You are on page 1of 40

IBRI

_srie sustentabilidade

O Mercado de Carbono

Instituto sem ns econmicos, criado em 1997, est presente em So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sul e Nordeste, congrega diversos RIs ligados s principais companhias abertas do pas, com o objetivo principal de valorizar o prossional e a rea de Relaes com Investidores.

CONSELHO DE ADMINISTRaO
Presidente Luiz Fernando Rolla Vice-presidente Dris Beatriz Frana Wilhelm Geraldo Soares Conselheiros Bruno Fusaro Elizabeth Piovezan Benamor Julia Holland Reid Ferretti Lbano Miranda Barroso Luciana Ferreira Marco Geovanne Tobias da Silva

DIRETORIa EXEcUTIva

COMISSO DE SUSTENTaBILIDaDE DO IBRI


Coordenador Marco Antonio Fujihara Membros Arleu Anhalt Bruno Fusaro Camila Anker Edina Biava Elizabeth Benamor Emerson Drigo Geraldo Colonhezi Ivani Benazzi Juliana Zagottis Luiz Cardoso Ricardo Florence Roberto Gonzalez Sandra Stacioni Saito Viviane Behar Wilson Amarante Elaborao a partir de dados primrios da WAYCARBON e da KEYASSOCIADOS, com a colaborao dos seguintes consultores: Diego Pereira Ramos Felipe Ribeiro Bittencourt Juliana Mitkiewicz Com colaborao de Ivo Fumyo Kanashiro integrante do Departamento de Relaes com o Mercado do Banco Bradesco rea de Gesto e Monitoramento Socioambiental de Projetos.
3

Diretor Presidente Ricardo Florence dos Santos Diretor Vice-presidente e Diretor Regional SP Domingos Figueiredo de Abreu Diretor Regional MG Diogo Dias Gonalves Diretor Regional RJ Arthur Farme dAmoed Neto Diretor Regional Sul Luis Fernando Moran de Oliveira

Carta de Apresentao
O Caderno de Sustentabilidade IBRI (Instituto Brasileiro de Relaes com Investidores) primeiro de uma srie mais uma iniciativa da entidade com o objetivo de fornecer ferramentas para os profissionais de RI e estimular o debate sobre o aquecimento global, mercado de carbono e as consequncias do efeito estufa, temas recorrentes e que devem ser acompanhados de perto pelos departamentos de Relaes com Investidores das companhias abertas. O assunto sustentabilidade evoluiu ao longo dos anos. O prossional de RI precisa conhecer e estar sempre atualizado sobre os aspectos fundamentais do tema que impactaro nos negcios da companhia. O IBRI lanou o Caderno de Sustentabilidade para que os executivos de RI tenham acesso a esses conceitos bsicos. O RI tem voz ativa nesse processo como conscientizador do mercado e de sua empresa sobre a importncia de se atentar sobre todos os aspectos da sustentabilidade, no como poltica de marketing institucional, mas como fator de risco a ser gerenciado pela companhia. A criao da Comisso de Sustentabilidade do IBRI, em 2007, foi um marco da relevncia do tema dentro do Instituto e desde ento, debatemos intensamente com nossos associados e parceiros assuntos relacionados responsabilidade socioambiental e j realizamos quatro eventos diretamente sobre o tema. Apoiamos aes que demonstram o comprometimento com os pblicos estratgicos da empresa e o intenso trabalho do mercado de capitais brasileiro ao estimular a adoo de prticas que respeitem o desenvolvimento sustentvel.

Que esse Caderno possa despertar no apenas nos RIs, mas em todos os prossionais do mercado o desejo de se engajar em projetos socialmente sustentveis. Cabe s empresas estimular o consumo consciente entre seus pblicos e no oferecer resultados no presente custa das geraes futuras, pois correro srios riscos de danicar o valor e a reputao de suas marcas se no comearem a se interessar pelo assunto.

Boa Leitura! Luiz Fernando Rolla Florence Presidente do Conselho de Administrao Diretor Presidente

ndice
1

Prefcio 7 O que Sustentabilidade? 8


O Aquecimento Global e o Brasil Sustentabilidade e RI no Mercado de Carbono

2 3 4

Finanas Sustentveis Inventrio de Emisses Disclosure em Emisses de Gases de Efeito Estufa Mercado de Carbono
O Mercado Regulado de Carbono Projetos Certicao/Selo

12 14 16

18

Mercado Voluntrio
Introduo: Histrico e Atualidades Entidades

26

Concluso Glossrio Conceitos

32 34

Prefcio
A vida um processo intenso e contnuo de mudanas sociais, econmicas, polticas, culturais e ambientais. A sociedade sempre est procura da melhor forma de viver, de ser e de pensar, com o comprometimento de se aprimorar e, principalmente, de ser mais sustentvel. Ns nos adaptamos, reestruturamos, tentando incorporar as novas atitudes e preocupaes. E o cuidado com o meio ambiente tambm foi incorporado, evoluiu e transformou-se em desenvolvimento sustentvel. As organizaes passam a congregar a sustentabilidade s suas estratgias, contribuindo diretamente com o meio ambiente e permitindo aos seus clientes a adeso por meio da prtica do consumo consciente, pois os consumidores nais esto tomando parte da deciso nal dos negcios. As organizaes que no comearem a se interessar pelo assunto correro srios riscos de danicar o valor de suas marcas e reputao, no s de forma monetria, mas tambm quanto delidade de seus clientes. O aquecimento global considerado o mais srio desao ambiental e demanda resposta global urgente e ao direta em sua principal fonte, a emisso de gs carbnico na atmosfera, causador do efeito estufa. Os piores impactos das alteraes climticas ainda esto por vir, se no forem tomadas, desde j, medidas rigorosas. Porm, a incompreenso e a indiferena em relao ao meio ambiente levam muitos prossionais das reas do conhecimento, inclusive alguns dos mais experientes, a negligenciarem seu papel. Os benefcios de uma ao rigorosa e antecipada ultrapassam de longe os custos econmicos da falta de ao, j que sustentabilidade signica suprir as necessidades da gerao presente sem afetar a habilidade das geraes futuras de suprirem as suas prprias necessidades.
7

1
O que Sustentabilidade?
A sustentabilidade se tornou um dos fundamentos da sociedade, pois procura harmonizar o ser humano, o desenvolvimento e o planeta. Em 1979, o conceito desenvolvimento sustentvel foi ocialmente usado pela primeira vez, na Assembleia Geral das Naes Unidas. Em 1987, foi adotado por governos e por organismos multilaterais. Sob a coordenao da Primeira Ministra da Noruega, Gro Brundland, depois de quase mil dias de reunies de especialistas, convocados pela ONU, publicou-se o documento Nosso Futuro Comum, com a denio que se tornou clssica:

Sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades.

Esse um conceito ordenado, relacionado continuidade e manuteno de todos os aspectos da nossa forma de viver, pois abrange vrios nveis de organizao numa forma global. Ser sustentvel ser ecologicamente correto, economicamente vivel, socialmente justo e culturalmente aceito. Porm, devemos usar com cuidado a palavra Sustentabilidade. Usar levianamente um conceito de tal importncia poder ser desastroso para as geraes futuras, assim como para a conservao da biodiversidade. Uma sociedade preocupada com o bem-estar social adoraria ser convencida de que qualquer utilizao de recursos naturais seja de fato sustentvel. Mas, para isso, preciso ter argumentos convincentes que o demonstrem, no bastando presumir que algo sustentvel s porque gostaramos que assim fosse. A sustentabilidade essencialmente relacionada a projetos de redues de emisses de Gases de Efeito Estufa, os GEEs, desde sua concepo, conforme preconiza o artigo 12 do Protocolo de Kyoto onde os projetos de redues de emisses devero necessariamente contribuir para o desenvolvimento sustentvel.

