You are on page 1of 32

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

1 - Introduo O desenvolvimento dos sistemas de ar condicionado automotivos foi motivado, inicialmente, pela necessidade de aquecimento do interior de veculos em climas frios e de inverno rigoroso, em especial veculos de carga. Ao longo do tempo esses sistemas encontraram um vasto campo de aplicao tambm em climas tropicais, nesse caso para fornecer refrigerao no interior de veculos de passeio. A princpio os sistemas de ar condicionado para veculos eram, essencialmente, opcionais de luxo e encontrados apenas nos veculos de maior custo. No Brasil, a popularizao desses sistemas se deu por volta da dcada de 1990, principalmente em grandes metrpoles como So Paulo, onde comum que congestionamentos faam com que um indivduo passe cerca de 2 horas por dia dentro do veculo, gerando situaes de estresse trmico, que pode ser definido como o resultado de condies microclimticas desfavorveis que requerem a interveno do sistema termorregulador (Tribess, 2009). Por esse motivo h um esforo crescente para satisfazer os requisitos de conforto trmico dos ocupantes. Alm disso, outro fator que popularizou a utilizao de sistemas de ar condicionado foi a violncia urbana e a aparente sensao de segurana que a circulao com os vidros do veculo fechados proporcionam. Os sistemas de condicionamento de ar para automveis atualmente em uso so baseados no ciclo por compresso de vapor.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

1.1 - Desenvolvimento Da Climatizao Os mtodos para se conseguir o frio artificial e aplic-lo aos processos produtivos, estocagem e conforto evoluram, transformaram-se, foram abandonados ou retomados, conforme as exigncias de cada poca ou tipo de aplicao. O sistema de climatizao automotivo tem como principal funo tornar ou manter o ambiente da cabine do veculo o mais confortvel possvel, seja aquecendo ou resfriando a cabine. Em pases com inverno rigoroso, o sistema de climatizao tem a funo de aquecer o interior da cabine no apenas para o conforto trmico do usurio, mas tambm por questes de segurana. Um sistema desenvolvido para amenizar o frio do inverno para o condutor e os passageiros do automvel utilizava tijolos de barro aquecidos, que eram colocados dentro da cabine para dar aos ocupantes do veculo conforto trmico no decorrer de sua viagem. Para resfriar a cabine, desenvolveram-se janelas e para-brisas basculantes para que pudesse ocorrer a ventilao do ar no interior do veculo. Foram introduzidas aberturas nas portas que eram auxiliadas por painis de veneziana e faziam a funo dos dutos de ar utilizados atualmente. O fluxo de ar dependia da velocidade do veculo, tornando difcil o controle. Posteriormente foram introduzidos motores eltricos/ventiladores para aumentar o fluxo de ar em baixas velocidades. No incio, havia s a busca por maior eficincia ao menor custo de instalao, com o tempo, o mundo passou a sofrer sucessivas crises no fornecimento de energia, fosse ela de origem orgnica, como o petrleo, ou fisico-qumica, como a energia eltrica. Otimizar o consumo de energia passou, ento, a ser o fator obrigatrio para o bom projeto e o bom equipamento de ar condicionado e refrigerao. A busca pelo sistema mais eficiente e menos prdigo fez ressurgir, em alguns casos, processos dos primrdios da refrigerao, como a absoro por gua, ou mesmo tcnicas de climatizao conhecidas pelos rabes j na antiguidade, como o resfriamento evaporativo. Em outros casos, deu margem a novos conceitos de trabalho, como a termo-acumulao ou, no caso do frio para conforto, a distribuio de ar pelo piso, s vezes inovadoras, outras vezes nem tanto, mas sempre criativas, as formas no convencionais de se fazer frio fora do tradicional sistema eletromecnico vem tomando terreno, o fato que formas alternativas de refrigerao e ar condicionado conquistam profissionais e usurios do setor, no entanto o tradicional sistema eletromecnico ainda imbatvel, porm nem sempre necessrio. No incio dos anos de 1930, nos Estados Unidos, iniciou-se o desenvolvimento de sistemas de refrigerao para veculos. A princpio foi feita uma adaptao em um veculo modelo Cadillac pela C&C Kelvinator Co. no estado do Texas, nos Estados Unidos.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

