You are on page 1of 7

Criao e Utilizao

facebook.com/evoluxtecnologia

Por: Wander Wilson

Email Criao e Utilizao

Email
Existem vrios sites que disponibilizam cadastro gratuito para criar uma conta de email. Os mais famosos so o www.hotmail.com, www.yahoo.com.br, www.bol.com.br, entre outros. Neste tutorial utilizaremos o Gmail, para facilitar a utilizao de outros servios online que sero abordados em tutoriais futuros. Para criar sua uma conta de email abra o seu navegador, clique na barra de endereo e digite www.gmail.com, em seguida tecle Enter. Quando o site carregar, clique no boto Criar uma conta.

A prxima tela de cadastros. necessrio informar todos os campos: Nome o Aqui voc vai digitar seu nome verdadeiro, mas pode ser um apelido ou nome fictcio. Sugiro que voc tenha pelo menos um email oficial, com seu nome, para suas correspondncias familiares, de trabalho, procura por emprego, faculdade, cursos, etc. Escolha seu nome de usurio o Aqui voc deve escolher como ser seu nome de email. Este deve ser um nome nico neste provedor de email, portanto no pode ser simplesmente seu primeiro nome ou o sobrenome, mas voc poder juntar os dois, formando um s, por exemplo, se seu nome Antnio Carlos, seu nome de usurio poderia ser antoniocarlos, assim, tudo junto. Voc pode ainda acrescentar um . e nmeros, ficando ento antonio.carlos, ou antonio.carlos15, e assim por diante. O que no pode existir duas pessoas neste provedor (no caso o Gmail), com nome de usurio antonio.carlos. Repare que no final deste campo aparece em cinza a continuao do que ser seu email, neste caso @gmail.com, ento depois que voc escolher seu nome de usurio,
Facebook.com/evoluxtecnologia

Email Criao e Utilizao

seu email ser nome_de_usurio@gmail.com. No caso do nosso exemplo ficaria antonio.carlos@gmail.com

Dica: o nome de usurio no pode ter acentos, espaos nem caracteres especiais, como
!@#, etc.

Criar uma senha o Escolha uma senha do seu agrado. Aqui voc pode usar qualquer caractere, inclusive o espao. aconselhvel que voc utilize caracteres especiais e nmeros junto com as letras na definio de sua senha, mas ela no precisa ser muito complicada, tenha cuidado para no esquecer sua senha. Eu recomendo que voc escolha uma palavra simples, algo de fcil memorizao, e acrescente a ela caracteres especiais. Exemplo: se voc tem um animal de estimao que se chame tigre, voc pode us-lo, porm acrescentando caracteres especiais e nmeros: tigre%40. Outra dica seria usar palavras em outro idioma, sempre acrescentando caracteres especiais e nmeros, assim se algum estiver ao seu lado dificilmente conseguir memorizar a palavra, a menos que ela conhea o idioma que voc escolheu. Exemplo: morning<>80 Confirme sua senha o Neste campo voc digita a senha novamente, s pra garantir que voc no digitou alguma tecla sem querer Data de nascimento o Informe a data em que voc nasceu. No precisa ser real, mas lembrese de que importante ter pelo menos um email com seus dados reais. Sexo o Informe o sexo Celular o Informe seu nmero de celular. Esse dado importante caso voc tenha esquecido sua senha. necessrio informar o cdigo de rea antes do nmero de celular. Seu endereo de email atual o Se este seu primeiro email este campo pode ficar em branco. Prove que voc no uma mquina o Marque a opo Pular esta etapa, assim no necessrio escrever as letras que aparecem na imagem Local o Esse campo geralmente j vem selecionado Brasil, no necessrio alterar.
Facebook.com/evoluxtecnologia

Email Criao e Utilizao

Aps preencher todos os dados, selecione os dois ltimos campos e clique no boto Prxima Etapa. A tela seguinte de confirmao, em que voc precisa clicar no boto continuar, ento ser enviado uma mensagem com alguns nmeros ao seu celular, esses nmeros sero utilizados na outra etapa.