O AQUEcIMENTO GLOBaL E O BRaSIL


Com a revoluo industrial, e ao longo dos ltimos cem anos, vem ocorrendo um aumento signicativo nas concentraes dos chamados Gases de Efeito Estufa (GEEs os mais importantes so: vapor dgua, dixido de carbono, metano, xido nitroso, HFCs, HCFCs, CFCs, Hexauoreto de Enxofre e Peruorcarbonos) na atmosfera terrestre, havendo uma mudana de equilbrio, fato atribudo s aes causadas por atividades humanas. A concentrao do vapor dgua na atmosfera no determinada pelo homem, mas pelo balano entre a evaporao e transpirao, por um lado, e pela precipitao, por outro, e por essa razo o vapor dgua no levado em considerao na anlise da mudana do clima. J os outros gases, como o gs carbnico (CO2), permanecem por cerca de 150 anos no ar aps emisso atmosfrica, sendo que 10% do CO2 pode residir por at mil anos. As alteraes climticas promovem impactos profundos e de longa durao no planeta e representam uma nova presso nos ecossistemas, que j se encontram expostos s outras presses
9

provenientes de mudanas no uso do solo e excesso de extrao dos recursos naturais. Segundo especialistas, se essas emisses no diminurem, os nveis desses gases presentes na atmosfera podem triplicar at 2100 (EESI, 2005). Entre os cientistas existe um consenso de que o resultado mais direto das mudanas climticas seja o aumento da temperatura do planeta entre 1,5C e 5,8C. Levantamentos comprovam que dos dez anos mais quentes da histria, desde que so feitos registros, h mais de 130 anos, nove esto na ltima dcada. O Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima (Intergovernmental Panel on Climate Change IPCC), rgo cientco criado para centralizar assuntos de mudanas climticas, serve como base para a rea de mesmo tema da ONU, a United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC. Esse painel estipulou uma medida mtrica, o CO2e dixido de carbono equivalente como unidade de medida das emisses de GEE em funo do potencial de aquecimento global de cada gs. Os gases de efeito estufa permanecem um longo perodo na atmosfera e se difundem por todo o globo terrestre, no importa de onde esses gases so emitidos, sendo global o efeito na alterao climtica. O Brasil est entre os pases em desenvolvimento que assumiram grandes projetos em relao s mitigaes de emisses de gases de efeito estufa no mundo. Devido s suas atividades econmicas relacionadas explorao de recursos naturais e

10

agropecurios, grandes estoques de biomassa orestais, alto potencial de gerao de energias renovveis, o Brasil detm alto potencial para realizao de projetos de redues de emisses.

SUSTENTaBILIDaDE: RI NO MERcaDO DE CaRBONO


Com a conscientizao do pblico crescendo ininterruptamente, o no interesse frente s alteraes climticas causa problemas de estratgia e reputao para as organizaes. Participaes no mercado de carbono passaram a ser o caminho vivel para uma poltica ambientalmente correta, podendo trazer inclusive retorno nanceiro por transaes de redues de emisses entre diferentes partes. Uma outra prtica que tambm est se tornando comum a perspectiva de compensao de emisses, principalmente pelo plantio de rvores, chamada comumente de Neutralizao de Carbono ou Carbon Neutral. imprescindvel, neste caso, um projeto bem fundamentado ou assessorado por entidade crvel. Embora qualquer iniciativa que contribua para atenuar a crise climtica seja positiva, incluindo o plantio de rvores, a eventual publicidade enganosa que arme uma compensao de emisses no ocorrida prestar um desservio causa. Se vier a ser objeto de denncia, produzir efeito negativo para a credibilidade dos envolvidos e a formao de conscincia social relativa a essa crise. H diversas iniciativas positivas que podem contribuir para atenuar a crise climtica, e louvvel que essas medidas e seus resultados sejam divulgados e reconhecidos. Principalmente pela implantao de conscincia ambiental na sociedade de todo impacto que causamos no planeta. A sustentabilidade veio para car. O prossional de Relaes com Investidores precisa se atualizar e acreditar nesse conceito. No s os investidores esto adotando essa ideia, tornando a sustentabilidade um diferencial na hora da escolha da ao, mas a sociedade toda demanda informaes. O RI deve estar preparado para as questes relacionadas governana climtica, independente de quem as solicita, pois de alguma forma, todos os pblicos tero acesso s informaes.
11

2
Finanas Sustentveis
As atividades econmicas potencialmente poluidoras so atualmente objetos de legislaes especficas, disciplinadoras de procedimentos tecnolgicos e operacionais capazes de eliminar ou reduzir poluentes. Outras recomendaes e propostas, ainda sem regulamentao, esto pouco a pouco sendo implementadas no contexto da real responsabilidade e das obrigaes quanto restaurao de danos ao ambiente, permitindo que o passivo ambiental se incorpore como um instrumento essencial de gesto de riscos. Em termos contbeis, o passivo representa as obrigaes das organizaes com terceiros que devem ser reconhecidas. Sendo assim o passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, uma obrigao e uma responsabilidade social com aspectos

ambientais, no s numa perspectiva de curto prazo, mas tambm o impacto futuro decorrente das atividades da organizao. A identicao do passivo ambiental est sendo muito utilizada como um elemento de deciso em negociaes, fuses, aquisies e em privatizaes, pois identica, avalia e quantica posies, potenciais custos e gastos ambientais potenciais que precisam ser atendidos a curto, mdio e em longo prazo. Dentro dessa lgica, o mercado de carbono se institui possibilitando identicao de seu passivo ambiental relacionado s emisses de GEEs. Este passivo quanticado, caso mitigado por emprego de nova tecnologia redutora na emisso de GEEs pode ser transacionado no mercado de carbono como um ativo nanceiro. Dessa maneira institui-se um mecanismo nanceiro para compensar um passivo ambiental em um mercado em franco crescimento. O outro lado desta mesma moeda constitui-se em uma real proposio de valor assegurado pela criao desses mecanismos no mbito corporativo, ou seja, como devemos nos posicionar no lado de ativos que a cada momento se assemelham mais e mais a ativos reais.

13

3
Inventrio de Emisses
O inventrio de emisses permite s organizaes reconhecerem quais os impactos diretos e indiretos no efeito estufa decorrentes das suas atividades. Assim, a organizao poder desenvolver uma forma de mitigar sua emisso de gases de efeito estufa.

Para realizar o inventrio necessrio: Denio do ano base; Denio da metodologia do inventrio;  Estabelecer a abrangncia: quais unidades de negcios sero avaliadas; Estabelecer os limites do inventrio; Diagnstico das fontes de emisses e remoes;  Criar uma gesto para obteno de todos os dados referentes;  Calcular as emisses de GEEs que atendam seus objetivos;

A legislao nacional no obriga as organizaes a fornecer informaes referentes s suas emisses de gases de efeito estufa. Uma das vantagens para preparao s futuras regulamentaes a implantao da ISO 14064 (norma que objetiva estabelecer procedimentos para a reduo dos GEEs ao quanticar, monitorar, vericar e validar as emisses dos GEEs). A gesto das emisses de GEEs possibilitar programas internos de reduo e atuao conjunta a fornecedores.

