You are on page 1of 6

Memria B patrimnio: ensaios contemporneos Regina Abreu; Mrio Chagas (orgs.) i. ed. (1003). Rio de janeiro: DP&A.

Lamparina editora Reviso iVliclielle Strzoda (i. ed.) Angelo Lessa (2. ed.) Projelo grfico, diagimao e capa Priscila Cardoso . Imagem da capa Pintura corporal e arte grfica wrt/pi. Seni Wajpi/2OOO. O texlo deste li\io foi adaptado ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, assinado em 1990, que comeou a vigorar em t" de janeiro de 1009. Proibida a reproduo, total ou parcial, por qualquer meio ou processo, seja reprogrfico, fotogrfico, grfico, microfilmagem etc. Estas proibies aplicam-se tambm s caractersticas grficas e/ou editoriais. A violao dos direitos autorais punvel como crime (Cdigo Penal, art. 184 e ; Lei 6.895/80), com busca, apreenso e indenizaes diversas (Lei 9.610/98 - Lei dos Direitos Autorais - arts. 112,123, iz,j e 126).

MEMRIA E PATRIMNIO ENSAIOS CONTEMPORNEOS


ORGANIZADORES

REGINA ABREU MRIO CHAGAS

CLUDIA CRISTINA DE MESQUITA GARCIA DIAS JAMES CIIFFORD

Catalogao-na-fonte do Sindicato Nacional dos Editores de Livros


2 .ed.

JOS REGINALDO SANTOS GONALVES JOS RIBAMAR BESSA FREIRE LUIZ FERNANDO DIAS DUARTE MRCIA SANT'ANNA MARIA CECLIA LONDRES FONSECA MYRIAN SEPLVEDA DOS SANTOS RUBEN GEORGE OLIVEN VERA BEATRIZ SIQUEIRA

Memria e patrimnio: ensaios contemporneos / Regina Abreu, Mrio Chagas (orgs.) i. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 1009. 320p.:il. inclui bibliografia ISBN 978-85-98271 -59-0 i. Patrimnio cultura! Proteo Brasil. 2. Memria Aspectos sociais Brasil. I. Abreu, Regina. II. Chagas, Mrio. 08-1519. CDD: 363.690981 CDU: 35r.853(8i)

2a edio
Lamparina editora Rua Joaquim Silva, 98, 2 andar, sala 201, Lapa Cep 20241-110 Rio de Janeiro RJ Brasil Te!./fax:.(21) 2232-T768 lamparina@lamparina.com.br

lamparina

O PATRIMNIO COMO CATEGORIA DE PENSAMENTO"


JOS REGINALDO SANTOS GONALVES

Gostaria de elaborar algumas reflexes sobre as limitaes e as possibilidades que a noo de patrimnio oferece para o entendimento da vida social e cultural. O estudo das categorias de pensamento uma contribuio original da tradio antropolgica. A histria da disciplina marcada pela descoberta e pela anlise de categorias exticas e aparentemente estranhas ao pensamento ocidental: tabu, mana, sacrifcio, magia, feitiaria, bruxaria, mito, ritual, totemismo, reciprocidade etc. No caso, estamos focalizando uma categoria no extica, mas bastante familiar ao moderno pensamento ocidental. Nossa tarefa consiste em verificar em que medida ela est tambm presente em sistemas de pensamento no modernos ou tradicionais e quais os contornos semnticos que ela pode assumir em contextos histricos e culturais distintos. Como aprendemos a usar a palavra "patrimnio"? "Patrimnio" est entre as palavras que usamos com mais frequncia no cotidiano. Falamos dos patrimnios econmicos e financeiros, dos patrimnios imobilirios; referimo-nos ao patrimnio econmico e financeiro de uma empresa, de um pas, de uma famlia, de um indivduo; usamos tambm a noo de patrimnios culturais, arquitetnicos, histricos, artsticos, etnogrficos, ecolgicos, genticos; sem falar nos chamados patrimnios intangveis, de recente e oportuna formulao no Brasil. Parece no haver limite para o processo de qualificao dessa palavra.
* Comunicao apresentada na mesa-redonda "Patrimnios emergentes e novos desafios: do gentico ao intangvel", durante a 2.6* Reunio Anual da Associao Nacional de PrisCraduao em Cincias Sociais, realizada em Caxambu, em 23 de outubro de 2002.
l ;.

k.

