You are on page 1of 20

Junho2013 junho2013

Newsletter de Engenharia Electrotcnica e de Computadores

inCircuit

NESTA

E D I O

#2
.

Eleies NEUTAD
No dia 7 de maro de 2013, o Ncleo de Estudantes de Engenharia Electrotcnica e de Computadores foi a eleies. A lista V, foi apurada vencedora com 112 votos. (continua pg. 7)

Semana Acadmica 2013


Realizou-se, entre os dias 18 a 24 de abril de 2013, a semana acadmica, em que se contou com mais um verdadeiro e emocionante Jantar de Curso e se nalizou com o fantstico e divertidssimo Cortejo Acadmico. (continua pg. 14)

Contactos
leec@utad.pt
meec@utad.pt geral@neutad.com

Coordenao Direo EEC NEUTAD Apoios ECT AAUTAD

Conselho Editorial Antnio Valente (EEC) Jos Baptista (EEC) Salviano Soares (EEC) Hamilton Cardoso (NEUTAD) Joo Pavo (LEEC)

Redao
Diana Esteves (MEEC)

ris Carvalho (MEEC)


Marta Esteves (NEUTAD)

http://www.neutad.com newsletter@neutad.com

Paulo Moura Oliveira (MEEC+DEEC)

02
JobShop 2013
Como j comea a ser habitual, no nal de cada ano lectivo a direo de curso de Eng. Eletrotcnica e de Computadores, realiza durante trs dias a JOBSHOP, em que se pode contar com a participao de empresas e a apresentao dos projetos de licenciatura do curso, havendo, mais uma vez, este ano, a presena do curso de Engenharia Biomdica. Este ano, realizar-se- nos dias 10, 11 e 12 de julho no auditrio do Cincias Florestais, em que estaro presentes empresas, tais como, FAURECIA, ALCATEL, SECTRA, NATIONAL INSTRUMENTS, MINDSOURCE, em que o tema ser a norma de Responsabilidade Social em que as empresas e alguns convidados iro dar o seu parecer actual e de interesse para os futuros quadros das empresas. Pede-se, mais uma vez, a participao de todos os alunos de EEC, pois se a direo organiza este evento e se isto ainda existe a pensar em ns, alunos. Pensem, que em trs dias da vossa vida pode estar um emprego com futuro brilhante.

Nota Editorial
Bem-vindos 2 publicao da inCircuit! com agrado que se vericou uma boa adeso anterior e como tal, gostaramos de agradecer a todos o vosso apoio. um projeto que d muito gosto em realizar mas como em tudo na vida, h um princpio, meio e m. E com a atual equipa de redao da inCircuit no diferente. Com a chegada do m deste ano letivo, chega tambm o m do percurso acadmico destas trs alunas e por consequncia, o m da sua colaborao na inCircuit. Lanamos aqui ento um desao aos alunos deste curso para se juntarem a este projeto! sem dvida uma oportunidade para conhecerem novas realidades, envolverem-se ativamente na vida deste curso e ganharem experincia, que sem dvida enriquecer o vosso currculo acadmico e vos trar novas competncias que vos ajudaro na escrita de artigos e trabalhos. Hoje em dia, para alm do conhecimento cientco, tambm se valoriza o sentido de comunicao, a motivao para ser inovador e a capacidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas, pelo que construir uma publicao como a newsletter permite desenvolver largamente estas competncias. A equipa de redao que agora se despede, gostaria de deixar um agradecimento ao NEUTAD, coordenao do curso e ECT por acreditarem neste projeto e por terem ajudado na sua concretizao. Esperamos que seja um projeto para continuar e que traga muito orgulho ao curso de Engenharia Electrotcnica e de Computadores. Saudaes acadmicas, A equipa de redao
Esta newsletter foi escrita ao abrigo do novo acordo ortogrco.

A direo de curso e a Redao do InCircuit agradece a vossa participao e deseja a todos os nalistas da EEC uma Boa Sorte para as apresentaes dos projetos.

Visita A3ES
A visita da comisso de avaliao da A3ES ao curso de Engenharia Electrotcnica e de Computadores ser realizada nos dias 20 e 21 de junho de 2013. Dada a importncia desta visita, solicita-se a colaborao e presena de todos os alunos nos dias da visita, de forma a permitir uma maior interao e participao de todos, mostrando, desta forma, a unio que prevalece no nosso curso.

Aes de divulgao do curso de EEC em escolas de Vila Real


Ocorreu, no passado dia 29 de maio de 2013, uma ao de divulgao do curso de EEC na escola secundria Morgado de Mateus em Vila Real. Esta ao foi organizada pelo Professor Pedro Couto e nela estiveram presentes docentes e alunos de EEC, que pretenderam dar a conhecer aos estudantes do ensino secundrio vrios projetos realizados por alunos de EEC juntamente com entidades exteriores UTAD, nanciados pelo QREN. Teve lugar no dia 5 de junho mais uma ao de divulgao do curso na escola S/3 S. Pedro em Vila Real, a qual contou com a presena dos professores Joo Pavo e Antnio Valente, que pretenderam dar a conhecer aos estudantes de 11ano e 12ano alguns projetos realizados no curso, nomeadamente na rea de robtica.

Seminrio Gesto Eciente da Iluminao Pblica

03

A cidade de Cantanhede acolheu o Seminrio Gesto Eciente da Iluminao Pblica, o qual contou com um vasto nmero de participantes, de vrios pontos do pas.
Uma vez que a iluminao pblica uma das maiores fatias nas despesas energticas municipais, cerca de 50%, foram convidados os representantes de autarquias um pouco por todo o pas estando, por uma questo de proximidade, mais representados os municpios da zona centro. Foram ento trocadas experincias de boas prticas entre empresas do setor e os municpios e foram mostrados exemplos de sucesso ao longo de todo o pas promovidos quer por empresas locais ou nacionais quer pelas prprias autarquias. Exemplos como a Cmara Municipal de gueda e de vora, que contaram com a parceria da ESTGA e da EDP respetivamente, implementaram plataformas de gesto eciente de energia, apoiadas sobretudo na informatizao dos sistemas e com resultados provados. Estes exemplos so pioneiros em Portugal, devido muitas vezes a condies nanceiras desfavorveis e em parte do desconhecimento de certas tecnologias de baixo custo aliadas investigao nacional, tal como no caso da parceria da Cmara Municipal de gueda e a ESTGA.