15

4
Disclosure em Emisses de Gases de Efeito Estufa
Atualmente temos novos mecanismos capazes de demonstrar e reconhecer as emisses empresariais e todas as aes relacionadas poltica interna de mudanas climticas, associadas a investimentos atuais e futuros. Projetos de reduo de emisses e metas internamente estabelecidas, participaes em mercados voluntrios de emisses, verificaes externas de todas essas aes, aplicaes de normas ISO, sistemas de gerenciamento, monitoramento, clculos e relato das

emisses tambm so avaliados. Dentre esses mecanismos destacam-se o CDP (Carbon Disclousure Project) e o GRI (Global Report Iniciative) com o novo indicador EC2 nas Diretrizes do Relatrio de Sustentabilidade (GRI G3) chamado de Implicaes financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades organizacionais devido s alteraes climticas, que identifica as consequncias financeiras para as atividades das organizaes, provocadas por mudanas climticas. Os indicadores EN 16, 17 so os nmeros efetivos das emisses de GEEs da corporao. ndices como o ndice de Sustentabilidade Empresarial ISE da BM&FBovespa e o DJSI (Dow Jones Sustainabilty Index) tambm avaliam todas as aes relacionadas s mudanas climticas, do mais pontos e criam mais questionamentos a cada ano em seus questionrios de avaliao de sustentabilidade empresarial. Alm disso, o ndice de Carbono Eficiente (ICO2) um ndice baseado na carteira do IBrX-50 que leva em considerao, na ponderao das aes participantes, as emisses de GEE das empresas. construdo de modo a obter mais eficincia em emisses de carbono em relao ao ndice base (IBrX-50). Vale ressaltar que algumas organizaes j esto exigindo de seus fornecedores inventrios quantitativos de emisses e instituies financeiras j avaliam a postura de empresas para concesso de crdito.

17

5
Mercado de Carbono
O MERcaDO REgULaDO DE CaRBONO
O Protocolo de Quioto o tratado internacional que objetiva reduzir as emisses de gases de efeito estufa dos pases industrializados e garantir modelo de desenvolvimento limpo aos pases em desenvolvimento. O acordo prev que, no perodo entre 2008 e 2012, chamado de primeiro perodo de compromisso, os pases desenvolvidos reduzam suas emisses em 5,2% em relao aos nveis medidos em 1990. Essa meta representa, aproximadamente, uma reduo mundial nas emisses de 200 milhes de toneladas de carbono por ano.

O protocolo foi estabelecido em Quioto, no Japo, em 1997, e aberto para assinatura em 16 de maro de 1998. Foi s em 16 de fevereiro de 2005 que entrou em vigor, quando a Rssia o raticou em novembro de 2004, pois o protocolo s poderia entrar em vigor com as assinaturas dos pases, que juntos fossem os responsveis por 55% das emisses mundiais. A base do protocolo foi o fato de que a atmosfera um recurso usado por todos, e que os pases possuem a comum responsabilidade de controlar suas emisses, mas de maneira diferenciada. Isso signica que todos os pases tm a responsabilidade de controlar suas emisses, mas que os pases industrializados devem ser os primeiros a tomar essa atitude, devido responsabilidade histrica decorrente das emisses de centenas de anos atrs. So seis os gases de efeito estufa que constam no pacto: CO2 Dixido de Carbono; N2O Oxido Nitroso; CH Metano; 4 HFC Hidrouorcarbono; PFC Peruorcarbono; e SF Hexa Fluoreto de enxofre. 6

O protocolo impe nveis diferenciados de redues para pases. Para os pases da Unio Europeia, foi estabelecida a reduo que representa em mdia 8% com relao s emisses de gases em 1990. Para o Japo a diminuio prevista foi de 6%. Para a China e os pases em desenvolvimento, como o Brasil, ndia e Mxico, ainda no foram estabelecidos nveis de reduo.

19

O Protocolo de Quioto tambm criou instrumentos exveis para facilitar o cumprimento dessas metas, como os Projetos de Atuao Conjunta, a Negociao de Emisses e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que basicamente consistem em exibilizar as maneiras para atender a meta de um pas. Assim, os desenvolvimentos de projetos que tenham como resultado a reduo de emisso de carbono podero gerar crditos de carbono, que podero ser vendidos aos pases industrializados contribuindo assim para atingir suas metas. O Protocolo de Quioto e o MDL abriram um novo campo de oportunidades de negcio. E os crditos de carbono ganham cada vez mais presena. Os Crditos de Carbono certicados tambm so conhecidos como Reduo Certicada de Emisses (RCE). O crdito de carbono pode ser denido como um bem. Bens, para ns jurdicos, so denidos como valores tangveis ou intangveis que podem ser objeto de uma relao de direito. Os crditos de carbono so um valor intangvel, tendo em vista que o mesmo no possui existncia fsica, mas tendo valor econmico, uma vez que so negociveis. Porm, ainda falta um detalhamento da gura jurdica do crdito para que seja possvel tratamento mais apropriado. O crdito poderia ser um bem intangvel puro, como um direito autoral, um valor mobilirio, como um derivativo ou uma commodity, como milho, acar etc. Caso seja denido como um valor mobilirio, automaticamente o crdito seria regulado pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM). Organizaes esto extremamente preocupadas com o custo de reduo das emisses e os reexos desses na competitividade internacional de seus negcios. Assim, o comrcio de emisses permite s naes e organizaes reduzirem suas emisses de GEEs com o custo mais eciente possvel. Desde a assinatura do Protocolo de Quioto, diversos mercados de carbono vm emergindo:

20

Regimes regulatrios:  uioto (2008-2012), inclui comrcio direto, projetos de Q transao por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Projetos de Atuao Conjunta. Esquema de Comrcio de Emisses da Unio Europeia  (EU ETS) auxilia naes europeias a atingir as metas de Quioto e permite que os crditos do MDL e dos Projetos de Atuao Conjunta sejam importados ao mercado. O esquema de abatimento de GEE de New South  Wales, Austrlia cria as emisses de melhores prticas para revendedores de eletricidade. A BM&FBovespa j conta com uma plataforma para negociao de crditos gerados em projetos de diversas organizaes brasileiras.

Em 2010, as transaes de crditos de carbono em todo o mundo somaram US$ 120 bilhes. A previso para 2011 atingir US$ 139 bilhes, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance. PROjETOS
Cada pas signatrio de Quioto deve criar uma AND (Autoridade Nacional Designada). O protocolo estabelece que cada pas responsvel por estabelecer os prprios critrios de desenvolvimento sustentvel e vericar se os projetos propostos esto de acordo com os mesmos. No Brasil, a AND a Comisso Interministerial de Mudana do Clima, formada pelos seguintes Ministrios: Cincia e Tecnologia, Meio Ambiente, Minas e Energia, Agricultura e Abastecimento, Transportes, Relaes Exteriores, Oramento e Gesto, Desenvolvimento, Indstria Comrcio, Projetos Especiais e Casa Civil.

