You are on page 1of 8
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
Aplicação de ferramentas de qualidade (six-sigma) em um projeto de balanceamento de produção
Daniel de Oliveira Mota (UFJF) danielmota.producao@gmail.com 
Resumo
 Este trabalho apresenta a aplicação da ferramenta Six-sigma em um projeto de balanceamento da produção dentro de um armazém de distribuição, no qual a qualidade da separação (atendimento dos pedidos) é fator preponderante para o sucesso da organização. Com a utilização de ferramentas simples como planilhas eletrônicas, pode-se obter um relevante sucesso e otimização do processo, com economia de recursos pessoais, tecnológicos e financeiros. Palavras chave: Logística, Six-sigma, Balanceamento.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é apresentar uma aplicação simples e eficiente da metodologia six-sigma em um operador logístico cujo foco é a distribuição de produtos. Neste tipo de negócio, a competitividade está na eficiência do processo, uma vez que está situado no meio da cadeia  produtiva, ou seja, entre o produtor e o consumidor. Segundo o ranking da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), o setor atacadista já é responsável por abastecer 58% dos produtos de distribuição e no ano passado registrou um crescimento superior a 3,5 pontos percentuais em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). Este crescimento deve-se, dentre diversos fatores, à implementação generalizada de culturas “Just-in-time” como uma valiosa ferramenta de economia para as empresas, as quais o principal negócio não está no armazenamento e sim na venda (supermercados) ou consumo (hospitais) dos produtos. Porém o Brasil encontra-se ainda em desenvolvimento desta área, uma vez que suas estradas estão longe das ideais para uma operação logística eficiente e eficaz; e existe também a questão da guerra fiscal entre os estados que viabiliza movimentações logisticamente incoerentes, como o transporte de cargas entre estados vizinhos passando por estados distantes para que se tenha um menor custo fiscal. Pelos motivos apresentados, faz-se de extrema importância à completa e eficiente utilização dos recursos dentro dos armazéns (pessoas, linhas de produção, espaços físicos e informações), uma vez que no contexto de micro-operações, mudanças baseadas em conhecimento intelectual e experiência são mais factíveis de serem efetivadas que no contexto de macro-operações (envolvendo o mercado como um todo e também o governo). A importância deste artigo está na aplicabilidade das metodologias aqui apresentadas em qualquer área de operação logística que envolva separação (picking). Pode ser diretamente utilizada se a separação for via Flow-Rack, ou adaptada se via outro equipamento.
2. Consideraç ões teóricas 2.1. Qualidade
Antes de se entrar na prática do artigo, faz-se necessária uma contextualização teórica do assunto. E não se pode falar de metodologia six-sigma sem antes se falar de qualidade.
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
Portanto, pautando-se nas definições do professor David Gatvin (SLACK) existem 5 diferentes abordagens para qualidade:
 
Transcedental – Qualidade como excelência inata Ex. Rolls Royce
 
Baseada em Manufatura – Proporcionar produtos ou serviços livres de erro Ex. Correios
 
Baseada no usuário – Assegurar que seu produto ou serviço está adequado ao seu propósito Ex. Vôos de baixo custo para viagens curtas
 
Baseada em produto – Definida como um conjunto mensurável e preciso de características requeridas para satisfazer o cliente Ex. Carro popular para estudantes
 
