You are on page 1of 5
 
Planejamento nas organizações - uma abordagem teórica
Caio Cesar Oliveira Motta (FAP) caiomotta2000@gmail.com 
Resumo
O presente artigo trata sobre planejamento, seu conceito e aplicações, segundo os principais autores sobre o assunto e tem como autor o aluno do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras Caio César Oliveira Motta. Para atingir seu objetivo, tal artigo é estruturado nos seguintes tópicos: Planejamento, Princípios do Planejamento, Filosofias do Planejamento, Tipos de Planejamento Considerações finais.  Nos primeiros tópicos - Planejamento, Princípios do Planejamento, Filosofias do Planejamento e Tipos de Planejamento - o autor demonstra as características fundamentais do Planejamento em si, ou seja, a teoria do Planejamento. No último tópico - Apresentação de caso - o autor demonstra o tema através de um caso típico de Planejamento bem sucedido. Concluindo, o autor finaliza demonstrando opiniões adquiridas durante a elaboração do artigo,  juntamente com a pesquisa bibliográfica. Palavras chave: Planejamento, Organizações.
1. Planejamento
 
Nas Organizações.
Primordial para o sucesso das organizações e base de sua existência, o planejamento é o tema que será abordado no presente artigo. A princípio por exigência acadêmica, consequentemente por cognição da extrema necessidade da sua utilização para obtenção de sucesso na aplicabilidade das estratégias organizacionais e finalmente a fim de ampliar meu conhecimento empírico. Ao abstrair a idéia contida na intenção do planejamento pode-se dizer que há uma busca de inovação, rompimento com o antigo. Seria coerente, portanto, afirmar que um planejamento encerra em si a idéia de um futuro desejado. Quando, de alguma forma, se é arrebatado por esta intenção, o passo seguinte é o como faço acontecer o que planejei dentro do curto, médio e longo prazo. Neste artigo farei a exposição do conceito, da aplicação, da distinção dos tipos, sua representatividade nas organizações e projeções do planejamento. Com base na bibliografia pesquisada, o artigo estrutura-se nos seguintes tópicos: Planejamento: conceitos, onde faço uma análise das teorias que tratam do Planejamento; Princípios do Planejamento que fundamentaram a operacionalização do Planejamento; As filosofias do Planejamento que ditam as particularidades do planejamento conforme Ackoff (1974); Os tipos de Planejamento que envolve a organização como um todo, em todos os seus níveis – institucional, intermediário e operacional e Considerações finais que trará uma síntese dos resultados, apreciação critica e pessoal, tendo em vista os objetivos propostos.
2. Planejamento: Conceitos
O segredo de andar sobre as águas é saber onde as pedras ficam (AUTOR DESCONHECIDO).Tal citação é uma metáfora interessante para mostrar uma das principais etapas de qualquer negócio de sucesso - o planejamento. O planejamento permite uma antevisão do cenário, reduzindo o grau de dúvidas e surpresas da negociação e do ambiente geral da organização. Tal qual sugere um mestre do jogo de xadrez, que consegue perceber vários lances à frente da jogada, o negociador experiente estuda e planeja muito antes de sentar à mesa e iniciar a negociação. Reduzir a área de incertezas é um dos objetivos do ato de planejar, além de procurar saber e aprender tudo que for possível sobre a outra parte. Compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global  para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades.
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil 07 a 09 de junho de 2007.
4Contrário à estratégia relaciona-se diretamente com "como fazer" e não com "o que fazer". Embora alguns autores não considerem a correlação existente entre eficácia, eficiência e efetividade no  processo do planejamento todos mencionam uma ou outra ao conceituarem o planejamento. Planejar é um processo desenvolvido para o alcance de modo mais eficiente, eficaz e efeito com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização (OLIVEIRA,2002). Já para Stoner (1994), planejamento é o processo de estabelecer objetivos e as linhas de ação adequadas para alcançá-los, a eficiência e a eficácia seguem paralelas com os aspectos do planejamento. Contudo, o propósito do planejamento pode ser definido com o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos organizacionais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, efetivo, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a organização. Devido à complexidade do conceito de planejamento, ele pode ser confundido também com  previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano como no exemplo abaixo:
 
Previsão: verificação dos eventos que poderão ocorrer com base nos registros de uma série de  probabilidades.
 
Projeção: mostra a situação em que o futuro tende a ser igual ao passado em sua estrutura  básica.
 
Predição: mostra em que o futuro tende a ser diferente ao passado, mas a organização não tem nenhum controle sobre o processo e desenvolvimento.
 
Resolução de problemas: corresponde a soluções imediatas que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a organização e o ambiente externo.
 
