You are on page 1of 5

O uso da Biologia Molecular no Servio de Inspeo de Produtos de Origem Animal reviso.

Aluno: Turma: B

1. I T!O"#$%O A Biologia Molecular tem enfoque principalmente na investigao da estrutura e da funo do material gentico e seus produtos de expresso, as protenas, investigando as interaes entre os diversos sistemas celulares relao entre D A, ! A e sntese proteica"# $cnicas de Biologia Molecular referem%se portanto &asicamente 's metodologias que envolvem o isolamento, a manipulao in vitro e an(lises de (cidos nucleicos e de protenas que so os produtos da expresso de genes") Muito do tra&al*o feito no +m&ito da Biologia Molecular relaciona%se com a o&teno, identificao e caracteri,ao de genes, por meio do uso de diversas tcnicas, como-# !eao em .adeia da /olimerase#, ou /.!, uma tcnica de grande versatilidade que permite o&ter m0ltiplas c1pias de um segmento de D A" 2 /.! tam&m usado para introdu,ir locais de restrio e mutaes pontuais ou para identificar um fragmento particular de D A numa &i&lioteca de cD A" 3letroforese em 4el# uma das principais ferramentas de tra&al*o em Biologia Molecular" 3m geral, ! A e protenas podem ser separados segundo o seu taman*o numa matri, usando um campo eltrico aplicado" a eletroforese em gel de agarose, o D A ou o ! A separado fa,endo a amostra migrar atravs de um gel de agarose" As protenas so normalmente separadas segundo o seu taman*o usando eletroforese em gel de acrilamida" $am&m podem ser separadas segundo a sua carga eltrica usando focagem isoeltrica"# 5*out*ern Blot# uma tcnica que permite o&ter informao so&re a massa molecular e a quantidade relativa de uma determinada sequencia de D A" A tcnica com&ina eletroforese em gel do D A 6freq7entemente fragmentado por en,imas de restrio antes de fa,er o 5out*ern8, transfer9ncia deste para uma mem&rana e *i&ridi,ao com uma sonda marcada 6radioativa ou fruorescente8" Ap1s a *i&ridi,ao, a mem&rana lavada para remover sonda no ligada a D A e o&tem%se uma imagem atravs de autoradiografia ou autofluorescencia" A imagem o&tida d( a6s8 locali,ao 6es8 do D A que liga a sonda, com a intensidade do sinal dando uma medida relativa da quantidade de D A que *i&ridi,a" ort*ern Blot# estuda o perfil de expresso de ! A mensageiro, onde, quando e quanto de determinado ! A mensageiro 6correspondente ' expresso de um determinado gene8 est( presente numa dada amostra" : uma das formas mais simples de determinar em que momento certos genes esto a ser expressos em sistemas vivos" este processo, o ! A

separado numa eletroforese em gel, transferido para uma mem&rana e detectado de forma similar ao D A no 5out*ern Blot" ;estern Blotting 6;B8< tam&m con*ecida como protein blotting ou immunoblotting, um mtodo utili,ado para imunodeteco de protenas ap1s a separao destas por eletroforese em gel e transfer9ncia para mem&rana a&sorvente" 3sta tcnica permite detectar, caracteri,ar e quantificar m0ltiplas protenas, principalmente aquelas que esto em &aixas quantidades em determinada amostra"

2 uso da Biologia Molecular so cada ve, mais importantes para a deteco de produtos rotulados de forma fraudulenta ou com qualidade inferior e na pesquisa de microrganismos contaminantes, por ra,es econ=micas e de sa0de p0&lica" 3ste tra&al*o tem como finalidade a&ordar o uso das tcnicas de Biologia Molecular na >nspeo de /rodutos de 2rigem Animal, em especial, as tcnicas de Barcode gentico e !A/D%/.!" &. !'(IS%O &.1. BARCODE )' *TI+O ,-. ?m grande pro&lema enfrentado por produtores a concorr9ncia pela comerciali,ao de outros tipos de peixes considerados menos no&res para a produo de fils e produtos processados, erroneamente vendidos como suru&ins" ?ma ve, que a maioria das caractersticas morfol1gicas utili,adas na identificao das espcies so removidas durante o processo de filetagem, o uso de ferramentas moleculares necess(rio para a certificao dos fils de peixe" A tcnica de Barcode gentico consiste na aplicao de uma pequenas sequencia de D A mitocondrial 6gene .2>8 para a descriminao de todas as espcies vivas do planeta como um sistema @&ioidentificadorA universal" A identificao inequvoca dos peixes importante para via&ili,ar, por exemplo, a deteco de fraudes ou su&stituio de espcies em transaes comerciais, assist9ncia na sustenta&ilidade e no maneBo da pesca a longo pra,o, e ainda incremento da pesquisa em conservao na identificao de espcies crticas" .arval*o et al" utili,ou a tcnica de Barcode para caracteri,ao de espcies *i&ridas do suru&im comerciali,adas no Brasil, uma ve, que estes cru,amentos tem sido comerciali,ados como sendo espcies puras" 3les analisaram um estoque de peixes da 3scola de Ceterin(ria vendido como sendo @suru&im puroA e verificaram se tratar de um *i&rido 6cru,amento de cac*ara com Bundi(8"

