You are on page 1of 5

ndice

Introduo
Desde a mais remota antiguidade,o ser humano vem buscando e desenvolvendo meios e maquinas para realizar calculos,do mais ao mais complexo com minimo de tempo e o mximo de eficiencia.Do primitivo calculo feito atraves de contas e conchas at os realizados hoje pelos super computadores,muito tempo se passou,mas o principio continua o mesmo:CALCULAR.

Histria da evoluo do computador


Os primrdios dos computadores eram mquinas mecnicas e, posteriormente, electromecnicas. Assim,os primeiros auxiliares mecnicos,de que h registo,foram os abacos,com origem no extremo oriente,h cerca de 5000 anos. Consistiam em tabuleiros de calculo,baseados em sistemas de contagem decimal ou duodecimal e ainda hoje so utilizados. Com o desenvolvimente dos processos de calculo,comearam a surgir no final do seculo 17,tentativas de operacionalizar maquinas de calcular,de que so exemplos: A maquina de calcular de Pascal(Pascaline)-1642; O Tear automtico de Jacquard-1770; A Maquinna de diferenas(Difference Engine) de Babbage-1822; A maquina de Hollerith-1889.

No seculo 17,blaise pascal,filho de um colector de impostos,inventou uma calculadora denominada Pascaline para auxiliar o seu pai nas suas tarefas.esta maquina,baseda em engrenagens de rodas dentadas,permitia realizar somas.Em 1694,o matemtico e filosofo Gottfried Wilhem von Leibniz,melhorou a Pasaline atravs da criao de uma maquina que para alem de adicionar permitia multiplicar,graas a uma inovao mecnica-a roda escalonada. No entanto,o verdadeiro inicio dos computadores,tal como os conhecemos hoje,concebido pelo professor de matemtica charles babbage(1792-1871).a ideia de um computador programvel surgiu enquanto Babbage tentava construir uma maquina de calcular mecnica,denominada maquina de diferenas(Difference Engine) que posteriormente,daria origem a maquina analtica.a ideia era criar um dispositivo que realizasse diversos clculos de acordo com um programa introduzido atravs de cartes perfurados.contudo,a tecnologia disponvel na poca no permitiu que os planos se concretizassem.mais do que simples aperfeioamentos das maquinas de calcular ate ento contruidas,os projectos de babbage continham os elementos esseciais dos computadores modernos-os dispositivos de entrada,os dispositivos de sada,a memoria,a unidade de controlo e a unidade aritmtica e logica. Os conceitos de Babbage s puderam ser passdos a pratica em 1944 quando,ao fim de cinco anos de trabalho,o professor norte-americaco Howard Aiken teminou a Construo do computador electromecnico Mark 1. Em 1889,um inventor americano,Hemam Hollerith,aplicou o conceito do tear automtico de Jacquard ao computador.A sua primeira tarefa foi encontrar uma forma rpida para processar os sensos Norte Americanos,j que os anteriores,em 1880,tinham demorado aproximadamente sete anos a serem contados.a semelhana de Babbage,Hollerith tambm fez uso dos cartes perfurados,embora com fins distintos.enquanto Babbage concebeu a utilizao dos cartes perfurados para a instruo da maquina,o mtodo de hollerith utilizou-os para o armazenamento de dados. Em 1937,Howard Aiken desenvolveu o que veio a ser o primeiro computador electrnico do mundo:o mark 1,apoiado pela IBM(international Business Machines) e pela marinha Norte Americana,que o custearamfinanceiramente.

O projecto do primeiro computador electrnico do foi o ABC(Atanasoft Berry Computador).Iniciado em 1937,o seu criador no consegui conclui-lo,tendo abandonado completamente o projecto no ano de 1942.

AS CINCOS GERAES DO COMPUTADOR MODERNO


Primeira Gerao(1940-1954) Com a chegada da 2 guerra mundial e o avano da electrnica,os servios de diversos de pases queriam construir computadores,principalmente para utilizar na codificao de mensagens. Alemanh de Hitler construiu,em 1941,o Z3 por sua vez,o Reino Unido,em 1943,construi 10 computadores baptizados com o nome Clolossus capaz de decifrar as mensagens utilizadas pelos pases do eixo,codificadas pelo Z3. No mesmo ano da criao do colossus foi iniciado o projecto ENIAC (electronic numeric integrator and calculator),o primeiro computador a vlvula dos estados unidos terminado somente apos a guerra(1946).a funo deste computador era basicamente militar(por exemplo:para auxiliar no calculo de trajectria de misseis).alan turing,o mesmo criador do colossus colaborou neste projecto.apartir de de 1945 surgiu um novo marco na historia dos computadores com John von Neumann,arthur burks e herman goldstine. A partir de ideias von Neumann e de sua equipa,foram criados primeiros computadores que utilizavam o conceito de programas(software).o EDSAC(eloctronic delay storage automic computer),em 1949,so exemplo disso.entretamento,a inveno do transstor,em 1948 veio contribuir para que a dimenso dos computadores comeasse a diminuir . Ate esta altura quem operava os computadores eram os prprios criadores para um ublico muito restrito.o primeiro computador a ser produzido em escala comercial foi o UNIVAC(universal automated computer),pelo mesmos criadores ENIAC.o primeiro UNIVAC ficou prontou em 1951. Em 1953 com o IBM 701 e,em 1954 com o IBM 650,a IBM passa a dominar o mercado de computadores. Segunda gerao(1955-1962) A partir da criao da tcnica do circuito impresso,em 1957 juntamente com a utilizao dos transstores,foi possvel diminuir o tamanho dos computadores.as placas de circuito impresso passam a ser utilizadas na ligao elctrica entre os diversos componentes existentes no circuito electrnico antes,todas essas ligaes eram feitas atravs de suportes e fios,o que acarretava maus contactos,e instabilidade.conjuntamente com estes avanos,as memorias passaram a ser constitudas por aneis de ferrite(magnticas).nesta gerao so desenvolvidas as primeiras linguagens de programas de alto nvel.o FORTAN(formula translator )e o COBOL(common business oriented language).estas linguagens tornarama programao mais simples dado que eram mas fceis de aprender requeriam menos tempo de escrita,eram mas fceis de alterar e manter alem do mas deixam de estar ligadas a uma so maquina ao contrario do que sucedia com a linguagem maquina. Em 1962 foraM utilizadoas pela

primeira vez no computador ATLAS,os discos magnticas,para o armazenamento de informaes,em substituio das unidades de fitas magnticas e dos cartes perfurados.

Terceira gerao (1963-1969)

You might also like