Mais um seminrio que se realizou no dia 30 de janeiro de 2013, no Auditrio da Biocant Z.I. de Cantanhede, subjugado ao tema da gesto eciente da iluminao pblica, destinado a todos os quantos se interessam pelo tema.

Como em tudo no h um nico caminho a seguir mas sim um conjunto de variantes possveis, Os seminrios do CPI sendo que, dependendo do esforo Este evento em particular teve o (Congresso Portugus de investido, se podem optar por trilhar Iluminao) so realizados com apoio da AREAC (Agncia diversos percursos para a ecincia o intuito de promover a rea da Regional da Energia e Ambiente energtica, desde a implementao luminotecnia em Portugal. Esta do Centro), entidade organizadora de simples detetores de presena do mesmo e que partilha do rea de uma extrema at a sosticadas plataformas de interesse da ecincia energtica gesto online e automatizadas, importncia ao nvel da sua e das tecnologias amigas do inuncia direta no quotidiano convergindo invariavelmente num ambiente. ponto: a tecnologia LED.

da sociedade, quer em espaos pblicos quer nos espaos particulares de cada um. Nesta perspetiva, o CPI tende a organizar periodicamente congressos nacionais por forma a dar a conhecer o que se faz na rea e revelando o muito que ainda h a percorrer.

04

III Congresso de Energias Renovveis

Realizou-se no dia 22 de fevereiro de 2013, o III Congresso de Energias Renovveis, Ambiente e Ecincia Energtica.

Este III Congresso teve como objetivo sensibilizar o pblico para o futuro da Energia Solar Trmica, Solar fotovoltaica e as Elicas onshore e mais recente aposta de sistemas offshore e tambm para a Gesto de Resduos e a Ecincia Energtica nos Edifcios.

Incentivo no Setor Solar, EFACEC Mobilidade Eltrica, MARTIFER SOLAR Painis Fotovoltaicos, Projeto Martifer, Internacionalizao, ALGAFUEL Produo e Futuro das Microalgas, WavEC (Offshore Renewables) Energia das Ondas (Projeto Offshore e Oportunidades), PINEWELLS Biomassa Florestal (Produo de Pellets), PHILIPS Ecincia Energtica com Neste encontro estiveram iluminao e tecnologia LED, e representadas empresas importantes do setor energtico que ENOVA Plataforma Municipal de Educao para o Desenvolvimento zeram referncia aos seguintes temas: LNEG (Laboratrio Nacional Sustentvel e Ecincia Energtica de Energia e Geologia) Presente na Iluminao Pblica e nos Semforos. e Futuro da Energia Solar Tambm esteve presente um Fotovoltaica e Energia Solar Trmica assim como a durabilidade representante da DECO Proteste (defesa do consumidor) que revelou destes sistemas, APISOLAR propostas mais vantajosas e (Associao Portuguesa de interessantes de poupana Indstria Solar) Regime e energtica. Aps longas

horas de palestras nos mais variados setores, pode-se garantir que a aposta das energias renovveis permitiu ao pas reduzir a sua dependncia da importao de petrleo e carvo. Portugal tornou-se um exportador lquido das tecnologias renovveis, como o caso do grupo elico, responsvel pela criao de 1700 postos de trabalho diretos, ou do programa de mobilidade eltrica, que envolve a criao da primeira rede nacional de carregamento para veculos eltricos. No domnio da integrao de renovveis na rede eltrica, o Pas assume um lugar pioneiro. O Plano Nacional de Ao para Energias Renovveis (PNAER) estabelece metas ainda mais ambiciosas para o horizonte 2020: garantir que 31% do consumo nal

III Congresso de Energias Renovveis


transportes rodovirios tenha origem de fontes renovveis.

05

A DECO Proteste tomou a iniciativa de sensibilizar os mais jovens com a elaborao de projetos para aprender como contribuir para a diminuio do O LNEG salientou a importncia da consumo energtico, por isso o plano necessidade de se continuar a de interao com as escolas foi e apostar na Investigao e ser uma boa estratgia de modo a Desenvolvimento destas tecnologias, estes jovens aprenderem desde cedo Tambm possvel fazer visto que, no setor solar ainda a importncia das novas tecnologias aproveitamento energtico de possvel alcanar altas ecincias nas resduos urbanos, aproveitando a de energia. Quanto aos adultos, clulas de silcio, ou seja, de rede de ecopontos e econcentros. A sugerem que tenham produo de energia eltrica de estratgia deste aproveitamento de comportamentos mais responsveis sobre a fatura energtica, salientando origem solar, sendo que os cenrios menos resduos e menos carbono para a atmosfera desviando resduos que esto disponveis para dar ao para 2030 so de 10 a 25% de consumidor sugestes de biodegradveis de aterros, consumo proveniente de clulas aproveitamento energtico. solares fotovoltaicas. No entanto, ser combatendo-se assim o aumento das alteraes climticas, necessrio reduzir custos desta Este Congresso tornou-se importante comprometendo-se a reduzir cerca de pelo ponto de vista que dado ao eletricidade assim como efetuar os 20% das emisses de dixido de pblico sobre o desenvolvimento do ensaios pertinentes, de modo a carbono at 2020. setor energtico. De modo a garantir a abilidade, rendimento, satisfazer todas as curiosidades no Quanto ao tema de Ecincia deteo, preveno e classicao de que diz respeito aos temas Energtica nos Edifcios, isto aplicaambientes na insero destes mencionados, as empresas presentes -se a solues construtivas de sistemas, o objectivo futuro ser de dispem de um site para consulta de sistemas Renovveis em Moradias os integrar arquitetonicamente em Unifamiliares, ou seja, instalao de projetos, desenvolvimentos e investigaes. edifcios. sistemas solares trmicos para aquecimento de guas, sistemas Ser interessante investigar e solares para produo energia Outra aposta interessante o atualizar-se no que diz respeito a aproveitamento de resduos avcolas eltrica, isolamento trmico exterior, Energia em Portugal, pois podemos para produo de energia. O projeto entre outras aplicaes energticas garantir o nosso sucesso prossional. de acordo com a construo surge como investigao e arquitetnica das habitaes, ou seja, desenvolvimento de aproveitamento permitir a criao de Conforto de biomassa de instalaes inteligente para uma casa eciente. pecurias, sendo o pas pioneiro a nvel mundial. Adaptam-se tecnologias j existentes, como a gaseicao, para tratar os resduos produzidos pelo setor avcola. Em Portugal, so produzidos cerca de um milho de toneladas de estrume, s neste setor, do qual uma parte usada para produo de fertilizantes agrcolas e outra parte espalhada em solos agrcolas. No entanto, as biomassas so sujeitas a um processo de secagem, devido ao elevado grau de humidade, antes de entrar do gaseicador (reator). No reator, o processo termoqumico transforma a biomassa em gs, sendo este muito prximo do gs natural, o seu poder calorco que um pouco mais reduzido. Introduzindo num moto-