21

No Protocolo de Quioto, os pases foram divididos em duas categorias: Industrializados e em Desenvolvimento. No primeiro perodo de compromisso do protocolo, os pases industrializados possuem metas para reduzir as emisses, enquanto que os pases em desenvolvimento no. Por outro lado, os pases em desenvolvimento participam do protocolo por meio do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), permitindo a gerao de crditos de carbono atravs de projetos de reduo de emisses, para auxiliar pases industrializados a atingir suas metas estabelecidas. O MDL o mecanismo que liga o mercado de carbono e os objetivos do desenvolvimento sustentvel nos pases em desenvolvimento, comprovando que os mesmos tambm contribuem para as prioridades do desenvolvimento sustentvel. Entre os benefcios gerados com a implementao do MDL esto a reduo de emisso de gases de efeito estufa pela gerao de energia limpa, ecincia energtica, troca de combustveis, alm da remoo de GEEs pelo reorestamento. Esse tipo de mecanismo cria oportunidades para as organizaes reduzirem suas emisses e vend-las como crditos de carbono. Para poder mensurar os benefcios adicionais de um projeto, a linha de base desse deve ser transparente e ter credibilidade, pois utiliza as emisses projetadas dos gases do efeito estufa que teriam sido gerados sem o projeto. A diferena entre a linha de base de emisses e as reais emisses de GEE do projeto corresponde ao volume de crditos de carbono que podem ser comercializados. De acordo com o Ministrio da Cincia e Tecnologia brasileiro, h hoje 7.092 propostas de projetos de MDL, que encontram-se em alguma das diversas fases do ciclo de projetos do MDL, colocando o Brasil em terceiro lugar na quantidade de projetos, com 477 projetos, estando China em primeiro lugar, com 2.729 projetos, e ndia em segundo lugar, com 1.938 (dados ano-base: 2011).

22

CERTIfIcaO/SELO
Para receber a certicao de reduo de emisses, preciso implementar um projeto MDL efetivo, que obedea aos requisitos do Protocolo de Quioto. Obter a certificao um processo complexo, sendo que a primeira no mundo foi devidamente concretizada somente em novembro de 2004, justamente para um projeto brasileiro. Trata-se do projeto Nova Gerar, localizado em um aterro sanitrio de Nova Iguau, na Baixada Fluminense, onde o gs metano (CH4) proveniente da decomposio orgnica passa a ser queimado para gerao de energia termeltrica. Com as receitas do crdito de carbono, o projeto teve sua TIR aumentada para 36,19%. Como estabelecido pelo Protocolo de Quioto, todos os projetos MDL devem ser submetidos validao e vericao/ certicao por uma Entidade Operacional Designada EOD, ou seja, vericada independentemente por terceiros. Alm disso, todo projeto MDL deve ser registrado na prpria UNFCCC. Quando organizada corretamente e cumprida, a validao e vericao/certicao externa, os projetos MDL podem gerar crditos de carbono, seja para um perodo de 10 anos ou perodo de 7 anos com a opo de duas renovaes de 7 anos cada. Assim a implementao de um projeto torna-se atraente na perspectiva das redues de GEE por parte de pases industrializados, pases em desenvolvimento e o meio ambiente como um todo. A validao trata-se da avaliao da concepo do projeto de reduo de emisso de gases de efeito estufa. Ela verica se o projeto caso seja implementado conforme planejado satisfaz s exigncias do MDL e gera crditos comercializveis.

23

Durante a validao analisado o Documento da Concepo do Projeto (DCP ou PDD Project Design Document), que deve incluir:  concepo do projeto: informaes gerais, componentes A tcnicos, plano de implementao, indicadores de desenvolvimento sustentvel e cronograma.  Estudo da linha de base: estudo dos fatores usados para estimar as emisses na ausncia do projeto (a linha de base de emisses).  Plano de monitoramento e vericao: descrio da frequncia, atributos/responsabilidade e mtodos para monitorar, medir e calcular suas emisses de GEEs.

Mais informaes sobre as exigncias de formato e contedo de um Documento da Concepo do Projeto podem ser encontradas no site da United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC (http://unfccc.int) ou o site do Ministrio da Cincia e Tecnologia (http://www.mct.gov.br) O documento de concepo do projeto, como parte integrante da avaliao, car exposto em audincia pblica durante 30 dias. As partes interessadas podero enviar seus comentrios sobre o Documento da Concepo do Projeto para a entidade validadora. Aps a validao bem-sucedida, a Entidade Operacional Designada EOD recomendar a aceitao e registro de projeto como um projeto de MDL. O registro um prrequisito para posteriores vericaes/certicaes das redues de emisses pelas atividades do projeto. O relatrio de validao enviado ao Conselho Executivo do MDL e publicado on-line no site da UNFCCC.

24

Aps a implementao, preciso obter a vericao/ certicao do projeto em intervalos regulares. Para grandes projetos, pede-se que seja escolhida uma entidade diferente da que foi usada durante a validao. O Conselho Executivo da UNFCCC permite unicamente para projetos de pequena escala, que uma mesma entidade operacional seja responsvel tanto pela validao quanto pela vericao. O objetivo da vericao denir as redues de emisses efetivamente alcanadas pelo projeto. Verica-se o contnuo cumprimento dos critrios denidos pelo Plano de Monitoramento. A vericao inclui: a reviso dos resultados monitorados e dos sistemas de coleta de dados relacionados reduo de emisses, a reviso das prticas estabelecidas e da preciso dos dados levantados, bem como do equipamento de monitoramento a reviso do sistema de gesto. A partir da vericao bem-sucedida, a entidade operacional certica uma quantidade de RCE (Reduo Certicada de Emisso), que ser enviada ao Conselho Executivo do MDL da UNFCCC para a emisso dos crditos. At janeiro de 2009, 1.300 projetos MDL foram registrados, de acordo com Conselho Executivo do MDL dentre os 2.720 que esto em Validao. Mas mesmo sem certicao denitiva, um MDL bem concebido pode conseguir vendas antecipadas de crditos de carbono como forma de obter receita.

25

6
Mercado Voluntrio
INTRODUO: HISTRIcO E ATUaLIDaDES
Como o prprio nome indica, o mercado voluntrio de carbono inclui todas as comercializaes de crditos de carbono que no esto vinculadas s metas regulatrias do Protocolo de Quioto. A motivao dos compradores inclui a preocupao com o gerenciamento de seus impactos em relao s mudanas do clima, imagem, reputao, interesses em inovaes lantrpicas, relaes pblicas, necessidade de se prepararem para regulao futura e/ou planos de revenda de crditos lucrando com as comercializaes. Os crditos de carbono tambm so criados no mercado voluntrio e so geralmente referidos como Emisses Reduzidas