Este sistema tinha capacidade de refrigerao de 0,37 kW e era alimentado por um motor a gasolina de 1,1 kW. Esta unidade compacta era montada na traseira do veculo e o ar frio produzido era introduzido dentro da cabine por duas aberturas logo acima do assento traseiro e estes dois fluxos de ar frio eram impulsionados por um ventilador, que fazia com que o ar frio circulasse por toda cabine melhorando o conforto dos passageiros e motorista (BHATTI, 1999). O primeiro sistema HVAC (Heat, Ventilation and Air Conditioning) original de fbrica completo foi lanado e implementado em um veculo pela Packard Motor Car em 1939. Apenas em 1941 a General Motors fez o mesmo em seus veculos instalando um sistema HVAC no Cadillac. Com o passar do tempo vrias alteraes foram feitas e algumas melhorias introduzidas como ventilao frontal, compressor com embreagem eletromagntica e controle de temperatura automtico computadorizado (permitindo manter a temperatura desejada). Esses novos sistemas deram maior complexidade ao sistema HVAC e o tornaram mais confivel e seguro, por conseguinte, seu grau de complexidade tornou-se maior. O desenvolvimento do ar condicionado automotivo iniciou-se seriadamente pela General Motors Research Laboratories convencida pela idia de utilizao do sistema de compresso do ciclo de vapor do fludo refrigerante do gs freon R12. Em 1933 trabalhos com sistemas de refrigerao por compresso do ciclo de vapor, usando o R12 (Diclorofluormetano) como fludo refrigerante. A diviso Cadillac da General Motors demonstrou interesse na proposta para o desenvolvimento de um sistema de ar condicionado, embarcado no prprio veculo e montado na fbrica. No vero de 1933 foi dado incio ao projeto para o desenvolvimento de um prottipo, a capacidade do sistema de ar condicionado foi estimada em 200 BTUs por minuto, o que representa metade da capacidade dos sistemas modernos.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

1.2 - Conceitos De Condicionamento De Ar A ASHRAE estabelece o seguinte conceito: "Condicionamento de ar o processo de tratamento do ar de modo a controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, movimentao e pureza do ar para atender as necessidades do recinto condicionado". A ABNT atravs da norma, NBR-6401, estabelece o seguinte conceito: 3 "O condicionamento de ar, qualquer que seja, a finalidade a que se destine, implica preliminarmente, na limitao entre os seguintes valores pr-estabelecidos das grandezas discriminadas e representativas das condies que devem coexistir nos recintos, no perodo de tempo em que se considera a aplicao do processo: Temperatura do ar no termmetro de bulbo seco; Umidade relativa do ar; Movimentao do ar; Grau de pureza do ar; Nvel de rudo admissvel; Porcentagem ou volume de renovao do ar".

Pelas citaes anteriores, podemos concluir que o objetivo do condicionamento de ar consiste do controle automtico da atmosfera de um ambiente, tendo em vista o conforto do homem ou o adequado desempenho de algum processo industrial ou cientfico. Desta forma, devero ser principalmente controladas: a pureza, a movimentao, a temperatura e a umidade do ar dentro de limites impostos pelas normas ou especificaes. Para certas aplicaes dever tambm ser controlada a presso do ar no ambiente.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

1.2.1 - Aplicaes Do Condicionamento De Ar A maioria das unidades de condicionamento de ar esto associadas a aplicaes de conforto. Seres humanos nascem em ambientes hostis, que variam com a estao do ano ou com a localizao geogrfica. Isto pode sugerir que as razes para o uso do condicionamento de ar sejam baseadas exclusivamente em consideraes climticas, o que pode ser vlido em reas tropicais ou subtropicais, mas no para os climas temperados com estruturas sociais industrializadas e elevados padres de vida. O condicionamento de ar necessrio pelas seguintes razes: ganho de calor proveniente do calor solar; ganho de calor proveniente da luz eltrica em particular ou outras fontes de calor interno.