25

O PATRIMN IO COMO CATEGORIA DE PENSAMENTO MEMRIA E PATRIMNIO

27

Muitos so os estudos que afirmam constituir-se essa categoria em fins do sculo XVIII,-juntamente com os processos de formao dos Estados nacionais,-o que correto. Omite-se, no entanto, seu carter milenar. Ela no simplesmente uma inveno moderna. Est presente no mundo clssico e na Idade Mdia. A modernidade ocidental apenas impe os contornos semnticos especficos assumidos por ela. Podemos dizer que a categoria "patrimnio" tambm se faz presente nas sociedades tribais. O que estou argumentando que estamos diante de uma categoria de pensamento extremamente importante para a vida social e mental de qualquer coletividade humana. Sua importncia no se restringe s modernas sociedades ocidentais. A categoria "colecionamento" traduz, de certo modo, o processo de formao de patrimnios. Sabemos que esses, em seu sentido moderno, podem ser interpretados como colees de objetos mveis e imveis, apropriados e expostos por determinados grupos sociais. Todo e qualquer grupo humano exerce algum tipo de atividade de colecionamento de objetos materiais, cujo efeito demarcar domnio subjetivo em oposio ao "outro". O resultado dessa atividade precisamente a constituio de um patrimnio (Clifford, 1985; Pomian, 1997). No entanto, nem todas as sociedades humanas constituem patrimnios com o propsito de acumular e reter os bens reunidos. Muitas so as sociedades cujo processo de acumulao de bens tem como propsito sua redistribuio, ou mesmo sua simples destruio, como o caso do kula trobriands e do potlatch, no Noroeste americano (Malinovvski, 1976; Mauss, 1974). O que se precisa focar nessa discusso, penso, a possibilidade de transitai analiticamente com essa categoria entre diversos mundos sociais e culturais. Em outras palavras: como possvel usar essa noo comparativamente? Em que medida ela pode nos ser til para entender experincias estranhas modernidade? Do ponto de vista dos modernos, a categoria "patrimnio" tende a aparecer com delimitaes muito precisas. E uma categoria individualizada, seja como patrimnio econmico e financeiro, seja como patrimnio cultural, seja como patrimnio gentico etc.

Nesse sentido, suas qualificaes acompanham as divises estabelecidas pelas modernas categorias de pensamento: economia, cultura, natureza etc. Sabemos, entretanto, que. essas divises so construes histricas. Pensamos que elas so naturais, que fazem parte do mundo. Na verdade, resultam de processos de transformao e continuam em mudana. A categoria "patrimnio", tal como usada na atualidade, nem sempre conheceu fronteiras to bem delimitadas. possvel transitar de uma a outra cultura com a categoria "patrimnio", desde que possamos perceber as diversas dimenses semnticas que ela assume e no naturalizemos nossas representaes a seu respeito. Em contextos sociais e culturais no modernos, ela coincide com categorias mgicas, tais como mana e outras, e define-se de modo amplo, com fronteiras imprecisas e com o poder especial de estender-se e propagar-se continuadamente. A noo de patrimnio confunde-se com a de propriedade. A literatura etnogrfica est repleta de exemplos de culturas, nas quais os bens materiais no so classificados como objetos separados dos seus proprietrios. Esses bens, por sua vez, nem sempre tm atributos estritamente utilitrios. Em muitos casos, servem a propsitos prticos, mas carregam, ao mesmo tempo, significados mgicoreligiosos e sociais. Configuram aquilo que Mareei Mauss (1974) denominou "fatos sociais totais". Tais bens so, simultaneamente, de natureza econmica, moral, religiosa, mgica, poltica, jurdica, esttica, psicolgica e fisiolgica. Constituem, de certo modo, extenses morais de seus proprietrios, e estes, por.sua vez, so partes inseparveis de totalidades sociais e csmicas que transcendem sua condio de indivduos. O mesmo autor assinalou: f...] se a noo de esprito nos pareceu ligada de propriedade, inversamente esta se liga quela. Propriedade e fora so dois termos inseparveis; propriedade e esprito se confundem (id., ib., p. 133). Nos contextos sociais e culturais modernos, esse aspecto mgico no est ausente das representaes da categoria "patrimnio", embora esta tenda a ser delineada de modo ntido, separadamente