Vericadas (VERs). Como so gerados de projetos fora do mercado regulamentado por Quioto, no podem ser utilizados para cumprirem as metas dos pases. Tanto a validao dos projetos de crditos de carbono para mercado voluntrio, quanto a vericao da quantidade de VERs gerados, so feitas por validadoras credenciadas, seguindo as metodologias do IPCC (que so aceitas por qualquer padro voluntrio) ou metodologias especcas dos padres (por exemplo, VCS, VER+, etc.). Em uma poltica de neutralizao voluntria, uma empresa pode adquirir tanto crditos do mercado voluntrio como do regulado por Quioto. Contudo, geralmente, escolhe-se pela 1a opo devido ao menor valor nanceiro por tonelada de CO2 reduzida. Apesar de provedores de compensao de carbono j estarem operando desde os anos 1990, o mercado voluntrio comeou a crescer rapidamente nos ltimos anos. Um dos principais fatores o crescimento de relatrios sobre o meio ambiente e emisso dos gases de efeito estufa (GEEs), que despertou o interesse do pblico em geral e do mercado de negcios, em que muitas organizaes esto incluindo anlises de seus impactos no clima e as devidas estratgias tomadas nos relatrios anuais de sustentabilidade e/ou nos seus websites. Os compradores brasileiros ainda esto tmidos pela falta de credibilidade em todo processo devido a pouca quantidade de vendedores disponveis, falta de informao e incertezas nos clculos das emisses e compensaes adequadamente realizadas. Uma reao imediata contra as alteraes climticas tambm criar importantes oportunidades para negcios, dado que so criados novos mercados nas tecnologias de baixo carbono, assim como outras mercadorias e servios de baixo carbono. Esses mercados podero crescer, podendo valer anualmente centenas de milhares de milhes de dlares, causando um aumento considervel nos postos de trabalho desses setores, os chamados Green Jobs.

27

Os crditos voluntrios de carbono derivam de diversas fontes. O relatrio O Estado dos Mercados de Carbono Voluntrios arma que o mercado voluntrio de crditos de carbono dominado por trs tipos de projetos:  lorestais plantio de novas orestas ou desmatamento F evitado (36%);  Energias Renovveis gerao de energia por meio de fontes limpas, renovveis (como energia elica ou solar), substituindo fontes fsseis de combustveis (33%);  Gases Industriais contendo e armazenando as emisses criadas pela indstria para que no sejam libertadas para a atmosfera (30%).

Um dos problemas de compensao o projeto ser falho. Uma das principais causas a falta de conhecimento e experincia do desenvolvedor do projeto. Alm disso, ningum quer se responsabilizar quando um projeto falha, especialmente quando as organizaes de neutralizao e os parceiros do projeto trabalham em conjunto. Para evitar a dupla contagem dos crditos e para aumentar a credibilidade do mercado, foi criado o registro para os projetos VCS. Trs instituies nanceiras localizadas nos Estados Unidos, Europa e Austrlia, assim como um provedor de infraestrutura para o mercado ambiental, foram eleitos para administrar os registros do VCS. Algumas organizaes podem no ter uma poltica formal de compensao, mas encorajam seus funcionrios a compensar voluntariamente suas emisses, a divulgar informaes e realizar campanhas em como faz-lo para convencer outros funcionrios a, por exemplo, utilizar bicicletas e transporte pblico.

28

ENTIDaDES
Bolsa do Clima de Chicago CCX
A Bolsa do Clima de Chicago (CCX Chicago Climate Exchange) uma bolsa autorregulvel, a nica a negociar os seis gases de efeito estufa a funcionar na Amrica do Norte. So mais de 300 associados, desde universidades, cidades e organizaes, ligadas s indstrias de energia, de papel, de transporte e outros. Na fase I, as organizaes associadas se comprometeram a reduzir suas emisses de gases de efeito estufa em 4% em relao aos nveis emitidos em 1998 at o ano de 2006. Na fase II, os membros da CCX se comprometeram com um cronograma de reduo que exige redues das emisses at 2010 de, no mnimo, 6% abaixo da linha de base j preestabelecida. Com incio de operaes de trading em 2003, a CCX apresentou, a partir de 2007, queda na atratividade, fato que se reetiu diretamente na evoluo das cotaes. Tal queda, mais evidente em meados de 2008, deveu-se principalmente a questionamentos sobre a adicionalidade dos projetos apresentados, falta de regras claras e principalmente ao anncio da implantao de um mercado regulado nos EUA em 2009 e 2010. A previso para 2011 a CCX lanar o Programa de Registro da Chicago Climate Exchange Offsets para registrar as Redues Vericadas de Emisses com base em um conjunto de protocolos estabelecidos.

29

Voluntary Gold Standard (GS)


A Fundao Gold Standard foi criada em 2005 pelo WWF World Wildlife Fund e o nico padro para a criao de redues de emisses de alta qualidade em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Implementao Conjunta (IC) e Mercado Voluntrio de Carbono. Ele foi projetado para assegurar que os crditos de carbono no fossem apenas reais e vericveis mas que zessem contribuies mensurveis para o desenvolvimento sustentvel mundial. O objetivo da Gold Standard agregar marca, rtulo e gerao de novos crditos de carbono para projetos que podem ser comprados e comercializados inclusive entre pases que no tm acordo com o Protocolo de Quioto. Em maio de 2006 foi lanada sua metodologia, que atua exclusivamente com projetos de ecincia energtica e energia renovvel, e pode ser adotada tanto no mercado regulado como no voluntrio. O VER Gold Standard uma opo interessante para pases que no fazem parte do Protocolo de Quioto. Apesar de ser difcil a comprovao da adicionalidade em naes como EUA, Austrlia ou Taiwan, os procedimentos para projetos pequenos so simplicados e as metodologias vo alm das do MDL, sem perder o nvel de integridade dos projetos. O Gold Standard voltado ao mercado voluntrio aceita todas as metodologias aprovadas para o MDL, alm de metodologias especcas que podem ser propostas para aprovao. Tais metodologias devem ser revisadas por dois experts independentes e ento aprovadas pelos Assessores do Comit Tcnico do Gold Standard.

Voluntary Carbon Standard VCS


O Programa VCS apresenta um novo padro global e robusto cujo objetivo providenciar transparncia e credibilidade para o mercado de crditos voluntrios. Os crditos do VCS devem ser reais (originados de projetos realizados), adicionais (alm de atividades de business-as-usual), mensurveis, permanentes (no sendo emisses temporariamente evitadas), independentemente vericados e nicos (no sendo utilizados mais de uma vez para crditos de emisses). Isso alcanado atravs do registro mltiplo do VCS em um banco de dados central dos projetos abertos ao pblico.
30

Os crditos gerados pelo programa do VCS so denominados VCUs (unidades voluntrias de carbono) e so hoje uns dos mais caros no mercado voluntrio. O trabalho para a elaborao do Voluntary Carbon Standard iniciou com o The Climate Group, a Associao Internacional de Negociaes de Emisses e o Frum Mundial de Economia em 2005. A verso primeira do VCS foi lanada em maro de 2006 com a documentao para consultas e o piloto do documento padro para o mercado. A segunda verso do VCS foi lanada em outubro de 2006, como um documento de consulta que no substitua a primeira verso do documento padro. 150 submisses escritas de partes interessadas foram recebidas na primeira e segunda verses do VCS.