Os fatores acima podem causar desconforto em um ambiente por alta temperatura, a menos que as janelas sejam abertas, no entanto, abrindo-se as janelas, haver moderada velocidade de ar que causam correntes indesejveis de ar, principalmente nos andares superiores de um edifcio alto, e nos andares inferiores ocorre o problema do rudo e da poeira, principalmente em reas urbanas ou industriais. A ventilao mecnica sem refrigerao apenas uma soluo parcial, muito embora promova uma uniformidade e o controle da distribuio do ar, em locais onde os resultados obtidos com a abertura de janelas no so satisfatrios, mas as temperaturas internas somente sero tolerveis durante os meses de inverno. As especificaes para um sistema de climatizao para conforto tem como finalidade prover um ambiente confortvel para o homem durante todo o ano, visando obter um ambiente confortvel para a maioria dos ocupantes. No h um 4 controle direto da umidade, pois ele feito atravs do controle da temperatura. As aplicaes de conforto so encontradas em escritrios, residncias, shopping center, bancos, hotis, cinemas, teatros, salas de aula, restaurantes, veculos, etc. H certos processos industriais ou cientficos que somente podem ser realizados adequadamente se forem executados em um ambiente que possua meios de controlar os valores de temperatura, umidade, pureza e movimentao do ar, dentro de limites bem definidos. Um desvio no valor destas variveis poder comprometer todo o processo. As aplicaes industriais podem ser encontradas em laboratrios ambientais, imprensa, indstrias txteis, processos de alta preciso, salas limpas, produtos fotogrficos, salas de computadores, usinas geradoras de potncia, museus, bibliotecas, secagem e armazenagem de produtos agrcolas, controles de ambientes para animais e plantas, embalagem de produtos, hospitais, industrias farmacuticas, microeletrnica, eletrnica, micro-mecnica, tica, biotecnologia, indstrias alimentcias, etc.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

1.3 - Conforto Trmico Um entendimento das funes essenciais do organismo bsica para compreenso do condicionamento de ar para conforto. Sabe-se que vrios fatores influem sobre o conforto trmico do ser humano: - temperatura efetiva, gerao e controle do calor no corpo humano, calor e umidade perdidos pelo corpo humano, movimentao do ar, ao de superfcies quentes ou frias no espao ocupado pela pessoa, estratificao do ar, tipo de atividade, idade, sexo, clima, poca do ano, roupa, permanncia (choque trmico). H outros fatores que tambm influem sobre o ser humano, como, rudos, iluminao, espao, etc., mas que no so objeto do condicionamento de ar. O corpo humano se comporta como se fosse uma mquina trmica em que o combustvel o alimento. O calor gerado pelo metabolismo eliminado por conveco, radiao e evaporao, ou tambm pode receber calor conforme a reao sobre ele, onde a equao do balano trmico dada por: M=+A+C+R+C Onde : M - calor produzido pelo metabolismo (queima de alimentos); A - variao de energia trmica do corpo (parcela que restabelece o equilbrio entre o calor emitido e o calor absorvido, sempre que A no nulo, no h sensao de conforto, embora dentro de certos limites, possa ser absorvido pelo organismo, sem maiores conseqncias); C - calor trocado (perdido ou recebido) por conveco entre o corpo e o ar; R - calor trocado (perdido ou recebido) por irradiao E - perda de calor trocado por evaporao.

O simples conhecimento da temperatura do ar no suficiente para determinar se o ambiente confortvel ou no, como ilustra a (fig. 1) uma pessoa est em um ambiente onde a temperatura encontra-se entre 23 a 27oC, que deveria proporcionar conforto, no entanto se a umidade relativa for muito alta, a 5 pessoa sente-se abafada pelo excesso de gua que a envolve. Figura 1 - Efeito Da Umidade Relativa Alta Sendo o conforto trmico humano, afetado por muitas variveis j que ele funo do metabolismo, no possvel estabelecer-se para o mesmo regras fixas. Os melhores resultados so obtidos com condies aproximadas para as quais a maioria dos ocupantes de um ambiente se sintam confortveis.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

