You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

Polarizao Circular e Elptica e Birrefringncia


Nessa prtica estudaremos a polarizao circular e elptica da luz enfatizando as lminas defasadoras e a sua utilizao como instrumento para alterar o estado de polarizao da luz.

Sempre que surgir uma dvida quanto utilizao de um instrumento, o aluno dever consultar o professor, o monitor ou o tcnico do laboratrio para esclarecimentos.

Importante: Neste experimento ser utilizado um laser. Cuidado para no direcion-lo para seu prprio olho ou para o olho dos demais em sala !!!

I. Caso geral de polarizao da luz Como j vimos, a luz uma onda eletromagntica, o que significa que ela composta por campos eltricos e magnticos oscilantes. As ondas eletromagnticas so transversais, o que significa que o vetor campo eltrico, o vetor campo magntico e a direo de propagao so mutuamente perpendiculares. Logo, se a direo do campo eltrico e a direo de propagao forem especificadas, a direo do campo magntico ser determinada. Existem, portanto, duas grandezas vetoriais importantes para especificar o modo de propagao de uma onda eletromagntica: o vetor de propagao r r k e o vetor campo eltrico E . O campo eltrico sempre est contido num plano que perpendicular direo de propagao da onda, e pode ser representado como a soma de suas componentes nas direes x e y, conforme esquematizado na figura 1 para uma posio z fixa. Essas componentes variam no tempo com a mesma freqncia, e a defasagem entre elas que ocasiona os diferentes tipos de polarizao apresentados por um feixe de luz: linear, circular e elptica. De modo geral, o valor instantneo do campo eltrico de uma onda r eletromagntica plana como freqncia angular , vetor de onda k e fase na posio r r e em um instante t :

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

Ey

Ex

Figura 1 Representao do vetor campo eltrico e de suas componentes ortogonais para uma onda que se propaga para fora da pgina.

r r r r r r + E oy cos(k r t + ) y E ( r , t ) = E ox cos(k r t ) x

(1)

A onda ser polarizada se e Eox / Eoy forem constantes no tempo. Vamos r ), e por considerar uma onda polarizada se propagando na direo do eixo z ( k = kz r r convenincia vamos analis-la no plano z = 0 (portanto k r = 0 ). Assim, as componentes do campo eltrico sero: E x = E ox cos(t ) (2a) (2b)

E y = Eoy cos(t )

Essas equaes descrevem como as componentes do vetor campo eltrico variam ao longo do tempo, ou seja definem a trajetria descrita pela extremidade do vetor no plano xy. Para descobrir essa trajetria podemos reescrever a equao 2b como: (3)

Ey E oy

= cos(t ) cos + sin(t ) sin

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

Combinando as equaes 2a e 3, chegamos a: (4)

Ey E oy

Ex E x cos = 1 E sin E ox ox

Elevando a equao 4 ao quadrado e reordenando os termos chega-se a:


2

Ex E y E E 2 x y cos = sin 2 + E E E E ox oy ox oy

(5)

Essa uma equao de segundo grau nas variveis Ex e Ey. Das equaes 2, vemos que Ex e Ey so limitados, portanto a equao 5 define uma elipse. A presena do termo misto (termo que envolve o produto ExEy) indica que os eixos coordenados no coincidem com os semi-eixos da elipse. A figura 2 mostra um exemplo da curva descrita pela equao 5.

E oy

Ea Eb -E ox E ox x

-E oy

Figura 2 Trajetria elptica da extremidade do vetor campo eltrico no plano xy

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

O ngulo entre os semi-eixos da elipse e os eixos coordenados pode ser obtido atravs da relao:

tan(2 ) =

2 E ox Eoy cos E ox Eoy


2 2

(6)

Uma onda cuja extremidade do vetor campo eltrico descreve uma elipse chamada de elipticamente polarizada, e o caso mais geral que h de onda polarizada.