SOS Mata Atlntica


A ONG SOS Mata Atlntica concretiza a possibilidade de todos colaborarem para a reduo da emisso de carbono com o programa Florestas do Futuro, atravs do qual tanto pessoas fsicas quanto empresas podem nanciar o plantio de rvores. Por meio do reorestamento, feito com espcies nativas, em reas de matas ciliares (matas que crescem no entorno de cursos dgua), o Florestas do Futuro atuar simultaneamente em trs frentes distintas, todas de vital importncia para a preservao e recuperao do meio ambiente: o sequestro de carbono, a manuteno da biodiversidade e a preservao de nossos recursos hdricos. O projeto objetiva tambm apoiar aes socioambientais e capacitao tcnica por meio de atividades sustentveis que auxiliem na conservao da Mata Atlntica. Se o programa Florestas do Futuro vier a se interessar pela realizao de possveis contratos para negociao de certicados de carbono, o proprietrio ser consultado previamente e caber a ele a deciso de participao na comercializao dos crditos de carbono ou no, cando a cargo da Fundao SOS Mata Atlntica a intermediao com as organizaes compradoras dos eventuais crditos. Vale nota que o padro de mensurao e monitoramento de sequestro de carbono pelo plantio de espcies nativas no segue as metodologias preconizadas pelo Protocolo de Quioto ou VCS, tratandose, portanto, de uma metodologia da prpria SOS Mata Atlntica.
31

7
Concluso
Muitas das mudanas que ocorrem no mundo esto ligadas, essencialmente, ao relacionamento. Com o processo de globalizao e com as relaes em constante alterao entre os pases, o cosmopolitismo se mostra unicador de povos e culturas. Porm, a unicao no garante conciliao nas relaes sociais. Para viver em uma harmonia social, o homem deve aprender a se comunicar de forma mais ecaz com seus semelhantes e com o meio ambiente. Sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. A procura pelo sustentvel se traduz em busca por melhores relaes humanas e consequentemente melhor qualidade de vida.

Os processos de reduo de emisses e de neutralizao de carbono oferecem uma tima alternativa, permitindo que o desenvolvimento se torne sustentvel, conforme diminui o impacto dos processos produtivos. Alm disso, com o mercado de negociao de crditos de carbono, os projetos se tornam economicamente atrativos. O prossional de Relaes com Investidores, em sua busca incessante pelas melhores prticas de comunicao com o mercado, com o investidor e com seus pblicos estratgicos, deve conhecer as iniciativas relacionadas sustentabilidade, em especial a reduo de emisses de gases de efeito estufa. O desenvolvimento desse processo empresarial sustentvel est correlacionado busca pela perenidade da empresa, permitindo que continue a operar em seu negcio, preservando o mundo em que est inserida. A mudana de percepo do mundo corporativo com relao sustentabilidade deve ser absorvida pela comunidade nanceira e traduzida em esforos conjuntos das companhias, entidades do mercado, ONGs, rgos do governo, entre outros. Entender que os investidores esto cando cada vez mais crticos fundamental para o amadurecimento das relaes no mercado de capitais. Esse movimento traz muitos desaos para as Relaes com Investidores que certamente sero convertidos em benefcios para a atual gerao e tambm para as futuras. Por um lado, esse conhecimento permite cumprir a misso de oferecer suporte Alta Administrao, relatando as demandas do mercado e da sociedade. Por outro, o RI que conhecer profundamente os processos de sustentabilidade se comunicar de forma mais eciente com um mercado que procura melhores prticas de gesto, alinhadas s demandas sociais e ambientais. O mercado por meio dos investidores d incio a uma anlise de informaes sobre as empresas, que conguram uma viso estratgica de continuidade dos negcios, pois ser sustentvel tambm ser lucrativo e dar retorno aos acionistas.

33

Glossrio Conceitos
Acordos de Marrakesh (Marrakesh Accords) Firmados durante a Stima Sesso da Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima COP-7 no Marrocos, representam as decises relativas regulamentao do Protocolo de Kyoto, inclusive quanto aos de implementao conjunta e do MDL. Adicionalidade (Additionality) Critrio fundamental para que uma determinada atividade de projeto seja elegvel ao MDL, consiste na reduo de emisses de gases de efeito estufa ou no aumento de remoes de CO2 de forma adicional ao que ocorreria na ausncia de tal atividade. Sendo assim, trata-se da argumentao do porqu a atividade de projeto no aconteceria na ausncia dos incentivos do MDL. Anexo I Neste Anexo ao Protocolo de Quioto esto listadas as metas de reduo de emisses de gases de efeito estufa de cada pas desenvolvido. Aprovao pela Autoridade Nacional Designada (AND) Para efeitos deste Guia, consiste na carta de aprovao dada pela AND a uma atividade de projeto do MDL no sentido de que tal atividade contribui para o desenvolvimento sustentvel desse pas. Assistncia Ocial ao Desenvolvimento AOD (Ofcial Development Assistance ODA) Ajuda nanceira, a fundo perdido, fornecida pelo governo de pases industrializados para governos de pases em desenvolvimento com o objetivo, entre outros, de promover o desenvolvimento sustentvel e ajudar na implementao da Agenda 21. Segundo compromissos assumidos na Rio-92, cada pas dever transferir anualmente aos pases em desenvolvimento 0,7% do seu PIB sob a forma de AOD. Atividades de Projeto (Project Activities) Atividades integrantes de um empreendimento ou projeto candidato ao MDL que proporcionem reduo da emisso de gases de efeito estufa ou o aumento da remoo de CO2. Atividades de Projeto de Pequena Escala (Small Scale Project Activities) So atividades de projeto de menor escala que, portanto, passam por um ciclo de projeto mais gil e com menor custo de transao. Partes interessadas (Stakeholders) As partes interessadas so o pblico, incluindo os indivduos, grupos e comunidades afetados ou com possibilidade de serem afetados pela atividade de projeto do MDL. Autoridade Nacional Designada ADN (Designated National Authority DNA) O Governo dos pases participantes de uma atividade de projeto do MDL devem designar junto UNFCCC uma Autoridade Nacional para o MDL. A Autoridade Nacional Designada (AND) atesta que a participao dos pases voluntria e, no caso do pas onde so implementadas as atividades de projeto, que ditas atividades contribuem para o desenvolvimento sustentvel do pas. No Brasil a AND a Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima CIMGC, estabelecida pelo Decreto Presidencial de 7 de julho de 1999. Cenrio de Referncia (Business-as-usual Scenario) Cenrio que quantica as emisses de gases de efeito estufa na ausncia da atividade de projeto do MDL. Vericao (Veriication) Parte de uma das etapas do Ciclo do Projeto. Consiste na garantia formal concedida por uma EOD de que uma determinada atividade de projeto atingiu um determinado nvel de reduo de emisses de gases de efeito estufa ou aumento de remoo de CO2 durante um determinado perodo de tempo especco.

34

Certied Emission Reductions (CER ou RCE) Redues Certicadas de Emisso de gases de efeito estufa constitudas segundo bases do Clean Development Mechanism (CDM).
Ciclo do Projeto (Project Cycle) Etapas s quais uma atividade de projeto do MDL deve necessariamente se submeter para que possa originar RCEs, a ltima etapa do Ciclo do Projeto.

Clean Development Mechanism (CDM) Inicialmente proposto como Fundo de Desenvolvimento Limpo pela delegao brasileira em maio de 1997 durante as discusses do AGBM. Teve boa aceitao por se tratar de um mecanismo multilateral, em contraponto ao Joint Implementation JI, que negociado bilateralmente. O CDM ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL ganhou aceitao na forma como se encontra denido no artigo 12 do Protocolo de Kyoto, sem ter incorporado o carter original de natureza punitiva. um instrumento com o objetivo de assistir as Partes no constantes do Anexo I da Conveno mediante fornecimento de capital para nanciamento a projetos que visem reduo de gases de efeito estufa. Nessa modalidade, pases em desenvolvimento no relacionados no Anexo I tm a possibilidade de se beneciar nanceiramente desenvolvendo atividades relacionadas projetos de mitigao de emisses de GEE. Os pases do Anexo I podem utilizar as Redues Certicadas de Emisses de projetos aprovados, como contribuio conformidade com a parcela do compromisso que lhe compete. Tm, portanto, o objetivo de buscar a mitigao de emisses de gases de efeito estufa em pases em desenvolvimento, na forma de sumidouros, investimentos em tecnologias mais limpas, ecincia energtica e fontes alternativas de energia.