Experincias foram realizadas com pessoas vestidas com roupa comum e submetidas a vrias condies de temperatura, umidade relativa e movimento do ar, anotando-se as reaes em face das diversas condies, donde surgiu um parmetro de conforto denominado temperatura efetiva que representa um ndice que se aplica ao corpo humano e diz respeito ao grau de calor ou de frio experimentado em certas combinaes das grandezas citadas. 1.4 - O Ciclo De Refrigerao Os ciclos de refrigerao, isto , ciclos termodinmicos de fluidos refrigerantes em equipamentos frigorficos por compresso de vapor, so adequadamente representados em diagramas P x h (presso-entalpia, diagrama de Mollier) e diagrama T x s (temperatura-entropia). Figura 2 - Diagrama de Mollier (P x h) para o refrigerante 22 (Freon 22) Observe, no diagrama de Mollier, as regies de lquido sub-resfriado, esquerda de x = 0, de vapor mido, 0 < x< 1, no envelope, e vapor super-aquecido, direita de x = 1. As temperaturas elevadas causam danos ao ser humano (exausto trmica, cimbras, insolao) e, em resumo: - prejudicam a sade da pessoa, diminuem a capacidade de trabalho e a resistncia infeco (pois o nmero de glbulos brancos do sangue diminui). O controle da qualidade do ar interior, importa na manuteno dos odores abaixo da concentrao limite de percepo e em manter a taxa compatvel de oxignio. Estes objetivos so conseguidos conjuntamente com a renovao do ar por ventilao. Os odores devem-se matria orgnica contida nos recintos, ao fumo dos cigarros, a processos qumicos, perfumes, etc., geralmente, o controle do odor, satisfaz a taxa de oxignio, pois a quantidade de ar a renovar para diluir o ar ambiente, levando a taxa de concentrao abaixo do limite de percepo, bem maior que o necessrio manuteno da taxa compatvel de oxignio. Os principais meios usados para a recuperao do ar, separando-o dos odores so: filtragem comum, lavagem em gua, filtragem eletrosttica, tratamento com carvo reativado, uso de substncias absorvedoras, etc. Contaminantes externos tambm podem ser responsveis por problemas na qualidade do ar interior, como: CO, CO2, NO2, chumbo, fumaa em geral, particulados, etc. e no sistema de ar condicionado dependendo da manuteno pode haver a proliferao de algas, fungos, poeiras e microorganismos. As solues recomendadas so: - eliminao das fontes internas ou exausto localizada, ventilao em nveis adequados, correo no posicionamento da captao de ar externo, filtragem adequada, adequao do projeto e estabelecimento de rotina de manuteno, prevenindo-se contra o acmulo de poeira e umidade no sistema de climatizao.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

2 - Sistemas De Ar Condicionado Automotivo O ar condicionado do carro, o que ? O ar condicionado o processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura, a humidade, a limpeza e a distribuio de ar de um determinado meio envolvente. Muitas pessoas confundem erradamente o conceito de ar condicionado com o de sistema de ventilao. Nos sistemas de ventilao no existe nenhum controlo sobre as variveis da temperatura, humidade e limpeza, ao passo que no ar condicionado existe um processo mecnico de refrigerao e/ou aquecimento. O ar condicionado um dos extras mais valiosos e eficientes de um automvel. Alm de manter o seu ritmo cardaco constante, permite retirar o mximo proveito do seu carro. Os sistemas de ar condicionado automotivo possuem componentes fundamentais para seu correto funcionamento. O compressor, o evaporador, o condensador e a vlvula de expanso so os principais componentes do sistema, como podemos observar a figura 3 e figura 4. Figura 3 - Visualizao Do Sistema De Ar Condicionado Automotivo E Esquema Do Ciclo Figura 4 - Sistema De Ar Condicionado Automotivo O compressor o principal componente do sistema. Este componente montado no compartimento do motor do veculo, acoplado por uma correia que o movimenta. O compressor possui uma embreagem magntica, na parte frontal, que ao receber potncia, engrena no compressor. De acordo com Moura o evaporador est posicionado na cabine do veculo dentro do painel de instrumentos, na caixa de ar. O evaporador est conectado vlvula de expanso por meio dos tubos de entrada e sada. O eletroventilador do sistema climatizador capta o ar da cabine ou o de fora do veculo e o envia na direo das aletas do evaporador. Devido ao fato do fluido que trafega no evaporador estar com a temperatura inferior ao ar aspirado, o fluido aumenta sua temperatura e transforma-se do estado lquido para o estado gasoso e, como o ar captado troca calor com o evaporador, tornando-se mais frio e perdendo umidade, esse ar chegar ao habitculo do veculo atravs dos dutos de ventilao. O condensador normalmente fica instalado em frente ao radiador. O controle da vazo de fluido refrigerante para o evaporador feito pela vlvula de expanso, atravs de um tubo capilar com um bulbo trmico para controle de abertura e fechamento. A correta quantidade de fluido refrigerante controlada pelo bulbo trmico e a presso do refrigerante. O condensador um trocador de calor que tem a funo de remover calor da cabine do veculo. Seu posicionamento normalmente feito internamente ou adjacente ao compartimento de passageiros. Segundo Fernandes, o resfriamento feito atravs da passagem do fluido refrigerante pelo evaporador, o calor retirado pelo ar que escoa pelo aparato, vaporizando o refrigerante e, consequentemente, resfriando o ar. Figura 5 - Sistema Ar Condicionado Automotivo