28

MEMRIA E PATRIMNIO

O PATRIMNIO COMO CATCORIA DE PENSAMENTO

29

de outras localidades. A exemplo do mana melansio, discute-se a presena ou ausncia do patrimnio, a necessidade ou no de preserv-lo, porm no se discute sua existncia. Essa categoria um dado de nossa conscincia e de nossa linguagem; um pressuposto que dirige nossos julgamentos e raciocnios. Ainda que possamos usar a categoria patrimnio em contextos muito diversos, necessrio adotar certas precaues. preciso contrastar cuidadosamente as concepes do observador e as concepes nativas. Recentemente, construiu-se uma nova qualificao: o "patrimnio imaterial" ou "intangvel". Opondo-se ao chamado "patrimnio de -pedra e cal", aquela concepo visa a aspectos da vida social e cultural dificilmente abrangidos pelas concepes mais tradicionais. Nessa nova categoria esto lugares, festas, religies, formas de medicina popular, msica, dana, culinria, tcnicas etc. Como sugere o prprio termo, a nfase recai menos nos aspectos materiais e mais nos aspectos ideais e valorativos dessas formas de vida. Diferentemente das concepes tradicionais, no se prope o tombamento dos bens listados nesse patrimnio. A proposta existe no sentido de registrar essas prticas e representaes e acompanhlas para verificar sua permanncia e suas transformaes. A iniciativa bastante louvvel, porque representa uma inovao e flexbilizao nos usos da categoria "patrimnio", particularmente no Brasil. Ela oferece, tambm, a oportunidade de aprofundar nossa reflexo sobre os significados que pode assumir essa categoria. Para isso, gostaria de trazer uma experincia recente como pesquisador. Nos ltimos anos, venho realizando pesquisas sobre as Festas do Divino Esprito Santo entre imigrantes aorianos, nos Estados Unidos e no Brasil. Podemos dizer que essas festas constituem um "fato de civilizao", no sentido atribudo por Mareei Mauss a esse termo (1981, p. 475-493). No se restringem a uma determinada rea social e cultural, transcendendo fronteiras nacionais e geogrficas. vasta sua rea de ocorrncia: Aores, Canad, Estados Unidos (Nova . Inglaterra e Califrnia, principalmente) e Brasil (especialmente nas regies Sul e Sudeste).

Em termos histricos, a manifestao apresenta grande profundidade. Os mitos de origem da festa referem-se sua criao no sculo XIII, em Portugal. Mas h referncias sobre sua existncia na Alemanha e na Frana, ainda no sculo XII. Estamos, pois, diante de uma estrutura de longa durao. Trata-se, tambm, de um "fato social total", na medida em que envolve arquitetura, culinria, msica, religio, rituais, tcnicas, esttica, regras jurdicas, moralidade etc., o que suscita algumas questes relativamente voltadas s concepes de patrimnio. Em especial pelo fato de essas diversas dimenses no aparecerem, do ponto de vista nativo, como categorias independentes. Evidenciam-se de modo simblico, totalizadas pelo Divino Esprito Santo. Este, por sua vez, representado no exatamente como a terceira pessoa da Santssima Trindade, mas como uma entidade individualizada e poderosa. Essas festividades so exemplo do que poderamos chamar de "patrimnio transnacional". Todavia, classificar essa festa como patrimnio exige cautela. preciso reconhecer algumas nuanas nas representaes do que se pode entender por patrimnio. bem verdade que so as prprias lideranas aorianas que falam de um "patrimnio aoriano" ou da aorianidade. Mas esse uso est distante das concepes assumidas pelos devotos do Esprito Santo em sua vida cotidiana. A diferena fundamental encontrase precisamente no uso das categorias "esprito" e "matria", que so diversamente concebidas por intelectuais e lideranas aorianas, pelos padres da Igreja Catlica e pelos devotos. Do ponto de vista dos devotos, a coroa, a bandeira, as comidas, os objetos (todo esse conjunto de bens materiais que integram a festa so propriedade das irmandades) so, de certo modo, manifestaes do prprio Esprito Santo. Do ponto de vista dos padres, so apenas "smbolos" (no sentido de que so matria e no se confundem com o esprito). Na viso dos intelectuais, so apenas representaes materiais de uma "identidade" e de uma "memria" tnicas. Sob essa tica, as estruturas materiais que poderamos classificar como patrimnio so, primeiramente, boas para identificar.

