You are on page 1of 11

1 f, determinao e perseverana.

DELEGADO FEDERAL

DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS


Prof. Fernando Gajardoni
Fernando.gajardoni@usp.br @fgajardoni Bibliografia: Procedimentos cautelares e especiais RT, Medina, Fabio Arajo e Gajardoni. Curso sistematizado de processo civil Saraiva,Volume de processo coletivo, Cassio Bueno. Curso de direito processual civil Juspodium, Volume de processo coletivo, Hermes zaneti Junior, Fredi idie. A defesa dos interesses difusos em juzo Saraiva, Hugo Nigro Mazili. (clssico)

TEORIA GERAL DO PROCESSO COLETIVO 1. EVOLUO HISTORICO-METODOLGICA

1.1. Fases metodolgicas do estudo do Direito Processual Civil


a) Fase sincrtica ou civilista: nasceu no Direito Romano e durou at 1868. Nesta fase no se considerava o processo civil como parte independente. S havia direito material. Fase autonomista ou cientfica: (1868 a 1950) Bllow em 1868 definiu que alm da relao entre as partes, poderia haver uma relao autnoma, independente, direito de o Estado interferir na relao entre as partes. Nesta fase foram criados conceitos para o processo civil. O processo civil se tornou autnomo. A doutrina diz que nesta fase faltou crtica dos pensadores da poca.

b)

Fase instrumentalista: (1950 at hoje) Surge a partir de uma obra escrita por Cappelletti e Gaeth (Acesso Justia), sustentam uma reaproximao entre o direito material e o direito processual, com vistas a, sem perder a autonomia do processo, torn-lo instrumento de acesso justia. Se a inteno aproximar o direito processual ao direito material deve ser observado 3 ondas renovatrias (movimentos): 1: Tutela dos necessitados (pobres). Aqui nasce a justia gratuita, juizado de pequena causas, justia do trabalho, etc. 2: Representao em juzo dos direitos metaindividuais (coletivos). (PROCESSO COLETIVO) c) Os autores perceberam que o direito individual clssico no era capaz de tutelar trs tipos de direitos ou interesses: - os de titularidade indeterminada; (a quem pertence o ar? Quem ir defender?) - os economicamente desinteressantes do ponto de vista individual; (ex: leite com 100ml a menos) - cuja tutela coletiva seja recomendvel do ponto de vista da facilidade; (litgios repetitivos ex: expurgos de poupana) -> O processo no nasce com a negao do processo individual, ele nasce por uma necessidade real de reformular conceitos processuais civis tradicionais com a finalidade de adequ-los tutela dos interesses metaindividuais. (legitimidade e coisa julgada no encaixa com o processo individual) 3: Efetividade das decises judiciais.

1.2. Geraes dos direitos fundamentais (Paulo Bonavides)


a) Direitos civis e polticos: forma de controle das atividades do Estado. Afirma que os direitos civis e polticos (voto, liberdade, patrimnio) seriam na verdade LIBERDADES NEGATIVAS. Direitos econmicos e sociais: no eram direitos vinculados limitao do Estado (o estado no se metia em nada capitalismo selvagem). O estado chamado para intervir e manter um padro de dignidade mnimo. Graas a esta gerao que surge os direitos trabalhistas, sade, previdncia. LIBERDADES POSITIVAS.

b)

2 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL c) Direitos da coletividade: direitos do corpo social, direitos sem os quais no conseguiramos viver em sociedade. S existe se forem de todos. Ex: meio ambiente, patrimnio pblico. PROCESSO COLETIVO. (3 GERAO DOS DIREITOS FUNDA MENTAIS)

Dica: Revoluo francesa lema: liberdade, igualdade, fraternidade 1 gerao: Direitos civis liberdade; direitos econmicos - igualdade; direitos coletivos: fraternidade.