-gerador, o gs convertido em energia eltrica e exportado para a rede eltrica. A expectativa que este sistema tenha mais 5 a 6% de ecincia global do que os sistemas convencionais de combusto.

06

ELECTRO no Dia Aberto da UTAD

No dia 13 de maro de 2013, realizaram-se as XII Jornadas de Divulgao do Ensino . Superior Pblico do distrito de Vila Real, o conhecido Dia Aberto.
O programa destas Jornadas, cujo objetivo principal dar a conhecer as ofertas de estudos superiores disponveis na UTAD, constitudo por um leque muito diversicado de atividades (exposies, lmes, visitas guiadas, palestras, experincias e outras), que esto disposio de todos os alunos do 11 e 12 ano no Campus da UTAD: Quinta de Prados e Escola Superior de Enfermagem, em Lordelo Vila Real. Em entrevista aos dois alunos de EEC, estes informaram que, da parte da tarde, decidiram dar destaque ao nosso curso, explicando aos alunos da Escola Secundria Morgado de Mateus quais os objetivos do mesmo, quais as atividades e sadas prossionais, alargando-lhes o espetro educativo e prossional, podendo, desta forma, serem os prximos alunos de EEC. Os alunos visitantes manifestaram-se bastante interessados na rea em questo, interagindo e expondo dvidas e curiosidades, o que deixou a coordenao da demonstrao bastante satisfeita, considerando que foi uma participao positiva de ambas as partes.

Os dois guias enunciaram-nos que foi uma experincia incrvel, Para tal, essas visitas contaram pois os aspetos positivos so com os alunos da UTAD, que se inmeros, uma vez que pe candidataram a serem guias por prova a personalidade enquanto pessoa e estudante. Em jeito de um dia. concluso, Alex Couto e Hugo Fernandes aconselham todos os O curso Engenharia estudantes, que ainda no se Electrotcnica e de aventuraram como guias, que o Computadores contou com dois faam, pois um bom teste para guias, Alex Couto e Hugo ns mesmos. Fernandes, que se predispuseram a orientar os Demonstrao de Rob ca alunos da Escola Secundria Morgado de Mateus (Vila Real). Paralelamente a esta visita, no O plano deste dia constou em novo edifcio da UTAD, esteve a visitas ao Museu de Geologia, a decorrer uma demonstrao de anlise de como se obtm Robtica, organizada pelo plantas geneticamente professor Antnio Valente e pelos modicadas, seguidamente alunos do grupo de Robtica, seguiu-se a observao da para dar a conhecer aos alunos constituio de um motor a do ensino secundrio algumas gasolina e, nalmente, foram das atividades que so mostrados aos alunos os desenvolvidas no curso de EEC. satlites meteorolgicos. Constituindo como exemplo o Micromouse, a conduo autnoma e a visualizao de futuros projetos, com o intuito de demonstrar mais uma vez a contribuio da UTAD (grupo de Robtica NEUTAD) e desta forma divulgar o curso e, sobretudo, o grupo de Robtica e de todo o trabalho que pode ser realizado neste.

Eleies NEUTAD

07
mas no queremos estar sozinhos, queremos trabalhar em conjunto com outros cursos da escola, por forma a criar novas relaes, bem como cimentar as j existentes. No seguimento da entrevista, o presidente do NEUTAD armou, relativamente ao futuro do ncleo de estudantes, que temos pela frente um longo caminho a percorrer, felizmente no partimos do zero, temos uma base a partir da qual pudemos evoluir/crescer. A crise no alheia a ningum, pelo que todos estamos cientes das diculdades que nos esperam, do percurso que temos de traar e das barreiras que vamos ter pela frente. Contudo com trabalho e empenho temos os condimentos certos para vingar em mais uma etapa da vida do NEUTAD. Leonardo Andrade deixou a seguinte mensagem aos alunos de EEC Acima de tudo somos todos estudantes do curso de EEC, temos todos objetivos em comum, como tal, o vosso bem ser tambm o nosso.

O ncleo de estudantes de Engenharia Electrotcnica e de Computadores, o mais antigo da UTAD, que cumpre 24 anos este ano, foi a eleies dia 7 de maro de 2013.
Como forma de reunir todos os membros da lista candidata bem como possveis colaboradores, o NEUTAD organizou um jantar no caf Pedagogo, para promover a sua candidatura com o nome de Lista V. Jantar este que contou com a participao da maioria dos intervenientes, demonstrando mais uma vez a unio do curso de EEC. O presidente disse que os principais motivos pela sua candidatura passaram por criar uma maior proximidade entre os alunos, um maior esprito de entreajuda, bem como cativar os alunos a participar nas atividades do curso. No dia da tomada de posse da nova lista, 18 de maro, muitos foram os membros presentes. Como presidente da mesa esteve Hamilton Cardoso, como corpo docente e da direo estiveram presentes o professor Jos Boaventura, o professor Salviano Soares e o professor Antnio Valente. Esteve tambm presente o Vice Presidente da associao de estudantes, Vtor Mesquita, e como no poderia deixar de ser, grande foi a mancha dos membros da lista vencedora e de alguns alunos do curso. Ao longo do seu discurso, Leonardo Andrade enunciou que Pretendemos ser o canal de excelncia de comunicao entre os alunos do curso e a resoluo dos problemas de cariz pedaggico. Queremos facilitar a comunicao e interao entre os alunos e os docentes, bem como com a coordenao. O presidente armou que querem ter um papel ativo na adaptao dos novos alunos do curso, desde os caloiros que ingressam pela 1vez no ensino superior a alunos que venham de outros ciclos de estudos. Consequentemente, pretendem alertar os alunos para as atividades que se desenvolvem no seio do curso, bem como promover o esprito de unio e de entreajuda dentro do curso e, por conseguinte, pretendem construir uma relao de parceria com a coordenao. EEC um curso ncora na escola,