Baseada em valor – Defende a percepção em relação a seu preço Ex. Computadores Populares Uma vez que este documento relata um projeto de melhoria no processo interno da empresa, a abordagem utilizada neste artigo será a Baseada em Manufatura, pois o balanceamento da linha de produção será avaliado (dentre outras formas como produtividade, tempos e movimentos) através do número de falhas ocorridas durante o processo.
Figura 1 – Relação de qualidade x lucro (Fonte: SLACK, 2002)
2.2. Six-sigma Histórico
Segundo a história do Six-Sigma apresentada pelo site da TBM Consulting Group, referência no assunto, o segundo “pilar” do Sistema Toyota de Produção é o Jidoka, um sistema que  permite detectar defeitos e condições anormais na produção e interromper automaticamente a linha para que os problemas de qualidade possam ser abordados rapidamente. Mesmo nas instalações das manufaturas mais enxutas, surgem alguns problemas de qualidade difíceis de identificar e corrigir. O Six-Sigma é especialmente eficaz para identificar a causa raiz dos problemas de qualidade – e eliminar os defeitos ao reduzir a variação nos processos de manufatura.
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
As ferramentas e técnicas de qualidade foram chamadas de Six-Sigma em 1986 pela Motorola (pelo engenheiro da Motorola chamado Bill Smith) e não são novas. Foram desenvolvidas nos últimos 50 anos ou mais através do trabalho de peritos em qualidade como Deming, Juran e outros. Apesar do uso do termo hoje em dia, Six-Sigma é na verdade uma medição numérica de qualidade. Para atingir o Seis Sigma, precisamente 99,99966% do que você faz tem de estar livre de defeitos. Do ponto de vista da manufatura, isso significa apenas 3,4 defeitos por milhão de produtos ou peças produzidos. Surpreendentemente, produzir 99% sem defeitos significa que você terá 10.000 defeitos por milhão – e a 95% , esse número pula para 50.000 defeitos.
A visão clássica de qualidade 99% Bom A visão six-sigma de Qualidade 99.99966% Bom
5.000 Operações Cirúrgicas incorretas por Semana 2 Pousos Curtos ou Longos nos maiores Aeroportos diariamente 200.000 Prescrições de Remédios erradas a cada ano 1.7 Operações Cirúrgicas incorretas por Semana 1 Pouso Curto ou Longo nos maiores Aeroportos a cada 5 anos 68 Prescrições de Remédios erradas a cada ano
Fonte: (Adaptado de http://www.gesupply.com.br/default.asp?resolucao=1280X800, 2007)
Quadro 1 – Confronto entre as visões de qualidade com o tempo
A Metodologia Six-Sigma
Segundo o site www.12manage.com, referência em assuntos de gestão e estratégicos, o Six-Sigma é uma metodologia da gerência da qualidade que fornece aos negócios ferramentas  para melhorar a potencialidade de seus processos. Este aumento na desempenho e a diminuição na variação do processo conduz à redução do defeito nos lucros,à melhoria no moral do empregado e na qualidade do produto. É uma medida da qualidade e um programa de melhoria que criado por Mikel Harry e pela Motorola. Esta metodologia foca no controle de um processo até o ponto do sigma seis (desvios padrão) de uma linha central, ou em 3,4 defeitos por milhão de itens.  Na metodologia inclui também identificar os fatores que são críticos para a qualidade à medida que são determinados pelo cliente. Reduzir a variação do processo e aumentar as  potencialidades das melhorias, a estabilidade e os sistemas para acompanhar o objetivo do sigma seis. O modelo de Six-Sigma é uma abordagem altamente disciplinada que ajuda as companhias a focalizar em desenvolver e em entregar produtos com qualidade próxima à  perfeição. Baseado no trabalho estatístico de Joseph Juran, um dos pioneiros dos E.U. na gerência da qualidade. A palavra “Sigma” é um sinal grego usado para um termo estatístico para desvio-padrão, ou seja, o quão distante um processo dado desvia da perfeição (desvio de padrões). O número do sigma for mais elevado, corresponde a estar-se mais perto da perfeição. A idéia central atrás de Six-Sigma é que ao medir quantos defeitos ocorrem em um processo,  pode-se sistematicamente identifica-lo como os elimina-lo. A origem japonesa de Six-Sigma pode ainda ser vista pelo sistema das faixas comum em artes marciais. O iniciante em a six-sigma e possuidor de um treinamento básico é chamado de faixa verde (Green Belt). Qualquer um que tem a responsabilidade para conduzir a uma equipe de Six-Sigma é chamado uma faixa preta (Black Belt). Finalmente há um grupo especial chamado de Mestre Faixa Preta (Master Black Belt) que supervisionam os Faixas Pretas. Tipicamente, um processo de Six-Sigma tem os seguintes cinco estágios (DMAIC):

Reward Your Curiosity

Everything you want to read.
Anytime. Anywhere. Any device.
No Commitment. Cancel anytime.
576648e32a3d8b82ca71961b7a986505