You are on page 1of 5

Diagrama Ternrio de Fases de Elementos Constituintes do Biodiesel e Glicerol

BEVILAQUA, G.1; PIGHINELLI, A. L. M. T.2; PARK, K.J.3


1

Graduanda, Faculdade de Educao, UNICAMP, Campinas SP, gabriela.bevilaqua@gmail.com; Bolsista IC/ CNPq.

Doutoranda, Engenheira Agrcola, Faculdade Engenharia Agrcola, UNICAMP, Campinas SP


3

Professor Titular, Faculdade de Engenharia Agrcola, UNICAMP, Campinas SP.

RESUMO: A crescente demanda por fontes de energia alternativa e que causassem menos impactos do ponto de vista ambiental fez com que pesquisas sobre a produo de biodiesel aumentassem. O Brasil apresenta um receptivo cenrio para que a produo de biodiesel seja instaurada, uma vez que detentor de diversas espcies de plantas oleaginosas que podem ser utilizadas como matria-prima para a obteno de biodiesel. Alm disso, outras vantagens so relevantes como: menor importao de petrleo e conseqente menor dependncia de pases produtores, aumento da participao das fontes limpas na matriz energtica e o fato de que a cadeia produtiva de biodiesel ter um grande potencial de gerar empregos. Embora seja possvel a obteno de biodiesel utilizando diversos tipos de lcoois como reagentes, o etanol tem uma importncia especial como matria-prima em especial no Brasil, onde a sua produo bastante significativa. No entanto, uma dificuldade na separao de fases do biodiesel e glicerina foi observada durante alguns experimentos. O objetivo deste ensaio foi obter um esboo de um diagrama de fases ternrio entre dois constituintes do biodiesel, etanol e leo vegetal e seu subproduto glicerol para vrias fraes mssicas de etanol. Pelo diagrama foi possvel notar que para valores de frao mssica de etanol abaixo de 75% o sistema no se encontra homogneo a 72 C. Quanto maior a frao mssica de glicerol na mistura, menor a quantidade de leo requerida para que o sistema passasse a ter duas fases. PALAVRASCHAVE: diagrama de fases; biodiesel; etanol, glicerol, leos vegetais. INTRODUO O biodiesel um combustvel renovvel que vislumbra, entre outros, diminuir o impacto da crise energtica e apresentar vantagens emitir menos partculas poluentes do que combustveis fsseis (CAETANO, 2003). A transesterificao uma reao utilizada para a produo de biodiesel que utiliza como matria-prima um lcool de cadeia curta e leo vegetal ou animal. A reao pode ser promovida por catalisador cido, bsico, heterogneo ou enzimtico e visa obter uma mistura de steres de cadeia curta, diminuindo a viscosidade do produto final em relao ao leo de origem. Trata-se de uma reao de equilbrio, no qual um excesso de reagentes necessrio para que o rendimento seja o maior possvel. Os lcoois mais utilizados so o metanol e o etanol. Na reao de transesterificao com metanol, a separao de fases do produto final (biodiesel) e subproduto (glicerol) ocorre rapidamente, bastando deixar a mistura decantar por um

certo perodo de tempo, geralmente 24 horas. J quando se utiliza etanol, a separao de fases ocorre de forma problemtica, ou no ocorre, de modo que necessrio evaporar o etanol remanescente na reao. Isto porque a emulso formada pelo metanol e triacilglicerdeos constituintes do leo se desfazem facilmente, enquanto que a emulso formada com o etanol mais estvel (MEHER et al., 2006). Como h remanescente de matria-prima no produto final, faz-se necessrio um estudo da interao entre as possveis substncias presentes ao final da reao e como a elas interferem na solubilidade das demais.

