanada e diz se o bao comprometido. Se o PET CT mostra bao com atividade no estgio 3 porque tem doena abaixo do diafragma e se ele tiver exame de MO comprometido = 4. Alteraes hepticas e fgado comprometido grau 4. 2) homem (linfoma mais freqente em homem), 44 anos, dor retro esternal e h 1 ano tem astenia. HMG normal e h 3 meses linfonodo cervical direto aumentado com dor e febre variada: alguns dias vem e depois passa. Linfoma no mostra avaliao na bioqumica. 3) Velho, 64 anos, 70 kg, emagrecimento, linfonodos, sudorese noturna e dor abdominal. Diagnstico de linfoma. Linfomas so doenas linfoproliferativas = linfcitos e podem ser agudas ou crnicas. So originadas no tecido linfide e podem ser No Hokdgin ou Hokdgin e so neoplasias de tecido linfide. Linfoproliferativo leucemia aguda e crnica e linfomas. Qual a grande diferena? Linfomas so tumores slidos do tecido linftico. Comeam no tecido linftico e depois invadem a medula ssea; as outras linfoproliferativas (leucemias) comeam na medula e depois invadem outros tecidos do corpo. As clulas linfides so produzidas na medula, nos gnglios. Assim, linfomas so tumores slidos e cursam com aumento de linfonodos nas clulas linfides. Podem ser nos linfonodos ou em todos os tecidos linfides. Quadro clnico: Mais freqente no jovem Hokdgin. No hokdgin se caracteriza por proliferao clonal de linfcito B, manifesta como neoplasia solida com massas tumorais, esplenomegalia. Os linfcitos podem ser T ou B. podem infiltrar tecidos como linfonodos, bao, fgado, pela, TGI, SNC e medula ssea. Exame padro ouro para o diagnstico Histo Patolgico = bipsia. Linfomas B constituem 85% dos linfomas no-Hokdgin. Linfomas T tem mal prognstico.

Infeco pelo HIV aumenta o risco de linfoma No-hokdgin difuso de grandes clulas (B) Tem tido aumento da incidncia de LNH em relao a outras neoplasias, s no perde para o cncer de pulmo na mulher que tem aumentado a incidncia e para o melanoma. 11,1 por 100 mil habitantes de LNH na dcada de 70 e aumento para 19,5 por 100 mil nos ltimos anos e agora atingiu um plat pelo aumento do HIV. Agentes infecciosos que so fatores de risco para ambos: Epstein barr (LNH Burkitt), HIV, H. Pylori, doenas auto imunes (jogren, tireoidite de Hashimoto, doena celaca). Fatores de risco generalizado HIV, Epstein barr, H Pylori, hepatite C, HTLV 1 (determina maior caso de leucemias e linfomas) e bactrias como clamdia (no freqente). Manifestaes: adenomegalia nicas ou mltiplas. Geralmente no LNH nunca temos s uma cadeia afetada, mas na maioria ocorre com mais cadeias superficiais aumentadas. Sintomas B so febre (sem infeco), emagrecimento (10 kg em 6 meses), sudorese noturna. A apresentao inicial pode ser dor abdominal porque o aumento de linfonodos abdominal ou o tecido linfide do TGI (leso do Malt). Pode haver manifestaes SNC, pulmonares relacionadas a um comprometimento linfide. Em tecidos no linfides pode dar sintomas mais pelo aumento linfide. Classificao: 85% so do tipo B. mais de 90% dos casos a apresentao inicial est ligada a aumento de linfonodos superficiais ou achados no exame de imagem. O comportamento clnico varia muito. Quando se recebe um histopatolgico de linfoma se pede uma imunohistoqumica para identificar os anticorpos de membrana das clulas e identificar se a clula B, o tipo de celula e classificar os tipos de linfoma. Diagnstico ouro: bipsia e j serve para classificar. O tipo mais freqente do LNH o difuso de grandes clulas B tambm o mais freqente relacionado a pacientes HIV. 40% dos linfomas. 20% LNH folicular. O tipo histolgico determinado pela imunohistoqumica e a diferenciao serve para se correlacionar o comportamento clinico com prognstico. Linfoma de baixo grau ou indolente tem curso clinico devagar: LNH Folicular. Intermedirio e alto: LNH difuso de grandes clulas. Altamento agressivo. Tratamento: a quantidade de doena e prognstico determinam. O estadiamento avalia a extenso da enfermidade. Tem q saber! O objetivo tratamento e prognstico. Engloba todos os exames par avaliar por imagem e lab. Linfoma altera: desidrogense lctea, beta 2 microglobulina (marcador). Linfoma pode ter medula normal, HMG normal, funo heptica normal. Estgios de 1 a 4. 1: s uma regio de linfonodos aumentados de um mesmo lado. A diviso transversal: acima ou abaixo do diafragma. 2: duas ou mais regies nodais ou uma regio nodal de rgo extra nodal comprometido por contigidade. Ex: mediastino e do lado uma leso pulmonar (rgo extra nodal) 2 se for do mesmo lado do diafragma. Mais de duas cadeias ou uma cadeia e um rgo por contigidade do mesmo lado do diafragma.