A lista V composta por 24 membros e dirigida pelo presidente Leonardo Andrade, com o slogan Vontade de fazer a diferena foi a nica a candidatar-se. Apesar de algumas pessoas se terem mostrado insatisfeitas e apelando ao voto em branco, a lista V venceu com 112 votos a favor, 6 em branco e 2 nulos. A adeso foi de 120 alunos em 203.

Eleies dos representantes dos estudantes para a ECT


No dia 14 de maro, decorreram as eleies para os representantes dos estudantes em vrios rgos da ECT, em que a lista A contou com a presena de trs alunos de EEC, Leonardo Andrade, Micael Lopes e Hamilton Cardoso. A lista A ganhou estas eleies que pretenderam eleger trs estudantes para a Assembleia de Escola e doze estudantes para o Conselho Pedaggico da ECT, para que haja um envolvimento ativo dos alunos nas tomadas de deciso respeitantes aos rgos da escola.

08
Grupo de Robtica do NEUTAD organizou o primeiro Micromouse Portuguese Contest.
Vtor Campe e Srgio Ribeiro na equipa UTAD B com o robot RC. Da FEUP participaram Antnio Paulo Moreira, Paulo Marques, Pedro Pereira e Paulo Costa com o robot micro5dpo, e por ltimo Foi no passado m-de-semana de participou a equipa Tr3s, de Daniel 11 e 12 de maio que teve lugar a Gonalves de Lisboa, com o robot Vertigo. primeira edio do Micromouse Portuguese Contest, uma competio organizada pelo Grupo de Robtica do NEUTAD, no Centro Comercial Dolce Vita Douro. Neste concurso, os robots de reduzidas dimenses (que no podem exceder 250mm x 250mm), devem resolver um labirinto comeando na clula de partida at ao centro do mesmo, no menor intervalo de tempo possvel. Os robots de Micromouse so bastante populares nos pases asiticos e como tal so realizadas muitas competies neste mbito, O jri do Portuguese Micromouse contudo na Europa, e Portugal em Contest foi composto pelo particular, so uma novidade. Professor Antnio Valente, Lus Paulo Reis, presidente da O Grupo de Robtica do NEUTAD Sociedade Portuguesa de tem vindo a desenvolver um Robtica, e Leonardo Andrade, grande interesse neste tipo de presidente do NEUTAD. competio, e foi com base no trabalho desenvolvido nos ltimos A organizao esteve a cargo de anos que se conseguiu realizar a membros do NEUTAD, mas primeira edio deste concurso, na tambm de alunos e simpatizantes qual participaram quatro equipas, do curso de EEC que, com duas delas da UTAD. As equipas bastante trabalho e esprito da casa eram constitudas por criativo, contriburam em grande Christophe Teixeira, Lus Coutinho escala para que este evento e Rui Guedes na equipa UTAD A decorresse da melhor forma com o robot Grgora, possvel.

Micromouse

os testes por parte das equipas participantes. Uma novidade neste concurso foi tambm a realizao de um Workshop onde cada equipa fez uma pequena apresentao sobre o seu robot. Aps os testes e ltimas alteraes nos robots, iniciou-se a primeira manga da competio, tendo cada equipa 10 minutos para competir. Cada robot pode realizar vrias passagens pelo labirinto dentro do intervalo de tempo referido, contando no m a volta mais rpida. Esta manga terminou com a equipa UTAD A no primeiro lugar, tendo o Grgora sido o nico robot a alcanar o centro do labirinto e resolvido este em apenas 44 segundos. s restantes equipas foram atribudos pontos pois, segundo o regulamento, quando um robot no consegue resolver o labirinto -lhe atribuda uma classicao qualitativa baseada na performance do robot. No segundo lugar cou a equipa UTAD B, seguida da FEUP e, em ltimo lugar, a equipa Tr3s.

O ltimo dia comeou com os habituais testes das equipas, alguns retoques nos robots para que estes melhorassem os seus desempenhos na resoluo do labirinto, visto que o grau de diculdade deste seria maior na segunda manga da competio. Por volta das 14h30m, teve incio a ltima manga. Apenas o robot micro5dpo da equipa da FEUP conseguiu chegar zona de O incio dos trabalhos ocorreu na destino, ou seja, ao centro do noite de sexta-feira, dia 10 de labirinto, sendo o tempo mais maio, e prolongou-se durante rpido que conseguiu igual a 1 algumas horas para que tudo minuto e 18 segundos. Tal como estivesse em ordem para no dia no dia anterior, s restantes seguinte comear a competio. equipas foram atribudos pontos No dia 11 pela manh ultimaram- pelo desempenho. A classicao -se os preparativos e tiveram incio nal da manga foi a seguinte: FEUP; UTAD A; UTAD B; Tr3s.