O PATRIMNIO COMO CATEGORIA DE PENSAMENTO


JU MtMUKIA PATRIMNIO

31

As classificaes dos devotos so estranhas a tal concepo de patrimnio. Do ponto de vista deles, trata-se fundamentalmente cie uma relao de. troca com uma divindade. E, de acordo com essa concepo total, culinria, objetos, rituais, mitos, esprito, matria, tudo se mistura. Sabemos do carter fundador dessas relaes de troca com os deuses. Segundo Mareei Mauss (1974, p. 63), foi com eles que os seres humanos primeiro estabeleceram relaes de troca, uma vez que aqueles eram "os verdadeiros proprietrios das coisas e dos bens do mundo". Como podemos usar adequadamente, em contextos como esses, a categoria "patrimnio"? possvel ali, certamente, identificar estruturas espaciais, objetos, alimentos, rezas, mitos, rituais nessa categoria. Mas preciso no naturaliz-la e impor quele conjunto um significado peculiai e estranho ao ponto de vista nativo. H uma diferena bsica que reside no modo como representada a oposio entre matria e esprito. Sabemos que a concepo de uma matria depurada de qualquer esprito uma construo moderna (kl., ib., p. 163). O mesmo acontece com um esprito, independentemente de toda e qualquer materialidade. No a partir dessa dicotomia que pensam os devotos. necessrio levar em conta esse fato, se quisermos entender a concepo nativa de patrimnio. possvel preservar uma "graa" recebida? possvel tombar os "sete dons do Esprito Santo"? Certamente no. Mas possvel, sim, preservar, por meio de registros e acompanhamento, lugares, objetos, festas, conhecimentos culinrios etc. nessa direo que caminha a noo recente d "patrimnio intangvel", nos recentes discursos brasileiros acerca de patrimnio. curioso, no entanto, o uso dessa noo para classificar bens to tangveis quanto lugares, festas, espetculos e alimentos. De certo modo, essa noo expressa a moderna concepo antropolgica de cultura. Segundo ela, a nfase est nas relaes sociais ou mesmo nas relaes simblicas, mas no nos objetos e nas tcnicas. A categoria "intangibilidade" talvez esteja relacionada a esse carter desmaterializado que assumiu a referida moderna noo antropolgica de cultura. Ou, mais precisamente, ao afastamento

