You are on page 1of 8
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
1
Proposta de um método para avaliação de procedimentos e tecnologias utilizadas na movimentação de cargas, baseado no valor do tempo.
Paulo André Marques Lobo ( FIC )  pam.lobo@gmail.com 
Resumo
 Este artigo visa apresentar um método que permita avaliar como a implementação de tecnologias e procedimentos como o intercâmbio eletrônico de dados e os sistemas de gerenciamento de armazém influenciam na redução de custos de armazenagem e transporte,  por intermédio da redução dos tempos de movimentação.Para tal foram empregadas a análise de variância e o modelo de regressão linear. Palavras chave : Logística, movimentação, métodos quantitativos.
1- Introdução
O nível de serviço ao cliente, em logística, em geral é determinado pela combinação de níveis de atributos como prazo de entrega, confiança do tempo de entrega, flexibilidade, disponibilidade e preço. Os valores destes atributos dependem da eficiência dos processos em relação ao tempo; a flexibilidade como capacidade de variar o atendimento à demanda, num curto intervalo de tempo, a disponibilidade como capacidade de atender á demanda no momento em que ela se manifesta ou mesmo o preço, entendido ( em parte ) como resultado do custo relativo ao uso do tempo(BALLOU, 2001). Entretanto, grande parte das escolhas de tecnologias, materiais e processos utilizados em logística são realizadas a partir de uma visão puramente operacional em relação à variável tempo. Índices de desempenho de equipamentos, como capacidade de carga ou elevação em empilhadeiras, limites de alcance de equipamentos RFI, ou a capacidade de processamento de  bits por segundo, em sistemas de informação, tornam-se os parâmetros de escolha diretos na determinação de investimentos. Contudo é o tempo por processo a medida que melhor indica a eficiência logística. Entretanto, embora a capacidade de otimizar a utilização do tempo seja reconhecidamente uma grande vantagem competitiva num sistema logístico, não há vasta literatura acerca de procedimentos dedicados à avaliação do impacto das alternativas tecnológicas na redução dos tempos de movimentação de cargas.Este trabalho propõe um método para identificar e medir a influência da utilização de diferentes combinações de tecnologias na redução dos tempos de movimentação de cargas fracionadas num centro de distribuição ou armazém( doravante denominados armazém) através da análise dados quantitativos. As etapas do método são, respectivamente o levantamento de dados; identificação da associação de efeitos entre as variáveis relevantes no processo, através da análise de variância; regressão linear tendo como variáveis dependentes os tempos de movimentação e como variáveis independentes as tecnologias adotadas no armazém.
2- As tecnologias empregadas e o tempo de movimentação
Segundo Bowersox & Clos (2001) a tecnologia de manuseio de materiais deve prover continuidade de movimento e economia de escala na movimentação. Para conseguir ambos há de se coordenar fluxos de materiais e informações no intuito de otimizar o tempo, evitando a
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
2ociosidade do sistema de manuseio bem como evitando filas. Hoje há diversas alternativas disponíveis para melhorar o desempenho da movimentação e o EDI, RFI ,as docas de recebimento e expedição, o arranjo físico planejado e os equipamentos mecânicos de movimentação, que são objetos de estudo neste trabalho, estão entre os mais difundidos.
2.1 – Tecnologias empregadas na movimentação e armazenagem ( variáveis explicativas) Intercâmbio eletrônico de dados ( EDI - eletronic data interchange )
: é um meio de intercambiar informações padronizadas entre processos. Um dos exemplos mais comuns de uso do EDI é o registro e distribuição de informações de vendas, no momento em que os  produtos adquiridos pelo cliente são identificados pelo leitor de código de barras. As informações relativas a estas vendas podem ser distribuídas para o marketing, controle de estoques, setor de compras e outras áreas que necessitam de informações sobre baixas de estoque, padrão de consumo e outras informações afins.Seu uso pode reduzir os tempos de movimentação se for empregado para indicar o local exato de guarda de um determinado ítem que chegou ao armazém, de acordo com a disponibilidade de espaço; também pode ser empregado para, quando um ítem for solicitado pelo seu código de barras, indicar sua exata localização, para recuperação e embarque( FIGUEIREDO, 2006).
Intercâmbio eletrônico de dados via rádio freqüência ( RFI )
: semelhante ao EDI, mas realiza a troca de informação a partir de equipamentos remotos, via rádio freqüência,  permitindo sua utilização em equipamentos de transporte( caminhões, trens, etc) e movimentação ( empilhadeiras, palleteiras etc). O RFI é utilizado, por exemplo, para enviar informações de baixa do estoque de oxigênio de caminhões tanque, no momento em que o  produto é fornecido ao cliente( GAITHER & FRAZIER, 2004).
Docas de recebimento e expedição
: são acessos ao local de armazenagem em cuja entrada são realizadas as operações de carga e descarga dos equipamentos de transporte. As docas, devem permitir o nivelamento do piso do armazém com o piso do equipamento de transporte, facilitando a transferência da carga .
Software de gerenciamento de armazém ( WMS - warehouse management system. )
- Sistema de informações que visa adquirir, integrar e distribuir as informações acerca dos  processos realizados no armazém.
Arranjo físico do armazém
 - refere-se á disposição dos diversos equipamentos de armazenagem e movimentação. Arranjos físicos de armazéns apresentam similaridades, na disposição de corredores, porta pallets, expedição, recebimento e regras de circulação. Os  princípios que regem os arranjos físicos visam a melhor utilização dos espaços de armazenagem e circulação, um bom nível de segurança para pessoas e materiais e bons níveis de seletivitade.
Equipamentos de movimentação
: são utilizados para movimentar carga, horizontal e verticalmente, no armazém. Reduzem a necessidade de esforço físico nas operações e aumenta a velocidade média de movimentação.
2.2 - Tempos de movimentação em armazéns(variáveis resposta)
A movimentação de materiais engloba as atividades de recebimento, manuseio interno e expedição, (BOWERSOX & CLOS ,2001). Cada uma destas três atividades consome tempo e este tempo impacta diretamente no custo de armazenagem e transporte. O tempos gastos no carregamento e descarregamento de um caminhão, acrescem os fatores Td ( tempo de
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
3descarga) e TC ao custo de ida e volta de uma rota, de acordo com o custeio baseado em atividades,(FLEURY, ÁVILA & WANKE2001):
CF  DCVUOp
 +×+++××=
)VDTd(TcCFUOpDCR 
m
 