II. Casos particulares (polarizao linear e circular)


Vamos analisar alguns casos particulares da equao 5: a)

= /2. Neste caso = 0 e a equao 5 se reduz para:


2 2

Ex E y E + E =1 ox oy

(7)

Portanto, o campo eltrico descreve uma trajetria elptica com semi-eixos ao longo dos eixos x e y. A razo entre os dois eixos perpendiculares da elipse dada pela razo entre as intensidades das componentes Ex e Ey dos campos eltricos. Podemos analisar um caso ainda mais particular, onde Eox = Eoy = Eo Neste caso teremos:
2 2 2

E x + E y = Eo

(8)

Essa a equao de uma circunferncia de raio Eo, ou seja o vetor campo eltrico tem mdulo constante e descreve um trajetria circular no plano xy. Neste caso dizemos que a onda circularmente polarizada. Um detalhe importante se refere ao sentido de rotao do campo eltrico. Quando = /2, temos E x = E ox cos(t ) e E y = Eoy sin(t ) . O campo eltrico gira no sentido anti-horrio (ver figura 1), e a onda chamada de polarizada esquerda. Caso

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

= /2, tem-se E x = E ox cos(t ) e E y = E oy sin(t ) , o sentido de rotao do campo horrio e a polarizao elptica (ou circular) direita. Na figura 1, a luz se propaga saindo do plano do papel, portanto em direo ao observador. b) = 0. Nesse caso, a equao 5 se reduz para: (9)

Ey Ex =0 Eox Eoy
Ou seja:

E x E ox = E y E oy

(10)

A razo entre as componentes x e y constante, ou seja, a polarizao linear. O ngulo entre a direo de polarizao e o eixo x dado por = tan 1 ( E oy / E ox ) .

c)

= 180. Nesse caso, a equao 5 se reduz para:


Ey Ex + =0 E ox E oy (11)

Ou seja: (12)

Ex E = ox Ey E oy

A polarizao tambm linear, mas o ngulo entre a direo de polarizao e o eixo x dado por = tan 1 ( E oy / E ox ) . Na figura 3 esto mostrados vrios tipos de polarizao da luz, provocados devido a defasagens entre as componentes Ex e Ey do campo eltrico.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

/4

/2

3 /4

5 /4

3 /2

7 /4

Figura 3 Representao da trajetria do vetor campo eltrico para diferentes modos de polarizao definida pelo ngulo , que representa a defasagem da componente y em relao a componente x. As flechas indicam a direo de rotao do campo eltrico.

III. Birrefringncia e mudanas na polarizao da luz


Agora que definimos os diferentes estados de polarizao da luz; resta-nos discutir como podemos modificar tais estados, ou, em outras palavras, como podemos controlar o ngulo da equao 1. fcil ver pela equao 1 que uma maneira de induzir uma defasem entre as componentes do campo e fazer com que a velocidade de propagao (ou seja, o mdulo do vetor de onda) seja diferente para cada componente. Na prtica isso pode ser conseguido se a onda se propagar em um meio no qual os ndices de refrao sejam diferentes para cada componente. Esses meios so chamados de birrefringentes. Os materiais birrefringentes so um caso particular de materiais anisotrpicos (ou seja, materiais cujas propriedades dependem da direo). Esses materiais possuem dois ndices de refrao (denominados ndice rpido, nr, e lento, nl), ou seja, h duas direes nas quais os ndices de refrao so iguais, e uma terceira direo na qual ele tem outro valor, que chamado de eixo ptico. Se a luz incide com vetor de propagao na direo do eixo ptico, tudo se passa como se o meio fosse isotrpico, ou seja, independentemente da direo do campo eltrico a velocidade de propagao ser a mesma. Entretanto, se a luz incidir perpendicularmente ao eixo ptico, o ndice de refrao depende da direo de vibrao do campo eltrico. Podemos decompor ento a onda eletromagntica em duas componentes ortogonais, uma delas vibrando na direo do eixo ptico e outra vibrando perpendicularmente. Os ndices de refrao so diferentes para essas componentes, e assim a diferena de fase entre elas varia medida em que a onda se propaga nesse meio. 6

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

Vamos considerar como exemplo um feixe luminoso linearmente polarizado se propagando na direo do eixo z e incidindo sobre uma lmina de material birrefringente, cujo eixo ptico est na direo y, como mostrado na figura 4 (a direo de polarizao pode ser qualquer). Vamos supor que o ndice rpido seja na direo perpendicular ao eixo ptico.