Micromouse

09

A classicao nal de cada equipa obtida atravs da soma dos melhores tempos de cada manga, portanto, a equipa vencedora do primeiro Micromouse Portuguese Contest foi a UTAD A. No segundo lugar classicou-se a equipa da FEUP, a seguir a UTAD B e a equipa Tr3s, que apesar de ter cado em ltimo lugar, recebeu o prmio de meno honrosa da competio. de salientar que este evento, por ter sido realizado num local como o Centro Comercial, atraiu a ateno no s do meio acadmico mas tambm do pblico em geral. Durante os testes das equipas e principalmente na altura da competio, o nmero de pessoas a assistir foi bastante elevado, cumprindo-se assim o objetivo de abrir este concurso populao em geral. A organizao do Micromouse Portuguese Contest espera assim ter cativado futuros concorrentes, que no sejam s universitrios mas tambm alunos do ensino secundrio ou mesmo pessoas que j no estudem mas que tenham interesse em participar.

como o Dirio de Notcias e o Dirio de Trs-os-Montes, e a RTP que realizou uma reportagem que pode ser visualizada no programa Portugal em Direto do dia 13 de maio.

Criado com o objetivo de promover a Cincia e Tecnologia junto dos jovens que frequentam o ensino bsico, secundrio e superior, assim como do pblico em geral, o FNR (Festival Nacional de A primeira edio do Micromouse Robtica) um evento anual no Portuguese Contest foi um qual se renem vrias equipas de sucesso, criando altas todo o pas para competir com os espectativas para a edio de seus robots em vrias categorias. 2014. A quem no presenciou este A UTAD esteve representada pelo evento, se tiverem oportunidade, Grupo de Robtica do NEUTAD, apaream no prximo ano, quer de 24 a 28 de abril em Lisboa, seja como concorrentes ou para participar na categoria de espectadores. Conduo Autnoma.

de relembrar que em 2011, a cou em primeiro lugar na Festival Nacional de UTAD classe Rookie nesta competio. A Robtica 2013 participao neste evento permitiu ganhar experincia na classe Challenge e introduzir melhorias no robot em questo para que no Este concurso, por ser pioneiro em prximo ano o Grupo de Robtica Portugal, tambm teve cobertura Mais um evento onde o grupo de possa voltar a participar e, quem Robtica do NEUTAD marcou por parte da imprensa, sabe, regressar s vitrias no FNR presena no FNR 13. nomeadamente alguns jornais 14.

10

Corpo docente de EEC

Computadores e lhe d uma maior projeo. Em entrevista professora, e como resposta pergunta qual a opinio sobre o curso e quais as perspetivas de futuro, declarou-nos que defende as Engenharias Clssicas, e, desta forma, a Engenharia Electrotcnica e de Computadores. Sou a favor de poucos cursos, mas que sejam estruturantes e com um corpo docente forte. Enunciou tambm que importante ter uma formao slida em matemtica e fsica e depois, numa fase posterior, importante proceder a especializaes, de acordo com o ramo que pretendam seguir. Por isso, invistam nas Engenharias Clssicas, uma vez que so cursos com um vasto nmero de sadas prossionais, tanto a nvel nacional, europeu ou num mbito geogrco mais alargado (isto para os mais audaciosos).

Teresa Paula Coelho Azevedo Perdicolis


Professora Auxiliar com Agregao da UTAD

Teresa Paula Perdicolis tirou a sua licenciatura em Matemtica, ramo de Cincias da Computao, na Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra, seguidamente, continuou os seus estudos, fazendo o mestrado em Engenharia de Controlo Elctrico na Universidade de Salford, Reino Unido, onde tirou tambm o seu doutoramento em Processamento Paralelo e Redes de Gs. As suas principais reas de investigao so (i) jogos diferenciais, tendo como aplicao optimizao de redes de gs e (ii) identicao de sistemas. A professora Teresa integra o corpo docente da UTAD e membro fundador do Instituto de Sistemas e Robtica, em Coimbra.

Com efeito, muitas foram as unidades curriculares dirigidas, tanto ao nosso curso como a outros, o que faz com que o seu currculo seja rico na rea da docncia e investigao. No que diz respeito Licenciatura em Engenharia Electrotcnica e de Computadores, a Professora Teresa leciona unidades curriculares desde 1997, tendo lecionado em 1998 a unidade curricular de Mtodos Numricos, de 2002 a 2004 lecionou Investigao Operacional, de 2007 a 2008 foi a vez de Matemtica Computacional, e de 2010 at ao momento leciona Sistemas de Controlo. A partir de 2011 comeou a orientar alguns projetos de m de licenciatura, sendo os primeiros relativos rea de Identicao de Sistemas, na qual muitos alunos j comearam e continuam a desenvolver os seus projetos. Neste momento, orienta alunos de mestrado e doutoramento nesta rea. Arma que Existe uma grande ligao entre a Matemtica e a Engenharia Electrotcnica, ou seja, h uma relao de simbiose entre os cursos, o que fortalece a Engenharia Electrotcnica e de

EEC Alumni
com a parte prtica do curso, armou Liliana. Fez nessa mesma empresa o estgio da Ordem dos Engenheiros (OE). Foi uma boa base para prosseguir a rea de projetos eltricos e ITED. Seguidamente o seu estgio prossional foi feito na Cmara Municipal de Valpaos, onde acabou por car por mais algum tempo para alm do estgio. Aps este caminho Liliana Barros confessou-nos que um dia, juntamente com um amigo seu, decidiram abrir a prpria empresa, onde permanecem at ento. Vou ser sincera, era um projeto que tinha, mas no era para ser naquela altura, pois j se comeava a sentir um pouco a crise. At que um dia o meu colega e amigo convenceu-me, e no me arrependo de ter entrado neste projeto, pois uma realizao pessoal e prossional muito boa. Por outro lado tambm muito trabalho e responsabilidade principalmente nos dias de hoje. Mais uma experincia da sua vida foi o concurso ao prmio jovem engenheiro, em que concorreu com um projeto, no qual foi vencedora. Esse projeto foi desenvolvido durante o seu estgio prossional, pelo que, o contedo no nos pode revelar, uma vez que pretende continuar com este mesmo projeto. No nal da entrevista, Liliana confessou e deixou a sua opinio, com uma mensagem, para novos e futuros prossionais de trabalho que antes de abrirem uma empresa

11
por conta prpria, necessrio terem uma boa base, alguns contactos e, depois sim, podem seguir os vossos sonhos com fora e convico. Contou-nos que desde o momento em que a empresa abriu, em 2008, s teve 5 dias de frias em 2012, o que lhe permite dizer que este projeto tem sido muito graticante, demonstrando assim as saudades dos tempos da faculdade, com um enorme entusiasmo e nostalgia.