dessa disciplina, ao longo do sculo XX, do estudo de objetos materiais e tcnicas (Schlanger, 1998). No por acaso, so antroplogos muitos dos que esto frente daquele projeto de renovao ou ampliao da categoria patrimnio. Do ponto de vista dos devotos, o patrimnio pensado no exatamente como um smbolo de realidades espirituais, nem, necessariamente, como representaes de uma identidade tnica aoriana. Na verdade, ele pensado como formas especficas de manifestao do Divino Esprito Santo. Afinal, os seres humanos usam seus smbolos sobretudo para agir, e no somente para se comunicar. O patrimnio usado no apenas para simbolizar, representar ou comunicar: bom para agir. Essa categoria faz a mediao sensvel entre seres humanos e divindades, entre mortos e vivos, entre passado e presente, entre o cu e a terra e entre outras oposies. No existe apenas para representar ideias e valores abstratos e ser contemplado. O patrimnio, de certo modo, constri, forma as pessoas. Vale sublinhar que esses diversos significados no se excluem. As mesmas pessoas podem operar ora com um, ora com outro significado, como no caso da "coroa do divino", um elemento extremamente importante desse patrimnio. Exposta num museu, estabelece a mediao entre os visitantes e a "cultura aoriana", torna visvel essa dimenso do "invisvel" (Pomian, 1997). Numa irmandade religiosa, circula entre os irmos, est presente em festas e cerimnias, nos almoos rituais, manifestando concretamente a presena do Esprito Santo, fazendo uma mediao sensvel entre a divindade e seus devotos. No ltimo contexto, no se trata de uma simples coroa de prata. No contexto de uma exposio museolgjca, um objeto cultural, parte do chamado "patrimnio aoriano", aqui entendido em seu sentido estritamente moderno. A originalidade da contribuio dos antroplogos construo e ao entendimento da categoria "patrimnio" reside, talvez, na ambiguidade da noo antropolgica de cultura, permanentemente exposta s mais diversas concepes nativas. Explorando essa direo de pensamento, a prpria categoria patrimnio que vem a ser

32

MEMRIA 1'ATRIMNIO

O PATRIMNIO COMO CATEGORIA Dt PINSAMENTO

pensada etnograficamente, tomando-se como referncia o ponto de vista do outro. Pergunta-se: em que medida essa categoria til para entender outras culturas? Em que medida permite entender o universo mental e social de outras populaes? Mareei Mauss (1974, p. 205) dirigia aos antroplogos a famosa recomendao: [...] antes de tudo, [ necessrio] formar o maior catlogo possvel de categorias; preciso partir de todas aquelas das quais possvel saber que os homens se serviram. Ver-se- ento que ainda existem muitas luas mortas, ou plidas, ou obscuras no firmamento da razo. Estamos certamente diante de uma dessas categorias. necessrio comparar os diversos contornos semnticos que ela pde e poder ainda assumir no tempo e no espao. Contudo, no cumprimento dessa tarefa, importante assinalar que nos situamos num plano distinto das discusses de ordem normativa e programtica sobre o patrimnio. No poderemos responder qual a melhor opo em termos de polticas de patrimnio. Mas, apontando para a dimenso universal dessa noo, talvez possamos iluminar as razes pelas quais os indivduos e os grupos, em diferentes culturas, continuem a us-la. Mais do que um sinal diacrtico a diferenciar naes, grupos tnicos e outras coletividades, a categoria "patrimnio", em suas variadas representaes, parece confundir-se com as diversas formas de autoconscincia cultural. Ao que parece, estamos diante de um problema bem mais complexo do que sugerem os debates polticos e ideolgicos sobre o tema do patrimnio.

MALINOWSKI, B, Argonautas do Pacfico ocidental. So Paulo: Abril, 1976. Gol. Os Pensadores. MAUSS, M. Ensaio sobre a ddiva: forma e razo da troca em sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. So Paulo: Edusp, 1974. . Civilizaes: elementos e formas. In: Ensaios de sociologia. So Paulo: Perspectiva, 1981. POMFAN, K. Coleo. In: RucGiERO, R. Enciclopdia Einaudi: Memrahistria. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. i, p. 51-87. SCHLANGER, N. The study of techniques as an ideolgica! challenge: technology, nation, and humanity in the work of Mareei Mauss. In: JAMES, W.; ALLEN, N.J. (orgs.) Mareei Mauss: a centenary tribute. Nova York/ Oxford: Berghan Books, 1998.

Referncias GLIFFORD, J. Objects and selves: an afterword. In: STOCKINO, G. (org.) Objects and others: essays on museums and material culture. Madison: The University of Wisconsin Press, 1985.

You might also like