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

10

De acordo com Fernandes a vlvula de expanso, atravs de um estreitamento de rea transforma o lquido refrigerante de alta temperatura e presso em uma nvoa para baixa temperatura e presso. A vlvula de expanso trabalha mantendo praticamente a mesma quantidade de lquido no evaporador. Quando a quantidade de lquido diminui, uma parcela maior de evaporador ficar exposta ao vapor, aquecendo-o em maior grau, propiciando a abertura da vlvula. O condicionamento do ar o processo que regula, artificialmente, a temperatura, o fluxo de ar, a umidade e a limpeza do ar de um espao determinado a um nvel desejado. O condicionamento de ar de um veculo busca oferecer um espao confortvel durante a conduo do veculo, com o desempenho adequado, fruto de investigao de processos industriais ou de laboratrio. A refrigerao um processo que controla a diminuio de temperatura de um espao determinado e mantm esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradvel. O conceito de temperatura quente ou fria relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra area.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

11

2.1 - Elementos Que Compem O Condicionamento De Ar Automotivo O Sistema de Ar Condicionado possui uma srie de componentes que necessitam de uma explicao um pouco mais aprofundada tanto para demonstrao dos tipos existentes, quanto para informar a sua forma de funcionamento. A seguir, uma explicao detalhada dos principais componentes do Sistema de Ar Condicionado. Compressor: um dispositivo que, quando acionado mecanicamente, provoca um diferencial de presso no gs, criando um fluxo de refrigerante, fazendo o mesmo circular por todo o sistema. Neste processo, face aos atritos existentes, fundamental a presena de um leo lubrificante. Para o presente trabalho foi escolhido um compressor, dentro da classificao usual dos compressores para condicionamento de ar, de pisto de duplo efeito. necessrio salientar que como o compressor est continuamente conectado ao motor (mesmo com o ar condicionado desligado), uma maior carga exigida. Desta forma, h um aumento no consumo de combustvel no veculo mesmo com o sistema desligado. Quando o ar condicionado ligado, o consumo de combustvel torna-se mais evidente. Este fato fez com que novas tecnologias fossem implantadas no mercado com a inteno de melhorar o desempenho sem influenciar a eficincia do sistema. De acordo com Santos os compressores so construdos de maneiras diferentes em relao sua aplicao, para rea automotiva ou para rea industrial. Para rea automotiva podem-se citar: Compressor Alternativo Radial De Pistes; Compressor Alternativo De Pistes Com Prato Oscilante (Swashplate ou Wobbleplate); Compressor Rotativo De Palhetas; Compressor Rotativo Caracol (Scroll). (SANTOS, 2005).

O Compressor Alternativo Radial De Pistes lanado na dcada de 1970. Em sua forma construtiva, como pode ser verificado na figura 6, os cilindros esto radialmente ao redor do eixo de fora. Sua utilizao nos dias atuais praticamente descartada, pois a tecnologia utilizada neste equipamento est defasada. Figura 6 - Compressor Do Tipo Swash Plate O Compressor Alternativo De Pistes Com Prato Oscilante (Swashplate ou Wobbleplate) apresenta os pistes posicionados axialmente e tem movimento paralelo ao eixo de potncia. Acresce ainda o fato deste modelo ser fabricado a partir de um disco fixado de forma inclinada em relao ao eixo do compressor e que pode ser encontrado em dois modelos: Deslocamento varivel e deslocamento fixo. Observa-se na figura 7, em destaque, o funcionamento do sistema de deslocamento varivel e na figura 8, na rea circulada, o sistema de deslocamento fixo.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