1.3. Evoluo histrica do processo coletivo no Brasil


a) b) c) d) e) Nascimento: com a Lei 6.938/81 (Poltica Nacional do Meio Ambiente), falava que para defesa do meio ambiente, seria utilizada uma ao civil pblica. Consolidao: Lei 7.347/85 (Ao civil pblica). Potencializao: na CF/88 e com o CDC em 1990. (pra valer mesmo!) Complementao do sistema: srie de outras leis que complementaram o processo coletivo. Ex: ECA; Estatuto da Cidade (2001); Estatuto do Idoso (2003); Estatuto do torcedor, dentre outras. FUTURO: proposta de lei para criar um cdigo de processo civil coletivo. Em 2009 o ministrio da justia nomeou uma srie de juristas para vislumbrar a situao da legislao na Brasil. Os juristas apresentaram PL 51XX, prope uma nova lei de ao civil pblica, pretende pegar todas as leis que tratam da ao civil pblica compilado em uma s lei.

2.

NATUREZA DOS DIREITOS METAINDIVIDUAIS a) b) Direito pblico: relao entre Estados x Estados ou Estado x indivduos. Direito privado: relaes indivduos x indivduos.

O processo coletivo no pertence a nenhum dos dois ramos, pois a diviso mxima do direito est superada. No h que se falar em diviso entre direito pblico e direito privado, e sim diviso entre direitos coletivos e direitos individuais, esta diviso considerada a diviso moderna. Nesta diviso, possvel dividir o direito individual em publico ou privado, porm o direito coletivo no se divide. Costuma-se dizer que a processo coletivo um processo de interesse pblico (primrio), pois extravasa o interesse de um s indivduo. Quando se fala em interesse pblico feita a diviso: a) Interesse pblico primrio: o bem geral, aquilo que faz bem a todos. b) Interesse pblico secundrio: a administrao cr que o bem geral, aquilo que diz respeitos aos interesses da Fazenda (pessoa jurdica). Ex: arrecadar impostos. 3. CLASSIFICAO DO PROCESSO COLETIVO a) Quanto aos sujeitos a. Processo Coletivo ATIVO: aquele em que a coletividade autora. A ao coletiva ativa a nica que tem previso legal no sistema brasileiro. b. Processo Coletivo PASSIVO: aquele em que a coletividade r, demandada. No h previso legal no sistema. H duas posies a respeito da ao coletiva passiva: i. A primeira posio nega sua existncia. No existe, pois quem seria o representante da coletividade quando ela for r? No existe pois no h previso legal. ii. Segunda posio alega que ela existe, pois ela decorre no s de uma interpretao do sistema como um todo, como tambm porque a realidade prtica j provou sua existncia. Ex: greve de metrovirio; ao para impedir greve da polcia federal. Ainda que no haja previso legal, quem ir representar a coletividade ser o sindicato ou associao da coletividade passiva. (MAJORITRIA) Metrovirio no filiado ao sindicado dever suspender a greve? Sem resposta.

3 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL b) Quanto ao objeto a. Processo coletivo ESPECIAL: aes de controle abstrato da constitucionalidade das leis ou atos normativos. Ex: ADI, ADC e ADPF. (deciso vale para todos) b. Processo coletivo COMUM: todas as aes para a tutela dos interesses metaindividuais que no tem relao com o controle abstrato de constitucionalidade. Ex: Ao Civil Pblica; Ao Coletiva alguns autores dividem ACP e ao coletiva, afirmando que a ACP para defesa de direitos individuais homogneos e a ao coletiva para tutela do direito do consumidor. mera questo de nomenclatura; Ao Popular; Ao de Improbidade Administrativa; Mandado de Segurana Coletivo, etc.

4.

PRINCIPAIS PRINCPIOS DE DIREITO PROCESSUAL COLETIVO COMUM

Celso Antonio Bandeira de Mello: diz que princpio norma estrutural (vetor). O princpio serve como vetor duplo: vetor legislativo e vetor interpretativo. a) Princpio da indisponibilidade mitigada da ao coletiva

Previsto no art. 5, 3 da Lei 7347/85 e art. 9 da Lei 4717/65.


3 Em caso de desistncia infundada ou abandono da ao por associao legitimada, o Ministrio Pblico ou outro legitimado assumir a titularidade ativa.

Vedada a desistncia ou o abandono infundado da ao coletiva. Se o autor desistir da ao no ocorrer a extino do processo, e sim sucesso processual. Se ocorrer a desistncia com motivo fundado, no haver sucesso e sim extino do processo. b) Princpio da indisponibilidade da execuo coletiva (art. 15 LACP e art. 15 LAP)
Art. 15. Decorridos sessenta dias do trnsito em julgado da sentena condenatria, sem que a associao autora lhe promova a execuo, dever faz-lo o Ministrio Pblico, facultada igual iniciativa aos demais legitimados.