Eixo ptico

E x k Ex d

Figura 4 Feixe luminoso incidindo perpendicularmente em uma placa birrefringente.

Aps atravessar um comprimento d no material, as componentes em x e y podem ser escritas como:


(13a) (13b)

E x = E ox cos( k r d t )

E y = E oy cos(k l d t )
Onde kl = nl

e k r = nr

so os mdulos do vetor de propagao na

direo do eixo ptico e na direo perpendicular. A diferena de fase entre elas ser:

= (k l k r ) d =

( nl n r ) d

(14)

Portanto, a defasagem produzida por um determinado material pode ser controlada variando a sua espessura. Assim, possvel construir lminas que produzem

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

uma defasagem controlada entre as componentes do campo, permitindo gerar ondas com qualquer estado de polarizao partir de onda linearmente polarizadas. Essas lminas recebem usualmente o nome de lminas defasadoras.

IV. Lminas defasadoras de quarto de onda


Vamos considerar que a espessura do material birrefringente seja ajustada para obter um ngulo de defasagem entre as componentes Ex e Ey de = / 2 + 2m (com
m inteiro) na equao 14. Se a luz incidente na lmina for linearmente polarizada, a diferena de fase na sada ser / 2, e pela figura 3 podemos ver que isso representa uma onda elipticamente polarizada com um semi-eixo na direo do eixo ptico. Se, alm disso, a polarizao da onda incidente fizer um ngulo de / 4 com o eixo ptico, as componentes x e y tero a mesma amplitude, e o resultado polarizao circular. A diferena de fase de / 2 corresponde a um quarto do comprimento de onda; por esse motivo, uma lmina de material birrefringente que produz essa diferena de fase chamada de lmina de quarto de onda. Da equao 14, podemos estimar qual deve ser a espessura de uma lmina como essa:

d=

o 1 + 2m 2 nl nr 2

(15)

Essa condio pode ser simplificada para:

d=

1 + m nl nr 4

(16)

V. Lminas de meia onda


Vamos considerar agora que a espessura do material birrefringente seja ajustada para obter = + 2m (com m inteiro) na equao 14. A defasagem adquirida por uma componente , o que equivalente a trocar o sinal dessa componente. Se a onda incidente for linearmente polarizada, aps passar pelo material a onda continua linearmente polarizada, mas a direo de polarizao espelhada com relao ao eixo

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

ptico. Em outras palavras, se o ngulo entre o direo de polarizao da onda incidente e o eixo ptico , o efeito de uma lmina de meia onda girar a direo de polarizao por um ngulo 2. Se a luz incidente elipticamente polarizada, a lmina de meia onda inverte uma das componentes do campo o que resulta na inverso do sentido da rotao do campo eltrico; em outras palavras, luz elipticamente polarizada esquerda transformada em luz elipticamente polarizada direita, e vice-versa. Como a diferena de fase induzida equivalente a meio comprimento de onda, uma lmina como essa chamada de lmina de meia onda. A espessura de uma lmina de meia onda : d=

1 + m nl nr 2

(17)

Experimentos Ateno: Nos experimentos que seguem as lminas defasadoras foram posicionadas no suporte de modo que o seu eixo ptico coincida ou esteja perpendicular ao 0 da escala angular. 1. Lmina de meia onda
a) Coloque um laser de He/Ne, um polarizador e um fotodetector conectado a

um voltmetro no trilho ptico. b) Alinhe o feixe de laser horizontalmente e verticalmente com relao ao trilho ptico. Assegure-se que o feixe esteja numa direo horizontal e paralela ao trilho. c) Ajuste o eixo de transmisso do primeiro polarizador na vertical e incida um feixe de laser no mesmo. Gire o laser at obter o mximo de intensidade no detector (caso seja necessrio, utilize camadas de fita adesiva para evitar a saturao do detector). d) Acrescente o segundo polarizador montagem cruzado com o primeiro (direo de transmisso horizontal). Faa o ajuste fino desta situao observando a mnima intensidade de luz atravs do sinal do fotodetector. Gire o gonimetro do segundo polarizador de 90. Nesta condio os dois polarizadores devem estar com eixos de transmisso alinhados.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

e) f)