12

Figura 7 - Compressor "Swash Plate" Com Deslocamento Varivel Figura 8 - Compressor "Swash Plate" Com Deslocamento Fixo O compressor rotativo de palhetas cria uma rea de suco e uma rea de compresso atravs de um pisto rotativo com palhetas e molas. Este pisto acoplado a um eixo de forma excntrica, girando em volta do mesmo. As entradas e sadas das palhetas fazem a funo de gerar compresso e suco (MOURA, 2007). O compressor rotativo caracol (Scroll) apresenta em sua construo dois caracis, um dentro do outro, onde um desses caracis trabalha rotacionando enquanto o outro trabalha fixo. Desta forma, segundo MOURA o gs comprimido das extremidades para o centro at a presso desejada. O refrigerante entra pelo orifcio de suco e devido rotao espiral orbital e dessa forma, comprime o refrigerante gradualmente. Figura 9 - Compressor Do Tipo Scroll Evaporador: Este trocador de calor, que representa o elemento de refrigerao, faz a troca trmica, entre o gs que passa por seu interior baixa temperatura e presso, e o ar do habitculo do veculo. Para tal o ar do ambiente forado a circular atravs da caixa evaporadora e da vai para os difusores. Condensador: Tem a funo de retirar calor do gs refrigerante que vem do compressor na fase gasoso sob condies de alta presso e alta temperatura. Durante o processo ocorre a mudana de fase, da fase vapor para a fase lquida do refrigerante. Estes tubos so fabricados de alumnio, para prevenir (minimizar) qualquer reao qumica entre a mistura fluido refrigerante e leo, com as paredes internas do tubo. Podemos demonstrar nas figuras 10 e 11, exemplos construtivos de tubos, que podem integrar uma serpentina de um condensador. Figura 10 - Construo De Tubo Tipo Flat Aletado Figura 11 - Construo De Tubo Tipo Plate Aletado Existem trs tipos de condensadores; o de tubos aletados, tipo serpentina e o tipo micro channels, sendo esse ltimo o mais utilizado nos sistemas de ar condicionado veicular, conforme a figura 12 o condensador tipo micro channels. Figura 12 - Condensador Tipo Micro Channels Filtro Secador: As funes bsicas do filtro secador so: filtrar, acumular e retirar a humidade do refrigerante. No sistema em estudo optou-se por um filtro secador com visor de inspeo, que permite monitorar a fase do fluido refrigerante dentro do circuito de alta presso. Vlvula De Expanso: o elemento que regula o fluxo de refrigerante em funo da taxa de evaporao. tambm o elemento que provoca a reduo de alta para uma de baixa presso do fluido refrigerante durante o ciclo de refrigerao.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

13

Eletroventiladores: Normalmente tm a funo, principalmente, de controlar o fluxo de ar pelo condensador, auxiliando na retirada de calor do refrigerante, o que implica na reduo da temperatura e condensao do refrigerante. Atualmente os sistemas de condicionamento de ar utilizados na maioria dos veculos. Normalmente tm a funo, principalmente, de controlar o fluxo de ar pelo condensador, auxiliando na retirada de calor do refrigerante, o que implica na reduo da temperatura e condensao do refrigerante. Atualmente os sistemas de condicionamento de ar utilizados na maioria dos veculos adotam o mtodo de refrigerao por compresso de vapor, pode a ser visto que o compressor succiona o refrigerante que sai do evaporador, na fase de vapor superaquecido a baixa presso, comprime e recalca a alta temperatura e presso. O refrigerante segue ento pela linha de descarga at o condensador. Neste, durante a troca de calor com o meio exterior, passa pelas fases de superaquecimento, condensao (bifsica), e subresfriamento. Escoa em seguida atravs da vlvula de expanso, que tem por finalidade regular a vazo de refrigerante e provocar uma perda de carga (presso), levando o refrigerante a fase bifsica, condio na qual entra no evaporador. Neste ponto ocorre, efetivamente, a troca de calor para o resfriamento do reservatrio frio (ar do ambiente condicionado). Aps este processo, o refrigerante, na fase de vapor superaquecido e a baixa presso, retornam ao ponto inicial, para ser novamente succionado pelo compressor, fechando desta forma o ciclo de refrigerao. No passado, a maioria dos condicionadores de automvel operava usando o refrigerante diclorofluormetano (CCl2F2), tambm chamado comumente Freon 12 ou R-12. Este foi considerado o fluido ideal em termos de estabilidade e por ser miscvel com determinados lubrificantes. Hoje em dia, sabe-se que o Freon 12 e os outros clorofluorcarbonetos (CFC) so prejudiciais camada de oznio. Como alternativas para substituir os CFCs, as seguintes substncias foram consideradas: - HCFC (hidroclorofluorcarbono) contendo cloro que se quebra antes da atingir a estratosfera. - HFC (hifrofluorcarbono) sem cloro. Captulo II: Sistemas De Ar Condicionado Automotivo A Figura 3 e 4 mostra a disposio dos componentes principais que compem em um sistema de condicionamento de ar automotivo. Figura 4 - Diagrama dos componentes principais do condicionamento de ar num veculo.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

14

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

15

3 - Processos Durante A Troca De Calor Do Ciclo Veicular O ciclo constitudo dos seguintes processos: Compresso de vapor, isto , um compressor realiza trabalho sobre o vapor, transfere potncia a ele; A condensao do vapor, que ocorre no condensador (o trocador de calor direita, na figura acima); A expanso do lquido aps o condensador, que ocorre na vlvula termosttica ou em um tubo capilar; A evaporao do lquido no evaporador.