MATERIAL E MTODOS Foi feito um diagrama de fases (ATKINS, 1994) em uma temperatura igual a 72 C para o leo de soja. Para isso, aqueceu-se a mistura de glicerol comercial e lcool etlico, ambos da marca Synth, em um tubo de ensaio imerso em um banho de gua quente at a temperatura desejada e de modo que a mistura fosse homognea. Utilizou-se uma placa de aquecimento e dois termmetros, um imerso na gua e outro na mistura dentro do tubo, sendo que este ltimo tambm foi utilizado para agitar, como ilustra a Figura 1. Depois que a temperatura da mistura foi homogeneizada, adicionou-se, por gotejamento, leo soja utilizando uma bureta de 5 mL. Adicionou-se o leo at que o primeiro sinal de turvao aparecesse na mistura, indicando uma mudana de fase. Anotou-se o volume do leo. O procedimento foi feito para diversas fraes mssicas das substncias, no qual se colheu dados de dez pontos. No entanto, manteve-se a frao mssica de etanol alta de maneira que, caso esta fosse diminuda, a sua mistura com glicerol no seria homognea na temperatura em questo. Por fim, foi estimada a densidade do leo obtendo um volume conhecido do mesmo e pesando-o em uma balana analtica. O procedimento foi feito em triplicata e a densidade considerada como a mdia dos resultados.

Figura 1. Mistura de etanol e glicerol em banho de gua quente.

RESULTADOS E DISCUSSO Por meio da anlise dos dados da tabela possvel notar que quanto maior a frao mssica de glicerol na mistura em relao ao etanol, menor quantidade de leo foi necessria para atingir o ponto de saturao da mistura, ou seja, menor quantidade de leo foi aceita no sistema de modo que a mistura mantivesse o carter homogneo.

Tabela 1 - Fraes mssicas de etano, glicerol e leo de amendoim bruto a 72 C. Frao Frao Frao mssica de mssica de mssica de glicerol (%) etanol (%) leo de soja (%) 74,6 1,4 24,0 76,0 76,9 81,3 84,3 82,2 83,6 84,5 83,4 1,4 2,2 3,9 4,0 6,2 6,3 7,2 11,9 22,6 20,9 14,8 11,7 11,6 10,1 8,3 4,7

82,3

15,6

2,1

Com estes dados foi possvel esboar um diagrama de fases para o etanol, leo vegetal e glicerol, onde cada eixo representa a frao mssica de cada componente.

0 ,0 0

1 ,0 0

0 ,2 5

0 ,7 5

e ta

le

no

0 ,5 0

0 ,5 0

0 ,7 5

0 ,2 5

1 ,0 0
0 ,0 0 0 ,2 5 0 ,5 0 0 ,7 5 1 ,0 0

0 ,0 0

g lic e r o l

Figura 2. Diagrama de fases do leo, etanol e glicerol.

Na regio abaixo dos pontos no grfico tem-se um sistema heterogneo, enquanto que a regio acima denota um sistema homogneo. Na linha imaginria formada pelos pontos h um equilbrio de fases. Atravs do diagrama pode-se notar que para fraes mssicas de etanol abaixo de 75% o sistema sempre heterogneo, ou seja, apresenta mais de uma fase na temperatura do experimento. Para fraes mssicas de glicerol acima de 25% o sistema tambm apresenta carter heterogneo para qualquer frao do leo e etanol a 72 C.

CONCLUSO As quantidades de reagentes remanescentes na reao podem afetar o equilbrio de fases do produto final e seu subproduto, o glicerol. Para a mistura etanol, glicerol e leo de soja possvel verificar atravs do diagrama de fases que a quantidade de leo necessria para o ponto de saturao depende das fraes mssicas dos outros componentes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ATKINS, P.W. Physical Chemistry. 5ed. Oxford: Oxford University Press, 1994 CAETANO, T. Estudo da miscibilidade de etanol com componentes do diesel e biodiesel. 2003. 113 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Processos) Faculdade de Engenharia Qumica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. MEHER, L. C., SAGAR, D. V., NAIK, S. N. Technical aspects of biodiesel production by transesterification a review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 10, p. 248 268, 2006.

You might also like