Plano: é o limite da formalização do planejamento, uma visão estratégica do planejamento, uma decisão em que a relação custo x beneficio deve ser observada.
3. Princípios do Planejamento
 .
Os princípios do planejamento fundamentam a sua operacionalização, que deve visar sempre os objetivos da organização, buscando maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Pois é  passível de modificações provocadas por aqueles que executam as tarefas, gerando a necessidade de treinamento, substituição, transferência, funções, avaliações, etc. Com base na atitude e visão interativa diante do planejamento, devemos considerar, como específicos, os quatro princípios abaixo:
 
Planejamento participativo: o papel do responsável não é, simplesmente, elaborá-lo mas facilitar o processo se sua elaboração pela própria organização e deve ser realizado pelas áreas  pertinentes ao projeto.
 
Planejamento coordenativo: todos os aspectos envolvidos devem ser planejados de forma que atuem interdependentes.
 
Planejamento integrado: geralmente os objetivos são escolhidos de “cima para baixo” e os meios para atingi-los de “baixo para cima”.
 
Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano o mantém seu valor com o tempo. Portanto é de extrema importância estar atentos aos princípios gerais e específicos do planejamento,  pois estes lhe proporcionarão bases mais sólidas para o processo decisório inerente ao planejamento na organização.
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil 07 a 09 de junho de 2007.
5
4. Filosofias do Planejamento
Para Ackoff (1974), existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes, as quais serão explanadas a seguir.
4.1. Filosofia da satisfação:
Essa filosofia designa os esforços para atingir um mínimo de satisfação, mas não necessariamente  para excedê-la. Para Ackoff (1974), satisfazer é fazer 'suficientemente bem' mas não necessariamente 'tão bem' quanto possível. Portanto deve-se atingir uma satisfação boa mas não é necessário utilizar toda a capacidade da organização em prol da meta de atingir a máxima satisfação  possível. Nessa filosofia as estruturas não são alteradas pelo fato de se encontrar resistências a sua implementação e os objetivos aceitos, às vezes, não convém a organização. É dada grande ênfase ao orçamento e suas projeções, não se preocupando com desenvolvimento e sim com sobrevivência.
4.2. Filosofia da otimização:
 Nesta filosofia o importante não é só fazer bem e sim fazer o melhor possível. Caracteriza-se pelas técnicas matemáticas, dados estatísticos, de simulações e de pesquisa operacional. Os objetivos são formulados em termos quantitativos, por serem reduzidos a uma escala comum (monetária) e combinados em uma medida geral e ampla de desempenho. Salienta-se que essa filosofia de  planejamento tornou-se amplamente divulgada com o desenvolvimento da informática, da tecnologia da informação e de modelos organizacionais que foram elaborados na área de pesquisa operacional e outras áreas.
4.3. Filosofia de adaptação:
Chamada também de planejamento inovativo, essa filosofia ensina que o valor planejamento não está nos planos e sim no processo de execução dos mesmos. Ela supõe que a maior parte da necessidade de planejar hoje vem da falta de eficácia administrativa e de controles, e que a certeza e a incerteza requerem diferentes tipos de planejamento, comprometimento e adaptação. Nessa filosofia considera-se que um desequilíbrio pode vir a reduzir a eficiência do sistema de modo efetivo precisando restabelecer o equilíbrio.
5. TIPOS DE PLANEJAMENTO
 Na consideração de grandes níveis hierárquicos, pode-se distinguir três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico é o processo administrativo que  proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização; o tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultados e não a organização como um todo e trabalha com decomposições dos objetivos, estratégicos e políticas estabelecidas no  planejamento estratégico; e por fim o operacional pode ser considerado como formalização,  principalmente através de documentos escritos, das metodologias, de desenvolvimento e implementações estabelecidas e correspondem a um conjunto de partes homogêneas do  planejamento tático.
5.1. Planejamento em nível estratégico:
Esse nível da organização e composto pelos dirigentes da organização, que têm de se defrontar com o alto índice de incerteza existente nos seus ambientes de tarefa e geral para tornar as decisões não- programadas e cujos efeitos são projetados a longos períodos de tempo que constituem em si o  planejamento estratégico. O planejamento estratégico é definido no nível institucional da organização e exige a participação integrada dos demais níveis organizacionais: do nível intermediário através dos planos táticos e do nível operacional através dos planos operacionais. Entretanto requer muita originalidade, pois é o ponto de referência dos planos táticos e operacionais. Como envolve toda a organização, todos seus níveis, todos seus recursos, todas suas  potencialidades e habilidades devem obter efeito sinergístico para interação de todos os aspectos. Os objetivos organizacionais - determinados pelo planejamento estratégico - são as pretensões ou  propósitos da organização, os quais tornados em conjunto definem sua própria razão de ser ou de

Reward Your Curiosity

Everything you want to read.
Anytime. Anywhere. Any device.
No Commitment. Cancel anytime.
576648e32a3d8b82ca71961b7a986505