eto 6DEFG8 coletou D<H amostras de pescado e seus derivados em diversos esta&elecimentos entre os anos de DEFE%DEFD em FE cidades dos estados de Minas 4erais, !io de Ianeiro, 5o /aulo e 3sprito 5anto, e verificou que DDJ das amostras eram su&stituies, FKJ no puderam ser analisadas por falta de informaes nos r1tulos, e apenas LEJ das amostras eram fidedignas" &.&. !AP"/P+! 0 2 uso da tcnica de /.! 6!eao em .adeia da /olimerase8 na rotina de diagn1stico uma ferramenta de r(pida deteco de organismos infecciosos" Alguns estudos demonstraram que a tcnica de !A/D% /.! 6An(lise da Amplificao !and=mica do D A /olim1rfico8 A tcnica de !A/D consiste na amplificao de D A gen=mico em /.! utili,ando primers de sequencia ar&itr(ria com FE nucleotdeos, sendo especialmente indicada para a reali,ao de estudos em espcies descon*ecidas geneticamente e espcies raras ou ameaadas" M .onforme a /ortaria nN DFE de DLOFFOFHHK do Ministrio da Agricultura /ecu(ria e A&astecimento, qualquer 1rgo ou partes de carcaa que estiverem afetados por um processo inflamat1rio, como a celulite, dever( sofrer condenao parcial ou condenao total, quando *ouver a evid9ncia de car(ter sist9mico" A Escherichia coli tem sido o agente mais freq7entemente isolado em leses de celulite, e sua presena favorece a contaminao cru,ada nas lin*as de processamento de frangos" Cieira et al. analisou <F frangos de corte visando isolar E. coli em celulite e mi0dos 6fgado e corao8 de frangos de corte, identificar ou isolados pela !A/D%/.! e correlacion(%los pela an(lise molecular, a fim de comprovar o car(ter sptico da infeco" A an(lise molecular das estipes possi&ilitou identificar que em GG,GGJ das aves *avia presena de estirpes com similaridade gentica maior ou igual a K<J provenientes de leses de celulite e de pelo menos um mi0do, o que pode ser considerado como uma comprovao do car(ter sptico da infeco" Assim sendo, o fato de estirpes de E. coli com alta similaridade gentica estarem presentes em celulite e em mi0dos pode significar que a remoo parcial das leses no minimi,a o risco ' sa0de coletiva" ,. +O +1#S%O As tcnicas da Biologia Molecular esto em constante avano e sempre atingindo novas fronteiras do con*ecimento, tornando%se importantes ferramentas para o exerccio da >nspeo dos /rodutos de 2rigem Animal por parte do Mdico Ceterin(rio, seBa para a deteco de produtos rotulados de forma fraudulenta e com qualidade inferior ou na pesquisa de

microrganismos contaminantes" /orm, para a aplicao de tais ferramentas, necess(ria a capacitao profissional especfica e divulgao das tcnicas entre os profissionais" 2. BIB1IO)!A3IA F" *ttp-OOpt"PiQipedia"orgOPiQiOBiologiaRmolecular D" B!3 $A 2, S" et al. $:. >.A5 D3 B>2S24>A M2S3.?SA! 2 D>A4 T5$>.2 D3 D23 UA5 D3 AC35" 5imp1sio so&re Am&i9ncia, 5anidade e Vualidade da .arcaa de Wrangos de .orte EH e FE de De,em&ro de FHHX % .onc1rdia, 5. 3m&rapa 5unos e Aves" G" .A!CASY2, D" ." et al. >D3 $>W>.AUZ2 M2S3.?SA! D3 /3>[35- 2 .A52 D2 5?!?B>M 6Pseudoplatystoma spp"8" !ev Bras !eprod Anim, Belo Yori,onte, v"GD, n"M, p"DF<%DFH, out"Ode," DEEK" Disponvel em PPP"c&ra"org"&r" M" SA.3!DA, D" !" et al" A $:. >.A D3 !A/D- ?MA W3!!AM3 $A M2S3.?SA! 3M 35$?D25 D3 .2 53!CAUZ2 D3 /SA $A5" >nstituto de .i9ncias Biol1gicas ?WM4, DEED" <" M>4?3S, M" /" et al. ;35$3! BS2$$> 4- A $:. >.A 3 A/S>.AU\35 A /35V?>5A 3 !2$> A D>A4 T5$>.A 3M M3D>.> A C3$3!> ]!>A" 3nciclopdia Biosfera, .entro .ientfico .on*ecer, 4oi+nia, v"K, n"F<^ p" FXEM" L" 3$2, D" A" /" D3$3.UZ2 D3 AD?S$3!AUZ2 D3 35/:.>35 3M /35.AD2 3 D3!>CAD25 /2! M3>2 DA $:. >.A D3 D A BA!.2D> 4" Dissertao apresentada ao /rograma de /1s% 4raduao em _ootecnia da 3scola de Ceterin(ria da ?niversidade Wederal de Minas 4erais DEFG"

X" 5>D3!, S" Y" B>2S24>A M2S3.?SA! A/S>.ADA ` 5A >DAD3 % .AD3>A /!2D?$>CA % 3spao A&erto Warm/oint" Disponvel em *ttp-OOPPP"farmpoint"com"&r " Acessado em MOGODEFM" K" C>3>!A, $" B" et al" A ]S>53 M2S3.?SA! D3 Escherichia coli >52SADA5 D3 .3S?S>$3 3 M>aD25 6Wb4AD2 3 .2!AUZ28 D3 W!A 425 52B > 5/3UZ2 5A >$]!>A" !ev" Bras" Med" Cet", G<6G8-DMX%D<D, BulOset DEFG"

You might also like