Verifique se o fotodetector no est saturado (procure trabalhar com a Introduza uma lmina de meia onda com o 0 da escala angular na vertical

mxima medida do voltmetro sempre menor que 8 V). entre os dois polarizadores, figura 5. Os eixos pticos das lminas foram alinhados no suporte de modo que o seu eixo ptico coincida ou esteja perpendicular ao 0 da escala angular. Este experimento pode ser realizado com qualquer uma das duas situaes. Justifique esta afirmao. g) Gire o gonimetro da lmina de 45 e descreva o que acontece. Com o segundo polarizador determine ngulo de rotao da polarizao introduzido pela lmina de meia onda e compare com o valor esperado teoricamente h) Repita o item anterior com o eixo ptico da lmina de meia onda orientado a 10, 20, 30, 40, 50 e 60 em relao a vertical. Faa um grfico do ngulo de rotao da polarizao (2) em funo do ngulo entre a polarizao da luz incidente e o eixo ptico da lmina de meia onda (1). Determine o coeficiente angular da curva resultante e compare com o valor esperado.
Efeito de uma lmina de meia onda na polarizao linear

10

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

Figura 5 Fotografia da montagem experimental. A lmina de meia onda posicionada entre dois polarizadores.

2. Lmina de quarto de onda Polarizao circular


a) Substitua lmina de meia onda por uma de quarto de onda com o suporte indicado 0 na vertical e o segundo polarizador por um polarizador rotativo, que consiste de polarizador acoplado ao eixo de um motor eltrico (utilize uma tenso de cerca de 5 V). Substitua tambm o voltmetro por um osciloscpio usando o modo de acoplamento DC e modo de trigger automtico. b) Ajuste a orientao da lmina de quarto de onda at que se obtenha um sinal o mais constante possvel na tela osciloscpio, figura 6. Discuta o que isso significa. Nessa situao, mea o ngulo entre o eixo ptico da lmina de quarto de onda e a direo de polarizao da luz incidente na mesma, e compare com o valor esperado.

11

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

I mx I min

Figura 6 Sinal observado na tela do osciloscpio quando a luz est elipticamente polarizada.

c) Mea a razo entre as intensidades (Imn / Imx) das duas componentes perpendiculares de polarizao. Com esses valores, calcule a razo entre os campos eltricos (mnimo e mximo). d) Gire o eixo da lmina de quarto de onda at obter um ngulo de cerca de 30 na escala do gonimetro em relao e o eixo do polarizador. Mea a razo entre as intensidades (Imn / Imx) das duas componentes perpendiculares de polarizao. Calcule a razo entre os campos eltricos.

Efeito de uma lmina de quarto de onda na polarizao da luz

Orientao da lmina (leitura do gonimetro) Imx Imn Imx / Imn Emx / Emn

3. Efeito de duas lminas de quarto de onda


a) Retorne a montagem com dois polarizadores com eixos de transmisso na

vertical e insira duas lminas de quarto de onda entre eles. Ajuste os gonimetros de ambas a lminas de modo que indiquem 15 em relao ao eixo do primeiro polarizador. 12

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de ptica: Polarizao circular e elptica

Com o segundo polarizador determine o estado e direo da polarizao da luz emergente. Repita o procedimento para as lminas orientadas a 30 e 45. b) Na mesma montagem mantenha a primeira lmina orientada a 15, mas agora com a segunda lmina girada de -15. Com o segundo polarizador determine o estado e direo da polarizao da luz emergente. Repita o procedimento para a primeira e segunda lmina orientadas a 30 e -30 e 45 e -45, respectivamente.

Efeito combinado de duas lminas de quarto de onda na polarizao da luz

Orientao angular da lminas Lmina1 / Lmina2 15 / 15 30 / 30 45 / 45 15 / -15 30 / -30 45 / -45

Estado de Polarizao da Luz Emergente

Orientao da Polarizao da Luz Emergente em Relao a vertical

c) Com base nos resultados dos itens a e b determine qual a orientao relativa entre os eixos pticos das duas lminas em cada caso.

13

You might also like