Liliana Maria Amaro Barros


Engenheira Electrotcnica

Mais uma ex-aluna de Engenharia Electrotcnica da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro que desenvolve uma carreira de sucesso, o caso de Liliana Maria Barros, que com 33 anos, j tem um vasto currculo. Liliana Maria Barros encontra-se a trabalhar por conta prpria na empresa INITED, em Chaves. Esta jovem engenheira ingressou em Engenharia Electrotcnica em 1998 e terminou em 2004, sendo j uma pessoa completamente diferente, mais crescida, responsvel e com vontade de conhecer e vencer o mundo, por todas as experincias que j vivenciou desde os tempos da faculdade at a este preciso momento. Aps o trmino do curso, integrou uma equipa numa empresa que era a PEEIE, onde teve, pela primeira vez, uma aproximao

12

EEC Alumni
apostar no nosso futuro. Estes dois empresrios armam que a rea de Engenharia Electrotcnica e de Computadores ainda uma mais-valia em Portugal, sendo os seus prossionais requisitados em toda a Europa e resto do mundo. Bruno e Joo no perderam contacto com a universidade que os formou e habilitou para o mercado de trabalho e armam que o facto de terem frequentado este curso sensibilizou-os para vrias reas, nomeadamente as energias renovveis que, na sua opinio, sem dvida so o caminho a seguir e onde ainda existe muito a fazer.

Joo Maia e Bruno Queirs


Fundadores da Eng2 Solutions
empresa surgiu aps Bruno e Joo terem trabalhado noutras empresas da mesma rea e terem detetado falhas no sistema organizativo, campo de viso e mercados alvo nessas mesmas empresas.

A Eng2 Solutions uma empresa sediada em Guimares e fundada por dois ex-alunos do curso de Engenharia Electrotcnica da UTAD. Bruno Queirs, natural de Vila Real, e Joo Maia, natural de Gouveia, juntaram esforos e decidiram criar um negcio para explorar um mercado que, segundo eles, ainda tem algumas lacunas e que pode e deve ser explorado. A Eng2 Solutions presta servios de certicao energtica, auditorias energticas, projetos de especialidades como AVAC, ITED, ITUR, acstica e trmicos, manuteno de instalaes AVAC, ecincia hdrica e construo sustentvel. A criao desta

Para alm dos conhecimentos adquiridos na UTAD, os dois ex-alunos realam a amizade e camaradagem como as melhores lembranas da sua passagem por Claro que a ENG2 no perfeita esta instituio e que zeram mas cremos que todas as deles melhores pessoas. Numa lacunas detetadas foram nota nal, os fundadores da Eng2 minimizadas. Tambm tm Solutions deixam uma mensagem parcerias celebradas com outras para os alunos deste curso: empresas que acrescentam um Se no tentarem nunca sabero ritmo competitivo com qualidade se iriam ter sucesso ou no. As primeiras coisas que iro ouvir e inovao sua empresa, atendendo de melhor forma aos 'esquece isso' ou 'deixa passar a crise que ningum est interesses do cliente nal. Mas para investir'. Errado. ser fcil criar um negcio por conta prpria nesta altura em As boas ideias so intemporais e Portugal? Sendo realista de tero sempre lugar no mercado. facto a criao do prprio Tenham essas ideias, elaborem um plano e sigam sem receio de negcio no se torna fcil devido que no vai dar certo. s vrias burocracias impostas Desistir nunca foi nem nunca ser pela Lei que acarretam custos a soluo que para quem est a comear um negcio so de certo modo elevados. Mas como a vida nunca foi fcil resta-nos olhar em frente e trabalhar, arriscar,

Semana Acadmica 2013


Mais um ano lectivo que nda e novos nalistas surgem no curso de Engenharia Eletrotcnica e de Computadores na Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro. Com certeza que todos estes nalistas tm bons momentos a referir durante este percurso acadmico, entre diculdades e intensas horas de estudo e grandes convvios entre amigos que muitas gargalhadas se proporcionaram, que sempre sero timas recordaes que cam na vida de cada um. Sendo esta uma etapa da vida muito importante e prxima do m que no pode deixar de car registada, realizou-se, entre os dias 18 a 24 de abril de 2013, a semana acadmica, em que se contou com mais um verdadeiro e emocionante Jantar de Curso e se nalizou com o fantstico e divertidssimo Cortejo Acadmico. Durante estes dias que, para estes estudantes devem ter passado demasiado rpido e souberam a pouco, no deixou de faltar muita animao, diverso, alegria e principalmente a unio entre os alunos do curso. Mais um ano em que a barraca de ELECTRO contou com a animao do curso, em que todos os membros voluntrios trabalharam de forma a garantir os melhores servios a todos os quantos se dirigiram mesma. No entanto, aps dias de muita dedicao por parte dos nalistas, para que tudo casse impecvel e corresse pelo melhor, assim terminou e com muita pena mais uma grandiosa e memorvel semana acadmica. Com isto, pretendemos desejar a todos os nalistas muitas felicidades para um futuro pouco fcil que se aproxima, que continuem a lutar e agir com muita dedicao perante a vida, e que nunca deixem de recordar todos os momentos hilariantes que aqui passaram e principalmente que nunca se esqueam dos amigos que por c zeram, pois sem eles nenhum destes momentos seriam possveis.

13

14
No sculo XI, a festa carnavalesca surgiu a partir da implantao da Semana Santa pela Igreja Catlica, antecedida por quarenta dias de jejum, ou seja, a poca de Quaresma. A palavra Carnaval est, desse modo, relacionada com a ideia de prazer pela carne marcada pela expresso carnis valles, sendo que carnis signica carne e valles signica prazer.