Processo criado para evitar a chamada mala preta. Neste caso no h a palavra mitigada, ou seja, no h exceo. c) Princpio do interesse jurisdicional no conhecimento do mrito (sem previso legal)

Por esta regra o juiz da ao coletiva esta autorizado a abrandar os rigores das regras processuais sobre a admissibilidade da ao para julgar o mrito do processo coletivo. O objetivo o interesse pblico primrio (bem geral). Ex: ao popular de vereador contra prefeito. O vereador esta com os direitos polticos suspensos e nesta caso haveria ilegitimidade ativa. Porm, com a flexibilizao das regras, possvel substituir o autor. d) Prioridade na tramitao (sem previso legal)

Prefere-se o julgamento dos processos coletivos aos julgamentos dos processos individuais. Pois neste caso o processo coletivo um processo de interesse pblico primrio, por detrs daquele processo esto milhares de pessoas aguardando uma soluo. e) Princpio do mximo benefcio da tutela jurisdicional coletiva (art. 103, 3 e 4 do CDC)

A coisa julgada coletiva, como regra, s beneficia as pretenses individuais correspondentes, nunca s prejudicando. Se uma ao garante a todos os advogados certo benefcio, posso pegar a deciso e aproveit-la ao meu caso. Se a ao coletiva foi julgada improcedente, nada impede que eu entre com uma ao individual para pedir exatamente a mesma coisa.

4 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL


3 Os efeitos da coisa julgada de que cuida o art. 16, combinado com o art. 13 da Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, no prejudicaro as aes de indenizao por danos pessoalmente sofridos, propostas individualmente ou na forma prevista neste cdigo, mas, se procedente o pedido, beneficiaro as vtimas e seus sucessores, que podero proceder liquidao e execuo, nos termos dos arts. 96 a 99. 4 Aplica-se o disposto no pargrafo anterior sentena penal condenatria.

Trata-se do chamado transporte in utilibus da coisa julgada coletiva. o transporte da coisa julgada que foi til. bom para o cidado mas horrvel para o sistema. Pois obriga o judicirio a se pronunciar infinitas vezes sobre a mesma questo. Esse dispositivo tambm prejudica muito o ru, pois este fica em situao de indefinio constante. Ele ganha na ao coletiva, mas continua tendo que se defender em todos os outros processos. f) Princpio da mxima efetividade do processo coletivo ou do ativismo judicial (sem previso legal princpio implcito)

Graas a este princpio, h um aumento do poder do rgo judicial em relao ao processo coletivo. Tem mais poder no processo coletivo, devido ao interesse pblico primrio. Nos EUA esse princpio conhecido defining functions. O juiz tem poderes mais acentuados no processo coletivo, segue quatro providncias adotveis pelo juiz do processo: 1. Controle das polticas pblicas Tanto o STF quanto o STJ tem entendido que graas ao aumento dos poderes do juiz no processo coletivo, lhe dado intervir na discricionariedade administrativa. REsp 577.836/SC Relator Ministro Luiz Fux. Ele afirma que esta interveno possvel para implementao de direitos fundamentais previstos na CF. quando o judicirio faz uma determinao para que o Estado implemente uma poltica pblica, ele o faz no por vontade prpria mas sim porque a Constituio Federal j fez essa opo, e o administrador quem no a cumpre. exatamente este o limite que o Judicirio tem: a prvia previso constitucional da poltica pblica a ser implementada. O STF j pronunciou que diante da falta de disponibilidade oramentria comprovada para implementao da poltica pblica, o poder pblico pode deixar de implement-la globalmente, mas no pode deixar de atender o ncleo essencial da garantia fundamental. Ex: ao contra a prefeitura para que seja construda creche. Deve parar de construir praa e sim creches. A administrao em resposta afirma que no tem dinheiro para fazer nenhum dos dois. Porem deve atender o ncleo essencial da garantia fundamental, pagar ento creche particular para as crianas que necessitam. (princpio da reserva do possvel)

2.