Leia a mensagem que chegar ao seu celular e digite o cdigo recebido na tela abaixo, em seguida clique em Continuar. A prxima tela de boas vindas. Nela aparece tambm como ficou seu endereo de email. Para finalmente ter acesso ao seu email clique no boto Prosseguir para o Gmail

Enfim seu email est criado, portanto voc j pode dar seu email para manter contato. No caso do exemplo mostrado nas telas acima, criei um email aluno1.evolux@gmail.com, ou seja, quando algum pedir meu email e essa informao que devo dar. Isto significa que meu nome de usurio aluno1.evolux. Geralmente neste primeiro acesso ao email aparecem umas mensagens explicativas, onde voc pode l-las e clicar no boto Prximo, para ir avanando nas telas. Aparecem ainda trs e-mails de boas vindas, para ler clique sobre o ttulo dos mesmos.
Facebook.com/evoluxtecnologia

Email Criao e Utilizao

Essa a tela principal do seu email, ou seja, a caixa de entrada. O Gmail ainda possui outras caixas: Enviados: uma cpia de todos os e-mails que voc envia a algum, ento, se voc tiver dvida se enviou ou no uma mensagem a algum s clicar nessa caixa. A A As mensagens em negrito significam que ainda no foram lidas; Rascunhos: quando voc estiver escrevendo algum email mas deseja enviar em algum momento futuro, voc pode salv-lo na caixa Rascunhos;

Caixas de email. Clique na opo Mais para ver todas.

Spam: o Gmail tenta colocar todos os emails que so propagandas, mas nem sempre d certo Lixeira: Toda vez que voc excluir algum email ele ficar na lixeira por algum tempo, ento se voc se arrependeu s entrar nessa pasta e restaur-lo. Voc pode ainda criar alguma pasta, clicando na opo Criar novo Marcador logo abaixo da Lixeira. Agora mostrarei algumas aes que voc pode fazer quando est na Caixa de entrada. Para qualquer uma dessas aes necessrio voc selecionar um ou mais e-mails, clicando no quadrado que fica bem no incio do remetente da mensagem:

Facebook.com/evoluxtecnologia

Email Criao e Utilizao

Definir email como Spam

Excluir email

Enviar email para outra pasta.

Seus contatos aparecero aqui. Voc pode conversar instantaneamente.

Enviar Email
Para enviar uma mensagem clique no boto Escrever. Na tela que aparecer alguns campos precisam ser preenchidos: Para: Neste campo voc digita o endereo de email do destinatrio. Voc pode enviar um email para vrias pessoas, para isso separe cada endereo com uma vrgula(,) ou ponto e vrgula (;) Assunto: Digite aqui alguma palavra ou frase a qual quem receber esse email j vai saber sobre o que vai tratar a mensagem. Mensagem: No caso do Gmail no aparece a palavra Mensagem no campo destinado a digitao da sua mensagem, mas ele o retngulo grande logo abaixo do campo Assunto. Depois de preenchido estes trs campos voc pode enviar sua mensagem, clicando no boto Enviar. Ainda existem outros campos sua disposio com algumas funcionalidades muito interessantes: Cc:
Facebook.com/evoluxtecnologia

Email Criao e Utilizao

Adicione aqui o endereo de email de outras pessoas que voc quer que receba esta mensagem. Na prtica voc pode informar o endereo de todos os destinatrios no campo Para, separando os endereos com vrgula, porm, em vias de regra interessante que voc informe no campo Para o endereo de email do destinatrio real da mensagem, e no campo Cc o endereo de email de pessoas que precisam apenas serem informadas do assunto tratado neste email. Ex.: voc trabalha no setor de compras de uma empresa e seu chefe pediu para ser informado cada vez que voc fizer um novo pedido de compras, ento voc envia um email com seu pedido de compras ao seu fornecedor, ou seja, no campo Para, voc informa o email do fornecedor, e no campo Cc voc informa o email do seu chefe, para que ele saiba o que voc est comprando. Cco: Quando recebemos um email conseguimos ver no cabealho deste o remetente e todos os destinatrios. Quando queremos enviar um email a uma ou mais pessoas, mas no queremos que ela saiba quem so os outros destinatrios alm dela mesma, informamos os destinatrios neste campo. Anexos Aqui voc vai acrescentar ao seu email qualquer arquivo do seu computador. Pode ser uma (ou mais) foto, vdeo, slide, msica, enfim, o que voc quiser. A nica restrio so arquivos do tipo executvel, ou seja, algum aplicativo, pois isso uma tentativa de evitar que sejam enviados vrus por email, pois os vrus so um tipo de software, porm do tipo malicioso.

Facebook.com/evoluxtecnologia

You might also like