Carnaval/EEC na Transmontuna

A Transmontuna convida-os a participar e desfrutar deste esprito acadmico, s 2s e 5s pelas 21:30, no Centro Paroquial da S, onde decorrem os ensaios semanais, juntamente com os alunos de EEC que fazem parte desta tuna, Bruno Martins, Jorge Santos, Nuno Catalo e Tiago Vicente.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebraes em busca incessante dos prazeres. No perodo do EEC na Transmontuna Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval A Transmontuna uma tuna incorporavam os bailes de mscaras, acadmica da UTAD, fundada em com as suas ricas fantasias e os 2002, onde a UTAD ganha vida. carros alegricos. No dia 20 de maro de 2013, Atualmente, na Universidade de Trs- ocorreu o Arraial de MedVet na -os-Montes e Alto Douro, a tradio UTAD, onde houve convvio e muita mantm-se. A Associao Acadmica diverso, e mais uma vez esteve da UTAD, mais uma vez, na noite de presente esta tuna. 11 para 12 de fevereiro, organizou Por sua vez, nos dias 3 e 4 de uma grande festa, onde houve muita msica e animao, e todos os alunos maio, decorreu a XI Festa Ibrica, onde houve uma maratona de desta academia foram convidados a msica com muita alegria e bom exibir as suas belas fantasias humor mistura e interpretaes carnavalescas. fabulosas das tunas, onde se E para que a tradio continue a ser o destacou a organizao e excelente que era nesta academia, no poderia presena da Transmontuna. deixar de existir a habitual barraquinha e colaborao dos alunos de Engenharia Electrotcnica e de Computadores. Muitos foram os que se esconderam atrs dos seus disfarces, mas nunca deixaram de se granjear dos prazeres da diverso, do convvio e de uma bela partida de carnaval, pois se carnaval, ningum leva a mal.

PaintBall
Convvio de ELECTRO nal de aulas Paintball/Barraquinhas

15

Mais um nal de ano letivo que se aproxima, e apesar de os alunos de Engenharia Electrotcnica e de Computadores estarem atarefados entre frequncias, entrega de trabalhos e a aproximao da poca de exames, o curso no podia deixar de organizar mais um convvio entre os alunos para nalizar o tempo de aulas. No dia 23 de maio, realizou-se no NaturWaterPark o Paintball de Curso, proporcionando-se um dia inesquecvel para todos os que l estiveram, quer tenham participado no jogo ou no, pois este parque um espao bastante agradvel onde todos puderam conviver e divertir-se. No entanto, a festa no terminou por aqui, aps uma tarde no parque um pouco cansativa para alguns, todos aqueles que puderam juntaram-se para continuar a festa nas habituais barraquinhas das sagradas quintas-feiras. Mais iniciativas destas se esperam, pois o feedback foi, sem dvida, positivo e deu para recarregar baterias e assim conseguir continuar a estudar para o ano letivo conseguirem acabar.

16
INOVAO
-A primeira central de armazenamento de energia subqutica do mundo A ideia usar a gua em alta presso para a produo de eletricidade. O sistema poder funcionar como complemento energia elica e solar, quando no h vento nem h luz. -Tomada solar porttil permite
carregar dispositivos em qualquer lugar A Window Socket adere aos vidros, recolhe a energia solar e carrega diretamente os dispositivos ou armazena a energia para ser usada mais tarde.

Curiosidades

ENERGIAS ALTERNATIVAS
-T-shirt transforma rudos sonoros em eletricidade (ideal para levar a um concerto) Dois anos depois de ter desenvolvido umas eco-galochas que ajudavam a carregar telemveis, a britnica Orange voltou carga com um novo dispositivo que promove a energia limpa: uma t-shirt que transforma osrudos sonoros em eletricidade. Esta energia pode ser utilizada para carregar os telemveis. -Hidrognio: a energia que nos vai permitir viajar sem emitir CO2

ENERGIAS RENOVVEIS
-Estdio do Mundial 2014 ter central solar que eletrica 900 casas O Mineiro, estdio de Minas Gerais que faz parte do lote de infraestruturas do Mundial 2014, a realizar no Brasil, ter uma central solar capaz de fornecer energia para 900 residncias.

-Um gigante sol falso tomou conta de Miami

Miami, na Flrida, Estados Unidos, tem a reputao de usufruir de um fantstico sol. Ao verdadeiro, juntouse agora o Miami Sun um enorme sol ctcio que, alimentado pela Segundo a Agncia Internacional da verdadeira luz solar, brilha num porto Energia, atualmente h 800 milhes da cidade. -Vidro Solar gerador de energia de veculos no mundo, estando pode tomar conta de edifcios prevista a sua duplicao at 2050. Esta instalao foi criada para atrair os turistas e habitantes com um prA tecnologia um vidro transparente A pensar nestes nmeros, as do-sol digital vibrante durante o dia e colorido desenvolvida por uma start empresas de combustveis tm feito uma magnca lua durante a noite. up britnica pode transformar os investimentos avultados em Alimentada por luzes de energia solar, prdios em geradores de energia investigao para reduzir ao a instalao muda de cor ao longo do solar. dia, replicando efeitos solares mximo as emisses dos gases No entanto, este tipo de investigao enquanto capta as ondas ultravioletas. destes veculos e para resolver o tambm se encontra em problema da escassez dos desenvolvimento na Faculdade de -Cientistas norte-americanos criam Engenharia da Universidade do Porto combustveis fsseis, sendo o clulas fotovoltaicas a partir de (FEUP). hidrognio uma opo em plantas destaque. -Nova tecnologia duplica durao Uma equipa de cientistas do Georgia da bateria de um telemvel Institute of Technology (Georgia Tech) A inovao pode reduzir e da Purdue University, nos Estados drasticamente o consumo de energia Unidos, conseguiu criar clulas em todo o mundo, tal a quantidade de fotovoltaicas com recurso a substratos telemveis existentes no Planeta. naturais derivados de plantas, uma soluo renovvel e eciente. Para mais informaes consultar: http://greensavers.sapo.pt