Flexibilizao procedimental

O juiz pode pegar o processo coletivo e adequar o procedimento conforme as particularidades da ao coletiva. Pode alterar as regras procedimentais para favorecer o processo coletivo. (tanto para autor como para o ru)

3. Aumento dos poderes instrutrios do Juiz (art. 130 CPC) 4. Artigo 7 LACP
Art. 7 Se, no exerccio de suas funes, os juzes e tribunais tiverem conhecimen to de fatos que possam ensejar a propositura da ao civil, remetero peas ao Ministrio Pblico para as providncias cabveis.

O juiz pode provocar os rgos legitimados a propor ao coletiva. g) Princpio da mxima amplitude ou da atipicidade do processo coletivo (art. 83 CDC; art. 212 ECA; art. 82 EI; etc.)

Qualquer ao pode ser coletiva. Ex: ao anulatria de Termo de Ajustamento de Conduta. (ao coletiva) h) Princpio da ampla divulgao da demanda coletiva (art. 94 CDC)

5 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL princpio feito para a tutela dos direitos individuais homogneos. O interesse que todos saibam de que est correndo a ao coletiva, para evitar que outras pessoas entrem com ao, j que o direito deles j esta sendo julgado.
Art. 94. Proposta a ao, ser publicado edital no rgo oficial, a fim de que os interessados possam intervir no processo como litisconsortes, sem prejuzo de ampla divulgao pelos meios de comunicao social por parte dos rgos de defesa do consumidor.

i)

Princpio da integratividade do microssistema processual coletivo (reconhecido como existente pelo STJ)

Todo o sistema processual coletivo resolvido atravs de um ncleo essencial: LACP (art. 21) e CDC (art. 90) norma de reenvio Ex: Posso utilizar o CDC na ao civil pblica ambiental. Pode faltar norma em um diploma ou em outro. Neste caso, antes de chegar no CPC, devo lembrar que h outras leis que tratam de processo coletivo, como a LAP; ECA; EI; LIA; MSC. Todas essas leis se aplicam ao ncleo, assim como o ncleo se aplicam a todas essas leis. Esse um sistema integrativo. y Essa integrao se chama TEORIA DO DILOGO DAS FONTES NORMATIVAS. (todos conversam com todos, buscando uma norma que resolva o problema). Alguns autores falam que se trata de SISTEMA INTEGRATIVO ABERTO. y Se mesmo assim no encontrar a regra, a aplica-se o CPC (aplicabilidade subsidiria) Ex: STJ no julgamento do REsp 1108542/SP, entendeu que a regra do reexame necessrio da ao popular, aplica-se a ao civil pblica. (quando a coletividade perde h reexame necessrio) Doutrina diz que apesar da omisso do art. 210 do ECA, as pessoas jurdicas de direito pblico podem propor ao civil pblica, por integrao do artigo 5 da LACP. j) Princpio da adequada representao ou do controle judicial da legitimao coletiva
Art. 5 Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: I - o Ministrio Pblico; II - a Defensoria Pblica; III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; IV - a autarquia, empresa pblica, fundao ou socieda de de economia mista; V - a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais , a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.
o

Diferentemente do sistema americano em que qualquer indivduo pode propor ao coletiva desde que prove ao juiz, por critrios pr-definidos, ser o representante adequado da categoria, no Brasil este controle em princpio no judicial, mas sim legislativo (pois a lei diz que so os legitimados). Por isto, o artigo 5 da LACP presume que todos os entes ali descritos so representantes adequados da coletividade. A dvida que surge se d quando indagamos se alm do controle legislativo (ope legis), tambm lcito ao juiz controlar a adequada representao dos legitimados. 1 C Nelson Neri Jr. no pode, salvo quanto associao. Na associao pode controlar acerca da pertinncia temtica. 2 C Maioria da doutrina defende que pode haver o controle para TODOS os legitimados, e no s para associao. Entretanto, havendo dvida sobre a adequada representao, reconhecida a legitimidade. Quais so os critrios para este controle? No Brasil o critrio para o controle anlise dos fins institucionais do proponente.

5. OBJETO DO PROCESSO COLETIVO (Barbosa Moreira)


Direitos ou interesses metaindividuais. (art. 81 do CDC)

6 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL


Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo.