Comrcio de Emisses (Emission Trade) um dos trs mecanismos de exibilizao includos no Protocolo de Quioto, com vistas ao acerto de inventrios para comrcio internacional de emisses (International Emission Trading), conforme denido no artigo 17 do Protocolo de Quioto. Cada pas do Anexo I pode comercializar parte de reduo de suas emisses que excederem as metas compromissadas durante a COP-3, para o perodo 2008 e 2012. Com este mecanismo torna-se possvel obter a reduo necessria atravs da compra de folgas existentes, com a chancela da autoridade necessria. Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima CIMGC Estabelecida por Decreto Presidencial em 7 de julho de 1999, a AND do Brasil. Avalia e aprova os projetos considerados elegveis no mbito do MDL, bem como pode denir critrios adicionais de elegibilidade queles considerados na regulamentao do Protocolo de Kyoto. Conferncia das Partes (Conference of the Parties COP) rgo mximo da UNFCCC, composta por todos os pases que a raticaram e responsvel pela sua implementao. A COP se rene anualmente. Conferncia das Partes na qualidade de Reunio das Partes do Protocolo (Conference of the Parties COP/ Meeting of the Parties MOP) rgo supremo do Protocolo de Quioto, que passar a existir apenas quando este Protocolo entrar em vigor. Parte das decises tomadas pelo Comit Executivo do MDL dever ser referendada pela COP/MOP.

35

Conselho Executivo do MDL (CDM Executive Board) Supervisiona o funcionamento do MDL. Entre as suas responsabilidades, destacam-se: o credenciamento das Entidades Operacionais Designadas; a validao e registro das atividades de projetos do MDL; a emisso das RCEs; o desenvolvimento e operao do Registro do MDL e o estabelecimento e aperfeioamento de metodologias para linha de base, monitoramento e fugas. Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima CQNUMC (United Nations Framework Convention on Climate Change UNFCCC) Conveno negociada sob a gide das Naes Unidas, adotada durante a Rio-92 e cujo principal objetivo a estabilizao dos nveis de concentrao de gases de efeito estufa na atmosfera num nvel que impea uma interferncia antrpica perigosa no sistema climtico. O Protocolo de Quioto um instrumento jurdico complementar e vinculado UNFCCC. Custos de Transao (Transaction Costs) No caso especco do MDL, so os custos relacionados ao Ciclo do Projeto e comercializao das RCEs. Documento de Concepo do Projeto DCP (Project Design Document PDD) A elaborao do DCP a primeira etapa do ciclo do projeto. Todas as informaes necessrias para as etapas posteriores devero estar contempladas no DCP. Emisses Liberao de gases de efeito estufa e/ou seus precursores na atmosfera numa rea especca e num perodo determinado.

Emisso de RCEs (Emissions of CERs) Etapa nal do Ciclo do Projeto, quando o Conselho Executivo tem certeza de que, cumpridas todas as etapas, as redues de emisses de gases de efeito estufa decorrentes das atividades de projetos so reais, mensurveis e permanentes e, portanto, podem dar origem a RCEs. Entidade Operacional Designada EOD (Designated Operational Entity DOE) Entidade credenciada pelo Conselho Executivo do MDL com a nalidade de: (i) validar as atividades de projeto propostas ao MDL e (ii) vericar e certicar as redues das emisses de gases de efeito estufa e/ou remoo de CO2. A Entidade Operacional depois de credenciada pelo Conselho Executivo dever, ainda, ser designada pela COP/MOP, que dessa forma raticar ou no o credenciamento feito pelo Conselho Executivo. Fonte Qualquer processo ou atividade que libere gases de efeito estufa, aerossis ou um precursor de gs de efeito estufa na atmosfera. Fuga (Leakage) Corresponde ao aumento de emisses de gases de efeito estufa que ocorre fora do limite da atividade de projeto do MDL que, ao mesmo tempo, seja mensurvel e atribuvel a essa atividade de projeto. A fuga deduzida da quantidade total de RCEs obtidas pela atividade de projeto do MDL. Dessa forma, so considerados todos os possveis impactos negativos em termos de emisso de gases de efeito estufa da atividade de projeto do MDL. Gases de efeito estufa (GEE) Constituintes gasosos da atmosfera, naturais ou antrpicos, que absorvem e reemitem radiao infravermelha. Segundo o Protocolo de Quioto, so eles: dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), hexauoreto de enxofre (SF6), acompanhados por duas famlias de gases, hidrouorocarbonos (HFCs), peruorocarbonos (PFCs).

36

Inventrio Nacional o registro peridico e sistemtico das emisses e sumidouros de gases causadores de efeito estufa em um determinado pas. A ConvenoQuadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima estabelece a necessidade do comprometimento de todas as Partes na elaborao, publicao e disponibilizao de inventrios nacionais. Inventrios esses constitudos sob a metodologia do IPCC, com base em emisses antrpicas, por fonte e denio de formas de captura de todos os gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal.

Limites do Projeto (Project Boundaries) O limite da atividade de projeto deve abranger todas as emisses de gases de efeito estufa sob controle dos participantes da atividade de projeto que sejam signicativas e atribuveis, de forma razovel, a tal atividade. Essas emisses devem ser contabilizadas na linha de base. A metodologia para denir os limites do projeto faz parte do DCP. As emisses signicativas e atribuveis, de forma razovel, s atividades do projeto, mas que estejam fora do limite do projeto, so classicadas como fuga. Linha de Base (Baseline) No mbito do MDL, a linha de base de uma atividade de projeto o cenrio que representa, de forma razovel, as emisses antrpicas de gases de efeito estufa por fontes que ocorreriam na ausncia da atividade de projeto proposta. Essas emisses incluem as de todos os gases de setores e categorias de fontes listados no Anexo A do Protocolo de Quioto que ocorram dentro do limite do projeto. Serve de base tanto para vericao da adicionalidade quanto para a quanticao das RCEs da atividade de projeto MDL. As RCEs sero calculadas justamente pela diferena entre emisses da linha de base e emisses vericadas em decorrncia das atividades de projeto do MDL, incluindo as fugas. A linha de base quanticada com base em um Cenrio de Referncia. Monitoramento (Monitoring) Quarta etapa do Ciclo do Projeto. Consiste no processo de coleta e armazenamento de todos os dados necessrios para o clculo da reduo das emisses de gases de efeito estufa ou o aumento da remoo de CO2, de acordo com a metodologia de linha de base da atividade de projeto. O Plano de Monitoramento deve integrar o DCP e o processo de monitoramento ser realizado pelos participantes da atividade de projeto.