Como em toda anlise de ciclos, vamos comear analisando um ciclo ideal de compresso de vapor. Vale lembrar, novamente, que ciclos reais desviam-se dos ciclos idealizados, isto , o ciclo ideal serve, para nossa anlise do ciclo real, como uma referncia, um objetivo a atingir (apesar de inalcanvel, mas engenheiro tem um qu de alquimista, e segue em frente) , atravs da melhoria de cada processo que o constitui. Veja ento um ciclo ideal de compresso de vapor, na figura seguinte, representado esquematicamente e no diagrama de Mollier (P versus h): Figura 13 - Diagrama De Mollier (P Versus H) 3.1 - Refrigeradores Automovel O refrigerador domstico hoje, sem dvida, o mais importante entre os eletrodomsticos. Refrigeradores domsticos, as populares geladeiras e freezers so sempre mquinas frigorficas por compresso de vapor, e o R-12 ainda o refrigerante mais utilizado, apesar de que, a partir do Protocolo de Montreal, de 1990, tem sido progressivamente substitudo por R134a, R600 (n-butane), R600a (iso-butane) ou R600b (cyclo-pentane). Os refrigerantes hidrocarbonetos modernos, butano e pentano, tm presso de vapor mais baixa que os Freon e o R134, fazendo com que a presso no evaporador esteja abaixo da atmosfrica, vcuo, algum valor por volta de 58 kPa., veja tabela abaixo. Tabela 1 - Propriedades De Refrigerantes De Uso Automovel 3.2 - Exemplo De Clculo De Ciclo De Refrigerao Um sistema de refrigerao por compresso de vapor opera com Freon-12. A vazo mssica do sistema operando em condio de regime permanente de 6 kg/min. O Freon entra no compressor como vapor saturado a 1,5 bar, e sai a 7 bar. Assuma que o compressor tem rendimento isoentrpico de 70%. O condensador do tipo tubo aletado, resfriado com o ar ambiente. Na sada do condensador o Freon est como lquido saturado. A temperatura da cmara frigorfica 100C e a temperatura ambiente 22 0C. Considere que as trocas de calor no sistema ocorram somente no evaporador e no condensador, e que evaporao e condensao ocorram sob presso constante.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

16

Numeros De Pessoas 5 baseados no Hyundai i20 segundo o Diagrama Psicometrico sua Caracteristicas e Dimensoes Tabelas 2 9 e Figura 14 Dimensoes.

( ( )

Figura 15 Diagrama Psicometrico

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

17

4 - Concluso O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa bibliogrfica mais profunda sobre o tema Sistema De Climatizao Automotivo, disponibilizando a compilao desses materiais. Durante a pesquisa, observou-se uma baixa disponibilizao de materiais tcnicocientficos na nossa lngua. Portanto, os resultados deste trabalho sero teis para todos que tm interesse neste tema.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

18

5 - Bibliografia LORENTZEN, Gustav D., PETTERSEN, Jostein, A new efficient and environmentally begin system for car air conditioning, International Journal of Refrigeration, Volume 16, Issue 1, pages 4-12, 1993. KOBAYASHI, N. Concerns of CO2 A/C System for Compact Vehicles Automotive Alternate Refrigerant Systems Symposium, Scottsdale. AZ, June 28- July 1, 1993. BHATTI, Mohinder S.; Rinding in Confort: Part II. ASHRAE Journal, September pag. 4450, 1999. MATHUR, G.D.; Carbon Dioxide as an Alternative Refrigerant for Automotive Air Conditioning Systems, Paper, American Institute of Aeronautics and Astronautics, IEEE, 2000. DALY, Steven; Automotive Air Conditioning and Climate Control Systems, Elsevier, 2006. JABARDO, J. M. Saiz e STOECKER, W. F.; Refrigerao Industrial, 2 Edio, Ed. Edgard Blcher, 2002. SILVA, Marcelino Nascimento da; Eficincia Energtica em Sistemas de Refrigerao Industrial e Comercial, Editado por Eletrobrs / Procel e o consrcio Efficientia / Fupai, 2005.