3: se tiver doena acima e abaixo do diafragma. 4: se compromete outros rgos que no linfides, como fgado, pulmo. Linfoma no comea na medula ssea e quando a invade 4. A presena de fatores constitucionais determinam fatores prognsticos. A = ausncia e B= presena. So eles: febre, perda de peso, sudorese noturna. O paciente sintomtico tem um prognstico pior. O prognstico depende do tipo histolgico. Tratamento QT sempre e terapias recentes como anticorpos monoclonais so novidade. Transplante de medula se utiliza, mas pode ocorrer recidiva. Transplante autlogo: do prprio paciente. Retira a medula, faz QT e depois usa a prpria medula para recuperao da toxicidade medicamentosa. Homlogo: quando usa medula de algum que tem os mesmos antgenos que eu. Pode ser de parente (maior chance de compatibilidade) ou no. No muito usado nos linfomas. Linfoma de Hokdgin: uma doena clonal com proliferao de linfcitos. Caracterstica: o LNH de adultos mais velhos (55 a 60 anos). LH tem 2 picos: nos jovens em torno dos 18 a 22 anos; velhos depois de 70 anos. 85% dos casos tem cura, mas 15% dos pacientes so refratrios ao tratamento. Tem bom prognstico. Os gnglios no esto to aumentados no diagnostico porque se disseminam por contigidade e geralmente tem cadeia cervical de um lado e se tem acima e abaixo do diafragma mais grave. Linfonodos no mediastino vo formando massas volumas maiores de 10 cm e formam Bulbos Torcicos (?). Sintomas B podem estar presentes. A febre de Pel Epstein: picos altos, dura 5 dias e some. Depois volta. Desconfiar principalmente em paciente jovem. Prurido: no sintoma B, mas quando inespecficos sem eritema, sem leso podem estar relacionados a LH B. quando houver prurido tem que palpar o paciente. Dor induzida pelo lcool nos linfonodos pode ocorrer, mas raro. Diagnostico: histopatolgico e presena da celula de Hipstein Berg ?. Esta celula tem marcadores para linfcito T e B e outros inespecficos. Alm disso, h reao de fibrose no histopatolgico que vai progredindo. O marcador CD20 fornece respostas mais especficas. LH dividido em: Linfcito, esclerose nodular, celularidade mista e depresso linfocitria (quando os linfcitos comeam a desaparecer). Subdiviso do LH Linfoctico em predominncia linfocitria nodular e rico em linfcitos porque tem comportamentos diferentes. Os subtipos podem evoluir entre si. Esclerose nodular o subtipo mais prevalente. Celularidade mista o subtipo mais prevalente em HIV e est relacionado a exposio ao Epstein barr.

Aumento do risco de LH em pacientes que tiveram mononucleose. Estadiamento: o mesmo para ver a gravidade da doena.

You might also like