Naturalmente Coletivos (direito que se caracteriza pela indivisibilidade, na medida em que no pode se pegar o interesse e dividi-lo entre os interessados, ou todos ganham ou todos perdem) o Difusos o Coletivos (stricto sensu) Acidentalmente Coletivos (caracteriza-se pela divisibilidade, significa dizer que dentro do mesmo grupo ou categoria podero algumas ter o direito outras no) o Individuais Homogneos

Direito interesse tutelado pela norma. Interesse pretenso no tutelada pela norma. Embora para teoria do direito haja diferena, no direito coletivo essas expresses so sinnimas. Interesses metaindividuais so aqueles que transcendem um nico indivduo, no podem titularizados individual ou coletivamente por uma pessoa s. No confundir com litisconsrcio (pluralidade de interesses individuais). Sinnimos: pluriindividual; transindividual. Difusos tem quatro caractersticas: - Indeternabilidade dos sujeitos (nmero indefinido de titulares). - Titulares unidos por circunstancias de fato extremamente mutveis (sem relao jurdica). - Alta conflituosidade interna. - Alta abstrao. Ex: direito difuso= meio ambiente; moralidade administrativa; patrimnio pblico; propaganda enganosa. Se um ganha, todos ganham. Coletivos, caractersticas: - Os titulares so indeterminados de per si, mas so determinveis por grupo. (ex: mecnicos) - Unidos por circunstncias jurdicas (com relao jurdica entre si ou com a parte contrria) a principal diferena entre difuso e coletivo! - Baixa conflituosidade interna. - Menor abstrao. Ex: Sumula 642 STF: O Ministrio Pblico tem legitimidade para promover ao civil pblica cujo fundamento seja a ilegalidade de reajuste de mensalidades escolares. A maioria das pretenses so ajuizadas por sindicato ou entidade de classe. Individuais Homogneos Em realidade os interesses individuais homogneos so direitos individuais que por pura questo de poltica legislativa podem ser tutelados coletivamente, fazendo com que o direito individual padronizado (aes repetitivas) ou antieconmico receba tratamento coletivo. Razes para isso: - Economia processual (tica do judicirio julga apenas 1); - Reduo de custos (tica da parte); - Evitar decises contraditrias; - Molecularizao do conflito (no tratar o problema com conta gotas e sim com balde); - Amplia o acesso justia. Ex: ao de expurgos inflacionrios; plula de farinha; carros com defeito de fbrica. Caractersticas: - Deternabilidade dos sujeitos; (sujeitos indeterminados, mas determinveis na fase de execuo) - Pretenso de origem comum; (todos derivam do mesmo evento) - Existncia de uma tese jurdica comum e geral;

7 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL CONSIDERAES FINAIS SOBRE O OBJETO DO PROCESSO COLETIVO: 1: Alguns autores no vislumbram diferena entre os difusos e coletivos e outros entre os coletivos e individuais homogneos. Portanto h uma zona cinzenta entre eles de modo que a classificao legal no completamente segura, tampouco auto-excludente. 2: O que define o objeto do processo coletivo o direito afirmado na inicial e no a classificao ou os exemplos estanques supracitados. Ex: propaganda enganosa, para indenizar as vitimas ser individual homogneo.

6. COISA JULGADA NAS AES COLETIVAS


y y y
CDC art. 103 e 104. LACP - art. 16. LAP art. 18. Processo coletivo Coisa julgada : Secundum eventum litis e in utilibus: s tem coisa julgada se a ao foi julgada procedente e a procedncia s pode beneficiar o indivduo. Efeitos: erga omnes ou ultra partes (art. 103, CDC)

Processo individual Coisa julgada : Pro ou contra: a imutabilidade da deciso ocorrendo quando eu ganho ou perco. Inter partes: afirmao do art. 472, CPC. A coisa julgada alcana apenas as partes.

