You are on page 1of 8
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
Análise da cadeia de suprimentos de um supermercado
Ivan Carlos Neves Salvador (UFV)
ivancnsalvador@yahoo.com.br 
Bruno Gomide Gomes (UFV) brgomide@yahoo.com.br José Geraldo Vidal Vieira (UFV)  jose.vidal@ufv.br 
Resumo
 Este trabalho tem como objetivo analisar a cadeia de suprimento de um supermercado de médio porte da Zona da Mata Mineira, tendo como ponto de partida o supermercado. Foi realizado um estudo de caso por meio de visitas técnicas e entrevistas com os supervisores de compra e operacional da empresa. A literatura utilizada se baseia no modelo de Lambert e Cooper (2000) e em artigos sobre problemas e oportunidades para gerenciamento de cadeia de suprimentos. Os resultados indicaram que o supermercado gerencia a maioria dos  parceiros (de jusante a montante) de sua cadeia e que a associação entre supermercados de  pequeno e médio porte pode fortalecer o poder de compra e de negociações com grandes  fornecedores. No entanto, a pesquisa revela que as negociações diretas com as indústrias têm sido mais vantajosas do que com os atacadistas e representantes diversos. Palavras chave: Parceria, Supermercado, Cadeia de suprimento.
1. Introdução
Por meio de ações como formatos diferenciados de loja, entregas em domicílio e cartões para clientes preferenciais, as empresas líderes vêm ano a ano ganhando mercado, que em vários casos era ocupado por supermercados de pequeno e médio porte (SAAB, 2000). A reação por  parte dos pequenos e médios varejistas se torna essencial para sua sobrevivência. O setor de supermercados, no Brasil, é composto por quase 19 mil empresas, e, de acordo com a ABRAS (2006), as empresas com número médio de até 7
check-outs
 participam com 61,1% do total de lojas, isto é, a maioria das empresas do setor é de médio e pequeno porte. A preocupação do pequeno e médio varejista deve contemplar outros aspectos, especialmente o de tornar as pequenas e médias empresas deste setor mais competitivas frente as grandes multinacionais, daí a grande relevância nas pesquisas desenvolvendo e motivando a competitividade destas empresas. Este trabalho utiliza o modelo estrutural proposto por Lambert e Cooper (2000) para o gerenciamento da cadeia de suprimento (
Supply Chain Management 
 – SCM) de um supermercado de médio porte. Portanto, tem como objetivo analisar a cadeia de suprimentos de biscoitos, avaliando as formas de gerenciamento dos seus processos, buscando identificar  problemas e oportunidades de melhorias. O artigo está dividido nas seguintes partes: revisão de literatura, metodologia da pesquisa, estudo de caso, resultados e discussões, além das considerações finais.
2. Revisão de literatura 2.1. O modelo de
 Lambert e Cooper
 
O modelo estrutural proposto por
 Lambert e Cooper 
 evidencia as vantagens da integração de todos os negócios chaves e os processos gerenciados envolvidos desde a matéria-prima que origina o produto até o consumidor final, incluindo os serviços e informações que adicionam valor para os consumidores e outros diretamente envolvidos (VIEIRA, 2003).
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
Esse modelo se revelou como mais adequado para análise dos processos de negócios na cadeia de suprimentos de biscoitos, já que se trata de um modelo simples, genérico e abrangente. O modelo é composto por três elementos, conforme a Figura 1. Os aspectos de cada um dos componentes da estrutura conceitual do modelo serão apresentados durante o desenvolvimento do estudo de caso.
2.2. Problemas e oportunidades para a implantação do SCM na cadeia do supermercado
Existem alguns problemas que dificultam a aproximação entre os elos da cadeia e, conseqüentemente, a implantação do SCM. Sejam eles:
 
mercado de varejo oligopolizado e com grande poder de importação;
 
mesmo com o crescimento do mercado consumidor ainda são poucas as empresas que investem em novas tecnologias de produção e de informação;
 
elevada heterogeneidade da indústria com diferentes sistemas gerenciais, dificultando a identificação de padrões para implementação do SCM;
 
falta de articulação entre os elos extremos da cadeia, principalmente entre as indústrias e as redes supermercadistas;
 
organização do mercado – produtores são muito numerosos, de vários tipos (especializados e não especializados) e dispersos geograficamente, o que dificulta a articulação da classe com os demais membros da cadeia. Fleury (2001) destaca duas razões inerentes aos problemas da implantação do SCM nessas empresas. Primeiro pelo pouco conhecimento do conceito entre a cúpula empresarial/gerencial. Em segundo, a sua implantação exige mudanças radicais na estrutura gerencial das empresas que estão acostumadas ao gerenciamento por silos e com ênfase nos resultados individuais em detrimento dos resultados do conjunto. Nesse sentido os processos-chave propostos por Lambert e Cooper são os mais indicados para buscar a integração das atividades (Vieira, 2003). Suas oportunidades são muitas. Dentre elas se destacam:
 