Joint Implementation (JI) Constitudo na COP-3, uma modalidade de acordo negociada bilateralmente, de implementao conjunta entre pases integrantes do Anexo I.
Atravs do JI, um pas industrializado, emissor de gases de efeito estufa, pode compensar suas emisses participando de sumidouros e projetos ambientalmente otimizados em outro pas do Anexo I, com vistas obteno de menores custos de implementao, produzindo bens e servios originais e emitindo em menores propores, se comparado implementao de um projeto no otimizado. Implica, portanto, constituio e transferncia do crdito de emisses de gases de efeito estufa do pas em que o sumidouro ou o projeto ambientalmente otimizado est sendo implementado para o pas emissor. Este, pode comprar crdito de carbono e, em troca, constituir fundos para projetos a serem desenvolvidos em outros pases, exclusivamente entre pases do Anexo I. Os recursos nanceiros obtidos sero aplicados necessariamente na reduo de emisses ou em remoo de carbono.

37

Mudana do clima Mudana que possa ser direta ou indiretamente atribuda atividade humana que altere a composio da atmosfera mundial e que se some quela provocada pela variabilidade climtica natural observada ao longo de perodos comparveis. Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE, ou OECD em ingls) uma organizao internacional dos pases desenvolvidos com os prncipios da democracia representativa e da economia de livre mercado. A sede da organizao ca em Paris, na Frana. Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica (Intergovernmental Panel on Climate Change, IPCC) Painel constitudo por cientistas de diversos pases e reas de conhecimento, com o objetivo de dar suporte cientco e interagir com a CQNUMC. o responsvel pela divulgao do clculo do Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential GWP) e pelas revises metodolgicas deste clculo. Pas onde so Implementadas as Atividades de Projeto do MDL Parte No Anexo I onde so implementadas as atividades de projeto no mbito do MDL. Partes Podem ser pases, isoladamente, ou blocos econmicos, como por exemplo, a Unio Europeia. Partes Anexo I O Anexo I da UNFCCC integrado pelas Partes signatrias da Conveno pertencentes em 1990 OCDE e pelos pases industrializados da antiga Unio Sovitica e do Leste Europeu. A diviso entre Partes Anexo I e Partes No Anexo I tem como objetivo separar as partes segundo a responsabilidade pelo aumento da concentrao atmosfrica de gases de efeito estufa. As Partes Anexo I possuem metas de limitao ou reduo de emisses. Atualmente existem 41 Partes listadas no Anexo I.

Partes No Anexo I So todas as Partes da UNFCCC no listadas no Anexo I, entre as quais o Brasil, que no possuem metas quanticadas de reduo de emisses. Participantes do Projeto (Project Participants) Para efeitos do MDL so aqueles envolvidos em uma atividade de projeto, podem ser Partes Anexo I, Partes No Anexo I ou entidades pblicas e privadas dessas Partes, desde que por elas devidamente autorizadas. Perodo de Obteno de Crditos Perodo em que as redues de emisses de gases de efeito estufa decorrentes de atividades de projeto do MDL podem ser contabilizadas para efeito de clculo das RCEs. As redues de emisses s podero ser contabilizados para efeito de clculo das RCEs aps o registro da atividade de projeto no Conselho Executivo do MDL. Plano de Monitoramento (Monitoring Plan) Ainda que o processo de monitoramento faa parte da terceira etapa do Ciclo do Projeto, o Plano de Monitoramento, que dene a metodologia para o processo, deve ser denido na primeira etapa, j que parte integrante do DCP. Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential, GWP) ndice divulgado pelo IPCC e utilizado para uniformizar as quantidades dos diversos gases de efeito estufa em termos de dixido de carbono equivalente, possibilitando que as redues de diferentes gases sejam somadas. O GWP, que deve ser utilizado para o primeiro perodo de compromisso (2008-2012), o publicado no Segundo Relatrio de Avaliao do IPCC. Primeiro Perodo de Compromisso (First Commitment Period) O primeiro perodo de compromisso refere-se ao perodo compreendido entre 2008-2012.

38

Protocolo de Montreal Protocolo de Montreal sobre Substncias que destroem a Camada de Oznio, foi adotado em 16 de setembro de 1987. As substncias controladas pelo Protocolo so: CFC, halognios (brometos, cloretos e iodetos), tetraclorometano, HCFC, HBFC, brometo de metila e metilclorofrmio. Protocolo de Quioto Instrumento jurdico internacional complementar e vinculado Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, que traz elementos adicionais Conveno. Entre as principais inovaes estabelecidas pelo Protocolo, destacam-se os compromissos de limitao ou reduo quanticada de emisses de gases de efeito estufa, denidos em seu Anexo I, bem como os mecanismos de implementao adicional, dentre os quais o MDL. Redues Certicadas de Emisses RCEs Representam as redues de emisses de gases de efeito estufa decorrentes de atividades de projetos elegveis para o MDL e que tenham passado por todo o Ciclo de Projeto do MDL (validao/registro, monitoramento e vericao), que culmina justamente com a emisso ex post das RCEs. As RCEs so expressas em toneladas mtricas de dixido de carbono equivalente, calculadas de acordo com o Potencial de Aquecimento Global de cada gs. Uma unidade de RCE igual a uma tonelada mtrica de dixido de carbono equivalente. As RCEs podem ser utilizadas por Partes do Anexo I como forma de cumprimento parcial de suas metas de reduo de emisso de gases de efeito estufa. Registro (Registry) Parte da terceira etapa do Ciclo do Projeto (Validao/Registro). Aceitao formal, pelo Conselho Executivo, de um projeto validado como atividade de projeto do MDL. O registro o pr-requisito para a vericao, certicao e emisso das RCEs relativas a uma atividade de projeto. No confundir com Registro do MDL.

Registro do MDL (CDM Registry) Estabelecido e supervisionado pelo Conselho Executivo do MDL para assegurar a contabilizao acurada da emisso, posse, transferncia e aquisio de RCEs. O registro do MDL deve ter a forma de uma base de dados eletrnica padronizada que contenha, inter alia, elementos de dados comuns pertinentes emisso, posse, transferncia e aquisio de RCEs. No deve ser confundido com o registro de uma atividade de projeto do MDL, uma das etapas do Ciclo do Projeto. Segundo Perodo de Compromisso Commitment Period) Ainda no denido. (Second

Sequestro de carbono Captura de CO2 da atmosfera pela fotossntese, tambm chamado xao de carbono. Sumidouro Quaisquer processos, atividades ou mecanismos, incluindo a biomassa e, em especial, orestas e oceanos, que tm a propriedade de remover um gs de efeito estufa, aerossis ou precursores de gases de efeito estufa da atmosfera. Podem constituir-se tambm de outros ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos. Validao (Validation) Parte da segunda etapa do Ciclo do Projeto (Validao/Registro) o processo de avaliao independente de uma atividade de projeto por uma EOD, no tocante aos requisitos do MDL, com base no DCP. Vericao (Verication) Parte da quinta etapa do Ciclo do Projeto (Vericao e Certicao). o processo de auditoria peridica e independente realizado por uma EOD e destinado reviso dos clculos acerca da reduo de emisses de gases de efeito estufa enviados ao Conselho Executivo, por meio do DCP. Esse processo visa vericar, ex post, se a reduo de emisses efetivamente ocorreram na magnitude prevista ex ante no DCP, e prev ajustes em casos de diferenas. Apenas as atividades de projetos do MDL validadas e registradas so vericadas e certicadas.

39

Patrocnio:

Instituto Brasileiro de Relaes com Investidores tel.: [11] 3106 1836 | www.ibri.com.br | ibri@ibri.com.br

You might also like