Obs.: as regras do CPC so bem diferentes das regras do CDC. QUADRO EXPLICATIVO DO ART. 103, CDC:
Art. 103. Nas aes coletivas de que trata este cdigo, a sentena far coisa julgada: I - erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado pode r intentar outra ao, com idntico fundamento valendo-se de nova prova, na hiptese do inciso I do pargrafo nico do art. 81; II - ultra partes, mas limitadamente ao grupo, categoria ou classe, salvo improcedncia por insuficincia de provas, nos termos do inciso anterior, quando se tratar da hiptese prevista no inciso II do pargrafo nico do art. 81; III - erga omnes, apenas no caso de procedncia do pedido, para beneficiar todas as vtimas e seus sucessores, na hiptese do incis o III do pargrafo nico do art. 81. 1 Os efeitos da coisa julgada previstos nos incisos I e II no prejudicar o interesses e direitos individuais dos integrantes da coletividade, do grupo, categoria ou classe. 2 Na hiptese prevista no inciso III, em caso de improcedncia do pedido, os interessados que no tiverem intervindo no pr ocesso como litisconsortes podero propor ao de indenizao a ttulo individual. 3 Os efeitos da coisa julgada de que cuida o art. 16, combinado com o art. 13 da Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, no prejudicaro as aes de indenizao por danos pessoalmente sofridos, propostas individualmente ou na forma prevista neste cdigo, mas, se procedente o pedido, beneficiaro as vtimas e seus sucessores, que podero proceder liquidao e execuo, nos termos dos arts. 96 a 99. 4 Aplica-se o disposto no pargrafo anterior sentena penal condenatria.

Regime da coisa julgada no processo coletivo Difuso Ex: meio ambiente. Coletivo Ex: sindicato, consrcio. Individuais homogneos Ex: anticoncepcional microvlar; Banco.

Erga Omnes Impede outra coletiva Deciso procedente improcedente. ou

Ultra Partes (s categoria) Impede outra ao coletiva

Ao julgada procedente ou improcedente. Deciso procedente improcedente. ou

No h coisa julgada No impede outra ao coletiva Improcedncia por falta de provas. Improcedncia por falta de provas.

A coisa julgada existe na improcedncia por qualquer fundamento.

Observaes: 1. H que no faa distino entre erga omnes e ultra partes. (Antonio Gide) Tudo deveria ser ultra partes.

8 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL 2. Coisa julgada coletiva, em todos os interesses transindividuais (difuso, coletivo, individual homogneo) nunca prejudica as pretenses individuais. Assim, mesmo que improcedente a coletiva nada impede a ao individual.
Art. 104. As aes coletivas, previstas nos incisos I e II (e III) e do pargrafo nico do art. 81 , no induzem litispendncia para as aes individuais, mas os efeitos da coisa julgada erga omnes ou ultra partes a que aludem os incisos II e III do artigo an terior no beneficiaro os autores das aes individuais, se no for requerida sua suspenso no prazo de trinta dias, a contar da cincia nos autos do ajuizamento da ao coletiva.

Se ao individual j estiver ajuizada, o requerido dever requerer a suspenso dela ao tomar conhecimento da existncia da ao coletiva correspondente. 3. Caso, entretanto o indivduo no suspenda a sua ao individual no prazo de 30 dias, no se beneficiar da eventual procedncia da ao coletiva, prosseguindo na ao individual. Caractersticas e particularidades da suspenso da ao individual: a. Suspenso facultativa; b. Essa suspenso do art. 104 do CDC, em regra, s ter cabimento quando a ao coletiva correspondente for para tutela dos coletivos e dos individuais homogneos. c. Termo inicial do prazo de 30 dias para suspenso da ao individual. Esse prazo conta da data em que o ru comunica na ao individual a existncia da ao coletiva correspondente. A doutrina d para isso o nome de dever de informao. O que o ru ganha em informar a existncia da ao coletiva? Se o ru no avisa e o autor no suspende a individual, ainda que o autor perca a individual, ele poder se beneficiar da coletiva. d. A suspenso da ao individual se dar por prazo indeterminado, no se aplicando o art. 265 do CPC. Entretanto, apesar da clareza do art. 104 do CDC no sentido que a suspenso facultativa o STJ no Resp 1110549/RS, entendeu ser possvel ao juiz, independentemente de requerimento da parte suspender o andamento da ao individual at o julgamento da ao coletiva. Nesse julgamento o STJ invocou a aplicao do art. 543, c do CPC, que permite a suspenso de todas as aes pendentes de recurso especial at que o STJ julgue um recurso eleito entre os vrios pendentes. Se este entendimento vingar, passaremos a ter no regime jurdico coletivo 2 tipos de suspenso da ao individual: um que o regime da suspenso facultativa 104 CDC; e o outro que o regime da suspenso judicial.
Art. 543-C. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica questo de direito, o recurso especial ser processado nos termos deste artigo.