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

19

Figura 1 - Efeito Da Umidade Relativa Alta Pag.7

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

20

Figura 2 - Diagrama de Mollier (P x h) para o refrigerante 22 (Freon 22) Pag.8

Figura 3 - Visualizao Do Sistema De Ar Condicionado Automotivo E Esquema Do Ciclo Pag.10

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

21

Figura 4 - Sistema De Ar Condicionado Automotivo Pag.10

Figura 5 - Sistema Ar Condicionado Automotivo Pag.10

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

22

Figura 6 - Compressor Do Tipo Swash Plate Pag.12

Figura 7 - Compressor "Swash Plate" Com Deslocamento Varivel Pag.13

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

23

Figura 8 - Compressor "Swash Plate" Com Deslocamento Fixo Pag.13

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

24

Figura 9 - Compressor Do Tipo Scroll Pag.13

Figura 10 - Construo De Tubo Tipo Flat Aletado Pag.13

Figura 11 - Construo De Tubo Tipo Plate Aletado Pag.13

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

25

Figura 12 - Condensador Tipo Micro Channels Pag.13

Figura 13 - Diagrama De Mollier (P Versus H) PAg.15

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

26

Figura 14 Dimenses Pag.17

Figura 15 Diagrama Psicometrico Pag.17

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

27

Tabela 1 - Propriedades De Refrigerantes De Uso Automovel Pag.16 Refrigerante R12 R134a Nome, frmula Dicloro-difluoro1,1,1,2metano, CCl2F2 tetrafluoroetano, CF3CH2F Massa molar [kg/mol] 0.121 0.102 Temperatura ebulio [K] 243.2 246.6 Temperatura Crtica [K] 388 374 Presso Critica [MPa] 4.01 4.07 Densidade a 25 C [kg/m3] 1470 1370 Presso vapor a 25 C [kPa] 124 107 Enthalpia vaporizao a 25 C 163 216 [kJ/kg] Tabela 2 Generalidades Ano de produo 2009 - Marca Hyundai Modelo i20 Motor 1.2 (78 CV) Tipo de corpo Sedan Portas 5 Assentos 5 Tabela 3 Caractersticas Comprimento 3940 mm Largura 1710 mm Altura 1490 mm Distncia entre eixos 2525 mm Peso 1045 kg Peso mximo 1515 kg

R600a Iso-butano, CH3)3CH 0.058 261.5 408 3.65 600 58 376

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

28

Tabela 4 Motor, transmisso Motor Potncia do motor kW Potncia do motor CV Momento de toro Sistema de abastecimento de combustvel Turbina Nmero de cilindros Dimetro do cilindro Nmero de vlvulas por cilindro Nmero de mudanas Combustvel Capacidade do tanque de combustvel Tabela 5 Caractersticas de funcionamento Velocidade mxima 165 km/h 103 MPH Acelerao a 100km/h 12.9 s Consumo de combustvel (cidade) 6.4 l/100km Consumo de combustvel (auto-estrada) 4.5 l/100km Consumo mdio de combustvel 5.2 l/100km Mdia de viagem com tanque cheio 900 km ou 563 milhas Tabela 6 Chassis, Suspenso ABS + Freios dianteiros N/A Freios traseiros N/A Pneus 175/70 R 14 Rodas 5.0 J x 14 1248 cm3 57 kW 78 HP 119/4000 N*m/rot. injection N/A 4 N/A 4 5 N/A 45 liter 12 gallons

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

29

Tabela 7 Pesos E Cargas Curb Peso 945kg Max Permitido Peso 1515kg Payload Max 570kg Carga Mxima No Telhado 70kg Max Noseweight 50kg Max Freou Reboque Massa 850 kg Max Massa Reboque Sem 450 kg Traves Tabela 8 Dimenses Externas Comprimento Largura Altura Via Dianteira Rear Pista Distncia Entre Eixos 3940 mm 1710 mm 1490 mm 1.493 mm 1.491 mm 2.525 mm

Tabela 9 Dimenses Internas Volume De Bagagem 295 - 1060 l Frente Comprimento Do Assento 490 mm Frente Encosto Comprimento 635 mm Frente Headspace 935-995 mm Seat - Pedais Distncia 890-1090 mm De Altura Entrada Frontal 565 mm De Largura Interior Frente 1.390 mm Traseira Do Encosto 605 mm Comprimento Rear Headspace 940 mm Rear Comprimento Do Assento 485 mm Do Assento Traseiro - Mdia 665 mm Assento Dianteiro Do Assento Traseiro - Banco 615-835 mm Dianteiro De Altura Do Assento Traseiro 390 mm De Largura Interior Traseiro 1385 mm

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

30

Tabela 10 - Propriedades Dos Refrigerantes Hidroclorofluorcarbonados

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

31

Tabela 11 - Comparao Do Desempenho Dos Refrigerantes

Instituto Medio Industrial De Luanda 2013

32

You might also like