Curiosidades
A impressora 3D da Mataerial foge um pouco regra: imprime continuadamente em 3D, como se a gravidade no existisse. A -Robot que separa o lixo e envia-o vantagem desta impressora 3D, que para reciclagem utiliza uma tecnologia designada Anti-gravity Object Modeling, em relao s demais, que pode A empresa nlandesa ZenRobotics est a apresentar o seu novo produto, imprimir na maioria das superfcies, sejam elas paredes, painis, etc. o brao robtico Recycler. Este (fonte: pcguia.sapo.pt) sistema capaz de separar o lixo antes de o enviar para a reciclagem, utilizando um processo chamado -Samsung testou com sucesso fuso de sensor para identicar os tecnologia sem os 5G diferentes tipos de resduos. O Recycler usa sensores calibrados, A Samsung Electronics anunciou cmaras de espectro visvel, que testou com sucesso a espectrmetros infra-vermelhos e tecnologia sem os 5G que sensores tcteis, conseguindo eventualmente permitir aos identicar o material reciclvel e utilizadores o 'download' de um despist-lo em caixas de recolha. lme em apenas um segundo. O grupo sul-coreano disse que, (fonte: greensavers.sapo.pt) atravs do teste realizado, foi possvel transmitir dados de mais -A corrida mais louca na de um gigabyte por segundo numa Universidade do Minho distncia de dois quilmetros. A nova tecnologia, que no estar A Universidade do Minho recebeu no disponvel no mercado antes de incio do ms de junho um concurso de robtica, denominado por alunos e 2020, ir permitir a transmisso de dados "algumas centenas de vezes professores como a corrida mais louca, que colocou prova os alunos mais rpida" do que a atual 4G. do mestrado integrado em Electrnica (fonte: visao.sapo.pt) Industrial e Computadores. O desao era "simples": criar um robot que fosse capaz de subir quatro degraus. -Micro computador Raspberry Pi (fonte: tek.sapo.pt) lanado para o espao -O robot de MicroMouse mais rpido do mundo Segundo a notcia do site Engadget, um britnico chamado Dave Akerman deitou mos obra e Em 2011 na competio All Japan adicionou o recm-lanado mdulo Micromouse Robot Competition, o de cmara a um Raspberry Pi. As robot Min 7.1 construdo por Ng Beng peas foram colocadas dentro de Kiat conseguiu resolver o labirinto em uma caixa de proteo e esta foi 3,921 segundos, aps uma volta de posteriormente presa a um balo reconhecimento apenas! Um feito meteorolgico. Uma vez atingida a impressionante para algo que tem altitude planeada, foram ento apenas 10 cm de comprimento e pesa tiradas vrias fotograas que 90 gramas mostram a curvatura da Terra a (fonte: spectrum.ieee.org) partir do espao. As imagens obtidas foram armazenadas num -Impressora 3D da Mataerial pode simples carto SD. imprimir em qualquer superfcie A maioria das impressoras 3D obedece a um mesmo princpio: o material impresso, camada a camada, at o objeto nal estar completo.

17
- Luzes UV em frigorcos para aumentar o tempo de vida de morangos Normalmente, os morangos frescos sobrevivem por apenas dois ou trs dias na frigorco. Agora, experincias com LEDs especiais tm mostrado como a luz ultravioleta pode manter a fruta livre do mofo at nove dias, em mdia. Esta pesquisa mostra que o baixo nvel de luz UV base do LED pode prolongar a vida til de morangos, sem o problema de secagem, arma Steven Britz, chefe do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Para mais informaes consultar: h p://spectrum.ieee.org/techtalk/energy/environment/uv-light-keepsstrawberries-fresh-fridge

TECNOLOGIA

18
Workshops EEC
A EEC est a promover, para os dias 18,19, 20 e 21 de junho, trs formaes complementares, pretendendo-se assim que os estudantes de EEC se deixem levar pelo gosto de cada rea envolvente e, assim, contribuam para a inovao nas mesmas. O primeiro um workshop de desenho de circuitos impressos (PCB) em Eagle, que ter lugar no dia 18 de junho, com a durao de 5 horas, e livre para todos os interessados nesta rea. O objetivo desta formao obter as O segundo workshop relativo ao tema Arduino, Internet das coisas e Smartphones, que ter lugar nos dias 19 e 20 de junho, com a durao de 15 horas. O objetivo desenhar e programar dispositivos/perifricos eletrnicos para smartphones e internet das coisas com a plataforma Arduino. Por sua vez, SO Android e Desenho de Aplicaes ocorrer no dia 21 de junho, com durao de 5 horas. Tem como principal propsito obter os conceitos bsicos sobre o SO Android e principais componentes para desenhar e implementar uma aplicao simples. competncias bsicas/mdias no desenho de esquemas eltricos e de circuitos impressos em ferramenta de CAD Eagle.

Prximos Eventos

Workshop CADited/itur 2013


Em semelhana aos anos anteriores, junho e 4 de julho, destacando o dia 18 de junho para Vila Real, UTAD. a Teka Portugal ir promover a realizao de vrios workshops, destinados ao universo de projetistas ITED/ITUR e outros intervenientes do setor, vocacionados para o mercado nacional e internacional (com destaque para os PALOP). Estes workshops esto a ter lugar em diversas cidades do pas, entre 11 de

Pedagogo

19

"O Pedagogo convida todos os leitores a "virem descobrir" todas as promoes que temos para oferecer e, desta forma, passarem um grande vero. Estamos situados na Quinta da Araucria (junto aos CTT). Apaream!"

NESTA
EDIO

JobShop 2013 ... 2 Seminrio Gesto Eciente da Iluminao Pblica ... 3 III Congresso Ecincia Energtica ... 4 e 5 ELECTRO no dia aberto da UTAD ... 6 Eleies NEUTAD ... 7 Micromouse ... 8 e 9 Corpo Docente da UTAD ... 10 EEC Alumni ... 11 e 12 Carnaval/EEC na Transmontuna ... 13 Semana Acadmica 2013 ... 14 PaintBall ... 15 Curiosidades ... 16 e 17 Prximos Eventos ... 18

Cartoon

by Bazuca

PRXIMO

Universidade Jnior 2013 JobShop 2013 Semana do Caloiro 2013 N M E R O Balano dos grupos do NEUTAD ... entre outras surpresas. Esperem para ver!

You might also like