4.

5.

6.

Julgada improcedente a ao coletiva para a tutela dos coletivos e individuais homogneos, a ao individual suspensa (pela parte ou pelo juiz) volta a correr. Entretanto, se a coletiva for julgada procedente a ao individual suspensa ser extinta por falta de interesse, ou, melhor ainda, ser convertida em liquidao/execuo de sentena. Se a individual for julgada improcedente e s aps foi ajuizada uma ao coletiva julgada procedente, o indivduo pode se beneficiar? 1 C Hugo Nigro Maslio: sim se beneficia. Pelo princpio da igualdade, a parte no teve a oportunidade de usar o art. 104 do CDC. 2 C Ada Pellegrini: no se beneficia. A coisa julgada individual sempre prefere coletiva. Todavia, h uma nica hiptese em que o indivduo ser prejudicado pela sentena de improcedncia da ao coletiva, no podendo mais ajuizar ao individual de objeto correspondente: permite que atue no processo como litisconsorte. Porm se ele perder, tambm perder. Este artigo se aplica a tutela dos direitos individuais homogneos, vrios autores aceita a aplicao deste dispositivo para tutela dos direitos coletivos. Ningum aceita para os difusos, ou seja, se h ACP ambiental, no poderei ser litisconsorte com o MP.

7.

8.

9 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL


Art. 94. Proposta a ao, ser publicado edital no rgo oficial, a fim de que os interessados possam intervir no processo como litisconsortes, sem prejuzo de ampla divulga o pelos meios de comunicao social por parte dos rgos de defesa do consumidor.

9.

Nos difusos e coletivos a improcedncia por falta de provas (coisa julgada secundum eventum probationis) sempre permite a repropositura da ao coletiva. Na nova ao dever haver uma preliminar informando que h prova nova, caso contrrio a inicial ser indeferida. Prova nova: aquela capaz de por si s alterar o resultado do processo anterior. A repropositura da ao inclusive pode ser feita pelo vencido da ao anterior. A possibilidade de propositura de ao com prova nova no depende de o juiz, na primitiva ao ter assim declarado.

10. J na coletiva para a tutela dos direitos individuais homogneos a improcedncia por qualquer fundamento leva impossibilidade de ajuizamento de uma nova coletiva, preservando-se, apenas, as pretenses individuais. No h a coisa julgada secundum eventum probationis, na tutela de direito individual homogeneo. 11. H precedentes da justia do trabalho indicando que nas aes ajuizadas por sindicatos e julgadas improcedentes obstam o ajuizamento de aes individuais pelos sindicalizados. 12. Ao rescisria de sentena coletiva. No cabe ao rescisria na ao para tutela dos difusos e coletivos, julgadas improcedentes por falta de provas nesta hiptese no tem coisa julgada. Entretanto, nos demais casos ela cabvel, geralmente ajuizada pelos rus da ao coletiva e segue o regime do CPC. Quando a ao rescisria for ajuizada pelo ru da coletiva, o ru da rescisria ser o autor da coletiva, isto , temos uma hiptese em que o prprio MP ou Defensoria Pblica (no a fazenda em que ele pertence) ser ru. 13. O problema do art. 16 da Lei de ao civil pblica (difusos e coletivos) e do art. 2 A da Lei 9.494/97 (individuais homogneos)
Art. 16. A sentena civil far coisa julgada erga omnes, nos limites da competncia territorial do rgo prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao com idntico fundamento, valendo-se de nova prova. (Redao dada pela Lei n 9.494, de 10.9.1997)