colaboração das informações referentes às previsões de vendas, permitindo que os  participantes trabalhem de maneira uniforme pois as informações passam diretamente no canal; controle de estoque das indústrias e dos supermercados, permitindo eliminar grandes oscilações da oferta/demanda; cancelamento de pedidos e troca de produtos vencidos; tais informações poderiam ser compartilhadas com os demais participantes da cadeia.
 
maior visibilidade da verdadeira demanda do consumidor e da relação colaborativa com  base nas decisões entre os membros da cadeia;
Figura 1
 - Estrutura conceitual de gerenciamento da cadeia de suprimentos
 Fonte:
Lambert e Cooper(2000).
(a) estrutura da rede: os membros que integram as firmas e a topologia de suas ligações. (b) processos relacionados aos negócios da cadeia: quais os processos que criam elos importantes na cadeia. (c) componentes gerenciais: qual o nível de integração e de gerenciamento que cada processo deverá ter.
 
III EMEPRO – Belo Horizonte, MG, Brasil, 07 a 09 de junho de 2007
 
aumento do sortimento de produtos nas lojas de varejo, além da redução de produtos danificados, atualização diária da informação, entregas mais freqüentes e cargas menores, menor ciclo de produção;
 
maior comprometimento do nível de serviço prestado pelo fornecedor ao cliente e redução de preço ao longo da cadeia.
 
Como primeiro passo em direção a sua implantação as empresas devem gerenciar alguns indicadores de desempenho como: processos críticos, componentes técnicos e administrativos; estabelecer formalização de medidas quantitativas de desempenho para medir os resultados alcançados, determinar um seguidor dos objetivos com visão de integração das  partes internas e externas à empresa.
 
Um dos maiores benefícios do gerenciamento desta cadeia é a integração de todos os elos e conseqüentemente a capacidade de as empresas ganharem mercado. Para Porter (
apud 
 Turnbull, 2001),
... é mais difícil a um rival enfrentar uma série de atividades interligadas do que apenas imitar um método especial de uma boa equipe de vendas, desenvolver uma tecnologia de  processo similar, ou reproduzir um conjunto de características de produto...”.
 p. 27.
3. Material e Métodos
Os recursos envolvidos no desenvolvimento deste trabalho foram separados em três classes  para melhores esclarecimentos.
3.1 - Objeto do estudo
O Supermercado se situa em uma cidade universitária, de médio porte da Zona da Mata Mineira, e foi criado com o intuito inicial de servir como uma loja de conveniência onde os integrantes da comunidade universitária pudessem comprar o essencial para o seu sustento com preços mais acessíveis. Por algum tempo funcionou simplesmente desta forma. Anos depois, viu-se a possibilidade de que o Supermercado passasse a comercializar também o excedente de produção proveniente de pesquisa, ensino e produção da Universidade, além de  produtos não consumidos no Restaurante Universitário. A empresa possui 70 funcionários e pode-se afirmar que hoje o Supermercado é um dos mais  bem equipados da cidade em termos de sistema de controle de estoque, planejamento de compra, contando com um moderno sistema de informatização que oferece maior segurança e o máximo de presteza no atendimento aos clientes.
3.2. Material
Durante toda a pesquisa foi utilizado um computador com acesso à rede mundial de computadores (
www – world wide web
), dados secundários do Supermercado e dados  primários oriundos dos softwares de gerenciamento.
3.3 - Métodos
Para a realização do trabalho foi realizado um levantamento de informações com o intuito de obter o máximo de conhecimento sobre a estrutura da cadeia de suprimentos do supermercado. Cury (2000) aponta algumas ferramentas para o levantamento de informações na análise administrativa: observação pessoal, revisão de literatura e entrevistas. O levantamento pela observação pessoal dos pesquisadores ocorreu durante duas visitas na empresa, ambas em setembro de 2006 onde, sob uma visão sistêmica, examinou-se o fluxo de mercadorias desde a recepção, passando pelo estoque das mesmas até a expedição para as gôndolas do supermercado estando disponíveis para os clientes.

Reward Your Curiosity

Everything you want to read.
Anytime. Anywhere. Any device.
No Commitment. Cancel anytime.
576648e32a3d8b82ca71961b7a986505