Equação 1.
ou
)(][
Td TcCFUOp DCF  DCVUOp  DCFUOp DCR
m
+××++×+××=
 
Equação 2.
Onde: - CR é o custo da rota, D é a distância percorrida ( ida e volta), CFUOp é o custo fixo unitário operacional( dado em reais por hora de utilização do transporte), Tc é o tempo de carga, Td é o tempo de descarga , Vm é a velocidade média do caminhão na rota, CVUOp é o custo varíável operacional ( dado em reais por kilômetro percorrido ) e CF é o custo de frete ( custo relativo á administração dos conhecimentos de frete. Como todos os elementos da parcela
)(
Td TcCFUOp D
 +××
 da equação 2 são positivos, qualquer acréscimo em Tc ou Td aumentará o custo da rota, daí a necessidade de redução dos tempos de movimentação, no que diz respeito aos custos de transporte.Isto se dá devido ao fato de, durante a carga e a descarga, o caminhão ficar indisponível para utilização. Por outro lado, o tempo de movimentação aumenta o custo de manutenção de estoques. Pois enquanto os materiais estão sendo movimentados, os mesmos não podem ser transformados ou colocados a venda. Quanto maior for o intervalo de tempo que um produto em estoque fica em movimentação ou armazenado, maiores são os custos de armazenagem, devido ao custo do espaço de armazenagem, depreciação do produto, etc. Além da redução dos retrocitados custos, a redução dos tempos de movimentação também impactam diretamente no nível de serviço ao cliente, pois permite menores prazos de entrega e maior confiança no tempo de entrega, atributos de grande importância nas operações logísticas(CEL, 2000)
3 – A aplicação do método
A pesquisa focou o tempo de movimentação em armazéns que trabalham com cargas fracionadas e heterogêneas. A amostra contou com trinta e dois armazéns espalhados por três regiões definidas : zona da mata de Minas Gerais(28 % da amostra ) , sul de Minas Gerais ( 9% da amostra ) e região metropolitana do Rio de Janeiro ( 63% da amostra ). Foram visitados centros de distribuição de supermercados, centros de distribuição de atacadistas, hipermercados, supermercados, depósitos e centros de distribuição privados ( não são  proprietários do estoque ). Foram selecionados, dentre tempos computados entre agosto de 2005 e setembro de 2006, trezentos e quatorze observações de tempo de descarga e trezentas e cinco observações de tempo de carga .
3.1 - Ordenação das variáveis explicativas.
Cada unidade visitada foi classificada de acordo com a utilização, ou não, das tecnologias a seguir :

Reward Your Curiosity

Everything you want to read.
Anytime. Anywhere. Any device.
No Commitment. Cancel anytime.
576648e32a3d8b82ca71961b7a986505