Aponta-se que este dispositivo inconstitucional, ineficaz e ilgico. inconstitucional porque criado por MP sem os requisitos constitucionais, bem como porque violador da proporcionalidade, que corolrio (decorrente) do devido processo legal. ineficaz porque no acompanhado da alterao do art. 103 do CDC, que por conta do microssistema se aplica a todas as coletivas. ilgico porque faz com que a deciso nas aes coletivas no valham fora do territrio do prolator, enquanto no prprio processo individual isto ocorre. (ex: divrcio, sentena valer em todo territrio) Entretanto, a corte especial do STJ no julgamento do EResp 293.407/SP entendeu que os dispositivos so constitucionais. Neste julgamento, entretanto, o STJ deixou no ar que por conta do art. 512 do CPC se ele ou a segunda instancia julgarem a ao pelo mrito, a eficcia da deciso se estenderia para o territrio nacional ou do estado(s) respectivamente.

7. RELAO ENTRE DEMANDAS


7.1. Individual X Individual (reviso) O estudo entre demandas gira entre duas teorias: a) Teoria dos elementos da ao adotada pelo sistema brasileiro (art. 301 e do CPC) Duas aes ser iguais quando iguais seus elementos (partes, pedido e causa de pedir) teoria da trplice identidade. b) Teoria da identidade da relao jurdica material o que define se uma ao igual ou no a outra, o liame de direito material existente nos dois processos. O que discutido, e no as partes ou causa de pedir.

Se houver identidade total dos elementos da ao

10 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL a) b) Litispendncia; Coisa julgada Extino sem resoluo do mrito art. 267 CPC. Identidade parcial dos elementos da ao: a) Conexo (103): identidade de pedido OU causa de pedir. b) Continncia (104): identidade de partes E causa de pedir, mas o pedido de uma maior do que o outro. Reunio para julgamento conjunto 105 CPC ou suspenso art. 265 CPC. 7.2. Individual X Coletivo a) Identidade total

No h identidade total entre ao coletiva e ao individual, pois as partes so diferentes, e, alm disso, o pedido diferente. Os legitimados para propor ao coletiva no cabe ao particular. O pedido da coletiva genrico (art. 95 CDC) e pretende a tutela de um interesse metaindividual, e no individual. b) Identidade parcial

Aqui a causa de pedir pode ser igual. Poder haver conexo. O art. 104 do CDc disciplina que a conseqncia ser a suspensa, facultativa ou judicial, da ao individual. Esse raciocnio s vale para as coletivas que tutelam individuais homogneos e coletivos. 7.3. Coletiva X Coletiva Quando se fala de coletiva x coletiva, entende-se que pode ser de variadas espcies. a) Identidade total

possvel. Ex: MP de campinas e MP de so Paulo

sero aes com identidade total.

Coisa julgada pode existir? Sim, mas depende se a ao foi julgada procedente ou improcedente por fundamento diverso da falta de provas. A conseqncia ser a extino do segundo processo. Litispendncia? A doutrina expe duas solues possveis a este fenmeno. 1: se as partes formais forem as mesmas, extingue uma delas. (partes formais: dois MPs) 2: j se as partes formais forem distintas (MPSP x MPF), prevalece o entendimento de que o caso de reunio das aes coletivas para julgamento conjunto, ou no sendo possvel, a suspenso de uma das aes. A ocorrncia da litispendncia leva a... Extingue uma delas ou suspende uma delas, dependendo do caso concreto. b) Identidade parcial

possvel. Tanto a conexo quanto a continncia. Nestes casos haver a reunio para julgamento conjunto, ou a suspenso de uma delas. 7.4. Critrio para reunio de demandas coletivas No processo individual a regra que define quem receber todos os processos est prevista nos artigos: 106: despacho positivo (cite-se) 219: citao. Casos em que o juiz Serpa prevento.

11 f, determinao e perseverana. DELEGADO FEDERAL No processo coletivo h previso nos dispositivos 2 da LACP e 5 da LAP: se dar pela propositura da ao. Neste caso deve-se esquecer o processo individual, e aplicar a regra do processo coletivo. Ser prevento o primeiro juiz que teve a ao coletiva. Todo o regime exposto relativo s conseqncias da relao entre demandas coletivas se prejudica a prevalecer o artigo 16 da LACP e 2-A da Lei 9.494/97, pois neste caso, caso alterada a competncia para reunir os processos, a deciso no ter efeitos em nenhuma das comarcas.

You might also like